Categoria: ESPORTES

  • Oficial: AC Milan apresenta Ruben Amorim como novo treinador

    Oficial: AC Milan apresenta Ruben Amorim como novo treinador

    Ruben Amorim foi anunciado oficialmente nesta terça-feira como o novo técnico do AC Milan, encerrando um período de vários meses sem clube após sua saída do Manchester United.

    Depois de deixar a equipe da Premier League de forma um tanto inesperada, em janeiro de 2026, o treinador português chegou a ser especulado em diversas equipes inglesas e até mesmo no Benfica, possibilidade que foi descartada antes da investida do clube lisboeta por seu compatriota Marco Silva.

    Esta será, portanto, a segunda experiência internacional de Ruben Amorim. Antes disso, ele construiu praticamente toda a sua carreira em Portugal, com destaque para o trabalho realizado no Sporting, onde recolocou o clube entre os principais vencedores do futebol português.

    “Existem ambições que nos acompanham durante toda a carreira, e comandar o AC Milan sempre foi uma delas. Sei exatamente o que este clube representa: história, prestígio e uma extraordinária torcida espalhada pelo mundo. É um desafio que abraço com orgulho e entusiasmo, plenamente consciente do significado dessas cores. Mal posso esperar para começar e viver, todos os dias, a paixão que move o AC Milan”, declarou Ruben Amorim no momento da assinatura do contrato com os rossoneri.

    Um dos proprietários do clube italiano, Gerry Cardinale, afirmou que a contratação vinha sendo planejada há anos, desde a época em que o português comandava o Sporting.

    “Há vários anos acompanhamos o Ruben, e seu trabalho no Sporting foi extremamente impressionante, refletindo exatamente o estilo de jogo que buscamos. Ele é um dos treinadores mais preparados e inovadores da nova geração do futebol europeu — jovem, ambicioso e com uma identidade de jogo moderna, baseada no controle das partidas por meio da posse de bola, em um sistema de pressão avançado e em uma abordagem tática muito clara.

    Ruben acredita em um futebol ofensivo, com marcação alta e transições rápidas que favorecem a criação de gols. Sua filosofia está perfeitamente alinhada com a nossa visão. Além disso, suas qualidades de liderança e seu histórico no desenvolvimento de jogadores chamaram nossa atenção. Acreditamos no Ruben e estamos muito felizes em recebê-lo no clube”, afirmou Cardinale.

     

     


    Oficial: AC Milan apresenta Ruben Amorim como novo treinador

  • Neymar treina em campo com a Seleção pela primeira vez nos EUA; vídeo

    Neymar treina em campo com a Seleção pela primeira vez nos EUA; vídeo

    A Seleção Brasileira teve uma novidade importante no treinamento realizado nesta terça-feira, nos Estados Unidos. Pela primeira vez desde a apresentação do grupo para a disputa da Copa do Mundo, Neymar participou de atividades no gramado, dando mais um passo em seu processo de recuperação física.

    O camisa 10 esteve em campo, mas ainda não trabalhou com bola nem participou de atividades ao lado dos demais jogadores. Utilizando tênis, e não chuteiras, o atacante realizou apenas exercícios físicos supervisionados, marcando o início da transição entre o departamento médico e os treinamentos no gramado.

    As imagens do treino foram compartilhadas nos Instagram Stories do perfil da CBF. Pode ver o vídeo acima!

    A presença de Neymar trouxe otimismo, mas a comissão técnica mantém cautela em relação ao retorno do jogador às partidas. O objetivo é respeitar todas as etapas da recuperação para evitar riscos e garantir que ele volte em plenas condições. Por isso, uma possível participação no confronto contra o Haiti, marcado para sexta-feira pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, ainda é considerada improvável.

    A lesão na panturrilha direita, sofrida durante a derrota do Santos por 3 a 0 para o Coritiba, completa um mês nesta quarta-feira. Desde então, o atacante vinha realizando trabalhos específicos de recuperação.

    Até o treino desta terça-feira, Neymar permanecia em atividades internas no centro de treinamento, acompanhado por fisioterapeutas e preparadores físicos. Nos bastidores, a CBF destaca que o jogador não estava apenas tratando a lesão, mas também mantendo uma rotina de preparação física compatível com as limitações impostas pela recuperação da panturrilha.

    A preocupação da equipe responsável pelo atleta é preservar sua condição muscular durante o período de afastamento dos gramados. Agora, com o início das atividades em campo, o foco passa a incluir também a readaptação cardiovascular necessária para o retorno gradual às competições.

    O treinamento foi realizado com portões fechados para a imprensa, mas contou com uma presença especial. Familiares dos jogadores acompanharam as atividades e participaram de um almoço com a delegação após o encerramento do trabalho.

    O Brasil soma um ponto no Grupo C, mesma pontuação do Marrocos, e volta a jogar na próxima sexta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), diante do Haiti, em Filadélfia.

    Neymar treina em campo com a Seleção pela primeira vez nos EUA; vídeo

  • Romário manda recado para Fernanda Gentil após ‘climão’ na Copa; vídeo

    Romário manda recado para Fernanda Gentil após ‘climão’ na Copa; vídeo

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Romário elogiou a jornalista Fernanda Gentil após a polêmica durante a transmissão da estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo pela CazéTV.

    “Houve um ruído na imprensa em relação a neste domingo (14), que eu teria sido um pouco rude, um pouco grosso. Fernanda é uma das dez pessoas que mais conhece futebol no nosso país. Tenho um respeito muito grande por ela. Houve um desencontro porque, a gente começou falando, foi cortado, depois a gente volto. Resumindo, tem meu respeito, você é foda. É isso”, disse Romário, à Romário TV.

     

    O senador Romário viu que a sua atitude machista com a Fernanda Gentil pegou mal e colocou a culpa em um “ruído” da imprensa. Não foi ruído, senador Romário! Todos viram muito bem a sua atitude grosseira e sem o mínimo de decoro, ainda mais vinda de um senador. pic.twitter.com/TOCfnstSpM

    — Julio Freiress 🇧🇷 (@JFreiress_) June 15, 2026

    ” target=”_blank” rel=”noopener”>

     

     

    Romário respondeu Fernanda Gentil de forma ríspida, dando a entender que a repórter não entendia de futebol. O episódio aconteceu logo após a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, no empate por 1 a 1 com Marrocos, em transmissão pela CazéTV.

    Gentil questionou se o empate no primeiro jogo tinha um gosto de derrota. Em resposta, Romário disse: “Quem não conhece muito futebol vai ter esse pensamento que você tem”.

    HAHAHAHAHAHAHA não foi em campo mas já é a maior bicuda da Copa pic.twitter.com/mWiRsQMERS

     

    Fernanda Gentil diminuiu o episódio: “Não veio para o meu coração, não bateu em mim, não foi como pode ter parecido. Na hora, a gente está com ponto no ouvido, jogo, diretor falando, é muito barulho. Eu e o Romário já trabalhamos juntos em outras oportunidades e nos conhecemos pessoalmente. Não foi isso que ele quis dizer. Eu entendi que não foi desse jeito. Inclusive, a gente conversou antes (em off) que o empate seria quase uma derrota. Ele não quis dizer que eu não soubesse de futebol, mas que quem pensa assim não entende muito”, afirmou à CazéTV


    Romário manda recado para Fernanda Gentil após ‘climão’ na Copa; vídeo

  • Douglas Santos diz que Brasil não pode ter ‘soberba’ diante do Haiti

    Douglas Santos diz que Brasil não pode ter ‘soberba’ diante do Haiti

    NOVA JERDEY, EUA (FOLHAPRESS) – Surpresa entre os titulares na estreia do Brasil na Copa do Mundo, Douglas Santos foi um dos poucos com atuação destacada no decepcionante empate com Marrocos, por 1 a 1, no último sábado (13).

    Agora com a sua provável permanência na equipe para o duelo diante do Haiti, na próxima sexta-feira (19), o lateral esquerdo pede que seus companheiros não tenham “soberba” diante do adversário considerado o mais frágil do Grupo C.

    “Se a gente quiser vencer o próximo jogo, vamos ter que jogar muito mais do que jogamos na estreia, com o Marrocos”, disse o jogador do Zenit, da Rússia. “Nosso primeiro pensamento tem que ser vencer. Não podemos ter soberba e falar que, porque é o Haiti, nós vamos golear. Temos que ter humildade”, acrescentou.

    Diante dos marroquinos, Douglas Santos teve postura semelhante. Assim, ele se saiu bem na defesa e no ataque. De acordo com as estatísticas oficiais da partida, foi o jogador brasileiro com mais infiltrações pelos lados do campo, com 18 tentativas bem-sucedidas de um total de 22. Na defesa, também foi bem na marcação de Hakimi, principal estrela marroquina, que acabou com atuação discreta diante da marcação do lateral brasileiro.

    Depois do empate na estreia, o Brasil aparece na terceira colocação de sua chave no Mundial, atrás dos marroquinos por um dos critérios de desempate. Os brasileiros acumularam dois cartões amarelos no jogo (Casemiro e Ibañez), enquanto a seleção africana passou o jogo ilesa de punições.

    Assim, o time do técnico Carlo Ancelotti termina a primeira rodada na terceira colocação, à frente apenas do Haiti, que não pontuou. Daí a importância de construir uma boa vantagem no saldo de gols já a partir da segunda rodada da fase de grupos, já que o Brasil encerra sua participação na primeira jornada da Copa diante da Escócia, líder da chave, que venceu os haitianos por 1 a 0 na estreia.

    Os critérios de desempate desta edição do Mundial têm uma diferença em relação a edições anteriores por acabar com o sorteio. Agora, se houver empate inclusive nos critérios de fair play, como os cartões amarelos e vermelhos, a definição será feita pelo ranking da Fifa. O mais bem colocado avança.

    Douglas Santos diz que Brasil não pode ter ‘soberba’ diante do Haiti

  • João Fonseca perde para número 59 do mundo e cai na primeira fase em Halle

    João Fonseca perde para número 59 do mundo e cai na primeira fase em Halle

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – João Fonseca perdeu para o alemão Yannick Hanfmann, número 59 do mundo, por 2 sets a 0 (duplo 6/2), e foi eliminado na primeira rodada do ATP 500 de Halle, na Alemanha. A partida durou apenas uma hora e seis minutos.

    Yannick Hanfmann quebra o saque de João Fonseca duas vezes e vence primeiro set por 6 a 2. Fonseca abriu o jogo sacando e foi quebrado logo de cara. O alemão sacou, confirmou seu serviço e voltou a quebrar o saque do brasileiro. O alemão ficou com 4 a 0 a seu favor, e não teve grandes dificuldades para fechar o set.

    Hanfmann volta a quebrar João duas vezes, e fecha o jogo com mais um 6 a 2. O brasileiro teve um início melhor e confirmou seus dois primeiros saques, mas Hanfmann dominou a partida do início ao fim e foi muito melhor na disputa dos pontos. O jogo estava empatado em 2 a 2, mas o alemão quebrou João duas vezes, confirmou seus saques e fechou o jogo com um novo 6/2.

    Essa foi a primeira partida em simples na grama que João Fonseca jogou na temporada. O brasileiro não conseguiu emplacar bons momentos na partida, como foi em Roland Garros, e mostrou problemas de adaptação com a troca do saibro para a grama.

