Blog

  • FGTS pode quitar dívidas com até 90% de desconto; entenda novo programa

    FGTS pode quitar dívidas com até 90% de desconto; entenda novo programa

    Governo prepara programa de renegociação com juros menores e uso do fundo para pagamento integral dos débitos; proposta deve ser anunciada nesta semana e pode começar a valer em 1º de maio

    O governo federal prepara um novo programa para reduzir o endividamento das famílias brasileiras, com possibilidade de usar recursos do FGTS e descontos que podem chegar a 90% nas dívidas. A proposta foi detalhada nesta segunda-feira (27) pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan.

    Segundo o ministro, o pacote será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (28), com expectativa de anúncio oficial ainda nesta semana, possivelmente em 1º de maio, Dia do Trabalhador.

    A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas para enfrentar o alto nível de endividamento no país. Atualmente, 80,4% das famílias brasileiras têm dívidas, de acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

    O que o programa prevê

    O plano inclui a liberação do uso do FGTS e a renegociação de dívidas de cartão de crédito, crédito direto ao consumidor (CDC) e cheque especial — modalidades que concentram juros elevados. O crédito rotativo do cartão, por exemplo, considerado o mais caro do mercado, teve alta de quase 10% no primeiro trimestre, pressionando ainda mais o orçamento das famílias.

    Quem poderá aderir

    Embora o governo ainda não tenha divulgado oficialmente todos os critérios, a proposta em discussão deve atender pessoas com renda de até cinco salários mínimos, o equivalente a R$ 8.105.

    Qual o objetivo

    A meta é reduzir o comprometimento da renda das famílias e aliviar o peso das dívidas no orçamento doméstico, em um momento de pressão financeira generalizada.

    Descontos e condições

    O programa prevê renegociação com condições mais favoráveis e descontos que podem chegar a cerca de 90%, dependendo do caso. Durigan afirmou que já discutiu a proposta com os principais bancos do país, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, e destacou que houve um “bom consenso”.

    “Também tratamos do compromisso dos bancos com boas práticas, tanto na oferta de crédito futuro quanto na educação financeira”, afirmou o ministro.

    Uso do FGTS

    O uso do FGTS será permitido, mas com restrições. Segundo Durigan, o saque será vinculado diretamente ao pagamento das dívidas incluídas no programa.

    “Será um saque vinculado ao pagamento da dívida do programa, mas não necessariamente maior do que a dívida”, explicou.

    Fontes indicam que o governo avalia liberar o recurso apenas para quitação total dos débitos, evitando que o trabalhador utilize o fundo e continue inadimplente.

    Como o governo pretende viabilizar

    Após enfrentar entraves jurídicos, o governo estuda editar uma Medida Provisória (MP) para permitir o uso do FGTS. A medida teria efeito imediato após a assinatura presidencial, mas precisará ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para continuar válida.

    Quando entra em vigor

    Ainda não há data definida para o início das medidas. A expectativa é de anúncio nos próximos dias, com eventual implementação posterior.

    Apostas online

    O governo também avalia restringir o acesso a apostas online para pessoas endividadas, com o objetivo de evitar novos ciclos de dívidas. Recentemente, 27 plataformas de apostas de “predição” foram bloqueadas por determinação do governo.

    Segundo Durigan, as medidas são pontuais e não devem ser vistas como solução permanente. A ideia é também fortalecer a educação financeira, incentivando o uso consciente do crédito e evitando o superendividamento no futuro.

     
     

    FGTS pode quitar dívidas com até 90% de desconto; entenda novo programa

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Comentarista da Record News Richard Rytenband morre aos 45

    Comentarista da Record News Richard Rytenband morre aos 45

    Economista e comentarista da Record News, Richard Rytenband estava em tratamento contra câncer havia três anos; morte foi confirmada pela família nas redes sociais, e o sepultamento ocorrerá nesta terça-feira em São Paulo, aberto ao público.

    O economista e comentarista Richard Rytenband morreu neste domingo (26/4), aos 45 anos, após enfrentar um câncer. Ele estava em tratamento havia três anos. A informação foi confirmada pela família nas redes sociais.

     
    A morte foi anunciada pela esposa, Thata Saeter. Com atuação no mercado financeiro desde 1994, Rytenband construiu uma trajetória sólida como investidor e analista econômico. Também atuava como comentarista da Record News, onde analisava o cenário econômico nacional e internacional.

    “Richard foi um homem gigante, brilhante, e lutou pela vida com muita garra e coragem para passar o máximo de tempo possível comigo e com nosso filho Antony”, escreveu a esposa.

    O sepultamento será aberto ao público e está marcado para esta terça-feira (28/4), ao meio-dia, no Cemitério Israelita do Butantã.

    Comentarista da Record News Richard Rytenband morre aos 45

  • Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    Caixa libera novo lote de valores esquecidos do antigo fundo PIS/Pasep para trabalhadores e servidores que atuaram entre 1971 e 1988, com média de até R$ 2,9 mil, e permite consulta e solicitação pelo app FGTS ou portal Repis Cidadão

    Empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam de 1971 a 1988 e estão na fila para sacar as cotas do antigo fundo Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem reaver o valor. A Caixa Econômica Federal começou a pagar nesta segunda-feira (27) um novo lote de valores esquecidos.

    Nesta rodada, recebem aqueles que pediram o ressarcimento até 31 de março. O valor médio pago varia de R$ 2,8 mil a R$ 2,9 mil, dependendo do tempo de trabalho e do salário da época.

    Quem tem direito

    Podem sacar os valores:

     

    • Trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988;
    • Servidores públicos do mesmo período;
    • Herdeiros ou dependentes legais, em caso de falecimento;
    • Quem pediu o dinheiro até 31 de março.

    O benefício não tem relação com o abono salarial atual do PIS/Pasep, pago anualmente. Trata-se de cotas de um fundo antigo, extinto em 2020.

    Como consultar se há dinheiro disponível

    A consulta é feita pelo portal Repis Cidadão, com login via conta Gov.br nos níveis prata e ouro.

    Passo a passo:

    Acesse o site e faça login com CPF e senha;Informe o número do PIS/Pasep ou NIS (se solicitado);Clique em “pesquisar”;O sistema indicará se há valores e como proceder;Também é possível consultar pelo aplicativo do FGTS.

    Como pedir o pagamento

    O pedido pode ser feito de duas formas:

    Pelo aplicativo FGTS:

    Acesse “Mais”;Clique em “Ressarcimento PIS/Pasep”;Envie os documentos e acompanhe o pedido.

    Em uma agência da Caixa:

    Leve documento oficial com foto

    O pagamento é feito por crédito em conta. Quem não tiver conta na Caixa receberá automaticamente uma poupança social digital, movimentada pelo app Caixa Tem.

    E no caso de herdeiros?

    Herdeiros também podem solicitar o valor, desde que apresentem:

    Documento de identificaçãoCertidão de dependentes ou autorização judicialDocumento que comprove vínculo com o titular

    Calendário de pagamentos

    O pagamento depende da data em que o pedido foi feito. 
     

    Pedido feito até Recebe em
    31/3/2026 27/4/2026 (lote atual)
    30/4/2026 25/5/2026
    31/5/2026 25/6/2026
    30/6/2026 27/7/2026
    31/7/2026 25/8/2026
    31/8/2026 25/9/2026
    30/9/2026 26/10/2026
    31/10/2026 25/11/2026
    30/11/2026 28/12/2026
    31/12/2026 janeiro de 2027

    Fonte: Caixa Econômica Federal

    O que é o fundo PIS/Pasep

    Criado na década de 1970, o fundo reunia recursos para complementar a renda de trabalhadores e servidores. Em 1988, ele foi substituído pelo modelo atual de abono salarial.

    Os valores não sacados foram transferidos em 2020 para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, depois, ao Tesouro Nacional. Agora, o governo permite o resgate mediante pedido.

    Prazo para sacar

    O pedido pode ser feito até setembro de 2028. Após esse prazo, os valores serão incorporados definitivamente ao Tesouro, sem possibilidade de saque.

    Canais de dúvidas

    A Caixa oferece atendimento pelos seguintes canais:

    Telefone: 0800-726-0207SAC: 0800-726-0101Ouvidoria: 0800-725-7474

    • Site: caixa.gov.br

    A orientação é verificar o quanto antes se há valores disponíveis para evitar perder o prazo.

     

     

     

    Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • “Ninguém é melhor que nós”: PSG encara Bayern na semifinal

    “Ninguém é melhor que nós”: PSG encara Bayern na semifinal

    O Paris Saint-Germain enfrenta o Bayern de Munique nas semifinais da Liga dos Campeões da UEFA, com o jogo de ida marcado para esta terça-feira. Na véspera da partida, o técnico Luis Enrique demonstrou confiança e afirmou que “não há nenhuma equipe melhor” do que a francesa.

    Em entrevista coletiva, o treinador destacou que o confronto deve ser decidido na parte defensiva, já que ambos os times têm grande força no ataque.

    “Se há duas equipes que atacam muito bem, é preciso saber defender: essa será a chave. É necessário saber se defender contra esse tipo de equipe. É um jogo atrativo para os torcedores, entre duas equipes que estão fazendo uma excelente temporada”, afirmou.

    “Em termos de regularidade, o Bayern está um pouco acima de nós. Mas, como equipe, ninguém é melhor do que nós. Já disse isso no início da temporada. Temos muito respeito por grandes clubes, como o Liverpool ou o Chelsea, e também teremos pelo Bayern de Munique”, acrescentou.

    Na sequência, Luis Enrique comentou as diferenças em relação à campanha anterior e ressaltou a ambição do elenco parisiense.

    “É diferente porque, da primeira vez, foi um alívio para todos em Paris. Agora, é uma motivação para fazer história. Estamos ansiosos e queremos melhorar ainda mais. Estamos empolgados para disputar esses jogos”, disse.

    Sobre a escalação, o treinador garantiu que vai escolher “os melhores jogadores para começar a partida” e assegurou que todo o grupo está preparado para o duelo.

    Em tom descontraído, ele brincou ao falar da escolha dos titulares no meio-campo. “Vou escolher por sorteio, assim”, disse, simulando o giro de uma roleta. “Todos estão prontos, estou muito satisfeito. Independentemente de quem jogar, serão os melhores para vencer o jogo.”

    Luis Enrique também foi questionado sobre o status do PSG no cenário europeu e afirmou que os resultados recentes falam por si.

    “Isso depende de vocês. O que posso dizer é que é um prazer, e acredito que merecido, estar em três semifinais seguidas da Champions”, destacou.

    O técnico ainda elogiou o trabalho de Vincent Kompany no Bayern.

    “Ele é um treinador de alto nível, como já mostrou na Inglaterra. Desde que chegou ao Bayern, vimos como é difícil enfrentar sua equipe. É um dos times que mais gosto de assistir. Gosto de treinadores com estilo ofensivo, e ele é, sem dúvida, um deles”, afirmou.

    O PSG pode ter um reforço importante para o confronto. O meio-campista Vitinha voltou a treinar nesta segunda-feira e pode estar à disposição após se recuperar de um problema no tornozelo direito, que o afastou dos últimos dois jogos da equipe.
     
     

    Enviado americano levanta hipótese de inclusão da seleção italiana no Mundial, mas autoridades do país recusam a ideia e defendem que a classificação deve ser conquistada em campo, mesmo diante de incertezas envolvendo a participação do Irã

    Notícias ao Minuto | 05:25 – 28/04/2026

     

    “Ninguém é melhor que nós”: PSG encara Bayern na semifinal

  • Cabo se rompe em brinquedo e deixa feridos em parque na Espanha; veja

    Cabo se rompe em brinquedo e deixa feridos em parque na Espanha; veja

    Quatro pessoas, incluindo duas crianças, ficaram feridas após falha em atração que simula bungee jumping em Sevilha; vítimas tiveram lesões leves e duas foram levadas ao hospital após o impacto

    Quatro pessoas, incluindo duas crianças, ficaram feridas após o rompimento de um cabo durante o funcionamento de um brinquedo em um parque de diversões em Sevilha, na Espanha.

    De acordo com uma nota divulgada pelo Departamento de Serviços de Emergência da cidade em sua página no Facebook, o incidente ocorreu em uma atração chamada “Steel Max”, que simula a experiência de bungee jumping, esporte radical em que a pessoa salta de grande altura presa por uma corda. O acidente aconteceu por volta das 20h20 da última sexta-feira (24), quando um dos cabos se rompeu.

    Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o cabo do lado direito se rompe, fazendo com que a cápsula onde estavam os passageiros colida repetidamente contra a estrutura lateral do brinquedo e gire no ar.

    Segundo as autoridades, os quatro feridos tiveram apenas “lesões leves” e foram atendidos no local. No entanto, dois deles, que estavam dentro da cápsula, foram posteriormente encaminhados a uma unidade de saúde.

    Após o incidente, a área foi isolada e a polícia local realizou uma inspeção na documentação do brinquedo para verificar se a atração cumpria todas as normas de segurança exigidas.

    Cabo se rompe em brinquedo e deixa feridos em parque na Espanha; veja

  • Itália pode voltar à Copa? Proposta dos EUA gera reação

    Itália pode voltar à Copa? Proposta dos EUA gera reação

    Paolo Zampolli, enviado especial dos Estados Unidos para parcerias globais, voltou a defender a presença da Seleção Italiana de Futebol na fase final da Copa do Mundo deste verão. Segundo ele, a equipe teria mais de 50% de chances de disputar o torneio, que será realizado nos Estados Unidos, no Canadá e no México entre junho e julho.

    “Qual é a probabilidade de a Itália disputar a Copa do Mundo? Acho que é superior a 50%. Vou me encontrar com Gianni Infantino em Miami durante o Grande Prêmio de Fórmula 1, neste fim de semana. Não deveria haver uma Copa sem a Itália. A decisão caberá a Gianni Infantino e a Donald Trump”, afirmou Zampolli no programa “La Politica nel Pallone”, da RAI Gr Parlamento, citado pelo portal Tuttomercato.

    “Vi que o Irã ainda não estava confirmado por causa da guerra. Perguntei ao Infantino se havia alguma possibilidade de a Itália ser incluída. Além disso, os vistos para os EUA são muito difíceis de conseguir, e não queremos pessoas que possam cometer erros. Se enviarmos pessoas que não são bem-vindas aos Estados Unidos, é melhor que nem venham”, continuou.

    “Resposta do Trump? Não falei diretamente com ele, mas ele não se pronunciou. Os jogadores iranianos são muito bem-vindos, mas o secretário de Estado Marco Rubio foi claro ao dizer que não podem levar pessoas que não sejam bem-vindas ao país. Se o Irã não participar, não sei se estamos preparados para colocar outra equipe no lugar, mas tudo pode acontecer”, completou.

    Itália rejeita hipótese de substituir o Irã

    Após a repercussão das declarações, autoridades italianas descartaram qualquer possibilidade de a Itália entrar na competição dessa forma. O ministro do Esporte, Andrea Abodi, e o ministro da Economia, Giancarlo Giorgetti, rejeitaram a ideia, assim como o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano, Luciano Buonfiglio.

    “Antes de tudo, não acredito que isso seja possível. E, além disso, me sentiria ofendido. É preciso merecer ir à Copa do Mundo”, afirmou Buonfiglio.

    “Em primeiro lugar, não é possível. Em segundo, não é apropriado. Não sei o que pesa mais, mas a classificação se conquista em campo. Considero isso vergonhoso. Eu ficaria envergonhado”, disse Abodi durante um evento no Palácio do Quirinal, em Roma. A Itália ficou fora da Copa do Mundo pela terceira vez consecutiva.

    Já a porta-voz do governo iraniano, Fatemeh Mohajerani, afirmou que o país está “totalmente preparado” para disputar o torneio, no qual integra o Grupo G ao lado de Nova Zelândia, Egito e Bélgica.
     

    O Palmeiras é o líder do ranking da Conmebol, com 53 pontos, seguido pelo já classificado Flamengo (51) e LDU-EQU (44)

    Folhapress | 14:15 – 27/04/2026

     
     

    Itália pode voltar à Copa? Proposta dos EUA gera reação

  • Ator de "Dança com lobos" condenado a prisão perpétua por agressão sexual

    Ator de "Dança com lobos" condenado a prisão perpétua por agressão sexual

    Nathan Chasing Horse foi considerado culpado por abusar sexualmente de mulheres e meninas indígenas ao longo de anos, usando sua posição como líder espiritual; ele segue negando as acusações e poderá pedir liberdade condicional após 37 anos

    Um tribunal do estado de Nevada, nos Estados Unidos, condenou na segunda-feira o ator Nathan Chasing Horse, conhecido pelo filme Dança com Lobos, à prisão perpétua por crimes de violência sexual contra mulheres e meninas indígenas.

    O réu já havia sido considerado culpado por um júri de 13 acusações, a maioria relacionada à agressão sexual de três mulheres.

    Durante a audiência, vítimas e familiares relataram à juíza Jessica Peterson que ainda enfrentam os traumas causados por Chasing Horse, hoje com 49 anos, e dificuldades em lidar com a fé, já que ele abusava de sua posição como líder espiritual.

    “Não há como recuperar a juventude, a infância perdida, a minha primeira vez, o meu primeiro beijo, a formatura que nunca tive”, afirmou Corena Leone-LaCroix, que tinha 14 anos quando foi abusada.

    A agência Associated Press costuma preservar a identidade de vítimas de violência sexual, mas abriu exceção neste caso porque Leone-LaCroix se manifestou publicamente.

    Vestindo uniforme azul-marinho do Centro de Detenção do Condado de Clark, Chasing Horse permaneceu olhando fixamente à frente enquanto as vítimas liam seus depoimentos.

    Ele poderá solicitar liberdade condicional após cumprir 37 anos de pena, mas segue negando as acusações. “Isso é uma injustiça”, disse em tribunal.

    A juíza Jessica Peterson afirmou ter se impressionado com a insistência do réu em negar os crimes, apesar das provas apresentadas.

    “Você se aproveitou da confiança dessas mulheres e de sua espiritualidade, manipulando-as para sua própria satisfação pessoal”, declarou.

    A sentença encerra anos de investigação contra o ex-ator, que foi preso e indiciado pela primeira vez em 2023. O caso teve grande repercussão em comunidades indígenas, levando autoridades de outros estados americanos e do Canadá a apresentarem novas acusações, que ainda seguem em andamento.

    No Canadá, o Ministério Público da província da Colúmbia Britânica informou que Chasing Horse também responde por agressão sexual relacionada a um caso ocorrido em setembro de 2018, próximo à cidade de Keremeos.

    O processo chegou a ser suspenso em novembro de 2023 devido às acusações nos Estados Unidos, mas foi retomado no ano seguinte. Segundo a porta-voz Damienne Darby, os próximos passos serão avaliados após o esgotamento dos recursos do ex-ator.

    Além disso, um mandado de prisão segue ativo na província de Alberta, conforme informou o Serviço de Polícia da Nação Tsuut’ina, que mantém contato com autoridades locais para dar continuidade ao caso.

    O julgamento realizado em janeiro destacou o papel de Chasing Horse como líder espiritual. Nascido na Reserva Rosebud, em Dakota do Sul, ele pertence ao povo Sicangu Sioux, uma das sete tribos da nação Lakota.

    Após atuar no filme “Dança com Lobos”, dirigido e estrelado por Kevin Costner, Chasing Horse passou a participar de cerimônias culturais indígenas e rituais de cura em diversas comunidades.

    Segundo a acusação, ele usou essa posição para explorar vítimas ao longo de quase duas décadas.

    A promotora-adjunta Bianca Pucci afirmou ao júri que o ex-ator “teceu uma rede de abusos” que aprisionou diversas mulheres.

    De acordo com a promotoria, ele chegou a dizer a Leone-LaCroix que espíritos exigiam que ela perdesse a virgindade para salvar a mãe, diagnosticada com câncer. Após o abuso, teria ameaçado que, caso ela contasse a alguém, a mãe morreria. As agressões teriam continuado por anos.
     
     

     

    Ator de "Dança com lobos" condenado a prisão perpétua por agressão sexual

  • China reforça capacidades militares no Espaço, diz Financial Times

    China reforça capacidades militares no Espaço, diz Financial Times

    Análise do Financial Times aponta avanço de tecnologias capazes de atacar satélites, em meio à rivalidade com os EUA e ao risco crescente de conflitos em órbita que podem afetar comunicações, defesa e infraestruturas na Terra.

    Uma análise do jornal Financial Times aponta que a China vem ampliando suas capacidades militares no espaço, incluindo o desenvolvimento de tecnologias capazes de capturar ou até destruir satélites. O movimento ocorre em meio à crescente rivalidade com os Estados Unidos e ao aumento do risco de conflitos fora da Terra.

    Documentos militares e dezenas de estudos ligados ao Exército de Libertação Popular (ELP), analisados pelo jornal britânico, indicam uma estratégia que vai desde operações de proximidade entre satélites até ataques a infraestruturas espaciais e, em um cenário extremo, alvos na superfície terrestre.

    “Hoje, ao olhar para o céu, vemos que o espaço já está envolto na fumaça de um potencial conflito”, escreveu o especialista militar chinês Jiang Lianju em um manual de 2024, citado pelo Financial Times. Ele acrescenta que o controle do espaço representa “um poderoso incentivo estratégico e militar”.

    A análise destaca que potências como Estados Unidos, China e Rússia já realizam operações de aproximação entre satélites, usadas para manutenção, mas também com potencial ofensivo. Esse tipo de manobra já foi classificado por autoridades americanas como uma forma de “combate aproximado no espaço”.

    De acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo, o domínio espacial se tornou essencial para as capacidades militares modernas, incluindo comunicação, navegação e sistemas de comando. Isso aumenta o risco de que ataques em órbita possam comprometer infraestruturas críticas na Terra.

    Para Howard Wang, pesquisador do think tank Rand Corporation, a estratégia central do ELP é atingir pontos-chave das redes do adversário para “paralisar” a tomada de decisões em toda a cadeia de comando, desde a coleta e transmissão de dados até sua análise.

    Pequim também investe em tecnologias como lasers, sistemas de interferência eletrônica (jamming) e satélites capazes de deslocar outros objetos para órbitas diferentes, além de desenvolver capacidades de reabastecimento e captura em órbita.

    Um exemplo citado é o satélite chinês Shijian-21, que em 2022 utilizou um braço robótico para rebocar um satélite desativado para uma órbita mais distante, demonstrando uma capacidade que gerou preocupação entre autoridades militares americanas.

    Mais recentemente, satélites chineses realizaram manobras coordenadas em órbita geoestacionária, comportamento que os Estados Unidos compararam a exercícios de combate.

    A investigação indica ainda que a doutrina militar chinesa prevê diferentes fases em um eventual conflito espacial, incluindo ações de dissuasão, como demonstrações públicas de capacidade, reposicionamento de satélites, bloqueios espaciais e ataques a sistemas inimigos.

    Essas operações podem envolver interferência eletrônica, ataques cibernéticos ou o uso de armas de energia dirigida, com o objetivo de degradar sistemas de comunicação e comando sem provocar uma escalada imediata.

    Em estágios mais avançados, os cenários analisados pelo ELP incluem a destruição direta de satélites e até ataques a infraestruturas terrestres a partir do espaço, refletindo uma integração crescente entre os domínios espacial e militar tradicional.

    A corrida espacial militar também ganha força na órbita baixa da Terra, impulsionada pela proliferação de satélites em constelações como a Starlink, o que está transformando o cenário estratégico global.

    Segundo Howard Wang, tanto Washington quanto Pequim buscam aumentar a resiliência de seus sistemas espaciais, ampliando o número de satélites para reduzir a vulnerabilidade a ataques.

    A China planeja lançar mais de 37 mil novos satélites até 2030, com o objetivo de consolidar sua posição nesse setor e acompanhar os avanços dos Estados Unidos.

    “Estamos em um ambiente em que ninguém jamais travou uma guerra. O potencial de algo dar errado muito rapidamente é enorme”, afirmou um oficial militar ocidental ouvido pelo Financial Times.
     
     

     

    China reforça capacidades militares no Espaço, diz Financial Times

  • Ataque israelense mata dois brasileiros no Líbano, diz Itamaraty

    Ataque israelense mata dois brasileiros no Líbano, diz Itamaraty

    Itamaraty confirma morte de mãe e filho brasileiros em bombardeio no sul do Líbano, critica violações do cessar-fogo por Israel e Hezbollah, cobra interrupção imediata das hostilidades e presta assistência consular ao sobrevivente hospitalizado

    O governo brasileiro confirmou a morte de dois cidadãos do país em meio à escalada de violência no sul do Líbano, após um ataque atribuído às Forças de Defesa de Israel. O caso ocorre mesmo após o anúncio de um cessar-fogo em 16 de abril, que, segundo o Itamaraty, vem sendo repetidamente violado.

