Categoria: ESPORTES

  • Lugano diz que Cristiano Ronaldo terá ‘pênaltis a favor’ na Copa e cita Messi no Qatar

    Lugano diz que Cristiano Ronaldo terá ‘pênaltis a favor’ na Copa e cita Messi no Qatar

    (UOL/FOLHAPRESS) – O ex-zagueiro do São Paulo e da Seleção Uruguaia, Diego Lugano, afirmou em um programa de TV nesta segunda (2) que Portugal é favorito a Copa do Mundo e que pênaltis podem ajudar a seleção e Cristiano Ronaldo, citando o exemplo de Messi na última Copa.

    Para Lugano, os pênaltis podem ser um fator decisivo para Portugal. No programa ”Resenha da Rodada” da ESPN, o ex-jogador disse que os pênaltis podem ajudar Cristiano Ronaldo, assim como ajudou Messi em 2022. O argentino marcou de pênalti na estreia contra a Arábia Saudita, nas quartas contra a Holanda, na semifinal contra a Croácia e na final, contra a França.

    Portugal (é favorito) porque Cristiano vai ter pênaltis a favor como teve Messi no CatarZagueiro vê o Brasil como quem pode ir mais longe da América do Sul. Na opinião de Lugano, a seleção brasileira é a que tem maior expectativa para chegar mais longe entre as seleções sul-americanas, superando a atual campeã, Argentina.

    Lugano diz que Cristiano Ronaldo terá ‘pênaltis a favor’ na Copa e cita Messi no Qatar

  • CBF sela acordo, e jogadores podem ficar com até 70% da premiação

    CBF sela acordo, e jogadores podem ficar com até 70% da premiação

    RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A seleção brasileira viajou aos Estados Unidos com o modelo de premiação definido para a Copa do Mundo. A lógica é a seguinte: a CBF tem um valor que ganhará da Fifa pela colocação final no Mundial, e um percentual disso vai para a delegação.

    Do que a delegação terá direito a receber (dependendo de quão longe o Brasil for), 70% vão para os jogadores. Os outros 30% serão divididos entre os demais membros da comitiva brasileira (comissão técnica e estafe).

    O valor de referência é obtido com base na tabela da Fifa (Federação Internacional de Futebol) para cada fase. Se o Brasil for campeão, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) vai receber US$ 50 milhões (R$ 251 milhões).

    A delegação não ficará com todo esse dinheiro -parte ficará com a entidade brasileira.

    Os jogadores e a CBF tiveram duas conversas nos últimos dias (uma na Granja Comary e outra no Rio) para bater o martelo sobre como será a divisão.

    Participaram da reunião final lideranças do grupo atual: Neymar, Casemiro, Danilo, Alisson e Raphinha. O capitão Marquinhos estava na Europa por causa da final da Champions League.

    Na primeira fase, por exemplo, a delegação terá direito a cerca de 60% do que a CBF receber da Fifa, segundo a reportagem apurou. Se a seleção cair na fase seguinte (a primeira do mata-mata), pouco mais de 50% correspondente a esse estágio da competição.

    E do percentual que vai para a delegação vem então a subdivisão: 70% para os jogadores e 30% para outros membros da delegação.

    As conversas sobre o tema foram classificadas como tranquilas nos bastidores da seleção. Esse modelo segue o padrão dentro do grupo.

    Ao todo, a Fifa distribuirá US$ 655 milhões (R$ 3,2 bilhões) entre as 48 seleções. Ao participar da fase de grupos, cada uma já assegura pelo menos US$ 9 milhões (R$ 45 milhões).

    BICHO JÁ GEROU CONFUSÃO HÁ 36 ANOS

    Discussões sobre premiação (ou bicho, no jargão do futebol) já geraram problema em Copas. Em 1990, houve um racha entre jogadores e CBF. Eles descobriram que o valor que a entidade disse que ganharia em um contrato com a Pepsi, na real, era maior do que informado a eles.

    O grupo já estava na Itália, durante o Mundial, e ainda tinha discussão sobre esse tema. Chegaram até a colocar na roda de discussão o dinheiro que Lazaroni estava ganhando da Fiat em comerciais lançados por ocasião da Copa.

    “Naquela época era o bicho, né. Uns entendiam que a premiação deveria ser dividida só entre os jogadores. A comissão técnica não gostou, com razão. Em 1994, a gente entendeu que todo mundo que estava lá tinha que ganhar igual. Se tivesse acontecido isso em 1990, seria melhor”, conta Romário, no documentário Copa 1990 feito pelo UOL.

    Em 2026, a CBF e os jogadores resolveram a história antes de pisarem em solo dos Estados Unidos.

    CBF sela acordo, e jogadores podem ficar com até 70% da premiação

  • Copa do Mundo: Os momentos mais chocantes da história (até morte)

    Copa do Mundo: Os momentos mais chocantes da história (até morte)

    Ninguém está imune ao erro. Que o digam alguns craques do futebol, técnicos e árbitros bem-sucedidos, mas que ficaram marcados na história das Copas do Mundo após protagonizarem falhas terríveis. Desde decisões infelizes, passando por más condutas em campo a gols contras, esses profissionais eternizaram momentos icônicos, difíceis de serem esquecidos pelo grande público.

    Na galeria a seguir, confira algumas dos momentos mais chocantes do torneio: das maiores gafes, passando por fracassos trágicos e até morte!

    Copa do Mundo: Os momentos mais chocantes da história (até morte)

  • Paquetá relembra acusação sobre apostas: ‘Era difícil dar um sorriso’

    Paquetá relembra acusação sobre apostas: ‘Era difícil dar um sorriso’

    (UOL/FOLHAPRESS) – O meia Lucas Paquetá disse que a acusação de envolvimento com esquema de apostas na Inglaterra afetou muito a vida pessoal. O jogador concedeu entrevista ao programa “Convocadas” da TV Globo, um documentário que aborda a rotina das esposas dos jogadores da seleção.

    Paquetá destacou que os problemas foram muito além de perder a chance de jogar no Manchester City. O clube inglês encerrou as negociações com ele por conta das acusações.

    “Era uma coisa que me afetava mais profissionalmente, mas que acabava afetando totalmente a nossa relação. Era difícil dar um sorriso, brincar com as crianças. Isso me matava. Esse momento machucou muito”, disse Paquetá, à TV Globo.

    A investigação da FA (Federação Inglesa de Futebol) começou em 2023, a partir da suspeita de que Paquetá teria forçado cartões amarelos para manipular apostas. O meia brasileiro foi formalmente acusado em 2024 e acabou absolvido em 2025.

    Apesar da absolvição, a Federação Inglesa puniu o brasileiro por não contribuir nas investigações. Ele foi condenado a pagar 10% dos valores do processo por ter cometido duas infrações à regra F3 -que diz respeito ao comportamento e à colaboração do atleta durante a investigação.

    Paquetá relembra acusação sobre apostas: ‘Era difícil dar um sorriso’

  • Corinthians terá diretoria em regime de plantão durante férias do elenco

    Corinthians terá diretoria em regime de plantão durante férias do elenco

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Corinthians entrará em recesso por 25 dias durante a pausa do calendário brasileiro para a Copa do Mundo, mas manterá o departamento de futebol em atividade mesmo no período de férias.
    A diretoria seguirá em regime de plantão para tratar de possíveis movimentações de mercado durante a paralisação.

    DE FÉRIAS, MAS NEM TANTO

    Mesmo fora da rotina presencial no centro de treinamento, integrantes do departamento de futebol seguirão à disposição para eventuais negociações. O entendimento interno é de que a pausa no calendário não interrompe possíveis tratativas por reforços ou saídas de atletas.

    O elenco inicia as férias após a partida contra o Grêmio, neste sábado, em Porto Alegre. A reapresentação dos jogadores está marcada para o dia 25 de junho, no CT Joaquim Grava. Já a comissão técnica retornará um dia antes para organizar o cronograma da intertemporada.

    A pausa será utilizada pelo Corinthians para reorganizar diferentes setores do futebol. Além da recuperação física do elenco, o clube também trabalha na definição do planejamento da intertemporada ao lado de Fernando Diniz e sua equipe.

    PLANEJAMENTO FÍSICO

    O Corinthians ainda finaliza o cronograma físico para o período sem jogos. A tendência é que o clube monte uma programação para equilibrar descanso, recuperação e retomada gradual das atividades antes do reinício da temporada.

    A comissão técnica já discutia internamente, desde o início do ano, a necessidade de administrar um primeiro semestre mais desgastante fisicamente. O planejamento foi traçado ainda durante a pré-temporada por causa do calendário apertado entre 2025 e 2026.

    O Corinthians encerrou a última temporada no dia 21 de dezembro, após a final da Copa do Brasil. Pouco mais de dez dias depois, em 3 de janeiro, o elenco já se reapresentava para o início da preparação deste ano.

    Por causa desse intervalo reduzido, o clube não conseguiu cumprir os 30 dias de férias previstos entre uma temporada e outra. Assim, a paralisação para a Copa do Mundo também servirá para completar o período de descanso dos jogadores.

    A comissão técnica ainda define como será o acompanhamento dos atletas lesionados durante o recesso. O tema vem sendo tratado internamente entre os profissionais da preparação física, fisiologia e departamento médico.

    CORINTHIANS QUER AMISTOSO NA INTERTEMPORADA

    Com aval de Fernando Diniz, o Corinthians também trabalha para realizar ao menos um amistoso durante a intertemporada. O clube ainda depende de ajustes jurídicos para oficializar a partida.

    A ideia é que o amistoso aconteça no dia 12 de julho e fora do estado de São Paulo. A atividade serviria como preparação para a retomada do calendário nacional no fim do mês.

    O primeiro compromisso do Corinthians após a pausa da Copa do Mundo será contra o Remo, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. A partida tem data-base prevista para 22 de julho, mas ainda aguarda confirmação da CBF.

    Corinthians terá diretoria em regime de plantão durante férias do elenco

  • ‘Incrível desde a base’, diz Mensik sobre Fonseca

    ‘Incrível desde a base’, diz Mensik sobre Fonseca

    RIO, None (UOL/FOLHAPRESS) – O tenista tcheco Jakub Mensik elogiou o brasileiro João Fonseca após vencê-lo por 3 a 0 no torneio de Roland Garros.
    Mensik destacou a qualidade de Fonseca como adversário logo após a partida em Paris. “João é um ótimo cara, um ótimo competidor”, afirmou o tcheco ao analisar o confronto contra o jovem brasileiro.

    O início do jogo foi marcado pela tensão de ambos os lados na quadra de saibro. O tcheco admitiu que os dois atletas começaram a partida com nervosismo, mas que o nível técnico subiu ao longo do duelo.

    A reta final do confronto teve lances de alto nível que exigiram atenção máxima de Mensik. “No final da partida, houve alguns golpes incríveis”, disse o tcheco, satisfeito por continuar lutando e manter o foco.

    ANÁLISE TÁTICA E DESEMPENHO DE MENSIK

    Para o tcheco, a partida foi decidida pela postura agressiva e pela variação de jogadas. Ele explicou que o objetivo principal não era bater forte, mas abrir a quadra e ir para a frente.

    Mensik considera o brasileiro um dos principais nomes do circuito profissional atualmente. “João é um dos melhores jogadores do tour, incrível desde a base”, completou o tenista sobre as qualidades de Fonseca.

    A vitória consolidou uma das melhores atuações de Mensik na temporada. Ele avalia que o último game e a pausa da partida representaram o seu melhor desempenho técnico até o momento.

    ‘Incrível desde a base’, diz Mensik sobre Fonseca

  • Enfermeira denuncia abuso sexual após festa na residência de Schumacher

    Enfermeira denuncia abuso sexual após festa na residência de Schumacher

    Um tribunal da cidade de Nyon, na Suíça, começou a analisar nesta semana um caso de suposto estupro envolvendo um piloto profissional que frequentava o círculo próximo de Michael Schumacher. A acusação foi apresentada por uma enfermeira que integrava a equipe responsável pelos cuidados do heptacampeão mundial de Fórmula 1.

