Categoria: ESPORTES

  • Sem Alisson, Brasil faz penúltimo treino antes de encarar a Escócia

    Sem Alisson, Brasil faz penúltimo treino antes de encarar a Escócia

    LUCIANO TRINDADE E MARCOS GUEDES
    MIAMI, EUA (FOLHAPRESS) – O goleiro Alisson, 33, não foi a campo nesta segunda-feira (22) no centro de treinamento Columbia Park, onde a seleção brasileira realizou a penúltima atividade antes do duelo com a Escócia, na quarta-feira (24), pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

    De acordo com a CBF, o jogador foi poupado para controle de carga e permaneceu na parte interna do CT. Além do camisa 1, apenas Raphinha não apareceu no gramado. O atacante está em processo de recuperação de uma lesão na coxa direita. A comissão técnica não indicou prazo para seu retorno, mas trabalha com a possibilidade de contar com ele novamente a partir das oitavas de final.
    Para o lugar de Raphinha, Carlo Ancelotti tem Luiz Henrique, Rayan e Endrick como principais opções. Gabriel Martinelli, que costuma atuar pelo lado esquerdo, também já foi utilizado pelo treinador na direita.

    Apesar da baixa, o setor ofensivo do Brasil poderá ter uma novidade contra os escoceses, ao menos no banco de reservas. Recuperado de uma lesão na panturrilha direita, Neymar fez nesta segunda-feira seu primeiro treino junto com todo o elenco.

    No domingo (21), ele já havia participado da atividade no gramado em tempo integral, mas, na ocasião, sete jogadores foram poupados dos trabalhos de campo: Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Douglas Santos, Casemiro, Bruno Guimarães e Matheus Cunha. Todos realizaram apenas exercícios regenerativos. Apenas Alisson, Lucas Paquetá e Vinicius Junior apareceram no gramado.

    O Brasil lidera o Grupo C da Copa do Mundo, empatado com o Marrocos, ambos com quatro pontos. Na última rodada, em caso de vitória brasileira sobre os escoceses e de triunfo dos marroquinos sobre os haitianos, a primeira colocação da chave será definida nos critérios de desempate (confronto direto, saldo de gols, gols marcados e cartões).

    Sem Alisson, Brasil faz penúltimo treino antes de encarar a Escócia

  • Em carta deixada em vestiário, seleção iraniana pede paz entre nações

    Em carta deixada em vestiário, seleção iraniana pede paz entre nações

    Em carta escrita à mão deixada no vestiário do estádio de Los Angeles, nos Estados Unidos, a seleção de futebol do Irã agradeceu à cidade e aos iranianos que torceram pelo time em solo estadunidense e fez um apelo pela paz entre as nações.

    Escrita em inglês, a mensagem foi encontrada quando a delegação já havia deixado o local, após o empate de 0 a 0 contra a Bélgica na fase classificatória da Copa do Mundo 2026, sediada nos Estados Unidos, no Canadá e no México.

    “Da Pérsia antiga de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje, o espírito do Irã permanece vivo e inabalável”, descreve o texto. “Viemos para Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade.” 

    A carta cita a hospitalidade da cidade de Los Angeles e agradece aos iranianos que torceram pelo time durante a passagem na Califórnia. “Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações”, finaliza o texto.

    Entenda

    Desde o início da competição, após cada partida disputada nos Estados Unidos, a seleção iraniana precisou retornar para Tijuana, no México, devido às restrições impostas à permanência da delegação em território estadunidense.

    Inicialmente os iranianos ficariam hospedados no Arizona, nos Estados Unidos. Dias antes do início do torneio, porém, ficou acertada a mudança para a cidade de Tijuana, no México. As três partidas da seleção do Irã na primeira fase, no entanto, ocorreram nos EUA.

    Em meio ao imbróglio envolvendo os vistos estadunidenses para a delegação iraniana, a poucos dias do início do torneio, um funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou à agência Reuters a emissão dos documentos de entrada no país, destacando a concessão “aos atletas e à equipe de apoio necessária”.

    “Não permitiremos que a seleção iraniana abuse desse sistema para levar terroristas para os EUA sob falsos pretextos”, acrescentou o funcionário do governo estadunidense na ocasião.

    Em carta deixada em vestiário, seleção iraniana pede paz entre nações

  • Sensação da Copa, Cabo Verde pode se classificar sem vencer nenhum jogo

    Sensação da Copa, Cabo Verde pode se classificar sem vencer nenhum jogo

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Sensação da Copa do Mundo, Cabo Verde pode se classificar para o mata-mata sem ter vencido nenhum jogo na fase de grupos. Há apenas um caminho para que a seleção africana consiga a sua vaga desta maneira sem depender de critérios de desempate.

    COMO CABO VERDE AVANÇA SEM VENCER?

    Empatar com a Arábia Saudita + derrota do Uruguai para a Espanha

    SITUAÇÃO DE CABO VERDE

    Cabo Verde é o terceiro colocado do Grupo H. A seleção tem dois pontos, está igualada com o Uruguai na pontuação, no confronto direto e no saldo, mas fica atrás no número de gols marcados [3 a 2]. A Espanha lidera a chave [4 pontos], e a Arábia Saudita é a última [1 ponto].

    A última rodada tem Cabo Verde x Arábia Saudita, e Uruguai x Espanha. Os jogos serão disputados na próxima sexta-feira, às 21h (de Brasília).

    Cabo Verde ainda pode avançar sem vencer, em segundo, de outra forma, mas dependeria de critérios de desempate. Se os dois jogos terminarem empatados, os cabo-verdianos fecharão a primeira fase na vice-liderança se empatarem com Arábia Saudita por mais gols do que o Uruguai com a Espanha. Se mesmo assim houvesse igualdade, a decisão iria para os gols sofridos e, depois, número de cartões. Em última caso, a Fifa recorreria ao ranking, onde os uruguaios estão acima.

    Os africanos ainda podem avançar entre os oito melhores terceiros colocados. Isso, no entanto, só seria concretizado após o fim da fase de grupos, quando todas as seleções já tivessem concluído seus jogos.

    A campanha por si só já é histórica. Cabo Verde faz sua estreia em Copas do Mundo e soma dois empates contra campeões mundiais: Espanha [0 a 0] e Uruguai [2 a 2].

    COMO ESTÁ O GRUPO H

    Espanha – 4 pontos
    Uruguai – 2 pontos (0 de saldo, +3 gols pró)
    Cabo Verde – 2 pontos (0 de saldo, +3 gols pró)
    Arábia Saudita – 1 ponto

    Sensação da Copa, Cabo Verde pode se classificar sem vencer nenhum jogo

  • Tenista João Fonseca é confirmado em torneio amistoso no Rio de Janeiro

    Tenista João Fonseca é confirmado em torneio amistoso no Rio de Janeiro

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Melhor tenista brasileiro da atualidade e uma das sensações da nova geração do esporte no mundo, João Fonseca, 19, vai participar de 16 a 18 de julho do torneio amistoso UTS (Ultimate Tennis Showdown) Rio, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

    A competição foi criada pelo francês Patrick Mouratoglou, treinador da americana Serena Williams, e tem como proposta manter a interação constante dos atletas com o público, criando uma atmosfera dinâmica com regras próprias.

    Também está confirmado no torneio o australiano Nick Kyrgios, que já foi 13º do mundo em 2024 e atualmente é o 900º.

    Nas últimas temporadas, ele passou por uma cirurgia no punho e duas nos joelhos e está voltando às competições em alto nível neste ano.

    Além deles, participarão o argentino Francisco Cerúndolo, 21º do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais); o britânico Cameron Norrie, 29º; e o francês Ugo Humbert, 30º. Os outros três nomes serão divulgados posteriormente pela organização.

    “Estou muito feliz em confirmar que vou competir no UTS Rio em julho. Mal posso esperar para jogar em casa, ainda mais no Maracanãzinho, que é tão especial para os cariocas. Vi imagens da última edição do UTS na França e a atmosfera parecia fantástica. Tenho certeza de que vai ser incrível”, afirma o número 27 do mundo, que é natural da capital fluminense.

    Por ser um torneio amistoso, a torcida terá um papel importante durante os jogos, participando e apoiando os tenistas.

    A competição conta com fases em nove países, com partidas divididas em quatro sets de oito minutos cada um. Ganha quem vencer pelo menos três parciais. Se houver empate, um quinto será disputado em formato de “morte súbita”, em que o primeiro tenista a marcar dois pontos consecutivos vence.

    Entre as regras particulares, estão a eliminação do segundo saque, a comunicação direta entre técnicos (que usam microfone, para o público ouvir as informações) e atletas e o uso de “cartas bônus”, que podem multiplicar a pontuação por três em momentos decisivos, aumentando a imprevisibilidade dos confrontos.

    O último título, em dezembro passado, na Inglaterra, foi conquistado pelo australiano Alex de Minaur. Ele superou o norueguês Casper Ruud, 12º melhor do mundo.

    Neste ano, João Fonseca conquistou sua melhor colocação no saibro de Roland Garros, quando chegou até as quartas de final e, no caminho, eliminou o sérvio Novak Djokovic, maior vencedor de Grand Slams da história do tênis masculino, com 24 conquistas, e o norueguês Casper Ruud, que já foi o segundo colocado do ranking.

    No início da temporada nas quadras de grama, ele foi eliminado na primeira rodada de simples em Halle, na Alemanha, mas foi vice-campeão em duplas ao lado alemão Daniel Altmaier neste domingo (21).

    Nesta semana, disputará o ATP 250 de Eastbourne, na Inglaterra, último torneio antes de Wimbledon. Ele começará na segunda rodada do torneio, na quarta-feira (24).

    Seu rival será o vencedor do duelo do qualificatório entre o italiano Matteo Arnaldi, 34º do mundo e semifinalista de Roland Garros, e o britânico Giles Hussey, 293º colocado.

    Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada, começa no dia 29. No ano passado, Fonseca foi eliminado na terceira rodada.

    INGRESSOS

    Os ingressos para o torneio estão sendo vendidos pela Tichetmaster. Nos dois primeiros dias, os valores vão de R$ 55 a R$ 115. No terceiro, vão de R$ 66 a R$ 138.

    Em todos os dias há ingresso para PCD no valor de R$ 55.

    Se o fã quiser comprar o combo válido para os três dias, os valores variam de R$ 149,50 a R$ 312,50.

    Em qualquer das opções também há a taxa de 10% do valor pela compra online.

    Tenista João Fonseca é confirmado em torneio amistoso no Rio de Janeiro

  • França e Argentina podem garantir vaga hoje; confira os jogos da copa

    França e Argentina podem garantir vaga hoje; confira os jogos da copa

    A segunda rodada dos grupos I e J colocará em campo, nesta segunda-feira (22), as duas seleções finalistas da Copa de 2022. A atual campeã, Argentina, joga às 14h em Dallas contra a Áustria.

    Na sequência, às 18h, a vice-campeã França enfrenta o Iraque. A partida será na Filadélfia.

    Completam a rodada Noruega e Senegal, às 21h, em Nova Jersey; e, à meia-noite, Jordânia e Argélia.

    Jogos desta segunda-feira, 22 de junho

    14h – Argentina x Áustria (Grupo J)

    18h – França x Iraque (Grupo I)

    21h – Noruega x Senegal (Grupo I)

    0h – Jordânia x Argélia (Grupo J)

    Grupo I

    Classificação após a primeira rodada

    França – 3 pontos

    Noruega – 3 pontos

    Senegal – 0 ponto

    Iraque – 0 ponto

    O Grupo I chega à segunda rodada com duas seleções na liderança, após a vitória da França por 3 a 1 diante do Senegal e o triunfo da Noruega por 4 a 1 sobre o Iraque.

    A seleção francesa é favorita na partida de hoje contra o Iraque. Caso vença, poderá garantir vaga na segunda fase da competição.

    Assim como a França, a Noruega pode chegar a seis pontos no duelo de hoje contra o Senegal, garantindo também vaga na próxima fase.

    As duas lideranças do grupo se enfrentarão na última rodada da primeira fase, partida que provavelmente vai definir quem ficará em primeiro lugar na chave.

    No duelo de hoje contra a Noruega, o Senegal busca seus primeiros pontos, na esperança de, com uma vitória na rodada final contra o Iraque, tentar se classificar entre os oito melhores terceiros colocados.

    Como o Iraque tem o mesmo desafio, a terceira e última rodada da fase de classificação promete ser de grandes emoções para estas duas seleções que, até o momento, não pontuaram.

    Grupo J

    Classificação após a primeira rodada:

    Argentina – 3 pontos

    Áustria – 3 pontos

    Argélia – 0 ponto

    Jordânia – 0 ponto

    O Grupo J terá confronto direto entre equipes que venceram na estreia. Argentina e Áustria chegam com três pontos após derrotarem Argélia e Jordânia pelos placares de 3 a 0 e 3 a 1, respectivamente.

    Atual campeã do mundo, a equipe sul-americana entra em campo como favorita, apoiada em um elenco experiente e talentoso.

    As expectativas são de que a Argentina busque impor seu jogo, controlando a posse de bola e fazendo pressão no campo ofensivo.

    Embalada pela boa vitória na primeira rodada, a Áustria busca, no confronto com a Argentina, manter-se competitiva diante de um adversário tecnicamente superior. Caso vença, terá boas chances de terminar a primeira fase na primeira colocação.

    Na outra partida, Jordânia e Argélia entram em campo de madrugada em busca de recuperação, após derrotas na primeira rodada.

    Será, portanto, uma partida importante para quem quer avançar como uma das oito melhores terceiras colocadas.

    França e Argentina podem garantir vaga hoje; confira os jogos da copa

  • ‘Estamos bem’, diz Scaloni após polêmica com família de Messi

    ‘Estamos bem’, diz Scaloni após polêmica com família de Messi

    DALLAS, EUA (FOLHAPRESS) – O técnico da seleção da Argentina, Lionel Scaloni, afirmou que a equipe está pronta para o duelo contra a Áustria pela segunda rodada do grupo J na Copa do Mundo contra a Áustria nesta segunda-feira (22), a despeito da recente polêmica envolvendo o craque Lionel Messi e sua família.

    “Precisávamos começar com essa pergunta? Estamos bem, estamos prontos para o jogo de amanhã”, respondeu Scaloni ao ser questionado sobre a atual situação do camisa 10 da alviceleste. A família do astro argentino teve de divulgar um comunicado negando a morte do pai do jogador, Jorge Messi, após uma jornalista argentina divulgar sua suposta morte.

    O treinador também acrescentou que Messi foi devidamente acolhido por toda a delegação neste momento delicado que atravessa em meio ao torneio da Fifa.

    “Acreditamos firmemente que o grupo supera tanto as situações boas quanto as ruins. É sempre melhor vivenciar as coisas, compartilhá-las, ao lado de um amigo. É o que todos nós sentimos. Ele também sente isso. Prefiro não acrescentar nada mais sobre o assunto”, afirmou.

    ‘Estamos bem’, diz Scaloni após polêmica com família de Messi

  • Yamal entra em top 10 dos mais jovens a marcar em Copas; Pelé lidera lista

    Yamal entra em top 10 dos mais jovens a marcar em Copas; Pelé lidera lista

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O atacante espanhol Lamine Yamal se tornou neste domingo (21) o oitavo jogador mais jovem da história a marcar um gol em uma Copa do Mundo, fazendo o primeiro gol da partida na vitória por 4 a 0 em cima da Arábia Saudita.

    Yamal supera Messi. Na mesma semana em que reverenciou o argentino, Lamine superou o ex-jogador do Barcelona por 14 dias. Messi fez seu primeiro gol em 2006, com 18 anos e 357 dias, contra 18 anos e 343 dias.

    Ele abriu o placar contra a Arábia Saudita. O primeiro gol do espanhol em Copas foi aos nove minutos de jogo, após cruzamento de Oyarzabal, o atacante aproveitou a bola na pequena área para fazer 1 a 0. Assim, ele se tornou o segundo jogador mais jovem a abrir o placar na competição, perdendo para Pelé, que fez isso contra País de Gales em 1958, com 17 anos.

    Pelé é o único a fazer um gol em Copa com menos de 18 anos. Em 1958, quando marcou contra Gales, o “Rei do Futebol” fez seu primeiro gol com 17 anos e 239 dias. O mexicano Gilberto Mora, convocado para a Copa, também tem 17 anos, mas já é mais velho do que Pelé quando fez o primeiro gol.

    O top 10 de jogadores mais jovens a marcar um gol

    1 – Pelé (BRA) – 17 anos e 239 dias
    2 – Manuel Rosas (MEX) – 18 anos e 93 dias
    3 – Gavi (ESP) – 18 anos e 110 dias
    4 – Ibrahim Mbaye (SEN): 18 anos e 143 dias
    5 – Michael Owen (ING) – 18 anos e 190 dias
    6 – Nicolae Kovacs (ROU) – 18 anos e 197 dias
    7 – Dmitri Sychev (RUS) – 18 anos e 231 dias
    8 – Lamine Yamal (ESP) – 18 anos e 343 dias
    9 – Lionel Messi (ARG) – 18 anos e 357 dias
    10 – Julian Green (EUA) – 19 anos e 25 dias

    Yamal entra em top 10 dos mais jovens a marcar em Copas; Pelé lidera lista

  • Defesa do Irã brilha e segura 0 a 0 contra a Bélgica em Los Angeles

    Defesa do Irã brilha e segura 0 a 0 contra a Bélgica em Los Angeles

    Virou tendência nesta Copa do Mundo de 2026: o goleiro de uma seleção considerada inferior tem uma grande atuação para segurar o empate sem gols diante de uma favorita.

    Neste domingo (21), isto aconteceu em Los Angeles, onde Irã – de Beiranvand – e Bélgica empataram por 0 a 0, resultado que deixa o grupo G completamente em aberto para a última rodada. No momento, as duas seleções têm dois pontos em duas partidas, enquanto Egito e Nova Zelândia, que ainda se enfrentam na noite deste domingo, somam um cada.

    A Bélgica teve quase o dobro do tempo de posse de bola do adversário (56% contra 32% do Irã e 12% do tempo em disputa) e finalizou o triplo de vezes (21 contra 7). No entanto, quem balançou as redes foi o Irã, com Taremi, no primeiro tempo, em jogada que foi anulada por impedimento na cobrança ensaiada de falta. 

    No segundo tempo, a Bélgica correu riscos após a expulsão de Ngoy, que fez uma falta para impedir um gol quase certo do adversário. No entanto, fiel à proposta defensiva, o Irã continuou segurando o resultado e contou com grande atuação do goleiro Beiranvand, que fez várias defesas difíceis e garantiu que o placar não fosse alterado.

    Na última rodada do grupo G, na madrugada de sábado (27), a Bélgica tenta a primeira vitória contra a Nova Zelândia, em Vancouver, enquanto o Irã busca se classificar pela primeira vez ao mata-mata diante do Egito, em Seattle.

    Defesa do Irã brilha e segura 0 a 0 contra a Bélgica em Los Angeles

  • Bia Ferreira leva ouro na Copa do Mundo em retorno ao boxe olímpico

    Bia Ferreira leva ouro na Copa do Mundo em retorno ao boxe olímpico

    RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Beatriz Ferreira conquistou a medalha de ouro nos 65kg na etapa de China da Copa do Mundo de boxe, neste domingo (21) (21). O torneio marcou a estreia da brasileira na nova categoria.

    Bia voltou a atuar no boxe olímpico após quase dois anos. Ela tinha deixado a modalidade depois de Paris-2024 para se dedicar aos combates profissionais. Na atual temporada, porém, retomou a carreira “híbrida”.

    Primeiro campeonato nesse peso, nessa categoria nova, e consegui sair campeã. Foram quatro lutas e quatro vitórias. É bem diferente, meninas que eu nunca tinha enfrentado, nunca tinha lutado… Foi muito bom e sinto que estou de volta cada vez mais forte. É só começo Bia Ferreira


    A brasileira, anteriormente, foi bicampeã mundial e duas vezes medalhista olímpica na categoria até 60kg. Ainda nesta categoria, foi campeã brasileira em abril.

    Na China, Bia deixou para trás a chinesa Li Shu, por 3 a 2, nas quartas de final, e a cazaque Aida Abikeyeva, por unanimidade, na semi. Na disputa pelo outro, triunfo sobre a a inglesa Sacha Hickey, também por unanimidade.


    Bia Ferreira leva ouro na Copa do Mundo em retorno ao boxe olímpico

  • Herói de Cabo Verde contra Uruguai na Copa pediu dispensa da seleção em 2024

    Herói de Cabo Verde contra Uruguai na Copa pediu dispensa da seleção em 2024

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nascido na cidade de Almada, em Portugal, o atacante Hélio Varela, 24, poderia eventualmente estar defendendo a seleção lusitana na Copa do Mundo 2026. No entanto, ele preferiu seguir o coração e jogar por Cabo Verde, nação dos seus pais.

    Três anos após sua estreia pelos Tubarões Azuis, foi dele o gol que garantiu o empate por 2 a 2 com o Uruguai, neste domingo (21), pelo Grupo H, que mantém Cabo Verde com chances de classificação à segunda fase da Copa logo em sua primeira participação.

    Em entrevista ao site Flashscore, de Portugal, Varela deixou claro que sempre pensou em defender a seleção cabo-verdiana.

    “Quem me conhece sabe da minha paixão por Cabo Verde. Apesar de não ter nascido lá, desde pequeno sempre coloquei na minha cabeça que o meu objetivo era jogar na seleção de Cabo Verde, e foi uma decisão que não pensei duas vezes.”

    Apesar dessa ênfase na escolha, em 2024 ele foi alvo de críticas justamente por pedir dispensa da seleção para a disputa do Copa das Nações Africanas. Ele preferiu continuar atuando no Campeonato Português por seu clube à época, o Portimonense.

    “Foi uma decisão que quem me conhece sabe o quão difícil foi de tomar, pelo orgulho que tenho de vestir a camisa de Cabo Verde. Mas ainda assim foi tomada a título individual e avisada antecipadamente”, destacou ele à época.

    Sua ausência, porém, durou apenas três meses. Na convocação seguinte, Varela aceitou e iniciou a disputa das eliminatórias para a Copa do Mundo. À Agência Lusa ele comentou sobre as críticas de que tinha sido o culpado da história.

    “Se tivesse visto de fora também teria entendido da mesma maneira”, disse ele, esclarecendo que “nem tudo” o que saiu nas notícias era verdadeiro.

    Depois do pedido de dispensa, o presidente da Federação de Cabo Verde, Mário Semedo, criticou publicamente a diretoria e o treinador do Portimonense, acusando-os de ter pressionado Varela, então com 21 anos.

    No retorno à seleção, o jogador disse estar feliz e se tornou uma das peças principais do técnico Pedro Brito, conhecido como Bubista, para garantir a classificação à Copa e, agora, para o empate com o Uruguai.

    Ao Flashscore o jogador se qualificou como uma pessoa alegre no dia a dia.

    “Tento levar as coisas da melhor maneira possível. Nem sempre estão bem dentro e fora de campo, mas o futebol nos ajuda mais do que as pessoas pensam. Não é uma profissão fácil, mas tem coisas muito boas, e é um privilégio entrar em campo.”

    Após se destacar pelo Portimonense, o atacante passou pelo Gent, da Bélgica, e atualmente atua pelo Maccabi Tel Aviv, de Israel.

    Herói de Cabo Verde contra Uruguai na Copa pediu dispensa da seleção em 2024