Trump diz que EUA vão realizar ação terrestre na Venezuela em breve

Presidente americano aumenta pressão sobre Caracas, que diz que agressões americanas não vão prosperar; mais cedo, republicano desmentiu relatos de bombardeios dos EUA se aproximando do espaço aéreo venezuelano

SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (23) que haverá “operações terrestres” americanas contra a Venezuela “muito em breve”, segundo a agência de notícias Reuters, aumentando a pressão sobre o ditador Nicolás Maduro em meio a ataques a embarcações nas águas da América do Sul que já mataram pelo menos 37 pessoas.

Em conversa com a imprensa, Trump disse que os EUA estão “muito instatisfeitos” com a Venezuela. Setores importantes do governo americano liderados pelo secretário de Estado, Marco Rubio, defendem que Washington use a força para derrubar o regime de Maduro -a CIA recebeu autorização de Trump para realizar operações secretas em solo venezuelano com esse fim.

Em paralelo, a Casa Branca busca justificar ao Congresso os ataques contra embarcações, que acusa de levarem drogas a território americano, embora não tenha apresentado provas. O direito internacional só permite ataques do tipo, quando não há ameaça iminente, em situações de guerra declarada, o que não é o caso.

“Não precisamos fazer uma declaração de guerra”, disse Trump nesta quinta. “Nós simplesmente vamos matar quem tentar trazer drogas ao nisso país. Matar, assim.”

Trump diz que EUA vão realizar ação terrestre na Venezuela em breve

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *