Blog

  • Putin diz que fará 'tudo' para alcançar a paz em encontro com chanceler iraniano

    Putin diz que fará 'tudo' para alcançar a paz em encontro com chanceler iraniano

    “De nossa parte, faremos tudo o que sirva aos seus interesses e aos interesses de todos os povos da região para garantir que a paz seja alcançada o mais rapidamente possível”, disse Putin

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – (CBS NEWS) – O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, se reuniu com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (27), depois de responsabilizar os Estados Unidos pelo fracasso da mais recente rodada de negociações no Paquistão.

    Segundo agências estatais russas, Putin disse esperar que o povo iraniano supere o que descreveu como um “período difícil” e afirmou ao chanceler iraniano que fará “tudo” o que puder para alcançar a paz no Oriente Médio.

    A Rússia é uma das principais aliadas da República Islâmica, e o encontro ocorre em meio a um cessar-fogo temporário. Até agora os diálogos para terminar o conflito e reabrir o estreito de Hormuz, bloqueado por Teerã, fracassaram diante da firmeza demonstrada tanto por Washington quanto pelo Irã.

    “De nossa parte, faremos tudo o que sirva aos seus interesses e aos interesses de todos os povos da região para garantir que a paz seja alcançada o mais rapidamente possível”, disse Putin.

    “Na semana passada, recebi uma mensagem do líder supremo do Irã [Mojtaba Khamenei]. Gostaria de pedir que transmita meus mais sinceros agradecimentos por isso e de confirmar que a Rússia, assim como o Irã, pretende continuar nossa relação estratégica”, acrescentou o presidente russo.

    O Irã firmou no ano passado um acordo de parceria estratégica de 20 anos com Moscou. A Rússia está construindo duas novas unidades nucleares em Bushehr, local da única usina nuclear do Irã, e Teerã forneceu a Moscou drones Shahed para uso contra a Ucrânia.

    Ainda de acordo com agências russas, Araghchi disse que, devido à guerra com os EUA e Israel, “o mundo agora percebeu o verdadeiro poder do Irã” e “ficou claro que a República Islâmica do Irã é um sistema estável, sólido e poderoso”.

    Mais cedo, ao comentar as negociações, o chanceler disse que os americanos apresentaram “exigências excessivas”. “A abordagem dos Estados Unidos fez com que a rodada anterior de negociações, apesar dos avanços, não alcançasse os objetivos”, disse ele, citado pela imprensa estatal iraniana.

    O presidente dos EUA, Donald Trump, realizará, ainda nesta segunda-feira, uma reunião de crise sobre o Irã, de acordo com relatos da imprensa americana. O site americano Axios, citando funcionários a par das negociações, afirmou no domingo (26) que o Irã enviou uma nova proposta para a reabertura do estreito e encerrar a guerra, mas que adiaria as negociações sobre a questão nuclear.

    A via marítima, por onde passa cerca de um quinto do petróleo comercializado no mundo, está bloqueada por Teerã desde o início do conflito. O país persa prometeu sustentar a medida enquanto o bloqueio americano aos portos iranianos continuar.

    A agência estatal iraniana Irna mencionou o relato do portal Axios, sem negar as informações. Enquanto isso, o acordo de cessar-fogo é respeitado, mas o impacto do conflito sobre a economia global persiste.

    Antes de viajar à Rússia, Araghchi visitou Omã e a capital do Paquistão, Islamabad, onde deveriam ter ocorrido as negociações com os EUA. Também conversou por telefone com seu homólogo turco, Hakan Fidan.

    Trump anunciou no sábado (25) o cancelamento da viagem da missão diplomática americana. O grupo seria liderado pelo enviado especial ao Oriente Médio, Steve Witkoff, e seu genro Jared Kushner.

    A agência de notícias Fars, no entanto, informou que o Irã enviou “mensagens escritas” aos americanos para definir suas “linhas vermelhas” nas negociações, incluindo a questão nuclear e a situação no estreito de Hormuz.

    O Conselho de Segurança da ONU realizará uma reunião sobre segurança marítima na noite desta segunda-feira, em Nova York. Entre 125 e 140 navios normalmente atravessavam o estreito diariamente antes da guerra, mas apenas sete o fizeram neste último dia, segundo dados da Kpler e análises de satélite da SynMax -e nenhum deles transportava petróleo destinado ao mercado global.

    Putin diz que fará 'tudo' para alcançar a paz em encontro com chanceler iraniano

  • Atriz de Tomb Raider, Sophie Turner vira alvo de queixas após pausa por lesão

    Atriz de Tomb Raider, Sophie Turner vira alvo de queixas após pausa por lesão

    Equipe reclama da protagonista depois de ela ser vista em bar durante interrupção das gravações; produção ficou parada por semanas, e trabalhadores relatam falta de pagamento no período

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – A equipe da série “Tomb Raider” demonstra insatisfação com a atriz Sophie Turner, 30 protagonista da produção. Segundo o jornal Daily Mail, funcionários do estúdio reagiram após a artista ser vista em um bar poucos dias depois de se afastar das gravações por causa de uma lesão.

    A contusão teria ocorrido durante as filmagens. Como Turner interpreta Lara Croft, personagem central da trama, a produção foi interrompida. Parte da equipe, especialmente trabalhadores contratados por diária, afirma ter ficado sem remuneração durante a pausa, que durou aproximadamente três semanas.

    Quatro dias após a divulgação do afastamento, o The Sun publicou imagens da atriz em um bar em Notting Hill, em Londres. Testemunhas relataram que ela bebia e dançava com amigos. O episódio agravou o clima nos bastidores, com funcionários criticando o fato de a protagonista da produção do Prime Vídeo seguir recebendo salário durante a interrupção.

    Quando a lesão veio a público, o diagnóstico indicava um problema pré-existente nas costas, agravado pelas longas jornadas desde o início das filmagens, em janeiro de 2026. A recomendação médica inicial teria sido de ao menos duas semanas de repouso.

    As gravações já foram retomadas, mas a relação de Turner com parte da equipe permanece tensa.

    A série ainda não tem data oficial de estreia. A previsão, segundo rumores, é de lançamento entre o fim de 2026 e o início de 2027. O elenco inclui ainda Sigourney Weaver e Jason Isaacs.

    A franquia “Tomb Raider” já foi adaptada para o cinema com Angelina Jolie nos anos 2000 e, mais recentemente, com Alicia Vikander, em 2018.

    Atriz de Tomb Raider, Sophie Turner vira alvo de queixas após pausa por lesão

  • Dívida Pública Federal cai 2,34% em março ante fevereiro, a R$ 8,633 trilhões, afirma Tesouro

    Dívida Pública Federal cai 2,34% em março ante fevereiro, a R$ 8,633 trilhões, afirma Tesouro

    A Dívida Pública Federal (DPF) inclui a dívida interna e externa. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (27) pelo Tesouro Nacional

    O estoque da Dívida Pública Federal (DPF) caiu 2,34% em março, na comparação com fevereiro, de R$ 8,841 trilhões para R$ 8,633 trilhões. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (27) pelo Tesouro Nacional.

    A variação deveu-se à resgate líquido, no valor de R$ 305,386 bilhões, e à apropriação positiva de juros, no valor de R$ 98,080 bilhões.

    A DPF inclui a dívida interna e externa. A Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi) caiu 2,46%, e fechou o mês em R$ 8,302 trilhões. A Dívida Pública Federal externa (DPFe) subiu 0,61%, para R$ 331,64 bilhões.

    A parcela de títulos da DPF atrelada à Selic diminuiu de 49,10% em fevereiro para 47,71% em março. O Plano Anual de Financiamento (PAF) de 2026 prevê um intervalo de 46% a 50% para a participação desses papéis.

    A participação dos papéis pré-fixados cresceu de 21,33% para 21,80%, ante 21% a 25% no plano. A parcela dos títulos indexados à inflação subiu de 25,85% para 26,67%, contra um intervalo de 23% a 27% no PAF. Os papéis cambiais passaram de 3,71% para 3,83%. No PAF, esse intervalo vai de 3% a 7%.

    O Tesouro informou, ainda, que a parcela da DPF a vencer em 12 meses aumentou de 16,65% em fevereiro para 19,52% em março. No PAF de 2026, o intervalo previsto é de 18% a 22%.

    O prazo médio da dívida subiu de 4,0 anos para 4,10 anos. Os limites do PAF são de 3,8 a 4,2 anos para 2026. Já o custo médio acumulado em 12 meses da DPF aumentou de 11,90% ao ano em fevereiro para 12,20% ao ano em março.

     

    Dívida Pública Federal cai 2,34% em março ante fevereiro, a R$ 8,633 trilhões, afirma Tesouro

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Kassab diz que Bolsonaro 'teve desempenho pessoal muito aquém das expectativas'

    Kassab diz que Bolsonaro 'teve desempenho pessoal muito aquém das expectativas'

    Kassab afirmou que Bolsonaro assumiu o governo sem nenhuma vocação para a vida pública e que ele não teve (bom) desempenho pessoal

    O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, criticou nesta segunda-feira, 27, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro durante almoço com empresários organizado pelo Grupo Lide, em São Paulo (SP). O dirigente ressaltou que “está fazendo sua parte”, mesmo que o ex-governador Ronaldo Caiado (PSD) não vá para o segundo turno da eleição presidencial.

    “(Em 2018) assume o presidente Bolsonaro, sinceramente, sem nenhuma vocação para a vida pública. Não teve (bom) desempenho pessoal – ao contrário, um desempenho muito aquém das expectativas dos brasileiros, que queriam algo totalmente diferente -, mas teve a sorte de contar com alguns bons ministros que conseguiram levar o governo até o final. Paulo Guedes – que não era nem um ministro; era o ‘presidente da Economia’. Havia 25 ministérios, e ele comandava; foi muito importante a sua presença. Tarcísio (de Freitas), Tereza Cristina mas a gente vai ficando por aí”, disse Kassab sobre o capitão reformado.

    O presidente do PSD afirmou ainda que ninguém pode questionar os bons programas de Lula, como o Minha Casa, Minha Vida, o Luz para Todos e o Bolsa Família. Acrescentou, porém, que há também um lado negativo das gestões petistas: na avaliação dele, “Lula não sabe administrar a máquina pública para torná-la mais eficiente”.

    Kassab diz que Bolsonaro 'teve desempenho pessoal muito aquém das expectativas'

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Madonna e Sabrina Carpenter anunciam nova música para esta semana

    Madonna e Sabrina Carpenter anunciam nova música para esta semana

    ‘Bring Your Love’ é a primeira parceria das cantoras; faixa fará parte do disco ‘Confessions II’

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Madonna e Sabrina Carpenter anunciaram o single “Bring Your Love”, que fará parte do disco “Confessions II”. O anúncio foi feito em postagens nas redes sociais das artistas, nesta segunda (27). A música será lançada na quinta-feira (30), às 19h do horário de Brasília.

    “Temos algo a dizer sobre isso”, afirma o texto que acompanha a foto das duas cantoras, em preto e branco, sobreposta a um fundo vermelho e texto cor-de-rosa.

    O próximo trabalho da rainha do pop é uma continuação do álbum “Confessions on a Dance Floor”. Batizado de “Confessions II”, a sequência para a coleção de hits de 2005 deve ser lançada no dia 3 de julho.

    Detalhes das faixas ainda são escassos, mas Madonna já divulgou a capa do disco, com fotografia do brasileiro Rafael Pavarotti.

    Durante a apresentação de Carpenter no Coachella, o principal festival de música dos Estados Unidos, Madonna fez uma participação surpresa. A aparição ocorreu no segundo fim de semana do evento, após dias de rumores sobre a presença da artista.

    Madonna falou ao público e relembrou sua primeira apresentação no festival, há 20 anos, quando levou ao palco o material de “Confessions on a Dance Floor”. “Foi muito especial para mim, e voltar agora, com o mesmo figurino, torna tudo ainda mais significativo”, afirmou.

    Madonna surgiu no palco enquanto Carpenter interpretava “Juno”, momento em que a jovem cantora costuma interagir com convidados em sua turnê. As duas dividiram os vocais em “Vogue”, clássico de 1990, e apresentaram ainda uma faixa inédita ligada ao próximo álbum da veterana.

    Em seguida, Madonna falou ao público e relembrou sua primeira apresentação no festival, há 20 anos, quando levou ao palco o material de “Confessions on a Dance Floor”. “Foi muito especial para mim, e voltar agora, com o mesmo figurino, torna tudo ainda mais significativo”, afirmou.

    Madonna e Sabrina Carpenter anunciam nova música para esta semana

  • Novo lote de dinheiro esquecido do PIS/Pasep é liberado

    Novo lote de dinheiro esquecido do PIS/Pasep é liberado

    Crédito é destinado aos trabalhadores que solicitaram o ressarcimento até o dia 31 de março; cidadãos podem verificar se possuem valores disponíveis por meio da plataforma Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Caixa Econômica Federal libera nesta segunda-feira (27) um novo lote de pagamentos referentes aos valores esquecidos no antigo fundo PIS/Pasep.

    O crédito é destinado aos trabalhadores que solicitaram o ressarcimento até o dia 31 de março. Para quem fizer o pedido até a próxima quinta-feira (30), o pagamento está previsto para ocorrer em 25 de maio, conforme o cronograma divulgado pelo governo federal.

    O fundo PIS/Pasep funcionou entre 1971 e 1988 e tinha como objetivo complementar a renda de trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos. Esse mecanismo é diferente do abono salarial pago atualmente aos trabalhadores que se enquadram nas regras do PIS/Pasep.

    Os cidadãos podem verificar se possuem valores disponíveis por meio da plataforma Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS. Segundo o governo federal, o valor médio disponível para saque é de cerca de R$ 2,8 mil por beneficiário, mas o montante pode variar de acordo com o tempo de trabalho e os salários recebidos na época. Os valores foram atualizados com base na inflação.

    A plataforma Repis Cidadão também orienta sobre como realizar o pedido de ressarcimento. O sistema apresenta inclusive instruções específicas para herdeiros, nos casos em que o titular do benefício já tenha falecido.
    Para acessar o serviço, é necessário possuir uma conta gov.br com nível de segurança prata ou ouro.

    O governo também estabeleceu um prazo final para solicitação. Caso o saque não seja pedido até setembro de 2028, os recursos serão incorporados definitivamente ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de retirada posterior.

    COMO CONSULTAR SE HÁ DINHEIRO ESQUECIDO

    1. Para verificar se existe saldo disponível, o trabalhador deve acessar o site repiscidadao.fazenda.gov.br e fazer login utilizando a conta gov.br.
    2. Após entrar no sistema, é necessário informar o CPF e autorizar o acesso. Em seguida, o usuário deve digitar o NIS (Número de Identificação Social), que é o mesmo número do PIS.
    3. Depois de preencher os dados, basta clicar em “pesquisar”. Caso haja valores a receber, o próprio sistema indicará as etapas necessárias para solicitar o ressarcimento.

    O QUE É O NIS E COMO ENCONTRAR O NÚMERO

    O NIS (Número de Identificação Social) é um registro composto por 11 dígitos, emitido pela Caixa Econômica Federal. Ele é utilizado tanto por trabalhadores formais quanto por cidadãos que participam de programas sociais do governo.

    O número do NIS é o mesmo utilizado no PIS (Programa de Integração Social).

    A diferença entre eles está apenas na forma como são gerados. O NIS surge quando a pessoa passa a ter acesso a benefícios sociais, enquanto o PIS é criado quando o trabalhador tem a carteira assinada pela primeira vez.

    O número pode ser consultado em diferentes canais do governo, tanto digitais quanto físicos. Entre as opções estão o extrato do FGTS, disponível no aplicativo, o Cartão Cidadão, onde o número aparece logo abaixo do nome do titular, e o portal Meu INSS, em que o registro aparece identificado como NIT nos dados cadastrais.

    Também é possível obter a informação pelo telefone da Previdência Social, no número 135. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou ainda pelo site e aplicativo do CadÚnico

    CONFIRA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS

    – Solicitações realizadas até 31/12/2025 – pagamento no dia 26/01/2026

    – Até 31/01/2026 – pagamento no dia 25/02/2026
    – Até 28/02/2026 – pagamento no dia 25/03/2026
    – Até 31/03/2026 – pagamento no dia 27/04/2026
    – Até 30/04/2026 – pagamento no dia 25/05/2026
    – Até 31/05/2026 – pagamento no dia 25/06/2026
    – Até 30/06/2026 – pagamento no dia 27/07/2026
    – Até 31/07/2026 – pagamento no dia 25/08/2026
    – Até 31/08/2026 – pagamento no dia 25/09/2026
    – Até 30/09/2026 – pagamento no dia 26/10/2026
    – Até 31/10/2026 – pagamento no dia 25/11/2026
    – Até 30/11/2026 – pagamento no dia 28/12/2026
    – Até 31/12/2026 – pagamento em janeiro de 2027

    Novo lote de dinheiro esquecido do PIS/Pasep é liberado

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Conselho do Corinthians vota balanço negativo do clube em 2025

    Conselho do Corinthians vota balanço negativo do clube em 2025

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Conselho Deliberativo do Corinthians realiza nesta segunda-feira (27) a votação das contas referentes ao exercício de 2025. A reunião ocorre no Parque São Jorge, com primeira chamada marcada para as 18h (de Brasília) e segunda chamada às 19h (de Brasília).

    A análise envolve o balanço financeiro apresentado pela diretoria corintiana na última semana e já examinado pelos órgãos de fiscalização. A decisão do Conselho Deliberativo não gera efeitos automáticos sobre o mandato da atual administração, mas é um mecanismo político na avaliação da gestão financeira do clube.

    A votação encerra o rito de apreciação das contas do exercício anterior, previsto no Estatuto Social.

    O QUE ESTARÁ EM PAUTA NA REUNIÃO?

    O Conselho Deliberativo vai votar a aprovação ou reprovação do balanço financeiro de 2025. O documento reúne os dados contábeis do clube, incluindo receitas, despesas, endividamento e resultado econômico do exercício.

    De acordo com o balanço, ao qual a reportagem teve acesso, o Corinthians registrou déficit de R$ 143,4 milhões em 2025. O patrimônio líquido permaneceu negativo ao final do exercício, em R$ 774 milhões, refletindo o acúmulo de resultados deficitários de anos anteriores.

    A dívida total do clube encerrou o ano em aproximadamente R$ 2,72 bilhões, número que inclui obrigações fiscais, cíveis, trabalhistas e financeiras.

    O balanço registra redução pontual no passivo bruto em relação a meses anteriores, em razão de renegociações em andamento.

    O documento também apresenta um ajuste de exercícios anteriores no valor de R$ 205,5 milhões, lançado diretamente no patrimônio líquido, decorrente de reavaliações contábeis de passivos e contingências.

    O balanço foi auditado por empresa independente, que emitiu relatório com ressalvas. A reportagem teve acesso ao documento que destaca o registra dos efeitos da transação tributária firmada com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) ainda no exercício de 2025.

    Segundo a auditoria, embora o acordo tenha impacto relevante na redução da dívida tributária, ele foi assinado apenas em 2026. Por isso, o relatório apontou que o reconhecimento contábil no exercício anterior depende da efetivação formal do contrato.

    A empresa responsável por auditar o balanço também chamou atenção para a dependência de renegociações fiscais e financeiras para a continuidade operacional do clube. Ela também menciona a necessidade de reforço nos controles internos e na divulgação periódica de informações financeiras.

    Apesar das ressalvas, a conclusão que o balanço apresenta adequadamente, dentro das normas contábeis, a posição patrimonial e financeira do Corinthians em 31 de dezembro de 2025.

    ANÁLISE DO CONSELHO FISCAL E CORI

    O Conselho Fiscal avaliou o balanço de 2025 e recomendou a aprovação das contas também apresentando ressalvas. O parecer, que a reportagem teve acesso, aponta que os números refletem uma situação financeira já existente em exercícios anteriores, com impacto no resultado do período analisado.

    Entre os apontamentos, o CF reforça a necessidade de melhorias nos controles internos e na divulgação periódica de informações financeiras. O relatório também apontou falhas na apresentação regular de balancetes ao longo do exercício. Apesar das observações, o órgão concluiu que o balanço apresentado corresponde aos registros contábeis do período.

    O Conselho de Orientação (Cori) também se manifestou sobre as contas de 2025. O órgão apresentou questionamentos sobre a gestão financeira adotada e sobre decisões administrativas tomadas ao longo do exercício.

    Ainda não tenha poder deliberativo, os seus pareceres do Cori são levados ao plenário do Conselho Deliberativo. Desta forma, cabe aos conselheiros considerarem ou não as observações feitas pelo órgão no momento da votação.

    O relatório do Cori integra a documentação distribuída aos conselheiros para análise antes da reunião desta segunda-feira.

    COMO FUNCIONA A VOTAÇÃO NO CONSELHO DELIBERATIVO?

    A votação ocorre de forma presencial, respeitando os quóruns previstos no Estatuto do Corinthians. Em primeira chamada, é exigido número mínimo de conselheiros presentes. Em segunda chamada, a reunião pode ocorrer com quórum reduzido.

    Os conselheiros votam pela aprovação, aprovação com ressalvas ou reprovação das contas. O resultado é registrado em ata e passa a constar como decisão oficial do Conselho Deliberativo sobre o exercício de 2025.

    O balanço, independentemente do resultado, não deixa de existir como documento contábil e segue arquivado nos registros do clube.

    O Estatuto do Corinthians não prevê punição automática em caso de reprovação das contas. A diretoria permanece no exercício de suas funções e não há afastamento imediato de dirigentes.

    A reprovação passa a integrar o histórico administrativo do clube e pode servir de referência para iniciativas internas posteriores. Conselheiros podem, a partir dela, apresentar representações ou pedidos de apuração em outros órgãos estatutários, conforme os ritos previstos. Eventuais medidas adicionais dependem de novos atos formais e de deliberações em instâncias específicas do clube.

    Além do Estatuto, a votação ocorre em um contexto em que a Lei Geral do Esporte estabelece normas sobre responsabilidade de dirigentes. A legislação federal trata de atos de gestão considerados irregulares ou temerários, incluindo falhas de transparência e prestação de contas.

    A reprovação das contas, por si só, não acarreta sanções previstas na lei. No entanto, a decisão pode ser utilizada como elemento em avaliações externas, como representações ou investigações, caso sejam apontados indícios de irregularidades. A aplicação de qualquer medida com base na legislação federal depende de procedimentos próprios fora do âmbito do clube.

    A reunião desta segunda-feira conclui o processo estatutário de apreciação das contas de 2025. O resultado da votação passa a ser a posição oficial do Conselho Deliberativo sobre o exercício financeiro analisado.

    Conselho do Corinthians vota balanço negativo do clube em 2025

  • Ex-participante do The Voice morre aos 24 em acidente de carro

    Ex-participante do The Voice morre aos 24 em acidente de carro

    Dylan Carter, participante da 24ª temporada do The Voice americano, morreu em um acidente de carro

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – Dylan Carter, participante da 24ª temporada do The Voice americano, morreu no sábado (25). Ele sofreu um acidente de carro. Não foram divulgadas as circunstâncias do acidente. Sua morte foi anunciada pela ONG The Local Voice, cofundada pelo cantor para ajudar mulheres com câncer.

    “Dylan era o coração do que fazemos. Ele acreditava que cada voz importa, e colocou isso em prática todos os dias. Através de sua música, sua gentileza e seu sorriso, ele uniu pessoas e fez todos se sentirem acolhidos”, disse a The Local Voice.

    Dylan tinha 24 anos. O cantor de música country participou do The Voice em 2023, um ano após a morte de sua mãe.

    No reality, ele escolheu a cantora Reba McEntire como sua mentora. Hoje, ela o homenageou com post no Instagram: “Vamos sentir muita falta de Dylan. Ele era um jovem brilhante, gentil e talentoso, que trouxe um raio enorme de sol ao The Voice. Descanse em paz, meu amigo querido”.

    Ex-participante do The Voice morre aos 24 em acidente de carro

  • No Pará, Daniel Santos e Hana Ghassan estão em empate técnico, aponta Genial/Quaest

    No Pará, Daniel Santos e Hana Ghassan estão em empate técnico, aponta Genial/Quaest

    Ex-prefeito de Ananindeua e governadora estão em empate técnico tanto nas simulações de primeiro turno quanto no cenário de segundo turno; para o Senado, Helder Barbalho (MDB) e Éder Mauro (PL) são os mais citados

    Levantamento da Genial/Quaest sobre o cenário eleitoral no Pará aponta um empate técnico entre Daniel Santos (Podemos) e Hana Ghassan (MDB) na disputa pelo governo do Estado.

    O ex-prefeito de Ananindeua e a governadora empatam dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos porcentuais, quanto nas simulações de primeiro turno quanto no cenário de segundo turno.

    Na pesquisa estimulada com todos os pré-candidatos ao governo, Santos tem 22%, seguido por Hana, com 19%. Apesar da vantagem numérica do ex-prefeito, eles estão em empate técnico dentro da margem de erro. Mário Couto, do DC, registra 11% de menções, seguido por Cleber Rabelo, do PSTU, com 3%, e Araceli Lemos, do PSOL, com 2%. São 30% os indecisos, e 13% pretendem votar branco ou nulo.

    Em um cenário sem a presença de Mário Couto, Santos vai a 24% e Hana, a 22%;. Cleber Rabelo passa a registrar 5%, e Araceli, 3%. São 33% os indecisos e 13% votariam branco ou nulo.

    Em uma simulação de segundo turno entre Daniel Santos e Hana Ghassan, o ex-prefeito registra 34% de preferência, enquanto a governadora tem 29%. Os índices apontam para um empate técnico dentro da margem de erro. São 25% os indecisos, e 12% votariam branco ou nulo.

    A pesquisa Genial/Quaest realizou 900 entrevistas em domicílios do Pará entre os dias 21 e 25 de abril. A margem de erro é de três pontos porcentuais, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código PA-09305/2026.

    Senado

    Para o Senado, os nomes mais lembrados são o do ex-governador Helder Barbalho, do MDB, e de Delegado Éder Mauro, do PL. O ex-governador têm 24% de menções na combinação dos votos, seguido por Éder Mauro, com 13%.

    No Pará, Daniel Santos e Hana Ghassan estão em empate técnico, aponta Genial/Quaest

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Economistas preveem que Copom reduzirá Selic para 14,5% mesmo com inflação mais alta

    Economistas preveem que Copom reduzirá Selic para 14,5% mesmo com inflação mais alta

    O Banco Central deverá reduzir a taxa de juros dos atuais 14,75% para 14,5% na reunião que começa nesta terça-feira (28)

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os economistas voltaram a aumentar a previsão da inflação deste ano e acreditam que o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central deverá reduzir a taxa de juros dos atuais 14,75% para 14,5% na reunião que começa nesta terça-feira (28), um corte de 0,25 ponto percentual.

    O boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (27) mostra que a expectativa para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu de 4,8% para 4,86% na sétima semana consecutiva de elevação do índice.

    Com isso, os analistas mantêm a perspectiva que a inflação fechará o ano acima do teto da meta que é de 4,5%, já que o BC impôs o objetivo de 3%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

    A previsão do IPCA era de 3,91% em 9 de março, mas passou a subir seguidamente com o temor sobre os impactos da guerra no Irã, que começou em 28 de fevereiro com os ataques de EUA e Israel ao Irã, que revidou as ofensivas.

    Os economistas também elevaram a previsão do IPCA para 2027 (de 3,99% para 4%) e de 2028 (de 3,6% para 3,61%).

    O boletim Focus ainda indica que os especialistas ouvidos pelo BC apostam em um corte de 0,25 na reunião desta semana. O anúncio será feito na quarta-feira (29).

    Os analistas mantiveram a expectativa que o país terminará o ano com os juros a 13%. As previsões para os dois anos seguintes também ficaram estagnadas em 11% (2027) e 10% (2028), mas caiu em 2029 de 9,88% para 9,75%.

    A perspectiva para o PIB (Produto Interno Bruto) deste ano caiu pela primeira vez no ano, indo de 1,86% para 1,85%. O mercado também diminuiu a previsão do dólar para R$ 5,25, contra R$ 5,30 da semana passada.

    Economistas preveem que Copom reduzirá Selic para 14,5% mesmo com inflação mais alta

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia