Gmail vai mudar e tentar resolver sua caixa de entrada com ajuda da IA

A mudança foi projetada para oferecer uma visão personalizada de tarefas e atualizações importantes. Principais recursos chegam antes nos EUA; no Brasil, nos próximos meses

SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – O seu Gmail está prestes a mudar, e a ideia do Google com a reformulação é incluir inteligência artificial em todo o processo, da seleção de prioridades à escrita de e-mails.

Gmail anunciou nesta quinta-feira (08) maior reformulação já vista na plataforma de e-mail. De forma resumida, a empresa vai integrar inteligência artificial em diversas ações, para tentar resolver a bagunça que são as caixas de entrada. A companhia diz ter 3 bilhões de usuários no mundo.

Nova caixa de entrada vai resumir principais e-mails. No lado esquerdo, as pessoas vão ter uma opção chamada AI Inbox. Ela age como um assistente digital, identificando e-mails que exigem ações imediatas ou com respostas pendentes. Haverá ainda uma seção de “assuntos para colocar em dia”, mostrando num painel eventuais viagens, reservas, confirmações de compra e prazos de devolução, por exemplo. Caso não goste, é possível voltar facilmente para a caixa de entrada convencional.

Busca do Gmail terá IA e permitirá fazer pesquisas complexas. As pessoas poderão, por exemplo, procurar “quando que estive em tal restaurante”, no caso de reservas realizadas que tenham registro no Gmail. Outro exemplo do Google seria buscar algo do tipo “quem foi o encanador que me enviou um orçamento no ano passado?”.

Principais recursos chegam antes nos EUA; no Brasil, nos próximos meses. Por ora, diz o Google, recursos estarão disponíveis nos Estados Unidos com prioridade para usuários dos Estados Unidos. Eles poderão usar a partir de hoje:

– respostas sugeridas: baseado na sua forma de comunicação, ele mostra uma sugestão de resposta -que pode ser editada
– visões gerais com IA: resumos úteis na parte de cima do e-mail com os principais pontos de uma conversa
– ajude-me a escrever: gera rascunhos baseados numa instrução (exemplo: me ajude a escrever um pedido de reembolso)

Outras funções “clássicas” do Gmail já usam IA. Apesar das novidades, a empresa diz que o sistema de bloqueio de mensagens spam é todo baseado em inteligência artificial. Outro recurso, o resposta inteligente, que sugere rascunhos para e-mails comerciais, apenas para usuários pagos do Google Workspace, também é baseado na tecnologia.

Gmail vai mudar e tentar resolver sua caixa de entrada com ajuda da IA

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *