Categoria: ESPORTES

  • Seleção da Costa Rica corta três jogadores após confusão com tiros

    Seleção da Costa Rica corta três jogadores após confusão com tiros

    A seleção da Costa Rica vive uma nova crise fora de campo após três jogadores serem retirados da convocação para os amistosos contra Colômbia e Inglaterra por envolvimento em um episódio de indisciplina que terminou com disparos de arma de fogo.

    A Federação Costarriquenha de Futebol (FCRF) anunciou a exclusão de Kenneth Vargas, Warren Madrigal e Alejandro Bran da lista de convocados para os compromissos de junho. Segundo informações divulgadas pela imprensa local e pela ESPN, os atletas teriam se envolvido em uma confusão na madrugada de segunda-feira (25), em Los Yoses, bairro localizado na capital San José.

    De acordo com os relatos, uma discussão ocorrida em via pública teria evoluído para um confronto mais grave. Durante o incidente, o veículo de Alejandro Bran foi atingido por diversos tiros disparados por uma arma de fogo.

    Embora a federação não tenha detalhado oficialmente o episódio, a entidade informou que a decisão foi tomada em razão de comportamentos incompatíveis com as regras e os valores exigidos dos atletas que representam o país.

    Em nota, a FCRF destacou que disciplina e respeito às normas são princípios fundamentais de todas as seleções nacionais.

    “A Federação Costarriquenha de Futebol informa que a comissão técnica da seleção nacional decidiu excluir os jogadores Kenneth Vargas e Warren Madrigal da atual concentração. A decisão está alinhada às diretrizes estabelecidas para todos os integrantes das seleções nacionais”, afirmou a entidade.

    Em comunicado separado, a federação confirmou também o desligamento de Alejandro Bran do grupo convocado para os amistosos.

    “Foi determinado que, neste momento, não existem as condições necessárias para sua permanência na equipe”, informou a FCRF.

    As consequências para os jogadores não ficaram restritas à seleção. O Alajuelense, um dos principais clubes da Costa Rica, anunciou a suspensão imediata de Alejandro Bran e Kenneth Vargas enquanto o caso é analisado internamente.

    O episódio aumenta a pressão sobre o futebol costarriquenho, que atravessa um momento delicado após não conseguir a classificação para a Copa do Mundo de 2026.

    Os amistosos contra Colômbia e Inglaterra fazem parte da preparação da seleção para os próximos compromissos internacionais. As partidas estão marcadas para os dias 1º e 10 de junho, respectivamente, em Bogotá, na Colômbia, e Orlando, nos Estados Unidos.

    Até o momento, nem os jogadores nem seus representantes se pronunciaram publicamente sobre o caso.

    Após confirmação de lesão muscular de grau 2 na panturrilha, atacante será reavaliado até 12 de junho. Comissão técnica de Carlo Ancelotti espera contar com o camisa 10 a partir da segunda rodada da Copa do Mundo

    Notícias ao Minuto | 04:30 – 29/05/2026

    Seleção da Costa Rica corta três jogadores após confusão com tiros

  • Palmeiras goleia Junior com Flaco garçom e vai às oitavas da Libertadores

    Palmeiras goleia Junior com Flaco garçom e vai às oitavas da Libertadores

    (UOL/FOLHAPRESS) – O Palmeiras venceu o Junior Barranquilla por 4 a 1, na noite desta quinta-feira (28), no Allianz Parque, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, e garantiu sua classificação para as oitavas de final.

    Arias (2), Allan e Andreas Pereira marcaram os gols da vitória palmeirense. 

    Flaco López, convocado pela seleção argentina para a disputa da Copa do Mundo, também se destacou com três assistências – ele não deu um passe direto para o gol de Allan, mas foi o último a tocar na bola no lance e ganhou a estatística. Luis Muriel descontou para a equipe colombiana.

    O Alviverde avança como segundo colocado no Grupo F com 11 pontos. O Cerro venceu o Sporting Cristal e terminou como líder com 13, os peruanos ficaram em terceiro com 6 (e a vaga nos playoffs da Sul-Americana), e o Junior terminou na lanterna com 4.

    Os confrontos das oitavas serão definidos por sorteio. O Palmeiras enfrentará uma das equipes que terminaram na liderança de seus grupos.

    A partida marcou a despedida dos atletas convocados para a Copa do Mundo. 

    Flaco López e Arias já foram chamados, e Gustavo Gómez, Maurício, Sosa e Emiliano Martínez vivem a expectativa de convocação.

