Blog

  • Miss é morta em casa a tiros pela sogra:'Ela me irritou'; veja as imagens

    Miss é morta em casa a tiros pela sogra:'Ela me irritou'; veja as imagens

    Carolina Flores, de 27 anos, foi assassinada a tiros dentro de casa na Cidade do México; vídeo mostra discussão antes dos disparos, e sogra é investigada como principal suspeita, mas caso ainda não teve prisões confirmadas.

    A morte da ex-miss mexicana Carolina Flores Gómez, de 27 anos, ganhou grande repercussão após a divulgação de imagens que mostram o momento do crime dentro do apartamento onde ela vivia, no bairro de Polanco, na Cidade do México.

    O assassinato ocorreu no dia 15 de abril, mas os detalhes vieram a público apenas no dia seguinte, quando a movimentação de peritos no local chamou a atenção de agentes de segurança. A partir daí, foi confirmado que o caso já havia sido comunicado às autoridades pelo marido da vítima, que apontou a própria mãe como principal suspeita.

    De acordo com informações da imprensa mexicana, Carolina foi morta a tiros dentro do imóvel. Imagens de câmeras de segurança, divulgadas pelo jornalista Carlos Jiménez, mostram a jovem conversando com a sogra na sala do apartamento. Em seguida, Carolina se dirige a um dos quartos e é acompanhada pela mulher.

    Momentos depois, são ouvidos pelo menos seis disparos, seguidos de um grito. Logo após, o marido aparece carregando o bebê de oito meses do casal e questiona: “O que foi isso? O que você fez, mãe?”. A suspeita responde: “Nada, ela me irritou”.

    O homem insiste: “O que há com você? É minha família”. A mulher então rebate: “Você era meu filho e ela te roubou”.

    Natural de Ensenada, Carolina Flores ganhou notoriedade em 2017 ao conquistar o título de Miss Teen Universe Baja California. Ela também havia participado de concursos locais antes de alcançar projeção estadual.

    Até o momento, a principal suspeita, identificada como Erika María, não foi presa. O caso segue sob investigação das autoridades mexicanas, que apuram as circunstâncias e a motivação do crime.
     
     

     
     
     
     
     
     

     

    Miss é morta em casa a tiros pela sogra:'Ela me irritou'; veja as imagens

  • Miss é morta em casa a tiros pela sogra:'Ela me irritou'; veja as imagens

    Miss é morta em casa a tiros pela sogra:'Ela me irritou'; veja as imagens

    Carolina Flores, de 27 anos, foi assassinada a tiros dentro de casa na Cidade do México; vídeo mostra discussão antes dos disparos, e sogra é investigada como principal suspeita, mas caso ainda não teve prisões confirmadas.

    A morte da ex-miss mexicana Carolina Flores Gómez, de 27 anos, ganhou grande repercussão após a divulgação de imagens que mostram o momento do crime dentro do apartamento onde ela vivia, no bairro de Polanco, na Cidade do México.

    O assassinato ocorreu no dia 15 de abril, mas os detalhes vieram a público apenas no dia seguinte, quando a movimentação de peritos no local chamou a atenção de agentes de segurança. A partir daí, foi confirmado que o caso já havia sido comunicado às autoridades pelo marido da vítima, que apontou a própria mãe como principal suspeita.

    De acordo com informações da imprensa mexicana, Carolina foi morta a tiros dentro do imóvel. Imagens de câmeras de segurança, divulgadas pelo jornalista Carlos Jiménez, mostram a jovem conversando com a sogra na sala do apartamento. Em seguida, Carolina se dirige a um dos quartos e é acompanhada pela mulher.

    Momentos depois, são ouvidos pelo menos seis disparos, seguidos de um grito. Logo após, o marido aparece carregando o bebê de oito meses do casal e questiona: “O que foi isso? O que você fez, mãe?”. A suspeita responde: “Nada, ela me irritou”.

    O homem insiste: “O que há com você? É minha família”. A mulher então rebate: “Você era meu filho e ela te roubou”.

    Natural de Ensenada, Carolina Flores ganhou notoriedade em 2017 ao conquistar o título de Miss Teen Universe Baja California. Ela também havia participado de concursos locais antes de alcançar projeção estadual.

    Até o momento, a principal suspeita, identificada como Erika María, não foi presa. O caso segue sob investigação das autoridades mexicanas, que apuram as circunstâncias e a motivação do crime.
     
     

     
     
     
     
     
     

     

    Miss é morta em casa a tiros pela sogra:'Ela me irritou'; veja as imagens

  • Luciana Vendramini fala sobre quando morou com Xuxa: 'Era muito ingênua'

    Luciana Vendramini fala sobre quando morou com Xuxa: 'Era muito ingênua'

    Atriz relembra início da carreira aos 16 anos, quando se mudou sozinha para o Rio e viveu na casa de Xuxa; ela conta que não conhecia o meio artístico e enfrentou saída inesperada do programa, marcada por solidão e falta de preparo.

    A atriz e ex-modelo Luciana Vendramini viveu, ainda na adolescência, uma experiência que parecia saída de um conto de fadas, mas que acabou marcada por momentos difíceis e inesperados. Descoberta em um desfile em Jaú, no interior de São Paulo, ela se mudou para o Rio de Janeiro aos 16 anos, sem a família, para integrar o universo da apresentadora Xuxa Meneghel, chegando a morar na casa da artista enquanto participava do programa matinal exibido pela Globo.

    Apesar do sonho realizado, o início da trajetória foi desafiador. “Foi um momento muito difícil. Saí do programa de repente. Criaram um concurso entre duas meninas que nunca se inscreveram, eu e a Ana Paula. Um dia, ao vivo, anunciaram que ela era a escolhida. Eu estava no palco sem entender nada, sem pai, sem mãe, sem ninguém por perto. Sem nenhum aviso. Quando o programa acabou, eu só chorava. A Marlene vinha e dizia: ‘engole o choro’”, relembrou.

    Luciana contou que chegou ao Rio completamente despreparada para o ambiente artístico. “Fiquei na casa da Xuxa e conheci a família dela. Era tudo muito novo para mim. Eu não conhecia nada, nem sabia direito qual era o programa dela. Eu não assistia televisão na minha casa. Fui para o Rio sem entender como funcionava esse mundo. Era muito ingênua, muito interiorana. Lembro de ficar sozinha no cenário esperando a Marlene vir dar as orientações”, disse em entrevista ao podcast PodeMais.

    A saída repentina do programa foi um dos momentos mais marcantes e traumáticos. Sem aviso prévio e sem entender que estava participando de uma disputa para escolher uma nova assistente de palco, ela foi surpreendida ao vivo com a decisão.

    Sozinha na cidade, precisou reorganizar a própria vida. “Eu morava com a Xuxa e pensei: ‘e agora, para onde eu vou?’. A vida dela também devia ser uma loucura. Ela me recebeu muito bem, foi muito carinhosa, mas depois tudo mudou, ela ficou distante. Acabei indo morar com uma prima da família”, contou.

    Mesmo diante das dificuldades, Luciana conseguiu seguir carreira. Logo passou a trabalhar como modelo e ganhou destaque nacional, inclusive com um ensaio para a revista Playboy que se tornou bastante conhecido. Na televisão, estreou como atriz na novela Vamp, em 1991, consolidando seu espaço no meio artístico.

    Luciana Vendramini fala sobre quando morou com Xuxa: 'Era muito ingênua'

  • OpenAI compara novo GPT a 'modelo perigoso' de criadora do Claude e abre tecnologia ao público

    OpenAI compara novo GPT a 'modelo perigoso' de criadora do Claude e abre tecnologia ao público

    Novo modelo da OpenAI se aproxima do nível de sistemas restritos da concorrente, com foco em identificar falhas de segurança; empresa libera versão controlada ao público e mantém recursos avançados para parceiros, em meio a disputas com a Anthropic e preocupações globais sobre cibersegurança

    (CBS NEWS) – O novo modelo de inteligência artificial da OpenAI, o GPT-5.5, tem capacidade de encontrar falhas de segurança em nível equivalente ao modelo Mythos, que a concorrente Anthropic escolheu manter restrito ao público, segundo o presidente da criadora do ChatGPT, Greg Brockman.

    “Nós acreditamos em empoderar as pessoas com IA”, disse Brockman em entrevista coletiva nesta quinta-feira (23). O modelo já está disponível no ChatGPT e no Codex, a plataforma de programação e automação da empresa. A empresa deve acrescentá-lo à API (maneira de chamar a IA via código de programação) nos próximos dias.

    De acordo com o executivo, houve um trabalho gradual de dois anos que permitiu lançar a tecnologia com segurança.

    A empresa trabalha com especialistas independentes para identificar riscos e impor barreiras às inteligências artificiais em áreas sensíveis como armas biológicas e cibersegurança -uma habilidade útil para as empresas reforçarem seus sistemas e para criminosos encontrarem brechas.

    O público em geral terá acesso a uma versão com capacidades limitadas nas atividades ligadas à cibersegurança, enquanto empresas do setor podem pedir acesso a uma versão sem limites da tecnologia da OpenAI desde 8 de fevereiro.
    Enquanto Mythos alcançou 83,1% em um teste sobre habilidade em cibersegurança, o GPT-5.5 marcou 81,8% (a pontuação mais alta registrada por um modelo amplamente disponível).

    “O Mythos é um modelo permissivo em termos de cibersegurança. O modelo que estamos lançando tem mitigações, não é um modelo permissivo”, disse a OpenAI.

    CONCORRÊNCIA ANTHROPIC

    A criadora do Claude, Anthropic, anunciou no último dia 8 que desenvolveu um “sistema poderoso demais para ser liberado ao público”. Na ocasião, garantiu acesso à tecnologia a apenas um grupo seleto de 40 grandes empresas americanas, incluindo big techs e bancos.

    Logan Graham, chefe de uma equipe da Anthropic que testa novos modelos em busca de capacidades perigosas, chamou o novo modelo de “o ponto de partida para o que acreditamos ser uma virada na indústria”.

    O brasileiro Mike Krieger, executivo que lidera o laboratório de ponta da Anthropic, disse que a startup de inteligência artificial percebeu os riscos de um novo modelo avançado recém-anunciado e escolheu “dar um passo atrás para preparar o mundo para esse desafio”.

    Desde o anúncio da principal concorrente da OpenAI, formuladores de políticas públicas alertaram para o risco que uma IA avançada representa para a cibersegurança. De um lado, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, elogiou a parcimônia da Anthropic em manter a tecnologia afastada de criminosos. De outro, representantes da diplomacia chinesa criticaram o monopólio do avanço técnico nas mãos de empresas americanas.

    O programa da OpenAI também tem acesso limitado apenas aos parceiros liberados pela criadora do ChatGPT. Os termos de uso da empresa também limitam o acesso da tecnologia aos países sob restrições do governo americano, ampliadas durante a gestão de Trump. Negócios brasileiros interessados podem solicitar participação no programa neste link.

    Segundo a engenheira responsável pelo GPT-5.5 e atual vice-presidente de pesquisa da empresa, Amelia Glaese, a OpenAI avalia que os riscos da IA avançam gradualmente. Por isso, a empresa tem feito repetidos testes nos últimos meses

    “Há três princípios pelos quais definimos nossa abordagem: desenvolvimento por tentativa e erro, ecossistema resiliente e acesso democrático”, afirmou Glaese na entrevista coletiva.

    AVANÇOS TÉCNICOS

    Conforme Brockman, o novo modelo da OpenAI não superou a barreira dos 10 trilhões de parâmetros, uma medida de potência associada aos modelos de IA. Vazamentos da Anthropic, que teve seu sistema invadido neste mês, indicam que o Mythos teria essa escala de grandeza.

    O cientista-chefe da OpenAI, Jakub Pachocki, afirma que o avanço da tecnologia, desde 2024, está mais lento em termos de escala -entre 2020 e 2025, os modelos saltaram de milhões de parâmetros para mais de 1 trilhão. As principais mudanças, diz ele, estão ligadas à cadeia de raciocínio, técnica em que a IA traça planos de ação e se corrige até encontrar uma resposta que considera adequada.

    Ainda segundo Pachocki, o GPT-5.5 é o primeiro modelo que apresentará seu plano de ação para uma tarefa antes de executá-la. Assim, o usuário pode orientar a abordagem antes de gastar tempo e recursos de forma equivocada.

    ATRITOS EM WASHINGTON

    Desde o início do ano, Anthropic e OpenAI estão no centro de uma disputa interna do Departamento de Defesa do governo Trump. A criadora do Claude se recusou a fornecer tecnologia que fosse usada no desenvolvimento de armas autônomas e na vigilância de cidadãos americanos. Por isso, foi punida com restrições e rompimento de contratos.

    A desenvolvedora do ChatGPT assumiu os contratos da concorrente, dizendo que o governo americano concordou com seus limites éticos de segurança e privacidade.

    OpenAI compara novo GPT a 'modelo perigoso' de criadora do Claude e abre tecnologia ao público

  • Justiça libera R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS; veja quem recebe

    Justiça libera R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS; veja quem recebe

    Ao todo, o CJF liberou R$ 3,3 bilhões para pagar 277,8 mil cidadãos que derrotaram o governo em 218 mil processos. Além de casos previdenciários envolvendo o INSS, há ainda verba a ser paga a servidores

    (FOLHAPRESS) – O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a aposentados, pensionistas e demais beneficiários que derrotaram o instituto em ações judiciais de concessão ou revisão do benefício.

    O montante irá contemplar 178,7 mil segurados que ganharam 130 mil processos. O pagamento é feito por meio de RPV (Requisições do Pequeno Valor), que são atrasados de até 60 salários mínimos –o que dá R$ 97.260 neste ano– e inclui benefícios como aposentadoria, pensão, auxílios e BPC (Benefício de Prestação Continuada).

    Terão direito ao valor os segurados que ganharam a ação judicial e cuja ordem de pagamento foi dada pelo juiz em alguma data no mês de março. O dinheiro deve ser depositado na conta do beneficiário ou de seu advogado até o início de março.

    Ao todo, o CJF liberou R$ 3,3 bilhões para pagar 277,8 mil cidadãos que derrotaram o governo em 218 mil processos. Além de casos previdenciários envolvendo o INSS, há ainda verba a ser paga a servidores.

    O CJF informa que cabe aos TRFs (Tribunais Regionais Federais) definir o dia exato do depósito segundo cronogramas próprios. Para saber quando irá receber, o segurado deve conferir a informação no site do TRF responsável por seu caso ou checar essa data com seu advogado.

    O valor a ser depositado pode ser encontrado no campo “Valor inscrito na proposta”, no site do TRF responsável pelo processo. Quando o dinheiro é pago, o status da consulta mostrará “Pago total ao juízo”.

    Em São Paulo e Mato Grosso do Sul, o TRF responsável é o da 3ª Região, e o site para consulta é o trf3.jus.br. É preciso informar seu CPF, o número da OAB do advogado da causa, ou o número do processo.

    Depois que dinheiro é liberado, o tribunais dão início a uma fase chamada de processamento, quando são abertas contas na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

    O QUE SÃO OS ATRASADOS DO INSS?

    Os atrasados do INSS são valores retroativos pagos a quem vai ao Judiciário e vence uma ação contra o órgão previdenciário. O processo pode estar relacionado à revisão, quando o segurado prova que ganhava valor menor e tem direito a mais, ou à concessão, quando busca o reconhecimento de um direito inicial.

    Podem ser discutidos na Justiça benefícios como auxílio-doença, aposentadoria (por tempo de contribuição, por idade, por invalidez e da pessoa com deficiência) ou até mesmo o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é uma renda assistencial.

    Esses valores são pagos em lotes mensais, conforme o mês em que a RPV foi autorizada pelo juiz, etapa também chamada de autuação ou emissão. É possível verificar a data da emissão no acompanhamento processual, após a ação virar um atrasado.

    QUEM TEM DIREITO?

    Os atrasados são pagos apenas a quem ganhou a ação judicial contra o instituto, sem que haja nenhuma possibilidade de recurso. Apenas processos que já transitaram em julgado, ou seja, não têm mais como discutir se há ou não direito àquela verba, viram atrasados.

    Receberá neste lote mensal quem venceu a ação contra o INSS, conquistou atrasados de até 60 salários mínimos e teve a ordem de pagamento emitida pela Justiça no mês de março de 2026.

    COMO SI EM QUAL DATA VOU RECEBER?

    A data de pagamento dos atrasados depende de quando o juiz mandou o INSS quitar a dívida e de quando a ação chegou totalmente ao final. Os atrasados de até 60 salários mínimos, chamados de RPVs, são quitados em até dois meses após a ordem de pagamento do juiz. Valores maiores viram precatórios, que são pagos apenas uma vez por ano.

    COMO SEI SE É UMA RPV OU UM PRECATÓRIO?

    RPVs são dívidas de até 60 salários mínimos pagas com mais agilidade. O prazo legal é de até 60 dias para a quitação do atrasado. Já os precatórios federais são débitos acima deste valor, pagos apenas uma vez por ano, conforme a data da inscrição da proposta no sistema, depois que o processo chegar totalmente ao final e o juiz dá a ordem de pagamento.

    Ao fazer a consulta no site do TRF responsável, aparecerá a sigla RPV, para requisição de pequeno valor, ou PRC, para precatório. Em geral, o segurado já sabe se irá receber por RPV ou precatório antes mesmo do fim do processo, porque os cálculos são apresentados antes.

    QUANDO FOI LIBERADO EM CADA TRIBUNAL?

    TRF da 1ª Região (sede no DF, com jurisdição: DF, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP)

    Geral: R$ 965.597.246,88 Previdenciárias/Assistenciais: R$ 799.428.687,74 (38.643 processos, com 45.715 beneficiárias(os)) TRF da 2ª Região (sede no RJ, com jurisdição no RJ e ES)

    Geral: R$ 292.636.172,01 Previdenciárias/Assistenciais: R$ 217.584.134,35 (9.165 processos, com 13.395 beneficiárias(os)) TRF da 3ª Região (sede em SP, com jurisdição em SP e no MS)

    Geral: R$ 505.035.256,34 Previdenciárias/Assistenciais: R$ 421.510.979,49 (13.583 processos, com 17.906 beneficiárias(os)) TRF da 4ª Região (sede no RS, com jurisdição no RS, no PR e em SC)

    Geral: R$ 601.143.517,56 Previdenciárias/Assistenciais: R$ 515.807.189,75 (28.056 processos, com 40.599 beneficiárias(os)) TRF da 5ª Região (sede em PE, com jurisdição em PE, no CE, em AL, em SE, no RN e na PB)

    Geral: R$ 624.022.092,57 Previdenciárias/Assistenciais: R$ 557.683.060,77 (26.411 processos, com 43.694 beneficiárias(os)) TRF da 6ª Região (sede em MG, com jurisdição em MG)

    Geral: R$ 294.927.302,88 Previdenciárias/Assistenciais: R$ 272.264.459,96 (14.195 processos, com 17.394 beneficiárias(os))

    Justiça libera R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS; veja quem recebe

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Lula dará entrada em hospital em SP para procedimentos médicos

    Lula dará entrada em hospital em SP para procedimentos médicos

    Procedimentos serão realizados no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sem necessidade de internação; presidente também tratará tendinite no punho e mantém agenda recente com eventos ligados à agricultura e ao Dia Mundial do Livro.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai passar por um procedimento de retirada de acúmulo de pele (queratose) no couro cabeludo nesta sexta-feira (24) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP). 

    Na unidade de saúde, o presidente também vai receber uma infiltração no punho para tratamento de tendinite no dedão do polegar da mão direita. Lula já viajou na noite desta quinta-feira (23) para a capital paulista.

    Segundo a Secretaria de Comunicação do governo, os dois procedimentos são considerados simples. Por isso, não será necessário que ele fique internado. Inclusive, não é necessária preparação prévia ou repouso.

    Agricultura

    Pela manhã, Lula participou de evento em Planaltina (DF), na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele destacou a diversidade e a produção em larga escala no país, mas disse que também é preciso prezar pela qualidade. 

    “Nós sabemos que não basta produzir. Para a gente ganhar mercado é preciso produzir com excelência de qualidade. Não adianta produzir uma coisa rústica, porque aquilo é muito bom pra mim, mas quando você quer fazer disputa internacional, não é uma coisa fácil”, disse no evento 

    Ele também participou hoje de de cerimônia alusiva ao Dia Mundial do Livro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. 

     

     

    Lula dará entrada em hospital em SP para procedimentos médicos

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Yamal lamenta lesão às vésperas da Copa do Mundo

    Yamal lamenta lesão às vésperas da Copa do Mundo

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Lamine Yamal se manifestou pela primeira vez após a lesão na coxa esquerda. O atacante espanhol lamentou o problema físico na reta final de temporada e às vésperas da Copa do Mundo, e também demonstrou apoio aos companheiros de Barcelona para os jogos que restam de La Liga.

    “A lesão me tira de campo no momento em que eu mais queria estar, dói mais do que eu posso explicar. Dói não poder lutar com os meus companheiros, não poder ajudar quando a equipe mais necessita. Mas sei que eles vão deixar a alma em cada partida”, disse o atleta.

    “Eu vou estar aqui, mesmo que fora, apoiando, torcendo e empurrando como um a mais. Esse não é o final, é somente uma pausa. Vou voltar mais forte, com mais força que nunca, e a próxima temporada será ainda melhor”, escreveu Lamine Yamal, em sua rede social.

    YAMAL JOGA A COPA DO MUNDO?

    A lesão de Lamine Yamal foi detectada na coxa esquerda, após uma cobrança de pênalti contra o Celta, que selou a vitória catalã. O jogador foi substituído logo na sequência e o problema muscular confirmado mais tarde.

    O jogador da Espanha corre contra o tempo para se recuperar para a Copa do Mundo. Em nota, o clube destacou que Yamal seguirá um tratamento conservador buscando estar disponível para a seleção.

    A certeza é que Yamal não joga mais o restante de temporada pelo Barcelona. A equipe catalã é líder de La Liga com nove pontos de distância para o Real Madrid, restando apenas seis rodadas para o fim. Assim, o Barça tem o título encaminhado e depende somente de si.

    Yamal lamenta lesão às vésperas da Copa do Mundo

  • Bruno Mars vira alvo de críticas ao divulgar turnê de Chris Brown

    Bruno Mars vira alvo de críticas ao divulgar turnê de Chris Brown

    Publicação nas redes reacende debate sobre histórico do cantor condenado por agressão; turnê também conta com Usher, associado a discussões envolvendo Diddy

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Uma publicação de Bruno Mars nas redes sociais colocou o artista no centro de uma nova polêmica. O cantor compartilhou a divulgação da turnê “The R&B Tour”, que reúne nomes como Chris Brown e Usher, e acabou provocando uma onda de críticas.

    O conteúdo, publicado nos stories, rapidamente viralizou fora da plataforma e passou a ser discutido por internautas. Para embalar o post, Bruno utilizou a música “New Flame”, parceria com Chris Brown, Usher e Rick Ross, o que intensificou ainda mais a repercussão.

    A principal controvérsia gira em torno do histórico de Chris Brown, que foi condenado por agredir Rihanna em 2009. O caso, amplamente divulgado na época, voltou a ser lembrado por usuários que questionaram o posicionamento de Bruno Mars ao promover a turnê.

    Nas redes, parte do público criticou a atitude do cantor, apontando incoerência entre sua imagem pública e o apoio indireto a artistas envolvidos em polêmicas. Outros, no entanto, defenderam Bruno, argumentando que a divulgação não necessariamente representa concordância com atitudes passadas.

    Além de Brown, o nome de Usher também entrou no debate. O artista foi recentemente associado a discussões envolvendo Diddy, o que ampliou o alcance das críticas ao line-up da turnê. Até o momento, o cantor não se pronunciou sobre as críticas.

    Bruno Mars vira alvo de críticas ao divulgar turnê de Chris Brown

  • UE aprova empréstimo de EUR 90 bilhões para Ucrânia e novo pacote de sanções à Rússia

    UE aprova empréstimo de EUR 90 bilhões para Ucrânia e novo pacote de sanções à Rússia

    Hungria havia bloqueado o auxílio, mas retirou o veto após derrota de Viktor Orbán, aliado de Putin, nas eleições; Zelenski afirma que recursos fortalecerão o Exército e permitirão cumprir obrigações sociais para os ucranianos

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A União Europeia aprovou formalmente nesta quinta-feira (23) um empréstimo de € 90 bilhões (cerca de R$ 523 bilhões) à Ucrânia, bem como um novo pacote de sanções contra a Rússia, informou a Presidência do bloco.

    “A estratégia da UE para alcançar uma paz justa e duradoura na Ucrânia assenta em dois pilares: fortalecer a Ucrânia e aumentar a pressão sobre a Rússia. Hoje avançamos em ambos”, afirmou o presidente do Conselho Europeu, António Costa, em uma publicação no X.

    Os embaixadores da UE já haviam aprovado o empréstimo e o pacote de sanções na quarta-feira (22), após Hungria e Eslováquia terem retirado seus vetos.

    O avanço ocorre pouco mais de uma semana depois de Viktor Orbán, aliado da Rússia, ter perdido as eleições legislativas para seu rival conservador pró-Europa, Péter Magyar, que prometeu recompor os laços com o bloco de Bruxelas.

    Orbán havia bloqueado o auxílio após acusar a Ucrânia de protelar o reparo de um oleoduto que, segundo Kiev, foi danificado por um drone russo. O oleoduto transporta petróleo russo para a Hungria e a Eslováquia. A retomada do fluxo de petróleo nesta quarta -em paralelo à derrota de Orbán nas urnas- abriu caminho para a aprovação do empréstimo. A Eslováquia também havia condicionado a retirada de suas objeções à reabertura do oleoduto.

    O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, que viajará ao Chipre para a cúpula da UE nesta quinta, saudou a aprovação do empréstimo. “Este pacote fortalecerá nosso Exército, tornará a Ucrânia mais resiliente e nos permitirá cumprir nossas obrigações sociais para com os ucranianos”, disse ele. “É importante que a Ucrânia obtenha esse nível de segurança financeira, após mais de quatro anos de guerra em grande escala”, acrescentou.

    Apenas metade dos € 90 bilhões será liberada para a Ucrânia este ano, e o restante em 2027. A maior parte do empréstimo -cerca de € 60 bilhões- destina-se a gastos militares, além de cerca de € 17 bilhões anuais alocados para necessidades orçamentárias gerais, como saúde e educação.

    A UE reconhece que seu empréstimo de dois anos cobre apenas cerca de dois terços das necessidades de financiamento externo da Ucrânia. Para 2027, os parceiros internacionais ainda precisam se comprometer com o financiamento restante, afirmou o comissário da UE para a economia, Valdis Dombrovskis.

    Do outro lado, as sanções aprovadas nesta quinta -o vigésimo pacote desde 2022- visam o setor bancário russo e acrescentam novas restrições às exportações de petróleo, cujas receitas financiam grande parte da sua guerra contra a Ucrânia.

    Em paralelo aos anúncios, os ataques seguiram na noite desta quinta. Autoridades russas e ucranianas reportaram a morte de ao menos seis pessoas por ataques de drones em diversas localidades.

    O governo de Dnipropetrovsk, no centro da Ucrânia, relatou pelo menos três mortos e dez feridos em ataques russos contra áreas residenciais. Os serviços de emergência locais divulgaram um vídeo que mostra os bombeiros combatendo um incêndio em um prédio residencial. A cidade de Dnipro fica a mais de 100 km da linha de frente de batalha no leste e no sul da Ucrânia.

    Na região ocidental de Zhyitomyr, uma mulher morreu quando um drone russo atingiu uma instalação de transporte público, segundo o governo regional.

    Do lado russo, uma pessoa morreu em um ataque na localidade de Samara (oeste do país), anunciou o governador regional Viacheslav Fedorischev no Telegram. Outra pessoa morreu em um ataque noturno na região russa fronteiriça de Belgorod.

    As Forças Armadas dos dois países relataram pelo menos 100 drones interceptados durante esta noite.

    Também nesta quinta, o príncipe Harry, do Reino Unido, viajou a KIev -sem anúncio oficial da visita- e pediu que os EUA assumam um papel decisivo para pôr fim à invasão russa na Ucrânia. Essa é sua terceira visita ao país para apoiar veteranos feridos, como parte de seu trabalho na Fundação Invictus Games.

    Ao discursar no Fórum de Segurança de Kiev, ele disse que a Ucrânia havia dado um exemplo de “liderança” e “unidade” desde que as forças russas iniciaram a invasão, em fevereiro de 2022. “Este é um momento para a liderança americana; um momento para os EUA demonstrarem que podem honrar suas obrigações decorrentes dos tratados internacionais”, afirmou.

    Harry também se dirigiu diretamente a Vladimir Putin, presidente russo, pedindo-lhe que “evite mais sofrimento tanto para os ucranianos quanto para os russos e que escolha um caminho diferente”.

    “Presidente Putin, nenhum país se beneficia com a contínua perda de vidas que estamos testemunhando. Ainda há tempo para deter esta guerra”, afirmou.
    O príncipe também planeja visitar a Halo Trust, uma organização de remoção de minas que sua mãe, a princesa Diana, apoiava.

    UE aprova empréstimo de EUR 90 bilhões para Ucrânia e novo pacote de sanções à Rússia

  • Série da Netflix sobre Ronaldinho Gaúcho é a mais vista em 15 países

    Série da Netflix sobre Ronaldinho Gaúcho é a mais vista em 15 países

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ronaldinho Gaúcho foi um dos melhores nos campos, e agora mostra ser também um craque no audiovisual. A série da Netflix em homenagem a ele entrou no top 10 das mais vistas no mundo inteiro com apenas uma semana do lançamento.

    Segundo a plataforma, o projeto ocupa o 2º lugar entre os de língua não inglesa e o primeiro lugar no ranking de 15 países. Já são 4,7 milhões de acessos ao documentário.

    A série documental “Ronaldinho Gaúcho” mostra as alegrias, as tristezas, os dribles e os rolês aleatórios do ex-jogador e uma das maiores lendas da história do futebol em todos os tempos.

    A obra faz um mergulho na vida profissional do craque brasileiro, que viveu seu auge absoluto no Barcelona, de 2003 a 2008. O Bruxo”, como ficou conhecido, conquistou uma Bola de Ouro da Fifa em 2005 e a eleição de melhor do mundo em 2004 e 2005.

    As glórias, os feitos conquistados e o jeito espontâneo e acolhedor do ex-craque da seleção são lembrados em depoimentos de figuras icônicas do esporte, como Lionel Messi, Neymar, Cafu, Roberto Carlos, Gilberto Silva, Felipão, Galvão Bueno e Carles Puyol.

    O projeto, com direção de Luis Ara e produção da Canal Azul e da Trailer Films, também aborda a passagem mais triste: o período em que ele ficou preso com o irmão, Assis, no Paraguai, em março de 2020.

    Série da Netflix sobre Ronaldinho Gaúcho é a mais vista em 15 países