Categoria: ESPORTES

  • Brasileiro tem um time inteiro de desfalques na última rodada antes da Copa

    Brasileiro tem um time inteiro de desfalques na última rodada antes da Copa

    (UOL/FOLHAPRESS) – A próxima rodada do Brasileiro é também a última antes da pausa para a Copa do Mundo. Muitos times, no entanto, vão entrar em campo com desfalques de jogadores convocados por suas respectivas seleções, já concentradas e em preparação para o torneio nos Estados Unidos, México e Canadá.

    COPA DO MUNDO DESFALCA O BRASILEIRO

    A última rodada do Brasileiro antes da Copa acontece no próximo final de semana, entre os dias 30 e 31 de maio. Pelo menos seis times estarão desfalcados (Athletico-PR, Botafogo, Flamengo, Grêmio, Santos e Vasco) e outros sete times podem aumentar a lista (Atlético-MG, Bragantino, Corinthians, Fluminense, Inter, Palmeiras e São Paulo). Ou seja, mais da metade dos times podem ter problemas e mudanças na escalação para a 18ª rodada.

    A Fifa exige um período de descanso e preparação para o atleta convocado a partir do dia 25 de maio (quarta-feira). A exceção no regulamento é para a final da Champions League, no dia 30, e jogos de competições continentais: Libertadores e Sul-Americana. Por isso, os atletas que vão a campo no meio de semana, não poderão atuar pelo Campeonato Brasileiro.

    A seleção brasileira, por exemplo, inicia a sua concentração no dia 27 (quarta), na Granja Comary. O Flamengo, por exemplo, joga no dia 26 e os convocados poderão se apresentar na data marcada. Já o Botafogo vai a campo justamente no dia 27, o que pode forçar Danilo a se apresentar no dia seguinte.
    *
    OS DESFALQUES DE CADA TIME NO BRASILEIRÃO

    Até aqui, são 11 jogadores do Brasileiro confirmados na Copa do Mundo e que serão desfalques na 18ª rodada. Este número, no entanto, ainda pode crescer para 39 jogadores – pelo menos 28 ainda aguardam a lista final de sua respectiva seleção.

    Athletico-PR: Juan Portilla (Colômbia)
    Botafogo: Danilo (Brasil)
    Flamengo: Alex Sandro, Danilo, Léo Pereira e Paquetá (Brasil) e Carrascal (Colômbia)
    Grêmio: Weverton (Brasil)
    Santos: Neymar (Brasil)
    Vasco: Andrés Gómez (Colômbia)

    QUEM AINDA PODE SER CONVOCADO

    Atlético-MG: Alan Franco, Minda e Preciado (Equador), Júnior Alonso (Paraguai)
    Botafogo: Christian Loor (Equador)
    Red Bull Bragantino: Hurtado (Equador), Isidro Pitta (Paraguai)
    Corinthians: Memphis Depay (Holanda)
    Flamengo: Plata (Equador), Arrascaeta, De La Cruz e Varela (Uruguai)
    Fluminense: Canobbio (Uruguai)
    Grêmio: Amuzu (Gana), Balbuena e Villasanti (Paraguai)
    Internacional: Félix Torres (Equador), Rochet (Uruguai)
    Palmeiras: Flaco López e Giay (Argentina), Gustavo Gómez, Maurício e Sosa (Paraguai), Emiliano Martínez e Piquerez (Uruguai)
    São Paulo: Coronel e Bobadilla (Paraguai)
    Vasco: Pumita Rodríguez (Uruguai)

    Messi teve inflamação na coxa esquerda e pode desfalcar a Argentina nos amistosos preparatórios para a Copa do Mundo. Craque do Inter Miami deixou o último jogo sentindo dores e virou preocupação para a seleção antes da estreia no Mundial.

    Folhapress | 09:00 – 26/05/2026

    Brasileiro tem um time inteiro de desfalques na última rodada antes da Copa

  • Andrés Sanchez é expulso do Corinthians por uso irregular de cartão corporativo

    Andrés Sanchez é expulso do Corinthians por uso irregular de cartão corporativo

    (FOLHAPRESS) – O Conselho Deliberativo do Corinthians aprovou nesta segunda-feira (26), em reunião no Parque São Jorge, a expulsão do ex-presidente Andrés Sanchez do quadro de sócios do clube por uso indevido do cartão corporativo para despesas pessoais.

    Dos 167 conselheiros presentes, 112 votaram a favor da expulsão, enquanto 49 se posicionaram contra. Também houve seis abstenções.

    A decisão seguiu o parecer da Comissão de Ética do clube, elaborado pelo presidente em exercício do órgão, Leonardo Pantaleão, que recomendou a exclusão de Andrés do quadro associativo.

    Com a aprovação, o ex-dirigente será formalmente notificado para que a medida passe a ter efeito.

    Segundo Pantaleão, a punição não precisa ser submetida a uma assembleia-geral de sócios.

    “Trata-se de um julgamento do colegiado. O Conselho tem autonomia e não há necessidade de assembleia-geral para essa finalidade”, afirmou.

    O parecer da Comissão de Ética concluiu que Andrés Sanchez praticou “conduta incompatível com os deveres ético-institucionais previstos no estatuto do clube”, especialmente em relação ao uso de recursos corporativos e à prestação de contas.

    A investigação interna aponta que o ex-presidente utilizou o cartão corporativo do Corinthians para despesas pessoais entre agosto de 2018 e fevereiro de 2021, período correspondente a parte de seu segundo mandato no clube.

    Além do processo interno no Corinthians, Andrés também é investigado pelo Ministério Público pelos mesmos fatos.

    Os valores questionados chegam a R$ 480,1 mil, já considerando correção monetária e juros.

    Na defesa apresentada ao Conselho Deliberativo, Andrés alegou que não existia uma política interna específica para regulamentar o uso do cartão corporativo. O ex-dirigente também afirmou que parte das despesas estava ligada a compromissos institucionais, houve confusão entre gastos pessoais e corporativos e parte dos valores teria sido devolvida ao clube.

    Por causa de medidas cautelares que o impedem de frequentar as dependências do Corinthians, Andrés não compareceu à reunião no Parque São Jorge. A defesa foi apresentada pelo advogado Alexandre Imbriani.

    Valor será debitado diretamente de cotas a serem pagas ao clube alviverde. O Palmeiras decidiu que vai aceitar a decisão da Conmebol e não vai recorrer da decisão

    Folhapress | 22:24 – 25/05/2026

    Andrés Sanchez é expulso do Corinthians por uso irregular de cartão corporativo

  • CBF prevê regra para punir clubes por pressão de torcidas em atletas em CTs

    CBF prevê regra para punir clubes por pressão de torcidas em atletas em CTs

    (UOL/FOLHAPRESS) – A CBF apresentou aos clubes, nesta segunda-feira (26), uma proposta de mudanças nos horários dos jogos do Campeonato Brasileiro como parte das discussões sobre a criação da liga. O principal objetivo é aumentar a presença de público nos estádios e reduzir a concentração de partidas em horários noturnos.

    As sugestões foram debatidas durante a segunda rodada de reuniões entre a entidade e os clubes e têm como base um estudo realizado pela própria CBF com dados das temporadas de 2023 a 2025.

    Entre os principais pontos defendidos pela entidade estão a priorização de jogos em horários diurnos, a redução de conflitos entre partidas das Séries A e B, a reavaliação dos confrontos às 19h durante a semana e a diminuição de jogos aos domingos à noite, especialmente após as 20h.

    A CBF também pretende ampliar o uso da faixa das 11h aos domingos, principalmente em cidades e períodos do ano com condições climáticas favoráveis.

    Segundo a entidade, o levantamento analisou horários das partidas, médias de público e características específicas de cada clube para identificar quais faixas costumam atrair mais torcedores aos estádios.

    Nos bastidores, a avaliação é de que o atual modelo de calendário não prioriza a presença de público nas arquibancadas.

    A definição dos horários atualmente leva em conta diferentes fatores, como interesses das emissoras detentoras dos direitos de transmissão, calendário das competições continentais, intervalo mínimo de 66 horas entre partidas, questões de segurança pública e pedidos dos próprios clubes relacionados ao descanso dos atletas.

    A CBF acredita que reduzir a sobreposição entre jogos das Séries A e B pode aumentar a audiência e a valorização das duas competições.

    O estudo também apontou baixa presença de público em partidas disputadas às 19h no meio de semana e em jogos realizados aos domingos após as 20h. Já confrontos noturnos aos sábados não foram considerados um problema relevante pela entidade.

    Outro ponto destacado é o potencial da faixa das 11h de domingo, criada originalmente pensando no mercado internacional, mas que a CBF entende ainda ser pouco explorada no futebol brasileiro.

    De acordo com a análise feita pela entidade, o Brasileirão teve 55 combinações diferentes de dias e horários nos últimos três anos. O horário mais frequente foi domingo às 16h, responsável por cerca de 17% das partidas, justamente a faixa que a CBF pretende fortalecer.

    As mudanças fazem parte de um pacote de medidas discutidas nas reuniões sobre a futura liga. A intenção da entidade é melhorar o produto antes de avançar nas discussões sobre divisão de receitas e modelo comercial do Campeonato Brasileiro.

    .

    Sem vencer há um mês, São Paulo recebe o Boston River precisando apenas de uma vitória para avançar diretamente às oitavas da Sul-Americana. Time de Dorival Júnior enfrenta sequência ruim e convive com problemas defensivos e desfalques importantes

    Estadao Conteudo | 07:10 – 26/05/2026

    CBF prevê regra para punir clubes por pressão de torcidas em atletas em CTs

  • Messi tem inflamação na coxa e pode perder amistosos da seleção, diz jornal

    Messi tem inflamação na coxa e pode perder amistosos da seleção, diz jornal

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Lionel Messi, atacante da Argentina, teve uma inflamação no músculo isquiotibial da coxa esquerda e pode perder os amistosos da seleção antes da Copa do Mundo. As informações são do jornal argentino Olé.

    Exames realizados nesta segunda-feira (25) apontaram inflamação, mas não ruptura. Messi pediu substituição em jogo do Inter Miami neste domingo (24), o que levantou preocupações para a Copa do Mundo.

    Messi, no entanto, precisará ficar em repouso por alguns dias e pode perder amistosos. A seleção argentina enfrentará Honduras, no dia 6 de junho, e a Islândia, no dia 9, antes da estreia no Grupo J.

    A expectativa da Argentina, segundo o jornal argentino TyC Sports, é de Messi se apresente à seleção normalmente no dia 1º de junho. O primeiro jogo da Argentina na Copa será contra a Argélia, no dia 16.

    LESÃO EM ÚLTIMO JOGO PRÉ-COPA

    Messi deixou a partida do Inter Miami, neste domingo, aos 27 minutos do segundo tempo. O argentino sinalizou para o banco e pediu para sair.

    O camisa 10 do Inter Miami foi diretamente para o vestiário e não voltou ao banco de reservas. O técnico do Inter Miami, Guillermo Hoyos, disse que Messi saiu por cansaço e para não arriscar nada.

    Não temos um relatório sobre isso, mas possivelmente teremos. Seguramente estava cansaço e precisou (sair). É fadiga. Ele estava cansado, o campo estava pesado. E na dúvida, não se deve arriscar. Guillermo Hoyos, técnico do Inter Miami, após a partida

    A partida contra o Philadelphia foi a última do Inter Miami antes da pausa da MLS para a Copa do Mundo. A convocação final da Argentina ainda não foi divulgada, mas Messi deve estar na lista para jogar sua sexta edição do Mundial.

    O Inter Miami venceu o Union por 6 a 4. A equipe contou com um hat-trick do uruguaio Luis Suárez, chegou a 31 pontos e vai para a pausa da Copa na vice-liderança da MLS.

    Sem vencer há um mês, São Paulo recebe o Boston River precisando apenas de uma vitória para avançar diretamente às oitavas da Sul-Americana. Time de Dorival Júnior enfrenta sequência ruim e convive com problemas defensivos e desfalques importantes

    Estadao Conteudo | 07:10 – 26/05/2026

    Messi tem inflamação na coxa e pode perder amistosos da seleção, diz jornal

  • Grêmio recebe Montevideo City Torque em ‘final’ do Grupo F da Copa Sul-Americana

    Grêmio recebe Montevideo City Torque em ‘final’ do Grupo F da Copa Sul-Americana

    A Arena do Grêmio recebe nesta terça-feira (27), às 19h, um confronto decisivo pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O time gaúcho enfrenta o Montevideo City Torque, do Uruguai, em duelo direto que vale a liderança do Grupo F e a vaga direta nas oitavas de final da competição.

    A situação da chave deixa pouca margem para erro. O Grêmio precisa vencer para ultrapassar os uruguaios e avançar na primeira colocação, chegando aos 13 pontos. Já o Montevideo City Torque, líder com 12 pontos, joga pelo empate para garantir a classificação direta.

    Quem terminar em segundo lugar ainda seguirá vivo no torneio, mas terá de disputar um playoff contra um dos terceiros colocados vindos da Libertadores.

    O Grêmio chega embalado após uma sequência de quatro jogos sem derrota. Na última rodada, a equipe comandada por Luís Castro venceu o Santos por 3 a 2, de virada, resultado que aumentou a confiança do elenco para a decisão continental.

    Para a partida, o técnico ganha o retorno do lateral-esquerdo Pedro Gabriel. No meio-campo, a principal novidade deve ser a formação inédita com Leo Pérez e Arthur como dupla de volantes.

    No ataque, duas disputas seguem abertas. Braithwaite concorre com o jovem Gabriel Mec pela posição de centroavante, enquanto Enamorado e Tetê disputam uma vaga pelo lado direito ofensivo.

    Antes do confronto, Luís Castro destacou a importância do equilíbrio físico e mental nesta reta decisiva da temporada.

    “Em alguns momentos, a equipe pode precisar baixar as linhas para manter a intensidade do jogo. Muitas vezes o maior desgaste é mental, e isso interfere também nas decisões tomadas durante a partida”, afirmou o treinador.

    Do outro lado, o Montevideo City Torque vive bom momento e chega a Porto Alegre disposto a segurar a liderança do grupo. A equipe uruguaia vem de goleada por 4 a 1 sobre o Deportivo Riestra na Sul-Americana e também venceu o Progreso por 2 a 1 no Campeonato Uruguaio.

    Sem desfalques importantes, o técnico Marcelo Méndez deve escalar força máxima para tentar explorar a pressão sobre os gaúchos e confirmar a vaga nas oitavas em solo brasileiro.

    .

    FICHA TÉCNICA

    GRÊMIO X MONTEVIDEO CITY TORQUE

    GRÊMIO – Weverton; Pavon, Luis Eduardo, Viery e Pedro Gabriel; Leo Pérez (Noriega), Arthur e Gabriel Mec (Braithwaite); Enamorado (Tetê), Amuzu e Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.

    MONTEVIDEO CITY TORQUE – Torgnascioli; Aguero, Kevin Silva, Romero, Kagelmacher e Silvera; Pizzichillo, Siles, Montes e Obregón; Salomón Rodríguez. Técnico: Marcelo Mendez.

    ÁRBITRO – Jesús Valenzuela (VEN).

    HORÁRIO – 19h.

    LOCAL – Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

    Grêmio recebe Montevideo City Torque em ‘final’ do Grupo F da Copa Sul-Americana

  • São Paulo tenta voltar a vencer após um mês em ‘jogo da vaga’ na Sul-Americana

    São Paulo tenta voltar a vencer após um mês em ‘jogo da vaga’ na Sul-Americana

    O São Paulo entra em campo nesta terça-feira (27), às 19h, no MorumBis, precisando apenas de uma vitória simples sobre o Boston River para garantir vaga direta nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O desafio, porém, acontece em meio a um momento de instabilidade vivido pela equipe de Dorival Júnior, que não vence há um mês.

    A última vitória do Tricolor aconteceu em 25 de abril, quando bateu o Mirassol por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, o time disputou oito partidas, acumulando cinco empates e três derrotas.

    Mesmo em caso de derrota, o São Paulo ainda pode avançar diretamente às oitavas, desde que o Millonarios seja derrotado pelo O’Higgins, na Colômbia. Um empate entre os rivais também pode favorecer os brasileiros, desde que a derrota para o Boston River não aconteça por três gols ou mais de diferença.

    O clube paulista lidera o Grupo C com nove pontos. Logo atrás aparecem Millonarios, com oito, e O’Higgins, com sete. O Boston River soma apenas três pontos e já está eliminado da competição.

    Na Sul-Americana, apenas o primeiro colocado de cada grupo avança diretamente às oitavas. Os segundos colocados disputam um playoff contra equipes vindas da Libertadores.

    Defesa preocupa Dorival

    Além do jejum de vitórias, o São Paulo chega pressionado pelos problemas defensivos. A equipe sofreu 38 gols em 34 partidas na temporada, média superior a um gol sofrido por jogo.

    Nos últimos oito confrontos, foram 12 gols sofridos. Parte deles aconteceu nos minutos finais das partidas, como nos empates diante de Bahia, Millonarios e Botafogo, além da derrota para o Juventude, que eliminou o clube da Copa do Brasil.

    Dorival Júnior admitiu preocupação com a dificuldade da equipe em sustentar resultados.

    “O que eu sinto é que ainda falta um pouco de confiança para sustentar um resultado, e não apenas construí-lo. É um processo”, afirmou o treinador após o empate com o Botafogo.

    A situação ficou ainda mais complicada após novas baixas no elenco. Sabino sofreu lesão muscular e ficará cerca de dois meses fora. Luciano também sentiu dores e virou dúvida.

    O departamento médico já conta com outros nomes importantes, como Cauly e Marcos Antônio.

    Com poucas opções no setor defensivo, Dorival deve recorrer a jovens da base. Igão, de 18 anos, e Isac, de 20, devem ser incorporados ao grupo principal.

    Boston River apenas cumpre tabela

    Já eliminado, o Boston River entra em campo apenas para cumprir tabela. A equipe uruguaia conquistou seus únicos três pontos na rodada passada, ao vencer o O’Higgins.

    No Campeonato Uruguaio, o momento também é ruim. O clube terminou o Torneio Apertura apenas na 13ª colocação entre 16 equipes e vem de derrota por 3 a 0 para o Cerro Largo

    .

    FICHA TÉCNICA

    SÃO PAULO X BOSTON RIVER

    SÃO PAULO – Rafael; Lucas Ramon, Alan Franco, Rafael Tolói e Wendell; Pablo Maia e Danielzinho e Pedro Ferreira; Artur, Calleri e Ferreirinha. Técnico: Dorival Júnior.

    BOSTON RIVER – Bruno Antúnez; Lautaro Vázquez, Mateo Rivero, Martín González e Ignacio Fernández e Jairo O’Neil; Francisco Barrios, Federico Dafonte, Agustín Amado e Gastón Ramírez; Francisco Bonfiglio. Técnico: Ignacio Ithurralde.

    ÁRBITRO – Augusto Menendez (PER).

    HORÁRIO – 19h (de Brasília).

    LOCAL – MorumBis, em São Paulo.

    Valor será debitado diretamente de cotas a serem pagas ao clube alviverde. O Palmeiras decidiu que vai aceitar a decisão da Conmebol e não vai recorrer da decisão

    Folhapress | 22:24 – 25/05/2026

    São Paulo tenta voltar a vencer após um mês em ‘jogo da vaga’ na Sul-Americana

  • Abel é multado em R$ 75 mil pela Conmebol por gesto obsceno a Flaco

    Abel é multado em R$ 75 mil pela Conmebol por gesto obsceno a Flaco

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, foi multado pela Conmebol em 15 mil dólares (cerca de R$ 75 mil na cotação atual) por um gesto obsceno direcionado a Flaco López na vitória contra o Sporting Cristal, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, no último dia 5.

    A Conmebol abriu um expediente disciplinar para investigar o dedo do meio que Abel mostrou para Flaco López durante a vitória por 2 a 0 contra o Sporting Cristal, no Peru, e decidiu pela multa.

    O Palmeiras vai aceitar a decisão da Conmebol e não vai recorrer. Apesar da multa, o técnico não será punido com jogos de suspensão.

    O técnico tentou se explicar após a partida: “É o jogador que mais dou na cabeça. Viram ele a fazer assim [mostrando um “joinha”] para mim? Eu fiz um gesto para ele, vocês viram? Porque cobro muito ele. Explico de manhã, tarde e noite, mando vídeos no WhatsApp. Eu cobro muito, sei onde temos que chegar. Sabe que para fazer gols temos que ir para a zona do ouro. Eles sabem o que eu cobro deles. Ele tem tudo para ser um centroavante top mundial no Palmeiras”.

    A multa será debitada dos valores que o clube tem a receber da Conmebol por direitos de transmissão e patrocínio.

    O Palmeiras decide sua vida na Libertadores nesta quinta-feira (28), às 19h (de Brasília), contra o Junior Barranquilla, no Allianz Parque.

    Um empate garante o Alviverde nas oitavas de final da competição.

    Abel é multado em R$ 75 mil pela Conmebol por gesto obsceno a Flaco

  • Neymar não participa de último treino e desfalca o Santos contra o Cuenca

    Neymar não participa de último treino e desfalca o Santos contra o Cuenca

    (UOL/FOLHAPRESS) – Em recuperação de um edema na panturrilha direita, Neymar está fora da partida decisiva entre Santos e Deportivo Cuenca, do Equador, pela Copa Sul-Americana.

    As duas equipes se enfrentam às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (26), na Vila Belmiro, valendo a sobrevivência do Peixe no torneio continental.

    No último treinamento antes do confronto, realizado na tarde desta segunda-feira (25), no CT Rei Pelé, o técnico Cuca comandou uma atividade tática e técnica com o elenco, mas não viu o seu camisa 10 pisar no gramado.

    Neymar, assim como vem acontecendo desde que o problema muscular foi diagnosticado, dividiu a sua programação entre a fisioterapia e exercícios na academia do clube.

    Desta forma, o craque só voltará a vestir a camisa do Peixe após a disputa da Copa do Mundo.

    O jogador viaja e se apresenta à seleção brasileira na Granja Comary, em Teresópolis, na manhã desta quarta-feira (27).

    A ausência do craque, somada ao rigor da Conmebol em relação aos seus protocolos antes e durante os jogos de suas competições, inviabilizou uma homenagem que a diretoria planejava fazer a Neymar pela convocação.

    Sem poder contar com a sua principal estrela e ciente da importância do resultado, a cúpula alvinegra decidiu reduzir consideravelmente o valor dos ingressos, que estão sendo comercializados por preços populares, a partir de R$ 5,00.

    SITUAÇÃO DELICADA NO GRUPO D

    Na Sul-Americana, apenas os primeiros colocados de cada chave avançam diretamente às oitavas de final. As equipes que terminarem a fase de grupos na segunda posição disputarão uma repescagem contra os terceiros colocados vindos dos grupos da Libertadores.

    Lanterna do Grupo D com apenas quatro pontos, o Santos não depende apenas de si para avançar. Além de derrotar os equatorianos para chegar aos sete pontos, o Peixe terá de torcer para o San Lorenzo, da Argentina, vencer o Recoleta, do Paraguai.

    Caso os paraguaios superem os argentinos e conquistem a primeira colocação da chave com oito pontos, o Peixe ficará empatado em pontos com o San Lorenzo.

    Nesse cenário, a equipe de Cuca precisará tirar a diferença no saldo de gols para ficar com a segunda posição e ir à repescagem.

    Neste momento, os argentinos levam vantagem (2 contra -1 do Santos).

    Neymar não participa de último treino e desfalca o Santos contra o Cuenca

  • CBF quer acabar com jogos no fim do domingo e às 19h no meio de semana

    CBF quer acabar com jogos no fim do domingo e às 19h no meio de semana

    RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A CBF reuniu os clubes para a segunda rodada de reuniões sobre a liga. E como parte das discussões sobre horários dos jogos, a entidade apresentou uma proposta de mudanças para o encaixe das partidas do Brasileiro. O foco é melhorar o público e trazer o campeonato para horários diurnos e não noturnos.

    HÁ CINCO TÓPICOS PRINCIPAIS:

    • Priorizar horários diurnos
    • Reduzir conflitos entre Séries A e B
    • Reavaliar a janela das 19h (meio de semana)
    • Reavaliar jogos domingo à noite (a partir de 20h)
    • Ampliar o uso da janela das 11h de domingo

    A posição da CBF é resultado de um estudo feito pela entidade, considerando os jogos de 2023 a 2025.

    Ela analisou os horários das partidas e a presença de público para criar um coeficiente que mostrasse, considerando as particularidades de cada clube, qual horário tende a atrair mais gente para os estádios.

    Nesta segunda-feira (25), no modelo vigente, a CBF admite nos bastidores que não tem a presença de público como prioridade na hora de definir horários.

    A entidade precisa equacionar interesses de várias frentes. Nisso entram o desejo das detentoras, os calendários de competições continentais, intervalo mínimo de 66h entre os jogos, fatores de segurança pública (evitar que times da mesma cidade joguem no mesmo dia) e desejo dos clubes por um período maior de descanso em determinada situação.

    Nas propostas levadas aos clubes, a entidade entende que reduzir os conflitos entre Séries A e B vai aumentar a visibilidade dos dois produtos.

    Em relação aos jogos às 19h no meio de semana, a CBF percebeu no levantamento que o índice de público está abaixo da média.

    O domingo à noite, após as 20h, também é outro problema identificado na avaliação. Esse mesmo horário noturno, no sábado, não é visto como um problema.

    No meio disso tudo, a CBF entende que pode explorar melhor o potencial do horário das 11h de domingo, em períodos e locais que o clima permita isso. Essa faixa foi inserida no Brasileirão há alguns anos pensando no mercado internacional.

    No geral, a CBF já tinha trazido na primeira reunião sobre liga que via o Brasileirão excessivamente noturno, na comparação com Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha) e Bundesliga (Alemanha).

    A entidade percebeu também que o Brasileirão nos últimos três anos teve 55 combinações de dias\horários, sendo domingo, às 16h, o mais recorrente (17% do calendário). É justamente nessa faixa que ela quer investir esforços.

    A CBF aborda essa e outras questões na reunião da liga porque esses aspectos fazem parte do combo de ações relacionadas à melhoria do produto. Antes de discutir divisão de dinheiro, a entidade propõe medidas para mudar a cara do Brasileirão visando a um aumento de valor do campeonato.

    CBF quer acabar com jogos no fim do domingo e às 19h no meio de semana

  • Corinthians: Zakaria vira trunfo surpresa e tem gol previsto por presidente

    Corinthians: Zakaria vira trunfo surpresa e tem gol previsto por presidente

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O desempenho de Zakaria Labyad é tratado internamente como uma das grandes surpresas positivas do Corinthians na temporada.

    Desde a chegada ao Timão, o marroquino tem chamado atenção pela qualidade apresentada nos treinamentos e, agora, começa a aproveitar as oportunidades dadas pelo técnico Fernando Diniz.

    Neste domingo, contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão, o jogador marcou o gol da vitória corintiana por 1 a 0, aos 42 minutos do segundo tempo.

    PRESIDENTE VIDENTE

    O tento anotado por Labyad diante do Galo, inclusive, foi “previsto” pelo presidente Osmar Stábile. O UOL apurou que, assim que Zakaria entrou em campo no lugar de Rodrigo Garro, aos 30 minutos da etapa final, Stábile comentou com pessoas presentes em seu camarote que o marroquino faria o gol da vitória corintiana -o que aconteceu 12 minutos depois.

    Na partida anterior, contra o Peñarol, em Montevidéu, pela Libertadores, Zakaria fez sua primeira partida como titular pelo Timão e também marcou pela primeira vez com a camisa alvinegra. O gol garantiu o empate por 1 a 1 e, consequentemente, a liderança do Grupo E para a equipe paulista.

    DESCOBERTA DE DINIZ

    Quando chegou ao Corinthians, Zakaria Labyad era pouco conhecido até mesmo pelo então técnico Dorival Júnior. Com Fernando Diniz, porém, o meia passou a ser mais observado e ganhou minutos em campo, cenário aproveitado pelo marroquino para mostrar serviço.

    Nos bastidores, a avaliação é de que Zakaria, assim como Jesse Lingard, foi um dos jogadores “descobertos” no elenco desde a chegada de Diniz. Antes, ambos eram vistos à sombra de Memphis Depay que, no caso do marroquino, foi o responsável por sua indicação ao clube.

    Enquanto Lingard assumiu a titularidade no ataque durante as nove semanas de ausência de Memphis por lesão, Zakaria passou a ganhar cada vez mais espaço e confiança da comissão técnica.

    ‘VIM PARA FAZER HISTÓRIA’

    Após a vitória sobre o Atlético-MG, Zakaria valorizou sua trajetória no futebol europeu e afirmou que quer construir história no Corinthians.

    Eu ganhei nove títulos na carreira. Acho que não são muitos jogadores do elenco que podem falar isso. Fui tricampeão da liga pelo Ajax e ganhei três copas. Com 19 anos, conquistei a minha primeira. Todos me veem como amigo do Memphis. Ele é meu amigo, somos irmãos. Vim aqui para fazer história, mostrar minha qualidade no Brasil. Os caras que treinam comigo sabem da minha qualidade. Trabalho duro e dou meu melhor todos os dias”, afirmou o jogador na zona mista.Zakaria Labyad, na zona mista, apósa vitória sobre o Galo

    Diante desse cenário, Zakaria Labyad já é tratado internamente como um “reforço inesperado”. Inicialmente visto como um atleta para compor elenco, o marroquino tem mostrado credenciais para assumir protagonismo e conquistar ainda mais espaço com a camisa corintiana.

    Corinthians: Zakaria vira trunfo surpresa e tem gol previsto por presidente