Plataforma de jogos "Roblox" é banida na Rússia

A popular plataforma de jogos “Roblox” foi banida na Rússia devido a supostas “atividade extremista” e conteúdo de propaganda relacionado à comunidade LGBTI+

A plataforma online de jogos “Roblox” foi banida na Rússia, com o governo do país tendo considerado que as comunidades de defesa de direitos LGBTI+ apresentam “atividade extremista” e conteúdo de propaganda.

Segundo a agência russa de notícias TASS, a presença deste tipo de comunidades na plataforma foi o motivo para a decisão do regulador russo. Vale lembrar que, a plataforma de jogos “Roblox” que é criada pelos próprios usuários, aloja comunidades com todo o tipo de interesses e afinidades.

Os dados da plataforma Appfigures indicam que a “Roblox” foi instalada 70 milhões de vezes em dispositivos móveis na Rússia, com 8 milhões de downloads terem sido feitos só neste ano de 2025.

Em resposta ao site PC Gamer, a produtora de “Roblox”, a Roblox Corporation, não fala especificamente sobre esta decisão do governo da Rússia mas afirma que respeita as leis locais de cada país.

“Respeitamos as leis locais e regulamentos dos países em que estamos e acreditamos que a Roblox oferece um espaço positivo para aprender, criar e formar conexões significativas para todos”, pode se ler no comunicado do representante da Roblox Corporation. “Temos um compromisso profundo com a segurança e temos um conjunto robusto de medidas de segurança proativas e preventivas criadas para detectar e prevenir conteúdo perigoso na nossa plataforma”.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que um jogo é colocado no radar dos reguladores russos. Em 2022 houve uma situação semelhante com uma expansão para The “Sims 4” que permitia aos jogadores se relacionarem com personagens do mesmo sexo.

Após a invasão da Ucrânia no começo de 2022, a Rússia também levantou problemas com a produtora ucraniana GSC Game World devido à presença de certos conteúdos em “S.T.A.L.K.E.R. 2”.

Plataforma de jogos "Roblox" é banida na Rússia

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *