Blog

  • Flávio Bolsonaro mantém empate com Lula no 2º turno, aponta Meio Ideia

    Flávio Bolsonaro mantém empate com Lula no 2º turno, aponta Meio Ideia

    No confronto direto, Flávio marca 45,3%, ante 44,7% de Lula. A diferença de 0,6 ponto está dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais. É o segundo mês consecutivo em que o senador aparece numericamente à frente do presidente no cenário de segundo turno da pesquisa.

    LAURA INTRIERI
    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) mantém empate técnico com o presidente Lula (PT) em simulação de segundo turno para as eleições de 2026, segundo pesquisa Meio Ideia divulgada nesta quarta (6).

    No confronto direto, Flávio marca 45,3%, ante 44,7% de Lula. A diferença de 0,6 ponto está dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais. É o segundo mês consecutivo em que o senador aparece numericamente à frente do presidente no cenário de segundo turno da pesquisa.

    A pesquisa ouviu 1.500 pessoas em todo o Brasil de sexta (1º) até esta terça (5), por meio de entrevistas telefônicas. O intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-05356/2026.

    Em abril, 60,4% dos eleitores de Flávio diziam que poderiam mudar de candidato. Agora, o índice caiu para 43,1%. Entre os eleitores de Lula, a disposição para trocar de voto permaneceu estável, em 27%.

    Em outra simulação de segundo turno, Lula marca 44,7% ante 40% do ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD). Em embate com o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), o pré-candidato à reeleição tem 44% ante 39% do rival.

    No cenário estimulado de primeiro turno, Lula lidera com 40%, e Flávio tem 36%. Caiado aparece em terceiro, com 5,6%, Zema marca 3% e Ciro Gomes (PSDB), 2,3%.

    Na pergunta espontânea, Lula tem 33,4% das menções e Flávio, 20%. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível, ainda é lembrado por 4%. Na sequência aparecem Caiado, com 3,7%, e Zema, com 3%. Os que não sabem ou não citam ninguém somam 23,1%.

    Na avaliação geral do governo, 46,3% classificam a gestão como ruim ou péssima, e 31,5% como ótima ou boa. Outros 21% avaliam como regular.
    Na aprovação direta, 53% desaprovam a condução de Lula, contra 44% que aprovam.

    Questionados se Lula merece continuar no cargo após 2026, 52% disseram que não, contra 44% que responderam sim.

    A rejeição de Jorge Messias pelo Senado para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) foi acompanhada por 58,6% dos entrevistados. As interpretações se dividem, e 36% consideram que o resultado da sabatina foi articulação da oposição para enfraquecer o governo, 35% avaliam como derrota que expõe a fragilidade de Lula, e 12% acham que o Senado cumpriu seu papel.

    Sobre a próxima indicação, 39,4% preferem um nome técnico, sem ligação direta com o governo, e 37% querem que Lula mantenha o perfil político.
    Uma parcela de 42,7% diz que votaria com mais chance em um candidato ao Senado que prometesse o impeachment de ministros da corte -índice que foi 45,4% em abril.

    A pesquisa dedicou um bloco ao impacto das apostas online, tema que tem sido abordado por Lula na pré-campanha. A maioria dos entrevistados (59%) culpa as bets por contribuírem para o endividamento das famílias, e 61,9% acreditam que elas estão viciando a população. Um em cada quatro brasileiros (25%) admite ter apostado online nos últimos 30 dias.

    Sobre o fim da escala de trabalho 6×1, 73,7% dos brasileiros se dizem favoráveis, contra 21,5% contrários. O principal ganho percebido é a possibilidade de passar mais tempo com a família (33,7%), seguido por descanso (24%).

    Flávio Bolsonaro mantém empate com Lula no 2º turno, aponta Meio Ideia

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Durigan confirma que o Novo Desenrola Brasil já está valendo

    Durigan confirma que o Novo Desenrola Brasil já está valendo

    Em entrevista à Jovem Pan News, o ministro afirmou que grande parte do endividamento dos brasileiros vem de um período em que o Brasil tinha uma taxa de desemprego muito elevada. Durigan disse ainda que o novo programa já tem R$ 2 bilhões em caixa, oriundos de recursos não resgatados no sistema financeiro.

    O ministro da Fazenda, Dario Durigan, disse nesta terça-feira, 5, que o Novo Desenrola Brasil já está valendo e que o governo está acompanhando as primeiras integrações com as instituições financeiras.

     

    Em entrevista à Jovem Pan News, o ministro afirmou que grande parte do endividamento dos brasileiros vem de um período em que o Brasil tinha uma taxa de desemprego muito elevada. Durigan disse ainda que o novo programa já tem R$ 2 bilhões em caixa, oriundos de recursos não resgatados no sistema financeiro.

     

    \”Estamos tirando esse dinheiro da tesouraria dos bancos para colocar em um fundo privado, otimizando recursos do sistema financeiro para otimizar todo o sistema\”, afirmou. Durigan também disse que \”caso haja necessidade, o governo já se predispôs a colocar mais R$ 5 bilhões no fundo\”.

     

    Correios

     

    Na entrevista, o ministro voltou a falar sobre a situação financeira delicada dos Correios. \”Nunca deixei de mostrar a minha insatisfação com os Correios. Precisamos de um plano de reestruturação para a empresa. Do meu lado não existe nenhum tabu, porém não podemos achar que existem saídas fáceis para esse problema\”, afirmou.

    Durigan confirma que o Novo Desenrola Brasil já está valendo

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Casa Branca confirma encontro entre Lula e Trump na quinta-feira

    Casa Branca confirma encontro entre Lula e Trump na quinta-feira

    A visita foi confirmada por um funcionário da Casa Branca à reportagem. Segundo ele, Trump vai receber Lula para “discutir assuntos econômicos e de segurança de importância compartilhada”.

    ISABELLA MENON E MARIANA BRASIL
    WASHINGTON, EUA E BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – A Casa Branca confirmou nesta terça-feira (5) o encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A reunião está marcada para esta quinta-feira (7), e o brasileiro deve viajar às 13h (de Brasília) desta quarta. A expectativa, segundo aliados, é de que o petista retorne na sexta.

    A visita foi confirmada por um funcionário da Casa Branca à reportagem. Segundo ele, Trump vai receber Lula para “discutir assuntos econômicos e de segurança de importância compartilhada”.

    Trata-se, ainda de acordo com o funcionário, de uma visita de trabalho. 

    Na linguagem diplomática, isso significa que um líder viaja para tratar de temas específicos, sem o aparato cerimonial de uma visita oficial. Para efeito de comparação, é diferente da visita do rei Charles, classificada como visita de Estado, com agenda protocolar mais ampla, incluindo jantar formal e discurso no Congresso.

    Lula havia falado sobre a possibilidade do encontro no início do ano e chegou a anunciar uma visita em março, que não foi adiante. Após o início da guerra dos EUA e de Israel contra o Irã, diplomatas afirmam que as conversas para uma reunião entre os líderes perderam fôlego.

    Às vésperas do encontro, integrantes do governo Lula já estão em Washington para preparar a visita do presidente.

    Nesta terça, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo brasileiro deverá buscar um acordo de combate ao crime organizado transnacional durante o encontro.

    “Em relação ao crime organizado, esse é um tema que o presidente Lula já levou ao presidente Trump, e vai levar novamente, que é um acordo para o combate a organizações criminosas transnacionais, ao crime organizado transnacional”, disse Alckmin em entrevista à Globonews.

    “Nós podemos fazer muita parceria nessa área, controle de fluxo financeiro, investigação. Esse é um tema extremamente relevante.”

    O combate ao crime organizado na esfera internacional já foi discutido em reunião anterior entre Lula e Trump. Em falas públicas, o brasileiro pediu que o homólogo americano cooperasse para prender brasileiros envolvidos em escândalos financeiros.

    Atualmente, também está em discussão a mudança da classificação de facções criminosas como CV (Comando Vermelho) e PCC (Primeiro Comando da Capital) para grupos terroristas.

    O governo Lula tenta evitar essa mudança na designação. Como mostrou a Folha, o Planalto avalia que a designação abriria brecha legal para intervenções dos EUA em território brasileiro.

    O ministro da Fazenda, Dario Durigan, deverá acompanhar Lula. Durigan esteve nos EUA durante as reuniões da primavera do FMI (Fundo Monetário Internacional) e anunciou, no início de abril, uma parceria estratégica entre os dois países para o combate ao crime organizado transnacional.

