Blog

  • Fotógrafo renega ensaio de Nivea Stelmann na VIP e admite 'temática machista'

    Fotógrafo renega ensaio de Nivea Stelmann na VIP e admite 'temática machista'

    Ensaio sensual de Nívea Stelmann nos anos 2000 volta ao debate com críticas ao teor machista, enquanto o fotógrafo Christian Gaul afirma não se orgulhar do trabalho feito para a extinta revista VIP.

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – Há 20 anos, a atriz Nivea Stelmann protagonizou um ensaio para a extinta revista VIP. À época com 32 anos, ela não aparecia nua, mas posava de forma sensual em cenas que simulavam tarefas domésticas, como aspirar o chão, limpar móveis e lavar roupas. A chamada de capa dizia: “Já pensou essa delícia morena dando um trato na sua casa?”.

    Sob a perspectiva atual, o material fotografico passou a ser alvo de questionamentos éticos. O que antes era apresentado como entretenimento hoje é revisto de forma crítica por sua abordagem na representação da mulher.
    Responsável pelas imagens, o fotógrafo Christian Gaul afirmou, recentementes, que não se orgulha do trabalho. O comentário foi feito em uma publicação do perfil Clube da VIP nas redes sociais há dez dias. “Em retrospecto, eu não me orgulho desse trabalho”, escreveu. Questionado sobre o motivo, respondeu: “Por causa da temática machista”.

    Nivea Stelmann ganhou projeção nos anos 1990 e integrou o elenco de novelas da Globo como “A Indomada”, “Era uma Vez…”, “Suave Veneno”, “Uga Uga”, “O Clone” e “Chocolate com Pimenta”, entre outras. Seu último papel fixo na emissora foi em “Morde & Assopra”. Depois, ela participou de produções como “Os Dez Mandamentos” e “A Terra Prometida”, da Record.

    Há quase dez anos, a atriz vive em Orlando, Estados Unidos, onde mora com o marido, Marcus Rocha, e os filhos, Miguel, de 21 anos, e Bruna, de 11.

    Fotógrafo renega ensaio de Nivea Stelmann na VIP e admite 'temática machista'

  • Conselheiro de Trump chama brasileiras de 'raça maldita'

    Conselheiro de Trump chama brasileiras de 'raça maldita'

    Zampolli disse que brasileiras seriam “programadas” para criar problemas e citou a ex-companheria como exemplo. “As mulheres brasileiras causam confusão com todo mundo, certo? Não é que essa foi a primeira”, afirmou o italo-americano.

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – Paolo Zampolli, enviado especial para assuntos globais no governo Donald Trump, atacou mulheres brasileiras em entrevista à emissora italiana RAI. Ele foi casado por duas décadas com a brasileira Amanda Ungaro, que o acusa de abuso sexual e violência doméstica.

    Zampolli disse que brasileiras seriam “programadas” para criar problemas e citou a ex-companheria como exemplo. “As mulheres brasileiras causam confusão com todo mundo, certo? Não é que essa foi a primeira”, afirmou o italo-americano.

    O repórter italiano então questiona se seria uma “questão genética” das brasileiras “para extorquir?”. Zampolli respondeu que não, e afirmou que as “mulheres brasileiras são programadas para causar confusão”.

    Na sequência, o conselheiro de Trump fez declarações misóginas as brasileiras ao ser questionado sobre uma amiga da ex-esposa. “Quem é a amiga dela?”, pergunta o jornalista. Na resposta Zampolli menciona uma mulher chamada “Lidia”, sem citar sobrenome, e de forma agressiva afirma ser “uma dessas putas brasileiras, essa raça maldita de brasileiras, são todas iguais”.

    Os insultos continuam de forma agressiva enquanto ele achava que não estava sendo gravado. “Aquela vaca, estávamos juntos, trepava com ela, depois ela também ficou louca”, completou Paolo Zampolli.
    Até o momento, a Casa Branca e Paolo Zampolli não fizeram qualquer comentário sobre as declarações do enviado especial para assuntos globais no governo de Donald Trump.

    Zampolli e Amanda Ungaro ficaram juntos por cerca de 20 anos e tiveram um filho, hoje com 15 anos, cuja guarda é disputada na Justiça dos EUA. Amanda diz que conheceu o empresário em 2002, em uma boate em Nova York, quando tinha 18 anos, e ele 32.

    A brasileira acusou o ex-marido de abuso sexual e de violência doméstica. Segundo ela, as agressões a levaram a pedir o divórcio.
    Segundo o jornal The New York Times, Zampolli teria acionado um alto funcionário do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândega) após saber que a ex estava presa em Miami, acusada de fraude. Amanda foi deportada em outubro de 2025.

    Zampolli nega interferência no ICE e alega apenas ter buscado informações para entender o caso. O serviço de imigração também afirma que não houve influência política na deportação da brasileira.

    O empresário é conhecido ser próximo de Donald Trump e por afirmar que apresentou o então empresário à modelo eslovena Melania Knauss em 1998. Ainda de acordo o The New York Times, Zampolli e Amanda frequentaram eventos com Trump e Melania.

    Foi em uma boate que Paolo Zampolli conheceu Amanda Ungaro.

    Ela revelou que chegou aos Estados Unidos em um avião de Jeffrey Epstein. Zampolli é citado diversas vezes nos e-mails de Epstein divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA

    Após a deportação, posts atribuídos a Amanda Ungaro no X, antigo Twitter, mencionaram Melania Trump, embora a brasileira não tenha confirmado a autoria. “Eu te conheço há 20 anos”, diz uma das publicações atribuídas a ela.

    Em outro trecho, a postagem atribuída a Amanda afirma que Melania sabia da detenção e faz acusações sem apresentar provas. “Você sabia que eu estava detida no ICE. Você esteve presente na minha vida todos os anos no aniversário do meu filho, inclusive mandando o Serviço Secreto e sendo a primeira a parabenizá-lo, lá em 2016. Claramente havia algo errado, mas não faço parte de nenhuma missão maligna envolvendo crianças. Então o que você fez, Melania? Você tentou me envolver, mas falhou porque eu tenho caráter”, diz o texto.

    As publicações foram apagadas e antecederam um pronunciamento em que Melania disse não ser vítima de Jeffrey Epstein, criminoso sexual condenado que teve relações sociais com Trump no passado. Epstein morreu em 2019, enquanto aguardava julgamento em uma prisão em Nova York, em um caso oficialmente tratado como suicídio.

    O aliado de Trump também tentou interferir na Copa do Mundo. Ele sugeriu à Fifa a exclusão do Irã do torneio para colocar a Itália, que não conseguiu classificação, no lugar.

    Zampolli confirmou o pedido ao presidente da Fifa, Gianni Infantino. “Seria um sonho ver a Itália em um torneio nos EUA. Há currículo suficiente para justificar a inclusão”, justificou o enviado.

    Conselheiro de Trump chama brasileiras de 'raça maldita'

  • Jogador de 25 anos morre após ser atacado com chave de fendas

    Jogador de 25 anos morre após ser atacado com chave de fendas

    A morte de Gabriele Vaccaro, jovem futebolista de 25 anos, está chocando a Itália. Tudo aconteceu na madrugada do último domingo, quando Vaccaro foi atacado com uma chave de fenda em um estacionamento, em Pavia, na Lombardia, acabando por perder a vida no hospital Policlínico San Matteo.

    A polícia rapidamente investigou o caso e já deteve um suspeito, de 17 anos e de nacionalidade egípcia, recorrendo às imagens de câmeras de segurança para identificá-lo.

    O ataque contou ainda com a presença de outras pessoas, mas apenas um jovem será acusado de homicídio, segundo a imprensa italiana.

    O que aconteceu?

    Após sair de uma boate, e a caminho da casa de um amigo depois de comprar uma pizza, o grupo de Gabriele Vaccaro se envolveu em uma discussão acalorada com outro grupo.

    As palavras acabaram dando lugar à violência, e Vaccaro sofreu ferimentos no pescoço e no abdômen.

    Num primeiro momento, os amigos de Gabriele Vaccaro não perceberam a gravidade dos ferimentos e o levaram para casa, onde, mais tarde, acabaram chamando uma ambulância.

    No entanto, o socorro prestado ao futebolista amador chegou tarde demais, e Gabriele acabou morrendo no momento em que estava prestes a ser operado.

    O suspeito já foi detido, assim como outros três envolvidos que, apesar de não terem agredido Gabriele com a arma utilizada, devem responder à Justiça acusados de omissão de socorro.

    Há ainda um amigo de Vaccaro que ficou ferido e está internado.

    Quem era Gabriele Vaccaro?

    Formado em gestão hoteleira, o jovem natural de Favara era descrito como um “bom rapaz”, sendo conhecida sua grande “paixão pelo futebol”, conforme relata o Il Giorno.

    Em determinado momento, Gabriele Vaccaro conseguiu viver do futebol e passou por clubes de divisões inferiores, vestindo as camisas do Atlético Favara, Casteltermini e Kamarat.

    Gabriele havia se mudado há cerca de seis meses para Pavia para trabalhar no centro logístico dos correios, além de realizar trabalhos sazonais no verão.

    Antonio Palumbo, prefeito de Favara, decretou luto municipal pela morte do jovem de 25 anos e lamentou o ocorrido.

    “Há momentos em que o papel institucional deve dar lugar à humanidade crua, e este é, infelizmente, um deles. A tragédia que atingiu nosso jovem conterrâneo em Pavia nos deixa esvaziados, impotentes, diante de uma violência que não encontra qualquer justificativa e que, nesta manhã, silenciou Favara”, disse.

     

    Jogador de 25 anos morre após ser atacado com chave de fendas

  • Atriz de The Boys sofreu lesão grave em meio a luta contra doença autoimune

    Atriz de The Boys sofreu lesão grave em meio a luta contra doença autoimune

    Moriarty tornou público em junho de 2025 que tinha sido diagnosticada com doença de Graves, um problema autoimune ligado à tireoide. “Doenças autoimunes se manifestam de forma diferente em cada pessoa”, disse ela na época

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – Erin Moriarty, atriz de “The Boys”, disse que sofreu uma lesão séria no joelho antes de gravar um episódio que considera decisivo da quinta temporada da série.

    Relato foi publicado por Moriarty no Instagram e veio um dia após a estreia do quarto episódio da quinta temporada. “Bem, então: o episódio 4 da 5ª temporada de The Boys é um dos episódios mais importantes que já gravei”, escreveu a atriz.

    Problema no joelho, segundo ela, ocorreu quando os sintomas da doença de Graves ainda não tinham sido diagnosticados.

    “Infelizmente, essa parte da temporada coincidiu com o auge dos meus problemas de saúde, antes do meu diagnóstico. Vou poupá-los da parte mais desagradável desta imagem, mas pouco depois desse episódio, comecei a perder a capacidade de andar. O formigamento nos meus pés me levou a cair muitas vezes. Na noite anterior à gravação da minha participação neste episódio, caí e machuquei muito o joelho.”, afirmou.

    A atriz disse que o período afetou até os registros de bastidores da produção. “Quase não tenho fotos [de bastidores] desta temporada, especialmente porque as coisas pioraram.”, relatou.

    Moriarty afirmou que não buscava simpatia ao relembrar o episódio e criticou a falta de informação sobre doenças autoimunes. “Este não é um post para pedir pena. É principalmente para dizer: dane-se as doenças autoimunes. Que se danem mesmo. Que se dane também a ignorância que as cerca. Não posso remediar essa ignorância, mas não falar abertamente sobre isso de vez em quando me parece errado.”, escreveu.

    Moriarty tornou público em junho de 2025 que tinha sido diagnosticada com doença de Graves, um problema autoimune ligado à tireoide. “Doenças autoimunes se manifestam de forma diferente em cada pessoa”, disse ela na época.

    Ela afirmou que demorou a buscar ajuda por associar os sintomas ao cansaço e ao estresse. “Uma coisa que posso afirmar: se eu não tivesse atribuído tudo ao estresse e à fadiga, teria descoberto isso antes.”, contou.

    A atriz relatou melhora rápida após iniciar o tratamento. “Em 24 horas após o início do tratamento, senti a luz voltar a acender.”, afirmou, ao relembrar o começo do acompanhamento médico.

    O quarto episódio da quinta temporada, intitulado “King of Hell”, traz uma trama paralela centrada em Annie January, personagem de Moriarty. No capítulo, ela reencontra o pai distante, Rick (Tim Daly), e enfrenta o impacto de descobrir que ele formou uma nova família.

    Ao longo do episódio, Annie conclui que não foi abandonada por falta de vontade de ser pai, mas por não ser desejada por ele. A história termina com uma reconciliação entre os dois, em um dos momentos mais emotivos da temporada, como descreve a Entertainment Weekly.

    “The Boys” é uma série de super-heróis com humor ácido e crítica ao poder, baseada nos quadrinhos de Garth Ennis e Darick Robertson. A produção do Prime Video se consolidou como um dos maiores sucessos do streaming e costuma gerar forte repercussão nas redes a cada episódio, com elogios e críticas do público às escolhas narrativas e ao tom provocativo.

    Entre a crítica, a série é frequentemente destacada pela sátira política e pela atuação do elenco, mas também divide opiniões pelo nível de violência e pelo exagero em algumas tramas. Novos episódios chegam ao Prime Video às quartas-feiras.

    Atriz de The Boys sofreu lesão grave em meio a luta contra doença autoimune

  • Netanyahu anuncia que teve câncer na próstata

    Netanyahu anuncia que teve câncer na próstata

    O premiê escreveu em sua rede social ter pedido para que a divulgação de seu relatório médico anual fosse adiada em dois meses “para que não fosse publicado no auge da guerra, a fim de não permitir que o regime terrorista do Irã espalhasse mais propaganda falsa contra Israel”

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, anunciou nesta sexta-feira (24) que teve um tumor na próstata, que foi retirado “há um ano e meio”. Segundo ele, “o exame revelou que se trata de um estágio muito inicial de tumor maligno, sem qualquer disseminação ou metástases”.

    O premiê escreveu em sua rede social ter pedido para que a divulgação de seu relatório médico anual fosse adiada em dois meses “para que não fosse publicado no auge da guerra, a fim de não permitir que o regime terrorista do Irã espalhasse mais propaganda falsa contra Israel”.

    Netanyahu ainda reafirmou que está saudável e “em excelente forma física”. Segundo o israelense, após “algumas sessões curtas de tratamento” o problema foi removido e “não deixou nenhum vestígio”.

    “Gostaria de agradecer aos médicos e às equipes médicas maravilhosas do Hospital Hadassah, em Jerusalém”, acrescentou. “A vocês, cidadãos de Israel, tenho apenas um pedido: cuidem da saúde de vocês. Façam exames e sigam as orientações dos médicos.”

    O premiê fez o anúncio em paralelo à extensão do acordo de cessar-fogo de Israel com o Líbano, nesta quinta. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a trégua foi prorrogada por três semanas, após a segunda reunião entre enviados dos dois países em Washington.

    Trump disse que os EUA vão trabalhar com o Líbano para ajudar o país a “se proteger do Hezbollah” e que espera reunir Netanyahu, e o presidente libanês, Joseph Aoun, “em um futuro breve”.

    O encontro desta quinta mudou do Departamento de Estado para a Casa Branca e teve a presença do presidente americano, do vice-presidente, J. D. Vance, do secretário de Estado, Marco Rubio, e dos embaixadores dos EUA em Israel e Líbano, além dos embaixadores dos dois países em Washington.

    A reunião ocorreu um dia após ataques israelenses contra o vizinho matarem pelo menos cinco pessoas a despeito da trégua -a quarta-feira (22) foi o dia mais mortal no Líbano desde o início do cessar-fogo em 16 de abril. Entre os mortos na ofensiva está a jornalista libanesa Amal Khalil, segundo autoridades libanesas e o jornal Al-Akhbar, onde ela trabalhava.

    O cessar-fogo mediado pelos EUA, que estava previsto para expirar no domingo (26), resultou em uma redução significativa da violência, mas os ataques continuaram, em particular no sul do Líbano, onde tropas israelenses permanecem posicionadas em uma faixa de território libanês de 5 a 10 km ao longo de toda a fronteira.

    O Hezbollah, facção extremista apoiada pelo Irã, afirma ter “direito de resistir” à ocupação. Já o Exército israelense reiterou um aviso aos moradores do sul do Líbano para não entrarem na área.

    Netanyahu anuncia que teve câncer na próstata

  • Virginia Fonseca relata nova crise de alopecia areata e inicia tratamento

    Virginia Fonseca relata nova crise de alopecia areata e inicia tratamento

    A alopecia areata é uma doença inflamatória autoimune que causa a queda de cabelos e pelos, resultando em falhas circulares ou ovais, geralmente no couro cabeludo, mas pode afetar barba e corpo

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A influenciadora Virginia Fonseca, 27, afirmou nas redes sociais que voltou a apresentar um quadro de alopecia areata. Segundo ela, a condição já havia surgido anteriormente, quando identificou três falhas no couro cabeludo, tratadas à época.

    “De novo apareceu uma alopecia em mim. Na época do início da Wepink surgiram três, tratei e ficou tudo certo. Agora vou tratar mais uma vez e vai dar tudo certo também”, disse. A empresária, que anunciou a entrada no setor fitness com a criação da rede de academias WeGym,afirmou que procurou atendimento médico na noite de quarta-feira (22) para iniciar o tratamento.

    Em publicação nas redes, o médico Alessandro Alarcão explicou que a alopecia areata exige investigação detalhada. Segundo ele, fatores como estresse estão frequentemente associados ao surgimento do quadro, que pode ter diferentes manifestações.

    De acordo com o especialista, o tratamento precoce é fundamental. A doença pode variar de pequenas falhas localizadas até formas mais extensas, como a alopecia universal. “Há tratamentos que reduzem a ação dos anticorpos que atacam os folículos capilares, permitindo o crescimento dos fios”, afirmou.

    A alopecia areata é uma doença inflamatória autoimune que causa a queda de cabelos e pelos, resultando em falhas circulares ou ovais, geralmente no couro cabeludo, mas pode afetar barba e corpo. O sistema imunológico ataca os folículos capilares, não sendo contagiosa. A causa envolve predisposição genética e gatilhos, como estresse

    Ainda segundo o médico, o caso de Virginia é considerado leve, caracterizado por uma pequena área de falha, muitas vezes identificada durante cuidados rotineiros com o cabelo.

    Virginia Fonseca relata nova crise de alopecia areata e inicia tratamento

  • Entenda a revisão da poupança, quem tem direito e quem ainda pode aderir ao acordo

    Entenda a revisão da poupança, quem tem direito e quem ainda pode aderir ao acordo

    Em maio de 2025, o Supremo deu mais 24 meses para pagamento a todos que se enquadram nos critérios. A decisão deve ser seguida em todas as ações judiciais de revisão da poupança. Na mesma decisão, também foi declarada a constitucionalidade dos planos econômicos

    (FOLHAPRESS) – Mais de 290 mil poupadores prejudicados pelos planos econômicos Bresser, Verão e Collor 1 e 2 ainda podem ser ressarcidos. O prazo para aderir ao acordo da poupança vai até 3 de maio de 2027, e todos que tiveram perdas na caderneta e entraram na Justiça para reclamar os valores têm direito à adesão ao acordo coletivo homologado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 2018.

    Em maio de 2025, o Supremo deu mais 24 meses para pagamento a todos que se enquadram nos critérios. A decisão deve ser seguida em todas as ações judiciais de revisão da poupança. Na mesma decisão, também foi declarada a constitucionalidade dos planos econômicos.

    O STF entendeu que, embora tenham causado perdas, os planos buscavam a estabilidade econômica.

    Para a diretora executiva da Febrapo (Frente Brasileira pelos Poupadores), Ana Seleme, a decisão reconhece que os planos econômicos foram prejudiciais, e que os poupadores têm direito de ser ressarcidos. Segundo balanço da Febrapo, entre junho de 2018 e dezembro de 2025, foram pagos R$ 5,6 bilhões em acordos.

    Os poupadores interessados devem entrar no Portal Informativo de Planos Econômicos, neste link. Após o envio dos dados solicitados, o banco indicado como devedor tem 60 dias para avaliar o cumprimento dos requisitos. Concluída a análise, o pagamento é feito em até 15 dias.

    Para a revisão das perdas ocorridas em cada plano econômico, há critérios de cálculo específicos. A partir do saldo da caderneta do poupador à época das medidas do governo, é calculado o valor da indenização. A ideia é suprir os chamados expurgos inflacionários.

    Os planos Bresser (1987) e Verão (1989) são do governo José Sarney, e os planos Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991), do governo Fernando Collor de Melo. Todos envolveram o congelamento, o confisco ou a limitação de atualização da caderneta de poupança.

    Foram acompanhados de outras medidas para tentar conter a inflação. As medidas não surgiram resultado e ainda prejudicaram as aplicações de milhões de brasileiros perderam valor.

    Nos últimos 30 anos, o Judiciário recebeu e julgou ações individuais e coletivas a respeito da revisão da poupança. Em 2019, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) estimou que 700 mil processos relacionados à correção da poupança estavam em trâmite no país.

    A grande quantidade de processos e as divergências entre as decisões levaram a questão ao STF. Em 2009, a Consif (Confederação Nacional do Sistema Financeiro) ingressou com a ADPF (Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental) 165, buscando a declaração de constitucionalidade dos planos econômicos e a extinção das ações de revisão das poupanças.

    Oito anos após o início da ADPF, foi firmado o acordo coletivo. A discussão foi mediada pela AGU (Advocacia-Geral da União) e contou com a participação do Banco Central. O documento final foi assinado por representantes dos bancos, entidades de defesa do consumidor e Febrapo, entidade criada em 2014.

    A homologação do acordo pelo STF foi feita nos autos da ADPF 165. Em 2020, foi feito um aditivo, que incluiu no acordo os poupadores prejudicados pelo plano Collor 1 -na primeira versão só foram contemplados os planos Bresser, Verão e Collor 2.

    A indicação de que o STF decidiria o mérito da ADPF no começo de 2025 deu a impressão de que as conteovérsias sobre o tema cessariam. No enanto, o acórdão, de relatoria do ministro Cristiano Zanin, gerou questionamentos entre as partes interessadas.

    Na decisão, o STF impõe a aplicação do acordo coletivo a todas as ações que discutem os expurgos inflacionários. O prazo definido para a adesão dos poupadores é de 24 meses.

    No processo, três pedidos de esclarecimentos -chamaos de embargos de declaração- buscam a revisão desse ponto. Uma das alegações é de que não se pode impor um acordo coletivo sobre as ações individuais. Nem todos os poupadores foram representados pelas entidades que realizaram o acordo e, portanto, teriam direito de seguir com suas demandas individuais.

    Os embargos pedem que o Supremo diferencie os poupadores individuais, não os obrigue a aceitar o acordo e permita que sigam seus pleitos judiciais. O advogado Alexandre Berthe, que patrocina ações relacionadas à revisão da poupança há 20 anos, afirma que o acordo é financeiramente ruim para os poupadores.

    “Com o acordo, um poupador pode receber hoje menos do que o valor que solicitou 20 anos atrás, no início da ação judicial” diz. No entanto, afirma que a decisão do Supremo abre pouca margem para discussão. Por isso, ele tem aconselhado os clientes a aceitarem os termos do acordo coletivo

    As entidades signatárias do acordo também apresentaram divergência nos autos. A AGU informou ao STF que a Febrapo e as entidades representativas dos bancos discordam sobre a forma como a decisão deve ser seguida. A Febrapo defende que os bancos entrem nas ações judiciais relativas à revisão de poupança e depositem os valores devidos.

    A Febraban e a Consif, por outro lado, entendem que o depósito só deve ser feito aos poupadores que expressamente manifestarem interesse no acordo.

    A diretora da Febrapo, Ana Seleme, receia que não haja capacidade operacional de se chegar a todos os poupadores antes do prazo. Por isso, ela espera que o STF defina a maneira mais adequada de garantir o acesso ao acordo. “Todos os poupadores a qualquer tempo devem ser pagos”, diz Seleme.

    A Febraban reforçou, em nota, a necessidade de que os poupadores manifestem o desejo de aderir ao acordo. Também informou que os bancos apresentaram a proposta de acordo em 53 mil ações individuais desde novembro de 2025. Segundo a entidade, até o final do prazo estabelecido pelo STF “os bancos buscarão apresentar as propostas de acordos e pagar todos os poupadores elegíveis que fizerem a adesão”.

    Neste momento, os embargos e questionamentos estão sob revisão do ministro Zanin. Não há previsão de julgamento.
    *
    QUEM AINDA PODE ADERIR AO ACORDO?

    Poupadores com processo judicial em andamento podem aderir ao acordo. Em nome deles, podem atuar seus advogados, defensores públicos, inventariantes ou herdeiros. São considerados herdeiros cônjuge, filhos, pais e parentes de até quarto grau.

    COMO SOLICITAR O ACORDO DE REVISÃO?

    Os interessados devem acessar a plataforma, neste link, e preencher os dados solicitados. A partir do cadastro, será feita a simulação dos valores a receber.
    Depois disso, o poupadoror deve indicar o método pelo qual deseja receber o pagamento. Também será necessário escolher a forma de pagamento dos honorários.

    Após a habilitação, o banco indicado como devedor tem 60 dias para avaliar o cumprimento dos requisitos. Concluída a análise, o pagamento é feito em até 15 dias.

    COMO É O CÁLCULO DOS VALORES A RECEBER?

    O saldo da caderneta do poupador no momento da vigência do plano econômico será multiplicado pelo multiplicador correspondente, apresentado abaixo:
    – Plano Bresser: 0,05303, calculado apenas para saldo em junho de 1987
    – Plano Verão: 5,08192, calculado apenas para saldo em janeiro de 1989
    – Plano Collor 1: 0,03720, calculado apenas para processos que pleiteiam única e exclusivamente o Collor 1 com saldo em abril de 1990
    – Plano Collor 2: 0,00174, calculado apenas para saldo janeiro de 1991
    Os multiplicadores são corrigidos mensalmente pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)

    QUAIS OS DESCONTOS SOBRE OS VALORES?
    – Sem desconto: para valores de até R$ 5.000
    – 8% de desconto: para valores entre R$ 5.000,01 e R$ 10 mil
    – 14% de desconto: para valores entre R$ 10.000,01 e R$ 20 mil
    – 19% de desconto: para valores acima de R$ 20 mil
    Além dos descontos há o pagamento de honorários, 10% do valor a receber para o advogado do credor e 5% para a Febrapo

    Entenda a revisão da poupança, quem tem direito e quem ainda pode aderir ao acordo

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Putellas supera Messi como maior vencedora da história do Barcelona

    Putellas supera Messi como maior vencedora da história do Barcelona

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Barcelona feminino bateu o Espanyol na última quarta-feira (22) e sagrou-se campeão espanhol pela 6ª temporada seguida. O título coroou Alexis Putellas, que superou Lionel Messi como a maior vencedora da história do clube catalão.

    A vitória por 4 a 1 contra o Espanyol confirmou o 10º título de campeonato espanhol de Putellas pelo Barcelona. Com isso, a meia alcançou a incrível marca de 36 títulos na carreira vestindo a camisa blaugrana, superando os 35 títulos de Lionel Messi.

    Putellas é formada pelo Espanyol e chegou ao Barcelona em 2012, somando já 14 anos de clube. Durante o período, a meia conquistou: 10x Campeonatos espanhóis, 10x Copas da Rainha, 6x Supercopas da Espanha, 3x Champions League e 7x Copas da Catalauña.

    Messi teve mais tempo que Putellas no clube catalão. O argentino atuou pelo clube durante 21 anos e se isolou com 35 títulos como o maior campeão, até ver a marca cair. Foram: 10x Campeonatos espanhóis, 8x Supercopas da Espanha, 7x Copas do Rey, 4x Champions League, 3x Supercopas da Europa e 3x Mundiais de Clubes.

    A atleta do Barcelona feminino pode aumentar ainda mais sua galeria de títulos na atual temporada. A equipe catalã disputa a semifinal da Champions League contra o Bayern e a final da Copa da Rainha contra o Atlético de Madrid. Assim, Putellas chegaria a 38 títulos pelo Barcelona.

    Produção alcança quase 5 milhões de visualizações em uma semana; projeto mostra os bastidores da vida e carreira do craque e conta com depoimentos inéditos

    Folhapress | 20:30 – 23/04/2026

    Putellas supera Messi como maior vencedora da história do Barcelona

  • Tadeu Schmidt relata cansaço após fim do BBB 26 e diz que corpo 'cobrou' ritmo

    Tadeu Schmidt relata cansaço após fim do BBB 26 e diz que corpo 'cobrou' ritmo

    A reta final do programa coincidiu com a morte de seu irmão, o jogador de basquete Oscar Schmidt. Apesar do luto, o apresentador manteve-se à frente da atração e comandou a edição exibida no dia da morte, na sexta-feira (18).

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – O apresentador Tadeu Schmidt, 51, afirmou estar com cansaço acumulado após o fim do BBB 26 (Globo), encerrado na última terça-feira (21). Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (23), ele aparece deitado e diz que o corpo “cobrou” o ritmo intenso dos mais de cem dias de programa.

    “Gente, impressionante como é o corpo da gente, né? Eu estou sentindo agora um cansaço que eu não senti em nenhum momento nesses mais de 100 dias de BBB”, disse. Segundo o apresentador, mesmo após dormir por mais de sete horas depois da final, acordou exausto.

    “Agora realmente não tenho mais nenhum compromisso com o Big. O corpo falou: acabou a batalha. Agora você vai descansar”, afirmou. Em tom de brincadeira, ele comentou que pretende retomar os cochilos durante o dia e acrescentou: “Não lembro qual foi a última vez que eu fiz isso. Acho que a Aline ainda tava na casa”, em referência a Aline Campos, primeira eliminada da edição, vencida por Ana Paula Renault. Milena Moreira terminou em segundo e Juliano Floss completou o pódio.

    A reta final do programa coincidiu com a morte de seu irmão, o jogador de basquete Oscar Schmidt. Apesar do luto, o apresentador manteve-se à frente da atração e comandou a edição exibida no dia da morte, na sexta-feira (18). “Oscar ia ficar muito bravo comigo se eu não viesse trabalhar hoje. Então eu tô aqui. Eu vou me recuperar! Estou aqui para dar o meu melhor. Essa é uma homenagem a você, irmão!”, declarou Tadeu na ocasião.

    Tadeu Schmidt relata cansaço após fim do BBB 26 e diz que corpo 'cobrou' ritmo

  • John Textor é afastado do comando da SAF Botafogo

    John Textor é afastado do comando da SAF Botafogo

    (UOL/FOLHAPRESS) – John Textor foi afastado do comando da SAF Botafogo, em decisão proferida dentro do processo de arbitragem entre a empresa e a Eagle Bidco.

    O tribunal arbitral também determinou o cancelamento da assembleia de acionistas marcada para a próxima segunda-feira, quando o dirigente tentaria aprovar meios para aportar R$ 125 milhões na SAF e a emissão de novas ações para poder vender o controle a uma nova versão da Eagle nas Ilhas Cayman.

    O afastamento de Textor ainda não é definitivo e será objeto de nova análise a partir da quarta-feira da próxima semana (dia 29).

    A decisão contra o empresário acontece no dia seguinte ao pedido de recuperação judicial feito pela SAF. O Botafogo conseguiu uma liminar na Justiça comum que antecipou os efeitos da recuperação judicial. A duração é de 60 dias. Isso afeta credores e trava a cobrança de dívidas.

    O pedido de recuperação judicial foi um dos eventos mais recentes que aceleraram a decisão do tribunal arbitral para afastar Textor. Ele deveria ter aprovado o movimento junto ao clube associativo e os demais acionistas da SAF.

    CRISE E DÍVIDAS

    O cenário na SAF é de um alto endividamento, na casa dos R$ 2,5 bilhões, com um estrangulamento do caixa que faz com que o clube não tenha dinheiro para pagar os salários do mês que vem.

    A disputa entre Textor e Eagle chegou à arbitragem após passar também pela Justiça comum.

    O controle da Eagle Bidco passou para a Ares Management, que foi credora de Textor para fornecimento de recursos na compra do Lyon.

    Como o norte-americano não pagou, perdeu o poder na companhia que detém também 90% das ações da SAF Botafogo.

    Depois disso, veio uma queda de braço em decorrência do modelo anterior de caixa único. Textor diz que tem que receber dinheiro do Lyon. E a Eagle nega e foi para a briga judicial.

    Interesse atribuído a John Elkann surge após a colocação à venda das empresas que controlam Olympique Lyonnais e Botafogo de Futebol e Regatas, em um processo que também inclui outros ativos e ainda não tem propostas confirmadas, apesar da lista de investidores citados.

    Notícias ao Minuto | 06:20 – 24/04/2026

    John Textor é afastado do comando da SAF Botafogo