A OpenAI anunciou que o ChatGPT deixará de funcionar no WhatsApp a partir de 15 de janeiro de 2026. A decisão ocorre após mudanças nos termos de uso do app de mensagens da Meta, que agora integra sua própria inteligência artificial, a Meta AI
A OpenAI anunciou que o ChatGPT será removido do WhatsApp a partir de 15 de janeiro de 2026, citando mudanças nos termos de uso do aplicativo de mensagens da Meta como motivo para a decisão. Segundo a empresa, o recurso contava com 50 milhões de usuários na plataforma.
“Adoramos ver mais de 50 milhões de pessoas conversando, criando e aprendendo com o ChatGPT no WhatsApp”, afirmou a OpenAI em comunicado oficial. “A simplicidade e a familiaridade das mensagens tornaram o WhatsApp um espaço natural para a criatividade e a curiosidade do dia a dia.”
A empresa não detalhou qual alteração específica nas políticas da Meta motivou a decisão, mas especialistas apontam que a mudança pode estar relacionada à integração da Meta AI, o assistente de inteligência artificial da própria Meta, dentro do WhatsApp. Assim, a companhia estaria restringindo o uso de bots de IA concorrentes em seus aplicativos.
“Embora preferíssemos continuar atendendo vocês no WhatsApp, estamos focados em tornar essa transição o mais simples possível para nossos usuários”, acrescentou a OpenAI.
Com isso, as interações com o ChatGPT via WhatsApp serão encerradas definitivamente em janeiro, e os usuários deverão recorrer ao aplicativo próprio do ChatGPT ou às versões web e móveis oferecidas pela OpenAI.
Deixe um comentário