Autor: REDAÇÃO

  • Pena de Bolsonaro deve permitir regime semiaberto a partir de 6 anos de prisão

    Pena de Bolsonaro deve permitir regime semiaberto a partir de 6 anos de prisão

    O julgamento de Bolsonaro e outros sete acusados de trama golpista terminou na última quinta-feira (11). Ainda cabem recursos da decisão. Os réus foram condenados pelos crimes de golpe de Estado, organização criminosa armada e abolição violenta do Estado democrático de Direito.

    ARTHUR GUIMARÃES DE OLIVEIRA E JOÃO PEDRO ABDO
    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 27 anos e 3 meses de prisão, pode progredir para o regime semiaberto a partir de cerca de 6 anos de cumprimento de pena.

    O julgamento de Bolsonaro e outros sete acusados de trama golpista terminou na última quinta-feira (11). Ainda cabem recursos da decisão.

    Os réus foram condenados pelos crimes de golpe de Estado, organização criminosa armada e abolição violenta do Estado democrático de Direito.

    Com exceção de Alexandre Ramagem, cuja ação penal foi suspensa em parte pela Câmara, eles também foram condenados A decisão sobre onde Bolsonaro deverá cumprir pena cabe a Alexandre de Moraes, relator do caso. O ministro deve determinar o local após o fim do processo, quando não houver mais recursos disponíveis.

    Pela Lei de Execução Penal, a punição é aplicada de forma progressiva, com a transferência para o regime menos rigoroso quando o alvo tiver cumprido uma parte dela.

    Os réus da trama golpista devem cumprir 16% ou 25% da pena para solicitar a ida ao semiaberto, segundo especialistas.

    Mauricio Dieter, professor de criminologia da USP, diz que a diferença é que a fração de 25% é aplicável aos crimes praticados com violência, incluindo organização criminosa, abolição violenta do Estado de Direito, golpe e dano qualificado.

    Segundo ele, mesmo as penas de detenção, que normalmente são cumpridas em regimes mais brandos, começam em regime fechado em razão da unificação das penas e da presença de crimes que exigem regime fechado.

    Assim, considerando a pena total de Bolsonaro de 27 anos e 3 meses, chega-se a 9.945 dias. Aplicando o percentual de 25%, o resultado é de 2.486 dias, equivalentes a aproximadamente 6 anos e 10 meses de cumprimento antes da progressão.

    O advogado criminalista Renato Vieira, doutor em direito processual penal pela USP, também afirma que o percentual deve ser aplicado sobre a soma das penas, porque é o total da condenação que determina a progressão de regime.

    Ele ressalva, no entanto, que esse raciocínio pode gerar uma distorção, já que o cômputo unificado pode incluir delitos sem violência ou grave ameaça. Ao aplicar o percentual mais alto, dificulta-se a progressão geral.

    Conforme explica Helena Lobo da Costa, professora de direito penal da USP, no caso do ex-presidente, a incidência das porcentagens deveriam depender do tipo de pena a qual o réu foi condenado.

    “O crime de deterioração de patrimônio tombado não traz a violência ou grave ameaça como elementos, razão pela qual eu entendo que teria de ser aplicado o percentual de 16%”, afirma ela.

    “Para os demais, como envolvem violência ou grave ameaça, aplica-se 25% -inclusive para a organização criminosa armada, que exige o emprego de arma de fogo, o que caracteriza, a meu ver, ameaça.”

    Por essa lógica, o aplicável seria o percentual de 25% sobre a pena de 22 anos e 3 meses, resultante dos crimes de golpe, abolição e organização criminosa. A isso se somaria o percentual de 16% relativo ao crime de deterioração sob a pena de 2 anos e 6 meses.

    Convertendo em dias, 22 anos e 3 meses equivalem a 8.120 dias. Aplicando 25%, chega-se a cerca de 5 anos e 7 meses. Sobre a pena de deterioração, 16% corresponde a pouco menos de 5 meses adicionais.

    Essa interpretação desconsidera a condenação pelo crime de dano qualificado, cuja pena foi de 2 anos e 6 meses de detenção, por esta pena não admitir o regime inicial fechado.

    Sem o crime de dano qualificado na conta, o total chega a 6 anos. Com ele, ou seja, adicionando um percentual de 25% (por causa da qualificadora de violência) sobre os 2 anos e 6 meses, daria perto de 6 anos e 7 meses.

    A progressão de regime ainda depende de fatores como bom comportamento e remição -redução da pena por meio de trabalho ou estudo-, o que pode antecipar a passagem para um regime mais brando.

    Pena de Bolsonaro deve permitir regime semiaberto a partir de 6 anos de prisão

  • STF estima que prisão de Bolsonaro para cumprir pena deve ocorrer até dezembro

    STF estima que prisão de Bolsonaro para cumprir pena deve ocorrer até dezembro

    Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, sendo 24 anos e nove meses de reclusão, e o restante de detenção; o expresidente e pode ficar inelegível até 2062

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – Integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal) estimam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ser preso para cumprir pena em regime fechado no máximo em dezembro. Isso pode ocorrer antes, em outubro ou novembro, a depender do tempo que a corte levará para analisar recursos das defesas e encerrar o processo.

    Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, sob acusação de liderar uma trama para permanecer no poder. Serão 24 anos e nove meses de reclusão, e o restante de detenção.

    Atualmente em prisão domiciliar, Bolsonaro só deve ser preso em regime inicial fechado depois do fim do processo, quando a defesa não tiver mais recursos a apresentar ao Supremo. A jurisprudência do tribunal define que a pena pode ser cumprida após a rejeição dos dois primeiros embargos de declaração.

    Esses embargos, normalmente, não alteram o resultado do julgamento, mas buscam esclarecer eventuais omissões ou erros na decisão.

    A estimativa sobre o começo da prisão em regime fechado envolve prazos para apresentação do acórdão do julgamento (que traz os votos dos ministros e o resultado final) e da análises de recursos.

    A publicação do acórdão do julgamento encerrado nesta quinta-feira (11) pode levar cerca de 35 dias. As defesas teriam mais cinco dias para apresentar os primeiros embargos de declaração, e a Procuradoria-Geral da República se manifestaria em mais cinco dias. Só então o recurso seria julgado.

    Como ainda haveria espaço para as defesas apresentarem os segundos embargos de declaração, o prazo poderia até dobrar. Por isso, a expectativa dentro do STF aponta para um limite em dezembro, mas a prisão pode ocorrer antes caso a duração de cada etapa seja menor -em especial a publicação dos acórdãos.

    Uma ala do tribunal, por sua vez, avalia que a prisão poderia inclusive ser decretada agora, sob o argumento de que os recursos cabíveis não são capazes de alterar o resultado do julgamento, ou seja, a condenação à prisão. Essa solução, porém, não é considerada a mais provável entre integrantes da corte.

    São citados três possíveis destinos para Bolsonaro: a Superintendência da Polícia Federal em Brasília, uma cela especial no Centro Penitenciário da Papuda, também na capital, e um quartel do Exército. A última possibilidade é tida como remota por integrantes do STF.

    A defesa do ex-presidente também planeja um pedido de prisão domiciliar depois de esgotar todos os recursos possíveis à provável condenação. O argumento será de que a saúde do político, de 70 anos, é frágil.

    A decisão sobre onde Bolsonaro cumprirá a pena será tomada por Alexandre de Moraes, que é relator da ação que levou à condenação do ex-presidente.

    Bolsonaro está em prisão domiciliar desde o início de agosto por descumprir medidas cautelares determinadas por Moraes. Também existe a hipótese de o ex-presidente ser levado mais cedo ao regime fechado se ele ferir novamente as restrições já impostas ou se houver algum tipo de risco de fuga.

    A Papuda, como é conhecido o complexo penitenciário de Brasília, já recebeu políticos famosos condenados por corrupção, como Paulo Maluf e Luiz Estevão. Como mostrou a colunista do jornal Folha de S.Paulo Mônica Bergamo, a possibilidade de ficar preso no local causa pânico em Bolsonaro.

    A hipótese de cumprimento de pena em um prédio da Polícia Federal teria semelhança com o caso do hoje presidente Lula (PT). Ele ficou 580 dias na sede da PF em Curitiba depois de ser condenado e preso em 2018 no âmbito da Operação Lava Jato.

    A PF providenciou uma cela especial em Brasília para o caso de o ex-presidente ser colocado em prisão preventiva. A cela é uma sala improvisada com banheiro, cama, mesa e televisão, características semelhantes às do espaço que foi ocupado por Lula em Curitiba.

    A possibilidade de o ex-presidente ficar detido em um quartel do Exército se deve ao fato de ele ser capitão reformado. A ideia desagrada à cúpula militar.
    Integrantes do STF avaliam que prender Bolsonaro em uma área militar poderia estimular movimentos de apoiadores em áreas próximas ao Quartel-General do Exército, em Brasília.

    STF estima que prisão de Bolsonaro para cumprir pena deve ocorrer até dezembro

  • Carelli sobre dois famosos da Fazenda 17: "Jamais imaginei que topariam"

    Carelli sobre dois famosos da Fazenda 17: "Jamais imaginei que topariam"

    Os 26 peões, dois deles infiltrados, serão revelados apenas no programa ao vivo, às 22h na próxima segunda-feira (15)

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O diretor de A Fazenda (Record), Rodrigo Carelli, tem dois supertrunfos para a 17ª edição do reality, que estreia na próxima segunda-feira (15). Dois nomes que ele mesmo nunca imaginou que conseguiria convencer a participarem.

    Os 26 peões, dois deles infiltrados, serão revelados apenas no programa ao vivo, às 22h. Em evento com a imprensa nesta quinta-feira (11), na sede do reality, em Itapecerica da Serra (SP), Carelli não cedeu aos inúmeros pedidos para revelar algum nome. Mas deu dicas.

    “Tem duas pessoas que eu jamais imaginei. E tem nomes que não saíram em nenhuma das listas de especulações”, diz. Ele afirma que o cachê é o mais alto de todas as temporadas e assegura que é igual para todos os participantes.

    Mas não só de cachê se convence alguém a participar de um reality show e se expor em rede nacional por três meses.

    Adriane Galisteu, apresentadora do programa, diz admirar o poder de convencimento do diretor.

    “Ele conseguiu colocar 26 pessoas aqui. E tem gente que precisa estar aqui. Não é um programa assistencialista, eles precisam porque eles são bons, são talentosos”, diz Galisteu.

    A GRANDE FAMÍLIA

    O diretor conta ainda que, já há algumas temporadas, tem gostado de colocar parentes de famosos no elenco. Na última edição, por exemplo, participaram Flora Cruz, filha de Arlindo Cruz, e Raquel Brito, irmã de Davi Brito.

    “Estamos gostando muito ultimamente de famílias. Posso afirmar que terá parente de participante de edição anterior”, revela. Outra seara que a direção gosta de explorar são ex-maridos, ex-mulheres e ex-namorados (as) de famosos.

    Na última temporada estiveram Camila Moura, ex-mulher de Lucas do BBB e Gilsão, ex-amante de Gracyanne Barbosa. Carelli confirma que o elenco atual será agraciado com a figura do ex.

    DINÂMICA INFILTRADOS

    A 17ª edição terá duas dinâmicas novas. Uma delas foi revelada à imprensa nesta quinta-feira (11). Dos 26 peões que entram na casa, dois, um homem e uma mulher, são infiltrados.

    Ao longo da primeira semana, os demais participantes serão informados de que há infiltrados entre eles, criando assim um clima de desconfiança.

    Os infiltrados serão chamados para a troca de pilha do microfone e receberão orientações da direção para fazer “coisas estranhas”.

    Ao final da dinâmica, os infiltrados ficarão como stand-bys. Caso alguém desista do programa ou saia por outros motivos que não a eliminação, eles entram no lugar.

    Em edições anteriores, teve gente que saiu por questões de saúde e até problemas com a polícia. As desistências também são um problema que a direção tenta contornar com a proposta dos stand-bys, admite Carelli.

    “É uma coisa que não gostamos, mas que pode acontecer”, diz.

    Carelli sobre dois famosos da Fazenda 17: "Jamais imaginei que topariam"

  • Ramagem foi um dos autores de projeto de anistia ampla antes de ser condenado por trama golpista

    Ramagem foi um dos autores de projeto de anistia ampla antes de ser condenado por trama golpista

    O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência e atual deputado foi um dos condenados (a 16 anos e 1 mês, além da perda do mandato) no julgamento da trama golpista no STF (Supremo Tribunal Federal) e poderia se beneficiar da medida

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – A última e mais abrangente versão do projeto de lei que concede anistia aos condenados nos ataques golpistas do 8 de Janeiro foi gestada no gabinete do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). O texto mais amplo reverte a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) e estende o perdão a crimes cometidos desde 2019.

    O ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e atual deputado foi um dos condenados (a 16 anos e 1 mês, além da perda do mandato) no julgamento da trama golpista no STF (Supremo Tribunal Federal) e poderia se beneficiar da medida, caso seja levada adiante na Câmara dos Deputados.

    Segundo relatos, a proposta do texto mais abrangente surgiu do parlamentar, que tem formação em direito e é delegado da PF (Polícia Federal). Depois, foi ajustada por dois professores da USP (Universidade de São Paulo) e pelos advogados bolsonaristas Flavia Ferronato e Tiago Pavinatto, como revelou o Painel. Procurado, Ramagem não quis se manifestar.

    A proposta abrange ilícitos cometidos desde 14 de março de 2019 e prevê perdão também a crimes eleitorais, para livrar os anistiados de inelegibilidade. O texto determina ainda a devolução de acesso a redes sociais, uma punição que tem ocorrido contra bolsonaristas que atacaram as instituições.

    O projeto é considerado como muito abrangente e enfrenta resistência de integrantes do centrão. Muitos membros desses partidos apoiam a ideia de conceder perdão para condenados do 8 de Janeiro. Até este momento, o que vinha sendo discutido era um texto nesses parâmetros.

    Antes resistente a pautar a anistia aos acusados de golpismo, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), admitiu na semana passada avaliar o tema e disse que os líderes partidários ampliaram a cobrança.

    Alguns parlamentares, inclusive do PL, admitem a possibilidade de o texto estar tão amplo para ter algo com o que negociar com os demais deputados. Outros estão mais intransigentes. A bancada é a maior da Casa, com quase 100 deputados, mas a proposta precisa de 257 votos para passar.

    Agora, com o assunto ganhando tração, devido ao apoio de dirigentes de partidos do centrão e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), encabeçou essa nova versão do projeto.

    Essa minuta circulou na Câmara dos Deputados durante a primeira semana de julgamento da trama golpista, que pode condenar o ex-presidente a mais de 40 anos de prisão.

    Ramagem, por sua vez, será o único dos sete réus a ser julgado em duas etapas na corte. Isso ocorre porque a Câmara paralisou parte das acusações.

    Quando já ocupava o cargo deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro, Ramagem teve sua denúncia aceita pela Primeira Turma do STF.

    Ele foi acusado de cometer cinco crimes, mas a Câmara dos Deputados, em embate com o Supremo, decidiu suspender parte da ação penal contra o deputado -aquela que tratava dos crimes que teriam sido cometidos após a diplomação dele como parlamentar.

    Por isso, como acusado de integrar o núcleo central da trama golpista, Ramagem foi julgado pela acusação dos crimes de golpe de Estado, abolição do Estado democrático de Direito e associação criminosa armada.

    Ele é acusado de ser um dos responsáveis por preparar o discurso de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas.

    A denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) diz que a busca por descredibilizar o sistema eletrônico de votação foi a etapa inicial de um plano para manter Bolsonaro no comando do Palácio do Planalto mesmo em caso de uma eventual derrota nas eleições presidenciais.

    Ramagem foi um dos autores de projeto de anistia ampla antes de ser condenado por trama golpista

  • 'Cápsula do tempo pré-histórica': tesouro de 5 mil anos é achado em pântano

    'Cápsula do tempo pré-histórica': tesouro de 5 mil anos é achado em pântano

    As estruturas estavam protegidas em um ambiente sem oxigênio, que impediu a decomposição, e foram encontradas um pântano da região de Gerstaberg, próximo a Järna

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – Arqueólogos suecos revelaram uma verdadeira “cápsula do tempo” pré-histórica. Em um pântano da região de Gerstaberg, próximo a Järna, foram achados troncos, estacas e trançados de vime usados há cerca de 5 mil anos. Confira os detalhes da descoberta.

    As estruturas estavam protegidas em um ambiente sem oxigênio, que impediu a decomposição. Segundo o Arkeologerna, órgão ligado aos Museus Históricos Estaduais (SHM), “o trabalho será documentado com filmes nas redes sociais e, quando o projeto estiver concluído, as estruturas de madeira e o ambiente ao redor serão recriados em 3D, para que todos possamos fazer um passeio digital direto para a Idade da Pedra”.

    Entre os achados estão bastões entalhados, que podem ter servido de bengalas, e vestígios de cestos ou armadilhas de pesca. Há também evidências de fogueiras e de uma pequena construção de madeira, possivelmente usada para processar alimentos.

    As datações por carbono-14 indicam duas fases de uso: de 3.300 a 2.900 a.C. e de 2.900 a 2.600 a.C., informou o Arkeologerna. O local, nesta sexta-feira (12) um pântano, já foi um lago rico em vida. Em suas margens crescia a castanha-d’água (Trapa natans), fruto com casca dura e espinhos longos, nutritivo e importante na dieta de comunidades neolíticas.

    O espinheiro-marítimo (sea buckthorn), outra planta identificada, produzia bagas alaranjadas usadas como alimento. Estudos mostram que esses frutos eram consumidos tanto crus quanto cozidos e serviam de base para a subsistência de caçadores-coletores em várias regiões da Europa e da Ásia.

    ACESSO PROFUNDO EM BUSCA DE ALIMENTOS

    Os arqueólogos acreditam que as passarelas de madeira permitiam acessar áreas mais profundas do lago para colher essas plantas ou pescar. “As toras e estacas de madeira são parte de um sofisticado sistema de passarelas ou pontes, usado para alcançar partes remotas do lago”, explica reportagem do portal Heritage Daily.

    Ainda não se sabe qual grupo neolítico ocupava a área. Sítios vizinhos indicam relação com a cultura Pitted Ware, ativa entre 3.500 e 2.300 a.C. Essa sociedade mantinha o modo de vida de caça e pesca mesmo após a chegada da agricultura, além de realizar comércio e longas viagens pelo mar Báltico.

    Descoberta ajuda a entender como os povos antigos aproveitavam os recursos naturais e pode transformar o local em atração turística. Quando o estudo terminar, será possível fazer uma visita virtual e caminhar, digitalmente, sobre a ponte de madeira da Idade da Pedra.

    'Cápsula do tempo pré-histórica': tesouro de 5 mil anos é achado em pântano

  • Hello world!

    Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!

  • Fluminense e Vasco podem gabaritar premiação da Copa do Brasil

    Fluminense e Vasco podem gabaritar premiação da Copa do Brasil

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Semifinalistas da Copa do Brasil, Fluminense e Vasco são os únicos que podem “gabaritar” a premiação da Copa do Brasil. Isso porque, enquanto os cariocas estão na competição desde a primeira fase, Corinthians e Cruzeiro entraram duas rodadas mais tarde.

    Fluminense e Vasco garantiram um total de R$ 24.034.500 em premiação ao avançarem às semifinais. Curiosamente, as duas equipes se enfrentarão na próxima fase do torneio nacional.

    Já Corinthians e Cruzeiro chegaram a R$ 20.616.750. As duas equipes conseguiram a vaga direta para a terceira fase -assim como Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Bahia, Santos, Paysandu e CRB- o que resultou em um montante menor de premiação.

    A quantia ficará ainda maior, já que o vice-campeão receberá R$ 33.075.000, e o campeão, R$ 77.175.000. As partidas finais da Copa do Brasil acontecerão apenas em dezembro.

    Premiação por fase na Copa do Brasil:

    1ª fase (80 clubes) – R$ 1.543.500 (Clubes da Série A) | R$ 1.378.125 (clubes da Série B) | R$ 830 mil (outros clubes)
    2ª fase (40 clubes) – R$ 1.874.250 (Clubes da Série A) | R$ 1.543.500 (Clubes da Série B) | R$ 1 milhão (outros clubes)
    3ª fase (32 clubes) – R$ 2.315.250
    Oitavas (16 clubes) – R$ 3.638.250
    Quartas (8 clubes) – R$ 4.740.750
    Semifinal (4 clubes) – R$ 9.922.500
    Vice-campeão – R$ 33.075.000 milhões
    Campeão – R$ 77.175.000 milhões

    QUEM ARRECADOU MAIS?

    Fluminense e Vasco: R$ 24.034.500
    Corinthians e Cruzeiro: R$ 20.616.750
    Atlético-MG: R$ 14.112.000
    Athletico: R$ 13.615.875
    Bahia e Botafogo: R$ 10.694.250
    Red Bull Bragantino: R$ 9.371.250
    Retrô: R$ 7.783.500
    CSA: R$ 7.783.500
    CRB, Flamengo, Inter, São Paulo e Palmeiras: R$ 5.953.500

    *Times que entraram na 3ª fase da Copa do Brasil
    ** O levantamento considerou apenas os times que disputaram as oitavas de final

    Os sauditas buscaram, de diferentes maneiras, seduzir algumas das principais estrelas da seleção; Rodrygo recebeu sondagens de uma dezena de clubes, entre eles o Al Nassr

    Folhapress | 10:15 – 12/09/2025

    Fluminense e Vasco podem gabaritar premiação da Copa do Brasil

  • Serviços crescem em julho pelo sexto mês consecutivo, mostra IBGE

    Serviços crescem em julho pelo sexto mês consecutivo, mostra IBGE

    Na comparação com julho de 2024, o volume de serviços avançou 2,8% em julho de 2025, a 16ª taxa positiva seguida

    O volume de serviços prestados no País cresceu em julho pelo sexto mês consecutivo, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    O setor de serviços acumulou um ganho de 2,4% em seis meses consecutivos de altas: fevereiro (0,8%), março (0,4%), abril (0,4%), maio (0,2%), junho (0,4%) e julho (0,3%).

    Uma sequência tão longa de avanços seguidos nos serviços não corria desde o período de crescimentos que se estendeu entre fevereiro de 2022 e setembro de 2022, lembrou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE.

    Na comparação com julho de 2024, o volume de serviços avançou 2,8% em julho de 2025, a 16ª taxa positiva seguida.

    O índice de difusão – que mostra o porcentual de serviços com crescimento ante o mesmo mês do ano anterior – passou de 54,2% em junho para 50,6% em julho.

    Serviços crescem em julho pelo sexto mês consecutivo, mostra IBGE

  • Trump anuncia Guarda Nacional em Memphis e diz que poderia trocar prefeita de Washington

    Trump anuncia Guarda Nacional em Memphis e diz que poderia trocar prefeita de Washington

    Presidente americano afirma que cuidará do crime em cidade do Tennessee e que tem apoio do governo local para intervenção; republicano precisaria de aval do Congresso para retirar Muriel Bowser da gestão da capital americana

    WASHINGTON, EUA (CBS NEWS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (12) que vai enviar a Guarda Nacional para a cidade de Memphis, no estado do Tennessee.

    Segundo o republicano, tanto o prefeito quanto o governador concordam com a interferência federal. A intenção, disse Trump, é combater a taxa da criminalidade.

    “A cidade está passando por sérios problemas. Vamos resolver isso como resolvemos em Washington”, disse. Trump acrescentou, porém, que ele preferia ir a Chicago.

    O presidente exaltou a intervenção que ele fez em Washington, com o envio da Guarda Nacional, e a tomada de controle da polícia local. Ele disse que na capital americana ele tem mais ascendência, por ser um distrito, e afirmou até que, se quiser, “pode trocar a prefeita”.

    Trump voltou a dizer que poderia federalizar o Distrito de Colúmbia, onde fica Washington, se quisesse. Segundo especialistas, porém, ele teria de pedir autorização do Congresso para alterar a lei que garante certa autonomia à capital americana. A declaração desta sexta, porém, não foi feita em tom de ameaça como das outras vezes. O presidente americano diz que a prefeita de Washington, Muriel Bowser, gostaria de que ele mantivesse a intervenção na capital, indicando estar com boa relação com ela.

    “A prefeita é muito liberal. E agora, de repente, ela começa a ser exaltada pela população”, disse.

    Trump já ameaçou tomar conta de Washington outras vezes. No final de agosto, havia dito que, por ocupar o cargo de chefe do Executivo americano, tem o direito de fazer o que bem entender. Ele comentava a possibilidade de determinar o envio de forças federais também para Chicago, após medida semelhante na capital, Washington.

    “Eu tenho o direito de fazer tudo o que eu quiser. Eu sou o presidente dos Estados Unidos”, disse Trump à época. “Se eu acho que nosso país está em perigo, e ele está em perigo nessas cidades, eu posso fazer isso [determinar o envio de forças para Chicago]. Não tenho problema em entrar e resolver as dificuldades.”

    Trump anuncia Guarda Nacional em Memphis e diz que poderia trocar prefeita de Washington

  • São Paulo vê ‘novo Lucas’ no CT e acredita em retorno definitivo do atleta

    São Paulo vê ‘novo Lucas’ no CT e acredita em retorno definitivo do atleta

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O São Paulo tem visto um ‘novo Lucas’ no CT desde a artroscopia, e acredita em um retorno definido do atleta aos gramados.

    A reportagem apurou que o camisa 7 recuperou o entusiasmo. O jogador vinha sofrendo bastante com as repetidas dores sentidas no mesmo local, o joelho direito.

    Mesmo fazendo 15 ressonâncias magnéticas, Lucas ainda temia pelo estado do joelho e não conseguia ficar tranquilo. Os exames não apontavam nada, mas o jogador sentia dores.

    Depois da artroscopia realizada, que removeu uma fibrose do local, o atacante viu que o joelho está 100%. Agora, ele se recupera do procedimento para retornar aos campos.

    O Tricolor acredita que desta vez a volta do camisa 7 será definitiva, sem passos atrás como têm acontecido nos últimos meses. Sempre que Lucas aumentou a carga de treinos, ele voltou a sentir dores no local.

    Existe uma chance de Lucas ficar no banco no segundo jogo contra a LDU, mas clube e jogador veem a possibilidade com pessimismo atualmente. A tendência é que ele esteja à disposição para uma eventual semifinal da Libertadores, caso o São Paulo avance.

    Os sauditas buscaram, de diferentes maneiras, seduzir algumas das principais estrelas da seleção; Rodrygo recebeu sondagens de uma dezena de clubes, entre eles o Al Nassr

    Folhapress | 10:15 – 12/09/2025

    São Paulo vê ‘novo Lucas’ no CT e acredita em retorno definitivo do atleta