    João Fonseca volta à quadra nesta terça-feira, por volta das 12h (de Brasília), para disputar a chave de duplas ao lado do alemão Daniel Altmaier. A dupla havia sido eliminada na última rodada do qualifying, mas herdou uma vaga na chave principal como lucky loser após a desistência de Nick Kyrgios, que se retirou do torneio devido a uma lesão no joelho direito.

    O termo lucky loser é usado para um tenista que perdeu na fase de qualifying, mas que consegue uma vaga na chave principal da competição para substituir um jogador lesionado ou que desistiu do torneio.

    E AGORA?

    O próximo compromisso de João Fonseca na chave simples é o ATP 250 de Eastbourne, no Reino Unido, que é mais um torneio de preparação para Wimbledon.

    O qualificatório do torneio já tem início no próximo sábado (20).

    João Fonseca perde para número 59 do mundo e cai na primeira fase em Halle

  • Com país fora da disputa, goleiro da Nigéria é eleito ‘o mais bonito da Copa’ por brasileiros

    Com país fora da disputa, goleiro da Nigéria é eleito ‘o mais bonito da Copa’ por brasileiros

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O goleiro nigeriano Maduka Okoye, 26, nem precisou entrar em campo para virar assunto durante a Copa do Mundo de 2026, que acontece nos Estados Unidos, Canadá e México.

    Embora a Nigéria não esteja disputando o torneio, o jogador da Udinese, da Itália, virou fenômeno entre os brasileiros e passou a ser chamado nas redes de “o goleiro mais bonito da Copa”.

    A repercussão ganhou força após uma publicação da página Africanize no Instagram exaltando Okoye. Nos comentários, nomes como Luana Piovani, Giovanna Fagundes, Paula Lima e Simony elogiaram o atleta.

    A partir daí, o perfil do goleiro foi tomado por brasileiros, que inundaram suas fotos com mensagens em português, elogios e brincadeiras. O sucesso foi tamanho que o nome do nigeriano entrou entre os assuntos mais comentados do X (antigo Twitter).

    “Descobri que a Nigéria nem está na Copa e mesmo assim já sou fã do goleiro”, escreveu um usuário. “O verdadeiro campeão da beleza da Copa”, brincou outro. Também não faltaram comentários afirmando que o arqueiro “venceu o torneio sem jogar um minuto sequer”.

    Nascido na Alemanha e filho de pai nigeriano e mãe alemã, Okoye defende a seleção da Nigéria desde 2019. Com 1,98 metro de altura, iniciou a carreira nas categorias de base do Borussia Mönchengladbach, passou pelo Sparta Rotterdam, da Holanda, e defende atualmente a Udinese, da série A italiana.

    Com país fora da disputa, goleiro da Nigéria é eleito ‘o mais bonito da Copa’ por brasileiros

  • Veja os jogos de terça na Copa do Mundo; Argentina e França estreiam

    Veja os jogos de terça na Copa do Mundo; Argentina e França estreiam

    As atuais campeã e vice-campeã do mundo, Argentina e França, estrearão nesta terça-feira (16), jogando pelos grupos J e I, respectivamente.

    A França será a primeira a entrar em campo, às 16h, contra o Senegal, em Nova Jersey. Já a equipe argentina jogará às 22h, contra a Argélia, em Kansas City.

    Mais cedo, às 19h, também pelo Grupo I, o Iraque encara a Noruega, em Boston.A rodada será encerrada na madrugada da quarta-feira (17), com a segunda partida pelo Grupo J, disputada entre Áustria e Jordânia. O jogo será à 1h da manhã, em São Francisco.

    Jogos desta terça-feira (horário de Brasília)

    16h — França x Senegal
    19h — Iraque x Noruega
    22h — Argentina x Argélia
    1h (quarta-feira) — Áustria x Jordânia

    Grupo I

    Uma das equipes favoritas para conquistar a Copa do Mundo é a França, cabeça de chave do Grupo I. Ela terá, à frente, uma das principais forças do futebol africano: o Senegal, com um time organizado defensivamente, de muita força física e velocidade de transição.

    Com um histórico de duas Copas conquistadas (1998 e 2018), a França conta com um elenco bastante qualificado e experiente. A equipe tem, como destaques, dois dos melhores jogadores da atualidade: Kylian Mbappé e Ousmane Dembelé, o que garante grande potencial ofensivo.

    Iraque e Noruega completam o grupo. Enquanto o Iraque é apontado como azarão do grupo, a Noruega surge como candidata, ao lado do Senegal, à classificação no segundo lugar da chave.

    Durante as eliminatórias, os nórdicos apresentaram um futebol competitivo e de grande eficiência no ataque, com destaque para o goleador Erling Haaland.

    Já o Iraque está de volta a uma Copa do Mundo depois de 40 anos. A última foi em 1986, disputada no México, onde foi eliminado na fase de grupos após três derrotas.

    Grupo J

    No Grupo J, a atual campeã mundial, Argentina, é considerada favorita absoluta para terminar a fase de grupos na primeira colocação. Com uma equipe experiente em jogos decisivos e organizada taticamente, ela manteve a base da equipe que conquistou a Copa de 2022 no Catar.

    A expectativa é de que a segunda vaga do grupo fique entre Áustria e Argélia, adversária de hoje dos argentinos na primeira rodada da chave.

    Os argelinos entram em campo na esperança de, no caso de empate, obter um ponto diante de um adversário tido como superior. Ou, pelo menos, evitar uma goleada da Argentina e, dessa forma, tentar se classificar pelo saldo de gols.

    Fechando o grupo, a Jordânia, adversária da Áustria nesta rodada, corre por fora, sem grandes expectativas. A tendência para a partida de hoje é de que a Áustria exerça pressão contra o adversário tecnicamente mais fraco, também na busca por um saldo de gols que a favoreça na disputa pela classificação para a segunda fase.

    Veja os jogos de terça na Copa do Mundo; Argentina e França estreiam

  • Neymar faz novo exame e segue sem treinar na seleção brasileira

    Neymar faz novo exame e segue sem treinar na seleção brasileira

    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, por meio da assessoria de imprensa, que o atacante Neymar foi submetido, nesta segunda-feira (15), a outro exame de controle.

    O procedimento faz parte do processo de recuperação do camisa 10, que trata uma lesão grau dois na panturrilha direita que o impossibilita de ir a campo – mesmo para treinar – desde a convocação para a Copa do Mundo, nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

     
    O atleta de 34 anos ficou novamente fora de um trabalho de campo da seleção brasileira no Columbia Park, centro de treinamento do New York Red Bulls, em Morristown. A presença do atacante no jogo de sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Haiti, na Filadélfia, pela segunda rodada do Grupo C, é incerta e cada vez mais improvável, apesar da expectativa, reconhecida pelo técnico Carlo Ancelotti na última semana, de poder contar com o jogador.

    Desde que se apresentou à seleção brasileira, no último dia 27 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), Neymar realizou apenas sessões de fisioterapia e atividades de fortalecimento e preparação física. Quando questionados sobre o estágio da recuperação do atacante, CBF e Ancelotti têm dito apenas que ele está “evoluindo bem”. 

    Ainda em Teresópolis, Neymar realizou um exame de ressonância magnética que confirmou a gravidade da lesão na panturrilha. No último dia 17, ou seja, dez dias antes de ele se apresentar na Granja Comary, o Santos informou que o atacante tinha somente um edema, por conta de uma “leve pancada” sofrida na derrota por 3 a 0 para o Coritiba, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.

    Posteriormente, o clube paulista comunicou que Neymar estaria “apto a voltar às atividades” até 31 de maio. O médico da CBF, Rodrigo Lasmar, porém, informou que o camisa 10 ainda precisaria de um tempo de recuperação entre duas e três semanas. O prazo termina nesta quarta-feira (17).O Brasil estreou na Copa do Mundo com um empate por 1 a 1 com Marrocos no sábado (13), em Nova Jersey. As duas seleções somam um ponto. Na ocasião, Neymar ficou no banco de reservas e apoiou os companheiros durante a partida.

    A liderança do Grupo C é da Escócia, que, no mesmo dia, venceu o Haiti por 1 a 0 em Boston. Os europeus têm três pontos, enquanto os caribenhos permanecem zerados.

    Neymar faz novo exame e segue sem treinar na seleção brasileira

  • Uruguai arranca 1 a 1 com Arábia Saudita em estreia do Grupo H da Copa

    Uruguai arranca 1 a 1 com Arábia Saudita em estreia do Grupo H da Copa

    O Uruguai entrou em campo como favorito contra a Arábia Saudita na estreia pelo Grupo H da Copa do Mundo, no Estádio de Miami (Estados Unidos), mas quem abriu o placar foram os Falcões Verdes (apelido da seleção saudita) aos 41 minutos, com gol de Al-Amir. Depois do intervalo, a Celeste Olímpica pressionou até arrancar o empate, com gol de Maxi Araújo, aos 34 minutos. Os uruguaios pressionaram até o último minutos em busca da virada, mas o jogo terminou mesmo empatado, muito em parte pela atuação excepcional do goleiro Al-Owais.

    No primeiro tempo, a seleção uruguaia quase abre o placar aos quatro minutos. A jogada começou com Viña que avançou do lado esquerdo, ganhou da marcação e tocou com para Maxi Araújo na entrada da grande área. O camisa 20 chutou certeiro, mas o goleiro saudita atento fez ótima defesa.O jogo seguiu cauteloso, com erros de lado a lado. Até que aos 17 minutos, a seleção saudita teve a primeira chance de abrir o  marcador. O meio-campista Salem Al-Dawsari interceptou a saída errada de bola dos uruguaios, avançou e chutou forte da entrada da área, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 29 minutos, a Celeste voltou a atacar com Varela, pelo lado direito. O lateral triangulou com Betancur, que mandou a bola para a grande área. No bate-rebate, a bola sobrou para Vinãs, que chutou certeiro. O goleiro Al-Owais defendeu, mas já não valia nada, porque a arbitragem anotou uma falta.

    Os 15 minutos finais foram de pressão total dos Falcões Verdes e quem brilhou foi o goleiro uruguaio Muslera. Primeiro socou a bola para longe na cobrança de falta do camisa 7 Al-Juwayr. Na sequência, aos 37 minutos, novamente o centroavante saudita teve a chance de abrir o placar, após bola de escanteio na área. Al-Juwayr dominou e chutou certeiro, mas Muslera fez linda defesa. Quatro minutos depois, saiu o gol saudita, após escanteio cobrado por Al-Juwayr, na medida para Kanno cabecear com perigo. Muslera ainda foi na bola, mas deu rebote, e Al-Amir aproveitou pare empurrar o fundo da rede.

    Em desvantagem, os uruguaios pressionaram nos minutos finais. Aos 44 minutos, Araújo cobrou falta dentro da área para Viñas, que cabeceou com perigo, mas o goleiro Al-Owais evitou o gol.

     

     

    Após o intervalo, os sauditas se fecharam na defesa ao passo que os uruguaios partiram com tudo para o ataque em busca do empate. A Celeste comandada pelo técnico argentino Bielsa enfileirou chances. A primeira delas aos quatro minutos: : Araújo cobrou escanteio direto para Viñas cabecear para o gol, mas a bola acabou saindo. Dez minutos depois, Ugarte desferiu um chute rasteiro, da entrada da área, e acertou a trave direita do goleiro Al-Owais, o grande destaque saudita na etapa final.

    Aos 21 minutos, o arqueiro saudita voltou a brilhar, ao evitar o gol em cobrança de falta de Valverde. Os Falcões Verdes se defenderam a maior parte do segundo tempo. Mas não teve jeito e a pressão da Celeste se materializou no gol de empate ao 34 minutos. A jogada começou após cruzamento dentro da área para Viñas, que cabeceou com efeito para o chão. O goleiro Al-Owais chegou a ir na bola, mas deu rebote e Maxi Aráujo aproveitou para empurrar para o fundo da rede. Tudo igual no Estádio de Miami.

    O jogo seguiu eletrizante até o final. Os uruguaios queriam virar o placar e por pouco não conseguem. Aos 38 minutos, o atacante Bryan Rodríguez avança pela esquerda, ajeita e solta uma bomba. A bola passa muito perto do gol. Aos 41 minutos, foi a vez dos sauditas quase desempatarem. Abdulhamid disparou com a bola do meio campo até chutar com perigo da entrada da área. Foi por pouco: a bola foi para fora, mas passou rente ao travessão. O ímpeto saudita parou por aí:

    Nos minutos finais, com sete de acréscimo, o Uruguai foi incansável em busca da vitória. Aos 47 minutos, Valverde mandou uma bomba de fora da área, e o goleiro Al-Owais defendeu com categoria. Dois minutos depois, após escanteio, Cáceres chutou forte, mas a bola foi para fora. E o jogo terminou mesmo em 1 a 1.


    Uruguai arranca 1 a 1 com Arábia Saudita em estreia do Grupo H da Copa

  • Tuma reassume Conselho do Corinthians mesmo após revisão de sentença

    Tuma reassume Conselho do Corinthians mesmo após revisão de sentença

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Romeu Tuma Júnior retomou nesta segunda-feira (15) a presidência do Conselho Deliberativo do Corinthians, após dois meses licenciado do cargo. A decisão foi comunicada aos conselheiros por meio de uma nota oficial enviada pelo dirigente -que ficará disponível ao fim da matéria.

    O retorno ocorre em meio a recentes decisões judiciais sobre a validade da reunião do Conselho que discutiu seu afastamento cautelar e a disputas internas relacionadas à reforma do estatuto do clube.

    Romeu Tuma Júnior havia se licenciado da presidência do Conselho em 13 de abril, após uma liminar suspender a assembleia geral de associados que votaria mudanças no estatuto do Corinthians.

    Na ocasião, o dirigente afirmou que sua permanência no cargo vinha sendo usada como justificativa para impedir a realização da votação. Ele também acusou o presidente do clube, Osmar Stabile, de atuar para barrar o processo.

    Ao anunciar o retorno, Tuma disse que reassume a função com foco na condução institucional do Corinthians e na retomada de pautas consideradas prioritárias, como a reforma estatutária e a organização do processo eleitoral.

    O dirigente também informou que não responde a nenhum procedimento na Comissão de Ética do clube. Na mesma comunicação, afirmou que não pretende assumir a presidência do Corinthians durante eventual ausência de Osmar Stabile e defendeu a necessidade de “serenidade” e “responsabilidade institucional” no atual momento.

    DECISÕES DA JUSTIÇA

    A volta de Tuma ao comando do Conselho acontece após uma sequência de decisões judiciais relacionadas à reunião do órgão realizada em 23 de março, quando foi discutido seu afastamento.

    Em 12 de junho, a juíza Luciana Carone Nucci Eugênio Mahuad proferiu sentença apontando irregularidade formal na convocação do encontro. Segundo a magistrada, em documento no qual a reportagem teve acesso, a convocação feita pelo presidente da diretoria não observou o rito previsto no estatuto, que exige requerimento prévio ao presidente do Conselho Deliberativo.

    De acordo com a decisão, a ausência desse procedimento configuraria vício formal capaz de fundamentar a anulação do ato.

    No entanto, um dia depois, em 13 de junho, a própria juíza tornou a sentença sem efeito. O despacho, que também foi obtido pela reportagem, apontou que a decisão não poderia ter sido proferida sem a manifestação prévia da parte interessada, no caso o Corinthians, e determinou a intimação do clube para apresentação de defesa no prazo de dez dias.

