NASA ameaça romper contrato com SpaceX por atrasos no foguete Starship

A agência espacial dos EUA anunciou que pode abrir nova concorrência para a missão Artemis III, que levará astronautas de volta à Lua. Elon Musk rebateu as críticas e afirmou que o Starship ainda cumprirá toda a missão lunar

A SpaceX pode perder o contrato com a NASA para levar os primeiros astronautas à Lua desde 1972, em uma missão prevista para ocorrer no âmbito do programa Artemis III. O administrador da agência espacial norte-americana, Sean Duffy, afirmou que pretende abrir o contrato para outras empresas, citando atrasos no desenvolvimento do foguete Starship, da companhia de Elon Musk.

“Adoro a SpaceX, é uma grande empresa. O problema são os atrasos. Os prazos foram adiados e estamos em uma corrida contra a China”, disse Duffy em entrevista à CNBC. “O presidente e eu queremos chegar à Lua ainda neste mandato, então vou abrir o contrato e permitir que outras empresas, como a Blue Origin, concorram com a SpaceX.”

O acordo entre a NASA e a SpaceX, assinado há quatro anos, previa que o foguete Starship seria responsável por levar a cápsula Orion, com os astronautas a bordo, até a superfície lunar.

Após as declarações de Duffy, Elon Musk reagiu nas redes sociais. No X (antigo Twitter), o bilionário ironizou a possibilidade de concorrência e afirmou que a Blue Origin “nunca colocou uma carga em órbita, muito menos na Lua”.

“Comparada ao restante da indústria espacial, a SpaceX está avançando como um relâmpago”, escreveu Musk. “Além disso, o Starship acabará realizando toda a missão lunar. Podem anotar o que eu digo.”
 
 
 Blue Origin has never delivered a payload to orbit, let alone the Moon

NASA ameaça romper contrato com SpaceX por atrasos no foguete Starship

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *