Blog

  • Rússia ameaça com resposta dura a novo pacote de sanções europeu

    Rússia ameaça com resposta dura a novo pacote de sanções europeu

    A Rússia ameaçou hoje usar uma resposta dura ao 20.º pacote de sanções da União Europeia (UE) contra Moscou, anunciado pelo bloco dos 27 na quinta-feira devido à invasão russa da Ucrânia.

    Vamos tomar medidas de retaliação. Serão duras”, declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, sem detalhar as ameaças, afirmando apenas que elas “serão desenvolvidas e implementadas” de acordo com os interesses de Moscou, segundo a agência de notícias Interfax.

    A porta-voz disse que Moscou “condena veementemente quaisquer medidas unilaterais ilegítimas e coercitivas” e que “cada vez mais países compartilham e apoiam essa posição”.

    Maria Zakharova também criticou o mais recente pacote de sanções da União Europeia como uma “ameaça à segurança alimentar”, além de prejudicar a segurança energética.

    “Os mesmos países que defendem com mais veemência a segurança alimentar estão tomando medidas para minar a segurança alimentar em nível global”, afirmou.

    A União Europeia aprovou na quinta-feira, durante uma cúpula informal dos chefes de Estado e de governo do bloco em Chipre, um novo pacote de sanções contra a Rússia, além de um empréstimo de 90 bilhões de euros à Ucrânia, após a retirada dos vetos da Hungria e da Eslováquia, que vinham atrasando essas medidas.

    O 20º pacote de sanções inclui a proibição de serviços marítimos para petroleiros russos e restrições a mais empresas de energia e bancos da Rússia, além de medidas para impedir a entrada de produtos sensíveis no país.

    A Comissão Europeia havia proposto originalmente essas medidas restritivas em 6 de fevereiro, com o objetivo de alcançar um acordo entre os 27 países antes do quarto aniversário da invasão russa, iniciada em 24 de fevereiro de 2022.

    Autoridades das instituições europeias chegaram a viajar a Kiev por ocasião da data, mas o anúncio do novo apoio à Ucrânia e da atualização das sanções contra a Rússia precisou ser adiado devido aos vetos de Budapeste e Bratislava.

    Rússia ameaça com resposta dura a novo pacote de sanções europeu

  • Carlos Alcaraz desiste do Roland Garros devido a lesão no pulso

    Carlos Alcaraz desiste do Roland Garros devido a lesão no pulso

    Após os resultados dos exames de hoje, decidimos ser cautelosos e não participar em Roma e em Roland Garros, aguardando novos desdobramentos da lesão para decidir quando retornarei às quadras”, escreveu o tenista espanhol nas redes sociais.

    Alcaraz, atual campeão também no saibro do Masters 1000 de Roma, desistiu do torneio de Barcelona antes de disputar a partida das oitavas de final contra o tcheco Tomas Machac, justamente após sentir um desconforto no punho direito na rodada anterior.

    “Este é um momento difícil para mim, mas tenho certeza de que voltarei mais forte”, acrescentou.

    Em 2026, Alcaraz, vencedor de sete títulos de Grand Slam, conquistou dois troféus: o Australian Open, primeiro major da temporada, e o ATP 500 de Doha, ambos disputados em quadra rápida.

    O Masters 1000 de Roma, na Itália, será disputado entre os dias 6 e 17 de maio, enquanto o torneio de Roland Garros, na França, acontecerá entre 24 de maio e 7 de junho.

    Carlos Alcaraz desiste do Roland Garros devido a lesão no pulso

  • Vídeo: Tornado em Oklahoma faz 10 feridos e destrói 40 casas.

    Vídeo: Tornado em Oklahoma faz 10 feridos e destrói 40 casas.

    Foram registados tornados nas últimas horas em, pelo menos, três estados, mas no Oklahoma o fenómeno fez pelo menos dez feridos. Não há registos de mortes, mas na cidade de Enid cerca de 40 casas ficaram danificadas. Veja abaixo as imagens.

    De acordo com a imprensa norte-americana, uma das regiões mais afetadas foi a cidade de Enid, onde cerca de 40 casas ficaram danificadas.

    Além das residências, algumas infraestruturas também sofreram danos, como postes de energia que foram derrubados pela força dos ventos que acompanharam o tornado — o que provocou interrupções no fornecimento de eletricidade na região. Estradas foram interditadas enquanto equipes de emergência iniciavam a retirada dos destroços das vias.

    Enid, a cidade mais afetada, fica a cerca de 105 quilômetros da cidade de Oklahoma e tem aproximadamente 50 mil habitantes.

    O prefeito da cidade, David Mason, afirmou estar “muito agradecido” por os dados mais recentes indicarem “apenas” danos materiais em casas e “ferimentos leves” em algumas pessoas. Ele também alertou a população para seguir rigorosamente as orientações dos serviços de emergência mobilizados.

    Um dos moradores da cidade, Justin Parrish, falou à NBC News sobre o ocorrido e disse que foi surpreendido pela dimensão do tornado. “Estava tudo calmo e, de repente, saí lá fora e fiquei em choque”, afirmou, referindo-se ao momento em que viu o fenômeno, que não atingiu a área onde ele trabalha.

    Chance Jones, baterista da banda de rock Hinder, também registrou um vídeo do momento e contou que estava saindo do hotel onde se hospedava quando viu o tornado: “Estávamos prestes a entrar no ônibus. Foi algo surreal”.

     
     
     

     
     
    Ver esta publicação no Instagram

     
     
     
     

     
     

     
     
     

     
     

    Uma publicação partilhada por Chance Jones (@chancejonesdrums)

    Vale destacar que essa não foi a única região dos Estados Unidos a registrar tornados. Na quinta-feira, além de Oklahoma, também houve ocorrências nos estados de Iowa e Kansas.

    Vídeo: Tornado em Oklahoma faz 10 feridos e destrói 40 casas.

  • Gilmar cita ideia de fazer 'boneco de Zema como homossexual' e diz que seria ofensivo

    Gilmar cita ideia de fazer 'boneco de Zema como homossexual' e diz que seria ofensivo

    Declaração do ministro do STF gera reação de Romeu Zema, pedido de desculpas e troca de acusações públicas após vídeo satírico sobre integrantes da Corte circular nas redes sociais.

    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), citou nesta quinta-feira (23) a possibilidade de que se façam “bonecos de (Romeu) Zema como homossexual” ao reclamar de críticas do governador ao STF e questionou se isso não seria “ofensivo”. Na mesma fala, Gilmar também mencionou a possibilidade de uma representação que colocasse Zema como alguém que rouba dinheiro público.

    “Se começamos a fazer piadas com coisas sérias, com as instituições, imagine que comecemos a fazer bonecos do Zema como homossexual. Será que não é ofensivo? Ou, se fizermos ele roubando dinheiro no Estado, será que não é ofensivo? É correto brincar com isso? Homens públicos podem fazer isso?”, indagou Gilmar Mendes, em entrevista ao portal Metrópoles.

    Após a repercussão negativa da fala, Gilmar Mendes afirmou ter errado ao citar a homossexualidade como acusação injuriosa e pediu desculpas.

    Na mesma entrevista, o decano questionou se a produção de sátiras sobre autoridades e instituições ultrapassa limites aceitáveis.

    Em resposta, Romeu Zema afirmou, em publicação na rede social X, que “Esse sujeito (Gilmar Mendes) extrapola cada vez mais os limites. Se comporta como um INTOCÁVEL”, escreveu.

    Em vídeo, ele também criticou o fato de Gilmar associar homossexuais e ladrões no mesmo contexto.

    “Gilmar, estou achando isso uma vergonha. Você pode mandar fazer um boneco meu de homossexual, de ladrão ou do que bem entender. Pode me satirizar à vontade. O que você não pode fazer é comparar homossexual com ladrão. Sério que você acha que é a mesma coisa chamar alguém de homossexual ou de ladrão? Aí você mostrou o seu mais puro preconceito para o Brasil”, disse.

    Zema também reagiu a uma imagem gerada por inteligência artificial que circulou nas redes, na qual aparece segurando uma bandeira LGBTQIA+ e uma placa com a frase “Zema com orgulho”. O político respondeu à publicação com um emoji de risada.

    Após a repercussão negativa das declarações, Gilmar Mendes voltou a se manifestar, admitiu o erro ao mencionar a homossexualidade e pediu desculpas.

    “Há uma indústria de difamação e de acusações caluniosas contra o Supremo. Vou enfrentá-la. E não tenho receio de reconhecer um erro. Errei quando citei a homossexualidade ao me referir ao que seria uma acusação injuriosa contra o ex-governador Romeu Zema. Peço desculpas pelo erro. E reitero o que está correto”, disse Gilmar em seu perfil no X.

    A troca de críticas entre os dois começou quando o ex-governador compartilhou um vídeo que retrata uma conversa entre dois bonecos, representando Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

    No vídeo, Toffoli liga para Gilmar e pede que ele anule as quebras de sigilo de sua empresa, aprovadas na CPI do Crime Organizado do Senado. Em um diálogo marcado por ironias e caricaturas, Gilmar responde que anularia as quebras e pede, em troca, uma cortesia no resort Tayayá, no qual Toffoli possuía participação acionária.

    O vídeo satiriza o fato de que Gilmar Mendes de fato proferiu decisão anulando as quebras de sigilo da Maridt, empresa ligada a Toffoli e a seus irmãos, que recebeu aportes de um fundo de investimento associado ao banqueiro Daniel Vorcaro, conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo.

    Na segunda-feira (20), Gilmar Mendes enviou uma representação ao ministro Alexandre de Moraes pedindo a investigação de Zema por compartilhar o vídeo em suas redes sociais.

    Na representação, Gilmar escreveu que o conteúdo “vilipendia não apenas a honra e a imagem deste Supremo Tribunal Federal, como também da minha própria pessoa”.

    Gilmar cita ideia de fazer 'boneco de Zema como homossexual' e diz que seria ofensivo

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Chuva de meteoros Líridas tem pincelado os céus. Veja as imagens

    Chuva de meteoros Líridas tem pincelado os céus. Veja as imagens

    Fenômeno astronômico, um dos mais antigos já registrados, segue visível até o fim de semana e pode ser observado a olho nu em várias partes do mundo, desde que o céu esteja limpo e longe da poluição luminosa.

    É provável que muitos curiosos tenham voltado os olhos para o céu nos últimos dias, já que a chuva de meteoros Líridas atingiu seu pico em 2026.

    O fenômeno começou na semana passada e teve seu auge nas noites de 21 e 22 de abril.

    Nos céus da Califórnia, as Líridas proporcionaram um verdadeiro espetáculo, com uma autêntica “chuva de estrelas”, como mostram as imagens registradas.

    O evento celeste ainda pode ser observado de diferentes partes do mundo, incluindo Portugal, caso as condições climáticas permitam, até o próximo fim de semana, rendendo imagens impressionantes.

    Os meteoros Líridas são conhecidos por serem brilhantes e rápidos.

    Durante o pico, é comum observar entre 10 e 20 meteoros por hora, embora eles também possam ser vistos fora desse período.

    De acordo com a NASA, a chuva de meteoros Líridas é uma das mais antigas já registradas, sendo observada há cerca de 2.700 anos.

    Como observar?

    A chuva de meteoros começa a ser visível logo após o anoitecer, mas a melhor chance de observação ocorre depois que a Lua se põe, por volta das 2h, segundo o Observatório Real de Greenwich. O ideal é procurar um local afastado das luzes da cidade.

    Se o tempo ajudar, ou seja, com pouca nebulosidade, tente se afastar ao máximo da iluminação urbana para reduzir a poluição luminosa e observe as áreas mais escuras do céu após o pôr do sol.

    Chuva de meteoros Líridas tem pincelado os céus. Veja as imagens

  • Morre youtuber David Wilcock, de 'Alienígenas do Passado', aos 53 anos

    Morre youtuber David Wilcock, de 'Alienígenas do Passado', aos 53 anos

    Policiais foram chamados na segunda-feira (20) de manhã. Na ligação, o Gabinete do Médico Legista do Condado de Boulder informou que o homem parecia estar passando por uma “crise de saúde mental”. As informações são do jornal The Independent e da revista People.

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – David Wilcock, que colaborava no programa “Alienígenas do Passado”, morreu aos 53 anos no Colorado, nos EUA.

    Policiais foram chamados na segunda-feira (20) de manhã. Na ligação, o Gabinete do Médico Legista do Condado de Boulder informou que o homem parecia estar passando por uma “crise de saúde mental”. As informações são do jornal The Independent e da revista People.

    Autoridades chegaram ao local e viram o youtuber armado. O gabinete declarou que ele tirou a vida logo depois.

    A família do pesquisador disse que ele “lutava contra a depressão” e tinha “dívidas financeiras esmagadoras”. A declaração foi divulgada ontem, em um comunicado à impresa do Gabinete do Xerife do Condado de Boulder.

    O youtuber era uma personalidade da mídia paranormal. Ele acreditava que o governo dos EUA tinha informações secretas sobre OVNIs e vida extraterrestre.

    David Wilcock colaborou no programa “Alienígenas do Passado” entre 2016 e 2019. A série investiga a existência de alienígenas, teorias da conspiração e outros eventos sobrenaturais. Ele tinha mais de 520 mil inscritos em seu canal no YouTube, onde também tratava sobre esses temas.

    PROCURE AJUDA

    Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV (www.cvv.org.br) e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por email, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

    Morre youtuber David Wilcock, de 'Alienígenas do Passado', aos 53 anos

  • Diniz quer reforços para jogar, e Corinthians planeja janela discreta

    Diniz quer reforços para jogar, e Corinthians planeja janela discreta

    FÁBIO LÁZARO
    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O técnico Fernando Diniz quer reforços pontuais para elevar o nível técnico do Corinthians na próxima janela de transferências.

    A ideia não é inchar o elenco, mas qualificar o time com jogadores que cheguem para assumir a titularidade e suprir carências específicas.

    Embora não haja negociações em andamento, o departamento de futebol monitora oportunidades de mercado visando o meio do ano.

    A tendência, no entanto, é de um número menor de contratações em relação ao início da temporada, quando o clube fechou sete reforços com perfis distintos.

    Outro fator que influencia o planejamento é a necessidade de cumprir a meta orçamentária de R$ 151 milhões em vendas de ativos. Por isso, saídas estão no radar e podem exigir reposições pontuais no elenco.

    No momento, Fernando Diniz prioriza a análise do grupo atual. O treinador tem integrado jovens das categorias de base aos treinamentos com o objetivo de potencializar o desenvolvimento desses atletas e ampliar as opções internas.

    A estratégia segue a linha adotada com Kayke. O atacante ganhou espaço como titular desde a estreia de Diniz, mas sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo na partida contra o Barra (SC), pela Copa do Brasil, e está fora do restante da temporada de 2025.

    CEBOLINHA É MONITORADO, MAS CENÁRIO É DIFÍCIL

    Entre os nomes observados pelo clube está Everton Cebolinha. O atacante aparece no radar, mas não é tratado como prioridade neste momento.

    O Corinthians tem ciência de que o jogador já pode assinar um pré-contrato, porém enxerga obstáculos relevantes para uma eventual negociação. O principal deles é financeiro, já que o clube não consegue arcar com o atual padrão salarial do atleta no Flamengo.

    Além disso, as informações obtidas pelo departamento de futebol indicam o desejo de Cebolinha de atuar no exterior, o que reduz ainda mais as chances de um acerto, diante da limitação financeira corintiana para competir com propostas internacionais.

    Diniz quer reforços para jogar, e Corinthians planeja janela discreta

  • Uefa suspende Prestianni por seis jogos por racismo contra Vini Jr.

    Uefa suspende Prestianni por seis jogos por racismo contra Vini Jr.

    LUCAS BOMBANA
    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) informou nesta sexta-feira (24) que suspendeu o atacante do Benfica, Gianluca Prestianni, por seis jogos, por causa de “conduta discriminatória” contra o brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, durante duelo pela Champions League em fevereiro.

    Dos seis jogos de suspensão, três deles ficarão em suspenso por um período probatório de dois anos. O jogador já cumpriu uma das partidas, restando mais duas, que serão cumpridas em jogos da Uefa ou da seleção da Argentina.

    A partida, válida pelo jogo de ida do playoff da Champions, no Estádio da Luz, em Lisboa, chegou a ser interrompida por alguns minutos após o brasileiro relatar ter sido alvo de insultos racistas do argentino Prestianni.

    Segundo Vinicius Junior, o adversário o chamou de “macaco”. Companheiro de equipe do brasileiro, Kylian Mbappé confirmou também ter ouvido as ofensas.

    No comunicado desta sexta-feira, a Uefa diz que a punição decorreu de suposta “linguagem homofóbica” utilizada pelo argentino no embate.

    Técnico interino do Real Madrid na ocasião, Aurélien Tchouameni afirmou que Prestianni lhe disse que não chamou Vinicius de “macaco”, mas sim que fez um comentário homofóbico.

    Vinicius marcou o único gol do jogo aos cinco minutos do segundo tempo, com um chute de direita. Na comemoração, fez gestos em direção à torcida, o que provocou reação de jogadores do Benfica.

    Imagens das câmeras de transmissão mostraram Prestianni cobrindo a boca com a camisa repetidamente antes de fazer os comentários que Vinicius e seus companheiros de equipe interpretaram como um insulto racista.

    O presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol), Gianni Infantino, chegou a declarar que os jogadores que cobrirem a boca durante discussões deveriam ser expulsos pelos árbitros.

    O ponta argentino fez uma postagem nas redes sociais horas depois do jogo em que negou ter insultado o brasileiro com palavras racistas.

    “Quero esclarecer que em nenhum momento dirigi insultos racistas ao jogador Vinicius Junior, que infelizmente interpretou mal o que acredita ter ouvido. Nunca fui racista com ninguém e lamento as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid”, escreveu Prestianni no Instagram.

    O atleta do Benfica -que foi alvo de críticas por defender seu jogador no caso- já havia sido suspenso previamente pela Uefa para a partida de volta do playoff da Champions, vencida novamente pelo Real com gol de Vinicius Junior.

    Uefa suspende Prestianni por seis jogos por racismo contra Vini Jr.

  • Fim de ciclo no City? Guardiola pode assumir comando de Seleção em baixa

    Fim de ciclo no City? Guardiola pode assumir comando de Seleção em baixa

    Pep Guardiola tem o futuro indefinido no Manchester City e, na Itália, continua sendo tema de debate por ser o grande sonho dos dirigentes da seleção. O treinador catalão tem mais um ano de contrato com o clube inglês, mas pode sair no próximo verão europeu, sendo a Itália uma opção tentadora — embora exista um grande obstáculo: o salário.

    Segundo informou, nesta sexta-feira, a Gazzetta dello Sport, o atual salário de Guardiola é de 24,8 milhões de euros brutos, o que lhe garante cerca de 14 milhões líquidos por ano.

    Esse valor é considerado inviável pela Federação Italiana de Futebol (FIGC), mas a contratação de Guardiola não está descartada, já que existe a possibilidade de envolver um patrocinador disposto a financiar uma eventual chegada do técnico de 55 anos.

    Afinal, em 2014, a FIGC conseguiu contratar Antonio Conte em moldes semelhantes. Na época, o treinador chegou à seleção com o apoio de uma empresa ligada a ele, que arcou com metade do seu salário, então fixado em 4,1 milhões de euros.

    Curiosamente, essa mesma empresa também tem ligação com Pep Guardiola: trata-se da Puma, marca esportiva que patrocina o treinador do Manchester City. A empresa apostou em Guardiola para promover seus produtos e agora pode ter um papel importante nas negociações que venham a acontecer nas próximas semanas.

    Ainda assim, o valor recebido no City segue sendo considerado muito difícil de alcançar, até porque, no mercado de seleções, os salários costumam ser bem mais baixos.

    Há, no entanto, o caso recente de Carlo Ancelotti, que aceitou assumir a seleção do Brasil por cerca de 10 milhões de euros anuais, podendo receber um bônus de 5 milhões caso conquiste a Copa do Mundo, que começa dentro de dois meses.

    Vale destacar também os casos de Lionel Scaloni (Argentina) e Luis de la Fuente (Espanha), campeões mundial e europeu, respectivamente, que recebem menos de 2 milhões de euros por ano.

    Crise motiva mudanças na Itália

    A seleção italiana vive um momento de grande crise, após ter falhado, pela terceira vez consecutiva, a classificação para a Copa do Mundo. Desta vez, os italianos foram eliminados no playoff pela Bósnia-Herzegovina, e não foi apenas Gennaro Gattuso que deixou o cargo.

    A própria FIGC também sofreu mudanças, e novas eleições serão realizadas no dia 22 de junho. Embora os candidatos — que só serão oficializados em 13 de maio — ainda não estejam definidos publicamente, todos parecem alinhados no desejo de contar com Pep Guardiola.

    Guardiola de olho em mais dois títulos

    Treinar a seleção italiana também é um desafio que agrada a Pep Guardiola. Em 2018, o próprio técnico já havia admitido a possibilidade de, um dia, trabalhar na Itália.

    Por enquanto, porém, o treinador nascido em Santpedor está focado em encerrar a temporada no Manchester City com mais dois títulos. Além da Copa da Liga Inglesa já conquistada, o City lidera a Premier League e disputa neste sábado uma vaga na final da Copa da Inglaterra, enfrentando o Southampton a partir das 17h15.

    Fim de ciclo no City? Guardiola pode assumir comando de Seleção em baixa

  • Ex-chef revela dieta de Cristiano Ronaldo e expõe alimento ‘proibido’

    Ex-chef revela dieta de Cristiano Ronaldo e expõe alimento ‘proibido’

    Cristiano Ronaldo, amplamente reconhecido como um dos atletas mais disciplinados da história, mantém aos 41 anos uma forma física impressionante, resultado direto de treinos intensos aliados a uma alimentação extremamente controlada.

    O italiano Giorgio Barone, ex-chef pessoal do jogador, compartilhou detalhes sobre a rotina alimentar do português em entrevista ao site Covers. Suas declarações ganharam repercussão internacional, sendo divulgadas por veículos como Diario As, The Sun e A Bola. Segundo ele, “A dieta de Cristiano Ronaldo é equilibrada. Ele come um pouco de tudo, mas é sempre saudável”.

    A primeira refeição do dia segue um padrão rigoroso. “Um abacate com café, ovos e nada de açúcar. Absolutamente nada de açúcar”, destacou. No almoço, a base consiste em “frango, peixe e sempre vegetais”, enquanto o consumo de carboidratos depende da necessidade. “Se ele precisa de carboidratos, ele obtém através dos vegetais, então não precisa de nada feito com farinha. Nada como macarrão, pão”, explicou.

    Já no jantar, a escolha recai sobre opções mais leves: “come alimentos leves, geralmente peixe ou carne em forma de filé. Sempre acompanhado de legumes”.

    Barone também revelou um item completamente excluído da dieta: o leite. “Nada de leite. Os humanos são os únicos animais que bebem o leite de outros animais “, afirmou. Ele ainda reforçou: “Só os seres humanos continuam a beber leite até os 30, 40, 50, 60 anos e, na minha opinião, isso está errado”. Como alternativa, sugeriu: “Você pode adicionar leite de amêndoa, leite de aveia ou leite de arroz.”

    Por fim, destacou: “Eu sempre digo que a importância é 60% dieta e 40% treino. O corpo humano é como um carro. Você pode ter o melhor carro do mundo, mas se colocar o combustível errado no motor, ele vai ter dificuldades.” Ele também elogiou a alimentação de Erling Haaland, afirmando: “São superalimentos” e completando: “Cristiano também gostava de fígado.”

    Ex-chef revela dieta de Cristiano Ronaldo e expõe alimento ‘proibido’