    POSIÇÃO DE TUMA

    Romeu Tuma Júnior afirmou que as decisões judiciais não influenciaram sua decisão de retornar ao cargo. Em contato com a reportagem, o dirigente declarou que respeita a medida adotada pela Justiça, mas entende que as conclusões apontadas na sentença permanecem válidas.

    “Respeito integralmente a decisão que entendeu pela suspensão da sentença para cumprimento de formalidade. Tal fato não altera as conclusões obtidas na decisão”, afirma Tuma, à reportagem.

    Tuma também argumentou que a irregularidade na convocação da reunião já havia sido apontada por órgãos internos do clube, como a Comissão de Justiça e a Comissão de Ética, entendimento que, segundo ele, foi posteriormente corroborado pela decisão judicial.

    ENTENDA O CASO

    A crise institucional teve início em março, durante uma reunião do Conselho Deliberativo destinada à votação da reforma do estatuto. O encontro foi marcado por trocas de acusações entre dirigentes, bate-boca e acabou encerrado sem uma definição sobre o tema.

    Dias depois, os conselheiros aprovaram o afastamento cautelar de Romeu Tuma. A validade da decisão passou a ser questionada internamente.

    Mesmo após o afastamento, Tuma manteve a convocação da assembleia geral de associados para deliberar sobre a reforma estatutária. A proposta prevê, entre outros pontos, o direito de voto do Fiel Torcedor e a possibilidade de transformação do clube em SAF.

    Inicialmente marcada para abril, a assembleia foi suspensa por decisão judicial e remarcada para 20 de junho, sob condução interina do vice-presidente do Conselho Deliberativo, Leonardo Pantaleão.

    NOTA DE TUMA AOS CONSELHEIROS

    “Prezados(as) Conselheiros(as), boa tarde!

    Após o período de licença do cargo, durante o qual acompanhei atentamente e avaliei a situação do Clube, retorno à Presidência do Conselho Deliberativo com a convicção de que o momento exige serenidade, responsabilidade institucional e senso de urgência.

    Informo que tive o cuidado de consultar formalmente a existência de eventuais denúncias contra mim na Comissão de Ética. Apesar das especulações e interpretações veiculadas publicamente desde março deste ano, não há qualquer procedimento formal instaurado, ou seja, não há nada que sustente as versões de que eu teria sido afastado ou de que teria exercido qualquer tipo de pressão indevida sobre a Diretoria Executiva. Acrescento que a decisão proferida na última sexta-feira pela juíza da 1ª Vara de Registros Públicos nada tem a ver com minha decisão, que já estava tomada. Seria desnecessário dizer, mas ressalto mesmo assim, que não pretendo de forma alguma assumir a presidência do clube durante a viagem do presidente Osmar Stabile no exercício de suas funções. Portanto, reassumo minhas funções na Presidência do Conselho Deliberativo, conclamando todos os seus Membros a dar prioridade máxima à vida institucional do clube:

    1. Reunir todos os esforços necessários para unir o Corinthians em torno da votação da Reforma do Estatuto, de modo que a Assembleia Geral dos associados seja realizada em clima de ordem e o resultado das urnas seja respeitado institucional e juridicamente;

    2. Contribuir para uma pacificação institucional, a qual tenho certeza ser do interesse de todos, e para a plena normalidade dos trabalhos da Comissão Eleitoral, tendo em vista o pleito presidencial e de renovação deste Conselho Deliberativo, em novembro próximo.

    Como sempre, contarei com a colaboração dos(as) conselheiros(as) vitalícios e trienais comprometidos com o interesse maior do Sport Club Corinthians Paulista.

    Respeitosamente,

    Romeu Tuma Junior”.

    Tuma reassume Conselho do Corinthians mesmo após revisão de sentença