    De acordo com nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o governo recebeu “com consternação e pesar” a informação de que uma criança brasileira de 11 anos e sua mãe morreram durante o bombardeio. O pai da família, de nacionalidade libanesa, também foi morto no ataque.

    Outro filho do casal, igualmente brasileiro, ficou ferido e está hospitalizado. Segundo o comunicado, a família estava dentro de casa, no distrito de Bint Jbeil, no sul do país, quando o imóvel foi atingido.

    Na avaliação do governo brasileiro, o episódio representa “mais um exemplo das reiteradas e inaceitáveis violações ao cessar-fogo anunciado em 16 de abril”. O texto destaca que, desde então, dezenas de civis libaneses já morreram, incluindo mulheres, crianças, uma jornalista e dois integrantes franceses da Força Interina das Nações Unidas no Líbano.

    Ao manifestar “sinceras condolências” aos familiares das vítimas, o Brasil reiterou a “mais veemente condenação a todos os ataques perpetrados durante a vigência do cessar-fogo”, tanto por Israel quanto pelo Hezbollah, grupo xiita libanês apoiado pelo Irã.

    O Itamaraty também criticou as “demolições sistemáticas de residências e de outras estruturas civis no sul do Líbano” realizadas nas últimas semanas e mencionou o deslocamento forçado de mais de um milhão de pessoas no país.

    O governo brasileiro cobrou o “cumprimento integral” da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que estabelece os termos do cessar-fogo que encerrou a guerra de 2006, além da “cessação imediata das hostilidades” e da retirada completa das tropas israelenses do território libanês.

    Por fim, o comunicado informa que a Embaixada do Brasil em Beirute está em contato com a família das vítimas para prestar assistência consular, incluindo apoio ao filho que segue internado.
     

     

    Ataque israelense mata dois brasileiros no Líbano, diz Itamaraty

  • Virginia chora após Piovani atacar e citar seus filhos:  “amaldiçoados”

    Virginia chora após Piovani atacar e citar seus filhos: “amaldiçoados”

    Influenciadora reage às declarações da atriz, se revolta com a menção às crianças e afirma que não vai mais tolerar esse tipo de ataque, dizendo que pretende levar o caso à Justiça após a nova polêmica.

    Virginia Fonseca publicou um vídeo chorando na noite desta segunda-feira (27) após voltar a ser criticada por Luana Piovani. A atriz afirmou que a influenciadora e seus filhos seriam “amaldiçoados” por conta da divulgação de jogos de azar nas redes sociais.

    “Quer falar de mim? Fala como você sempre falou. Para mim, dane-se o que você pensa. Não estou nem aí para você. Agora, dos meus filhos, de crianças”, disse Virginia. “Não estou aguentando mais”, completou, enquanto enxugava as lágrimas.

    A influenciadora também afirmou que pretende acionar a atriz na Justiça. “Tá repreendido em nome do senhor Jesus Cristo toda essa maldição que essa mulher joga sobre os meus filhos. Agora vamos resolver na Justiça. Falar de mim? Ok. Agora dos meus filhos. Chega. Cansei.”

    Zé Felipe, ex-marido de Virginia e pai dos filhos dela, compartilhou o vídeo e declarou apoio. “Tô com você”, escreveu.

    O desabafo aconteceu após Virginia ver novas críticas feitas por Piovani na tarde do mesmo dia. A atriz compartilhou um vídeo com o relato de uma mulher que disse ter perdido o irmão, que acumulou uma dívida de R$ 109 mil por conta de apostas. Embora o depoimento não mencionasse Virginia, Piovani republicou o conteúdo e marcou a influenciadora.

    “A maldição vai colar em você, resvalará nos seus filhos. Dinheiro de sangue endemoniado”, escreveu a atriz.

    “Fico indignada porque não consigo entender como o ser humano fala uma coisa dessas. Por quê? Essa mulher tem três filhos. Como ela fala isso dos filhos de outras pessoas? De crianças de 4, 3 e 1 anos”, disse Virginia.
     
     

    Virginia chora após Piovani atacar e citar seus filhos: “amaldiçoados”