Blog

  • Novas imagens revelam dimensões dos novos iPhones da Apple

    Novas imagens revelam dimensões dos novos iPhones da Apple

    A Apple deverá anunciar em setembro três novos iPhones. Além do iPhone 18 Pro e do iPhone 18 Pro, os fãs da “Empresa da Maçã” poderão contar com o primeiro iPhone de tela dobrável

    Continuam circulando rumores e vazamentos de informação sobre a próxima geração de tcelulares da Apple e, graças a uma publicação compartilhada na rede social X pela página de Vadim Yuryev, podemos ver os moldes de alguns dos novos modelos.

    As imagens revelam os designs que devem ser adotados pela Apple com o iPhone 18 Pro, o iPhone 18 Pro Max e também o iPhone Fold/Ultra – como é conhecido de momento o primeiro celular dobrável da Apple.

    Enquanto o iPhone 18 Pro e o iPhone 18 Pro Max têm um design muito semelhante aos antecessores, o primeiro iPhone dobrável será (compreensivelmente) distinto dos outros modelos. Quando aberto, este iPhone dobrável parece ter dimensões semelhantes às do iPad Mini, sendo possível ver uma câmara dupla na face traseira.

    Os rumores que têm sido compartilhados indicam que estes três novos iPhones serão anunciados oficialmente em setembro, enquanto o iPhone 18, o iPhone 18e e o iPhone Air 2 ficarão reservados para o primeiro semestre de 2027.

    Entretanto, pode ver acima as imagens que andam a circular do iPhone 18 Pro, do iPhone 18 Pro Max e também do iPhone Fold/Ultra.

    Novas imagens revelam dimensões dos novos iPhones da Apple

  • Homem que escreveu livro sobre como amar uma mulher é preso por bigamia

    Homem que escreveu livro sobre como amar uma mulher é preso por bigamia

    Leslie Williams foi preso nos EUA por se suspeitar que estaria casado com duas mulheres. O suspeito, que é pastor, escreveu em 2017 um livro sobre como” amar uma mulher”

    Uma publicação no Facebook, em que atualizava o seu estado civil, teria denunciado um pastor da Florida, nos Estados Unidos, que acabou preso por bigamia.

    Leslie Williams, um pastor de 62 anos, foi preso depois de ter sido emitido um mandado de busca, por causa de uma publicação feita em dezembro de 2025.

    Nessa publicação, o homem, que dirige o seu próprio ministério a partir de uma extensa comunidade para maiores de 55 anos, afirmava estar casado com uma mulher de nome Cindi.

    A atualização do seu estado civil gerou múltiplas reações, com alguns questionando. “Parabéns. Achei que já era casado”.

    Dias depois, o homem agradeceu todas as palavras simpáticas que recebeu, acrescentando ainda que sua esposa é uma mulher “abençoada, bonita e talentosa”.

    Teria sido esta publicação que chamou a atenção das autoridades locais que passaram a integrar o homem na sua lista de pessoas procuradas. Justamente por ele ser casado com mais de uma mulher.

    Apesar de detalhes sobre o seu primeiro casamento continuem por serem esclarecidos, o certo é que o homem acabou sendo interpelado pelas autoridades este mês e mantém-se detido em Sumter County, na Florida.

    O homem, acusado de infidelidade, é autor de um livro que orienta os homens a amarem profundamente as suas esposas, abordando problemas comuns no casamento e promovendo um amor “eterno”

    Publicado em 2017, o livro “fala diretamente aos corações dos homens partilhando o tipo de amor que os homens deveriam ter pelas suas esposas”, refere o NY Post.

    Homem que escreveu livro sobre como amar uma mulher é preso por bigamia

  • WhatsApp testa novidade que vai mudar a forma como usa o app de mensagens

    WhatsApp testa novidade que vai mudar a forma como usa o app de mensagens

    O WhatsApp se encontra testando uma novidade que poderá mudar a forma como usa o app de mensagens, permitindo-lhe fazer mais a partir das notificações que alertam para a recepção de novas mensagens

    O WhatsApp está trabalhando em uma nova funcionalidade np seu app para celulares, a qual permitirá aos usuários saberem quando receberam uma mensagem em uma conversa individual ou em grupos.

    Segundo o site WABetaInfo, o WhatsApp está se preparando para introduzir notificações com formato de “bolhas”, sendo exibidas no topo da tela assim que a mensagem for recebida. Diz a publicação que esta funcionalidade se encontra sendo testada na versão Android do WhatsApp.

    A notificação incluirá não só o nome do contato, como também a fotografia de perfil. Ao clicar nesta fotografia, será exibida uma versão compacta do app que lhe permitirá ler as últimas mensagens e responder sem sair do outro app em que estiver e sem a necessidade de entrar diretamente no WhatsApp.

    “A funcionalidade será particularmente útil em situações onde os usuários têm de fazer várias tarefas sem interromperem o que estão fazendo”, pode ler-se no WABetaInfo. “Por exemplo, alguém pode estar vendo um vídeo. Quando o a bolha do WhatsApp aparece, permitirá abrir rapidamente a conversa sem abandonar a tela atual. Isto tornará mais fácil responder uma vez que os usuários podem responder de forma instantânea e verem as últimas mensagens compartilhadas na conversa. Ao invés de estarem sempre a trocar entre o app do momento e o WhatsApp, os usuários poderão lidar com as conversas sem saírem da app que estão a usar na altura”.

    É importante destacar que esta funcionalidade ainda se encontra sendo testada e não se encontra disponível na versão beta do WhatsApp, pelo que não se sabe quando é que chegará à versão final do app de mensagens. Ainda assim, o site WABetaInfo já conseguiu partilhar imagens (abaixo) que permitem saber como será usar estas novas notificações.

    Apesar de estar sendo testada na versão Android do WhatsApp, acredita-se que esta novidade também virá a estar disponível na app para iPhones.

    JORNAL DA TARDE© WABetaInfo  

    WhatsApp testa novidade que vai mudar a forma como usa o app de mensagens

  • Alteração na jornada de trabalho é tendência natural, aponta Alckmin

    Alteração na jornada de trabalho é tendência natural, aponta Alckmin

    Para Geraldo Alckmin, a atual jornada de 44 horas tende a ser revista gradualmente, impulsionada pelo aumento da produtividade

    O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou neste domingo, 26, que a alteração na escala 6×1 de trabalho no Brasil é um processo natural e visto em várias partes do mundo, diante do avanço tecnológico e da modernização dos setores produtivos. Segundo ele, a atual jornada de 44 horas tende a ser revista gradualmente, impulsionada pelo aumento da produtividade.

    Durante coletiva de imprensa após a abertura oficial da 31ª Agrishow 2026, em Ribeirão Preto (SP), Alckmin citou o agronegócio como exemplo dessa mudança. Ele lembrou que, no passado, o corte de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto era feito manualmente, exigindo a queima prévia da lavoura, o que deixava a cidade coberta pela fumaça. Hoje, com a proibição da prática de queimada e a mecanização da colheita, o cenário mudou completamente, com colheita de cana crua.

    De acordo com o vice-presidente, a substituição da atividade manual por máquinas acabou, também, alterando o perfil dos trabalhadores no campo. “Não temos mais cortador de cana. Temos tecnólogo e especialista em agricultura de precisão”, afirmou. Para ele, a inovação tecnológica permite produzir mais com menos mão de obra, exigindo qualificação profissional e novas funções no setor, o que permitiria, portanto, a redução da escala semanal de trabalho, tema ainda polêmico no agronegócio.

    Alckmin ressaltou, porém, que a transição precisa respeitar as características de cada segmento econômico. Ele observou que diversos setores já operam com jornadas de 40 horas semanais, enquanto outros ainda demandam adaptações específicas.

    O vice-presidente defendeu que o tema seja debatido no Congresso Nacional, responsável por construir uma solução equilibrada sobre o tema. “A tendência é nós sairmos da escala 6 por 1, mas há setores com especificidades. Cabe ao Congresso debater e buscar a melhor solução”, declarou.

    Alteração na jornada de trabalho é tendência natural, aponta Alckmin

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Dino diz que meios para reprimir corrupção na Justiça são insuficientes e defende punição

    Dino diz que meios para reprimir corrupção na Justiça são insuficientes e defende punição

    Em artigo no Correio Braziliense, ministro do STF propõe afastamento imediato após recebimento de denúncia. A mesma lógica, escreve magistrado, deveria valer para advogados

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino defendeu, em artigo no jornal Correio Braziliense neste domingo (26), penas mais altas para crimes de corrupção, peculato e prevaricação cometidos por integrantes do sistema de Justiça.

    No texto, intitulado “Como punir a corrupção na Justiça?”, Dino afirma que os atuais mecanismos de controle ético e moral de juízes, procuradores, advogados, defensores, promotores e servidores “têm se mostrado insuficientes” e propõe a revisão do capítulo do Código Penal sobre crimes contra a administração da Justiça.

    A proposta apresentada pelo ministro tem três pontos. O primeiro prevê o aumento das penas para peculato, concussão, corrupção passiva, prevaricação, tráfico de influência e corrupção ativa quando os crimes forem cometidos no âmbito do sistema de Justiça.

    O segundo trata do afastamento e da perda do cargo. Para Dino, o recebimento da denúncia deveria implicar afastamento imediato de magistrados e membros do Ministério Público, da advocacia pública, da Defensoria Pública e de assessorias. A condenação definitiva geraria a perda automática do cargo, independentemente do tempo de pena.

    A mesma lógica, escreve o ministro, deveria valer para advogados: suspensão imediata da inscrição na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) após o recebimento da denúncia e cancelamento definitivo após condenação transitada em julgado. Dino afirma que “não há venda de decisões judiciais se não houver comprador”.

    O terceiro ponto é a tipificação criminal de ações que visem impedir, embaraçar ou retaliar o andamento de processos e investigações, “independentemente de se tratar de apuração contra o crime organizado”.

    Dino afirma que a proposta não configura “ilusão punitivista” e diz se tratar de “usar os instrumentos proporcionais à gravidade da situação”. O ministro escreve ainda ser “evidentemente reprovável que um conhecedor e guardião da legalidade traia a sua toga ou beca”.

    O artigo no Correio Braziliense detalha um dos eixos da reforma mais ampla do Judiciário sugerida pelo ministro em texto no site ICL Notícias na segunda-feira (20). O texto é divulgado em meio à crise envolvendo o caso do Banco Master, que atingiu ministros do STF.

    O ministro integra um grupo de magistrados -ao lado de Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin- que defende uma reforma abrangente do Judiciário, em contraposição ao presidente da corte, Edson Fachin, que prioriza a aprovação de um código de conduta para os ministros.

    Dino diz que meios para reprimir corrupção na Justiça são insuficientes e defende punição

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Pergunta de Luciano Huck sobre imigração gera constrangimento no Domingão

    Pergunta de Luciano Huck sobre imigração gera constrangimento no Domingão

    Apresentador questiona Milena sobre irmã nos EUA e menciona fuga do órgão de fiscalização de imigração e alfândega no país. Recreadora infantil e vice-campeã do BBB 26 reage com silêncio e riso nervoso ao vivo

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – A interação entre o apresentador Luciano Huck e a participante Milena Moreira no Domingão deste domingo (26) gerou desconforto ao abordar imigração nos Estados Unidos.

    A recreadora infantil, que terminou em segundo lugar no BBB 26, esteve no palco ao lado da campeã Ana Paula Renault e do terceiro colocado do reality Juliano Floss, convidados para a atração comandada pelo apresentador.

    Durante o programa, Huck perguntou sobre a irmã da participante, Mile, que vive no estado de Massachusetts, e mencionou o temor de deportações. “Onde está a sua irmã? Ela está lá nos Estados Unidos, fugindo do ICE? Não dá para ir nem voltar e está todo mundo com medo lá?”, disse.

    Milena ficou em silêncio, e o apresentador prosseguiu: “Fui lá essa semana e as pessoas andam escondidas pelas ruas, atrás dos arbustos”. A participante reagiu com um riso nervoso. “Está terrível”, afirmou. O Immigration and Customs Enforcement (ICE) é o órgão responsável pela fiscalização de imigração e alfândega no país.

    A fala repercutiu nas redes sociais, com críticas à abordagem de um tema sensível em tom considerado inadequado, além da sugestão de que a irmã da participante estaria em situação irregular.

    Após a repercussão, a própria Mile se manifestou. “Luciano provavelmente não viu meu vídeo recebendo o green card. O que ele falou basicamente é o que está acontecendo atualmente aqui nos EUA: imigrantes fora de status estão andando com medo, fugindo e desconfiando de tudo e todos. Uma situação séria e triste”, afirmou.

    Pergunta de Luciano Huck sobre imigração gera constrangimento no Domingão

  • Flamengo passeia com direito a golaço de Plata e amplia crise no Atlético-MG

    Flamengo passeia com direito a golaço de Plata e amplia crise no Atlético-MG

    RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Flamengo atropelou o Atlético-MG e goleou no Arena MRV por 4 a 0, neste domingo (26), em duelo pela 13ª rodada do Brasileirão.

    Quem fez um dos gols lá? Gonzalo Plata, que desencantou após de três meses justamente no estádio em que fez o gol do título da Copa do Brasil 2024.

    Além dele, Pedro (duas vezes) e Arrascaeta balançaram as redes pelo Flamengo, que teve um primeiro tempo avassalador, fazendo já três gols no time da casa.

    O Galo, por sua vez, mergulha cada vez mais fundo na crise. Hulk está perto de sair, negocia com o Fluminense e nem sequer foi relacionado para não bater o limite de 12 jogos e ficar disponível para transferência na Série A.

    Olhando a tabela, o Flamengo segue o ritmo na perseguição ao Palmeiras: tem 26 pontos, segue seis atrás e com um jogo a menos.

    Já o Atlético-MG flerta com a zona de rebaixamento. Em 15º, está com 14 pontos, mesmo número do Santos, que abre o Z4 atualmente.

    Na próxima rodada, o Flamengo tem o clássico contra o Vasco, domingo, 16h, no Maracanã. O Galo também terá um rival pela frente: encara o Cruzeiro, sábado, às 21h, no Mineirão.

    Antes, o Fla vai à Argentina enfrentar o Estudiantes, pela Libertadores. O Galo visita o Cienciano, pela Sul-Americana. Os dois jogos são quarta, às 21h30.

    O RECITAL RUBRO-NEGRO

    O primeiro tempo do Flamengo foi recital. Mesmo sem massacrar o Atlético-MG o tempo todo – houve, sim, alguns sustos -, o time de Leonardo Jardim foi letal para aproveitar a maioria das chances criadas.

    Os problemas de conclusão que assolaram o time nas vitórias sobre Bahia e Vitória sumiram. E Pedro já mostrou isso logo aos sete minutos de jogo.

    A grande apresentação do Fla teve como característica a fluência das jogadas na frente. Passes rápidos, movimentação e conclusões certeira. Foi com essa receita que a jogada partiu de Arrascaeta, passou por Samuel Lino e terminou com Pedro, livre, quase dentro do gol.

    O Atlético-MG ainda tinha um ímpeto por jogadas em casa e teve, sim, oportunidades. Mas Rossi foi espetacular nas duas principais. Na primeira, o chute de Natanael pegou um desvio em Alex Sandro e ficou venenoso. O goleiro mandou para escanteio.

    Depois, a bola cruzada na área foi cabeceada por Cuello. À queima-roupa, o goleiro argentino desviou o suficiente para que o travessão também aparecesse para impedir que a bola entrasse.

    GOLAÇO DESENCADEIA PROTESTOS

    A ironia disso tudo? No lance seguinte, Plata desfilou como quis, partindo da direita para o centro. Deixou os marcadores para trás e fez um golaço. Logo ele, que fez o gol do título do Fla neste mesmo estádio, na Copa do Brasil 2024. O jejum durava três meses.

    O placar de 2 a 0 desencadeou os protestos na arquibancada atleticana. “Time sem vergonha” e “ei, Menin, vtnc” entraram na playlist da torcida.

    Foi o gatilho também para o jogo ficar de vez à feição para o Flamengo. Antes do intervalo, já aos 45 minutos, Arrascaeta fez o terceiro, de cabeça. E olha que ele tinha perdido outro antes desse, depois de um passe espetacular de calcanhar dado por Pedro.

    GOL DE HONRA? ROSSI NÃO DEIXA

    O Galo melhorou no segundo tempo, até porque o Flamengo passou a controlar mais as ações e voltou para o segundo tempo permitindo que o time da casa ficasse mais com a bola.

    Para isso, a entrada de Minda no lugar de Bernard na ponta direita do Galo também ajudou.

    Mas Rossi estava disposto a evitar qualquer comemoração atleticana. Tanto que fez uma defesa espetacular aos 19 minutos do segundo tempo, depois de boa construção do Galo pela esquerda. O goleiro voou no canto para dar um tapa na bola chapada por Minda e ainda contou com a trave para que a bola não entrasse.

    Ironicamente, a torcida do Flamengo no estádio gritou “eu acredito”, canto que já embalou conquistas e viradas do Galo em um passado cada vez mais distante.

    Não teve virada, nem sequer gol de honra. Teve, sim, o quarto gol do Flamengo, com Pedro, depois de uma troca de passes rápidos na área. Virou goleada.

    ATLÉTICO-MG
    Everson, Natanael, Ruan, Vitor Hugo e Kauã Pascini; Alan Franco (Tomás Pérez), Maycon (Gustavo Scarpa) e Victor Hugo; Bernard (Minda), Cuello (Dudu) e Cassiera. T.: Eduardo Domínguez.

    FLAMENGO
    Rossi, Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira (Vitão) e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Evertton Araújo, Jorginho (Saúl) e Arrascaeta (Bruno Henrique); Plata, Samuel Lino (Luiz Araújo) e Pedro. T.: Leornado Jardim.

    Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)
    Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (Fifa-RS)Assistentes: Danilo Manis (Fifa-SP) e Maira Mastella Moreira (Fifa-RS)
    Cartões amarelos: Varela, Samuel Lino (FLA)
    Gols: Pedro, 7’/1ºT (0-1); Plata, 30’/1ºT (0-2); Arrascaeta, 45’/1ºT (0-3); Pedro, 38’/2ºT (0-4)

    Flamengo passeia com direito a golaço de Plata e amplia crise no Atlético-MG

  • Suspeito de ataque a Trump em manifesto: "Assassino Federal Amigável"

    Suspeito de ataque a Trump em manifesto: "Assassino Federal Amigável"

    Cole Tomas Allen, de 31 anos, escreveu um manifesto onde afirmava querer atacar funcionários do governo de Donald Trump, descrevendo-os como “alvos”

    Cole Tomas Allen, de 31 anos, suspeito de ter aberto fogo no interior do Hotel Washington Hilton, onde se realizava o Jantar dos Correspondentes da Casa Branca, escreveu um manifesto onde afirmava querer atacar especificamente funcionários do governo de Donald Trump. 

    As autoridades, de acordo com a CBS News, também encontraram retórica anti-Trump e anticristã nas redes sociais do suspeito. 

    Ao que tudo indica, Cole Tomas Allen enviou o documento a familiares cerca de 10 minutos antes do ataque. Um dos familiares teria alertado as autoridades.

    No manifesto, o atirador intitulava-se de “Assassino Federal Amigável”. “Dar a outra face é para quando você mesmo é oprimido. Não sou uma pessoa violada em um campo de detenção. Não sou o pescador executado sem julgamento”, escreveu no documento, que já foi entregue às autoridades, segundo o New York Post. 

    “Não sou uma criança que foi explodida, nem uma criança que passou fome, nem uma adolescente abusada pelos muitos criminosos desta administração. Oferecer a outra face quando ‘alguém’ é oprimido não é um comportamento cristão. É cumplicidade nos crimes do opressor”, apontou. 

    No documento, Allen descreveu os seus alvos como “funcionários da administração (exceto Patel – diretor do FBI): são alvos, priorizados do nível mais alto ao mais baixo”.

    “Não estou disposto a permitir que um pedófilo, estuprador e traidor manche as minhas mãos com os seus crimes”, disse, referindo-se, supostamente, a Donald Trump.

    E continuou: “Para minimizar as baixas, também usarei chumbo grosso em vez de balas. Ainda assim, enfrentaria quase todos aqui para chegar aos alvos se fosse absolutamente necessário (partindo do princípio que a maioria das pessoas ‘escolheu’ assistir a um discurso de um pedófilo, estuprador e traidor, sendo, portanto, cúmplices), mas espero, sinceramente, que não cheguemos a esse ponto”. 

    Cole Tomas Allen escreveu ainda sobre a segurança “insana” no Washington Hilton: “A primeira coisa que reparei ao entrar no hotel foi a arrogância. Entrei com várias armas e ninguém sequer considerou a possibilidade de eu representar uma ameaça”.

    O suspeito referiu também que “a segurança do evento está toda do lado de fora, focada em manifestantes e pessoas que chegam no momento”. “Aparentemente, ninguém pensou no que acontece se alguém fizer o check-in um dia antes”, salientou. 

    Tipo, este nível de incompetência é insana. Sinceramente, espero que isto seja corrigido até que este país tenha uma liderança competente novamente. Se eu fosse um agente iraniano, em vez de um cidadão norte-americano, poderia ter trazido uma Ma Deuce (nome utilizado para a M2 Browning, uma metralhadora)  e ninguém tinha reparado. É uma loucura“, referiu.

    Ao New York Post, uma fonte oficial adiantou que os serviços secretos interrogaram a irmã de Allen, tendo descoberto que era comum o suspeito fazer comentários políticos radicais e que referia constantemente um plano para fazer “algo” para resolver os problemas do mundo. 

    Já a CBS News, que cita familiares, aponta que Allen ia recorrentemente a campos de tiro para treinar. O homem de 31 anos tinha licença de porte de duas armas, uma das quais teria sido utilizado durante o ataque no hotel.

    Os familiares do suspeito indicaram ainda que Allen fazia parte de um grupo chamado “The Wide Awakes” e que havia participado em um protesto “No Kings”, na Califórnia. 

    Afinal, quem é Cole Tomas Allen?

    Cole Tomas Allen é professor e desenvolve jogos eletrônicos. De acordo com o perfil no LinkedIn, formou-se no California Institute of Technology em 2017 – em Engenharia Mecânica – tendo, no ano passado, terminado um mestrado em Computação pela California State University-Dominguez Hills.

    “Este homem é doente”

    Esta tarde, Donald Trump voltou a falar com os jornalistas sobre o ataque, tendo descrito o suspeito como um “doente”.

    “Este homem é doente, basta ler o manifesto dele. Ele odeia cristãos, isso é certo. Acho que a irmã ou irmão estavam reclamando sobre isso. É um homem muito problemático”, disse Trump à Fox News. 

    O presidente norte-americano elogiou ainda o trabalho das forças de segurança, como dos serviços secretos: “Fizeram um bom trabalho”, destacou. Por outro lado, a equipe de Trump vem sendo duramente criticada, uma vez que a segurança do político vem constantemente sendo ‘furada’, com ele sofrendo supostos ataques.

     

    Suspeito de ataque a Trump em manifesto: "Assassino Federal Amigável"

  • Edinho: 'A resposta antissistema está na esquerda, e não na direita e no fascismo'

    Edinho: 'A resposta antissistema está na esquerda, e não na direita e no fascismo'

    Edinho Silva diz que o tema fundamental é a soberania, uma das pautas favoritas de Lula; também prega humildade para petistas ouvirem demandas de eleitores que rejeitam a legenda

    O presidente do PT, Edinho Silva, afirmou de forma enfática aos militantes petistas que o partido não pode ficar “acuado” diante de um sentimento antissistema na política nacional. Segundo ele, a resposta para o sentimento de crítica ao sistema político “está na esquerda, e não na direita e no fascismo”.

    Edinho disse que “não pode a conjuntura lá fora estar gritando coisas para nós e nós dentro do PT não ouvirmos”. Afirmou que “um partido do tamanho do PT tem que conversar com a sociedade e dar resposta às angústias da sociedade”.

    “Como pode estarmos um ambiente de antissistema e o PT ficar recuado e acuado politicamente e não ir falar que se tem antissistema a resposta está na esquerda, e não na direita e no fascismo? A resposta ao antissistema está conosco”, afirmou.

    Edinho também cobrou os militantes para ouvir as periferias, em vez de “ficar irritado” quando vê setores como a juventude evangélica se afastar da esquerda.

    “Não podemos ser reativos quando a juventude evangélica diz que não quer conversar conosco. Temos de ter humildade de perguntar por que não querem conversar conosco. Por que um partido da classe trabalhadora não é o da juventude evangélica, que é trabalhadora?”, questionou.

    “Quando perdemos votos nas periferias, não adianta o PT ficar irritado com as periferias. Temos que ter humildade de ir até as periferias e perguntar por que esses moradores não querem conversar conosco”, afirmou.

    Edinho cobrou a discussão de programas de governo e projetos nas eleições, em vez de uma discussão personalista entre os candidatos.

    “Queremos saber o que o PL pensa para o Brasil, o que os partidos que alimentam o fascismo pensam para o Brasil, para que possamos dizer o projeto de Brasil que o PT defende. Queremos que a sociedade vote em projeto, não em indivíduo, em programa, e não em influencer que vive de lacração, que se for debater não tem proposta para educação, saúde e não sabe como funciona a economia”, afirmou.

    O presidente do PT disse que o partido não pode “ser a favor das emendas impositivas que usurpam os poderes do presidencialismo”. “Não podemos ser a favor de um sistema político que transforma negociação entre Executivo e Legislativo em balcão de negócios. Esse modelo não é o nosso”, declarou.

    Ele também comentou sobre como o manifesto aprovado no 8º congresso do PT fala em reforma do Poder Judiciário. Segundo ele, essa reforma não seria “na concepção da família Bolsonaro, que quer enfraquecer o Judiciário porque sabe que um Judiciário fraco é o primeiro passo para se instaurar o autoritarismo”, mas para “aproximar o Judiciário e o Ministério Público da sociedade civil”.

    “Queremos fortalecer o Judiciário para que ele seja o grande zelador da democracia”, acrescentando em seu discurso a defesa de outras pautas importantes para a esquerda, como o transporte urbano (ressaltando a defesa da tarifa zero do transporte público), a saúde (mencionando o Agora Tem Especialistas, programa do governo anunciado no ano passado) e a segurança pública.

    Edinho foi o último a discursar no encerramento do congresso do PT. Disse que o partido acertou em não encerrar o debate sobre o programa partidário e aprovar apenas o manifesto neste momento.

    “Temos de continuar debatendo, mas diante dos desafios de um partido do tamanho do PT, não poderíamos tomar decisões que não tivéssemos amadurecido no debate”, afirmou.

    “Por isso, tomamos a decisão de deliberarmos agora a avaliação de conjuntura, tática eleitoral e diretrizes de programa de governo. Mantendo o 8º congresso permanente para que logo depois das eleições a gente delibere sobre modelo da Fundação Perseu Abramo (braço teórico do partido), sobre o programa partidário, que é maior que essa conjuntura e o programa de governo que vamos disputar as eleições, e a reforma do estatuto do PT, porque é fundamental que a gente repense a forma de construção partidária”, declarou.

    Edinho: 'A resposta antissistema está na esquerda, e não na direita e no fascismo'

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Kelly Key diz que marido passará por cirurgia após AVC

    Kelly Key diz que marido passará por cirurgia após AVC

    Mico Freitas teve diagnóstico de alteração cardíaca após exames em Portugal; cantota afirma que rotina mudou e relata foco na recuperação do companheiro e na família

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – A cantora Kelly Key, 43, afirmou neste domingo (26) que o marido, o empresário Mico Freitas, 44, passará por um procedimento cirúrgico no coração ainda nesta semana, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) no início de abril.

    Em publicação nas redes sociais, ela disse que os últimos dias foram de recolhimento desde o episódio, ocorrido no dia 6, em Portugal. Segundo a artista, o casal não retornou a Luanda desde então para que ele realizasse exames e identificasse a causa do problema.

    De acordo com Kelly Key, os médicos diagnosticaram um forame oval patente (FOP), uma abertura congênita no coração que pode permitir a passagem de coágulos até o cérebro. A condição será tratada com intervenção cirúrgica. Ela informou que o marido passará por consulta pré-operatória e deve ser operado nos próximos dias, sem detalhar a data.

    A cantora afirmou ainda que tem se dedicado à recuperação do companheiro e à rotina do filho caçula, Artur, de 9 anos. Segundo ela, a família reorganizou a rotina desde o AVC. “Desde então tenho estado mais presente em casa, com o Mico, e também acompanhando o Tuca nos estudos”, disse. Mico Freitas e Kelly Key estão casados desde 2004.

    Kelly Key disse que o episódio alterou suas prioridades. “É curioso como a vida muda o eixo sem avisar. O que era urgente deixa de ser e o que realmente importa aparece com mais clareza”, afirmou. “Que a gente encontre respostas, caminhos e, principalmente, paz no coração”, concluiu

    Kelly Key diz que marido passará por cirurgia após AVC