    O Palmeiras faz seu último compromisso antes da parada para a Copa do Mundo no domingo (31), às 16h (de Brasília), contra a Chapecoense, mais uma vez no Allianz Parque, pelo Brasileirão.

    LANCES IMPORTANTES

    Junior Barranquilla chega com muito perigo. Logo no primeiro minuto de jogo, Chará recebeu lançamento dentro da área, limpou a marcação e cruzou para Rivas, de frente para o gol. O volante finalizou muito mal e perdeu grande chance.

    Arias abre o placar para o Palmeiras. Aos 5 minutos do 1º tempo, Flaco López driblou Pestaña pelo lado esquerdo e avançou pelo corredor. O camisa 42 cruzou para dentro da área e deixou Arias cara a cara com o goleiro, que não perdoou. 1 a 0.

    Luis Muriel empata para o Junior. Aos 35, Jermein Peña recebeu lançamento pelo lado direito do campo de ataque e cruzou para Muriel dentro da área. O camisa 10 finalizou de primeira, rasteiro, e Carlos Miguel não conseguiu fazer a defesa. 1 a 1.

    Flaco López para no travessão. Aos 38, Giay fez cruzamento na medida para Flaco na segunda trave, o atacante cabeceou e a bola explodiu no travessão.

    Allan recoloca o Palmeiras na frente do placar. Aos 39, Flaco tabelou com Arthur pelo lado esquerdo, deixou dois zagueiros no chão, e foi travado na hora da finalização. A bola sobrou para Allan, livre dentro da área, que não perdoou. 2 a 1.

    Arias faz o terceiro do Palmeiras. Aos 44, Arias fez o seu segundo gol no jogo com mais uma assistência de Flaco López. O argentino recebeu bola na intermediária, arrastou dois marcados para dentro da área e deixou Arias completamente livre de frente para o gol, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.

    Andreas marca o quarto gol do Palmeiras. Aos 5 minutos do 2º tempo, Murilo avançou com a bola dominada e achou passe para Andreas Pereira na intermediária. O camisa 8 carregou sem ser pressionado e arriscou um chute cruzado de fora da área com a perna esquerda e o goleiro não alcançou. 4 a 1.

    PALMEIRAS
    Carlos Miguel; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Arthur; Emiliano Martínez, Marlon Freitas (Luis Pacheco) e Andreas Pereira (Lucas Evangelista); Allan (Maurício), Arias (Felipe Anderson) e Flaco López (Paulinho). T.: Abel Ferreira.

    JUNIOR BARRANQUILLA
    Silveira; Herrera, Peña, Pestaña (Canchimbo), Monzón (Rivera) e Guerrero; Ángel, Rivas (Castrillón) e Chará (Juan Ríos); Paiva (Sarmiento) e Luis Muriel. T.: Ariel Holan.

    Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
    Árbitro: Cristian Garay (CHI)
    Assistentes: José Retamal (CHI) e Miguel Rocha (CHI)
    VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)
    Gols: Arias, aos 5 minutos do 1º tempo e aos 44 minutos do 1º tempo, Allan, aos 39 minutos do 1º tempo, e Andreas Pereira, aos 5 minutos do 2º tempo (PAL); Luis Muriel, aos 35 minutos do 1º tempo (JUN)
    Cartões amarelos: Ríos, Pestaña e Chará (JUN)

    Atacante do Arsenal reconheceu a força do atual campeão europeu, mas afirmou que o time inglês chega confiante para a decisão em Budapeste. Alemão também relembrou lesões e apontou derrota para o City como ponto de virada da temporada

    Notícias ao Minuto | 05:30 – 29/05/2026

    Palmeiras goleia Junior com Flaco garçom e vai às oitavas da Libertadores

  • Kai Havertz aquece a final da Champions: “Vamos derrotar o PSG”

    Kai Havertz aquece a final da Champions: “Vamos derrotar o PSG”

    Às vésperas da final da Liga dos Campeões, o atacante Kai Havertz demonstrou confiança no Arsenal e afirmou que a equipe inglesa tem condições de derrotar o Paris Saint-Germain na decisão marcada para este sábado, em Budapeste, na Hungria.

    O confronto será disputado na Puskás Arena e colocará frente a frente dois dos principais times do futebol europeu. De um lado, o PSG chega como atual campeão da competição e também embalado por mais uma conquista do Campeonato Francês. Do outro, o Arsenal tenta coroar uma temporada histórica após encerrar um jejum de 22 anos sem conquistar a Premier League.

    Em entrevista ao portal The Athletic, Havertz reconheceu a força do adversário, mas deixou claro que acredita no potencial dos Gunners para conquistar o título europeu.

    “O PSG venceu a Liga dos Campeões no ano passado, então provavelmente foi o melhor time da Europa. Eles tiveram mais uma temporada incrível. Mas nós também chegamos à final com muita confiança”, afirmou.

    Segundo o alemão, a evolução da equipe nos últimos anos e a recente conquista do Campeonato Inglês fortaleceram o grupo para enfrentar qualquer adversário.

    “Estamos competindo no mais alto nível há várias temporadas e finalmente conseguimos conquistar a Premier League. Isso nos dá ainda mais confiança. Não importa quem seja apontado como favorito. Vamos entrar em campo para vencer”, declarou.

    Havertz também destacou um momento considerado decisivo para a trajetória do Arsenal na temporada: a derrota para o Manchester City na final da Copa da Liga Inglesa, disputada em março.

    Na ocasião, os londrinos perderam por 2 a 0 em Wembley. Para o atacante, aquele resultado serviu como um ponto de virada dentro do elenco.

    “Aquela derrota foi muito importante. Sentimos que poderíamos ter jogado melhor e percebemos que ainda tínhamos muito a oferecer. Todos precisaram reagir e voltar mais fortes”, explicou.

    Segundo ele, a pausa para a Data Fifa que ocorreu logo depois ajudou o grupo a reorganizar as ideias e recuperar a confiança.

    “Depois daquele momento, as coisas começaram a mudar. Tivemos mais sucesso e conseguimos crescer como equipe. Perder uma final sempre machuca, mas conseguimos nos levantar e conquistar o campeonato. Isso foi muito importante para nós”, acrescentou.

    O jogador também falou sobre as dificuldades que enfrentou durante a temporada por causa de problemas físicos. Havertz passou por duas cirurgias e ficou semanas afastado dos gramados.

    “O período mais difícil foi quando estava lesionado. Depois das cirurgias, fiquei muito tempo sem poder treinar, correr ou até mesmo caminhar normalmente. É uma situação complicada para qualquer atleta”, contou.

    Segundo o atacante, a recuperação ganhou outro significado no momento em que voltou a pisar em um campo de futebol.

    “Quando você volta a sentir a grama, coloca as chuteiras novamente e participa dos treinos, tudo muda. Esse é sempre o momento mais especial da recuperação”, afirmou.

    Havertz ainda agradeceu o apoio recebido dos companheiros de equipe e da comissão técnica durante o período de recuperação.

    “Todos me ajudaram a acreditar novamente e a voltar ao meu melhor nível. A partir de janeiro, muita gente me lembrava que ainda havia muito futebol pela frente. Isso me deu motivação para continuar trabalhando. Lesões nunca são fáceis, mas estou muito feliz por estar de volta”, concluiu.

    Um dos destaques da lista é o atacante Flaco López, do Palmeiras seu colega Giay, por outro lado, não foi selecionado. O ídolo Lionel Messi também está confirmado para disputar a sua sexta Copa, afastando rumores de ausência por opção pessoal

    Folhapress | 22:35 – 28/05/2026

    Kai Havertz aquece a final da Champions: “Vamos derrotar o PSG”

  • Neymar tem prazo para escapar de corte na Seleção; veja a data

    Neymar tem prazo para escapar de corte na Seleção; veja a data

    A permanência de Neymar na lista da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 passou a depender da evolução de sua recuperação nas próximas semanas. Após a confirmação de uma lesão muscular de grau 2 na panturrilha direita, a comissão técnica comandada por Carlo Ancelotti definiu uma data-limite para avaliar a situação do atacante.

    Segundo informações divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, Neymar terá até o dia 12 de junho para demonstrar condições de seguir no grupo que disputará o Mundial. A data também representa o último prazo para que a Seleção faça uma substituição por motivo médico antes do início da competição.

    A expectativa da comissão técnica é que o camisa 10 consiga se recuperar a tempo de atuar na segunda rodada da fase de grupos, contra o Haiti, marcada para 19 de junho.

    Por outro lado, Neymar já é considerado desfalque certo para os amistosos diante de Panamá, no dia 31 de maio, e Egito, em 6 de junho, além da estreia da Seleção na Copa do Mundo, contra o Marrocos, em 13 de junho.

    Caso os exames e avaliações médicas indiquem que o atacante não terá condições de entrar em campo contra o Haiti, a tendência é que Carlo Ancelotti opte pelo corte do jogador e convoque um substituto para a sequência do torneio.

    A situação ganhou novos contornos nesta quinta-feira (28), após o médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, revelar que Neymar sofreu uma lesão muscular de grau 2 na panturrilha direita. O diagnóstico contradiz a versão inicialmente divulgada pelo Santos, que tratava o problema apenas como um edema.

    O atacante de 34 anos passou por exames complementares em uma clínica de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, após se apresentar à Granja Comary na quarta-feira (27). Os resultados apontaram uma lesão mais significativa, com ruptura parcial das fibras musculares, o que exige um período maior de recuperação.

    A evolução clínica do jogador será monitorada diariamente pela equipe médica da CBF, que trabalha com cautela para definir se Neymar terá condições de participar da Copa do Mundo.

    Exames feitos pela CBF apontam ruptura parcial de fibras musculares na panturrilha direita. Ortopedista afirma que atacante precisa de quatro a seis semanas para jogar em alto nível

    Folhapress | 19:23 – 28/05/2026

    Neymar tem prazo para escapar de corte na Seleção; veja a data

  • Sul-Americana: veja os confrontos dos playoffs, data e horário de sorteio das oitavas de final

    Sul-Americana: veja os confrontos dos playoffs, data e horário de sorteio das oitavas de final

    Os confrontos dos playoffs da Copa Sul-Americana foram definidos nesta quinta-feira (28), após o encerramento da fase de grupos da competição e também da Libertadores. Santos, Grêmio, Vasco e Red Bull Bragantino seguem vivos na disputa e agora lutam por uma vaga nas oitavas de final.

    O chaveamento dos playoffs já estava previamente estabelecido pela Conmebol e leva em consideração o desempenho das equipes na fase de grupos dos dois torneios continentais. Assim, o melhor segundo colocado da Sul-Americana enfrenta o pior terceiro colocado da Libertadores, e assim sucessivamente.

    Os vencedores dos confrontos avançam às oitavas de final e entram no Pote 2 do sorteio, que será realizado nesta sexta-feira (29), às 12h (horário de Brasília). Os times com melhor campanha entre os segundos colocados da Sul-Americana terão a vantagem de decidir a classificação em casa.

    Já os líderes de cada grupo garantiram vaga direta nas oitavas de final. Atlético-MG, Botafogo, São Paulo, River Plate, Olimpia, Deportivo Recoleta, Montevideo City Torque e Macará avançaram sem precisar disputar os playoffs.

    Segundo o calendário da Conmebol, os playoffs serão disputados na segunda quinzena de julho, enquanto as oitavas de final estão previstas para agosto.

    Confira os confrontos dos playoffs da Copa Sul-Americana:

    • Santos x Universidad Central
    • Grêmio x Bolívar
    • Vasco x Independiente Medellín
    • Red Bull Bragantino x Sporting Cristal
    • Cienciano x Lanús
    • O’Higgins x Boca Juniors
    • Caracas x Independiente Santa Fe
    • Tigre x Nacional

    Classificados diretamente às oitavas de final:

    • Atlético-MG
    • Botafogo
    • São Paulo
    • River Plate
    • Olimpia
    • Deportivo Recoleta
    • Montevideo City Torque
    • Macará

    Exames feitos pela CBF apontam ruptura parcial de fibras musculares na panturrilha direita. Ortopedista afirma que atacante precisa de quatro a seis semanas para jogar em alto nível

    Folhapress | 19:23 – 28/05/2026

    Sul-Americana: veja os confrontos dos playoffs, data e horário de sorteio das oitavas de final

  • Com Messi e Flaco López, Argentina anuncia convocados para a Copa de 2026

    Com Messi e Flaco López, Argentina anuncia convocados para a Copa de 2026

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Argentina anunciou, nesta quinta-feira, os 26 jogadores convocados para a próxima Copa do Mundo. A seleção comandada pelo técnico Lionel Scaloni viaja a Estados Unidos, Canadá e México em busca de seu quarto título mundial.

    Um dos destaques da lista é o atacante Flaco López, do Palmeiras – seu colega Giay, por outro lado, não foi selecionado. O ídolo Lionel Messi também está confirmado para disputar a sua sexta Copa, afastando rumores de ausência por opção pessoal.

    VEJA LISTA DE CONVOCADOS

    GOLEIROS

    Emiliano Martínez (Aston Villa-ING), Juan Musso (Atlético de Madri-ESP) e Gerónimo Rulli (Olympique de Marselha-FRA).

    DEFENSORES

    Leonardo Balerdi (Olympique de Marselha-FRA), Lisandro Martínez (Manchester United-ING), Facundo Medina (Olympique de Marselha-FRA), Nahuel Molina (Atlético de Madri-ESP), Gonzalo Montiel (River Plate-ARG), Nicolás Otamendi (sem clube), Cristian Romero (Tottenham-ING) e Nicolás Tagliafico (Lyon-FRA).

    MEIO-CAMPISTAS

    Valentín Barco (Strasbourg-FRA), Rodrigo De Paul (Inter Miami-EUA), Enzo Fernández (Chelsea-ING), Giovani Lo Celso (Real Betis-ESP), Alexis Mac Allister (Liverpool-ING), Exequiel Palacios (Bayer Leverkusen-ALE) e Leandro Paredes (Boca Juniors-ARG).

    ATACANTES

    Thiago Almada (Atlético de Madri-ESP), Julián Alvarez (Atlético de Madri-ESP), Nicolas González (Atlético de Madri-ESP), Flaco López (Palmeiras), Lautaro Martínez (Inter de Milão-ITA), Lionel Messi (Inter Miami-EUA), Nico Paz (Como-ITA) e Giuliano Simeone (Atlético de Madri-ESP).

    A seleção argentina estreia na Copa no dia 16 de junho, contra a Argélia, em Kansas City. Áustria e Jordânia serão as outras adversárias da atual campeã do mundo no Grupo J.

    Com Messi e Flaco López, Argentina anuncia convocados para a Copa de 2026

  • Duilio Alves anuncia desligamento do quadro de sócios do Corinthians

    Duilio Alves anuncia desligamento do quadro de sócios do Corinthians

    (UOL/FOLHAPRESS) – O ex-presidente do Corinthians Duilio Monteiro Alves publicou uma carta aberta para anunciar o desligamento do quadro associativo do clube.

    Duilio renunciou ao cargo no Conselho Deliberativo e do Conselho de Orientação (Cori) do clube. O ex-mandatário alegou que o custo pessoal de seguir no clube em meio a uma “guerra política” tem sido alto demais.

    Na carta, Duilio pondera que o modelo associativo não é mais adequado para o Corinthians e avalia como o clube funcionaria enquanto SAF.

    Duilio Monteiro Alves foi presidente do Corinthians por dois mandatos, entre janeiro de 2021 e janeiro de 2024, sucedendo Andrés Sanchez – expulso do clube na última segunda – e sendo sucedido por Augusto Melo.

    VEJA A CARTA NA ÍNTEGRA

    “Muitos vão comemorar este que considero meu último gesto como sócio do Corinthians.

    Em breve, porém, as pessoas racionais perceberão que não há nada a festejar.
    Minha renúncia ao título de sócio remido e ao meu espaço como conselheiro vitalício poderá soar como sonho realizado para muitos. Para alguns, talvez até como música.

    Não foram poucos os que apontaram que minha expulsão, assim como a de outros, seria a salvação do Corinthians.

    Nesta sexta-feira (29), no entanto, o sol nascerá, e todos terão de se fazer uma pergunta: quem será o próximo que deveremos expulsar? Ou vocês acham que acabou?

    O Corinthians foi o clube em que me criei. Fui presenteado com o título de sócio remido pelo meu avô, Orlando Monteiro Alves, ainda na maternidade, no dia do meu nascimento e respirei os ares da Democracia Corinthiana graças ao meu pai, Adilson Monteiro Alves. Ganhei Paulistas, Brasileiro, Libertadores, Mundial e Recopa, como diretor e fui o presidente que me comprometi a ser. Dediquei muitos anos à vida política do clube, mas jamais imaginei que o custo pessoal, na saúde mental e na física seriam tão caros, a mim e a minha família. É hora, porém, de buscar alguma paz.

    A guerra política do Corinthians deixou muita gente cega. O clube se tornou ingovernável. E, em vez de debater regras, responsabilidades e mecanismos de controle, preferiram criminalizar práticas próprias da vida de uma empresa que fatura R$ 1 bilhão, como renegociação de dívidas e o uso de cartão corporativo, no meu caso, com o valor total utilizado nos 3 anos de gestão com média inferior a R$ 35,00 por dia e com uso estritamente institucional, ou seja, transformaram atos administrativos ordinários em narrativas criminais, sem o devido contexto técnico e contábil.

    A verdade é que o Corinthians entrou na era da guerra nuclear. Em vez de unir o clube, algo que tentei fazer, não apenas com palavras, mas de forma efetiva, nomeando inclusive opositores como diretores -, o que se vê nesta quinta-feira (28) é um campo minado político, jurídico, midiático e institucional, do qual não pretendo mais fazer parte.

    Por tudo isso, o modelo associativo do Corinthians já não tem mais condições de conduzir um gigante de 35 milhões de torcedores. Multiplicam-se leituras viciadas e casuísticas de um estatuto velho, que fazem de tudo para não deixar que seja modernizado. A ordem agora é expulsar todo e qualquer opositor antes da próxima eleição.

    A pergunta que fica, para quem presta atenção, já não é apenas se o Fiel Torcedor terá ou não direito a voto. A pergunta é mais dura: o Corinthians será uma SAF com um dono sem voto ou será um clube controlado por interventores jurídicos, também sem voto?

    Com minha saída, talvez muita gente finalmente abra os olhos para os três grandes problemas realmente preocupantes do presente, que tantos fingem não enxergar:

    A reforma tributária tornará a vida dos clubes associativos mais cara do que a das SAFs.

    A dívida que estava controlada em 2023, com três superávits sucessivos nos anos da minha gestão, foi catapultada em mais R$ 1 bilhão nos anos Augusto/Osmar, com aprovação de gente que agora deseja se candidatar.

    E a agência de fair play financeiro implementada pela CBF prevê penas como transfer ban e até rebaixamento para clubes que contratam sem pagar – ainda mais para aqueles que se comportam como se não precisassem pagar.

    Minha retirada do quadro associativo não resolve nada disso. Mas ao menos comprova que não tenho vaidade, estou desapegado e disposto a ver o Corinthians discutir, de fato, o seu futuro.

    Em 2023, eu saí da presidência do Corinthians pela porta da frente, com todas as contas aprovadas, inclusive no último ano, com o balanço fechado e apresentado por opositores ferrenhos.

    Fizeram da minha vida um inferno, e eu caminho por ele, com a certeza de que tudo vai ser esclarecido.

    Nesta quinta-feira (28), tenho dúvidas se os próximos presidentes conseguirão cumprir três anos de mandato. Muito menos com três superávits ano a ano, recorde de faturamento e controle responsável da dívida, como prometi e fiz.

    Não me arrependo de nada. E me defenderei na Justiça.

    O resto, eu deixo para o tempo.

    Portanto, renuncio ao meu título de sócio remido, entrego meu lugar como conselheiro vitalício e membro do CORI e me retiro, de forma definitiva, do quadro de sócios do Parque São Jorge, para que o Corinthians possa, enfim, assim espero, cuidar do presente e do futuro.

    Vai Corinthians. Sempre.”

    Duilio Alves anuncia desligamento do quadro de sócios do Corinthians

  • Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, anuncia saída do técnico Jorge Jesus

    Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, anuncia saída do técnico Jorge Jesus

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Jorge Jesus não é mais o treinador do Al-Nassr, da Arábia Saudita, e está oficialmente livre no mercado. O time de Cristiano Ronaldo publicou, nesta quinta-feira, um vídeo para se despedir do técnico português de 71 anos, que não teve o contrato renovado após conquistar a Liga Saudita desta temporada.

    Al-Nassr deixou uma mensagem de agradecimento a Jorge Jesus. “Que jornada, que capítulo. Obrigado, Mister”, escreveu o clube nas redes sociais. O treinador já havia anunciado que não seguiria no comando para 2026/27 após a vitória sobre o Damac, por 4 a 1, quando o clube confirmou o título saudita na última rodada.

    Ídolo do Flamengo, técnico quer voltar ao Brasil, mas não a trabalho. Em entrevista à emissora portuguesa Sport TV, ele manifestou o desejo de passar férias no país, onde conquistou cinco títulos em um ano no comando do Rubro-Negro.

    Recentemente, Jesus falou sobre a recusa à seleção brasileira. Ele admitiu ter errado ao não aceitar o convite feito por Ednaldo Rodrigues, então presidente da CBF, em janeiro de 2025. “Naquele momento considerei que não devia abandonar os desafios que tinha em mãos com o Al-Hilal”, disse em coluna do jornal Record.

    Jorge Jesus fez temporada de sucesso no Al-Nassr. Em um ano de vínculo, o português comandou a equipe em 49 jogos, com 40 vitórias, dois empates e sete derrotas. Com ele, o time voltou a conquistar a Liga Saudita, após sete anos de espera, e foi vice-campeão da AFC Champions League Two -o Gamba Osaka, do Japão, venceu a decisão por 1 a 0.

    Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, anuncia saída do técnico Jorge Jesus

  • Neymar pode levar até seis semanas para voltar a jogar, diz especialista

    Neymar pode levar até seis semanas para voltar a jogar, diz especialista

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Neymar pode levar de quatro a seis semanas para voltar a jogar futebol em alto nível, segundo o ortopedista Maurício Leite. O atacante do Santos e da seleção brasileira sofreu uma lesão na panturrilha no último dia 17, véspera da convocação dos 26 atletas do Brasil para a Copa do Mundo.

    Ou seja, se o prazo de recuperar for o maior pelo especialista, o jogador só estaria à disposição do time na segunda fase do Mundial, a partir de 28 de junho.
    Assim, é muito difícil que Neymar esteja à disposição de Carlo Ancelotti no início da Copa do Mundo. A estreia do Brasil no Grupo C ocorrerá em 13 de junho, 16 dias contados a partir de quinta. Após essa partida contra Marrocos, em East Rutherford, a equipe enfrentará o Haiti, em 19 de junho, na Filadélfia, e a Escócia, em 24 de junho, em Miami Gardens.

    Nesta quinta-feira (28), o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, afirmou que o problema na panturrilha direita do jogador é bem mais grave do que diziam o próprio jogador e o Santos.

    Os exames realizados pelo departamento médico da seleção brasileira apontaram uma lesão de grau 2, o que significa que houve ruptura parcial das fibras musculares, não apenas um edema, como dito anteriormente.

    “Ele se apresentou ontem [quarta] aqui na Granja Comary. Fez todos os exames aqui, também os exames complementares [em uma clínica de Teresópolis], com uma ressonância magnética. Foi identificada uma lesão de grau 2 na panturrilha, não apenas um edema. O jogador segue em tratamento. A expectativa é que no prazo de duas a três semanas esteja liberado”, disse Lasmar.

    À reportagem o ortopedista Maurício Leite afirmou que a expectativa é de que o atacante seja liberado para treinos em duas ou três semanas, mas, para jogar em alto nível, ele deverá estar totalmente pronto entre quatro e seis semanas, a partir do dia que se machucou.

    Conforme Leite, as lesões musculares são graduadas de acordo com a gravidade. Na de grau 2, diagnosticada em Neymar, há um dano parcial das fibras musculares. “Não há apenas um estiramento”, diz o médico, que realiza cirurgias no Hospital SOS Mão e Ortopedia, de Recife e é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Americana de Cirurgiões Ortopedistas.

    “Vai ser necessário um tratamento de reabilitação com fisioterapia e um certo repouso para que ele possa estar junto com o time para a Copa do Mundo”, diz.
    André Pedrinelli, médico ortopedista e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, explica que na lesão de grau 2 já acontece ruptura até um vível de 20% das fibras musculares.

    “A evolução clínica depende muito da idade do atleta, tamanho e localização da lesão ou perna dominante de chute ou não e se é é uma lesão nova ou recidiva ou se há outras prévias”, afirma ele, que também estima até seis semanas de recuperçaão.

    André Andrade, ortopedista da Unicamp (Universidade de Campinas) e médico do esporte explica que essas lesões musculares vão de graus 1 a 3 no exame de ressonância magnética.

    Na primeira, a imagem mostra um edema muscular (processo inflamatório, mas sem rompimento da fibra). Nesse caso, o paciente sente menos dor e limitação, e o atleta se recupera à medida que o processo inflamatório normaliza.

    A lesão de grau 2 caracteriza-se pela ruptura das fibras musculares e, geralmente, há sangramento local.

    A dimensão da ruptura pode ser menor ou maior, nesse caso, com mais dores, maior limitação e tempo de recuperação.

    “Em uma lesão parcial de 10%, a pessoa pode andar bem. Em outra de 50%, pode haver dificuldade de contração muscular . Embora não seja sempre uma regra”, afirma.

    No terceiro nível, o músculo rompe-se por completo.

    A recuperação vai depender do tamanho da lesão, do nível de dor, da disfunção muscular, de lesão prévia local, entre outros fatores.

    Pedrinelli explica que existem vários métodos de tratamento, que vão de uso de medicamentos, carga progressiva e controlada de exercícios, ortobiológicos, câmara hiperbárica, fisioterapia convencional, liberação mio fascial e outras.

    Segundo o ortopedista Maurício Leite, existem terapias que podem tentar acelerar um pouco o processo, com previsão de que possa jogar em três a cinco semanas.

    “No entanto, para estar pronto para jogar em nível competitivo, em alto rendimento, como ele estava acostumado e como o Brasil precisa para render o necessário e ser campeão do mundo, o tempo é um pouco maior. Portanto, ele deve ser liberado para os treinos em duas a três semanas, mas para voltar efetivamente aos jogos em alto nível, o prazo estimado é de quatro a seis semanas.”

    Além das avaliações clínicas, afirma, o acompanhamento pode ser feito com termografia e ultrassonografia.

    Quando se machucou, Neymar reclamou muito ao ser substituído na vitória por 3 a 0 do time alvinegro sobre o Coritiba, na Neo Química Arena, em São Paulo. Houve um engano na placa exibida pela equipe de arbitragem, e o camisa 10 acabou saindo, dizendo que tinha condições de continuar dentro de campo.

    “Tomei uma pancada no primeiro tempo. Eu ia sair, mas o Escobar sentiu, e eu falei: ‘Consigo ficar, posso ficar’”, afirmou, pouco após a partida. No dia seguinte, teve o nome anunciado por Ancelotti em um faustoso evento no Museu do Amanhã. Em seguida, publicou uma série de vídeos celebrando a convocação.

    O atleta, desde então, não jogou mais. No dia 20, ficou fora da partida do Santos contra o San Lorenzo, pela Copa Sul-Americana, quando se iniciou todo um mistério sobre suas reais condições físicas. A lesão foi tratada como um edema, isto é, um acúmulo de líquido entre as fibras musculares.

    Na última terça (26), Neymar esteve na Vila para acompanhar a partida do Santos contra o Deportivo Cuenca. Cercado de microfones e questionado sobre o problema, ironizou: “Problema do quê?”. Ouviu, claro, que o assunto era a sua panturrilha. “Está aqui, inteira”, respondeu, sarcasticamente.

    Indagados sobre o tema, os médicos do Santos apontavam um “contrato de confidencialidade” e tratavam o assunto superficialmente. Extraoficialmente, falava-se em um edema de dois milímetros. A CBF dizia apenas que aguardava o jogador -e todos os outros- para exames na apresentação do grupo.

    Eles foram realizados na quarta (27), quando já brotavam informações de que a situação não era exatamente a pintada no litoral paulista. Cientes de que muito provavelmente seria necessária uma ressonância magnética, os médicos da seleção reservaram uma clínica em Teresópolis, aonde o atacante foi levado enquanto os demais atletas treinavam na Granja Comary.

    Neymar pode levar até seis semanas para voltar a jogar, diz especialista

  • João Fonseca encara Novak Djokovic amanhã em Roland Garros

    João Fonseca encara Novak Djokovic amanhã em Roland Garros

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – João Fonseca enfrentará Novak Djokovic, nesta sexta-feira (29), pela terceira rodada de Roland Garros, Grand Slam disputado em Paris (França).

    O jogo está previsto para não antes das 10h30 (de Brasília). O confronto será o terceiro da quadra Philippe-Chartrier. Antes, jogam Magda Linette x Iga Swiatek e Mirra Adreeva x Marie Bouzkova.

    Será o primeiro duelo entre os dois em torneios da ATP. Fonseca vem de triunfo de virada, por 3 sets a 2, sobre Dino Prizmic. Já Djoko bateu o francês Valentin Royer por 3 sets a 1.

    O brasileiro afirmou que enfrentar Djokovic é a realização de um objetivo pessoal: “Eu sempre falei para a galera: quero estar na chave do Djokovic uma vez, ver se consigo pegar pelo menos uma chance ali e ver como é que é. Eu gosto de jogo grande, gosto de jogo em que a vibe é diferente. Então é partir com tudo, com a cabeça em aproveitar a partida, mas querendo ganhar”, afirmou.

    O sérvio também elogiou o carioca: “Fonseca tem sido muito aplaudido nos últimos anos. Eu acho que seu potencial e qualidade como jogador de tênis é óbvio, sem dúvida. Eu acho que ele é um jogador de grande nível. Ele realmente gosta dos grandes palcos. Ele fez um ótimo jogo com o Sinner, eu acho, neste ano, em Indian Wells. Ele ganhou do Rublev, eu acho, na Austrália, em sets diretos. Então ele definitivamente pode fazer grandes jogos”, comentou.

    João Fonseca encara Novak Djokovic amanhã em Roland Garros