Categoria: ESPORTES

  • Cuca reclama de ‘disse me disse’ dentro do Santos e revela pré-temporada em Portugal

    Cuca reclama de ‘disse me disse’ dentro do Santos e revela pré-temporada em Portugal

    O técnico Cuca comemorou o “grande jogo” do Santos na vitória por 3 a 0 sobre o Deportivo Cuenca, nesta terça-feira, na Vila Belmiro, resultado que garantiu a classificação da equipe para os playoffs da Copa Sul-Americana. Após a partida, o treinador também aproveitou para desabafar sobre críticas e rumores envolvendo o goleiro Brazão.

    “Fizemos um grande jogo. Pelo menos dois terços da partida com domínio total. Tivemos criatividade, muita troca de passes. Marcamos três gols e poderíamos ter feito mais. Foi um jogo muito bem jogado. No final, ainda tivemos o pênalti, que premiou a atuação do Brazão”, afirmou Cuca em entrevista coletiva.

    O treinador negou qualquer problema com o goleiro e criticou os rumores nos bastidores do clube.

    “Nunca tive nenhum problema com o Brazão. Nunca disse que ele não iria jogar, mas aqui no Santos existe muito disse me disse. O Brazão sofre uma cobrança pelo que conquistou no ano passado, quando foi um dos grandes responsáveis pelo Santos permanecer na primeira divisão”, completou.

    Cuca também falou sobre o período de paralisação do calendário por causa da Copa do Mundo e revelou que o elenco fará uma viagem para a Europa durante a pausa. A ideia é realizar uma espécie de pré-temporada, com três ou quatro amistosos.

    “Vai servir para equilibrar o elenco. Estamos tendo de improvisar o improviso. Vamos precisar ser criativos porque sabemos do momento complicado que vivemos para contratações. Nossa maior contratação será recuperar jogadores que já estão aqui. São atletas bons. Melhor do que trazer três ou quatro jogadores sem saber como vão reagir”, declarou.

    Antes da pausa para a Copa do Mundo, o Santos volta a campo no sábado, em Salvador, contra o Vitória, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe ocupa a 17ª posição, primeira dentro da zona de rebaixamento, com 18 pontos.

    Os paraguaios estão em alta na Libertadores e Alex Arce é responsável por mais da metade dos gols do Independiente Rivadavia na Libertadores deste ano

    Folhapress | 22:35 – 26/05/2026

    Cuca reclama de ‘disse me disse’ dentro do Santos e revela pré-temporada em Portugal

  • ‘Haaland paraguaio’ assombra rivais e é artilheiro da Liberta antes da Copa

    ‘Haaland paraguaio’ assombra rivais e é artilheiro da Liberta antes da Copa

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – No ano em que o Paraguai volta a disputar uma Copa do Mundo, a Libertadores tem um artilheiro paraguaio. Com oito gols em cinco jogos, Alex Arce, do Independiente Rivadavia, leva nada mais do que o apelido de “Haaland paraguaio”.

    CONHEÇA ALEX ARCE

    Arce é responsável por mais da metade dos gols do Rivadavia na Libertadores deste ano. Ao todo, a equipe foi às redes 12 vezes. Com os tentos dele e dos companheiros, o time já soma 13 pontos, garantiu o primeiro lugar no grupo do Fluminense e luta para ter a melhor campanha geral logo em seu ano de estreia no torneio.

    A Libertadores é mais um exemplo de quão bom tem sido o desempenho de Arce nos últimos anos. De 2023 para cá, o atacante soma 85 gols marcados, mostrando que o apelido não é em vão.

    Foi durante esse intervalo de três anos que o apelido surgiu. Mais precisamente, o paraguaio ganhou a alcunha enquanto jogava pela LDU, do Equador, entre 2024 e o começo de 2025. Por lá, foram 42 gols em 63 jogos.

    Mas a carreira dele nem sempre foi assim. Arce estreou profissionalmente somente com 22 anos, no Cerro Porteño. Depois, ele se mudou para o Rubio Ñu, onde jogou a segunda divisão, mas sem destaque.

    Arce chegou a virar vendedor ambulante. Durante o período da pandemia, o atacante trabalhou nesta área para ajudar a família e evitar problemas financeiros.

    Na volta do futebol, ele foi jogar no Sportivo Ameliano, do Paraguai. Foi de lá que ele saiu para a primeira passagem pelo Independiente Rivadavia -depois foi para a LDU e voltou à Argentina.

    O auge da carreira vem justamente no ciclo que levou o Paraguai de volta à Copa após 16 anos. Convocado desde 2024, o atacante tem 14 jogos disputados pela Albirroja e tem um gol marcado. Existe uma grande possibilidade dele ser chamado para o Mundial. Na fase de grupos, a seleção encara Estados Unidos, Austrália e Turquia.

    PARAGUAI EM ALTA

    Os paraguaios estão em alta na Libertadores. Dos quatro principais artilheiros desta edição, três nasceram no país.

    Arce lidera com oito, mas Carlos González (Ind. Del Valle) vem logo atrás, com seis. Melgarejo (Libertad) divide o terceiro lugar com o argentino Fydriszewski (Ind. Medellín).

    Diferentemente de Arce, Melgarejo e Carlos González estão distantes do radar da seleção. O primeiro tem 35 anos e não joga pela Albirroja desde 2022. O segundo tem 33 e não é convocado desde 2023.

    ‘Haaland paraguaio’ assombra rivais e é artilheiro da Liberta antes da Copa

  • Botafogo sela acordo de paz com Eagle e engatilha novo investidor para SAF

    Botafogo sela acordo de paz com Eagle e engatilha novo investidor para SAF

    RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A SAF Botafogo e a Eagle Bidco assinaram um acordo de paz. O documento prevê a suspensão por um mês dos processos judiciais em curso. A batalha começou quando John Textor estava no poder e agora perde força com mudanças administrativas no alvinegro.

    O acordo foi firmado pelas partes neste domingo e será formalizado por meio de petição nos diferentes processos na Justiça do Rio a partir desta segunda-feira, segundo a reportagem apurou.

    A Eagle é detentora de 90% das ações da SAF Botafogo. Os outros 10% são do clube associativo.

    O movimento pavimenta o caminho para a recuperação judicial da SAF e a chegada de um novo investidor, o grupo GDA Luma, sob propriedade de Gabriel de Alba.

    Mas a ideia com o acordo e os passos subsequentes é não mexer em quem comanda a operação da SAF Botafogo atualmente: Eduardo Iglesias, nomeado pelo juízo da recuperação judicial há 10 dias.

    A trégua com a Eagle é considerada definitiva. Mas por limite legal, a suspensão dos processos só pode acontecer por 30 dias, renováveis por mais 30.

    POR QUE O ACORDO É CRUCIAL

    Após idas e vindas nos últimos dias, envolvendo até decisões no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a respeito da devolução dos poderes políticos à Eagle dentro do conselho de administração da SAF, o acordo é visto como fundamental para sustentar os planos em marcha no Botafogo.

    E isso passou por assegurar que a então iminente recuperação judicial fosse ajuizada, já que o desejo da acionista majoritária (a Eagle) era de evitá-la, na visão de quem acompanha o caso pelo Botafogo.

    Quando o pedido de Recuperação Judicial foi feito -e aceito-, isso se deu em um cenário no qual a Eagle não tinha direitos políticos. Logo, bastou o aval do clube associativo.

    A recuperação judicial era necessária, pois se tratava da única ferramenta para derrubar os transfer bans da Fifa, evitar perda de jogadores -que poderiam sair a custo zero- e suspender cobranças e execuções contra a SAF Botafogo. Com esse mecanismo, o Botafogo tenta equacionar parte de uma divida que alcança aproximadamente R$ 2 bilhões.

    Desde o pedido de recuperação judicial, SAF e a Eagle já vinham costurando o acordo de pacificação, pois entendiam que o pedido de RJ era um caminho sem volta.

    O acordo suspende todos os processos entre Botafogo e Eagle. Eduardo Iglesias seguirá no comando da SAF, sem que haja indicação de membros ao conselho.

    As partes se comprometeram a não fazer mais petições nos casos em trâmite e não entrar com novas ações. Fica tudo suspenso, menos a recuperação judicial.

    O acerto com a Eagle ainda pressupõe passos seguintes, pavimentado a entrada de um novo investidor. E aí que a GDA entra na jogada.

    COMO O BOTAFOGO PODE SAIR DO BURACO

    Segundo quem participa das conversas, o cenário costurado é que Eagle/Lyon paguem um valor para deixar a sociedade da SAF e haja a devolução dos 90% para a associação.

    O montante final está sendo discutido entre as partes, mas um ponto de partida estimado é na casa de 25 milhões de euros (R$ 147 milhões).

    Esse pagamento viria por meio de um financiamento DIP (sigla de debtor-in-possesion). É um meio de repassar verba a quem está em recuperação judicial, garantindo capital de giro com segurança jurídica.

    A Eagle pagaria para devolver? A lógica para esse movimento está no passivo. A companhia faria o movimento para se livrar da dívida de cerca de R$ 2 bilhões, que seria assumida pelo investidor futuro. Pelas discussões até agora, a GDA.

    A reboque, um outro passo nessa história -aí, como uma condicionante dessa saída da Eagle- é que se dê a quitação dos valores que o Botafogo entende ter a receber do Lyon e vice-versa.

    No popular, o clube francês ficaria com seus problemas, o Botafogo com os dele, e vida que segue.

    Por quê? Textor fez um emaranhado de transações, que gerou passivos para os dois lados. Ele transferiu valores de premiação, patrocínio e venda de jogadores da SAF Botafogo para Eagle/Lyon, que somaram mais de R$ 900 milhões.

    As transferências foram feitas para que a compra do Lyon pela Eagle fosse efetivada, garantindo-se, na sequência, a manutenção do clube francês na primeira divisão da França. O Botafogo não recebeu o dinheiro de volta.

    Por outro lado, Textor vendia recebíveis futuros -neste caso, com transferências de jogadores- para instituições financeiras com o intuito de ter dinheiro de imediato.

    A questão é que essa operação, chamada de factoring, gerou taxas que encareceram o movimento, ao mesmo tempo que deixou o Lyon com uma dívida alta lá fora.

    APROVAÇÃO NECESSÁRIA

    Com a situação da Eagle pacificada, o Botafogo associativo vai apresentar a proposta recebida pela compra dos 90% das ações da SAF em assembleia no conselho deliberativo.

    O que está engatilhado com a GDA, segundo quem participa das conversas, é que o grupo ficaria com essas ações, trazendo o compromisso de aporte de ao menos 85 milhões de euros (cerca de R$ 500 milhões) na SAF a longo prazo.

    O Botafogo projeta que a GDA já faria em um prazo curto um repasse de 15 milhões de euros (R$ 87 milhões). Na visão do clube, esse aporte e a provável negociação do volante Danilo trarão valores suficientes para o cumprimento das obrigações da SAF pelo menos até o final do ano. Sem contar os demais montantes vindos da GDA e da Eagle/Lyon previstos para ainda esse ano.

    A GDA já mandou ao Botafogo seus documentos assinados. Com a aprovação do conselho, o presidente do associativo, João Paulo Magalhães, poderá colocar sua assinatura.

    Além da GDA, o próprio Textor também tem uma proposta para “recomprar” a SAF. Mas ela deve ser rejeitada. Não há clima para isso, e o Botafogo quer seguir a vida sem ele.

    Botafogo sela acordo de paz com Eagle e engatilha novo investidor para SAF

  • Roland Garros: Bia Haddad e Demoliner vencem estreias nas duplas

    Roland Garros: Bia Haddad e Demoliner vencem estreias nas duplas

    Primeiros brasileiros a estrearam no torneio de duplas de Roland Garros, em Paris (França), a paulista Beatriz Haddad Maia e o gaúcho Marcelo Demoliner venceram suas respectivas partidas e avançaram à segunda rodada.

    Nesta terça-feira (26), a parceria de Bia Haddad com a russa Liudmila Samsonova derrotou as favoritas Lyudmyla Kichenok (Ucrânia) e Desirae Krawczyk (Estados Unidos), cabeças de chave número 9. Triunfo importante para a brasileira, que no último domingo (24) se despediu precocemente da chave de simples após derrota para a britânica Francesca Jones por 2 sets a 1.

    Ao fim de 2h15min de embate, a dupla Brasil-Rússia ganhou por 2 sets a 1 com parciais de 7/5 2/6 6/2. As adversárias na próxima rodada serão as vencedoras do confronto entre as indonésias Janice Tjen e Aldila Sutjiadi contra a dupla da tcheca Marie Bouxková com a espanhola Sara Sorribes, que jogam na próxima quinta (28).

    O dia também foi bom para a parceria do brasileiro Demoliner com o indiano Sriram Balaji. Eles despacharam a dupla do alemão Constantin Frantzen com o holandês Robin Haase com vitória por 2 sets a 1 (6/3, 4/6 e 6/3). Os rivais sairão do duelo desta quarta (27), a partir das 9h30 (horário de Brasília) entre os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner contra os cabeças de chave número 9 – Guido Andreozzi (Argentina) e Manuel Guinard (França).O brasil conta com representantes em outras cinco duplas que estrearão na quarta (26) e na quinta (27). Veja programação ao fim do texto.

    João Fonseca disputa 2ª rodada nesta quartaApós uma estreia impecável, o carioca João Fonseca entra em quadra a partir das 10h desta quarta (27) pela segunda rodada da chave de simples de Roland Garros. Cabeça de chave número 28, o brasileiro de 19 anos terá pela frente o croata Dino Prizmic, de 20 anos, atual 72º colocado no ranking mundial. Prizmic eliminou na estreia o norte-americano Michael Zheng (146º) e desbancou recentemente o  número 5 do mundo, o norte-americano Ben Shelton (na segunda rodada do Masters 1000 de Madri) e o multicampeão sérvio Novak Djokovic (5º) na segunda rodada do Masters de Roma.

    Estreias de brasileiros nas duplas

    QUARTA-FEIRA (27)

    Feminina

    6h – Luisa Stefani e Gabriela Gabrowski (Canadá) x Maia Lumsden (Grã-Bretanha) e Isabelle Haverlag (Países Baixos);

    Masculina

    6h – Rafael Matos e Orlando Luz x André Göransson (Suécia) e Evan King (EUA);

    6h – Fernando Romboli e John-Patrick Smith (Austrália) x Rabien Rebout (França) e Sadio Doumbia (França);

    QUINTA (28)

    Feminina

    Sem horário definido – Ingrid Gamarra Martins e Solana Sierra (Argentina) x Alexandra Panova (Rússia) e Harriet Dart (Grã-Bretanha)

    Masculina

    Sem horário definido – Marcelo Melo e Andrés Molteni (Argentina) x Neal Skupski (Grã-Bretanha) e Christian Harrison (EUA)

    Roland Garros: Bia Haddad e Demoliner vencem estreias nas duplas

  • Corinthians: queda de Andrés teve bate-boca, vice expulso e espuma

    Corinthians: queda de Andrés teve bate-boca, vice expulso e espuma

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A expulsão de Andrés Sánchez do quadro associativo do Corinthians foi marcada por discussões, questionamentos jurídicos, retirada de dirigentes da reunião e festa de torcedores do lado de fora do Parque São Jorge.

    O Conselho Deliberativo aprovou nesta segunda-feira a exclusão do ex-presidente por 112 votos favoráveis, 49 contrários e seis abstenções.

    CLIMA TENSO

    Conforme apurou o UOL, a sessão teve momentos de tensão antes mesmo do início da votação. Conselheiros ligados ao ex-presidente tentaram mudar o formato da deliberação e levantaram questionamentos sobre a condução do processo por Leonardo Pantaleão, presidente em exercício do Conselho Deliberativo.

    A principal divergência ocorreu em torno do modelo de votação. Segundo relatos obtidos pelo UOL, o ex-presidente Mário Gobbi defendeu que o voto fosse secreto e pediu ainda a inclusão de uma punição alternativa de suspensão.

    Os pedidos foram rejeitados pela mesa sob entendimento de que não havia previsão estatutária obrigatória para voto fechado nem necessidade de inclusão de pena alternativa. Conforme apurado, os questionamentos foram registrados em ata e poderão ser usados futuramente em eventual tentativa de contestação judicial do resultado por parte de Andrés e seus aliados.

    Outro ponto levantado durante a sessão foi a atuação de Pantaleão. Um conselheiro questionou o fato de ele acumular a presidência interina do Conselho Deliberativo e da Comissão de Ética, responsável pelo parecer que recomendou a expulsão de Andrés.

    Segundo relatos obtidos, Pantaleão respondeu que não atuaria na sessão como integrante da Comissão de Ética e que não participaria da votação, limitando-se à condução dos trabalhos.

    O ambiente no salão do Conselho teve discussões entre conselheiros e interrupções ao longo da reunião.

    Houve bate-boca entre Mário Gobbi e o conselheiro Marcos Ribeiro Caldeirinha após nova defesa do voto secreto por parte do ex-presidente. Os dois trocaram acusações verbais durante a sessão. Integrantes presentes relataram que o episódio elevou o tom do ambiente pouco antes da abertura da votação nominal.

    Ainda no início da reunião, Armando Mendonça, vice-presidente do Corinthians, deixou o plenário após ser informado de que membros da diretoria não poderiam acompanhar a sessão. A decisão foi tomada pela presidência do Conselho.

    Armando questionou a medida diante dos conselheiros e depois deixou o local. Outros integrantes da diretoria também saíram do plenário na sequência.

    À imprensa, o dirigente criticou a condução da sessão e afirmou que a medida contrariava a tradição do clube.

    Nesta terça-feira (26) é um dia importante para a história do Corinthians. Em todas as reuniões do Conselho Deliberativo a diretoria sempre esteve presente, e eu estive presente em respeito, inclusive, ao Estatuto e ao Regimento Interno.Armando Mendonça

    O vice-presidente afirmou ainda que questionou Pantaleão sobre a proibição da presença da diretoria no plenário.

    Na convocação havia um item proibindo a presença da diretoria. Eu fui questioná-lo onde isso estava no EstatutoArmandoO vice-presidente também criticou o acúmulo de funções de Pantaleão na presidência do Conselho Deliberativo e da Comissão de Ética.

    Nesta terça-feira (26) nós temos um presidente que acumula a função da Comissão de Ética e também preside o Conselho que vai julgar. Então nesta terça-feira (26) ele decide quem julga, como julga, de que forma julga e quando julga.Armando Mendonça

    DEFESA RÁPIDA E VOTO ABERTO

    A leitura do parecer da Comissão de Ética foi feita pelo conselheiro Rodrigo Bittar. Conforme apurou o UOL, houve acordo para que a apresentação, com duração de 30 minutos prevista inicialmente, tivesse o acréscimo de mais quatro minutos.

    Andrés Sánchez foi representado pelo advogado Alexandre Imbriani, que recebeu o mesmo tempo concedido ao representante da Comissão de Ética. A defesa concentrou os argumentos na aprovação das contas do ex-presidente e na suposta ilegalidade da obtenção das provas utilizadas no procedimento interno.

    Conselheiros presentes relataram que a sustentação da defesa foi breve. Após a manifestação, Mário Gobbi voltou a pedir que houvesse opção de suspensão além da expulsão, mas o plenário manteve apenas a votação sobre o desligamento do quadro associativo.

    A votação ocorreu de forma aberta e nominal e integrantes do Conselho acreditam que o modelo influenciou diretamente no resultado final.

    Conselheiros ouvidos pela reportagem relataram que alguns membros que poderiam votar contra a expulsão caso o rito ocorresse de forma secreta optaram por apoiar o parecer da Comissão de Ética diante da exposição pública dos votos. As seis abstenções também foram vistas internamente como reflexo do modelo adotado.

    CLIMA FORA DO PARQUE SÃO JORGE

    Do lado de fora do Parque São Jorge, o clima também mudou ao longo da noite. Conforme relatos obtidos pelo UOL, havia preocupação entre os torcedores sobre a possibilidade de reversão do cenário até a definição oficial do formato da votação.

    A confirmação de que a votação seria apenas “sim” ou “não” para a expulsão diminuiu a tensão entre os presentes. A abertura da votação dos conselheiros vitalícios ainda gerou apreensão, mas o ambiente mudou após o avanço da diferença favorável à exclusão de Andrés entre os conselheiros trienais.

    Depois da divulgação do resultado, torcedores comemoraram nos arredores da sede social do Corinthians. Houve fogos de artifício, sinalizadores e jatos de espuma usados por presentes para simbolizar o que chamaram de “limpeza” do clube.

    Corinthians: queda de Andrés teve bate-boca, vice expulso e espuma

  • Palmeiras jogará em gramado que causa pesadelos a Abel na Copa do Brasil

    Palmeiras jogará em gramado que causa pesadelos a Abel na Copa do Brasil

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A CBF sorteou nesta terça-feira (26) os confrontos e mandos de campo dos duelos das oitavas de final da Copa do Brasil, e o Palmeiras conheceu o seu adversário: o Fortaleza.

    O Alviverde enfrenta uma equipe da Série B do Brasileiro, que só tinham dois representantes classificados nesta fase, o outro é o Juventude, mas lamenta ter que atuar em um dos gramados que mais incomodam o técnico Abel Ferreira e o elenco.

    O QUE ACONTECEU

    No início do ano passado, quando a polêmica entre gramados sintéticos e naturais estava mais aflorada, o técnico Abel Ferreira falou sete minutos em coletiva de imprensa sobre o tema e citou o gramado do Castelão, onde o Fortaleza manda os seus jogos.

    O que acontece no sintético é que, em termos de articulação, o jogador sofre mais, mas ele é uniforme e sem buracos. Ninguém vai me levar a mal, mas quando vamos ao Castelão, só peço para meus jogadores não torcerem os pésO Palmeiras visitou o Fortaleza no Castelão dois meses depois e deixou o estádio com dois desfalques, atribuídos pelo clube às condições do gramado. Na época, o Alviverde reclamou do campo alto e seco e das irregularidades no piso.

    O zagueiro Micael sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, e Vitor Roque também sentiu dores no tornozelo após a partida.

    Isso também preocupa o Palmeiras nesta temporada. Piquerez e Vitor Roque passaram por cirurgias no tornozelo neste ano e são desfalques por um longo período.

    O sorteio definiu que o Palmeiras joga a primeira partida no Nubank Parque, e o Fortaleza poderá decidir em casa.

    As datas e horários dos confrontos das oitavas serão divulgados posteriormente pela CBF. Os jogos de ida e volta serão na mesma semana, do dia 1º ao 6 de agosto.

    Palmeiras jogará em gramado que causa pesadelos a Abel na Copa do Brasil

  • Veja o que se sabe sobre a morte de Gabriel Ganley, fisiculturista e influenciador fitness

    Veja o que se sabe sobre a morte de Gabriel Ganley, fisiculturista e influenciador fitness

    A morte do fisiculturista e influenciador fitness Gabriel Ganley, de 22 anos, no último sábado, 23, gerou grande comoção entre fãs, atletas e a comunidade esportiva. O jovem era considerado um dos principais nomes da nova geração do cenário “maromba” no Brasil. O corpo do atleta foi cremado na segunda-feira, 25, em cerimônia reservada a familiares e amigos.

    Ele foi encontrado morto no apartamento onde morava na Mooca, zona leste de São Paulo. Natural do Rio de Janeiro, o atleta estava em fase ativa de preparação para disputar o campeonato de fisiculturismo Musclecontest Brasil, programado para ocorrer em Curitiba (PR) em julho deste ano.

    De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), o corpo de Ganley foi encontrado caído no chão da cozinha por um amigo. “Não foram encontrados sinais aparentes de violência. A perícia foi realizada no local. O caso foi registrado como morte suspeita – morte súbita no 42º DP (Parque São Lucas)”, informou a nota.

    Causa da morte

    O atestado de óbito do atleta apontou morte súbita por cardiomiopatia hipertrófica, condição que, segundo especialistas, tem origem genética, mas pode ser potencializada pelo uso de anabolizantes e pelo excesso de atividade física. Trata-se da principal causa de morte súbita em atletas jovens, segundo Natália Olivetti, cardiologista do Einstein Hospital Israelita.

    A doença é caracterizada pelo espessamento do músculo cardíaco associado à combinação de predisposição genética e fatores ambientais, de acordo com Luiz Augusto Riani Costa, cardiologista e especialista em medicina esportiva da Dasa.

    “A cardiomiopatia hipertrófica é a combinação de uma predisposição genética associada a um estímulo ambiental, que pode envolver treinamento de alta intensidade”, explica Costa. A prevalência é de cerca de um caso a cada 500 pessoas e a condição costuma ocorrer principalmente entre indivíduos de 20 a 40 anos.

    Dois dias sem contato

    Familiares e amigos do fisiculturista passaram cerca de dois dias sem conseguir contato com o atleta antes de ele ser encontrado morto em seu apartamento. A informação consta no boletim de ocorrência do caso, registrado pela Polícia Civil.

    De acordo com depoimentos prestados à polícia, o último encontro entre Gabriel e um dos amigos ocorreu na noite de quinta-feira, 21, em uma academia da Mooca. Após isso, familiares passaram a relatar dificuldade para falar com o atleta, o que motivou a ida ao apartamento.

    Um dos amigos que foi até o imóvel afirmou à polícia que situações semelhantes já haviam ocorrido anteriormente, quando o atleta apenas dormia e deixava de responder mensagens.

    Ao chegarem ao imóvel, os amigos perceberam que as luzes permaneciam acesas e, sem obter resposta, decidiram arrombar a porta com o auxílio de funcionários do condomínio. Ganley foi encontrado caído no chão da cozinha sem sinais vitais.

    O boletim aponta que o apartamento estava limpo e organizado no momento da perícia. Durante a análise do imóvel, peritos apreenderam diversos medicamentos classificados preliminarmente como possíveis anabolizantes, que serão encaminhados para investigação pela delegacia responsável pela área.

    No fim da tarde de domingo, 24, a mãe do atleta, Clarisse Ganley, falou pela primeira vez sobre a perda do filho. “A partida do nosso bbzinho foi uma fatalidade. Nesse momento de tanta dor, nós, família, amigos, atletas, patrocinadores e treinadores estamos nos apoiando para termos força e conforto em nossos corações”, escreveu em publicação em rede social.

    Ela também agradeceu a Marcelo Cruz, fisiculturista e preparador físico de Ganley. “Obrigada por tudo, e contamos com você para levar o legado do nosso menino adiante!”.

    “O Gabriel foi um meteoro. Sua passagem aqui na Terra foi rápida, intensa e indescritível. Ele foi movido pelo amor ao esporte, aos fãs, aos amigos, à família e, sobretudo, ao fisiculturismo. Sua garra, seu carisma, sua energia e sua forma de engolir a vida jamais se apagarão. O legado Ganley permanecerá vivo dentro de cada um de vocês, que tornaram possível a realização do sonho de um moleque carioca, que desde pequeno dizia pra mãe que ia ser imenso”, concluiu.

    Quem era Gabriel Ganley

    Ganley Ganley era um fenômeno nas redes sociais e cresceu publicando conteúdos para motivar jovens a fazerem exercícios e documentando a rotina de alta performance no esporte.

    No Instagram, acumulava mais de 1,7 milhão de seguidores, enquanto no TikTok somava cerca de 1,1 milhão de usuários acompanhando seus conteúdos diariamente. Além do trabalho nas redes sociais, ele cursou até o quinto período do curso de educação física na UFRJ.

    Ganley integrou o time de atletas da Integralmedica, uma das maiores marcas de suplementação da América Latina. Por ser jovem, seu apelido era “bbzinho”.

    Veja o que se sabe sobre a morte de Gabriel Ganley, fisiculturista e influenciador fitness

  • Leila garante Abel até fim de 2027

    Leila garante Abel até fim de 2027

    SÃO PAULO, SP, E RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Leila Pereira representou o Palmeiras no sorteio dos confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil nesta terça-feira (26), na sede da CBF, no Rio, e garantiu a permanência de Abel Ferreira até o fim de 2027 -quando ela deixa a presidência do clube e se encerra o atual vínculo do treinador.

    A Mancha Verde, principal torcida organizada do clube, pediu a saída do técnico português após a derrota em casa para o Cerro Porteño no último meio de semana pela Copa Libertadores. No entanto, a vitória por 3 a 0 contra o Alviverde abafou o barulho dos organizados.

    O QUE ELA DISSE

    Quem tem que decidir se o treinador fica ou sai é a presidente, no caso sou eu. Já falei diversas vezes que não é o resultado de um jogo, uma desclassificação em um campeonato que vai fazer eu perder a confiança no meu treinador. Tenho confiança no treinador e meu diretor de futebol [Anderson Barros]. Como na vida, no jogo você ganha e perde. O desejo da presidente é que Abel e meu diretor fiquem até o fim de 2027. Leila Pereira.

    “O Abel é o maior técnico da história do Palmeiras, é o mais vitorioso. Eu não vivo de passado, eu vivo de presente. Eu vejo o trabalho desenvolvido por ele e o potencial que nós temos de conquistar vários títulos”, acrescentou a presidente em entrevista à getv.

    O Palmeiras conquistou o Paulistão, é líder do Brasileirão e precisa de um empate na quinta-feira na Copa Libertadores para garantir sua vaga nas oitavas de final.

    O Alviverde entra em campo na quinta-feira (28), às 19h (de Brasília), contra o Junior Barranquilla, no Nubank Parque.

    A última partida da equipe antes da pausa para a Copa do Mundo é no domingo (31), contra a Chapecoense, às 16h, mais uma vez em casa, pelo Brasileirão.

    Leila garante Abel até fim de 2027

  • O que cada time brasileiro precisa para avançar na Libertadores e na Sul-Americana?

    O que cada time brasileiro precisa para avançar na Libertadores e na Sul-Americana?

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A última rodada da fase de grupos da Libertadores e da Sul-Americana começa nesta terça-feira (26). A reportagem mostra a situação de cada clube brasileiro e o que eles precisam para avançar ao mata-mata.

    LIBERTADORES

    Na Libertadores, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam direto às oitavas de final. O terceiro da chave disputa o playoff da Sul-Americana, e o quarto é eliminado.

    Flamengo
    O time carioca já está classificado e tem a liderança do grupo garantida. Na última rodada, briga apenas para conseguir a liderança geral na tabela. Para não depender de saldo, precisa:

    – Vitória sobre o Cusco + que Rosario Central e Rivadavia não vençam
    – Empate com o Cusco + derrotas de Rosario Central e Rivadavia

    Fluminense
    O Fluminense é o terceiro colocado do seu grupo e não depende só de si para se classificar – pode passar apenas como 2° colocado. Para isso acontecer, é necessário:

    – Vitória sobre o La Guaira + que o Bolívar não vença o Rivadavia
    – Empate com o La Guaira + derrota do Bolívar para o Rivadavia

    Cruzeiro
    A Raposa é a vice-líder da sua chave e busca a classificação, seja como líder ou 2ª colocada do seu grupo. Os seguintes cenários classificam o Cruzeiro:

    – Vitória sobre o Barcelona-EQU
    – Empate ou derrota para o Barcelona-EQU + que o Boca não vença

    Corinthians
    O Timão já assegurou a classificação para o mata-mata e a liderança do grupo. A equipe chega à última rodada com chances remotas de conseguir a liderança geral. Será necessário:

    – Vitória sobre o Platense + derrotas de Flamengo, Rivadavia e Rosario Central + empate ou derrota do Mirassol

    Palmeiras
    O Palmeiras é o vice-líder do seu grupo e luta para se classificar, seja como primeiro ou como segundo. Para avançar, será preciso:

    – Vitória, empate ou derrota para o Junior Barranquilla + que o Sporting Cristal não vença

    Mirassol
    lO time do interior paulista já está classificado. Na última rodada, a equipe tenta assegurar a liderança do seu grupo. Para não depender do saldo será necessário:

    – Vitória ou empate com o Lanús
    – Derrota para o Lanús + que a LDU não vença

    GRUPOS DOS BRASILEIROS NA LIBERTADORES E JOGOS DA RODADA

    Grupo A
    Flamengo – 13 pontos
    Independiente Medellín – 7 pontos
    Estudiantes – 6 pontos
    Cusco – 1 ponto

    26/5 – Flamengo x Cusco
    26/5 – Estudiantes x Independiente Medellín

    Grupo C
    Independiente Rivadavia – 13 pontos
    Bolívar – 5 pontos
    Fluminense – 5 pontos
    Deportivo La Guaira – 3 pontos

    27/5 – Fluminense x Deportivo La Guaira
    27/5 – Bolívar x Independiente Rivadavia

    Grupo D
    Universidad Católica – 10 pontos
    Cruzeiro – 8 pontos
    Boca Juniors – 7 pontos
    Barcelona-EQU – 3 pontos

    28/5 – Cruzeiro x Barcelona-EQU
    28/5 – Boca Juniors x Universidad Católica

    Grupo E
    Corinthians – 11 pontos
    Platense – 7 pontos
    Independiente Santa Fe – 5 pontos
    Peñarol – 3 pontos

    27/5 – Corinthians x Platense
    27/5 – Peñarol x Independiente Santa Fe

    Grupo F
    Cerro Porteño – 10 pontos
    Palmeiras – 8 pontos
    Sporting Cristal – 6 pontos
    Junior Barranquilla – 4 pontos

    28/5 – Palmeiras x Junior Barranquilla
    28/5 – Cerro Porteño x Sporting Cristal

    Grupo G
    Mirassol – 12 pontos
    LDU – 9 pontos
    Lanús – 6 pontos
    Always Ready – 3 pontos

    26/5 – Lanús x Mirassol
    26/5 – LDU x Always Ready

    SUL-AMERICANA

    Na Sul-Americana, o líder de cada chave avança direto às oitavas de final. O segundo se classifica para um playoff contra um terceiro colocado vindo da Libertadores. Os outros dois são eliminados.

    Atlético-MG
    O Galo é o terceiro colocado na sua chave, mas depende só de si para avançar. Isso acontece se:

    – Vitória sobre o Puerto Cabello

    São Paulo
    O Tricolor lidera o seu grupo e já está classificado para o mata-mata. A equipe garantirá a liderança da chave se:

    – Vitória sobre o Boston River
    – Empate com o Boston River + empate em Millonarios x O’Higgins
    – Empate com o Boston River + vitória do O’Higgins

    Santos
    O Peixe é o último colocado do seu grupo e só pode passar como segundo colocado. Para isso, precisa de:

    – Vitória sobre o Deportivo Cuenca + que o Recoleta não vença o San Lorenzo

    Botafogo
    O Glorioso já está classificado para o mata-mata e também já garantiu a liderança do grupo. Por isso, não briga por mais nada na última rodada

    Grêmio
    O time gaúcho já está no mata-mata, mas ainda vai definir se passa na liderança ou na vice-liderança da chave. Para ser líder, o Imortal precisa:
    – Vitória sobre o Montevideo City Torque

    Vasco
    O time carioca é o vice-líder do seu grupo e depende apenas de si para avançar ao mata-mata. Será necessário:
    – Vitória sobre o Barracas Central
    – Empate ou derrota para o Barracas Central + derrota do Audax Italiano para o Olimpia

    Bragantino
    O Massa Bruta é o terceiro colocado do seu grupo, mas depende apenas de si para avançar – só pode passar em segundo. Para isso, só há um cenário:
    – Vitória sobre o Carabobo

    GRUPOS DOS BRASILEIROS NA SULA E JOGOS DA RODADA

    Grupo B
    Puerto Cabello – 7 pontos
    Cienciano – 7 pontos
    Atlético-MG – 7 pontos
    Juventud – 6 pontos

    27/5 – Atlético-MG x Puerto Cabello
    27/5 – Cienciano x Juventud

    Grupo C
    São Paulo – 9 pontos
    Millonarios – 8 pontos
    O’Higgins – 7 pontos
    Boston River – 3 pontos

    26/5 – São Paulo x Boston River
    26/5 – Millonarios x O’Higgins

    Grupo D
    San Lorenzo – 7 pontos
    Deportivo Cuenca – 6 pontos
    Deportivo Recoleta – 5 pontos
    Santos – 4 pontos

    26/5 – Santos x Deportivo Cuenca
    26/5 – San Lorenzo x Deportivo Recoleta

    Grupo E
    Botafogo – 13 pontos
    Caracas – 9 pontos
    Racing – 5 pontos
    Independiente Petrolero – 0 ponto

    27/5 – Caracas x Botafogo
    27/5 – Racing x Independiente Petrolero

    Grupo F
    Montevideo City – 12 pontos
    Grêmio – 10 pontos
    Deportivo Riestra – 4 pontos
    Palestino – 2 pontos

    26/5 – Grêmio x Montevideo City
    26/5 – Palestino x Deportivo Riestra

    Grupo G
    Olimpia – 10 pontos
    Vasco – 7 pontos
    Audax Italiano – 7 pontos
    Barracas Central – 3 pontos

    27/5 – Vasco x Barracas Central
    27/5 – Olimpia x Audax Italiano

    Grupo H
    River Plate – 11 pontos
    Carabobo – 9 pontos
    Bragantino – 7 pontos
    Blooming – 1 ponto

    27/5 – Bragantino x Carabobo
    27/5 – River Plate x Blooming

    O que cada time brasileiro precisa para avançar na Libertadores e na Sul-Americana?

  • Sorteio das oitavas da Copa do Brasil: onde assistir ao vivo, horário e regras

    Sorteio das oitavas da Copa do Brasil: onde assistir ao vivo, horário e regras

    Os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil serão definidos nesta terça-feira, 26, em sorteio realizado pela CBF, às 11h (horário de Brasília), na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

    Assim como na edição anterior, os 16 clubes classificados estarão no mesmo pote. Com isso, não haverá restrições no sorteio, o que permite confrontos entre rivais estaduais e históricos já nesta fase, como um possível clássico entre Palmeiras e Corinthians.

    As oitavas de final serão disputadas em jogos de ida e volta, no mesmo formato da fase anterior. Em caso de empate no placar agregado após os 180 minutos, a decisão da vaga para as quartas de final será nos pênaltis.

    Por causa da Copa do Mundo, a competição será retomada apenas no segundo semestre. Segundo a CBF, os jogos de ida das oitavas estão previstos para os dias 1º e 2 de agosto, enquanto as partidas de volta devem ocorrer entre 5 e 6 de agosto.

    SORTEIO DA COPA DO BRASIL: ONDE ASSISTIR AO VIVO E HORÁRIO

    Data: 26/05/2025

    Horário: 11h (de Brasília)

    Local: sede da CBF, no Rio de Janeiro

    Transmissão: Canal da CBF no YouTube

    POTE ÚNICO DO SORTEIO DAS OITAVAS DE FINAL DA COPA DO BRASIL

    Athletico-PR

    Atlético-MG

    Chapecoense

    Corinthians

    Cruzeiro

    Fluminense

    Fortaleza

    Grêmio

    Internacional

    Juventude

    Mirassol

    Palmeiras

    Remo

    Santos

    Vasco

    Messi teve inflamação na coxa esquerda e pode desfalcar a Argentina nos amistosos preparatórios para a Copa do Mundo. Craque do Inter Miami deixou o último jogo sentindo dores e virou preocupação para a seleção antes da estreia no Mundial.

    Folhapress | 09:00 – 26/05/2026

     

    Sorteio das oitavas da Copa do Brasil: onde assistir ao vivo, horário e regras