Blog

  • Acordo Mercosul- UE entra em vigor nesta sexta após 26 anos

    Acordo Mercosul- UE entra em vigor nesta sexta após 26 anos

    A nova etapa marca um avanço histórico na integração comercial entre os dois blocos, com impacto direto na competitividade das empresas brasileiras no exterior. Os termos do acordo foram assinados no fim de janeiro, em Assunção, no Paraguai, entre representantes dos dois blocos. 

    Após 26 anos de negociações, o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia entra em vigor nesta sexta-feira (1º), criando uma das maiores áreas de livre comércio do mundo e reduzindo significativamente tarifas sobre produtos brasileiros exportados ao continente europeu.

    A nova etapa marca um avanço histórico na integração comercial entre os dois blocos, com impacto direto na competitividade das empresas brasileiras no exterior. Os termos do acordo foram assinados no fim de janeiro, em Assunção, no Paraguai, entre representantes dos dois blocos. 

    A aplicação do tratado, no entanto, ocorre de forma provisória por decisão da Comissão Europeia. Em janeiro, o Parlamento Europeu encaminhou o texto para análise do Tribunal de Justiça da União Europeia, que ainda avaliará sua compatibilidade jurídica com as normas do bloco. O processo pode demorar até dois anos.

    Mais exportações com menos custos

    Logo no início da implementação, mais de 80% das exportações brasileiras para a Europa passam a ter tarifa de importação zerada, segundo estimativas da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A maior parte dos produtos vendidos pelo Brasil ao continente poderá entrar no mercado europeu sem pagar impostos de entrada.

    Na prática, a redução de tarifas diminui o preço final dos produtos e aumenta a competitividade frente a concorrentes internacionais. Ao todo, mais de 5 mil produtos brasileiros já terão tarifa zero nesta fase inicial, incluindo bens industriais, alimentos e matérias-primas.

    Indústria lidera ganhos imediatos

    Entre os quase 3 mil produtos com tarifa zerada já no início, cerca de 93% são bens industriais. Isso indica que a indústria brasileira tende a ser a principal beneficiada no curto prazo.

    Os setores com maior impacto imediato incluem:

    •    Máquinas e equipamentos;

    •    Alimentos;

    •    Metalurgia;

    •    Materiais elétricos;

    •    Produtos químicos.

    No caso de máquinas e equipamentos, quase todas as exportações brasileiras para a Europa passam a entrar sem tarifas, abrangendo itens como compressores, bombas industriais e peças mecânicas.

    Mercado ampliado e mais competitivo

    O acordo conecta mercados que somam mais de 700 milhões de consumidores e um Produto Interno Bruto (PIB) conjunto trilionário. Com isso, o Brasil amplia significativamente seu alcance comercial.

    Atualmente, países com os quais o Brasil possui acordos representam cerca de 9% das importações globais. Com a entrada da União Europeia, esse percentual pode ultrapassar 37%.

    Além da redução de tarifas, o tratado estabelece regras comuns para comércio, padrões técnicos e compras governamentais, trazendo mais previsibilidade para empresas.

    Implementação gradual

    Apesar dos efeitos imediatos, nem todos os produtos terão tarifas eliminadas de uma vez. Para setores considerados mais sensíveis, a redução será feita de forma progressiva:

    • Até 10 anos na União Europeia.

    • Até 15 anos no Mercosul;

    • Em alguns casos, até 30 anos.

    Esse cronograma busca permitir adaptação das economias e proteger setores mais vulneráveis à concorrência internacional.

    Próximos passos

    A entrada em vigor marca o início da aplicação prática do acordo. Ainda serão definidos detalhes operacionais, como a distribuição de cotas de exportação entre os países do Mercosul.

    Durante cerimônia de assinatura do decreto de promulgação do acordo, na última terça-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o caráter estratégico do tratado. Segundo ele, o acordo reforça o compromisso com o multilateralismo e a cooperação internacional.

    Entidades empresariais dos dois blocos também devem acompanhar a implementação para orientar empresas e garantir o aproveitamento das novas oportunidades comerciais.

     

    Acordo Mercosul- UE entra em vigor nesta sexta após 26 anos

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Meta planeja gastar 145 bilhões de dólares em IA durante 2026

    Meta planeja gastar 145 bilhões de dólares em IA durante 2026

    A Meta aproveitou a mais recente apresentação de resultados financeiros que, em 2026, planeja gastar 145 bilhões de dólares em IA. É um número significativamente maior do que os 72 bilhões de dólares gastos no ano passado.

    A Meta divulgou os resultados financeiros do último trimestre e também aproveitou para apresentar seus planos de continuar investindo no desenvolvimento de Inteligência Artificial.

    Segundo o site Gizmodo, a empresa pretende gastar um total de 145 bilhões de dólares ao longo de 2026, valor significativamente maior do que o registrado no ano anterior, quando as despesas chegaram a 72 bilhões de dólares.

    Mesmo com um aumento de 33% na receita no último trimestre, o anúncio sobre os investimentos em Inteligência Artificial impactou o valor das ações da companhia.

    Ainda assim, Mark Zuckerberg não demonstrou preocupação e reforçou sua “confiança neste investimento”. Além de destacar a importância da Inteligência Artificial para o futuro da Meta, ele explicou o aumento dos gastos em relação ao ano passado citando o “aumento nos custos dos componentes, particularmente nos preços de memória”.

    A cautela dos investidores está ligada principalmente à aposta anterior da empresa no metaverso, que, após consumir dezenas de bilhões de dólares, acabou sendo parcialmente abandonada. Em 2026, a Meta iniciou demissões na divisão Reality Labs e passou a direcionar seus esforços para a Inteligência Artificial, especialmente na área chamada Meta Superintelligence Labs.

    A Meta também informou que registrou lucro de 26,77 bilhões de dólares (22,93 bilhões de euros) no primeiro trimestre, um crescimento de 61% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado pela publicidade em suas redes sociais.

    Dona do WhatsApp, Instagram e Facebook, a empresa alcançou uma receita trimestral de 56,31 bilhões de dólares (48,24 bilhões de euros), representando alta de 33% na comparação anual, impulsionada pelo aumento no número de anúncios exibidos e nos preços cobrados.

    “Tivemos um trimestre recorde, com um forte impulso nas nossas aplicações e o lançamento do nosso primeiro modelo da Meta Superintelligence Labs”, afirmou Zuckerberg em comunicado, destacando os avanços em IA.

    O número de usuários ativos diários chegou a 3,56 bilhões em março, alta de 4% em relação ao ano anterior, apesar de uma leve queda frente ao trimestre anterior, causada por “interrupções na internet no Irã” e restrições ao WhatsApp na Rússia.

    Para o próximo trimestre, a Meta projeta receita de pelo menos 58 bilhões de dólares e manteve a previsão de custos anuais entre 126 bilhões e 169 bilhões de dólares, elevando, no entanto, a estimativa de investimentos em infraestrutura.

    Meta planeja gastar 145 bilhões de dólares em IA durante 2026

  • Nova perícia conclui que PC Siqueira foi assassinado e contradiz suicídio

    Nova perícia conclui que PC Siqueira foi assassinado e contradiz suicídio

    Em 2025, análises do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC), ligados à Polícia Técnico-Científica, haviam indicado que a causa da morte foi suicídio por enforcamento com o uso de uma cinta de catraca, geralmente utilizada para prender cargas. Segundo essa linha, o ato teria ocorrido na presença da ex-namorada, Maria Luiza Lopes Watanabe.

    Um novo laudo pericial, solicitado pela família de PC Siqueira, trouxe uma reviravolta no caso de sua morte, ocorrida em 2023, em São Paulo. O documento conclui que o influenciador teria sido vítima de estrangulamento, contrariando a versão oficial de suicídio apontada pelas autoridades.

    Em 2025, análises do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC), ligados à Polícia Técnico-Científica, haviam indicado que a causa da morte foi suicídio por enforcamento com o uso de uma cinta de catraca, geralmente utilizada para prender cargas. Segundo essa linha, o ato teria ocorrido na presença da ex-namorada, Maria Luiza Lopes Watanabe. No entanto, a nova perícia, conduzida por Francisco João Aparício La Regina, ex-perito da corporação e professor da Academia de Polícia Civil (Acadepol), aponta que a asfixia teria sido provocada por um fio fino, semelhante ao de um fone de ouvido encontrado no apartamento.

    O caso foi reaberto em janeiro deste ano após decisão da Justiça de São Paulo, atendendo a um pedido do Ministério Público, que identificou inconsistências técnicas na investigação inicial. Entre as hipóteses consideradas atualmente estão instigação ao suicídio, homicídio com simulação de suicídio e omissão de socorro.

    Maria Luiza Watanabe, que havia encerrado um relacionamento de cerca de um ano com o influenciador, foi testemunha do ocorrido e prestou depoimento. Ela relatou detalhes do dia em que esteve com PC Siqueira e afirmou que ele morreu enquanto estavam juntos no apartamento. Ao perceber a situação, teria buscado ajuda com uma vizinha, que acionou a polícia. Familiares e um amigo também estiveram no local naquela noite. Dias antes, o youtuber havia publicado um vídeo anunciando o término do relacionamento e revelando estar novamente enfrentando um quadro depressivo. Segundo parentes, o casal teria consumido drogas na véspera.

    Natural de Guarulhos, Paulo Cezar Goulart Siqueira foi um dos pioneiros do videoblog no Brasil, ganhando destaque em 2010 com o canal “maspoxavida”. Conhecido por seu estilo irônico e opiniões ácidas, abordava temas polêmicos e conquistou grande audiência na internet. Sua trajetória incluiu participações na televisão, como o programa “PC na TV”, da MTV Brasil, além de outros projetos em emissoras e plataformas digitais.

    Em 2016, lançou o livro “PC Siqueira está morto”, no qual abordava questões pessoais como depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Anos antes, em 2020, enfrentou acusações de pedofilia após a divulgação de conteúdos nas redes sociais, negando as alegações e afirmando ser vítima de fake news. Em 2021, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica informou não ter encontrado provas que o incriminassem.

    Nova perícia conclui que PC Siqueira foi assassinado e contradiz suicídio

  • Clima esquentou nos Playoffs da NBA em Atlanta; árbitro acabou no chão

    Clima esquentou nos Playoffs da NBA em Atlanta; árbitro acabou no chão

    Os playoffs da NBA estão pegando fogo, com quatro equipes já classificadas para as semifinais. Na madrugada desta quarta-feira, a confusão marcou o jogo entre Atlanta Hawks e New York Knicks (89 a 140).

    Tudo aconteceu quando os visitantes já venciam por uma diferença de 50 pontos. Mitchell Robinson e Dyson Daniels começaram uma discussão e rapidamente partiram para o confronto físico, gerando caos dentro de quadra.

    No meio da confusão, e de forma involuntária, um dos árbitros acabou sendo derrubado, o que mostra o clima de tensão vivido na State Farm Arena, diante de mais de 17 mil torcedores.

    Confira a galeria de fotos para ver as imagens do momento do confronto entre Mitchell Robinson e Dyson Daniels.

    Clima esquentou nos Playoffs da NBA em Atlanta; árbitro acabou no chão

  • Agente de viagens mata colega e esconde corpo no local de trabalho

    Agente de viagens mata colega e esconde corpo no local de trabalho

    Suspeito assumiu que matou colega de uma agência de viagens, na França, e revelou que o seu ato foi motivado pelo fato da mulher ter recusado a pagar o salário antecipadamente.

    Um homem de 27 anos é suspeito de ter matado uma colega de trabalho e ter escondido o corpo, durante vários dias, na agência de viagens onde ambos trabalhavam, em Pantin, França. 

    A vítima, nascida em 1969, teria sido dada como desaparecida pelos seus familiares na noite de 23 de abril. Estes indicavam que Yasmine tinha sido vista pela última vez no seu local de trabalho, uma agência de viagens especializada em peregrinações a Meca.

    O colega de trabalho da vítima, e agora confesso autor do crime, teria se mostrado surpreendido com o desaparecimento da colega e chegou mesmo a participar nas investigações para ajudar a descobrir o seu paradeiro.

    O corpo da vítima foi encontrado quatro dias depois, na segunda-feira de manhã, dentro de um saco do lixo escondido debaixo da escada da agência, informou o Ministério Público de Bobigny.

    Yasmine terá morrido asfixiada.

    Entretanto, o suspeito, que foi identificado como Brahim B, “reconheceu os fatos”, justificando que “ela teria lhe recusado um adiantamento do salário”.

    O suspeito foi detido, indiciado por homicídio, e colocado em prisão preventiva.

     

    Agente de viagens mata colega e esconde corpo no local de trabalho

  • Congresso derruba veto de Lula a projeto que reduz pena de Bolsonaro

    Congresso derruba veto de Lula a projeto que reduz pena de Bolsonaro

    O Congresso Nacional brasileiro derrubou nesta quinta-feira (30) o veto do Presidente, Lula da Silva, ao projeto que reduz a pena de condenados por atos golpistas, inclusive do ex-presidente Jair Bolsonaro.

    É a segunda derrota de Lula em menos de 24 horas. Na noite de quarta-feira, o plenário do Senado rejeitou a indicação de Jorge Messias para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal — algo que não acontecia há 132 anos.

    Para derrubar o veto presidencial, eram necessários 257 votos de deputados federais e mais 41 votos de senadores.

    Na Câmara dos Deputados, a votação terminou com 318 votos a favor da derrubada do veto, 144 contra e cinco abstenções.

    Em seguida, no Senado, foram registrados 49 votos contra o veto e 24 a favor.

    Em dezembro, o Congresso Nacional aprovou a proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado, conhecida como “PL da Dosimetria”, que havia sido totalmente vetada por Lula em 8 de janeiro.

    Pela legislação brasileira, o Congresso tem a prerrogativa de analisar e derrubar vetos do chefe do Executivo.

    A proposta do PL da Dosimetria é de 2023, mas ganhou força entre os parlamentares após a prisão de Jair Bolsonaro no fim do ano passado.

    Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.

    Com prisão decretada em novembro, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar, em Brasília, por questões de saúde, há pouco mais de um mês.

    A proposta aprovada pelo Congresso beneficia Bolsonaro ao reduzir o tempo necessário para progressão de pena.

    Atualmente, ele precisa cumprir cinco anos e 11 meses para passar ao regime semiaberto. Com a nova regra, esse período cairia para três anos e três meses.

    Durante a votação, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, realizou uma manobra regimental e separou trechos da análise do veto presidencial, atendendo a um pedido da oposição.

    Ao vetar integralmente a proposta, Lula argumentou que o projeto facilitaria a progressão de pena para membros de facções criminosas e condenados por crimes hediondos, contrariando a legislação vigente.

    Com a manobra, Alcolumbre afirmou que a proposta passaria a se restringir apenas aos réus dos atos de 8 de janeiro, sem alterar penas para condenados por crimes hediondos.

    Em relatório anual divulgado na semana passada, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) considerou a condenação de Bolsonaro e de seus aliados um avanço democrático.

    A CIDH destacou que, em 2025, o Brasil “registrou avanços na adoção de medidas para evitar a repetição” dos ataques às instituições democráticas, ocorridos após as eleições de 2022.

    A entidade, ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA), também alertou que ainda existem desafios, incluindo propostas no Congresso que visam conceder anistia aos responsáveis pelos ataques.

    O debate sobre a redução de penas ocorre em um ano eleitoral, em um Brasil ainda marcado pela divisão e polarização.

    Três pré-candidatos à Presidência já sinalizaram que podem conceder anistia aos condenados caso vençam Lula nas eleições de outubro: Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Romeu Zema.

    Congresso derruba veto de Lula a projeto que reduz pena de Bolsonaro

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Britney Spears é formalmente acusada por conduzir sob o efeito de álcool

    Britney Spears é formalmente acusada por conduzir sob o efeito de álcool

    Britney Spears foi formalmente acusada de conduzir sob o efeito de álcool, após ser parada pela polícia na Califórnia. Segundo o Ministério Público do Condado de Ventura, será oferecido à artista um acordo de “condução imprudente sob efeito de álcool”, o que vai permitir que a cantora se declare culpada de condução imprudente envolvendo álcool e/ou drogas.

    Britney Spears foi formalmente acusada de dirigir sob efeito de álcool pelos promotores do condado de Ventura, na Califórnia, segundo o site TMZ. A cantora foi parada pela polícia no dia 4 de março, perto de sua casa, em Westlake Village.

    De acordo com o áudio da central de atendimento da polícia, a artista estava dirigindo em zigue-zague entre as faixas antes de ser abordada pelos agentes.

    Britney foi levada ao hospital para realizar exames de sangue e, ao ser conduzida à delegacia para os procedimentos legais, se emocionou e começou a chorar.

    Segundo o Ministério Público do Condado de Ventura, será oferecido à artista um acordo por “direção imprudente sob efeito de álcool”, o que permitirá que a cantora se declare culpada de direção imprudente envolvendo álcool e/ou drogas.

    Essa opção é geralmente reservada a réus sem histórico de direção sob efeito de álcool, com baixo nível de álcool no sangue, sem ocorrência de feridos ou acidentes e que demonstrem “motivação para lidar com problemas subjacentes por meio de reabilitação ou programas de tratamento para dependência química”.

    Britney Spears deve receber essa proposta durante sua audiência preliminar na segunda-feira, 4 de maio, segundo o Ministério Público.

    Esta não é a primeira vez que Britney enfrenta problemas legais. Em 2007, ela foi acusada de infração e poderia enfrentar pena de prisão por uma suposta colisão com um carro estacionado em Los Angeles. As acusações foram retiradas após a cantora pagar os danos ao proprietário do veículo, e o julgamento foi anulado porque o júri não chegou a um veredicto.

    Britney Spears em clínica de reabilitação após detenção

    Britney Spears deu entrada em uma clínica de reabilitação por decisão própria, após ser detida por dirigir sob efeito de álcool. Um representante da estrela pop confirmou à revista People que a internação foi voluntária.

    Uma fonte próxima à cantora também afirmou que, após a detenção, Britney “foi incentivada por pessoas próximas a buscar tratamento”. “Ela entende a gravidade da situação e sentiu que esse era o melhor passo a seguir. Agora está em tratamento”, acrescentou.

    Enquanto isso, o TMZ obteve imagens da artista deixando a clínica após concluir o tratamento.

     
     
     

     
     
    Ver essa foto no Instagram

     
     
     
     

     
     

     
     
     

     
     

    Um post compartilhado por TMZ (@tmz_tv)

    Britney Spears é formalmente acusada por conduzir sob o efeito de álcool

  • Opção do YouTube Premium será lançada para todos os utilizadores

    Opção do YouTube Premium será lançada para todos os utilizadores

    O modo “picture-in-picture” foi lançado como um exclusivo do YouTube Premium em 2018 e chegará agora a todos os utilizadores da plataforma de vídeos. Será disponibilizado gradualmente ao longo dos próximos meses.

    O YouTube anunciou que o modo “picture-in-picture” ficará disponível para todos os usuários do aplicativo de vídeos. Vale lembrar que esse recurso era, até então, exclusivo para assinantes do plano Premium.

    O modo “picture-in-picture” do YouTube permite, na prática, continuar assistindo a um vídeo mesmo quando o aplicativo não está aberto em primeiro plano.

    Para ativar a funcionalidade, basta deslizar a tela de baixo para cima ou pressionar o botão Home do celular enquanto um vídeo está sendo reproduzido. Isso gera uma versão reduzida do vídeo, que fica “flutuando” na tela, permitindo que o usuário abra e utilize outros aplicativos ao mesmo tempo.

    Como destaca o site Engadget, esse modo foi lançado inicialmente no Premium para Android em 2018 e para iOS em 2021. Agora, será disponibilizado para todos os usuários nos próximos meses.

    É importante ressaltar que os usuários da versão gratuita do “picture-in-picture” não poderão utilizá-lo para assistir a vídeos de música — essa possibilidade continuará sendo exclusiva para assinantes do YouTube Premium.

    Opção do YouTube Premium será lançada para todos os utilizadores

  • Pelo menos cinco pessoas foram esfaqueadas em escola secundária nos EUA

    Pelo menos cinco pessoas foram esfaqueadas em escola secundária nos EUA

    O incidente ocorreu em Tacoma, no estado norte-americano de Washington. Há registro de cinco feridos, incluindo quatro em estado crítico.

    Pelo menos cinco pessoas foram esfaqueadas na Foss High School, em Tacoma, no estado de Washington, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira. Do total de feridos, quatro estão em estado crítico.

    Segundo a Fox 13, o incidente ocorreu durante a tarde desta quinta-feira, e um suspeito já foi detido.

    Ainda não há confirmação se os feridos são estudantes da escola.

    O Corpo de Bombeiros de Tacoma (TFD) informou que foi acionado por volta das 13h40 (horário local), após relatos de um possível ataque com faca.

    Cinco pessoas foram levadas ao hospital após o ocorrido na Foss High School, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

    Ao chegar ao local, as equipes de resgate encontraram cinco vítimas e as encaminharam para hospitais da região.

    Pelo menos cinco pessoas foram esfaqueadas em escola secundária nos EUA

  • Ayrton Senna morreu há 32 anos: Relembre 32 momentos do ídolo brasileiro

    Ayrton Senna morreu há 32 anos: Relembre 32 momentos do ídolo brasileiro

    Para muitos fãs do automobilismo — e da Fórmula 1 em particular —, 1º de maio é uma data marcante. Neste dia, completa-se mais um ano da morte de Ayrton Senna, tricampeão mundial da principal categoria do esporte.

    Depois dos sucessos no kart e nas categorias de base, ele chegou à Fórmula 1 em 1984 e rapidamente mostrou seu talento. Tornou-se tricampeão, destacando-se não só pelas conquistas, mas também pela forte personalidade e rivalidades. Tudo terminou no trágico acidente no GP de San Marino de 1994, em 1º de maio, em Imola.

    Neste artigo, no dia em que se completam 32 anos de sua morte, relembramos momentos marcantes da trajetória do astro brasileiro.

    1 – Primeiros sucessos no kart: Após se destacar no Brasil, em 1977 Ayrton Senna conquistou o Campeonato Sul-Americano de Kart, abrindo portas para competir fora do continente.

    2 – Mundial de kart: Antes de migrar para os monopostos, competiu por cinco anos no Mundial de Kart, sendo vice-campeão duas vezes. Lá, teve como rival Terry Fullerton, por quem sempre demonstrou grande admiração.

    3 – Estreia nos monopostos: Em 1981, iniciou sua carreira nos fórmulas. No Reino Unido, venceu a Fórmula Ford 1600 e, no ano seguinte, dominou os campeonatos britânico e europeu.

    4 – Título na Fórmula 3 e vitória em Macau: Em 1983, foi campeão britânico de Fórmula 3 e venceu o GP de Macau na mesma categoria.

    5 – Chegada à Fórmula 1: Estreou no GP do Brasil de 1984, em Jacarepaguá, pela Toleman. Não terminou a corrida.

    6 – Primeiro pódio: No GP de Mônaco de 1984, sob forte chuva, mostrou sua habilidade e terminou em segundo — podendo até ter vencido se a corrida não tivesse sido encerrada antes.

    7 – Participação no Mundial de Sportscar: Ainda em 1984, disputou os 1.000 km de Nürburgring, terminando em oitavo com um Porsche, ao lado de Henri Pescarolo e Stefan Johansson.

    8 – Mudança para a Lotus: Em 1985, transferiu-se para a Lotus, equipe que lhe deu melhores condições. Curiosamente, abandonou sua primeira corrida com o time, no GP do Brasil.

    9 – Primeira vitória: Veio no GP de Portugal de 1985, no Estoril, em uma atuação dominante sob chuva.

    10 – Três anos na Lotus: Saiu no fim de 1987, após uma passagem com altos e baixos e já com motores Honda, que seriam importantes na fase seguinte.

    11 – Chegada à McLaren: Entre 1988 e 1993 viveu o auge da carreira. Foi campeão logo no primeiro ano, apesar de um início difícil.

    12 – Domínio perdido em Mônaco 1988: Liderava com mais de 50 segundos de vantagem quando bateu sozinho e abandonou.

    13 – Primeiro título: Em 1988, conquistou seu primeiro campeonato mundial, com oito vitórias em 16 corridas.

    14 – Recorde de poles consecutivas: Em 1989, alcançou oito poles seguidas — marca igualada apenas décadas depois.

    15 – GP do Japão de 1989: A rivalidade com Alain Prost explodiu após colisão em Suzuka, resultando em desclassificação e polêmica.

    16 – Temporada de qualificação histórica: Em 1989, largou sempre na primeira fila durante todo o campeonato.

    17 – Recordes em Imola: Acumulou feitos importantes no GP de San Marino, incluindo sequências de poles.

    18 – Nova colisão com Prost (1990): Outro acidente em Suzuka decidiu o título a seu favor.

    19 – Primeira vitória no Brasil: Após várias tentativas, venceu em casa em 1991, mesmo com problemas no carro.

    20 – Último título: Também em 1991, conquistou seu terceiro e último campeonato.

    21 – Ato de solidariedade: Em 1992, parou na pista para ajudar Erik Comas após um acidente.

    22 – Teste na Indy: Testou um carro da Indy em 1992 e mostrou grande desempenho.

    23 – Segunda vitória no Brasil: Em 1993, venceu novamente em Interlagos.

    24 – Volta lendária em Donington (1993): Ultrapassou quatro carros na primeira volta sob chuva — uma das mais icônicas da história.

    25 – Recorde com a McLaren: Tornou-se o piloto com mais vitórias por uma mesma equipe até então.

    26 – Pódio histórico: Em 1993, dividiu pódio com Prost e Schumacher no GP da Espanha.

    27 – “Rei de Mônaco”: Conquistou seis vitórias no circuito, recorde que permanece.

    28 – Última liderança no campeonato: Também em 1993, após vencer em Mônaco.

    29 – Saída da McLaren: Deixou a equipe no fim de 1993 rumo à Williams.

    30 – Chegada à Williams: Em 1994, substituiu Prost, mas teve dificuldades iniciais.

    31 – Recorde de poles: Chegou a 65 poles — marca histórica na época.

    32 – GP de San Marino de 1994: O fim de semana foi marcado por tragédias. Após acidentes graves e uma morte no sábado, Senna sofreu um acidente fatal no domingo, na curva Tamburello.A Fórmula 1, o esporte e o Brasil perderam ali um dos maiores ídolos e uma das figuras mais marcantes do século XX.

     

    Ayrton Senna morreu há 32 anos: Relembre 32 momentos do ídolo brasileiro