Vladimir Putin afirmou que só cessará os bombardeios se a Ucrânia entregar territórios reivindicados pela Rússia. A proposta de paz foi rejeitada por Kiev e União Europeia, que consideram inaceitável ceder Donetsk e Luhansk. Trump pressiona Zelensky a aceitar, enquanto negociações seguem em clima de impasse.
SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirmou nesta quinta-feira (27) que vai parar de bombardear a Ucrânia se o país deixar os territórios reivindicados pelo país.
Putin disse que o esboço do plano de paz pode se tornar a base de futuros acordos para acabar com o conflito. Na última semana, autoridades dos Estados Unidos, Ucrânia e países da Europa vem se reunindo para discutir uma nova proposta para o fim da guerra.
Enviado especial de Trump vai se encontrar com Putin em Moscou na próxima semana. A proposta elaborada no último fim de semana foi rejeitada por Putin, que insiste em querer anexar partes da Ucrânia ao território russo.
Kiev e Europa são contra cessão de territórios. Trump pressiona Zelensy a aceitar o acordo e havia dado prazo até esta quinta-feira para o líder ucraniano responder sobre a proposta. Já a União Europeia, principal apoiadora da Ucrânia, afirma que se manterá ao lado do país até o fim do conflito. Zelensky e o bloco consideram “inaceitáveis” que ele cedesse os territórios de Donetsk e Luhansk.

Deixe um comentário