Autor: REDAÇÃO

  • Petrobras tenta reverter lei que propõe fim de refinaria de Fortaleza

    Petrobras tenta reverter lei que propõe fim de refinaria de Fortaleza

    Estatal pode ser obrigada a desativar a Lubnor, por ser caracterizada como nociva ao meio ambiente; em junho, empresa anunciou investimento de R$ 1,5 bi para tornar a refinaria na 1ª zero carbono do Brasil

    FORTALEZA, CE (FOLHAPRESS) – A Petrobras está enfrentando um impasse jurídico para manter a Lubnor (Lubrificantes e Derivados do Nordeste) em Fortaleza. A Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo da capital do Ceará, de 2017, deu um prazo até agosto de 2027 para a saída de todas as empresas classificadas como “nocivas ao meio ambiente” do entorno do porto do Mucuripe, o que incluiria a estatal.

    A estatal tenta aproveitar o debate sobre o plano diretor para reverter o cenário. Em nota, a prefeitura reconheceu a importância da Lubnor e destacou que o plano diretor está sendo debatido em audiências públicas e será enviado ao Legislativo municipal para análise e aprovação até o final de 2025.

    Em nota, a Petrobras reforça que opera com os “mais rigorosos padrões internacionais de segurança” e que a Lubnor “está em dia com suas licenças”. O governo do Ceará confirmou que a Lubnor tem licença de operação emitida pela Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará), em março de 2025, válida até 16 de março de 2029, para o refino do petróleo.

    O prazo de saída é determinado no artigo 77 da lei de 2017, que proíbe a implantação de atividades industriais “nocivas ou perigosas” ao meio ambiente na zona de orla e dá prazo de dez anos para a retirada das empresas que já estejam instaladas. Após o término do prazo, a lei prevê a “retirada de todas as estruturas instaladas e a recomposição de áreas eventualmente degradadas”.

    No anexo, está definido o subgrupo indústrias nocivas ou perigosas ao meio urbano: “fabricação de produtos do refino do petróleo (gasolina, óleo diesel, querosene, gasóleo, GLP, nafta etc.)”.

    Em junho, a Petrobras foi recebida na comissão especial que analisa o documento na Câmara. No encontro, representantes da Lubnor anunciaram o plano para investir R$ 1,5 bilhão em quatro anos para tornar a unidade a primeira refinaria zero carbono do Brasil.

    A meta é reduzir em 100% a emissão direta e indireta de carbono, aumentar o consumo de energia renovável, o conteúdo renovável em seus produtos e as ações de desenvolvimento socioeconômico da população do entorno.

    O problema é que os 213 mil m² ocupados pela refinaria estão em área urbanizada de Fortaleza, cercada por uma população de 112 mil pessoas nos bairros Cais do Porto, Serviluz, Mucuripe, Vicente Pinzón e Praia do Futuro.

    A localização da refinaria é vista pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza) como um “obstáculo” para a mobilidade.

    “É um desperdício do aspecto coletivo da cidade. A localização é imprópria, é impróprio sob o olhar urbanístico. Ela já foi instalada em uma área isolada, mas não é mais”, afirmou Parente, durante reunião da Comissão Especial.

    O presidente da comissão, vereador Benigno Júnior (Republicanos), disse que busca ouvir os envolvidos para construir uma proposta que garanta um consenso.

    Segundo a estatal, a busca pelos vereadores se deu para que sejam consideradas “todas as alternativas que visem garantir sua permanência”. A Petrobras reforçou sua contribuição anual de R$ 2,2 bilhões de ICMS, que representa 18% do total arrecadado pelo Estado. A refinaria é a maior contribuinte individual, com R$ 1,2 bilhão por ano.

    A Lubnor espera que os parlamentares e a gestão municipal construam uma solução para que a refinaria seja enquadrada “incômoda ao meio urbano” ou que seja criada uma zona industrial que permita sua permanência. Para ser classificada como “incômoda”, um nível mais brando que “nociva”, a Lubnor destaca que tem como principais produtos o asfalto e lubrificantes, não combustíveis leves, como gasolina.

    Caso as tratativas não deem resultado e a estatal seja obrigada a deixar o porto do Mucuripe em 2027, a refinaria ameaça deixar o Estado, pois a atividade seria “inviabilizada”, segundo um dos representantes.

    Outras empresas “nocivas” que estão instaladas no local, como SP e Ipiranga, estão de malas prontas para o porto do Pecém, a 160 km de distância. O Governo do Ceará deu início, em fevereiro deste ano, às obras estruturais para receber as empresas, incluindo um novo parque de tancagem.

    A saída da refinaria é vista como um desastre entre lideranças comunitárias, como Albetisa Ester, da Praia do Futuro, e Antônio José, do Titanzinho, pois muitos trabalham na empresa e são beneficiados pelas ações da estatal.

    As universidades Federal do Ceará (UFC) e Estadual do Ceará (Uece) também se manifestaram a favor da permanência da refinaria. As duas negociam a reativação de um núcleo de estudos desativado em 2022, quando a Lubnor quase foi privatizada.

    Petrobras tenta reverter lei que propõe fim de refinaria de Fortaleza

  • Primeiro passo para a minha cura, diz Val Marchiori após retirar tumor

    Primeiro passo para a minha cura, diz Val Marchiori após retirar tumor

    “Quero agradecer a todos os fãs que me mandam mensagem de carinho e de esperança. Que eu possa continuar iluminando de alguma forma a vida de vocês”, disse a socialite aos seguidores nas redes sociais

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A socialite Val Marchiori, 50, usou as redes sociais para contar que a cirurgia de retirada de um tumor na mama foi um sucesso.

    Em vídeo, disse que recebeu todo o suporte da equipe médica e tranquilizou fãs e amigos. “É uma cirurgia que deixa a gente mexida, até emocionalmente, mas agora vou focar na minha recuperação. Hoje foi o primeiro passo para minha cura. Façam mamografia”, alertou.

    Em seu perfil, ela recebeu o carinho de amigos famosos como as atrizes Luiza Tomé e Monica Carvalho, a comentarista de basquete Hortência e a apresentadora Sabrina Parlatore.

     
     
     

     
     
    Ver essa foto no Instagram

     
     
     
     

     
     

     
     
     

     
     

    Uma publicação compartilhada por Val Marchiori (@valmarchiori)

    Foi em agosto que a socialite e empresária anunciou que estava com câncer de mama. Em vídeo no Instagram, se emocionou ao falar sobre o assunto. Disse que ficou sem chão ao receber a notícia e se culpou por ter medo de fazer mamografia e não ter se submetido ao exame mais cedo. “Se eu já tivesse feito, de repente, já poderia… enfim. Muito difícil”, disse na época.

    Primeiro passo para a minha cura, diz Val Marchiori após retirar tumor

  • Centrão amplia gestos por anistia para viabilizar apoio de Bolsonaro a Tarcísio em 2026

    Centrão amplia gestos por anistia para viabilizar apoio de Bolsonaro a Tarcísio em 2026

    Com julgamento do ex-presidente em curso, deputados dizem que aceno ao clã é necessário

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e dirigentes do centrão ampliaram os discursos públicos pela anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é julgado por golpismo no STF (Supremo Tribunal Federal) a partir desta semana.

    Segundo deputados do bloco, é uma resposta às críticas da família, de que esses políticos estariam disputando o espólio eleitoral de Bolsonaro, sem um verdadeiro empenho em tirá-lo da prisão. O gesto seria necessário para viabilizar a candidatura presidencial do governador em 2026, que precisa do aval do ex-presidente.

    Tarcísio tem assumido o protagonismo da cobrança por anistia. Nesta terça-feira (2), primeiro dia do julgamento de Bolsonaro, ele viajou a Brasília e tinha previstas reuniões sobre anistia com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI).

    No dia anterior, tomou café da manhã com o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), e também tratou do assunto, o que foi explicitado numa publicação nas redes sociais. Ciro e Pereira defendem a anistia.

    Nesta terça (2), o assunto foi discutido durante uma reunião entre os presidentes do PL, Valdemar Costa Neto; do União Brasil, Antônio Rueda; e Ciro Nogueira na sede do PL, ao mesmo tempo em que tinha início o julgamento de Bolsonaro no STF. O líder da oposição do Senado, Rogério Marinho (PL-RN), também estava e disse que eles trataram “de agendas parlamentares, inclusive essa [da anistia]”.

    Do lado do centrão, a atuação em prol da anistia de Bolsonaro também é uma forma do grupo se cacifar para mais espaço na chapa presidencial. Ciro Nogueira alimenta o sonho de ser vice de Tarcísio, com apoio da federação entre União Brasil e PP.

    O governador é o nome de preferência de um bloco de partidos do centrão (PP, União Brasil, PL e Republicanos) para concorrer ao Palácio do Planalto no ano que vem. Tarcísio e o centrão, no entanto, têm sido alvos dos filhos de Bolsonaro conforme fica claro o plano de que o governador seja o herdeiro político da direita.

    Mensagens da família tornadas públicas mostraram que o clã busca manter o espólio político de Bolsonaro, que está inelegível e é pressionado a declarar apoio a Tarcísio. Hoje, a bênção de Bolsonaro é uma condição importante para que o governador troque a tentativa de reeleição, em que é favorito, por uma disputa que, segundo as pesquisas, seria apertada contra Lula (PT).

    Nesse sentido, alavancar a anistia seria uma resposta à crítica de que os partidos abandonaram o ex-presidente e se preocupam apenas com a eleição. Deputados do centrão argumentam que o perdão seria o meio para demonstrar lealdade ao ex-presidente.

    Ao contemplá-lo em sua maior preocupação, que é a de não ser preso, esses parlamentares têm a expectativa de que Bolsonaro, por sua vez, fique mais confortável para apoiar Tarcísio na disputa pela Presidência. A anistia não teria o poder de torná-lo novamente elegível, na visão dos políticos do centrão.

    A ideia é a de que a atuação a favor da liberdade do ex-presidente acalme a família e abra caminho para o governador no momento em que um dos filhos de Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), ameaça deixar o PL e se lançar ao Palácio do Planalto em resposta à mobilização política por Tarcísio.

    Tarcísio, por sua vez, tem negado a intenção de concorrer à Presidência e dito que a anistia é necessária para pacificar o país, que seria uma porta de saída para a crise entre os Poderes. Ele afirmou, na sexta (29), que caso eleito presidente seu primeiro ato seria um indulto a Bolsonaro.

    Em paralelo, alguns líderes de partidos e aliados de Motta defendem que a votação da anistia poderia destravar a pauta para a Câmara avançar em medidas de impacto, como a isenção do Imposto de Renda. Também abriria espaço para o presidente da Casa estabelecer uma agenda própria.

    A avaliação, porém, é de que a anistia não tem apoio da maioria dos deputados se for ampla, geral e irrestrita, como querem os bolsonaristas. Até agora, a proposta não tem sequer um texto claro. Motta, por exemplo, já declarou que não há clima para anistiar aqueles que planejaram mortes, em referência ao plano golpista de assassinar Lula, Geraldo Alckmin (PSB) e Alexandre de Moraes.

    Parlamentares e ministros de esquerda dizem que a expectativa é que Motta barre a discussão sobre a anistia em pleno julgamento, para não enfrentar o STF.

    Nas últimas semanas, Tarcísio e Ciro vinham intensificando o pleito para que a anistia avance no Congresso. Eles avaliaram como positiva uma fala do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, de que uma anistia antes do julgamento é impossível, mas depois seria “uma questão política”. O julgamento de Bolsonaro deve terminar no próximo dia 12, sexta-feira.

    O governador defendeu a medida a dirigentes do centrão em visitas a Brasília em agosto. Em evento do Republicanos na semana passada, Tarcísio fez um discurso em que cobrou anistia ao falar em gestos de pacificação. Motta estava na plateia.

    Cardeais do centrão fecharam um acordo com o PL para, após o motim bolsonarista no plenário para pressionar pela anistia, alavancar propostas de seu interesse, como as PECs (proposta de emenda à Constituição) da blindagem e do fim do foro especial.

    O argumento para garantir o embarque bolsonarista foi o de que aprovar essas medidas primeiro abriria caminho para a anistia em seguida, ou seja, acabaria com o que eles classificam como chantagem do Supremo sobre o Congresso. Uma PEC necessita de 308 dos 513 votos para ser aprovada.

    O acerto entre PP, União Brasil e PL, fechado na sala do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), vem enfrentando percalços. Essa matéria busca dificultar processos contra parlamentares no STF e tem oposição da sociedade civil. Partidos de esquerda e o próprio relator da PEC se recusaram a abraçar propostas consideradas radicais e que teriam sido sugeridas por deputados do centrão.

    Até o PL, partido que defendia a medida com mais ênfase, recuou. Na quinta-feira (28), o líder Sóstenes Cavalcante (RJ) afirmou que a anistia, e não mais as PECs, seria a prioridade da bancada na Câmara.

    Centrão amplia gestos por anistia para viabilizar apoio de Bolsonaro a Tarcísio em 2026

  • Empresário gaúcho deixa herança para Neymar em testamento

    Empresário gaúcho deixa herança para Neymar em testamento

    O empresário, de 31 anos, que preferiu não ter o nome divulgado, disse em entrevista que enfrenta problemas de saúde e explicou por que escolheu o atacante brasileiro

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Com uma fortuna estimada em US$ 1,01 bilhão -o equivalente a R$ 6,1 bilhões na cotação atual-, segundo o site especializado em finanças esportivas Sportico, Neymar, 33, pode ampliar ainda mais seu patrimônio. Um empresário solteiro e sem filhos, morador do Rio Grande do Sul, registrou um testamento deixando todos os seus bens para o jogador. O valor da herança, no entanto, não foi revelado.

    O documento foi oficializado em 12 de junho de 2025 no 9º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, na presença de duas testemunhas e de um tabelião substituto. A informação veio a público nesta semana, e o site GZH confirmou a autenticidade do testamento.

    Aos 31 anos, o empresário, que preferiu não ter o nome divulgado, disse em entrevista que enfrenta problemas de saúde e explicou por que escolheu o atacante brasileiro, atualmente defendendo Santos no Brasileirão 2025. “Gosto do Neymar, identifico-me muito com ele”, começou

    O empresário continuou a explicação sobre ter beneficiado Neymar. “Também sofro com difamação, sou muito ligado à família e a relação dele com o pai me lembra da minha, que já faleceu. Mas, acima de tudo, ele não é interesseiro, algo raro hoje em dia”, declarou.

    Procurada pela reportagem, a assessoria do jogador afirmou não ter nenhum conhecimento oficial sobre o assunto: “Não chegou nenhuma informação”.

    Empresário gaúcho deixa herança para Neymar em testamento

  • Impunidade corrói a democracia: leia frases de Moraes no julgamento da trama golpista

    Impunidade corrói a democracia: leia frases de Moraes no julgamento da trama golpista

    Ministro cita pressões internas e externas em sessão que começa a selar destino de Bolsonaro no STF

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), iniciou o julgamento da trama golpista nesta terça-feira (2) com comentários a respeito do papel constitucional da corte, da democracia no Brasil e da defesa da soberania do país diante de pressões estrangeiras.

    As declarações foram dadas antes de Moraes começar a leitura do relatório da ação penal sobre a trama golpista, como primeira etapa para o julgamento que vai definir o destino do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus.
    Leia algumas frases ditas pelo ministro.
    CONSTITUIÇÃO

    Moraes afirmou que o Brasil tem democracia forte, instituições independentes, economia em crescimento e sociedade civil atuante e que as balizas definidas pela Constituição de 1988 impediram retrocessos no período.

    “O Brasil chega em 2025, quase 37 anos da Constituição de 1988 e 40 anos da redemocratização, com uma democracia forte, as instituições independentes, com uma economia em crescimento e a sociedade civil atuante. Obviamente, isso não significa que foram 37 anos de tranquilidade política, econômica ou social, mas significa que as balizas definidas pela Constituição Federal para nosso Estado democrático de Direito se mostraram acertadas e impediram inúmeros retrocessos.”

    “Estado democrático de Direito, estabilidade institucional, que é exatamente o momento em que vivemos, não significa necessariamente tranquilidade ou ausência de conflitos, mas sim respeito à Constituição, à aplicação da lei, com absoluto respeito ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório. Esse julgamento que se inicia do denominado núcleo crucial pela Procuradoria-Geral da República é mais um desdobramento do legítimo exercício pelo Supremo Tribunal Federal de sua competência penal conferida pelo legislador constituinte em 1988.”

    POLARIZAÇÃO, PACIFICAÇÃO E TENTATIVAS DE GOLPE DE ESTADO

    O ministro lamentou a polarização política no Brasil, disse que todos os brasileiros devem repudiar qualquer tentativa de quebra de institucionalidade e afirmou que pacificação por meio da impunidade deixa traumas na sociedade e serve como estímulo a novas tentativas de golpe de Estado.

    “A sociedade brasileira e as instituições mostraram sua força, mostraram sua resiliência e, em que pese a lamentável manutenção de uma nociva, radical e violenta polarização política com tristes reflexos, todos nós brasileiros e brasileiras devemos afastar com todas as nossas forças e empenho a tentativa de qualquer quebra da institucionalidade.”

    “Nesses momentos, a história nos ensina que a impunidade, a omissão e a covardia não são opções para a pacificação, pois o caminho aparentemente mais fácil, só aparentemente, que é da impunidade e da omissão, deixa cicatrizes traumáticas na sociedade e corrói a democracia, como lamentavelmente o passado recente do Brasil demonstra.”

    “A pacificação do país, que é o desejo de todos nós, depende do respeito à Constituição, da aplicação das leis e do fortalecimento das instituições, não havendo possibilidade de se confundir a saudável e necessária pacificação com a covardia do apaziguamento, que significa impunidade e desrespeito à Constituição federal, e mais: significa incentivo a novas tentativas de golpe do Estado.”

    PRESSÕES E SOBERANIA

    Alvo de sanções do governo dos Estados Unidos, Moraes disse que pressões internas e externas não afetarão a atuação dos membros do STF. Ele também chamou de “covarde e traiçoeira” a articulação para que os ministros fossem pressionados, sem citar nomes.

    “Esse é o papel do STF, julgar com imparcialidade e aplicar a Justiça a cada um dos casos concretos, independentemente de ameaças ou coações, ignorando pressões internas ou externas.”

    “Lamentavelmente, no curso dessa ação penal se constatou a existência de condutas dolosas e conscientes de uma verdadeira organização criminosa que, de forma jamais vista anteriormente no nosso país, passou a agir de maneira covarde e traiçoeira com a finalidade de tentar coagir o Poder Judiciário, em especial este STF, e submeter o funcionamento da corte ao crivo de outro estado estrangeiro.”

    “Essas tentativas de obstrução não afetarão a imparcialidade e a independência dos juízes desse STF, que darão, como estamos dando hoje, a normal sequência do devido processo legal que é acompanhado por toda a sociedade e toda a imprensa brasileira.”

    “Coragem institucional e defesa à soberania nacional fazem parte do universo republicano dos membros desta Suprema Corte, que não aceitará coações ou obstruções no exercício de sua missão constitucional conferida soberanamente pelo povo brasileiro por meio de sua Assembleia Nacional Constituinte. A soberania nacional não pode, não deve e jamais será impedida, negociada ou extorquida.”

    TRANSPARÊNCIA

    Moraes disse que não existe outro tribunal no mundo que dê tanta transparência a seus julgamentos como o STF. A atuação do ministro no caso foi criticada pelas defesas dos réus, que o acusam de conduzir a ação com velocidade, demorar no envio da íntegra do material apreendido pela Polícia Federal aos advogados envolvidos no processo e despejar volume excessivo e desorganizado de documentos com pouco tempo para análise.

    “Nenhuma corte ou tribunal do mundo dá tanta publicidade e tanta transparência aos seus julgamentos como o Supremo Tribunal Federal. As instituições brasileiras são fortes e sólidas e seus integrantes foram forjados no mais puro espírito democrático da Constituição de 1988.”

    Impunidade corrói a democracia: leia frases de Moraes no julgamento da trama golpista

  • Planos de saúde têm lucro líquido de R$ 12,4 bi no segundo trimestre de 2025

    Planos de saúde têm lucro líquido de R$ 12,4 bi no segundo trimestre de 2025

    O resultado deste ano é o maior para o intervalo de abril a junho na série histórica do painel, iniciada em 2018

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As operadoras de planos de saúde médico-hospitalares tiveram lucro líquido de R$ 12,4 bilhões no Brasil no segundo trimestre de 2025. É mais que o dobro de igual período de 2024 (R$ 5,1 bilhões), segundo dados de painel da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgados nesta terça-feira (2).

    O resultado deste ano é o maior para o intervalo de abril a junho na série histórica do painel, iniciada em 2018. A máxima anterior do segundo trimestre havia sido registrada em 2020 (R$ 10,7 bilhões), nos primeiros meses da pandemia.

    Segundo o regulador, o setor vive momento de recuperação do resultado operacional -a diferença entre as receitas e as despesas diretamente relacionadas com as operações de assistência, excluindo ganhos financeiros.

    Esse indicador teve saldo positivo de R$ 6,3 bilhões no segundo trimestre deste ano, contra um montante de R$ 2,4 bilhões no mesmo período de 2024.

    Considerando os planos médico-hospitalares, os odontológicos e as empresas administradoras de benefícios em conjunto, o lucro líquido foi de R$ 12,9 bilhões no segundo trimestre de 2025.

    Houve aumento de 130% em relação ao mesmo período do ano anterior (R$ 5,6 bilhões). Também é o maior patamar da série iniciada em 2018 para o primeiro trimestre. O painel da ANS considera dados nominais -sem ajuste pela inflação.

    As administradoras de benefícios não operam os planos. São intermediárias entre as operadoras e os contratantes dos serviços.

    O setor de planos de saúde é alvo de uma série de críticas de consumidores no país. As reclamações envolvem pontos diversos, desde o cancelamento de contratos até os reajustes das mensalidades.

    O setor, por sua vez, se queixa do aumento do custo médio dos serviços devido à incorporação de tecnologia. A situação ocorre em meio ao envelhecimento da população, que tende a elevar a demanda por atendimentos de saúde.

    Planos de saúde têm lucro líquido de R$ 12,4 bi no segundo trimestre de 2025

  • Gonet rebate defesa de Cid e diz que não existe 'testemunha premiada'

    Gonet rebate defesa de Cid e diz que não existe 'testemunha premiada'

    Nas alegações finais, a PGR havia tratado das inconsistências na delação premiada de Mauro Cid e sugerido uma redução de apenas um terço da pena, e não dois terços como acordado

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – Em sua manifestação no julgamento da trama golpista no STF (Supremo Tribunal Federal) nesta terça-feira (2), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu a validade do acordo de delação do tenente-coronel Mauro Cid, mas se opôs que se entenda que ele não participou da trama.

    “Não custa recordar que não existe entre nós a figura da mera ‘testemunha premiada’”, disse ele, ao refutar a tese da defesa de que Mauro Cid não tenha participado de atos criminosos.

    “A Procuradoria-Geral da República reafirmou a validade do acordo de colaboração premiada celebrada por Mauro Cid na Polícia Federal”, disse Gonet.

    Nas alegações finais, a PGR havia tratado das inconsistências na delação premiada de Mauro Cid e sugerido uma redução de apenas um terço da pena, e não dois terços a que ele teria direito pela colaboração.

    “Os relatos de Mauro Cid foram úteis para o esclarecimento dos fatos relacionados à investigação. Embora a Polícia Federal tenha descoberto a maior parte dos eventos descritos na denúncia de forma independente, a colaboração de Mauro Cid acrescentou-lhes profundidade.”

    Gonet diz que, no entanto, houve omissões nos relatos do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

    Gonet rebate defesa de Cid e diz que não existe 'testemunha premiada'

  • César Tralli conta que manteve segredo sobre assumir o Jornal Nacional

    César Tralli conta que manteve segredo sobre assumir o Jornal Nacional

    A saída de William Bonner do Jornal Nacional promoveu uma ‘dança das cadeiras’ no jornalismo da TV Globo

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Anunciado como novo âncora do Jornal Nacional no lugar de William Bonner, César Tralli, 54, entrou ao vivo no Mais Você desta terça-feira (2) para comentar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante a participação, o atual titular do Jornal Hoje também falou sobre a nova função na emissora com Ana Maria Braga.

    A apresentadora parabenizou o jornalista e foi direta na curiosidade:”Com certeza você se preparou para isso. Nosso pessoal aqui da Globo, eu e o Brasil inteiro estamos querendo saber: você vai mudar para o Rio com a família? A Ticiane vai com a Rafa e a Manu vai virar carioca?”, perguntou.

    Tralli explicou que a decisão ainda está em discussão: “A gente está começando a conversar sobre isso”, disse ele. O apresentador contou ainda que já sabia da promoção, mas precisou guardar segredo até mesmo das filhas, Manuela – fruto do casamento com Ticiane Pinheiro – e Rafaella Justus, filha da apresentadora com Roberto Justus. “Era uma informação que tive que manter em segredo por muito tempo. Só comuniquei às minhas filhas neste fim de semana. Agora, com calma, vamos tratar de tudo isso”, afirmou.

    Ele adiantou que, num primeiro momento, vai manter a ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro. “Vai ser assim até que as coisas se ajeitem. E, se Deus quiser, elas possam ir também o quanto antes. Para mim, quanto antes, mais feliz estarei”, declarou, ressaltando que já tem colegas na Redação do Rio, mas que sentirá falta da equipe em São Paulo. “Espero não perder contato com ninguém”, completou.

    Por fim, Tralli lembrou que ainda tem compromissos no Jornal Hoje antes da mudança. “Começo no Jornal Nacional a partir de 3 de novembro. Até lá, tenho muita coisa para trabalhar e organizar na vida pessoal. Estou muito grato pela missão, sei do tamanho da responsabilidade e espero corresponder.”

    César Tralli conta que manteve segredo sobre assumir o Jornal Nacional

  • Ataque hacker desviou R$ 710 milhões, diz empresa que liga instituições financeiras ao Pix

    Ataque hacker desviou R$ 710 milhões, diz empresa que liga instituições financeiras ao Pix

    Banco Central conseguiu bloquear R$ 589 milhões, e restante do valor está coberto por seguro; criminosos exploraram acesso de fornecedores a sistema da Sinqia para furtar contas de HSBC e Artta

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ataque cibernético na última sexta-feira (29) desviou R$ 710 milhões da Sinqia, divulgou nesta terça (2) a empresa, que conecta instituições financeiras ao sistema Pix. Os criminosos subtraíram valores de contas de pagamento instantâneo de dois clientes -o HSBC e a fintech Artta, sediada em Curitiba-, mas parte das transações foi bloqueada.

    As informações constam de formulário do conglomerado que controla a Sinqia, a empresa porto-riquenha Evertec, entregue à SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. A Evertec é uma companhia listada na bolsa de Nova York, que se declara a maior processadora de pagamentos da América Latina.

    Os dados foram obtidos por meio de análise forense contratada pela Sinqia, que, na ocasião do ataque, estava coberta por seguro contra incidentes cibernéticos, segundo as empresas vítimas dos ataques.

    Resultados preliminares da investigação forense indicam que os criminosos exploraram credenciais legítimas de fornecedores de TI da Sinqia. “A Sinqia encerrou o acesso a essas credenciais”, diz a companhia em comunicado.

    Segundo a Artta, R$ 40 milhões teriam saído de sua conta mantida junto ao BC com o intuito de liquidar pagamentos via Pix.

    Desde que comunicou o Banco Central do incidente ainda na sexta, a Sinqia está desconectada do Pix.

    No domingo (31), a provedora de serviços de tecnologia da informação (PSTI) apresentou um plano para retomada de serviços para seus dois clientes e para o BC. A proposta ainda está sob análise da autoridade monetária.

    A Sinqia atende 24 instituições, atuantes sobretudo no mercado financeiro e afetadas, por ora, pelo desligamento da empresa.

    Pessoas com acesso ao conteúdo das reuniões entre o regulador e as empresas disseram à reportagem que, do valor desviado, mais de R$ 589 milhões foram bloqueados pelo Banco Central.

    “Esforços adicionais de recuperação estão em andamento”, diz a Sinqia em nota.

    No caso da Sinqia, o alerta às autoridades ocorreu no mesmo dia e não houve um fluxo muito acima do padrão de compra de criptomoedas a curto prazo, como ocorreu no ataque bilionário à C&M Software, realizado em 30 de junho.

    Ainda de acordo com a Sinqia, o incidente se limitou à comunicação da Sinqia com o sistema Pix, e não deixou brechas para os criminosos acessarem a infraestrutura de seus clientes. A empresa também não tem indícios de que quaisquer dados pessoais tenham sido comprometidos.

    Além do Banco Central, a Polícia Federal e a Polícia Civil de São Paulo também investigam o caso, após a Sinqia registrar boletim de ocorrência na sexta. Ainda não há informações sobre os autores dos ataques nem detalhes sobre quais fornecedores tiveram suas credenciais comprometidas.

    Em nota, o HSBC afirma ter identificado transações financeiras via Pix em conta de um provedor do banco e que nenhuma conta de clientes ou de fundos foi impactada, já que as operações aconteceram exclusivamente no sistema desse provedor.

    “O banco esclarece ainda que medidas foram tomadas para bloquear essas transações no ambiente do provedor. O HSBC reafirma o compromisso com a segurança de dados e está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações”, diz a instituição.

    A Artta comunicou que avisará seus clientes “assim que tiver uma posição oficial ou nova atualização sobre a retomada de conexão ao sistema Pix.

    A empresa ainda se dispôs a responder a dúvidas de clientes por meio do email suporte@artta.com.br. “Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e com a segurança dos recursos de nossos clientes.”

    Ataque hacker desviou R$ 710 milhões, diz empresa que liga instituições financeiras ao Pix

  • Quem é Tiago Scheuer, que será o novo âncora do Hora Um

    Quem é Tiago Scheuer, que será o novo âncora do Hora Um

    A saída de William Bonner do Jornal Nacional promoveu uma ‘dança das cadeiras’ no jornalismo da TV Globo

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Tiago Scheuer deixa a bancada do Bom Dia São Paulo para assumir a apresentação do Hora 1. A mudança, que também envolve Roberto Kovalick -até então titular do telejornal exibido de segunda a sexta, às 4h, na Globo-, ocorre após o anúncio da saída de William Bonner do Jornal Nacional, feito nesta segunda-feira (1º).

    Depois de 29 anos à frente do JN, Bonner passará a apresentar o Globo Repórter. No comando do telejornal noturno, César Tralli será o novo parceiro de Renata Vasconcellos, enquanto Kovalick seguirá para o Jornal Hoje.

    Natural de Jaraguá do Sul (SC), Scheuer nasceu em 16 de maio de 1983 e desde cedo demonstrou interesse pela área da comunicação. Formou-se em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde estudou entre 2001 e 2005.

    Ainda na faculdade, iniciou a carreira como gerente de promoções da Rádio Transamérica, em Balneário Camboriú. Pouco depois, atuou como repórter esportivo na Record entre 2006 e 2008. Em 2010, mudou-se para a Alemanha, onde trabalhou como correspondente no canal Deutsche Welle. No retorno ao Brasil, foi repórter da afiliada da Globo em Blumenau, a RBS TV. No mesmo ano, criou o canal Viajão, dedicado a dicas e experiências turísticas.

    Contratado pela Globo em maio de 2011, Scheuer se mudou para São Paulo e participou de diferentes telejornais da emissora, como Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal Nacional, além do Bom Dia São Paulo.

    No Instagram, onde reúne mais de 430 mil seguidores, mostra uma faceta leve e bem-humorada, autointitulando-se “estagiário de São Pedro” em referência às previsões do tempo. Apesar de discreto, compartilha bastidores do trabalho com jornalismo, reflexões, viagens, culinária e momentos pessoais, incluindo raros registros de amigos da época da faculdade e do seu cachorro caramelo, Farofa.

    Quem é Tiago Scheuer, que será o novo âncora do Hora Um