    Lula e Trump estão de lados opostos do espectro político mundial. O brasileiro costuma fazer diversas críticas ao americano e, no ano passado, adotou um discurso de defesa da soberania nacional depois de os EUA imporem um tarifaço contra produtos brasileiros.

    O presidente do Brasil deverá desembarcar em Washington poucos dias após sofrer uma derrota histórica no Senado com a rejeição de Jorge Messias para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Ele ainda enfrenta uma campanha eleitoral em que pesquisas apontam um embate apertado contra Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

    Além disso, o governo Lula passou há poucas semanas por uma crise com o governo americano após a prisão do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que vive nos EUA, e foi capturado pelo ICE, o serviço de imigração americano, por ter o visto vencido. Dois dias depois, ele foi solto.

    Após o episódio, um delegado brasileiro da Polícia Federal, que atuava nos EUA, teve as credenciais canceladas. Segundo o Departamento de Estado americano, ele teria atuado para manipular o sistema de imigração e “contornar tanto pedidos formais de extradição quanto prolongar caças às bruxas políticas” em território americano. Como retaliação, a PF também cancelou as credenciais do americano que trabalhava em Brasília.

    Do lado dos EUA, há um interesse pelas terras raras do Brasil, que possui a segunda maior concentração dos minerais do mundo, atrás da China. O Departamento do Estado, como a Folha de S. Paulo mostrou, já afirmou que os EUA têm interesse no processamento das matérias-primas -Lula já demonstrou disponibilidade em negociar, apesar de reiterar que um possível acordo teria de garantir a soberania do Brasil e permitir que o processamento dos materiais permaneça para fortalecer a indústria local.

    Casa Branca confirma encontro entre Lula e Trump na quinta-feira

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Neymar quebra silêncio sobre desentendimento com Robinho Jr: “Do futebol”

    Neymar quebra silêncio sobre desentendimento com Robinho Jr: “Do futebol”

    Neymar quebrou, nesta quarta-feira, o silêncio sobre a polêmica envolvendo a agressão a Robinho Júnior (filho de Robinho), durante um treino do Santos voltado para jogadores que não atuaram no empate em 1 a 1 contra o Palmeiras, equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira.

    “São coisas do futebol. Em primeiro lugar, era para ter sido resolvido entre nós. Foi um desentendimento que tivemos no treino. Foi uma reação minha, e acabei me excedendo um pouco, mas logo depois pedi desculpas. Conversamos no vestiário e nos entendemos ali”, afirmou, na zona mista do Rio Parapiti, após o empate com o Recoleta.

    “É um garoto de quem eu gosto muito, por quem tenho um carinho especial. Isso acontece no futebol. Você briga com irmão, com amigo… Eu já discuti com vários amigos no futebol. Já briguei com todos, e isso vai continuar acontecendo. Essas coisas tinham que ser resolvidas aqui dentro, não poderiam ter sido expostas dessa forma”, continuou, em declarações reproduzidas pelo portal Globoesporte.

    “Isso acabou chegando a pessoas que não vivem o dia a dia do futebol e inflamaram a situação de uma forma muito ruim. Se querem um pedido de desculpas publicamente, aqui está. Eu já tinha pedido desculpas a ele e à família. Me excedi, poderia ter agido de outra forma, mas acabei perdendo a cabeça. Todo mundo erra. Foi um erro meu e um erro dele. Eu errei um pouco mais”, completou.

    O atacante de 34 anos também admitiu surpresa com o fato de o jogador de 18 anos ter enviado uma notificação extrajudicial ao próprio clube: “Eu já tinha pedido desculpas, achei que estava resolvido entre nós. Nos reunimos novamente na segunda-feira de manhã. Pedi desculpas na frente de todo o grupo, conversei com todos, e ele também pediu desculpas”.

    “Achávamos que estava tudo resolvido, mas surgiu outra bomba. Às vezes, as pessoas acham que sabem mais do que quem vive o dia a dia e acabam interpretando as coisas de forma diferente (…). Vocês falam do meu nome todos os dias. Qualquer briga ou discussão no vestiário… Quem joga futebol sabe que isso acontece. Tem discussão, briga, de tudo. O futebol é assim, faz parte”, lamentou.

    “Fiquei chateado, porque ele é meu ídolo”

    Robinho Júnior também falou com a imprensa e apresentou sua versão: “Foi uma situação em que fiquei chateado, porque ele é meu ídolo. Sempre gostei muito dele desde pequeno. Quando eu tinha oito anos, ele me deu uma camisa e eu chorei. Foi um erro. Ele assumiu o erro dele, e eu fui homem para ir até ele e conversar”.

    “Está tudo certo. Estão dizendo muitas coisas que não são verdade, e fico triste por isso ter tomado essa proporção. Gosto muito dele. Está tudo resolvido (…). Foi muito mais um momento de raiva com meus empresários do que algo que eu realmente quisesse que chegasse a esse ponto. Foi mais sentimento do que razão”, reconheceu.

    “Eu poderia ter pensado melhor, mas não era para isso ter ido parar na imprensa nem causar toda essa repercussão. Foi ruim para os dois lados. Aceito as desculpas, é normal. Todo mundo erra. Ele é um ser humano, como todos nós. Eu também poderia ter errado, como já errei muitas vezes”, concluiu.

    Neymar quebra silêncio sobre desentendimento com Robinho Jr: “Do futebol”

  • Hantavírus transmissível entre humanos; Novo caso é confirmado na Suíça

    Hantavírus transmissível entre humanos; Novo caso é confirmado na Suíça

    A embarcação, com 149 pessoas a bordo (88 passageiros) de 23 nacionalidades, fazia a rota entre Ushuaia, na Argentina, de onde partiu em 20 de março, e as Ilhas Canárias, com paradas no Atlântico Sul para turismo de observação da vida selvagem.

    O navio de cruzeiro Hondius parou na entrada do porto da Praia, em Cabo Verde, devido a um surto de hantavírus, que já provocou três mortes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há registro de outros cinco casos.

    A embarcação, com 149 pessoas a bordo (88 passageiros) de 23 nacionalidades, fazia a rota entre Ushuaia, na Argentina, de onde partiu em 20 de março, e as Ilhas Canárias, com paradas no Atlântico Sul para turismo de observação da vida selvagem.

    De acordo com a OMS, os relatos de doença a bordo foram registrados entre 6 e 28 de abril, principalmente com febre e sintomas gastrointestinais, evoluindo rapidamente para pneumonia, síndrome respiratória aguda e choque.

    Suspeita-se que a variante do hantavírus envolvida seja a andina, a única transmissível entre humanos. Até esta quarta-feira, 6 de maio, “foram registrados oito casos, dos quais três foram confirmados como hantavírus por meio de testes laboratoriais”.

    Suíça confirma caso de homem infectado com hantavírus após cruzeiro

    O Escritório Federal de Saúde Pública da Suíça confirmou, nesta quarta-feira, que “uma pessoa infectada com hantavírus está sendo tratada no Hospital Universitário de Zurique”. Trata-se de um homem que voltou recentemente do cruzeiro Hondius, onde há um surto do vírus.

    Em comunicado, a Suíça informou que o hospital “está preparado” para tratar esses casos e tem capacidade para “cuidar do paciente garantindo a segurança” da equipe médica e dos demais pacientes.

    “Atualmente, não há risco para a população suíça”, destacou a nota.

    O homem havia retornado recentemente de “uma viagem à América do Sul” com a esposa no fim de abril e, “após apresentar sintomas, entrou em contato com seu médico por telefone e foi ao Hospital Universitário de Zurique para realizar o teste”, onde foi “imediatamente isolado”.

    “Um teste realizado no laboratório de referência do Hospital Universitário de Genebra confirmou o resultado positivo para hantavírus. Especificamente, trata-se do vírus Andes, um hantavírus encontrado na América do Sul”, informou o órgão de saúde suíço.

    Paciente procurou hospital após receber e-mail sobre o surto

    A OMS revelou que o homem infectado e internado em Zurique decidiu procurar ajuda médica após receber um e-mail da Oceanwide, operadora do navio Hondius.

    “As autoridades suíças confirmaram um caso de hantavírus identificado em um passageiro do navio MV Hondius. Ele respondeu a um e-mail da operadora informando os passageiros sobre o evento de saúde e compareceu a um hospital em Zurique, na Suíça, onde está recebendo tratamento”, informou a OMS em publicação nas redes sociais.

    A organização afirmou ainda que está “trabalhando com os países envolvidos para apoiar o rastreamento internacional de contatos, garantindo que pessoas potencialmente expostas sejam monitoradas e que qualquer propagação adicional da doença seja contida”.

    Até esta quarta-feira, 6 de maio, “foram registrados oito casos, dos quais três confirmados como hantavírus por testes laboratoriais”.

    Hantavírus transmissível entre humanos; Novo caso é confirmado na Suíça

  • Causa da morte de ator de "Buffy-A Caça Vampiros" é revelada em autópsia

    Causa da morte de ator de "Buffy-A Caça Vampiros" é revelada em autópsia

    Mais de um mês depois da morte de Nicholas Brendon, ator de “Buffy – A Caça Vampiros”, o médico legista revelou a causa da sua morte. Tinha 54 anos.

    Foi divulgada a causa da morte de Nicholas Brendon. Nesta terça-feira, 5 de maio, o escritório do médico legista responsável pelo relatório informou que a morte do ator foi por causas naturais.

    Nicholas Brendon morreu em decorrência de doença cardiovascular aterosclerótica e hipertensiva. O relatório — ao qual a revista People teve acesso — também aponta pneumonia aguda e infarto do miocárdio como fatores que contribuíram para a morte. O “mecanismo da morte” foi uma obstrução de 90% da artéria coronária direita.

    Uma amiga de longa data do ator, Theresa Fortier, afirmou que ele “estava com uma tosse persistente e se automedicava com remédios sem prescrição”. “Ele se queixava de dor no peito. Ela recomendou que ele fosse ao hospital, mas ele recusou”, acrescentou o médico legista Todd Zeiner no relatório.

    “Ele era fumante há muitos anos e estava apreensivo em relação a uma recente cirurgia na coluna. Ela também informou que ele havia sofrido um ataque cardíaco há alguns anos, mas se recusou a fazer qualquer tipo de tratamento na época”, explicou.

    A morte de Nicholas Brendon: corpo foi encontrado por amigo

    Vale lembrar que foi em março que a família de Nicholas Brendon confirmou a morte do ator, aos 54 anos, por meio de um comunicado publicado no Instagram no dia 20 de março. Ele era mais conhecido pelo papel de Xander na série Buffy the Vampire Slayer.

    “É com o coração partido que compartilhamos a morte do nosso irmão e filho, Nicholas Brendon. Ele faleceu enquanto dormia, por causas naturais”, dizia a nota da família.

    O corpo do ator foi encontrado por um amigo, conforme informado pelas autoridades na ocasião. “A pessoa que morreu morava sozinha e foi encontrada por um amigo de longa data que estava passando a noite em sua casa. As evidências indicam que a morte foi muito recente. Os investigadores estão analisando vídeos publicados recentemente como possível evidência de doença pré-existente.”

    Na época, também foi destacado que “não havia sinais de crime e nada no local indicava que a morte não tivesse sido natural”.

    Causa da morte de ator de "Buffy-A Caça Vampiros" é revelada em autópsia

  • Ucrânia diz que Rússia violou cessar-fogo: "Cinismo absoluto"

    Ucrânia diz que Rússia violou cessar-fogo: "Cinismo absoluto"

    O chefe militar da região de Zaporíjia, Ivan Fedorov, relatou hoje um ataque russo contra instalações industriais da região, enquanto a Ucrânia anunciou que, desde a meia-noite, está cumprindo um cessar-fogo unilateral.

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky alertou que Kiev responderá “de forma simétrica” a qualquer violação do cessar-fogo iniciado às 00h de hoje, que antecipa em 48 horas uma trégua anunciada por Moscou. A Rússia pediu uma pausa nos dias 8 e 9 de maio, durante as celebrações da vitória contra a Alemanha nazista em 9 de maio de 1945.

    O cessar-fogo anunciado unilateralmente por Kiev entrou em vigor depois que, na véspera, uma série de ataques russos deixou pelo menos 28 mortos na Ucrânia.

    Ás 00h (Horário de Brasília), seis horas após o início da trégua ucraniana, as autoridades russas não haviam registrado nenhum ataque vindo da Ucrânia.

    Do lado ucraniano, no entanto, foram emitidos alertas nas regiões de Kherson, Zaporíjia, Donetsk, Kharkiv, Sumy e Mykolaiv.

    Zelensky anunciou a trégua, de duração indefinida, na segunda-feira, em resposta à proposta do presidente russo Vladimir Putin para as celebrações de 9 de maio, mas condicionou sua continuidade ao cumprimento por parte de Moscou.

    “Precisamos que esses ataques e todos os outros do mesmo tipo parem todos os dias, e não apenas por algumas horas em algum lugar, em nome de ‘celebrações’”, afirmou Zelensky.

    “É um cinismo absoluto pedir um cessar-fogo para organizar celebrações de propaganda, enquanto ataques como esses acontecem todos os dias”, criticou o presidente, referindo-se aos bombardeios de terça-feira.

    Os ataques russos de terça-feira mataram 12 pessoas em Zaporíjia, seis em Kramatorsk, quatro em Dnipro, quatro em Poltava, uma em Kharkiv e uma em Nikopol.

    Por outro lado, um ataque ucraniano com drones na península da Crimeia — anexada unilateralmente pela Rússia em 2014 — deixou cinco mortos na noite de terça-feira, na cidade de Dzhankoi, segundo autoridades russas.

    “A poucas horas da entrada em vigor da proposta de cessar-fogo da Ucrânia, a Rússia não demonstra qualquer sinal de que pretende encerrar as hostilidades. Pelo contrário, Moscou intensifica o terror”, acusou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, na rede social X, na noite de terça-feira.

    A Ucrânia há muito pede uma trégua prolongada para facilitar negociações com o objetivo de encerrar a guerra iniciada com a invasão russa em grande escala, em fevereiro de 2022 — o conflito mais sangrento na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

    A guerra na Ucrânia também foi tema de uma conversa telefônica na terça-feira entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, segundo o Departamento de Estado norte-americano.

    O analista político ucraniano Volodymyr Fesenko afirmou à agência France-Presse (AFP) que o anúncio da trégua por Kiev é uma manobra tática nos campos “informativo e político”.

    “Se a Rússia não respeitar o nosso cessar-fogo, temos o direito de não respeitar o dela. Isso anula a iniciativa de Putin”, disse Fesenko, considerando “quase certo” que nenhuma das tréguas será totalmente respeitada.

    Em abril, um cessar-fogo de 32 horas durante a Páscoa ortodoxa foi violado várias vezes na linha de frente, embora tenha havido uma redução nos ataques aéreos de longo alcance.

    Moscou rejeita um cessar-fogo duradouro, argumentando que isso permitiria a Kiev reforçar suas defesas. A Rússia exige, antes de qualquer interrupção dos combates, que a Ucrânia ceda a região de Donetsk (leste), atualmente sob controle parcial das forças russas.

    A área controlada pela Rússia na Ucrânia diminuiu cerca de 120 quilômetros quadrados em abril, a primeira redução desde o verão de 2023, segundo análise da AFP com base em dados do Instituto para o Estudo da Guerra.

    Ucrânia diz que Rússia violou cessar-fogo: "Cinismo absoluto"

  • Dança, tira selfies e atrasa voo nos EUA: Conheça Bebop, o robô que viaja

    Dança, tira selfies e atrasa voo nos EUA: Conheça Bebop, o robô que viaja

    Bebop é um robô que, no início do mês, encantou os passageiros que estavam no aeroporto de Oakland, no estado norte-americano da Califórnia… mas também atrasou um voo devido à bateria que precisa para animar os presentes.

    Um voo partiu com atraso de Oakland, na Califórnia, por causa de um passageiro nada comum: Bebop, um robô que, assim como os demais ocupantes da aeronave, queria chegar a San Diego, no mesmo estado dos Estados Unidos.

    Segundo veículos da imprensa norte-americana, o caso aconteceu na semana passada, no dia 30 de abril, quando Bebop, um robô da empresa Elite Event Robotics, enfrentou diversas dificuldades para embarcar em um avião da Southwest Airlines.

    A máquina, que mede cerca de 1,20 metro de altura e pesa aproximadamente 32 quilos, era grande demais para ser transportada como bagagem de mão. Por isso, Eily Ben-Abraham, responsável por levá-la, comprou uma passagem exclusiva para o robô.

    Inicialmente, o assento de Bebop era no corredor, mas a companhia aérea acabou transferindo-o para um lugar na janela. Em seguida, surgiu outro problema: a bateria do robô, devido à alta quantidade de lítio, poderia representar um risco. As baterias acabaram sendo confiscadas.

    “Hoje em dia, precisamos estar preparados para qualquer aventura quando viajamos”, afirmou.

    Dança, tira selfies e atrasa voo nos EUA: Conheça Bebop, o robô que viaja

  • Hantavírus: Como será feito desembarque de passageiros nas ilhas Canárias

    Hantavírus: Como será feito desembarque de passageiros nas ilhas Canárias

    Ministério da Saúde espanhol respondeu positivamente ao pedido da OMS para o desembarque nas Canárias dos passageiros do navio Hundius, onde foi detectado um surto de Hantavírus. Se se vier a concretizar, saiba como se desenrolará o processo.

    O Ministério da Saúde da Espanha confirmou que decidiu receber os passageiros do navio de cruzeiro Hondius, onde já foram confirmados pelo menos sete casos de hantavírus.

    A decisão, segundo o governo espanhol, foi tomada com base no cumprimento do Direito Internacional e em um espírito humanitário.

    O processo, no entanto, será realizado seguindo procedimentos e regras específicas, em uma operação que gera algumas preocupações.

    Vale lembrar que, a bordo do navio, várias pessoas podem estar infectadas com a síndrome respiratória por hantavírus, que já causou três mortes.

    Por que Espanha?

    O navio partiu da Argentina com destino a Cabo Verde, com mais de 140 pessoas a bordo. Foi lá que os primeiros casos da doença foram diagnosticados, embora se acredite que a infecção original tenha ocorrido fora da embarcação.

    A OMS considera que Cabo Verde não tem condições para realizar essa operação, e a escolha das Ilhas Canárias se deve ao fato de ser o local mais próximo com a infraestrutura necessária.

    “A Espanha tem a obrigação moral e legal de ajudar essas pessoas, entre as quais também há cidadãos espanhóis”, afirmou a OMS.

    Como será feito o desembarque?

    A operação de desembarque será realizada em coordenação com a União Europeia. O governo espanhol divulgará os detalhes do protocolo assim que forem definidos pela OMS e pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

    Por enquanto, sabe-se, segundo o ABC, que está sendo feita uma inspeção detalhada no navio para identificar quais pessoas precisam ser retiradas com urgência em Cabo Verde — como é o caso de um médico em estado grave.

    Os demais passageiros seguirão viagem até as Ilhas Canárias, onde a chegada é esperada dentro de três ou quatro dias. O porto específico ainda não foi definido, informou o Ministério da Saúde. Ao chegarem, tripulação e passageiros serão devidamente examinados, atendidos e transferidos para seus respectivos países.

    O processo será coordenado por meio de um protocolo comum de gestão de casos e contatos elaborado pela OMS e pelo ECDC.

    Tanto o atendimento médico quanto o transporte serão realizados em locais e meios especiais preparados para essa situação, evitando qualquer contato com a população local e garantindo a segurança dos profissionais de saúde, segundo a imprensa espanhola.

    Antes disso, os casos suspeitos que ainda estão a bordo serão retirados em aeronaves médicas para tratamento em unidades de alta contenção. Os dois casos sintomáticos serão encaminhados para os Países Baixos a partir de Cabo Verde. Um contato de alto risco será colocado em quarentena na Alemanha, informou o ministério liderado pela ministra Mónica García.

    O desembarque vai acontecer?

    Apesar da confirmação do Ministério da Saúde espanhol sobre o recebimento do navio nas Ilhas Canárias, o líder do governo regional já se posicionou contra a decisão e pediu uma reunião urgente com o primeiro-ministro, Pedro Sánchez.

    Fernando Clavijo quer evitar que o cruzeiro com o surto de hantavírus faça escala nas ilhas, argumentando que a decisão não segue “nenhum critério técnico” e que não há “informações suficientes para transmitir uma mensagem de tranquilidade e garantir a segurança da população canária”.

    O navio, com 149 pessoas de 23 nacionalidades, fazia a rota entre Ushuaia, na Argentina, de onde partiu em 20 de março, e as Ilhas Canárias, com paradas no Atlântico Sul para turismo de observação da vida selvagem.

    A OMS confirmou até agora dois casos de hantavírus no cruzeiro e cinco casos suspeitos.

    Os dois casos confirmados são o de uma mulher que teve contato próximo com o passageiro que morreu em 11 de abril e o de um passageiro que foi retirado do navio e levado para Joanesburgo, onde está em estado grave na UTI.

    Os cinco casos suspeitos incluem dois passageiros que morreram (um homem em 11 de abril e uma mulher em 2 de maio) e três pessoas que continuam a bordo com sintomas gastrointestinais e/ou febre alta, sendo dois membros da tripulação.

    O que é o hantavírus?

    Os hantavírus podem ser transmitidos de animais para humanos, geralmente quando as pessoas inalam poeira ou partículas liberadas pela urina, fezes ou saliva de roedores infectados, especialmente em ambientes fechados ou mal ventilados.

    Nas Américas, alguns tipos de hantavírus podem causar a síndrome pulmonar por hantavírus, uma doença grave caracterizada por febre e sintomas gerais, seguidos por insuficiência respiratória aguda.

    A maioria dos hantavírus não é transmitida de pessoa para pessoa. A exceção é o vírus Andes, registrado principalmente em partes da América do Sul e que já demonstrou capacidade de transmissão entre humanos.

    Ainda não se conhece a origem da infecção neste cruzeiro, nem qual variante específica do hantavírus está envolvida.

    A OMS avalia, no momento, que o risco desse surto para a população global é baixo.

    Hantavírus: Como será feito desembarque de passageiros nas ilhas Canárias

  • Filho de Elis Regina detona o ex-padrasto: 'Perdi minha família inteira'

    Filho de Elis Regina detona o ex-padrasto: 'Perdi minha família inteira'

    João Marcello Bôscoli reage às críticas de César Camargo Mariano sobre a remasterização de Elis 73, relembra episódio após a morte da mãe e afirma que o músico deveria “ficar em silêncio” sobre o trabalho

    O produtor musical João Marcello Bôscoli voltou a se pronunciar sobre a polêmica envolvendo a remasterização do álbum Elis 73 e respondeu diretamente às críticas feitas pelo pianista César Camargo Mariano, que foi marido de Elis Regina e é pai de Maria Rita e Pedro Mariano.

    A controvérsia ganhou força após César afirmar que o processo de remasterização teria desrespeitado o trabalho original feito por ele e pela cantora. João Marcello, no entanto, rebateu as declarações e afirmou que o ex-padrasto não deveria interferir na condução do projeto.

    Em entrevista ao jornalista Julio Maria, no projeto Prosa no Fino, o filho mais velho de Elis fez críticas duras e relembrou episódios pessoais do passado. Ele afirmou que, após a morte da mãe, viveu um momento de abandono familiar.

    “Fui uma criança que foi abandonada depois que minha mãe morreu. Quando ele foi buscar os filhos dele, eu não estava em casa. Perdi minha mãe em uma terça-feira e, na quinta, perdi minha família”, disse.

    João Marcello também questionou a postura do músico diante da discussão pública. “Para quem fez isso, na minha opinião, ele fala demais. Poderia ficar em silêncio. Se quer dinheiro, que faça isso sem expor. Não atrapalhe a vida da minha mãe nem a minha”, afirmou.

    O produtor ainda declarou que, ao longo dos anos, evitou expor episódios envolvendo o ex-padrasto. “Tive que poupá-lo no meu livro e continuo lidando com isso até hoje”, completou.

     
     
     

     
     
    Ver essa foto no Instagram

     
     
     
     

     
     

     
     
     

     
     

    Um post compartilhado por DJ ZÉ PEDRO MÚSICA (@dj.zepedro)

    A disputa entre os dois ocorre em meio às revisitações da obra de Elis Regina, uma das maiores vozes da música brasileira. A cantora morreu em 1982, aos 36 anos, vítima de uma overdose acidental relacionada ao uso de cocaína, álcool e medicamentos, versão que chegou a ser questionada por pessoas próximas à artista.
     
     

     

    Filho de Elis Regina detona o ex-padrasto: 'Perdi minha família inteira'