RSÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O ano de 2025 acaba nesta quarta-feira (31), mas tem Estadual que só vai chegar ao fim nesta terça-feira (30). O Campeonato Tocantinense, na verdade, havia terminado no começo de abril, mas um cartão amarelo causou toda uma disputa no STJD e acarretou na anulação do título do União-TO. Na tarde desta terça-feira, Tocantinópolis e Araguaína decidirão o “novo” campeão.
O CASO
O União-TO escalou um jogador irregular durante os jogos contra Tocantinópolis e Bela Vista, pela primeira fase. O zagueiro Sheik estava suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos, porém entrou em campo.
A irregularidade só foi percebida depois. O caso foi levado aos tribunais, enquanto o União-TO se sagrava campeão estadual -o time foi ao mata-mata, eliminou o Tocantinópolis e foi campeão sobre o Araguaína.
A primeira definição do caso na Justiça veio em setembro- o STJD retirou seis pontos do União-TO, o que decretou seu rebaixamento. O órgão também determinou a realização de uma nova semifinal para definir quem pegaria o Araguaína na final.
A decisão foi mudada depois. Em novo julgamento, o STJD entendeu que houve uma penalização rigorosa demais, e apenas três pontos foram retirados do União-TO, que conseguiu evitar a queda. As novas semifinais e finais foram mantidas.
A confusão toda se deu por causa do campo de anotações onde o árbitro da partida havia sinalizado o cartão amarelo do zagueiro Sheik no jogo contra o Araguaína, pela primeira fase -aquele era o terceiro dele. Ele anotou no espaço “advertências” e deixou de colocar no “comunicação de penalidades”.
As novas semifinais e finais começaram a ser disputadas neste mês de dezembro. Como foi o finalista nos jogos que foram anulados, o Araguaína foi mantido na decisão. Na semifinal, o Tocantinópolis, que havia perdido para o União-TO em março, foi mantido, enfrentou o Gurupi e avançou à final.
O primeiro jogo da nova final foi disputado no último dia 27. O Araguaína venceu o confronto por 2 a 1, jogando em casa.
O segundo duelo decisivo será realizado nesta terça-feira, às 16h (de Brasília). Fora de casa, o Araguaína depende só de um empate para se sagrar campeão contra o Tocantinópolis.
COMO FICOU O CAMPEONATO ANTES DA ANULAÇÃO
Primeira fase
Tocantinópolis – 16 pontos
Capital – 15 pontos
Araguaína – 10 pontos
União – 10 pontos
Gurupi – 10 pontos
Bela Vista – 7 pontos
Batalhão – 6 pontos
Tocantins – 4 pontos
Semifinais
Tocantinópolis 0 x 0 União-TO
União-TO 1 x 0 Tocantinópolis
Araguaína 1 x 2 Capital
Capital 0 x 3 Araguaína
Final
Araguaína 1 x 1 União-TO
União-TO 0 (5) x (4) 0 Araguaína
COMO FICOU O CAMPEONATO APÓS A ANULAÇÃO
Primeira fase
Tocantinópolis – 16 pontos
Capital – 15 pontos
Araguaína – 10 pontos
Gurupi – 10 pontos
União – 7 pontos
Bela Vista – 7 pontos
Batalhão – 6 pontos
Tocantins – 4 pontos
Semifinais
Araguaína 1 x 2 Capital
Capital 0 x 3 Araguaína
Gurupi 1 x 2 Tocantinópolis
Tocantinópolis 0 (4) x (3) 1 Gurupi
Final
Araguaína 2 x 1 Tocantinópolis
30/12 – Tocantinópolis x Araguaína – 16h

Deixe um comentário