Em lágrimas, Leonardo Jardim anuncia pausa na carreira: “Saúde mental…”

Leonardo Jardim não é mais técnico do Cruzeiro. Após uma temporada marcada por resultados expressivos, que recolocaram o clube de Belo Horizonte na Copa Libertadores depois de seis anos e levaram a equipe às semifinais da Copa do Brasil, o treinador português pediu desligamento. O contrato com a Raposa era válido até o fim de 2026.

Em entrevista coletiva concedida após o anúncio oficial da saída, Leonardo Jardim explicou que a decisão foi motivada por razões pessoais e pela necessidade de preservar a saúde física e mental.

“Esses momentos nunca são fáceis, mas é preciso ser racional. Em fevereiro, quando cheguei, passei cerca de 45 dias entre viagens e hospital acompanhando minha esposa, sem tempo para nada. Dois dias depois de ela receber alta, vim para o Cruzeiro. Quando entro em um projeto, entro para dar o máximo, não apenas para cumprir contrato. Me dediquei 100%. O vínculo ia até 2026, com cláusula de saída, e eu optei por acioná-la. Os motivos são pessoais. O desgaste deste ano, não só esportivo, foi grande. Alguns sinais me alertaram que eu precisava parar e cuidar da minha saúde”, afirmou.

O treinador relembrou que já tomou decisão semelhante em outro momento da carreira. “Não é a primeira vez que faço isso. Depois de seis anos no Monaco, parei por um ano e meio para refletir e recarregar as energias. O trabalho de treinador exige entrega total. Hoje, não consigo garantir 200% a partir de janeiro. Por isso, prefiro dar um passo atrás. Sou muito grato ao Cruzeiro e ao apoio que sempre recebi do Pedrinho. Agora, preciso estar com minha família, com meus pais, resolver questões pessoais. Não faz sentido falar de contratos ou dinheiro se eu não estiver inteiro”, completou.

Leonardo Jardim também fez um balanço de sua primeira e única temporada no Campeonato Brasileiro. Sob seu comando, o Cruzeiro terminou o Brasileirão na terceira colocação, a melhor campanha do clube desde 2014, ano do último título nacional.

“Foi uma temporada fantástica. Só não alcancei um objetivo, que era sair com um troféu. Acreditei até o fim que isso poderia acontecer. Garantimos a vaga na Libertadores, mas faltou o título. Isso me deixa triste e frustrado, mas o futebol é assim, decidido nos detalhes”, avaliou.

Questionado sobre a sucessão no comando técnico, com o nome de Tite sendo citado como possível substituto, Jardim afirmou que não participa do processo.

“O Cruzeiro tem profissionais qualificados para tomar essa decisão. Prefiro não interferir. A estrutura está preparada para seguir em frente sem a minha ajuda. Claro que o presidente pode me procurar se quiser conversar, nossa relação de amizade permanece”, concluiu.

Treinador português foi a cara de uma temporada bastante positiva do Cruzeiro, mas está determinado em deixar o emblema de Belo Horizonte. Anúncio da saída de Leonardo Jardim deve acontecer ainda nesta segunda-feira.

Notícias ao Minuto | 09:02 – 15/12/2025

Em lágrimas, Leonardo Jardim anuncia pausa na carreira: “Saúde mental…”

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *