Blog

  • As maiores lendas do basquete mundial, incluindo feitos incríveis dos brasileiros

    As maiores lendas do basquete mundial, incluindo feitos incríveis dos brasileiros

    Um dos esportes mais populares do mundo, o basquete foi inventado em 1891. De lá para cá, os fãs testemunharam os talentos de jogadores incrivelmente habilidosos. Mas quem foi ou é o melhor cestinha do mundo? Difícil eleger apenas um… Pois, alguns atletas se tornaram tão icônicos, que se tornaram lendas!

    Na galeria, saiba mais sobre os maiores astros do basquete de todos os tempos, incluindo os brasileiros!

     

    As maiores lendas do basquete mundial, incluindo feitos incríveis dos brasileiros

  • YouTube cria serviço para artistas identificarem versões suas feitas com IA

    YouTube cria serviço para artistas identificarem versões suas feitas com IA

    Os testes começaram há cerca de um ano e meio, com alguns dos principais youtubers do site. Neste ano, a empresa expandiu o serviço para alguns políticos, até enfim disponibilizá-lo para qualquer pessoa que atenda aos critérios, ela tendo um canal no YouTube ou não

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O YouTube anunciou, nesta terça-feira (21), que vai disponibilizar um novo serviço dentro de seu site para que artistas e outras pessoas públicas –atores, músicos, atletas e criadores de conteúdo– possam identificar versões suas criadas a partir de tecnologias de inteligência artificial, ou seja, deepfakes, e pedir a exclusão desse tipo de vídeo.

    Um deepfake é um vídeo em que o rosto de alguém é inserido digitalmente sobre o de outra pessoa, num registro pré-gravado. Graças à inteligência artificial, os movimentos de olhos e bocas são sincronizados e, muitas vezes, tecnologias de geração de voz também são usadas.

    Assim, cria-se conteúdo falso, usado para espalhar fake news, manipular discursos políticos ou até mesmo gerar pornografia. Recentemente, versões sintéticas de Brad Pitt e Tom Cruise protagonizaram uma cena de luta que nunca existiu no mundo real, por exemplo. Vídeos como esse acenderam o alerta de Hollywood em relação aos direitos de imagem de seus astros.

    Em entrevista à revista americana The Hollywood Reporter, Mary Ellen Coe, diretora de negócios do YouTube, diz que é responsabilidade da plataforma combater esse tipo de conteúdo.

    “Estamos trabalhando nisso há um tempo, desde que começamos a pensar nas implicações da IA na nossa plataforma. Francamente, ainda nem vimos todas as possibilidades que podem surgir [a partir dessa tecnologia], e estamos trabalhando com agências de atalentos e empresas de gestão para garantir que pessoas públicas possam se antecipar e impedir que coisas negativas aconteçam”, afirma a executiva.

    Os testes começaram há cerca de um ano e meio, com alguns dos principais youtubers do site. Neste ano, a empresa expandiu o serviço para alguns políticos, até enfim disponibilizá-lo para qualquer pessoa que atenda aos critérios, ela tendo um canal no YouTube ou não.

    YouTube cria serviço para artistas identificarem versões suas feitas com IA

  • Lula chega a Portugal e trata de imigração com premiê e presidente

    Lula chega a Portugal e trata de imigração com premiê e presidente

    Um dos temas incontornáveis nas conversas é a imigração. A vida dos cerca de meio milhão de brasileiros que vivem oficialmente no país se tornou mais difícil depois que a Assembleia da República, o Parlamento português, aprovou uma Lei dos Estrangeiros que restringiu direitos dos imigrantes

    (CBS NEWS) – Depois de uma agenda política em Barcelona, em um “clube progressista” reunido em torno do premiê da Espanha, Pedro Sánchez, e de uma agenda econômica em Hannover, na Alemanha, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Lisboa nesta terça (21) para encontros com o primeiro-ministro Luís Montenegro e o presidente António José Seguro.

    Um dos temas incontornáveis nas conversas é a imigração. A vida dos cerca de meio milhão de brasileiros que vivem oficialmente no país se tornou mais difícil depois que a Assembleia da República, o Parlamento português, aprovou uma Lei dos Estrangeiros que restringiu direitos dos imigrantes.

    Ao chegar a Portugal, Lula recebeu uma carta redigida por integrantes da Casa do Brasil de Lisboa, uma das entidades que congrega os brasileiros no país. Diz a carta: “A comunidade brasileira demonstra profunda preocupação com o agravamento do clima de intolerância e discriminação em Portugal”. O texto cita um relatório da polícia portuguesa, que, em 2025, registrou 449 casos de discriminação e incitamento ao ódio e à violência.

    Prossegue a carta: “A Casa do Brasil de Lisboa tem acompanhado diversas situações de racismo e xenofobia vivenciadas pela nossa comunidade, em diversos espaços como as escolas, universidades, serviços públicos e privados, entre outros (…). Solicitamos ao governo brasileiro que, em sede diplomática, manifeste firmemente a sua preocupação ao governo português e exija medidas eficazes de combate ao racismo, xenofobia, discurso de ódio e disseminação de desinformação sobre a imigração”.

    O documento, assinado por Ana Paula Costa e Cyntia de Paula, presidente e vice-presidente da Casa do Brasil de Lisboa, foi entregue ao embaixador brasileiro em Portugal, Raimundo Carreiro, que a encaminhou ao presidente Lula.

    A dificuldade dos brasileiros em conseguir autorizações de residência destinadas a integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) já repercute na Assembleia Legislativa brasileira.

    O deputado federal Reginaldo Lopes (PT), protocolou um ofício sobre o tema e o enviou ao chanceler Mauro Vieira. O ofício se baseou numa denúncia da advogada brasileira Érica Acosta, uma das principais especialistas em direito migratório em Portugal, que atende imigrantes de várias nacionalidades.

    Da última vez em que Lula esteve no país, de 21 a 25 de abril de 2023, a imigração não era ainda um tema importante no debate público português. O único político a falar no assunto era André Ventura, líder do Chega, partido que representa a ultradireita em Portugal. Na ocasião, insuflados por ele, integrantes do Chega vaiaram o presidente brasileiro na Assembleia da República portuguesa.

    Em 2023, Lula enfrentou protestos na rua por outra razão. A imensa maioria dos portugueses tomou o partido da Ucrânia depois da invasão russa, em solidariedade aos vários ucranianos que vivem no país desde o fim da União Soviética -e a postura do presidente brasileiro, na ocasião, foi considerada dúbia. Lula decidiu corrigir seu discurso e apareceu nos noticiários numa situação bem mais confortável, entregando o Prêmio Camões ao compositor Chico Buarque, um ídolo dos dois lados do oceano Atlântico.

    Em 2023, o premiê português era o socialista António Costa. Luís Montenegro, que o sucedeu no cargo em 2024 liderando a coligação de centro-direita Aliança Democrática, fez da regularização da imigração uma de suas bandeiras de governo.

    Críticos à esquerda consideram que Montenegro roubou o cavalo de batalha do Chega. A nova e mais restritiva Lei dos Estrangeiros, aprovada em setembro do ano passado, contou com os votos da ultradireita na Assembleia da República.

    Em suas redes sociais, Ventura convocou para esta terça uma manifestação em frente ao Palácio de Belém, residência do presidente da República, onde Lula deverá almoçar com Seguro. O PT também convocou uma manifestação de apoio a Lula no mesmo lugar.

    O compromisso com Montenegro é anterior, pela manhã, na residência do primeiro-ministro, contígua à Assembleia da República.

    Durante a campanha presidencial deste ano, o partido de Ventura colocou ao lado da Assembleia da República um outdoor com a imagem de Lula e do presidente de Angola, João Lourenço. Os dizeres: “A culpa não é de 500 anos de Portugal, é da vossa corrupção”.

    A peça de propaganda foi colocada no local em março, dias antes da posse de José Seguro. O cartaz foi retirado pouco antes da chegada de Lula.

    Lula chega a Portugal e trata de imigração com premiê e presidente

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Surfistas pegam onda na pororoca no Pará

    Surfistas pegam onda na pororoca no Pará

    (FOLHAPRESS) – O final de semana foi de competições em São Domingos do Capim, município do nordeste paraense, distante 157 km da capital Belém. A cidade foi a primeira a realizar evento do gênero e é conhecida como capital do surfe na pororoca.

    Esse tipo de disputa também acontece em outros dois municípios do Maranhão e um no Amapá.

    O evento é realizado há 13 anos e, desde 2019, é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará. Ao todo, 119 atletas, de 18 a 40 anos, participaram. A maioria é morador do município, mas há atletas de fora de olho no prêmio de R$ 20 mil distribuído aos cinco melhores.

    As baterias aconteceram entre a sexta (17) e o domingo (19), incluindo desafio noturno, e foram acompanhadas por mais de 30 mil pessoas. Diferente da maioria dos lugares, onde o fenômeno do encontro das águas ocorre entre o rio e o oceano, em São Domingos a disputa é em ondas que se formam no encontro de dois rios.

    “As ondas da pororoca de São Domingos do Capim não são tão altas, chegam a dois metros, mas elas quebram paradigmas porque não são encontro do mar com o rio, mas dos rios Capim e Guamá. Até porque eles ficam a 180 quilômetros do mar. Isso foi comprovado por pesquisas, que mostram que não há nenhuma salinidade da água, quebrando esse mito”, explica o presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca, Noélio Sobrinho.

    As regras da disputa são semelhantes às do surfe tradicional, com um critério de desempate específico. “Temos as regras das baterias, como a verticalidade, como no surfe tradicional, mas o critério de desempate é o tempo de onda surfado, que, por bateria, pode ser dez minutos ou até meia hora”, revela Sobrinho.

    Entre os participantes estava Gilvandro de Almeida Souza Junior, conhecido como “Caçador de Poroca” e ultramaratonista de stand up paddle. Ele participa desde o começo do surfe na pororoca e realiza uma expedição com um grupo de maratonistas que vai de Belém para São Domingos do Capim, pelo rio.

    “Esse ano a viagem que fizemos é o remapeamento da área para, no ano que vem, fazer a ultramaratona da rota da pororoca de stand up paddle, canoa havaiana, surfe e caiaque”, revela.

    A melhor marca da prova foi na bateria noturna, pelo atleta e professor de educação física Gilvan Batista Nascimento, 35, com tempo de permanência de mais de dois minutos na onda. Ele já participou de quatro edições e, em uma delas, foi vice-campeão.

    “O maior desafio nessa competição, tanto pra mim, como para os outros atletas, era o número de surfistas na água, já que eram mais de cem. E esse ano também teve muitas embarcações, como rabetas, caiaques e veículos motorizados. Mas valeu a pena e deu tudo certo e acabei sendo campeão”.

    Sob pressão da torcida, São Paulo estreia na Copa do Brasil contra o Juventude em meio a protestos e desfalques. Time busca resultado no MorumBis para aliviar o ambiente, enquanto adversário chega com campanha irregular e baixas importantes

    Estadao Conteudo | 09:15 – 21/04/2026

    Surfistas pegam onda na pororoca no Pará

  • Oposição articula impeachment de Gilmar Mendes após ministro pedir para STF investigar Zema

    Oposição articula impeachment de Gilmar Mendes após ministro pedir para STF investigar Zema

    Oposição reage a pedido de investigação contra Romeu Zema e afirma que medida pode abrir precedente contra críticas políticas. Solicitação de impeachment depende de aval do Senado, que até agora resiste a dar andamento a ações desse tipo.

    Parlamentares da oposição na Câmara dos Deputados anunciaram na segunda-feira (20) que pretendem protocolar um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. A iniciativa é liderada pelo deputado Gilberto Silva, após o magistrado solicitar a inclusão do ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) no inquérito das fake news.

    Na mesma segunda-feira, Gilmar Mendes enviou uma representação ao ministro Alexandre de Moraes pedindo a investigação de Zema por compartilhar, nas redes sociais, um vídeo com conteúdo satírico sobre integrantes da Corte.

    Em nota publicada nas redes sociais, Gilberto Silva afirmou que a oposição vê com preocupação a medida, por entender que pode abrir “um precedente grave”.

    “Um ex-chefe do Poder Executivo estadual passa a ser alvo de investigação por expressar opinião política. A crítica institucional, elemento essencial da democracia, passa a ser tratada como infração”, escreveu o parlamentar.

    O pedido de investigação ocorreu após Zema divulgar um vídeo que simula uma conversa entre dois bonecos representando os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes. No conteúdo, Toffoli pede a anulação de quebras de sigilo relacionadas à sua empresa, aprovadas na CPI do Crime Organizado do Senado, e, em tom irônico, o personagem de Gilmar condiciona a decisão a um benefício pessoal.

    A sátira faz referência a uma decisão real de Gilmar Mendes que anulou as quebras de sigilo da empresa Maridt, ligada a Toffoli e familiares, que recebeu aportes de um fundo associado ao banqueiro Daniel Vorcaro.

    Na representação, Gilmar afirmou que o vídeo “vilipendia não apenas a honra e a imagem deste Supremo Tribunal Federal, como também da minha própria pessoa”.

    Relator do inquérito das fake news, Alexandre de Moraes solicitou manifestação da Procuradoria-Geral da República antes de decidir sobre a eventual inclusão de Zema na investigação.

    Para que um ministro do STF seja alvo de impeachment, é necessário que haja acusação de crime de responsabilidade, como abuso de poder, conduta incompatível com o cargo ou atuação político-partidária.

    O pedido pode ser apresentado por qualquer cidadão, mas só avança se for aceito pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que até o momento tem rejeitado solicitações desse tipo.

    Caso seja admitido, o processo segue com etapas de análise, defesa e julgamento no Senado, sendo necessária a aprovação de dois terços dos senadores para eventual condenação e perda do cargo.

    Oposição articula impeachment de Gilmar Mendes após ministro pedir para STF investigar Zema

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Ana Paula decide após a final se participa de programas sobre o BBB 26

    Ana Paula decide após a final se participa de programas sobre o BBB 26

    Participação de Ana Paula nos programas pós-reality segue indefinida após morte do pai. Em meio ao luto, produção avalia alternativas para atrações especiais do BBB 26, enquanto jornalista decide se irá comparecer aos compromissos após a final.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – A reta final do BBB 26 ganhou um desdobramento fora da casa: Ana Paula Renault ainda não definiu se participará dos programas especiais do reality após a grande final.

    A decisão ficou totalmente em aberto diante do momento pessoal delicado vivido pela jornalista.

    Segundo O Globo, a expectativa inicial era de que a ex-sister não estivesse presente no “Big Show – Reencontro”, atração do Multishow que reúne os participantes da temporada. Até então, a produção trabalhava com a ausência dela como cenário mais provável.

    A indefinição se estende também a outros conteúdos do pós-reality, como o “Bate-Papo BBB” e o “Big Show – A Invasão”. As equipes avaliam formatos alternativos e consideram a possibilidade de entrevistar apenas os finalistas, entre eles Milena e Juliano Floss, caso Ana Paula opte por não participar.

    A incerteza acontece após a morte de Gerardo Renault, pai da participante, aos 96 anos. Ele estava internado em Belo Horizonte desde o início do mês, e a notícia foi comunicada à sister ainda durante o confinamento.

    Durante o programa ao vivo, o apresentador Tadeu Schmidt informou ao público que Ana Paula foi chamada ao confessionário para receber a informação e, mesmo diante da perda, decidiu permanecer no jogo até o fim.

    Ana Paula decide após a final se participa de programas sobre o BBB 26

  • Alvo de crítica de Eduardo, Nikolas citou Flávio em apenas 10 dos 544 posts feitos no X

    Alvo de crítica de Eduardo, Nikolas citou Flávio em apenas 10 dos 544 posts feitos no X

    As menções a Flávio representam menos de 2% dos conteúdos compartilhados por Nikolas em sua timeline principal de 5 de dezembro de 2025 até 9 de abril, de acordo com levantamento da Folha

    (CBS NEWS) – Alvo de críticas de Eduardo Bolsonaro (PL) pela falta de engajamento na pré-candidatura presidencial de seu irmão, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) citou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em apenas 10 dos 544 posts que fez no X (antigo Twitter) desde que ele iniciou sua pré-campanha, há quatro meses.

    As menções a Flávio representam menos de 2% dos conteúdos compartilhados por Nikolas em sua timeline principal de 5 de dezembro de 2025 até 9 de abril, de acordo com levantamento da Folha.

    O baixo engajamento na campanha presidencial se tornou motivo de conflito na direita. Parte dos bolsonaristas, principalmente o grupo ligado a Eduardo, acusa o parlamentar de esconder o senador em busca de protagonismo próprio. Já Nikolas e aliados defendem que o papel dele é outro, de desgastar o presidente Lula (PT) e aumentar a mobilização em torno das pautas conservadoras.

    O levantamento da Folha analisou só o conteúdo do perfil de Nikolas no X, onde ele possui 5,5 milhões de seguidores, pois se trata de uma rede baseada em texto, o que permite buscar citações ao nome de Flávio. O deputado também fez 80 postagens no Instagram no período.

    Antes das críticas públicas de Eduardo, no último dia 4, Nikolas tinha feito apenas seis posts sobre Flávio. Depois do embate, comentou outras quatro vezes em um período de quatro dias, com conteúdo repercutindo momentos em que apoiou a pré-candidatura e a resposta do senador ao atrito.

    Ele também compartilhou um vídeo em que Flávio pede pacificação e o trecho de uma entrevista em que o pré-candidato afirma a um podcast que Nikolas “é uma potência digital”, que “está comigo 100%” e que ajuda “expondo o PT” e viralizando.

    Antes da briga, foram seis posts. Ele divulgou em fevereiro uma foto sentado ao lado de Flávio em evento do PL, uma notícia de que o senador tinha assinado o pedido de impeachment do ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), e um trecho de entrevista em que dizia apoiar a candidatura, em um momento em que já começavam a surgir críticas de que ele não estaria se engajando.

    “Nos últimos 10 dias, em todas as entrevistas, deixei claro: Flávio é o candidato escolhido pelo presidente Bolsonaro e terá o meu apoio”, escreveu.

    No dia do anúncio do nome de Flávio por Jair Bolsonaro, o deputado disse que a decisão do ex-presidente “carrega um pedido urgente de pacificação nacional”. 

    No dia seguinte, elogiou a movimentação do senador pela anistia. Depois, compartilhou pesquisa que colocava o pré-candidato à frente do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que era cogitado para a disputa.

    No início de abril, ele e Eduardo Bolsonaro protagonizaram um conflito. O filho 03 afirmou que Nikolas estava desrespeitando sua família e o acusou de usar sua influência digital para amplificar perfis contrários ao bolsonarismo.

    “Meses se passaram e você continua colocando Flavio numa espiral do silêncio, com menos de meia dúzia de apoios públicos, apenas para fingir não ter abandonado o grupo político que te projetou. Você continua exigindo que seu grupo não apoie e divulgue o Flávio, a não ser quando fica tão gritante que começa a ser cobrado”, escreveu Eduardo para Nikolas no X.

    A discussão pública foi puxada por um vídeo do influenciador Kim Paim, que disse que o parlamentar mineiro só compartilharia postagens de contas críticas a Flávio. Isso estaria funcionando como uma forma de o deputado emprestar seu alcance nas redes sociais a perfis contrários ao candidato escolhido.

    O caso específico foi referente ao perfil Space Liberdade, que soma 446,9 mil seguidores e disse que não votaria em Flávio no primeiro turno. Nikolas costuma interagir com esse perfil e compartilhou ao menos 25 postagens no período analisado –duas delas após a desavença.

    A publicação de Eduardo gerou um bate-boca público entre os bolsonaristas. “Há um bom tempo que o Nikolas está treinando o algoritmo para dar visibilidade a todos que odeiam o bolsonarismo”, escreveu o deputado federal e ex-secretário de Cultura de Bolsonaro Mario Frias (PL-SP).

    O senador Jorge Seif (PL-SC) compartilhou um versículo da Bíblia: “Quem não está comigo, está contra mim!”.

    O tema já foi motivo de embate outras vezes no PL. O presidente do partido, Valdemar Costa Neto, tem defendido o papel de Nikolas em outras frentes, como levantar pautas a serem debatidas nas redes e puxar votos dentro e fora de Minas Gerais, o que ajuda a legenda a eleger mais deputados.

    O deputado de Minas tem afirmado que sua principal função é engajar o eleitor nas pautas conservadoras e desgastar Lula, como na crise do Pix em janeiro de 2025.

    “A rejeição definirá essa eleição. Defender as ideias e convencer as pessoas. E para isso a campanha precisa ser inteligente e não somente posts monótonos e que pouco agregam”, respondeu a um seguidor no Instagram sobre qual a melhor estratégia para eleger Flávio.

    A Folha procurou a assessoria do deputado desde quinta-feira (16), mas ele não comentou o levantamento.

    O anúncio do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), sobre a votação em 30 de abril do veto ao projeto de lei que reduz as penas dos condenados pelos atos golpistas foi visto no partido como um trunfo de Nikolas. A data foi marcada um dia após eles conversarem sobre o assunto.

    Parte dos políticos do PL diz que isso fortaleceu Nikolas e pode blindá-lo de novas ofensivas do clã Bolsonaro. O conflito também é usado como estratégia para aumentar o alcance digital.

    Alvo de crítica de Eduardo, Nikolas citou Flávio em apenas 10 dos 544 posts feitos no X

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Fórmula 1 tem acordo para melhorar regras; saiba o que vai mudar

    Fórmula 1 tem acordo para melhorar regras; saiba o que vai mudar

    As regras da Fórmula 1 vão passar por mudanças a partir da próxima etapa do calendário, o GP de Miami, que será disputado entre os dias 1º e 3 de maio. As propostas finais foram aprovadas nesta segunda-feira (20 de abril).

    As três primeiras corridas da temporada evidenciaram pontos que precisavam de ajustes nos novos regulamentos, que trouxeram mudanças profundas, especialmente na forma de gerenciamento de energia. As novas unidades de potência passaram a ter uma divisão praticamente equilibrada entre combustão e parte elétrica.

    Após esse início de campeonato e aproveitando a pausa causada pela suspensão dos GPs do Bahrein e da Arábia Saudita, equipes, fabricantes de motores, construtores, a FIA e a organização da Fórmula 1 se reuniram nas últimas semanas para discutir possíveis mudanças. Agora, chegaram a um consenso sobre os ajustes.

    As alterações aprovadas ainda precisam passar por uma votação eletrônica do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA. A expectativa é de aprovação, permitindo que entrem em vigor já no GP de Miami, com exceção das mudanças nos procedimentos de largada, que ainda serão testadas.

    Veja o que muda:

    Classificação (qualificação)

    Recarga e “superclipping”: a quantidade máxima de energia recuperada será reduzida de 8 para 7 megajoules, com o objetivo de diminuir o tempo de recarga e permitir que os pilotos acelerem mais. O chamado “superclipping” deverá durar entre 2 e 4 segundos por volta, com potência máxima de 350 kW (antes era de 250 kW). Esse limite também será aplicado nas corridas.

    Limites de energia variáveis: em algumas provas, poderão ser adotados limites de energia mais baixos. O número de corridas com essa possibilidade sobe de 8 para até 12 na temporada.

    Corridas

    Energia da MGU-K: o sistema continuará fornecendo até 350 kW em pontos críticos, como saídas de curva e áreas de ultrapassagem. Nas demais partes da volta, o limite será de 250 kW.

    Potência de “boost”: o ganho máximo de potência será limitado a mais 150 kW ou ao nível de potência do carro no momento da ativação, caso seja maior. A medida busca evitar diferenças bruscas de desempenho entre os carros.

    Largadas

    As mudanças nessa área serão testadas inicialmente durante o GP de Miami.

    Detecção de baixa potência: será introduzido um sistema capaz de identificar carros com aceleração anormalmente baixa no momento da largada. Nesses casos, a MGU-K será acionada automaticamente para garantir um nível mínimo de desempenho e reduzir riscos de segurança.

    Aviso visual: carros afetados por esse sistema exibirão luzes piscantes laterais e traseiras para alertar os demais pilotos.

    Volta de formação: o contador de energia será reiniciado no início da volta de apresentação, corrigindo uma inconsistência identificada anteriormente.

    Corridas com chuva

    ERS: a entrega máxima de energia será reduzida, com limitação de torque, para melhorar o controle dos carros em condições de baixa aderência.

    Aquecimento dos pneus: a temperatura dos cobertores térmicos será aumentada para pneus intermediários, garantindo melhor aderência inicial em pista molhada.

    Iluminação: o sistema de luzes traseiras será simplificado, com sinalizações mais claras e consistentes, facilitando a visibilidade em condições de chuva e aumentando o tempo de reação dos pilotos.
     

    Corinthians enfrenta o Barra-SC fora de casa na estreia da quinta fase e tenta reagir após atuação fraca no Brasileirão. Diniz deve poupar titulares, enquanto equipe catarinense aposta em campanha surpreendente no torneio.

    Estadao Conteudo | 08:45 – 21/04/2026

     
     
     
     
     
     
     

     

     
     
     
     

    Fórmula 1 tem acordo para melhorar regras; saiba o que vai mudar

  • 'Agora eu te entendo', diz Ana Paula, aos prantos, para Milena no BBB 26

    'Agora eu te entendo', diz Ana Paula, aos prantos, para Milena no BBB 26

    Após ser informada sobre a morte do pai na reta final do reality, Ana Paula Renault desabafa com Milena, recebe apoio da amiga e protagoniza momento de afeto dentro da casa, após dias de tensão entre as duas finalistas.

    (CBS NEWS) – As finalistas do BBB 26 (Globo) Ana Paula Renault e Milena Moreira compartilharam um momento de afeto na noite de domingo (19), quando a jornalista afirmou entender o sentimento da amiga na reta final do programa.

    As mineiras tiveram algumas discussões na última semana por conta de sentimentos conflitantes quanto ao confinamento. Enquanto Milena dizia que gostaria de permanecer no programa e expressava que não gostaria que ninguém fosse eliminado no último paredão, Ana Paula mostrava que já estava no limite, querendo ir embora da casa e questionando a lealdade da amiga.

    Minutos antes da última eliminação da temporada, a jornalista foi informada da morte de seu pai e, após a saída de Leandro Boneco, contou a notícia para Milena, que consolou a veterana.

    “Sabe o que falei para o Juliano? Que agora te entendo e não quero mais voltar pra minha vida. Não quero! Vamos ficar nós duas. Agora eu entendi o que você tava falando. Se você quiser, eu fico com você”, confessou Ana Paula, enquanto abraçava a recreadora infantil.

    Mais tarde, a jornalista contou que, quando perdeu a mãe aos 16 anos, uma amiga se mudou para a sua casa para não deixá-la sozinha. Milena, então, se ofereceu para se mudar junto com a amiga e ficar com ela enquanto ela passa pelo processo de luto.

    'Agora eu te entendo', diz Ana Paula, aos prantos, para Milena no BBB 26

  • Brasil Origem Week Porto leva cultura e negócios brasileiros a Portugal

    Brasil Origem Week Porto leva cultura e negócios brasileiros a Portugal

    Evento acontece de 1º a 3 de maio no Palácio da Bolsa, reunindo chefs, artistas e empresários em uma programação com degustações, debates e apresentações culturais que reforçam a conexão entre Brasil e Portugal.

    O Brasil volta a ganhar protagonismo em Portugal com a realização do Brasil Origem Week Porto, que acontece entre os dias 1º e 3 de maio, no histórico Palácio da Bolsa. O evento reúne chefs, artistas, empresários e representantes institucionais em uma programação ampla, com foco em gastronomia, cultura, turismo e negócios.

    Criado com o objetivo de valorizar a origem dos produtos brasileiros e ampliar conexões com o mercado europeu, o encontro aposta em uma experiência imersiva, que vai além da culinária. “Este é um evento que nasce com o propósito de valorizar a origem, dar visibilidade a produtores e criar ligações reais entre o Brasil e Portugal. Mais do que apresentar produtos, queremos contar histórias, promover encontros e gerar oportunidades concretas de negócio”, afirma o idealizador Marco Lessa.

    Ao longo dos três dias, o público terá acesso a uma programação intensa, que inclui showcookings, degustações, exposições de fotografia e pintura, música ao vivo, debates, palestras e uma feira de produtos brasileiros. A proposta é aproximar o visitante dos sabores e da diversidade cultural do país, com destaque para pratos tradicionais como acarajé, bolo de rolo e arroz paraense, apresentados em demonstrações ao vivo por chefs convidados.

    A programação cultural também ocupa papel central. Estão previstas exposições do fotógrafo Daryan Dornelles, do Instituto Pernambuco e da artista plástica Edina Costa, criando um ambiente dinâmico que combina arte, identidade e tradição. A feira de produtos e as degustações reforçam essa proposta, conectando o público a diferentes regiões e expressões do Brasil.

    A abertura oficial acontece na sexta-feira, 1º de maio, às 14h, com corte de fita e apresentação da Batucada Radical. Ao longo do dia, o público poderá acompanhar os showcookings com os chefs Cidália França, Marcos Monteiro e Ana Carolina Miranda, além de atrações musicais como o concerto de Klara Rodrigues e o espetáculo de Galdino Gal, com tributo a Ney Matogrosso.

    No sábado, 2 de maio, a programação ganha ainda mais força com o início do ciclo Diálogos do Porto, que reúne especialistas e convidados para discutir temas estratégicos. Entre os painéis estão “As músicas que unem Brasil e Portugal”, “Brasil, um destino para visitar e investir”, “O futuro das relações Brasil x Portugal” e um debate sobre o acordo Mercosul–União Europeia. O dia também conta com novos showcookings, com chefs como Maria Maia, Anderson Sousa, Caroline Giandalia e Emanuel Sávio, além de apresentações musicais no Palco Maricá.

    No domingo, 3 de maio, o evento mantém o ritmo com mais sessões gastronômicas, desta vez com chefs como Carol Brito, Zana Hora e Marcela Costa, além de shows que passeiam por diferentes ritmos brasileiros, como bossa nova e forró, com apresentações de Helga Azevedo e do grupo Forró Xyss.

    Ao reunir experiências gastronômicas, culturais e oportunidades de negócios, o Brasil Origem Week Porto se consolida como uma plataforma relevante de promoção da cultura e da economia brasileira na Europa. A edição de 2026 conta com apoio institucional do Governo da Bahia, da Prefeitura de Maricá, do Governo do Piauí e da Prefeitura de Ilhéus, que participam ativamente da programação e das ações de promoção internacional.

     

    Brasil Origem Week Porto leva cultura e negócios brasileiros a Portugal