Homem aborda e desarma terrorista em praia de Sydney; vídeo

Um homem abordou um dos atiradores e conseguiu desarmá-lo durante o atentado que ocorreu na praia Bondi, em Sydney, na Austrália. Até ao momento, já são contabilizados 12 mortos, incluindo um dos suspeitos.

Pelo menos doze pessoas morreram num atentado na praia de Bondi, em Sydney, este domingo. Nas redes sociais, surgiram vários vídeos do ataque, incluindo imagens de um homem que abordou um dos atiradores e conseguiu desarmá-lo.

No vídeo, compartilhado na internet, é possível ver um transeunte a aproximar-se por trás de um dos atiradores, tendo conseguido tirar a arma das suas mãos.

O homem, já considerado um herói, conseguiu imobilizar o suspeito, apontando uma espingarda para ele em seguida. O atirador acabou por fugir do local.

“Hoje vimos australianos correndo em direção ao perigo para ajudar os outros. Esses australianos são heróis e a sua coragem salvou vidas”, disse, em conferência de imprensa, o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese.

Note-se que um dos atiradores morreu e o outro encontra-se em estado crítico.

A Polícia de Nova Gales do Sul, na Austrália, revelou que pelo menos doze pessoas morreram num atentado na praia de Bondi, em Sydney. 

“A polícia está respondendo a uma ocorrência em curso na praia de Bondi e pede ao público que evite a área. Quem estiver no local deve procurar abrigo”, começou por anunciar a autoridade na rede social X.

Posteriormente, a polícia indicou que “duas pessoas estão sob custódia policial na praia de Bondi”, mas sublinhou que a “operação policial continua em curso”. Sabe-se agora que um dos atiradores foi neutralizado pela polícia e o outro ferido. 

O serviço de ambulâncias de Nova Gales do Sul tinha também confirmado que várias pessoas foram levadas para hospitais locais após um tiroteio na praia de Bondi. 

Tiroteio foi “ataque terrorista”

O chefe da polícia de Nova Gales do Sul, Mal Lanyon, afirmou, durante uma conferência de imprensa, que o ataque na praia de Bondi, na Austrália, foi considerado “terrorista”. Já o governador de Nova Gales do Sul, Chris Minns, indicou que teve como objetivo atingir a “comunidade judaica de Sydney”.

Tiroteio ocorreu durante celebração judaica

Em declarações ao jornal local The Sydney Morning Herald, testemunhas revelaram que várias pessoas foram baleadas durante um evento para celebrar a primeira noite da celebração judaica Hanukkah. 

Os residentes dizem ainda ter ouvido dezenas de tiros pelas 18h30 locais (4h30 em Brasília) e visto várias pessoas caídas no chão. “Vi pelo menos 10 pessoas no chão e sangue por todo o lado”, contou uma testemunhada, identificado como Harry Wilson, à publicação.

Nas redes sociais circulam também vídeos – que o Notícias ao Minuto optou por não compartilhar – das autoridades e serviços de emergência a realizando manobras de reanimação a várias vítimas.

Israel denuncia “vil ataque terrorista contra os judeus”

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Gideon Sa’ar, disse estar “horrorizado com o ataque a tiro assassino num evento de Hanukkah”, sublinhando que “estes são os resultados da onda antissemita nas ruas da Austrália nos últimos dois anos”.

“O governo australiano, que recebeu inúmeros sinais de alerta, tem de cair em si!”, frisou.

Também o presidente de Israel, Isaac Herzog, denunciou o que classificou como “vil ataque terrorista contra os judeus que estavam acendendo as primeiras velas” da festa religiosa.

“O nosso coração está com eles. O coração de toda a nação de Israel bate forte neste preciso momento, enquanto rezamos pela recuperação dos feridos, rezamos por eles e rezamos por aqueles que perderam a vida”, afirmou num comunicado oficial.

“Reiteramos o nosso alerta repetidamente ao governo australiano para que aja e lute contra a enorme onda de antissemitismo que assola a sociedade australiana”, acrescentou ainda.

Localizada a leste de Sydney, Bondi é a praia mais famosa da Austrália e atrai um grande número de turistas, surfistas e nadadores, especialmente durante os fins de semana.

Homem aborda e desarma terrorista em praia de Sydney; vídeo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *