Autor: REDAÇÃO

  • Milei sofre nova ampla derrota no Senado após tentar aceno a governadores

    Milei sofre nova ampla derrota no Senado após tentar aceno a governadores

    Governo já tinha perdido duas votações no dia anterior, em leis para universidades e um hospital pediátrico; presidente tentou se aproximar das forças locais após perder eleições na província de Buenos Aires

    BUENOS AIRES, ARGENTINA (CBS NEWS) – A oposição no Senado argentino conseguiu, com ampla maioria, impor mais uma derrota ao governo de Javier Milei, rejeitando o veto imposto pelo presidente a uma lei que exige a distribuição automática das ATN (Contribuições do Tesouro Nacional) às províncias.

    Um dia depois das manifestações na praça dos Dois Congressos contra cortes de recursos de Milei para universidades e um hospital público, o veto às ATN foi derrubado nesta quinta-feira (18) por 59 votos a favor, 9 contrários e 3 abstenções. O tema agora vai ser discutido na Câmara dos Deputados.

    A resistência no Congresso contra o governo de Milei deve continuar nas próximas semanas, com uma nova reunião agendada para 2 de outubro. Na abertura da sessão do Senado, a vice-presidente Victoria Villarruel (que na Argentina também preside o Senado) confirmou o quórum com 39 senadores presentes, representando diversas forças políticas.

    O Fundo de Contribuições do Tesouro Nacional foi criado para ajudar as províncias em emergências financeiras, sendo composto por uma parte dos impostos que o governo distribui. O orçamento projetado para esse fundo pelo governo é superior a 569 bilhões de pesos (R$ 2,1 bilhões, na cotação oficial).

    No entanto, Milei tem cortado esses repasses como parte de sua política de equilíbrio fiscal, levando governadores a exigir uma lei que garanta a distribuição automática desses recursos.

    Durante os debates, os legisladores reclamaram que o governo está usando o ATN para mascarar déficits e prejudicando as províncias. Os senadores criticaram o ministro da Economia, Luis Caputo, acusando-o de orquestrar uma política de desestabilização contra o governo. A oposição apontou que o governo está destruindo o federalismo e prejudicando os recursos das províncias.

    Um dos poucos opositores no debate, Francisco Paoltroni, criticou a hipocrisia dos que o acusaram de malversar a economia por mais de duas décadas.

    As tensões entre o governo e as províncias continuam altas, com a reclamação pela correta distribuição dos fundos sendo uma questão central no debate político atual. O partido de Milei, A Liberdade Avança, não tem governadores.

    Após a derrota nas eleições legislativas da província de Buenos Aires e de olho no pleito legislativo nacional, em 26 de outubro, o governo acenou para os governadores, recriando o Ministério do Interior e estabelecendo uma mesa de diálogo com os Executivos de províncias aliadas.

    Na quarta-feira (17), a Câmara rejeitou vetos sobre leis de financiamento universitário e apoio ao Hospital Garrahan, de atendimento pediátrico. Essa decisão também deverá ser confirmada pelo Senado.

    Milei sofre nova ampla derrota no Senado após tentar aceno a governadores

  • Produção de carne suína e de frango terá volume recorde em 2026

    Produção de carne suína e de frango terá volume recorde em 2026

    A carne bovina, que foi recorde em 2024, com um total de 11 milhões de toneladas, teve seu período de reversão de ciclo iniciado este ano, o que resultará em leve retração

    O Brasil projeta recorde para a produção de proteínas em 2026, segundo as Perspectivas para a Agropecuária Safra 2025/26, levantamento divulgado nesta quinta-feira (18) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A expectativa é de que o país produza um total de 32,3 milhões de toneladas de carnes bovina, suína e de frango.

    Caso se confirme, o volume representa um novo recorde na série histórica da companhia, superando a atual estimativa de produção para este ano de 32,1 milhões de toneladas.

    “O bom resultado é influenciado pelo aumento na produção de carne suína e de frango, que devem chegar a aproximadamente 5,8 milhões de toneladas e 15,9 milhões de toneladas, respectivamente, os maiores volumes já registrados pela estatal”, informou a Conab. O levantamento projetou recorde também para a safra de grãos no ciclo 2025/26.

    Reversão de ciclo

    De acordo com a Conab, o carro chefe para esse recorde na produção de proteínas foram as carnes suína e de frango. Já a bovina, que foi recorde em 2024, com um total de 11 milhões de toneladas, teve seu período de reversão de ciclo iniciado este ano, o que resultará em leve retração, com uma produção que deverá ficar em 10,9 milhões de toneladas no ano e de 10,6 milhões de toneladas em 2026.

    Reversão de ciclo é um movimento de mercado transitório entre o período de baixa e de alta nos preços, impulsionado pela quantidade de fêmeas (vacas) destinadas ao abate e de bezerros para reposição.

    Tarifaço

    O gerente de Fibras e Alimentos da Conab, Gabriel Correa, avalia que os efeitos do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros foram menores do que o esperado.

    A gente imaginava inicialmente que [o tarifaço] poderia forçar o produto a ficar mais aqui dentro do país Na verdade, o efeito foi o contrário, uma vez que algumas das principais empresas do setor têm operação nos Estados Unidos, e puderam importar e estocar [nos EUA] altos volumes antes da tarifa entrar em vigor”, explicou o gerente.

    Além disso, segundo Gabriel Correa, teve o fator China para favorecer o escoamento da proteína produzida no Brasil. 

    “A China, que já absorve mais da metade da nossa carne, acabou pegando boa parte dessa fatia que os Estados Unidos deixaram de importar. O resultado é que estamos há 2 ou 3 meses seguidos batendo recordes de exportação”, disse.

    Frango

    Com a demanda internacional e o bom ritmo do mercado interno, a expectativa é de uma boa produção de carne de frango, mesmo com o Brasil tendo registrado, no mês de maio, um caso de gripe aviária, no Rio Grande do Sul.

    A expectativa da Conab é de que se mantenha a trajetória positiva das exportações em 2026, com o volume total embarcado estimado em 5,4 milhões de toneladas.

    “Mesmo com a elevação nas vendas de carne de frango ao mercado internacional, a disponibilidade interna também deve registrar incremento no ano que vem, podendo chegar a 10,6 milhões de toneladas, possibilitando que a disponibilidade per capita seja estimada em 51,1 quilos por habitante, garantindo o abastecimento interno”, informou a companhia.
    Cenário semelhante é observado para a carne suína. 

    “A produção recorde para esta proteína possibilita aumento na disponibilidade interna, projetada em 4,3 milhões de toneladas em 2026, além de uma nova alta nas exportações”, detalha o levantamento.

    Segundo a Conab, o bom desempenho externo é impulsionado pela competitividade do produto brasileiro, e também favorecido pela “demanda consistente” de novos mercados asiáticos, diante da diminuição da demanda chinesa.

    “Destacam-se Filipinas [que ultrapassou a China como maior comprador], Japão, Coreia do Sul e Cingapura. Com isso, as vendas externas devem atingir um novo recorde, superando a marca de 1,5 milhão de toneladas, resultado da continuidade da demanda asiática”, informou a companhia.

    Produção de carne suína e de frango terá volume recorde em 2026

  • Ataque a tiros em posto controlado por Israel na Cisjordânia mata 2 soldados

    Ataque a tiros em posto controlado por Israel na Cisjordânia mata 2 soldados

    O chefe do Estado-Maior israelense, Eyal Zamir, aconselhou o governo a suspender a entrada de ajuda humanitária da Jordânia em Gaza para ajudar palestinos; o agressor foi morto pelas forças de segurança

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Um ataque na ponte Allenby, posto controlado por Israel na fronteira entre a Cisjordânia ocupada e a Jordânia, matou ao menos dois soldados nesta quinta-feira (18), segundo o serviço de emergência do Estado judeu. O agressor foi morto pelas forças de segurança.

    O autor do ataque teria chegado em um caminhão que transportava ajuda humanitária e, em seguida, aberto fogo. Ele era jordaniano, segundo a chancelaria israelense, que fala em “incitação [à violência] vil na Jordânia”. No mesmo post no X, Tel Aviv diz que o ataque é resultado do “eco da campanha de mentiras do Hamas”.

    A Jordânia condenou o episódio e disse que abrirá uma investigação. Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o ataque viola “interesses da Jordânia e de sua capacidade de entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza”.

    “O motorista acusado da operação é Abdul Mutalib al-Qaisi, nascido em 1968. Ele é um civil que começou a trabalhar como motorista de entrega de ajuda humanitária para Gaza há três meses”, afirmou a pasta.

    Até a manhã desta quinta-feira (18), nenhum grupo havia assumido a responsabilidade pelo atentado.

    O chefe do Estado-Maior israelense, Eyal Zamir, aconselhou o governo a suspender a entrada de ajuda humanitária da Jordânia até a conclusão de uma investigação sobre o incidente e a implementação de procedimentos de triagem revisados para motoristas jordanianos, segundo os militares.

    A passagem, localizada perto da cidade de Jericó, na Cisjordânia, funciona como a principal via de saída para a maioria dos palestinos que vivem no território ocupado viajarem para o exterior, além de ser um ponto crucial para o comércio entre a Jordânia e Israel.

    O local também tem sido utilizado como rota para alguns carregamentos de ajuda humanitária destinados à Faixa de Gaza.

    O ataque ocorre dez dias após seis pessoas morrerem baleadas em um atentado assumido pelo Hamas a um ponto de ônibus de Jerusalém. Na ocasião, os terroristas foram mortos pela polícia.

    Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, houve diversos ataques em Israel. Em outubro de 2024, dois palestinos, um com uma arma de fogo e o outro com uma faca, mataram sete pessoas em Tel Aviv. Em novembro de 2023, dois homens armados palestinos mataram três pessoas em um ponto de ônibus em Jerusalém. Os serviços de segurança israelenses afirmaram que, em ambos os casos, os autores eram ligados ao Hamas.

    Ataque a tiros em posto controlado por Israel na Cisjordânia mata 2 soldados

  • Melania Trump vira piada nas redes sociais por causa de chapéu usado no Reino Unido

    Melania Trump vira piada nas redes sociais por causa de chapéu usado no Reino Unido

    Acessório da primeira-dama Melania Trump cobriu os olhos e rendeu comparações com abajur e até disco voador; a peça também foi associada à estética de filmes de ficção científica

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A visita oficial de Donald Trump ao Reino Unido, na quarta-feira (17), tinha todos os elementos tradicionais de uma recepção de Estado: carruagens desfilando, salvas de tiros, encontro com a família real e um banquete de gala em Londres. Mas o que acabou roubando a cena não foi a pompa do protocolo, e sim o chapéu escolhido por Melania Trump.

    A primeira-dama americana surgiu com um acessório de abas largas que cobria os olhos e, em alguns momentos, escondia quase todo o rosto. Bastou a primeira imagem circular para o assunto ganhar as redes sociais.

    No X (antigo Twitter), o chapéu virou alvo de uma onda de memes, com usuários comparando o visual a um cabideiro, um abajur e até um disco voador. “Melania veio pronta para iluminar o salão”, ironizou um internauta, em referência à semelhança com luminárias.

    A peça também foi associada à estética de filmes de ficção científica, com comentários brincando que a ex-modelo parecia pronta para se comunicar com alienígenas. Entre as brincadeiras, sobraram também elogios à ousadia da escolha, vista como um gesto elegante, mas arriscado.

    Se para o público o chapéu foi motivo de riso, especialistas em moda destacaram que a decisão foi calculada. Marian Kwei, estilista de celebridades e colaboradora da Vogue, explicou à BBC que o acessório tinha um recado claro. “É uma postura que mostra que todos os olhos deveriam estar voltados para o marido e seus planos”, afirmou. Ela ainda destacou que o branco do chapéu combinava com a gravata usada por Trump, reforçando a ideia de sintonia e apoio à agenda do então presidente norte-americano.

     

    Melania Trump vira piada nas redes sociais por causa de chapéu usado no Reino Unido

  • Corinthians acerta venda de destaque do time feminino para o PSG

    Corinthians acerta venda de destaque do time feminino para o PSG

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Corinthians acertou a venda da meio-campista Yaya para o PSG, da França. Yaya foi vendida por 150 mil euros (R$ 941 mil na cotação atual). A informação da venda da meio-campista foi divulgada inicialmente pelas Dibradoras e confirmada pelo UOL.

    A atleta já tinha um acordo para se juntar ao PSG no início de 2026, quando encerraria seu vínculo com o Corinthians. As negociações aconteceram, e a ida da jogadora ao clube francês foi antecipada.

    Yaya entrou em campo pelo Corinthians nesta quarta-feira (17). Ela foi titular e deu uma assistência na vitória do clube paulista sobre o Juventude por 3 a 0, no Parque São Jorge, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

    A meio-campista deixa o Corinthians após disputar 58 jogos pelo clube. Foram 43 vitórias, 10 empates e apenas cinco derrotas, além de quatro gols marcados e quatro assistências. Yaya conquistou a quatro títulos: Brasileirão 2024 e 2025, Supercopa 2024 e Libertadores 2024.

    O Palmeiras, comandado por Abel Ferreira, supera times estrelados do futebol europeu no ranking como o PSG, Benfica, Barcelona e o Real Madrid; o clube brasileiro teve 18 vitórias jogando fora de casa na temporada

    Folhapress | 14:36 – 18/09/2025

    Corinthians acerta venda de destaque do time feminino para o PSG

  • Caixa tem lucro de R$ 8,9 bilhões no primeiro semestre de 2025

    Caixa tem lucro de R$ 8,9 bilhões no primeiro semestre de 2025

    O lucro de R$ 8,9 bilhões é 44,9% maior do que o registrado no mesmo período de 2024, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (18)

    A Caixa Econômica Federal registrou lucro líquido de R$ 8,9 bilhões no primeiro semestre de 2025. O rendimento é 44,9% maior do que o registrado no mesmo período de 2024, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (18), na capital paulista. A margem financeira somou R$ 32,7 bilhões, o que equivale a um aumento de 6,3% em relação ao primeiro semestre do ano passado. As receitas de intermediação financeira somaram R$ 115,1 bilhões, correspondendo a  25,4% a mais do que no primeiro semestre de 2024.

    As despesas administrativas e de pessoal totalizaram R$ 21,7 bilhões no segundo semestre de 2025, uma redução de 2,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já as despesas de intermediação financeira somaram R$ 82,4 bilhões, aumento de 34,9% quando comparadas ao mesmo período do ano de 2024.

    Segundo o balanço, a carteira de crédito encerrou junho de 2025 com saldo de R$ 1,294 trilhão, crescimento de 10,1% em relação a junho de 2024. No segundo trimestre de 2025, a Caixa concedeu R$ 159,7 bilhões em crédito total, aumento de 0,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior e de 5,3% em comparação com o primeiro trimestre de 2025. 

    Os dados também revelam que o índice de inadimplência da carteira de crédito total encerrou junho de 2025 em 2,66%, aumento de 0,46 p.p. em relação a junho de 2024 e 0,17 p.p. quando comparado a março de 2025. A cobertura da provisão finalizou o trimestre em 163,8%, redução de 31,6 p.p. em comparação a junho de 2024 e de 10,1 p.p. em relação a março de 2025.

    A Caixa manteve a liderança no mercado do segmento imobiliário com 66,8% de market share em financiamentos imobiliários totais, além de principal operador do Programa MCMV (Minha Casa Minha Vida), com mais de 99% de share.

    Segundo os dados, o saldo da carteira imobiliária finalizou junho de 2025 com o valor de R$ 875,5 bilhões, crescimento de 11,7% em relação a junho de 2024 e 2,9% na comparação com março de 2025. No primeiro semestre de 2025 foram R$ 106,7 bilhões em contratações, redução de 5,6% em relação ao mesmo período do ano passado (considerando recursos SBPE e FGTS).

    Caixa tem lucro de R$ 8,9 bilhões no primeiro semestre de 2025

  • Dia de greve geral na França termina em confronto em Paris

    Dia de greve geral na França termina em confronto em Paris

    Policiais e manifestantes mascarados se enfrentaram em ponto de concentração da passeata no centro de Paris; pelo menos 140 pessoas foram detidas em todo o país, segundo o governo francês

    PARIS, FRANÇA (CBS NEWS) – A jornada de greve geral e manifestações contra o governo do presidente Emmanuel Macron, nesta quinta-feira (18), foi pacífica na maior parte da França, mas terminou com um confronto no final da tarde em Paris.

    Policiais e manifestantes mascarados se enfrentaram no bulevar Voltaire, perto da praça da Bastilha, ponto de concentração da passeata. Em Rennes, na Bretanha (oeste), a polícia chegou a fechar a estação de trem, diante das depredações. Foram registrados incidentes menores em outras cidades, como Lyon e Orléans.

    Pelo menos 140 pessoas foram detidas em todo o país, segundo o governo.

    O ministro do Interior, Bruno Retailleau, responsável pela segurança pública, afirmou que o policiamento preventivo impediu bloqueios de estradas, escolas e pátios de ônibus. Foram mobilizados 80 mil policiais e “gendarmes”, polícia militar francesa.

    Um balanço divulgado pelo governo à tarde estimou o total de manifestantes em toda a França em 345 mil pessoas. Segundo a Confederação Geral do Trabalho, uma das principais centrais sindicais, mais de 1 milhão de pessoas foram às ruas.

    Segundo o Ministério dos Transportes, estavam circulando 90% dos TGVs , os trens de alta velocidade. A paralisação era maior no metrô de Paris, onde apenas 3 das 16 linhas estavam funcionando normalmente. As três operam automaticamente, sem condutor.

    No ensino médio, 45% das escolas estão em greve, segundo o sindicato dos professores. Farmacêuticos e fisioterapeutas estão entre as categorias cuja paralisação é quase total.

    Bastante descentralizado, o movimento de protesto tem uma pauta de reivindicações vaga. Opõe-se, de forma geral, ao presidente Emmanuel Macron, ao recém-nomeado primeiro-ministro Sébastien Lecornu e às medidas de austeridade adotadas pelo governo, entre elas uma reforma de 2023 que adiou dos 62 para os 64 anos a idade da aposentadoria.

    O dia de protesto recebeu apoio explícito das centrais sindicais e dos partidos de esquerda e ultraesquerda. Políticos de ultradireita, que também fazem oposição a Macron, dizem entender a ira da população, mas preferiram se manter à margem dos protestos.

    O líder do maior partido de ultraesquerda, Jean-Luc Mélenchon, voltou a pedir a renúncia de Macron. “Ele é o responsável pelo caos”, afirmou.

    Lecornu foi encarregado na semana passada por Macron de montar um novo gabinete, o quarto em apenas dois anos. A coalizão de centro-direita que o novo premiê comanda não tem maioria na Assembleia Nacional, mesmo problema enfrentado por seus dois antecessores. A oposição, tanto à esquerda quanto à direita, pede a dissolução da Assembleia e a convocação de novas eleições legislativas, ou a renúncia de Macron, o que anteciparia a eleição presidencial marcada para 2027.

    Dia de greve geral na França termina em confronto em Paris

  • Mais de 350 artistas bloqueiam acesso a suas músicas em Israel

    Mais de 350 artistas bloqueiam acesso a suas músicas em Israel

    A artista venezuelana Arca, o grupo de jazz BadBadNotGood e a banda britânica Massive Attack fazem parte do grupo de artistas que apoiam o movimento “No Music for Genocide” (“Sem Música para Genocídio”)

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Cerca de 350 artistas bloquearam em serviços de streaming o acesso a suas músicas vindos de Israel. O movimento, chamado “No Music for Genocide” (“Sem Música para Genocídio”) mobiliza nomes como a artista venezuelana Arca, o grupo de jazz BadBadNotGood e a banda britânica Massive Attack, que tem apresentação marcada no Brasil em novembro.

    Em carta publicada no site “No Music for Genocide”, o grupo afirma: “Mais de 400 artistas bloquearam e retiraram suas músicas do território israelense em resposta ao genocídio de Israel em Gaza, à limpeza étnica da Cisjordânia, o apartheid em Israel, a repressão política de esforços pró-Palestina em qualquer lugar em que vivemos e as conexões da indústria da música com armas e crimes contra a humanidade.”

    O documento também menciona o “sucesso do boicote cultural contra o apartheid na África do Sul” como prova do poder desse tipo de movimento. A carta também diz que “as grandes gravadoras retiraram seus catálogos da Rússia” assim que Putin determinou a invasão da Ucrânia, e que nenhuma medida do gênero foi feita contra Israel depois de “décadas de ocupação ilegal e 23 meses de genocídio acelerado”.

    Outros nomes de relevância que figuram na lista são os grupos Japanese Breakfast, que tocou no Brasil em 2022, Black Country, New Road, que veio ao país em 2023, e King Krule, que se apresentou em São Paulo em 2023. Rina Sawayama, que tem música em parceria com Pabllo Vittar, também endossa o movimento.

    A lista conta com vários nomes da música eletrônica, como a dinamarquesa Erica de Casier, o dominicano Kelman Duran, a francesa Oklou e os norte-americanos Nick Léon e Kelela. O britânico Saul Williams e a chilena Ana Tijoux são dois dos nomes do hip-hop signatários da carta, que não tem artistas brasileiros.

    A única presença brasileira no documento, até então, é do selo Tijolo, situado em Nova York e em São Paulo. Cerca de 50 organizações também apoiam o documento, tais como a rádio britânica NTS, o selo mexicano N.A.A.F.I. e o selo colombiano TraTraTrax, entre outros.

    Mais de 350 artistas bloqueiam acesso a suas músicas em Israel

  • Lula mantém distância de adversários e venceria em todos os cenários, aponta Genial/Quaest

    Lula mantém distância de adversários e venceria em todos os cenários, aponta Genial/Quaest

    Nas intenções de voto para presidente no primeiro turno, Lula tem: 32% contra 24% de Bolsonaro; 33% contra 18% de Michelle; 35% contra 17% de Tarcísio; e 32% contra 14% de Eduardo Bolsonaro

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Nova rodada da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (18) mostra que o presidente Lula (PT) mantém distância de adversários e continuaria a vencer em todos os cenários de segundo turno das eleições presidenciais de 2026.

    O levantamento indica sustentação da melhora na popularidade da gestão petista. Nos últimos meses, o governo tem colhido frutos no discurso da defesa da soberania nacional e na associação da família Bolsonaro à crise aberta pelo tarifaço de Donald Trump.

    Os índices para o segundo turno, já favoráveis a Lula desde agosto, variaram dentro dos limites da margem de erro, de dois pontos percentuais, em relação à última rodada do levantamento. O instituto entrevistou 2.004 brasileiros de 12 a 14 de setembro.

    O petista tem 43% das intenções de voto em simulação de segundo turno contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), que acumula 35%. Ciro Gomes (PDT) tem 33% contra 40% do presidente. O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), soma 32%, ante 44% de Lula, e o mineiro Romeu Zema (Novo) alcança 32% frente aos 45% do petista.

    Contra os 31% do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), Lula pontua 46%. O sulista Eduardo Leite (PSD) alcança 26%, ante 45% do mandatário.

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e condenado no STF (Supremo Tribunal Federal) pela trama golpista de 2022, chega a 34% das intenções de voto em um eventual segundo turno com Lula, que neste caso venceria a disputa com 47%.

    O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, alcança 29%, contra 47% do petista. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) vai a 32%, ante 47% de Lula.

    O governo teve o começo de 2025 atravessado por crises de popularidade, incluindo a taxação do Pix e a dos descontos indevidos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

    A maioria dos eleitores acredita que Lula não deveria se candidatar à reeleição: 59% têm essa posição, contra 39% que defendem que ele dispute. O índice varia dentro da margem de erro desde julho.

    Entre os que acreditam que o petista deveria indicar um sucessor, 9% apontam o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSD), 6% a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), 5% o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), 3% o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), 2% o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), 1% o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e outro 1% a chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffman (PT).

    O apoio a uma eventual candidatura de Bolsonaro caiu. O levantamento, feito após o ex-presidente ser sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado, mostra que 76% dos brasileiros acham que ele deveria abrir mão da corrida e apoiar outro candidato.

    Em agosto, antes da condenação no STF, eram 65% os que pensavam assim. No mesmo período, 26% achavam que Bolsonaro deveria manter a candidatura, e agora são 19%.

    Entre bolsonaristas, os que acham melhor o presidente apoiar outro candidato subiram de 31% para 46%. Os que acreditam que Bolsonaro deve seguir na disputa caíram de 66% para 52%.

    Para os que se declaram de direita, mas não são bolsonaristas, são 74% os que apoiam outras candidaturas, contra 53% em agosto, e 26% os que ainda acreditam nas chances de Bolsonaro, ante 44% anteriormente. Este grupo tem Tarcísio, também apoiado por políticos do centrão, como favorito para a substituição do líder, com 34% das menções.

    Metade dos que não têm posicionamento político afirma ter medo de Bolsonaro retornar ao poder, e 29% se sentem da mesma forma com relação a Lula. Ainda dentro desde grupo, o retorno de qualquer um dos dois causa temor a 14%, e 3% afirmam não ter o sentimento em nenhum cenário.

    Nas intenções de voto para presidente no primeiro turno, Lula tem: 32% contra 24% de Bolsonaro; 33% contra 18% de Michelle; 35% contra 17% de Tarcísio; e 32% contra 14% de Eduardo Bolsonaro. Nestes quatros cenários, o nome de Ciro Gomes foi testado, e o ex-governador do Ceará obteve, respectivamente, 11%, 13%, 13% e 14%.

    Em cenário com Tarcísio e sem Ciro, o governador de São Paulo acumula 20%, contra 40% de Lula e 16% de Eduardo Bolsonaro. O filho e o ex-ministro de Bolsonaro travam disputa velada pelo espólio bolsonarista com a eventual saída do ex-presidente da cena política.

    Eduardo pontua 21% nos cenários de primeiro turno sem Tarcísio, em que é testado contra os governadores de direita Ratinho Júnior (16%), Zema (13%) e Caiado (12%). Lula ocuparia a outra vaga no segundo turno com ao menos 40% das intenções de voto nas três hipóteses.

    Eduardo é apontado como a liderança brasileira com maior rejeição, acumulando a antipatia de 68% dos eleitores. Ele está nos EUA articulando sanções à economia e autoridades brasileiras junto a dirigentes americanos para pressionar o país a anistiar seu pai. O parlamentar é seguido por Jair Bolsonaro (64%), Michelle (61%) e Ciro Gomes (60%) nos índices de rejeição.

    VEJA AS MARGENS DE ERRO POR GRUPO SOCIODEMOGRÁFICO DA PESQUISA GENIAL/QUAEST

    – Sexo: feminino (3), masculino (3)
    – Idade: 16 a 34 anos (4), 35 a 59 anos (3), 60 anos ou mais (5)
    – Escolaridade: até fundamental (4), médio completo (3), superior completo (4)
    – Religião: católicos (3), evangélicos (4)
    – Raça: branca (3), preta (7), parda (3)
    – Região: Sudeste (3), Nordeste (4), Sul (6), Centro-Oeste/Norte (8)
    – Posicionamento político: Lulista/Petista (5), não é Lulista/Petista mas mais à esquerda (6), não tem posicionamento (4), não é Bolsonarista mas mais à direita (5), Bolsonarista (6)

    Lula mantém distância de adversários e venceria em todos os cenários, aponta Genial/Quaest

  • Leilão da Receita terá iPhone por R$ 800 e carros a partir de R$ 4.000

    Leilão da Receita terá iPhone por R$ 800 e carros a partir de R$ 4.000

    As propostas para os lotes foram abertas nesta quinta-feira (18) e vão até o dia 24; a sessão, que será feita de forma eletrônica, está prevista para acontecer no dia 25 de setembro

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um novo leilão da Receita Federal será realizado no dia 25 de setembro, com lotes com iPhone 11 a partir de R$ 800, veículos, videogames e drones. Os itens presentes no leilão correspondem a mercadorias que foram apreendidas ou abandonadas.

    Os interessados podem consultar detalhes como quantidade de produtos disponíveis, fotos e valores de lance mínimo no seguinte link: Após acessar o portal, é necessário clicar em “Consultar leilões da Receita Federal”, que fica à direita, em “Serviços”, e selecionar o lote 0800100/000006/2025.

    As propostas para os 259 lotes foram abertas as 8h desta quinta-feira (18) e vão até as 18h do dia 24. A sessão para lances está prevista para o dia 25 de setembro, às 10h.

    A participação no leilão será feita de forma eletrônica e pessoas físicas e jurídicas poderão participar. Os lances deverão ser feitos para os lotes fechados e não para itens individuais.

    Os lotes estarão disponíveis para visitação mediante agendamento, em dias de expediente normal, até o dia 23 de setembro, nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Barueri, Suzano, Bauru, Santo André, Araraquara, Guarulhos, Jacareí, Sorocaba, Santos e Guarujá.

    Os endereços e horários para visitação, bem como os contatos para agendamento, estão indicados no edital do leilão.

    Entre os destaques do leilão, está os lotes 74 e 76, que ofertam três celulares da Xiaomi por R$ 360.

    Um iPhone 12 está disponível no lote 78 por R$ 1.300 e, entre os lotes 80 e 92, diferentes modelos das marcas Xiaomi e Motorola podem ser encontrados por valores que vão de R$ 160 a R$ 560.

    Impressoras e outros itens de informática podem ser encontrados no lote 61 a partir de R$ 24 mil. Pelo mesmo valor, é possível adquirir também diferentes acessórios de celular, como capinhas, fones e carregadores no lote 62.

    No lote 63, pelo preço mínimo de R$ 17 mil, é possível adquirir drones e outros acessórios de filmagem. Enquanto videogames, consoles e smartwatches podem ser comprados, no lote 64, a partir de R$ 27 mil.

    Entre os lotes 65 e 66 são ofertados carros (Chevrolet e Volkswagen) a partir de R$ 12 mil. No lote 67, é oferecido um Fiat Palio por R$ 4.000. Um Renault Sandero é ofertado a partir de R$ 18 mil no lote 68. Enquanto, no lote 69, um caminhão da Volkswagen é ofertado pelo preço mínimo de R$ 150 mil. Outros modelos de veículos também são oferecidos entre os lotes 70 e 73.

    No lote 98, um Xbox Series S é vendido por R$ 1.500 e, no lote 99, um Playstation 4 é ofertado por R$ 700; O Playstation 5 também pode ser adquirido por R$ 1.000 nos lotes 100, 101 e 102.

    A Receita diz que as mercadorias dos lotes 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 98, 99, 100, 101, 102, 103, 104, 174, 175, 176, 177, 178, 179, 180, 181, 182, 183, 184, 185, 186, 187, 188, 189, 190, 191 e 192 não poderão ser comercializadas, mesmo se forem arrematadas por pessoa jurídica.

    Além disso, há despesas de armazenagem para os lotes 109 a 161. Os licitantes terão 30 dias para retirada ou os lotes serão declarados abandonados.

    O órgão destaca ainda que todos os veículos ofertados estão estacionados há algum tempo, por isso, suas baterias poderão estar descarregadas e os pneus, murchos. Alguns, inclusive, não possuem bateria ou rodas.

    Para a retirada, talvez haja a necessidade de que os arrematantes providenciem serviços de mecânica, borracharia, chaveiro e/ou guincho. Além disso, pelo tempo de armazenamento, a maioria dos veículos não está com o licenciamento em dia, o que impede a circulação, conforme a legislação de trânsito.

    QUEM PODE PARTICIPAR?

    As pessoas físicas que desejarem participar precisam ter mais de 18 anos -ou ser emancipadas-, CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e selo de confiabilidade prata ou ouro no portal Gov.br.

    As empresas interessadas devem ter o cadastro regular no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e também ter selo de confiabilidade prata ou ouro.

    COMO PARTICIPAR?

    O cidadão deve acessar o portal da Receita Federal e clicar em “Participar de leilão eletrônico”. Na tela seguinte, será preciso fornecer senha do Portal Gov.br. Em seguida, acessar “Sistema de Leilão Eletrônico”, do lado esquerdo da tela, e selecionar o lote 0800100/000006/2025 – Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 8ª Região Fiscal.

    Dentro do sistema, é possível escolher o lote que deseja dar lance e clicar em “Incluir proposta”, aceitar os termos e as condições expressas pela Receita, digitar o valor da oferta e salvar.

    Leilão da Receita terá iPhone por R$ 800 e carros a partir de R$ 4.000