Categoria: ESPORTES

  • Brasil tem a segunda camisa mais bonita da Copa de 2026, diz site

    Brasil tem a segunda camisa mais bonita da Copa de 2026, diz site

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A camisa da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026 foi eleita a segunda mais bonita do torneio, segundo o site americano The Athletic. No ranking divulgado pela publicação, o uniforme brasileiro ficou atrás apenas da seleção de Gana.

    Na avaliação, o portal elogiou o novo modelo da Nike e destacou referências a versões históricas da camisa amarela. “Muito, muito boa. É quase impossível estragar a camisa do Brasil (…) este é um tremendo retorno”, escreveu o jornalista Nick Miller, que comparou o uniforme ao usado pela seleção em 1986 e à camisa da Copa América de 2004.

    O uniforme de Gana foi inspirado no kente, tecido tradicional do país africano. Segundo a publicação, o desenho faz referência à aranha Anansi, personagem presente no folclore ganês.

    Entre os dez primeiros colocados também aparecem Inglaterra, Alemanha, Marrocos, Arábia Saudita, Espanha, Austrália, Bélgica e Cabo Verde. Já a Argentina ficou na 13ª posição, atrás ainda de Colômbia e Escócia.

    Na outra ponta da lista, a Croácia apareceu na última colocação após mudanças no tradicional padrão quadriculado de sua camisa. Segundo a publicação, o novo desenho perdeu parte da identidade visual que tornou o uniforme um dos mais reconhecidos do futebol mundial.

    Brasil tem a segunda camisa mais bonita da Copa de 2026, diz site

  • Negociação emperra, e São Paulo não deve contratar zagueiro Domingos Duarte

    Negociação emperra, e São Paulo não deve contratar zagueiro Domingos Duarte

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – As conversas entre São Paulo e Domingos Duarte estão travadas. O clube e o zagueiro passaram divergir em questões consideradas fundamentais na construção do acordo nas últimas horas. A tendência é que as tratativas se encerrem nas próximas horas.

    As tratativas emperraram já durante o final de semana, após a conclusão da negociação com Victor Sá. Desde então, o time do Morumbis teve pouca evolução nas discussões com o defensor português.

    Domingos Duarte está livre no mercado após deixar o futebol espanhol e era visto como uma oportunidade para reforçar o sistema defensivo são-paulino. Apesar do interesse e das conversas mantidas nas últimas semanas, o acordo ficou distante de ser concretizado.

    Sem avanço nas tratativas, a diretoria deve voltar a avaliar outras alternativas para a posição nos próximos dias.

    Negociação emperra, e São Paulo não deve contratar zagueiro Domingos Duarte

  • Veja planos dos clubes da Série A na pausa para a Copa do Mundo

    Veja planos dos clubes da Série A na pausa para a Copa do Mundo

    RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Com a paralisação do calendário por conta da Copa do Mundo, as equipes brasileiras vão ter uma pausa para a preparação do segundo semestre desta temporada. Amistosos e movimentações no mercado da bola prometem agitar a torcida em período sem partidas oficiais. O UOL mostra parte do planejamento de alguns clubes da primeira divisão nacional.

    VEJA PROGRAMAÇÃO DOS CLUBES

    Atlético-MG
    O elenco do Atlético-MG tem reapresentação marcada na Cidade do Galo no dia 22 de junho. Além do período de treinamentos, o técnico Eduardo Domínguez também está atendo ao mercado da bola. Ele conversa com a diretoria de olho em reforços para o restante da temporada.
    O Galo perdeu nomes como o atacante Hulk, que se transferiu para o Fluminense, e o zagueiro Junior Alonso, que está indo para o futebol dos Estados Unidos.
    Em janeiro, cheguei a um acordo com o clube no qual eu poderia sair agora sem remuneração. Então, nesta segunda-feira (8) foi meu último jogo com a camisa do Galo. Estou feliz porque fiz meu dever. Trabalhei muito pelo clube, e o clube me ajudou muito também. Acabar desse jeito está bem Alonso, à TV Alterosa/SBT, após duelo com o Puerto Cabello

    Athletico-PR
    O Athletico-PR se apresenta no dia 15 de junho.
    No último dia 5, o clube anunciou a contratação o atacante colombiano Jorge Rivaldo. O jogador, de 22 anos, estava no Rionegro Águilas, da Colômbia, e assinou contrato até junho de 2030.
    Durante a Copa do Mundo, o Furacão vai fazer ainda a troca do gramado sintético da Arena da Baixada.

    Bahia
    O elenco do Bahia retorna aos treinamentos no CT Evaristo de Macedo no dia 22 de junho.
    O clube está perto de oficializar a contratação do o atacante argentino Alejo Véliz, de 22 anos. Ele desembarcou em Salvador na última semana para dar continuidade aos tramites da transação. Por outro lado, o Tricolor baiano pode perder
    O atacante uruguaio Kike Olivera é um ponto de preocupação após deixar o duelo com o Botafogo, antes da paralisação, machucado, após um pisão no pé direito.

    Botafogo
    O Botafogo vai se reapresentar no CT Lonier no dia 21 de junho, quando o técnico Franclim Carvalho e comissão retomam o trabalho com os jogadores
    A preocupação maior, porém, está longe das quatro linhas. O clube se vê em meio a um imbróglio judicial envolvendo a SAF e John Textor. No último dia 3, A SAF Botafogo, o clube associativo e a Eagle Bidco realizaram uma assembleia geral extraordinária que formalizou um acordo para que o processo de recuperação judicial da SAF alvinegra siga em curso.
    Enquanto isso, o Glorioso sofreu um quinto transfer ban – quando é impedido de registrar novos jogadores – no começo do mês. No mercado da bola, São Paulo e Botafogo discutem a possibilidade de envolver Nahuel Ferraresi em negociação por Newton.

    Chapecoense
    O grupo tem reapresentação marcada para o dia 22.
    Durante a preparação, a comissão técnica projeta a realização de dois jogos-treinos. O primeiro deles já está confirmado para o dia 10 de julho, diante do Coritiba, no Paraná.

    Corinthians
    Os jogadores do Corinthians têm reapresentação marcada para o dia 25 de junho, enquanto a comissão técnica encavada por Fernando Diniz vai chegar um dia antes
    O Alvinegro vai fazer um amistoso no dia 12 de julho. A tendência é que a atividade seja contra o Cascavel, no Paraná, mas ainda não foi confirmado.
    A diretoria está trabalhando para derrubar o transfer ban e negociar atletas. A prioridade da cúpula são negociações que envolvem saídas de atletas. A diretoria também tem conversas em andamento para a renovação de Memphis Depay.
    Ele entendeu que o Corinthians passa por um momento financeiro diferente, de reestruturação, em que a gente precisa reduzir despesas. E ele sabe que, para permanecer, o contrato vai ter que ser diferente do contrato atual, vai ter que receber menos. A gente está debatendo quais serão essas condições para a possível permanência dele

    Coritiba
    O retorno do Coritiba às atividades está programado para o dia 17 de junho.
    Durante o período de treinos, o Coxa tem dois jogos-treino já confirmados: no dia 4 de julho, diante do Internacional, em Porto Alegre, e no dia 10 de julho, contra a Chapecoense, em Curitiba.

    Cruzeiro
    A reapresentação do elenco do Cruzeiro na Toca da Raposa está marcada para o dia 22. O clube não tem ainda marcados amistosos ou jogos-treino, mas a diretoria não descarta a possibilidade e avalia opções.
    O Cruzeiro também analisa o mercado em busca de reforços, e tem a zaga, a lateral-esquerda e o ataque como setores de maior atenção. Por outro lado, o lateral-esquerdo Kauã Prates já foi anunciado pelo Borussia Dortmund, da Alemanha, em transação que vai girar na casa de 12 milhões de euros fixos, cerca de R$ 75 milhões na cotação atual.

    Flamengo
    O elenco do Flamengo se reapresenta no dia 19 de junho, no Ninho do Urubu. No dia 28., embarca para Portugal. O grupo vai realizar atividades na região do Algarve – de 29 de junho e 5 de julho, em Lagos, e até 12 de julho em Estói. Durante o período em Portugal, estão previstos três amistosos (adversários e locais das partidas ainda não foram divulgados)
    O técnico Leonardo Jardim apontou que o Rubro-Negro busca um meia no mercado da bola, com características diferentes de Arrascaeta e Carrascal.
    No caso de Carrascal, alvo de críticas da torcida, a diretoria o vê como um ativo importante e avalia uma possível negociação com cautela, de olho na valorização que a participação do colombiano na Copa do Mundo pode trazer.
    Substituído ainda no primeiro tempo contra o Coxa, último jogo antes da paralisação, Léo Ortiz tem “uma pequena lesão muscular na região posterior da coxa direita”. O meia Jorginho trata uma fratura no dedão do pé direito. Arrascaeta, entregue à seleção uruguaia, ainda gera dúvidas em relação à lesão na panturrilha – um fisioterapeuta do clube passou a integrar a comissão da seleção.

    Fluminense
    Os jogadores do Fluminense se reapresentam no CT Carlos Castilho em 23 de junho. A diretoria ainda avalia a possibilidade de realizar até dois amistosos durante este período de Copa do Mundo.
    O departamento de futebol também está de olho no mercado da bola e coloca o setor defensivo como prioridade. Em janeiro, o presidente Mattheus Montenegro havia apontado a possibilidade de uma conversa com o Zenit, da Rússia, por Nino nesta janela do meio do ano.
    Quando chegar a próxima janela, vamos tentar conversar com o Zenit para trazer o jogador. Queremos muito que o Nino esteja conosco esse ano e vamos atrás do Zenit na próxima janela Mattheus Montenegro, em coletiva em janeiro
    O clube já anunciou a contratação do atacante Hulk, que estava no Atlético-MG. O jogador, de 39 anos, assinou contrato que vale até o fim de 2027.

    Grêmio
    O elenco do Grêmio se reapresenta no dia 17 de junho para período de treinos no CT Luiz Carvalho.
    O Tricolor tem programado um amistoso contra o Cascavel, no dia 27 de junho. A partida será realizada no Estádio Olímpico Regional, no Paraná, às 16h.
    O Grêmio também indica a possibilidade de participação em um torneio amistoso em Brasília, com datas e adversário ainda a serem confirmados.
    O meia Arthur, que pertence à Juventus, da Itália, tem contrato de empréstimo até este meio do ano e o futuro ainda está indefinido.

    Internacional
    O Internacional se reapresenta no dia 22 para dar início ao período de treinamentos.
    A comissão técnica projeta incluir na programação a disputa de jogos, e o Colorado ainda avalia a participação em torneios amistosos – o Coritiba já apontou um jogo-treino no dia 4 de julho, em Porto Alegre.
    No último dia 1, a diretoria anunciou mudanças na comissão técnica: deixaram o clube os profissionais Leonardo Martins, preparador de goleiros, Aparecido Donizete, auxiliar da preparação de goleiros, e João Goulart, auxiliar da preparação física.
    A diretoria busca reforços, e foca em operações envolvendo atletas livres ou em negociações por empréstimo. Há, porém, também a necessidade de fazer caixa.

    Mirassol
    O Mirassol tem retorno às atividades previsto para o dia 15 de junho.
    O elenco vai fazer um período de treinos no CT 01 e a diretoria aponta a possibilidade de realizar jogos-treino, mas ainda sem programação confirmada.

    Palmeiras
    O elenco do Palmeiras se reapresenta na Academia de Futebol na noite do dia 21 de junho. O atacante Vitor Roque, porém, seguirá cronograma presencial de recuperação de cirurgia no tornozelo esquerdo neste período.
    Na fase final de recesso, o restante do elenco cumprirá atividades remotas prescritas pelo Núcleo de Saúde e Performance.
    O Alviverde anunciou, recentemente, a chegada do Alexander Barboza, que estava no Botafogo – o jogador de 31 anos assinou contrato até dezembro de 2028, com opção de renovação por mais um ano. Ainda assim, a diretoria está atenta ao mercado.
    A ideia da cúpula é conseguir manter as peças que nesta segunda-feira (8) integram o grupo à disposição de Abel Ferreira.

    Red Bull Bragantino
    O elenco do Red Bull Bragantino tem reapresentação prevista para o dia 22 de junho.
    Após a vitória contra o Internacional, o técnico Vagner Mancini despistou ao ser questionado sobre janela de transferência. A diretoria negocia a permanência do zagueiro Gustavo Marques, que está emprestado pelo Benfica, de Portugal, até o meio do ano.

    Remo
    A reapresentação do elenco está marcada para o dia 20 de junho – entre os dias 16 e 19, as atividades serão realizadas de forma remota, seguindo o planejamento elaborado pelo Núcleo Azulino de Saúde e Performance (Nasp). Os jogadores que estão no departamento médico continuarão em tratamento durante a paralisação.
    No último dia 5, o Remo anunciou que o meia Panagiotis Tachtsidis não faz mais parte do elenco para o restante da temporada. Segundo nota, a rescisão foi em “comum acordo”

    Santos
    O Santos inicia o período de treinos no CT Rei Pelé no dia 22, e no dia 5 de julho viaja para uma excursão a Portugal.
    No Velho Continente, o Peixe vai disputar dois amistosos. O primeiro no dia 8 de julho, com um adversário que ainda está em negociação, e o segundo no dia 12 de julho, contra o Vitória de Guimarães.
    O elenco retorna ao Brasil no próprio dia 12 e começa a treinar pensando no Botafogo, pelo Brasileirão, que deve ser antecipado pela CBF para o dia 18/7 por conta da repescagem da Copa Sul-Americana, que será dia 21 de julho.

    São Paulo
    O elenco do São Paulo vai se reapresentar no dia 17 de junho para dar início à preparação para o segundo semestre.
    O clube planeja realizar amistosos ou jogos-treinos durante este período, com agenda ainda a ser definida.
    O zagueiro Sabino, com uma lesão na região posterior da coxa direita, e o meia-atacante Lucas, que passou por cirurgia para correção de lesão no tendão calcâneo da perna direita, seguem cumprindo seus protocolos de recuperação, e terão programações individualizadas durante este período de recesso.
    A diretoria também está no mercado da bola, e avalia a chegada de um ponta, um zagueiro e um volante. Nesta conjuntura, o São Paulo tem a chegada do atacante Victor Sá encaminhada, e negociações em andamento pelo zagueiro Domingos Duarte e pelo volante Newton – que pode ser envolvido em troca com Ferraresi.

    Vitória
    O Vitória se tornou hexacampeão da Copa do Nordeste no último dia 6, em final contra o Fortaleza. O elenco volta aos treinos no dia 25 de junho.
    A diretoria observa o mercado. No último dia 5, o clube anunciou a compra do atacante Renê. Após o título, Osvaldo apontou que a renovação está “bem encaminhada”. “Renovação bem encaminhada por mais seis meses. A gente entende a importância no clube, no dia a dia, no vestiário. O respeito de todos comigo. Deixar esse legado. Continuar jogando e, em janeiro, assumir minha nova função, na coordenação técnica do clube”, disse.

    Vasco
    O Vasco retoma os trabalhos no próximo dia 22, no CT Moacyr Barbosa. O clube ainda não definiu planejamento quanto a amistosos ou jogos-treino.
    O Cruz-Maltino foi para a paralisação no calendário em crise – tendo vendido apenas um dos últimos seis jogos, e o único triunfo foi sobre o Barracas Central, na Copa Sul-Americana. Os resultados recentes fizeram o técnico Renato Gaúcho também se tornar alvo de protestos da torcida.
    Neste cenário, os reforços para o elenco se mostram mais urgentes. A diretoria analisa e planeja a chegada de de três a quatro reforços na janela, principalmente pelo fato de os nomes que chegaram no início do ano ainda não estarem rendendo o esperado.

    Veja planos dos clubes da Série A na pausa para a Copa do Mundo

  • Christian Eriksen desmaia durante jogo da Dinamarca cinco anos após parada cardíaca

    Christian Eriksen desmaia durante jogo da Dinamarca cinco anos após parada cardíaca

    O astro do futebol dinamarquês Christian Eriksen desmaiou durante o amistoso da Dinamarca e Ucrânia em 7 de junho de 2026, o que levou ao abandono da partida. O incidente assustador ocorreu cinco anos após sua parada cardíaca na Eurocopa de 2020, em junho de 2021. A federação dinamarquesa de futebol confirmou posteriormente que o jogador de 34 anos estava consciente e estável, e que exames médicos adicionais estavam sendo realizados.

    O recente susto com a saúde de Eriksen serve como um lembrete de que nem mesmo atletas de elite estão imunes a emergências médicas graves. Embora os jogadores de futebol estejam entre as pessoas mais fisicamente preparadas do mundo, o esporte já presenciou diversos incidentes chocantes ao longo dos anos, com jogadores desmaiando em campo devido a problemas de saúde preexistentes, problemas cardíacos ou lesões traumáticas.

    De ataques cardíacos a acidentes que os deixaram inconscientes, relembre os jogadores que apagaram nos gramados. O que aconteceu depois com esses talentos da bola? Eles se recuperaram depois destes incidentes? Lembra dos brasileiros na lista? Clique na galeria e veja a reposta para todas essas perguntas.

    Christian Eriksen desmaia durante jogo da Dinamarca cinco anos após parada cardíaca

  • TCU arquiva representação de Flávio Bolsonaro contra ex-nora de Lula

    TCU arquiva representação de Flávio Bolsonaro contra ex-nora de Lula

    O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu arquivar representação protocolada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) que pedia a investigação de Carla Ariane Trindade, ex-nora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    O senador pedia que o tribunal apurasse possíveis \”ilegalidades\” no repasse de recursos entre o Ministério da Educação e a empresa Life Tecnologia Educacional, ligada a Carla. O caso é investigado pela Polícia Federal e foi alvo de operação no ano passado.

    No acórdão publicado pelo TCU, os ministros da Segunda Câmara do órgão entendem que a representação de Flávio não continha elementos suficientes para justificar a abertura de uma investigação, uma vez que não apresentava documentação capaz de \”individualizar fatos, identificar procedimentos licitatórios ou contratos específicos ou delimitar possíveis responsabilidades.\”

    \”A mera menção a valores vultosos, a supostos esquemas de favorecimento ou a possíveis interferências externas, sem lastro em processos administrativos concretos, não preenche os requisitos de admissibilidade\”, diz o acórdão.

    O documento cita ainda que consultas realizadas pela unidade técnica em bases oficiais não identificaram licitações, contratos ou pagamentos envolvendo a empresa no âmbito federal e que a competência fiscalizatória do tribunal se restringe à aplicação de recursos federais.

    Durante as apurações, o TCU localizou Ata de Registro de Preços vinculada a uma licitação da Prefeitura de Hortolândia (SP) para aquisição de materiais educacionais. Como o edital da licitação indica como origem dos recursos o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que não recebeu complementação da União em 2025 e 2026, o tribunal entendeu que a competência nesse caso seria do Tribunal de Contas estadual.

    Diante disso, o TCU remeteu os documentos relativos ao certame ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), \”para que avalie a conveniência e a oportunidade de promover ação de controle acerca dos fatos relatados\”.

    Relembre investigação da PF

    Em novembro do ano passado, a PF deflagrou a Operação Coffee Break para apurar liberação de recursos do MEC para a Life Tecnologia Educacional, suspeita de fraudes.

    A empresa recebeu cerca de R$ 70 milhões para fornecimento de kits e livros escolares para três prefeituras do interior de São Paulo. Segundo a PF, o material vendido era superfaturado e os valores eram desviados para empresas de fachada.

    De acordo com a investigação, o dono da empresa, André Mariano, contratou Carla Ariane para obter vantagens junto ao governo federal. Ela foi casada com Marcos Cláudio Lula da Silva, filho da ex-primeira dama Marisa Letícia e filho adotivo do presidente Lula. Na época, Carla não se manifestou.

    A Polícia Federal aponta Carla como suspeita de defender os interesses privados de Mariano junto a órgãos públicos, principalmente na busca por recursos e contratos. As apurações continuam.

    TCU arquiva representação de Flávio Bolsonaro contra ex-nora de Lula

  • Show de Shakira na abertura da Copa entra em alerta após ameaça de tempestade no México

    Show de Shakira na abertura da Copa entra em alerta após ameaça de tempestade no México

    ADRIELLY SOUZA
    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A poucos dias do início da Copa do Mundo de 2026, uma preocupação inesperada começou a movimentar a organização do torneio.

    O espetáculo de abertura, que terá Shakira como uma das atrações principais, pode enfrentar dificuldades por causa das condições climáticas previstas para a Cidade do México, sede da partida inaugural da competição.

    Além do aguardado confronto entre México e África do Sul, marcado para abrir oficialmente o Mundial, a programação inclui uma cerimônia especial com apresentações musicais. De acordo com o jornal português A Bola, a previsão de fortes chuvas e tempestades passou a acender um sinal de alerta entre organizadores e autoridades locais.

    Serviços meteorológicos do país emitiram um alerta para a capital mexicana diante da possibilidade de chuvas intensas acompanhadas por tempestades ao longo do dia do evento.

    O show de Shakira é um dos momentos mais aguardados da cerimônia. A cantora, que também participa da música oficial desta edição da Copa ao lado de Burna Boy, deve subir ao palco pouco antes do início da partida.

    Até o momento, nenhuma alteração oficial foi anunciada. A programação segue mantida, mas equipes responsáveis pela operação do torneio acompanham a situação climática e trabalham com protocolos específicos para eventos extremos.

    Ainda segundo o jornal, as medidas incluem procedimentos voltados para casos de tempestades severas, incidência de raios e situações que possam comprometer a segurança do público, atletas e equipes técnicas.

    Show de Shakira na abertura da Copa entra em alerta após ameaça de tempestade no México

  • Bruno Guimarães faz campanha pela manutenção de Paquetá no meio-campo

    Bruno Guimarães faz campanha pela manutenção de Paquetá no meio-campo

    LUCIANO TRINDADE E MARCOS GUEDES
    NOVA JERSEY, EUA (FOLHAPRESS) – Bruno Guimarães concedeu entrevista na tarde de segunda-feira (8) no hotel The Ridge, em Basking Ridge, Nova Jersey, onde está concentrada a seleção brasileira para a Copa do Mundo, e deixou claro que aprova a manutenção de Lucas Paquetá no meio de campo.

    Ainda que tenha feito a ressalva de que “a decisão é do míster”, referindo-se ao técnico Carlo Ancelotti, o volante demonstrou sua preferência pela formação adotada na vitória por 2 a 1 sobre o Egito, em Cleveland, no último sábado (6), em relação ao time escalado no triunfo por 6 a 2 sobre o Panamá, no Rio de Janeiro, no domingo anterior (31).
    Clique aqui e entre no grupo FolhaStats

    “Na nossa dinâmica, ter um jogador a mais no meio foi muito interessante. Teve mais dinâmica de um-dois, tivemos chances para marcar mais gols, pecamos para aproveitar”, disse Guimarães, que apontou ainda o entrosamento que tem com Paquetá do tempo em que foi dele companheiro no Lyon.

    Diante do Panamá, a seleção jogou apenas com dois homens de meio-campo propriamente ditos, Casemiro e o próprio Guimarães, com quatro atacantes. No amistoso com o Egito, Paquetá exerceu a função de marcar pelo lado direito do campo, mas, quando tinha a bola, tornou-se um terceiro jogador no meio.

    “Para atacar, fica essa de que o 4-2-4 te dá mais opções, mas às vezes não tem mais aquele meia para fazer a bola chegar, fica um jogo mais direto. Acho que depende muito das características do jogo”, afirmou, antes de observar que a solidez na marcação foi maior no segundo amistoso.

    “Acho que a gente se defendeu de maneira melhor. O gol que tomamos foi uma infelicidade nossa [um passe desastrado do zagueiro Marquinhos], eles não criaram para fazer o gol. Mas, como falei, vai depender de como o míster vai definir. A gente fica na expectativa de que ele vai colocar o melhor time.”

    Bruno Guimarães faz campanha pela manutenção de Paquetá no meio-campo

  • Neymar faz exames para saber se poderá jogar na estreia do Brasil na Copa

    Neymar faz exames para saber se poderá jogar na estreia do Brasil na Copa

    NOVA JERSEY, EUA (FOLHAPRESS) – A comissão técnica da seleção brasileira terá nesta segunda-feira (8) um indicativo sobre a possibilidade de contar com Neymar na estreia do Brasil na Copa do Mundo, no próximo dia 13, contra o Marrocos. Em recuperação de uma lesão de grau 2 na panturrilha direita, o atleta fará exame de ressonância magnética que vai apontar o estágio da cicatrização da contusão.

    O resultado servirá como parâmetro para os médicos e preparadores físicos definirem os próximos passos da recuperação do camisa 10 e avaliarem se haverá tempo hábil para que ele retome os treinamentos com bola para ficar à disposição para o duelo contra a seleção marroquina.

    Neymar sofreu a lesão muscular em maio, o que gerou dúvidas sobre se ele estaria apto para a estreia da seleção no Mundial. O jogador, por exemplo, nem sequer viajou com a delegação para Cleveland, onde a equipe disputou contra o Egito no sábado (6) o último amistoso antes do início da competição. O Brasil venceu por 2 a 1, com gols de Bruno Guimarães e Endrick.

    No começo da semana passada, Carlo Ancelotti chegou a afirmar que não tem pressa com a recuperação do jogador. Naquele momento, segundo treinador, a recuperação do atleta vinha “progredindo bem”.

    Embora tenha divulgado imagens dos trabalhos físicos realizados por Neymar ao longo da semana, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não deu mais detalhes sobre a condição física do atleta. É esperado que isso aconteça nesta segunda.

    Aos 34 anos, o jogador tenta se colocar em condição de disputar sua quarta Copa do Mundo. No sábado (6), após o perfil da Fifa divulgar imagens do jogador nos três Mundiais que ele disputou, Neymar interagiu com a publicação e comentou que a edição de 2026 será sua “última dança”, ou seja, seu adeus do maior palco do futebol mundial.

    Neymar não atua pela seleção brasileira desde outubro de 2023. Depois disso, sucessivos problemas físicos impediram seu retorno à equipe. Ele nunca jogou sob o comando de Ancelotti, o que gerou um longo debate sobre sua convocação ou não para a Copa do Mundo.

    Após o italiano optar por convocá-lo, houve uma polêmica logo no dia da apresentação da equipe, com os médicos da seleção identificando uma gravidade maior do problema na panturrilha direita do que diziam o próprio jogador e o Santos.

    Os exames realizados pelo departamento médico da seleção brasileira, ainda em Teresópolis, apontaram uma lesão de grau 2, o que significa que houve ruptura parcial das fibras musculares, não apenas um edema.

    A extensão do ferimento foi divulgada pelo médico da equipe nacional, Rodrigo Lasmar, no último dia 28. Na ocasião, o médico apontou que o prazo de recuperação seria de três semanas, gerando dúvidas sobre a condição dele para atuar na estreia do Brasil na Copa.

    Após a partida contra Marrocos, no dia 13, a equipe enfrentará o Haiti, em 19 de junho, na Filadélfia, e a Escócia, em 24 de junho, em Miami.

    A real situação física do jogador gerou bastante desconforto nos dirigentes da CBF e na comissão técnica. Ficou claro para eles que o jogador e também o Santos não foram honestos em relação à lesão, ocorrida no último dia 17, véspera da festiva convocação dos 26 atletas do Brasil no Mundial.

    Na ocasião, Neymar reclamou muito ao ser substituído na derrota por 3 a 0 do time alvinegro para o Coritiba, na Neo Química Arena, em São Paulo.

    Neymar faz exames para saber se poderá jogar na estreia do Brasil na Copa

  • Volante na vaga de Wesley, Éderson chega aos EUA

    Volante na vaga de Wesley, Éderson chega aos EUA

    Chamado de última hora para integrar o elenco da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, o volante Éderson já se apresentou ao grupo comandado pela comissão técnica nos Estados Unidos. O jogador foi convocado após o corte do lateral-direito Wesley, que sofreu uma lesão e acabou ficando fora da competição.

    Éderson desembarcou em Nova Jersey na manhã desta segunda-feira (8), e seguiu diretamente para o hotel The Ridge, local onde a delegação brasileira está concentrada. A chegada aconteceu menos de 24 horas depois de a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciar oficialmente sua convocação para a disputa do Mundial.

    Quando recebeu a notícia, o atleta estava em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A partir da confirmação da chamada, ele iniciou uma viagem durante a madrugada para se juntar ao restante do elenco o mais rápido possível. A mudança nos planos ocorreu após a confirmação da lesão de Wesley, que havia participado do último amistoso preparatório da Seleção.

    O lateral-direito se machucou durante a vitória do Brasil sobre o Egito, em Cleveland, partida que marcou o último compromisso da equipe antes do início da Copa do Mundo. Após passar por exames médicos, foi constatada uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda. A ressonância magnética confirmou o problema, levando à decisão de seu corte da lista de convocados.

    Com isso, a CBF anunciou no domingo a entrada de Éderson no grupo que representará o país no torneio. A expectativa é que o volante já participe normalmente das atividades programadas para esta segunda-feira e fique à disposição da comissão técnica para os próximos compromissos.

    O jogador não atua oficialmente desde o dia 17 de maio, quando defendeu a Atalanta na vitória sobre o Bologna pelo Campeonato Italiano. Mesmo sem entrar em campo desde então, ele chega para reforçar o elenco brasileiro em um momento importante, assumindo a vaga aberta após a saída de Wesley e passando a integrar o grupo que buscará o título mundial nos Estados Unidos.

    Volante na vaga de Wesley, Éderson chega aos EUA

  • Filho de Zidane vai disputar a Copa, mas não pela França

    Filho de Zidane vai disputar a Copa, mas não pela França

    Embora o lendário Zinédine Zidane esteja aposentado dos gramados desde 2006, o sobrenome do ex-craque francês voltará a marcar presença em uma Copa do Mundo. Desta vez, porém, não será o campeão mundial de 1998 quem estará em campo, mas sim seu filho, Luca Zidane, que foi convocado para disputar o Mundial de 2026.

    A presença do sobrenome Zidane na competição chama atenção por um motivo curioso: Luca não defenderá a França, país pelo qual seu pai se tornou uma das maiores lendas da história do futebol. O goleiro de 28 anos foi incluído na lista final da Argélia para a disputa da Copa do Mundo, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.

    Atualmente defendendo o Granada, da segunda divisão espanhola, Luca foi um dos quatro goleiros escolhidos pelo técnico Vladimir Petkovic para integrar o elenco argelino. A decisão foge um pouco do padrão adotado pela maioria das seleções, que normalmente levam apenas três atletas para a posição. Portugal, seleção de Cristiano Ronaldo, é uma das exceções que também ampliou o número de goleiros convocados.

    Apesar de ter defendido as categorias de base da França, do sub-16 ao sub-20, Luca nunca chegou à seleção principal francesa. Já pela Argélia, país de origem de sua família, acumulou seis partidas e participou, inclusive, da campanha no Campeonato Africano das Nações deste ano, quando a equipe foi derrotada pela Nigéria por 2 a 0.

    No futebol de clubes, o goleiro teve uma temporada consistente pelo Granada. Em 26 partidas disputadas, conseguiu terminar oito sem sofrer gols, desempenho que ajudou a consolidar sua convocação para o Mundial.

    A Argélia chega à Copa após uma campanha sólida nas eliminatórias africanas. A seleção venceu oito de seus dez compromissos e garantiu a classificação direta, terminando sete pontos à frente de Uganda. O elenco ainda conta com jogadores conhecidos, como Rayan Ait-Nouri, Nabil Bentaleb e Riyad Mahrez.

    No Mundial, os argelinos terão pela frente um grupo desafiador. A estreia será contra a atual campeã Argentina, em 16 de junho. Depois, enfrentarão Jordânia e Áustria. Caso avance na segunda colocação, a equipe poderá cruzar com a Espanha logo na primeira fase eliminatória.

    Filho de Zidane vai disputar a Copa, mas não pela França