Categoria: ESPORTES

  • Ancelotti poupa sete titulares em treino com Neymar à disposição

    Ancelotti poupa sete titulares em treino com Neymar à disposição

    LUCIANO TRINDADE E MARCOS GUEDES
    MORRISTOWN, NOVA JERSEY, EUA (FOLHAPRESS) – A três dias do duelo com a Escócia, na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, Carlo Ancelotti comandou neste domingo (21) um treino sem a presença de oito atletas titulares na vitória sobre o Haiti. Apenas Alisson, Lucas Paquetá e Vinicius Junior apareceram no gramado.

    Além da ausência esperada de Raphinha, em recuperação de lesão no músculo posterior da coxa direita, também não foram a campo Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Douglas Santos, Casemiro, Bruno Guimarães e Matheus Cunha. Todos ficaram na parte interna do centro de treinamento Columbia Park, em atividades regenerativas.

    Assim como tem acontecido desde a última última quarta-feira (17), Neymar participou do treino junto com o elenco desde o início. Ele fez parte da roda de bobinho e ouviu as orientações da comissão técnica, ocorridas durante os 15 minutos em que a imprensa pôde acompanhar o trabalho dos jogadores.

    A expectativa é que o camisa 10 possa fazer hoje sua primeira atividade integral com os companheiros. O jogador está recupera de uma lesão na panturrilha direita, sofrida na véspera do anúncio da convocação para a Copa do Mundo, divulgada em 18 de maio.

    Logo após o jogo contra o Haiti, na Filadélfia, Ancelotti afirmou que espera ter o retorno do atacante para o jogo contra a Escócia, na quarta-feira (24).

    “O Neymar vai treinar individualmente amanhã [sábado] e, depois, na segunda-feira, vai estar com a equipe, preparado para o jogo contra a Escócia”, disse o italiano na saída do Lincoln Financial Field, palco do 3 a 0 sobre os haitianos na última sexta-feira (19).

    A possível estreia do atacante na Copa do Mundo ocorre em um momento de uma baixa importante no setor ofensivo da seleção brasileira após a lesão de Raphinha. Igor Thiago e Rayan, contudo, aparecem como os favoritos a herdar a posição. Endrick é outro nome cotado.

    Sem indicar um prazo para a recuperação de Raphinha, a CBF informou que o jogador está em “protocolo intensivo” de tratamento. Mesmo em lesões musculares mais leves, de grau 1, o tempo fora de combate costuma de ser de, pelo menos, dez dias. Com isso, em um cenário otimista, o jogador de 29 anos voltaria a jogar a partir das oitavas de final.

    Ancelotti poupa sete titulares em treino com Neymar à disposição

  • Rebeca Andrade é ouro no Pan-Americano de ginástica artística

    Rebeca Andrade é ouro no Pan-Americano de ginástica artística

    Em seu retorno às competições após um afastamento de 20 meses, Rebeca Andrade conquistou uma medalha de ouro inédita ao vencer o salto do Pan-Americano de ginástica artística neste domingo, no Rio de Janeiro. Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta de 27 anos venceu apertado, com 14.266 na média de seus dois saltos, com 14.433 no primeiro e 13.700 no segundo.

    Vice-campeã mundial, a canadense Lia Monica Fontaine conquistou a medalha de prata com 14.249. O bronze ficou com Claire Pease, dos EUA, com 13.916. Nas classificatórias, a brasileira havia registrou 14.533 no primeiro salto, 14.166 no segundo e teve média de 14.459.

    Foi o primeiro título de Rebeca Andrade no aparelho em um Pan-Americano, apesar ter sido campeã mundial duas vezes e ter duas medalhas olímpicas (ouro nos Jogos de Tóquio, em 2021, e prata em Paris-2024) no salto.

    Além do topo no pódio individual, Rebeca ajudou o Brasil a se classificar para o Mundial de Roterdã, em outubro, com a conquista da medalha de prata por equipes atrás dos EUA na quinta-feira.

    “Consegui voltar no alto nível de novo. Mesmo sem ter feito os meus dois saltos (mais difíceis, é algo que me orgulha bastante. Ter toda essa torcida foi maravilhoso, senti todo esse carinho, senti todo esse calor, aquele friozinho na barriga que fazia um tempo que eu não sentia. Foi demais. Estou muito grata, foi incrível”, afirmou a dona de 6 medalhas olímpicas após as classificatórias.

    Rebeca Andrade é ouro no Pan-Americano de ginástica artística

  • Alemanha vira sobre a Costa do Marfim e garante vaga na próxima fase

    Alemanha vira sobre a Costa do Marfim e garante vaga na próxima fase

    Depois do título mundial em 2014, a Alemanha ainda não tinha pisado na fase eliminatória de uma Copa do Mundo. No entanto, neste sábado (20), essa escrita caiu.

    Os alemães derrotaram a Costa do Marfim, de virada, por 2 a 1, em Toronto e assim garantiram uma vaga no mata-mata em 2026.

    Undav, com dois gols no segundo tempo, foi o herói da partida (Kessié havia aberto o placar para os marfinenses). Com o resultado, a Alemanha vai a seis pontos, três a mais que a própria Costa do Marfim. Equador e Curaçao, que se enfrentam ainda neste sábado, ainda não somaram pontos.

    O primeiro tempo foi de domínio da posse de bola pelos alemães, mas maior eficiência da seleção africana. É bem verdade que a Alemanha marcou duas vezes, mas ambos os gols foram anulados por faltas apitadas pela arbitragem.

    O da Costa do Marfim valeu: aos 30 minutos, Diomandé avançou pela esquerda e cruzou rasteiro. Diallo completou, mas a bola foi desviada e no rebote Kessié enfim balançou as redes.

    No segundo tempo, os tetracampeões do mundo encontraram dificuldades, mas o caminho do gol apareceu. Undav, que entrou no decorrer da partida, foi a resposta alemã. Aos 23, ele recebeu cruzamento longo de Amiri e, desmarcado, completou de primeira, dentro da área, para empatar.

    Nos acréscimos, a estrela de Undav brilhou novamente. Posicionado entre os zagueiros marfinenses, ele recebeu passe perfeito de Nmecha em posição legal e tocou na saída de Fofana para decretar a virada alemã. Foi o terceiro gol de Undav na Copa, empatando na artilharia da competição com Messi e Jonathan David, do Canadá.

    Como já possui seis pontos e vitórias nos confrontos diretos contra Costa do Marfim e Curaçao, a Alemanha não tem mais como terminar abaixo do segundo lugar do grupo E e vai para a última partida, contra o Equador, na quinta-feira (25), em Nova Jersey, apenas para definir em que posição fechará a primeira fase. A Costa do Marfim joga no mesmo dia contra Curaçao, na Filadélfia, buscando confirmar a classificação.  

    Alemanha vira sobre a Costa do Marfim e garante vaga na próxima fase

  • Italo é eliminado, mas Brasil garante um surfista na semi de Saquarema

    Italo é eliminado, mas Brasil garante um surfista na semi de Saquarema

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Líder do ranking mundial de surfe, o brasileiro Italo Ferreira está fora da etapa de Saquarema, no Rio de Janeiro. Ele deu adeus à competição brasileira da WSL nas oitavas de final, após duelo deste sábado (20). Atual campeão mundial, Yago Dora avançou, assim como os irmãos Samuel e Miguel Pupo, e João Chianca.

    Assim, o Brasil terá quatro representantes nas quartas de final no “Maracanã do surfe”, e um surfista na semifinal, uma vez que Miguel Pupo e Yago Dora vão medir forças na próxima fase do torneio.

    No feminino, Luana Silva está classificada às quartas. Já Tati Weston-Webb, que foi uma das convidadas da etapa, foi derrotada nas oitavas.

    Ítalo, que chegou a Saquarema como um dos favoritos, foi superado pelo francês Kauli Vaast no sábado (20), no segundo dia de competições. O brasileiro lutou até os últimos segundos da bateria para conseguir a nota necessária -ele alcançou a somatória de 12.87, mas não foi o suficiente para bater o 14.17 de Vaast.

    Ítalo se mostrou bastante ativo durante a bateria, enquanto o Vaast foi mais cauteloso. O dono da lycra amarela pegou 13 ondas nos 40 minutos de duelo, mas teve como melhores notas 6.67 e 6.20. O francês surfou cinco, e obteve um 7.0 e 7.17 como melhores notas.

    Este foi o segundo encontro consecutivo entre os campeões olímpicos no circuito. O brasileiro, medalhista de ouro em Tóquio-2020 havia derrotado o francês, ouro em Paris-2024, levou a melhor nas quartas em El Salvador, na última semana.

    Atual campeão mundial, Yago Dora mostrou consistência na água e se classificou. Ele não deu chances ao francês Marc Mignot e triunfou por 15.00 a 10.33.

    Samuel Pupo venceu o australiano Jack Robinson. Ele dominou a bateria das oitavas e conseguiu somatório de 15.84 diante de 9.94 de Robinson.
    Pupo terá pela frente o italiano Leonardo Fioravanti. Ele luta por vaga nas semifinais.

    João Chianca, o Chumbinho, derrotou o australiano George Pittar. O brasileiro avançou após uma virada de placar, tendo somatório de 14.30 contra 13.26 do adversário. Pittar conseguiu 7.33 logo na primeira onda, e 5.93 na quinta onda -foram as duas melhores notas. O brasileiro obteve 6.57 e 7.73 na 12ª e 13ª ondas, respectivamente, as últimas dele na bateria.

    Chianca vai enfrentar, novamente, um australiano. Ele vai ter pela frente terá frente Morgan Cibilic.

    Miguel Pupo, por sua vez, derrotou o australiano Callum Robson. Eles fizeram duelo equilibrado -ambos surfaram nove ondas e tiveram as melhores notas na sétima e nona . O brasileiro carimbou a vaga com um 14.03 a 12.17.
    Luana virou na última onda e garantiu vaga nas quartas. A brasileira bateu a australiana Isabella Nichols por 12.47 a 12.20.

    Na próxima fase, a brasileira terá pela frente Sawyer Lindblad. A norte-americana deixou para trás a costa-riquenha Brisa Hennessy

    Tati foi derrotada por Caroline Marks. A norte-americana ganhou por 14.00 a 13.00 na somatória. Weston-Webb havia vencido a bicampeã mundial Tyler Wright na estreia na etapa.

    Outros brasileiros

    O Brasil já tinha visto nomes de peso serem eliminados no primeiro dia de competição. Gabriel Medina, Filipe Toledo, Mateus Herdy, Alejo Muniz e Weslley Dantas caíram no começo da caminhada em Saquarema.

    Italo é eliminado, mas Brasil garante um surfista na semi de Saquarema

  • Confira os jogos da Copa do Mundo deste domingo

    Confira os jogos da Copa do Mundo deste domingo

    A Copa do Mundo de 2026 terá, neste domingo (21), quatro partidas válidas pela segunda rodada da fase de grupos. Os confrontos envolvem as chaves G e H. A rodada começa às 13h, com Espanha e Arábia Saudita, em Atlanta.

    Às 16h, a Bélgica enfrenta o Irã, em Los Angeles. Mais tarde, às 19h, o Uruguai encara Cabo Verde, em Miami. O jogo entre Nova Zelândia e Egito será em Vancouver, às 22h.

    Jogos deste domingo, 21 de junho

    13h – Espanha x Arábia Saudita (Grupo H)

    16h – Bélgica x Irã (Grupo G)

    19h – Uruguai x Cabo Verde (Grupo H)

    22h – Nova Zelândia x Egito (Grupo G)

    Grupo G

    Classificação após a primeira rodada:

    Bélgica – 1 ponto

    Irã – 1 ponto

    Egito – 1 ponto

    Nova Zelândia – 1 ponto

    O Grupo G chega à segunda rodada com as quatro equipes tendo a mesma pontuação, após os empates em 1 a 1, entre Bélgica e Egito; e em 2 a 2, entre Irã e Nova Zelândia.

    O fato de nenhuma seleção ter conseguido abrir vantagem embola o grupo, aumentando a importância dos jogos deste domingo para a definição da tabela.

    Com um histórico recente bastante consistente em competições internacionais, a Bélgica enfrenta o Irã, equipe que costuma apresentar forte organização defensiva.

    No outro confronto, Egito e Nova Zelândia também fazem um duelo direto, na disputa por vaga na próxima fase.

    A equipe africana aposta na solidez tática e em valores individuais no setor ofensivo, enquanto a seleção da Oceania tende a priorizar o sistema defensivo.

    Grupo H

    Classificação após a primeira rodada:

    Espanha – 1 ponto

    Cabo Verde – 1 ponto

    Arábia Saudita – 1 ponto

    Uruguai – 1 ponto

    A chave H também chega à segunda rodada com equilíbrio, após empate nos dois jogos da estreia. Espanha e Cabo Verde, pelo placar de 0 a 0; Arábia Saudita e Uruguai, em 1 a 1.

    O cenário, portanto, mantém aberta a disputa pelas vagas na próxima fase.

    A Espanha, uma das favoritas não só do grupo, mas também ao título, tende a fazer um jogo de controle da posse de bola para impor seu ritmo de jogo.

    Já a Arábia Saudita deve adotar uma postura de cautela, evitando se expor a riscos diante de um time tecnicamente superior, como é o caso.

    No outro confronto, o favoritismo uruguaio se deve não apenas ao elenco, mas também à tradição desse país em copas do Mundo.

    Após o heroico empate diante da Espanha, Cabo Verde entrará em campo na expectativa de repetir o bom desempenho defensivo, em especial com seu goleiro Vozinha, apelido de Josimar José Évora Dias. Ele foi o nome do jogo de estreia, com suas defesas parando o ataque espanhol.

    Confira os jogos da Copa do Mundo deste domingo

  • João Fonseca começa mal na grama e vai cair no ranking da ATP

    João Fonseca começa mal na grama e vai cair no ranking da ATP

    DANI BLASCHKAUER
    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – João Fonseca, 19, começou mal a sua temporada na grama europeia. Depois de ser eliminado na primeira rodada em Halle, na Alemanha, porém, deu sorte no ATP 250 de Eastbourne, na Inglaterra, último torneio antes de Wimbledon.

    O carioca começará na segunda rodada do torneio (é o cabeça-de-chave número 2) e terá pela frente um adversário que sairá do classificatório (qualifying, uma espécie de “peneira” para tenista mal ranqueados).

    A definição deste adversário do brasileiro deve sair no domingo. Fonseca pode estrear terça ou quarta-feira (ainda a ser definido).

    A derrota na grama do ATP 500 de Halle para o alemão Yannick Hanfmann (59º) na última terça-feira (16) e vitórias de rivais em suas partidas farão o carioca cair no ranking mundial, que será divulgado na próxima segunda.
    Ele começou a semana na 25ª posição do ranking e tenta, até o final de Wimbledon, alcançar sua melhor colocação. Até hoje, seu ápice foi o 24º.

    Apesar de não ter pontos a defender em Halle, já é certo que Fonseca cairá ao menos duas posições antes de jogar em Eastbourne e deixará de ser o melhor sul-americano do ranking (será ultrapassado pelo argentino Francisco Cerundolo).

    A notícia boa é que ele já tem garantidos os pontos que conquistou em 2025 em Eastbourne, quando caiu justamente na segunda rodada.

    Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada, começa em 29 de junho. No ano passado, Fonseca foi eliminado na terceira rodada. O brasileiro vem de ótimo resultado no último Grand Slam, Roland Garros.

    No saibro francês, chegou até as quartas de final e, no caminho, eliminou o sérvio Novak Djokovic, maior vencedor de Grand Slams da história do tênis masculino, com 24 conquistas, e o norueguês Casper Ruud, que já foi o segundo colocado do ranking.

    Caiu para o tcheco Jakub Mensik. Ganhou 400 pontos no ranking da ATP pela campanha.

    João Fonseca começa mal na grama e vai cair no ranking da ATP

  • Exame confirma lesão muscular de Raphinha; gravidade não é divulgada

    Exame confirma lesão muscular de Raphinha; gravidade não é divulgada

    FILADÉLFIA, EUA (FOLHAPRESS) – Os exames de imagem realizados por Raphinha neste sábado (20) confirmaram uma lesão muscular na região posterior da coxa direita. O comunicado da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não detalha a gravidade do problema nem estipula um prazo de recuperação.

    “O jogador seguirá um protocolo de tratamento intensivo, acompanhado pela equipe médica da seleção brasileira, visando sua recuperação e retorno às atividades no menor tempo possível”, diz o texto divulgado pela confederação.

    Raphinha sentiu dores na região durante a vitória por 3 a 0 do Brasil sobre o Haiti, na sexta-feira (19), na Filadélfia, pela segunda rodada da Copa do Mundo. O atleta de 29 anos deixou a partida ainda no primeiro tempo, aos 40 minutos, substituído por Rayan.

    Sua condição física já era monitorada por causa do ano acidentado vivido no Barcelona. O gaúcho teve outras três lesões na mesma coxa e se apresentou à seleção para o Mundial com apenas 36 jogos na temporada 2025/26 -perdeu 23 do time espanhol, em um total de mais de três meses fora.

    O problema anterior ocorrera na própria equipe nacional. Em amistoso contra a França realizado em março, ele teve de ser substituído no intervalo e ficou um mês e meio afastado. Se o prazo se repetir, o jogador não voltará a entrar em campo na Copa.

    Já é certo que o atacante não estará à disposição de Carlo Ancelotti na partida contra a Escócia. A equipe brasileira fechará a sua participação no Grupo C em duelo marcado para a próxima quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami Gardens.

    Mesmo em lesões de grau 1, mais leves, o tempo de recuperação dificilmente é inferior a dez dias. Assim, em uma hipótese mais otimista, o retorno ocorreria nas oitavas de final, no caso de vitória no primeiro jogo da fase de mata-mata, já no início de julho.

    Na ausência de Raphinha, quatro candidatos despontam para a vaga: Luiz Henrique, Martinelli, Rayan e Endrick. Rayan foi o escolhido para substituir o camisa 11 contra o Haiti, mas isso não significa que será escalado diante dos escoceses.

    “Pus o Rayan porque ele mostrou boa qualidade. Tem um perfil diferente do Raphinha. São pequenos detalhes que definem a entrada de um ou outro jogador. Foi por pequenos detalhes que escolhi o Rayan”, disse Ancelotti.
    No caso do cenário mais grave, com necessidade de corte do atleta do Barcelona, o treinador não poderá convocar um substituto. O grupo, assim, ficaria com 25 jogadores para a sequência da competição.

    As lesões têm sido um grande problema para a seleção, sobretudo pelo lado direito. Carletto não teve nem a chance de levar ao Mundial o defensor Éder Militão e os atacantes Rodrygo e Estêvão, que passaram por cirurgias.

    Quando a delegação já estava reunida nos Estados Unidos, houve nova baixa. No último amistoso preparatório para a Copa, uma vitória por 2 a 1 sobre o Egito em Cleveland, o lateral Wesley sentiu um problema na virilha esquerda e foi cortado.

    Exame confirma lesão muscular de Raphinha; gravidade não é divulgada

  • Surfista morre afogado após sofrer parada cardiorrespiratória

    Surfista morre afogado após sofrer parada cardiorrespiratória

    O surfista Rodrigo Luiz de Souza, conhecido entre amigos e praticantes do esporte como Tocha, morreu na tarde de sexta-feira (19) após sofrer uma parada cardiorrespiratória enquanto surfava na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Apesar do rápido acionamento das equipes de resgate, ele não resistiu e teve o óbito confirmado ainda no local.

    A confirmação da identidade da vítima foi feita neste sábado (20) pela Associação de Surf Ingleses/Santinho (ASIS). Em nota de pesar, a entidade destacou que Tocha partiu enquanto praticava a atividade que mais amava. O chamado para atendimento ocorreu por volta das 15h55, mobilizando equipes de socorro e o helicóptero de resgate.

    Quando chegaram à praia, os profissionais encontraram o surfista em situação de afogamento e já em parada cardiorrespiratória. Imediatamente foram iniciadas as manobras de reanimação, incluindo massagem cardíaca e o uso de equipamentos de oxigenação para auxiliar a respiração. Apesar de todos os esforços realizados pelos socorristas, a morte foi constatada aproximadamente 30 minutos depois.

    O velório de Rodrigo está previsto para acontecer neste sábado, em Florianópolis. Nas redes sociais, a ASIS lamentou profundamente a perda e lembrou que Tocha era admirado tanto por sua simpatia quanto pelo estilo elegante com que encarava as ondas, especialmente nos melhores dias de surf.

    Amigos, conhecidos e integrantes da comunidade do surf também prestaram homenagens ao atleta. Em diversas mensagens publicadas nas redes sociais, Rodrigo foi descrito como uma pessoa alegre, de energia positiva e sempre disposta a compartilhar um sorriso.

    “Pessoa iluminada! Sangue bom quebrador! Sempre com um sorriso no rosto e uma energia boa! Esteja em paz”, escreveu um amigo em uma das homenagens.

    Surfista morre afogado após sofrer parada cardiorrespiratória

  • Invasão total do cruzamento mais famoso do mundo após a goleada do Japão

    Invasão total do cruzamento mais famoso do mundo após a goleada do Japão

    O Japão deu, na madrugada de sábado para domingo, um passo potencialmente gigantesco rumo à classificação para os 16 avos de final da Copa do Mundo FIFA 2026 ao derrotar a Tunísia por uma expressiva goleada de 4 a 0.

    A partida foi disputada no Estadio BBVA Bancomer, em Monterrey, mas a comemoração se estendeu até o famoso Cruzamento de Shibuya, no coração de Tóquio.

    A vitória provocou uma verdadeira festa entre os torcedores japoneses, reunindo milhares de pessoas nas ruas. O entusiasmo foi tão grande que as forças de segurança precisaram intervir para controlar a multidão e garantir a ordem durante as comemorações.

    Invasão total do cruzamento mais famoso do mundo após a goleada do Japão

  • Japão ‘destrói’ Tunísia após madrugada histórica para Curaçau

    Japão ‘destrói’ Tunísia após madrugada histórica para Curaçau

    Chegou ao fim mais um dia da Copa do Mundo FIFA 2026, desta vez com um resultado histórico. A seleção de Curaçao surpreendeu ao segurar um empate sem gols contra o Equador e conquistou o primeiro ponto de sua história em uma competição desse porte.

    O dia também foi marcado por goleadas. De um lado, os Países Baixos venceram a Suécia por um contundente 5 a 1. Já na madrugada, foi a vez do Japão atropelar a Tunísia por 4 a 0, resultado que deixou os japoneses em situação confortável na luta por uma vaga nos 16 avos de final.

    Entre os dois confrontos, a Alemanha derrotou a Costa do Marfim por 2 a 1 e garantiu sua classificação para a próxima fase da Copa do Mundo de 2026.

    Japão ‘destrói’ Tunísia após madrugada histórica para Curaçau