    De acordo com o relato da mulher, o episódio teria ocorrido em novembro de 2019, durante uma confraternização realizada na residência da família Schumacher. Apesar de o caso ter acontecido há quase seis anos, a denúncia formal foi registrada apenas em outubro de 2025.

    Segundo os documentos apresentados à Justiça, a enfermeira participou do encontro após encerrar seu expediente. Durante a celebração, ela consumiu bebidas alcoólicas e passou mal. Colegas teriam então a levado para um quarto da casa para que pudesse descansar.

    A acusação afirma que, algum tempo depois, o piloto australiano Joey Mawson entrou sozinho no cômodo onde a mulher dormia.

    Ao despertar, a enfermeira relatou ter encontrado Mawson ao seu lado e afirmou que estava sem roupas. Ela também declarou ter sentido dores nas regiões vaginal e anal e notado manchas de sangue nos lençóis, circunstâncias que a levaram a suspeitar de abuso sexual.

    Joey Mawson reconhece que houve relação sexual entre os dois, mas rejeita qualquer acusação de violência. A defesa do piloto sustenta que o encontro foi consensual e contesta a versão apresentada pela denunciante.

    O caso agora será analisado pela Justiça suíça, que deverá ouvir testemunhas e avaliar as provas reunidas durante a investigação antes de chegar a uma decisão.

    Além do processo criminal, Mawson enfrenta atualmente outra controvérsia fora das pistas. O piloto também cumpre uma suspensão relacionada a um caso de doping no automobilismo.

    Gabriel Magalhães foi um dos personagens da decisão continental ao errar a última cobrança da disputa por pênaltis contra o Paris Saint-Germain, da França

    Folhapress | 22:36 – 02/06/2026

    Enfermeira denuncia abuso sexual após festa na residência de Schumacher

  • Com Magalhães, Martinelli e Marquinhos, Brasil treina sem Neymar em campo

    Com Magalhães, Martinelli e Marquinhos, Brasil treina sem Neymar em campo

    NEW JERSEY, EUA (UOL/FOLHAPRESS) – A seleção brasileira fez o seu primeiro treino nos Estados Unidos quase completa. Com as chegadas de Gabriel Martinelli, Gabriel Magalhães e Marquinhos, que disputaram a final da Liga dos Campeões no sábado, o grupo teve 25 dos 26 jogadores em campo pelas imagens que a CBF TV mostrou no seu YouTube. O treino foi fechado para a imprensa.

    Neymar, que se recupera de uma lesão na panturrilha, foi a exceção. Ele não foi a campo no trecho exibido no vídeo e segue afastado após ter detectada uma lesão de grau 2 em um exame em Teresópolis, durante a preparação do time para o amistoso contra o Panamá.

    O jogador já está descartado para o amistoso do próximo dia 6, contra o Egito, que será disputado em Cleveland. Ele ainda é dúvida para a estreia no Mundial, contra Marrocos, no dia 13.

    A seleção desembarcou nesta terça-feira (02) (2) no começo da manhã nos Estados Unidos, fico no hotel durante o dia e treinou no fim da tarde. nesta quarta-feira (03) (3), o time vai treinar em dois períodos: às 11h30 e às 18h30 (ambos no horário de Brasília).

    Com Magalhães, Martinelli e Marquinhos, Brasil treina sem Neymar em campo

  • Mesmo com derrota, Fonseca fica perto de melhor ranking e leva prêmio milionário

    Mesmo com derrota, Fonseca fica perto de melhor ranking e leva prêmio milionário

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A campanha até as quartas de final em Roland Garros e a combinação de resultados de rivais vão fazer João Fonseca subir ao menos quatro posições no ranking mundial que será divulgado na próxima segunda-feira (8). Hoje ele é o 30º.

    A soma em tempo real da pontuação da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) mostra que o tenista carioca subiu provisoriamente cinco posições, chegando ao 25º posto. Até hoje, o brasileiro de 19 anos teve como melhor marca a 24ª colocação (em novembro de 2025).

    Para ganhar mesmo cinco, não quatro casas, Fonseca precisa torcer para que nenhum Matteo italiano -Berrettini ou Arnaldi- chegue à decisão do Grand Slam francês. Os dois se enfrentam nesta quarta-feira (3) pelas quartas de final.

    Além de ter atingido pela primeira vez as quartas de um Grand Slam, João contou com tropeços de rivais como os norte-americanos Frances Tiafoe e Tommy Paul, o britânico Cameron Norrie e os argentinos Francisco Cerúndolo e Tomás Martín Etcheverry.

    Dentro do top 10, a principal alteração será a queda de Novak Djokovic, eliminado por Fonseca na terceira rodada do saibro de Paris. O sérvio vai aparecer em sétimo lugar. Já o canadense Félix Auger-Aliassime ganhará duas posições e será o novo quarto colocado.

    O italiano Jannik Sinner, que caiu na segunda rodada em Roland Garros, e o espanhol Carlos Alcaraz, que não jogou por estar lesionado, permanecerão em primeiro e segundo, respectivamente.

    Premiação

    Por chegar até as quartas de final, Fonseca vai levar um prêmio de 470 mil euros (pouco mais de R$ 2,77 milhões). Até hoje, o carioca acumulou, apenas em premiação em quadra, mais de US$ 3,33 milhões (equivalente hoje a mais de R$ 16,7 milhões).

    Mesmo com derrota, Fonseca fica perto de melhor ranking e leva prêmio milionário

  • Mensik elimina Fonseca nas quartas de Roland Garros após batalha no terceiro set

    Mensik elimina Fonseca nas quartas de Roland Garros após batalha no terceiro set

    PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – A corrida histórica de João Fonseca em Roland Garros chegou ao fim nas quartas de final. O carioca de 19 anos foi eliminado nesta terça-feira (2) pelo tcheco Jakub Mensik, 27º do mundo, por 3 sets a 0 -6/4, 6/3 e 7/6- numa noite em que não repetiu o nível que o levou a bater Novak Djokovic e Casper Ruud nas rodadas anteriores.

    A previsão era de um confronto equilibrado entre dois jogadores da mesma geração. Não foi o que aconteceu nos dois primeiros sets. Mensik controlou a partida com serviços potentes -incluindo vários aces decisivos-, bom jogo de fundo de quadra nos dois lados e uma estratégia clara: evitar o forehand de Fonseca, principal arma do brasileiro, forçando as jogadas pelo lado do backhand.

    Fonseca mostrou menos intensidade do que nas rodadas anteriores. Cometeu erros não forçados em momentos decisivos, incluindo duplas faltas -raridade em seu torneio– que custaram games importantes. No segundo set, chegou a cometer duas duplas faltas no mesmo game, sinalizando dificuldade no serviço e pressão crescente.

    A torcida brasileira, presente na Philippe-Chatrier com teto fechado por causa das chuvas que caíam sobre Paris ao início da noite -17°C, bem mais frio do que nas semanas anteriores-, tentou animar Fonseca sem conseguir alterar o rumo dos dois primeiros sets. Gustavo Kuerten, que acompanhou a campanha do brasileiro na arquibancada ao longo do torneio, estava novamente presente.

    No terceiro set, Fonseca chegou reagiu. Quebrou o serviço de Mensik logo no primeiro game -o tcheco cometeu três duplas faltas- e abriu 2/0. Chegou a liderar 5/3 e serviu para fechar a parcial. Mas Mensik, num game durríssimo, quebrou de volta o serviço do brasileiro com break point convertido após uma dupla falta de Fonseca, empatando em 5/5 e mantendo o set aberto.

    A eliminação nas quartas não apaga o que Fonseca construiu neste Roland Garros. Aos 19 anos, chegou mais longe do que qualquer brasileiro no masculino desde Guga em 2004, derrotou Djokovic num jogo de quase cinco horas e confirmou que seu tênis já opera no nível dos melhores do mundo.

    Mensik elimina Fonseca nas quartas de Roland Garros após batalha no terceiro set