Trump anuncia retirada da Guarda Nacional de cidades norte-americanas

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou hoje a retirada da Guarda Nacional, uma unidade de reserva militar dos Estados Unidos, de Chicago, Portland e Los Angeles, destacamentos que tinham sido amplamente contestados na justiça.

Estamos retirando a Guarda Nacional de Chicago, Los Angeles e Portland”, anunciou o líder da Casa Branca em sua rede social, a Truth Social. Donald Trump não descartou a possibilidade de voltar a mobilizar essas unidades.

O presidente dos Estados Unidos justificou a decisão afirmando que “o crime foi significativamente reduzido” nessas cidades do país.

“Voltaremos, talvez de uma forma muito diferente e mais forte, quando o crime começar a aumentar novamente — é apenas uma questão de tempo!”, advertiu.

O envio de efetivos da Guarda Nacional havia sido bloqueado pela Suprema Corte em Chicago e por juízes federais em Los Angeles e Portland.

Os militares já haviam deixado Los Angeles depois de o presidente norte-americano tê-los enviado no início deste ano, como parte de uma repressão mais ampla ao crime e à imigração ilegal.

As tropas também foram enviadas para Chicago e Portland, mas nunca chegaram às ruas devido aos questionamentos legais à decisão presidencial.

Trump anuncia retirada da Guarda Nacional de cidades norte-americanas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *