Categoria: ESPORTES

  • Thiago Silva deixa o FC Porto: “Tudo valeu a pena”, diz veterano

    Thiago Silva deixa o FC Porto: “Tudo valeu a pena”, diz veterano

    O FC Porto anunciou oficialmente, por meio de comunicado divulgado em seus canais oficiais, que Thiago Silva não terá o contrato renovado e deixará o clube ao fim do vínculo atual, válido até 30 de junho. Assim, o zagueiro brasileiro de 41 anos encerra sua segunda passagem pelo time português apenas seis meses após retornar ao Dragão.

    “O vínculo contratual de Thiago Silva chegou ao fim e o zagueiro internacional brasileiro, de 41 anos, está de saída do FC Porto após duas passagens pelo clube. Na primeira, em 2004, Thiago Silva atuou pela equipe B portista no início de uma trajetória repleta de conquistas”, escreveu o clube.

    O comunicado também relembra a volta do defensor nesta temporada.

    “Na segunda passagem, já depois de conquistar a Liga dos Campeões no Estádio do Dragão, o zagueiro nascido no Rio de Janeiro participou de 14 partidas pela Liga Portuguesa, Liga Europa e Taça de Portugal, conquistando o Campeonato Português e levantando o 33º troféu de sua carreira”, acrescentou o FC Porto.

    O clube encerrou a homenagem desejando sucesso ao brasileiro.

    “Confirmada a saída de Thiago Silva, o clube deseja as maiores felicidades para o futuro. O FC Porto será sempre a sua casa.”

    O anúncio aconteceu cerca de 48 horas depois de Thiago Silva ficar fora da lista de convocados da seleção brasileira feita por Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo de 2026.

    Thiago chegou ao FC Porto na última janela de transferências de inverno, após o fim de seu contrato com o Fluminense. Um dos objetivos da mudança para Portugal era justamente tentar voltar à seleção e disputar o Mundial, mas a convocação acabou não acontecendo.

    Sob o comando do técnico italiano Francesco Farioli, o zagueiro disputou 14 partidas oficiais. Seu último jogo foi no dia 10 de maio, na derrota por 1 a 0 para o AVS, fora de casa, pela penúltima rodada do Campeonato Português.

    Em entrevista às plataformas oficiais do clube, Thiago Silva fez um balanço emocionado sobre o período em Portugal.

    “Esses meses me mostram que tudo valeu a pena. Foi tudo muito incrível, muito prazeroso, momentos de muita felicidade, por tudo o que vivi aqui. Vitórias, derrotas, tensão, nervosismo, ansiedade para saber se conquistaríamos ou não o título…”, afirmou.

    O brasileiro também relembrou momentos difíceis da campanha, especialmente a derrota para o Casa Pia.

    “Aqueles momentos depois da derrota para o Casa Pia foram difíceis. Mas o grupo permaneceu muito forte e unido, e merece tudo de bom. Esses momentos de pressão, especialmente depois de uma derrota após muito tempo sem perder, acabam trazendo nervosismo”, disse.

    Thiago destacou ainda a importância dos jogadores mais experientes no elenco durante os momentos de pressão.

    “Aí entra a experiência, o equilíbrio e a maturidade dos atletas mais velhos. Não só eu, mas também o Diogo [Costa], o Cláudio [Ramos], o Pepê, que é um pouco mais experiente, e o [Jan] Bednarek. Depois do jogo contra o Casa Pia, eu percebi que estávamos muito próximos de conquistar o título justamente pela cobrança interna que surgiu após aquela derrota”, explicou.

    Segundo ele, a reação do elenco após o revés foi determinante para a conquista do campeonato.

    “Voltamos para casa depois daquela derrota e tivemos de encontrar maneiras de recuperar a confiança do torcedor, que ficou cheio de dúvidas. Aquilo fortaleceu ainda mais o grupo”, afirmou.

    Na despedida, o defensor agradeceu o carinho recebido da torcida portista.

    “Sou muito grato por todo o carinho, toda a admiração e respeito que recebi dos torcedores do FC Porto. Foram meses muito importantes para o meu crescimento pessoal e profissional, para entender ainda mais o futebol com o mister Francesco Farioli e toda a comissão técnica. Tudo isso ficará marcado na minha vida para sempre. Espero também ter deixado minha marca na vida deles”, declarou.

    Thiago Silva também admitiu que não imaginava viver momentos tão intensos em tão pouco tempo.

    “Se eu dissesse que esperava tudo o que vivi aqui, estaria mentindo. Claro que imaginava uma festa bonita depois de alguns anos sem vencer, mas o que vivi no FC Porto é algo que vou levar para a vida inteira”, concluiu.
     
     

     

    Influenciadora preparou uma festa em casa para acompanhar a lista da Seleção Brasileira de Futebol, mas reagiu com ironia nas redes sociais após Thiago Silva não ser convocado para a Copa do Mundo FIFA de 2026

    Notícias ao Minuto | 07:15 – 19/05/2026


    Thiago Silva deixa o FC Porto: “Tudo valeu a pena”, diz veterano

  • Nem parabéns, nem postagem: silêncio de Medina sobre Neymar intriga fãs

    Nem parabéns, nem postagem: silêncio de Medina sobre Neymar intriga fãs

    A convocação de Neymar para a Copa do Mundo provocou grande repercussão nas redes sociais, com mensagens de apoio de amigos, famosos e torcedores. Mas um detalhe chamou atenção dos fãs do atacante do Santos: o silêncio de Gabriel Medina.

    Amigo próximo de Neymar há anos, o surfista não fez qualquer publicação pública comemorando a convocação do camisa 10 para o Mundial. A ausência de manifestações rapidamente virou assunto entre internautas.

    Nas redes sociais, usuários começaram a especular sobre um possível afastamento entre os dois.

    “O Gabriel Medina não falou nada sobre o Neymar na Copa. Parece que eles se afastaram mesmo”, escreveu um perfil no X, antigo Twitter.

    Enquanto Medina manteve discrição, Neymar acompanhou o anúncio oficial da convocação ao lado de amigos em sua mansão em Santos. Entre os convidados estavam o cantor Thiaguinho e o levantador Bruninho.

    Já Gabriel Medina está na Nova Zelândia com a namorada, Isabela Arantes. Nos últimos dias, o surfista publicou fotos da viagem romântica ao lado da companheira nas redes sociais.

    A falta de interação entre os dois amigos, que costumavam aparecer juntos com frequência em viagens, festas e eventos, voltou a alimentar rumores de distanciamento. Até o momento, nenhum dos dois comentou publicamente sobre o assunto.
     

    Neymar chega à Copa do Mundo de 2026 vivendo seu pior ciclo pré-Mundial em números ofensivos. Convocado por Carlo Ancelotti, atacante soma apenas 19 participações em gols no último ano e ainda enfrenta desconfiança por causa de problemas físicos

    Folhapress | 06:30 – 20/05/2026

     
     

    Nem parabéns, nem postagem: silêncio de Medina sobre Neymar intriga fãs

  • Técnicos portugueses brilham na Sul-Americana, mas Abel tropeça

    Técnicos portugueses brilham na Sul-Americana, mas Abel tropeça

    A noite desta quarta-feira foi de emoções diferentes para os técnicos portugueses que comandam clubes brasileiros nas competições sul-americanas. Depois de o Cruzeiro, de Artur Jorge, vencer pela Libertadores um dia antes, Flamengo, Palmeiras, Grêmio e Botafogo também entraram em campo. O destaque ficou para os triunfos de Flamengo, Grêmio e Botafogo, enquanto o Palmeiras, de Abel Ferreira, acabou derrotado em casa.

    Abel Ferreira sofre derrota no Allianz

    O Palmeiras levou um duro golpe ao perder por 1 a 0 para o Cerro Porteño, do Paraguai, no Allianz Parque, pela Libertadores. O gol da vitória paraguaia foi marcado pelo experiente Pablo Vegetti logo no início do segundo tempo, aos 48 minutos.

    Com o resultado, a equipe comandada por Abel Ferreira sofreu a primeira derrota na fase de grupos e viu o Cerro Porteño assumir a liderança do Grupo F, além de garantir vaga antecipada nas oitavas de final.

    Agora, o Palmeiras ocupa a segunda colocação, com oito pontos, e decidirá sua classificação na última rodada, fora de casa, contra o Junior Barranquilla, na Colômbia.

    Flamengo vence e garante vaga

    No Maracanã, o Flamengo teve um desfecho bem mais positivo. O time comandado pelo português Leonardo Jardim venceu o Estudiantes, da Argentina, por 1 a 0, e garantiu presença antecipada nas oitavas de final da Libertadores.

    O gol da vitória foi marcado por Pedro, aos 20 minutos do segundo tempo. O atacante aproveitou rebote do goleiro Muslera para balançar as redes e confirmar mais três pontos para o Rubro-Negro.

    Com o resultado, o Flamengo chegou aos 10 pontos e lidera o Grupo A. O clube carioca ainda aguarda a definição da Conmebol sobre a partida contra o Independiente Medellín, interrompida após confusão envolvendo torcedores colombianos.

    Na última rodada, o Flamengo encara o Cusco, do Peru, já classificado para o mata-mata.

    Grêmio segue vivo na Sul-Americana

    Pela Copa Sul-Americana, o Grêmio, comandado por Luís Castro, venceu o Palestino, do Chile, por 2 a 0, e segue firme na luta pela liderança do Grupo F.

    O atacante dinamarquês Martin Braithwaite abriu o placar logo aos quatro minutos, enquanto Cristian Pavón marcou o segundo gol na etapa final, aos 68.

    Com a vitória, o Grêmio chegou aos 10 pontos e aparece na vice-liderança do grupo. Na rodada decisiva, o time gaúcho enfrenta o Montevideo City Torque, do Uruguai, líder da chave com dois pontos a mais. O Tricolor precisa vencer para avançar diretamente às oitavas. Caso termine em segundo, disputará os playoffs.

    Botafogo domina no Paraguai

    Já o Botafogo, treinado por Franclim Carvalho, venceu com autoridade o Independiente, da Bolívia, por 3 a 0, em Assunção, no Paraguai.

    Cristian Medina abriu o placar ainda no primeiro tempo, aos 24 minutos. Na reta final da partida, Jordan Barrera ampliou, aos 82, e o goleiro Johan Gutierrez marcou contra, fechando a goleada aos 87.

    Com o resultado, o Botafogo chegou aos 13 pontos e lidera o Grupo E da Sul-Americana, ficando muito perto de confirmar vaga direta nas oitavas de final. Na última rodada, a equipe carioca encara o Caracas, na Venezuela.
     
     

    Com gol de Pedro no segundo tempo, Flamengo venceu o Estudiantes no Maracanã e garantiu vaga antecipada nas oitavas da Libertadores. Já o Palmeiras perdeu em casa para o Cerro Porteño e segue pressionado na disputa por classificação

    Agência Brasil | 04:00 – 21/05/2026

     

    Equipa de Artur Jorge conseguiu levar um ponto da Bombonera, com a arbitragem de Jesús Valenzuela a ser alvo de forte contestação. A imprensa argentina não poupa críticas ao VAR.

    Francisco Amaral Santos | 07:47 – 20/05/2026

    Técnicos portugueses brilham na Sul-Americana, mas Abel tropeça

  • Libertadores: Pedro decide e Flamengo está nas oitavas de final

    Libertadores: Pedro decide e Flamengo está nas oitavas de final

    O atacante Pedro marcou o gol da vitória de 1 a 0 do Flamengo sobre o Estudiantes (Argentina), na noite desta quarta-feira (20) no estádio do Maracanã. Com este resultado o time da Gávea se garantiu, de forma antecipada, nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. A Rádio Nacional transmitiu o jogo ao vivo.

    Com os três pontos conquistados em casa, o Rubro-Negro da Gávea chegou ao total de dez, não podendo mais ser ultrapassado pelos argentinos, que ocupam a terceira posição do Grupo A com seis pontos. O detalhe é que o Flamengo ainda pode receber mais três pontos, referentes ao jogo diante do Independiente Medellín (Colômbia), que foi cancelado por causa de atos de vandalismo de torcedores da equipe colombiana.

     

    A partida disputada nesta quarta no estádio do Maracanã foi marcada pelo equilíbrio. Apesar do apoio de sua apaixonada torcida, o time da Gávea encontrou muitas dificuldades de criar oportunidades de marcar diante de um Estudiantes que se arriscava muito ao marcar de forma adiantada.

    Com isso, as melhores oportunidades da equipe comandada pelo técnico português Leonardo surgiram apenas após o intervalo. E foi no segundo tempo, aos 19 minutos, que Pedro marcou o gol da vitória. O centroavante do Rubro-Negro aproveitou rebote dado pelo goleiro Muslera para dominar com a perna direita e chutar com a esquerda para o fundo do gol.

    A partir daí o Flamengo melhorou ainda mais, e ficou muito perto de ampliar. Mas o placar permaneceu sem novas alterações até o apito final.

    Palmeiras perde

    Quem ainda busca a presença nas oitavas de final da Libertadores é o Palmeiras, que, jogando em sua casa, foi superado pelo Cerro Porteño (Paraguai) pelo placar de 1 a 0. O único gol da partida foi marcado pelo atacante argentino Pablo Vegetti.

    Com o revés em casa o Verdão ocupa a vice-liderança do Grupo F com oito pontos. A liderança é dos paraguaios, que já conquistaram dez pontos.

    “Eu entendo, a escolha deles é a melhor para a nossa seleção [masculina], e a federação americana não aceitou a troca de horário nem de dia. Não tivemos muito o que fazer”, disse o técnico

    Folhapress | 22:35 – 20/05/2026

     


    Libertadores: Pedro decide e Flamengo está nas oitavas de final

  • Como Zé Ivaldo e Tiquinho ajudam a entender a situação de Mayke no Santos

    Como Zé Ivaldo e Tiquinho ajudam a entender a situação de Mayke no Santos

    (UOL/FOLHAPRESS) – A situação do lateral-direito Mayke no Santos é delicada. Contratado no meio do ano passado, o jogador de 33 anos tem vínculo com o clube até dezembro de 2027, mas nunca caiu nas graças da torcida.

    A substituição ainda no primeiro tempo da derrota por 3 a 0 para o Coritiba, no último domingo (17), na Neo Química Arena, tornou a sua continuidade no Alvinegro praticamente insustentável.

    Em razão de uma atuação muito abaixo do esperado contra o Coxa, Mayke passou a ser alvo de fortes vaias da torcida santista toda vez que tocava na bola.

    Sob a justificativa de que precisava preservar o atleta da pressão das arquibancadas, o técnico Cuca decidiu sacá-lo da partida aos 39 minutos da etapa inicial para a entrada de Cristian Oliva.

    ‘ESQUECIDO’ HÁ UM MÊS E MEIO

    O cenário atual do lateral se assemelha muito ao do zagueiro Zé Ivaldo.

    Bastante criticado por conta de falhas defensivas constantes, o defensor está ‘esquecido’ no elenco desde a derrota do Santos para o Flamengo por 3 a 1, no Maracanã, há um mês e meio.

    Desde então, Cuca só relacionou Zé Ivaldo para uma única partida (contra o Deportivo Cuenca, no Equador, no dia 8 de abril), mas não o colocou em campo.
    Internamente, o entendimento da diretoria é de que não há mais clima para a utilização do zagueiro diante do torcedor.

    EMPRÉSTIMO PARA ALIVIAR A FOLHA

    Se o mesmo ‘esquecimento’ acontecer com Mayke por conta do desgaste com a torcida, o Santos pode reviver o mesmo desfecho do caso de Tiquinho Soares.

    O centroavante tem contrato com o Peixe também até o fim de 2027 e os seus 35 anos de idade inviabilizam uma negociação que traga retorno financeiro aos cofres alvinegros.

    Para piorar, o alto salário fez o Santos ceder Tiquinho por empréstimo ao Mirassol, arcando com a maior parte dos vencimentos do atleta apenas para não mantê-lo encostado no CT, uma vez que ele já não fazia parte dos planos da comissão técnica.

    TRÊS PARTIDAS NO BRASILEIRÃO

    Como Mayke também é dono de um dos vencimentos mais altos do elenco, a diretoria e a comissão técnica terão que ser perspicazes para gerir a crise envolvendo o futuro do lateral dentro do clube ou encontrar uma saída na próxima janela de transferências, que abre no dia 20 de julho.

    A favor do Santos pesa o fato de Mayke ter disputado apenas três partidas neste Brasileirão, o que significa que ele ainda pode defender qualquer outra equipe da Série A nesta temporada.

    Como Zé Ivaldo e Tiquinho ajudam a entender a situação de Mayke no Santos

  • Atacantes em alta, goleiros em baixa: como chega a seleção brasileira para a Copa do Mundo

    Atacantes em alta, goleiros em baixa: como chega a seleção brasileira para a Copa do Mundo

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Não há homogeneidade no grupo de 26 convocados pelo treinador da seleção brasileira Carlo Ancelotti para a disputa da Copa do Mundo, com jogadores que atravessam momentos bastante distintos em seus respectivos clubes.

    Enquanto alguns nomes chegam com a moral elevada por terem conquistado títulos nas ligas nacionais que disputam ou por viverem uma fase goleadora em seus times na Europa, há outros em baixa, por ainda estarem em recuperação de lesões ou por falhas cometidas recentemente.

    O cronograma da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) prevê que os jogadores devem se apresentar no dia 27 de maio para o início dos treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis. Eles ainda disputam um amistoso contra o Panamá no dia 31, no Maracanã, antes do embarque para os Estados Unidos.

    Haverá ainda mais um amistoso contra o Egito, em Cleveland, no dia 6 de junho, antes da estreia no dia 13 contra o Marrocos, em East Rutherford, nos arredores de Nova Jersey.

    Nos treinamentos e nos amistosos, a comissão técnica liderada por Ancelotti terá de se debruçar -com especial atenção- para o gol.

    Titular absoluto nas duas últimas Copas, Alisson não entra em campo pelo Liverpool há mais de dois meses, afastado por conta de uma lesão muscular na coxa direita.

    O Liverpool informou que o goleiro está na fase final do processo de recuperação, mas é possível que o goleiro se apresente à seleção ainda sem ter voltado aos gramados -o time tem apenas mais uma partida até lá, no domingo (24), contra o Brentford, pela última rodada da Premier League.

    Reserva imediato nos dois últimos Mundiais, Ederson convive com uma série de críticas em sua primeira -e talvez última- temporada no Fenerbahçe.

    Após uma passagem vencedora pelo Manchester City, o goleiro foi anunciado pelo clube turco em setembro de 2025, com contrato até 2028, mas não tem conseguido repetir o bom desempenho.

    Em 36 jogos na temporada, Ederson já foi vazado 37 vezes. Recentemente, cometeu uma falha grave em duelo contra o Rizespor que impediu o Fenerbahçe de assumir a liderança do Campeonato Turco, e, na sequência, foi expulso no clássico contra o Galatasaray, quando chegou a danificar com um chute o equipamento do VAR à beira do campo.

    Com ameaças de torcedores dirigidas aos seus familiares, Ederson já estaria inclusive cogitando uma transferência de clube, segundo a imprensa turca.

    Weverton, do Grêmio, convocado surpreendentemente como terceiro goleiro, não atua pela seleção há mais de três anos e, portanto, ainda não foi testado por Ancelotti. Sua última partida pela equipe nacional foi em março de 2023, na derrota por 2 a 1 para o Marrocos, quando a equipe ainda era comandada por Ramon Menezes.

    CAMPEÕES NACIONAIS E ARTILHEIROS NO ATAQUE

    Na linha de frente, por outro lado, a seleção conta com uma porção de nomes em grande fase em seus clubes na Europa, com alguns tendo inclusive conquistado recentemente títulos nas respectivas ligas locais.

    Na Espanha, Raphinha voltou a ser um dos protagonistas na campanha do bicampeonato espanhol do Barcelona. É o vice-artilheiro da equipe na temporada, com 21 gols, atrás apenas de Lamine Yamal, com 24.

    O atacante vive o segundo ano mais artilheiro da carreira, superado só pela temporada passada, quando balançou as redes 34 vezes e chegou a ter o nome defendido por torcedores para o prêmio de melhor do mundo.

    Na Inglaterra, Gabriel Martinelli também deu importante contribuição para o Arsenal voltar a levantar a taça da Premier League após um hiato de 22 anos. É o vice-artilheiro do clube na temporada, com 11 gols, atrás do sueco Viktor Gyökeres, com 21.

    Também na Premier League, Rayan, revelado nas categorias de base do Vasco, vem sendo um dos destaques do Bournemouth.

    Em 6º lugar na tabela, o clube caminha para alcançar sua melhor colocação na história do campeonato, com vaga já assegurada pela primeira vez na Liga Europa.

    Mais novo dos convocados por Ancelotti, Rayan estreou no fim de janeiro, já tendo marcado 5 vezes em 14 partidas -é o quinto maior goleador do time.

    Quem também chega em alta pela performance recente na liga inglesa é Igor Thiago, artilheiro disparado do Brentford, com 25 bolas na rede -o vice tem sete-, atrás apenas do norueguês Erling Haaland na Premier League.

    Na França, Endrick, o segundo mais novo da seleção no Mundial, garantiu sua convocação -e seu retorno ao Real Madrid- com gols e assistências pelo Lyon.

    Em 21 partidas pelo time francês desde o início do ano, Endrick marcou oito gols -é o terceiro goleador da equipe na temporada- e distribuiu sete assistências -líder no quesito.

    Magalhães e Marquinhos seguros na zaga

    Companheiro de Gabriel Martinelli no Arsenal, Gabriel Magalhães se consolidou como um dos principais zagueiros em atuação hoje nas principais ligas europeias.

    Com atuações sólidas e um estilo de jogo marcado pela imposição física, Magalhães foi o único brasileiro incluído na seleção da Premier League na temporada passada. Com a confirmação do título inglês, o zagueiro tem boas chances de voltar a ser incluído na seleção do campeonato.

    Seu companheiro na linha de defesa na seleção de Ancelotti, Marquinhos -que levantou a taça de campeão francês pela quinta vez seguida com o PSG- chega para sua terceira Copa estabelecido como uma das principais lideranças.

    Ainda veloz na cobertura defensiva aos 32 anos e reconhecido pela inteligência tática privilegiada, o defensor deve ser um dos capitães do Brasil no Mundial, alternando a braçadeira com Casemiro.

    NEYMAR AINDA EM BUSCA DA FORMA IDEAL

    Embora ainda seja reverenciado pelos companheiros como uma das principais lideranças técnicas do grupo, Neymar tem tido dificuldades para ter uma sequência de jogos no Santos, o que fez Ancelotti deixar sua inclusão na lista para os 45 minutos do segundo tempo.

    O atacante participou de menos da metade dos jogos do time na temporada, e chega à Copa com a menor participação em gols da carreira. Em 2026, balançou as redes seis vezes e distribuiu quatro assistências em 15 partidas.

    Longe do auge físico, Neymar ainda deve perder as duas próximas partidas do Santos, contra San Lorenzo e Grêmio, pela Copa Sul-Americana e pelo Campeonato Brasileiro, respectivamente, devido a um desconforto na panturrilha sentido durante a derrota por 3 a 0 para o Coritiba.

    Atacantes em alta, goleiros em baixa: como chega a seleção brasileira para a Copa do Mundo

  • Memphis evita forçar volta ao Corinthians para não arriscar Copa

    Memphis evita forçar volta ao Corinthians para não arriscar Copa

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – As ausências de Memphis Depay nas partidas do Corinthians, mesmo após mais de uma semana em transição física, têm relação direta com uma precaução do próprio jogador visando a disputa da Copa do Mundo.

    Conforme apurou o UOL, o atacante reclama de incômodos na panturrilha desde a semana passada. As dores persistiram nas atividades dos últimos dias, embora o problema não seja tratado internamente como lesão.

    Ainda assim, o desconforto foi suficiente para que Memphis se posicionasse contra ser relacionado para o duelo desta quinta-feira, diante do Peñarol, em Montevidéu, pela Libertadores.

    O receio do jogador é de que um esforço maior possa agravar o quadro e provocar uma distensão. Dependendo da gravidade, a lesão poderia comprometer sua presença no Mundial.

    ENTRE A CRUZ E A ESPADA

    Internamente, a avaliação é de que a proximidade da Copa do Mundo também tem impactado o lado anímico do jogador, que demonstra preocupação em não perder a oportunidade de disputar o torneio. Pessoas próximas ao atacante, porém, rechaçam qualquer resistência para atuar pelo Corinthians.

    Segundo relatos obtidos pelo UOL, Memphis tem demonstrado vontade de retornar aos gramados e gostaria, inclusive, de ter atuado em uma ou duas partidas antes do período atual. A avaliação, no entanto, é de que uma nova lesão muscular praticamente inviabilizaria a presença do holandês no Mundial.

    O entendimento é de que o atacante vive um cenário delicado: ao mesmo tempo em que precisa voltar a jogar para manter ritmo e consolidar a convocação pela Holanda, também evita acelerar o processo para não correr o risco de sofrer uma contusão mais séria.

    Dessa forma, o atacante optou por ser preservado para não colocar em risco sua condição física. E isso acontece mesmo após a manifestação de Ronaldo Koeman, técnico da seleção holandesa, que afirmou em entrevista a uma emissora local que gostaria de ver Memphis atuando nas últimas três partidas do Corinthians antes da convocação.

    CORINTHIANS ADOTA CAUTELA

    Nos bastidores, o Corinthians também adota cautela no processo de retorno. O clube entende que, após um longo período afastado e já de volta aos treinamentos, o jogador apresentou um desconforto que serviu como sinal de alerta, embora não exista diagnóstico de lesão.

    Existe a expectativa de que Memphis permaneça em transição física até o fim de semana e possa ser relacionado para a partida contra o Atlético Mineiro, pelo Campeonato Brasileiro, na Neo Química Arena. A tendência, caso seja liberado, é que ele inicie no banco de reservas e ganhe alguns minutos ao longo do confronto.

    A presença do atacante contra o Atlético-MG, porém, dependerá da evolução do quadro até os próximos dias. Caso não se sinta seguro, a posição do jogador será respeitada, e ele não voltará a atuar antes da convocação da seleção holandesa.

    Paralelamente, o departamento físico monitora os níveis do atleta com base na carga de treinamentos recentes em comparação às últimas três semanas. Até o momento, as métricas são consideradas abaixo do ideal para um retorno em alto nível.

    Há um receio interno de que Memphis volte a jogar sem estar em sua condição física ideal. Esse eventual cenário aumentaria o risco de uma nova lesão e dificultaria que ele atuasse com a intensidade considerada necessária.

    Memphis evita forçar volta ao Corinthians para não arriscar Copa

  • Santos pede anulação de jogo contra o Coritiba por substituição de Neymar

    Santos pede anulação de jogo contra o Coritiba por substituição de Neymar

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Santos informou nesta quarta-feira (20) entrou com ação no STJD para pedir a anulação da partida contra o Coritiba. O Peixe entende que houve erro de direito na substituição de Neymar e alega que Robinho Jr. deveria ter substituído Escobar.

    LEIA A NOTA DO SANTOS:

    O Departamento Jurídico informa que entrou com ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para solicitar a anulação da partida disputada no dia 17/5, diante do Coritiba, válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Clube entende que houve erro de direito quando a arbitragem impediu a permanência em campo do atleta Neymar Jr., o que contrariou determinação da própria comissão técnica e desrespeitou o protocolo oficial de substituições de jogadores. O que está em discussão não é performance técnica ou resultado do jogo, mas a defesa da instituição e das regras da FIFA.

    “Eu entendo, a escolha deles é a melhor para a nossa seleção [masculina], e a federação americana não aceitou a troca de horário nem de dia. Não tivemos muito o que fazer”, disse o técnico

    Folhapress | 15:12 – 20/05/2026

    Santos pede anulação de jogo contra o Coritiba por substituição de Neymar

  • EUA não quis trocar dia, diz Arthur Elias sobre jogos simultâneos do Brasil

    EUA não quis trocar dia, diz Arthur Elias sobre jogos simultâneos do Brasil

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O técnico Arthur Elias, da seleção brasileira feminina, afirmou que os EUA não quiseram trocar a data do primeiro amistoso, que acontecerá no mesmo dia do jogo da seleção brasileira masculina contra o Egito, também amistoso.

    “Eu entendo, a escolha deles é a melhor para a nossa seleção [masculina], e a federação americana não aceitou a troca de horário nem de dia. Não tivemos muito o que fazer. […] Pode ter certeza que o público que comparecer nesse dia na Neo Química Arena vai ver uma grnde partida de futebol e uma seleção com muita vontade e orgulho de vestir essa camisa para vencer essa equipe tão forte, como é os EUA. Arthur Elias, técnico da seleção brasileira feminina”

    O QUE ACONTECEU

    O time de Arthur Elias entrará em campo no dia 6 de junho, às 18h30 (de Brasília), para enfrentar os Estados Unidos, na Neo Química Arena. O jogo faz parte da preparação para a Copa do Mundo de 2027, que será disputada no Brasil.

    Já a equipe comandada por Carlo Ancelotti tem um confronto no mesmo dia, contra o Egito, às 19h (de Brasília), em Cleveland, nos EUA. Será o último compromisso da seleção masculina antes da estreia na Copa do Mundo, contra o Marrocos, no dia 13.

    A seleção feminina reencontrará as norte-americanas no dia 9 de junho, no Castelão, em Fortaleza. O jogo será às 21h30 (de Brasília).

    O compromisso seguinte da seleção masculina será a estreia na Copa do Mundo 2026. O duelo será no dia 13 de junho, às 19h (de Brasília), contra Marrocos. O Brasil está no Grupo C, que ainda conta com Escócia e Haiti.

    EUA não quis trocar dia, diz Arthur Elias sobre jogos simultâneos do Brasil

  • Ancelotti contraria filosofia de Tite, e seleção terá mais folgas na Copa

    Ancelotti contraria filosofia de Tite, e seleção terá mais folgas na Copa

    (UOL/FOLHAPRESS) – Os jogadores da seleção brasileira terão folga após as partidas na Copa do Mundo. Diferentemente das últimas edições do Mundial, o técnico Carlo Ancelotti vai adotar um regime mais flexível para os atletas e vai permitir que eles tenham um período fora da concentração para aproveitar com familiares e amigos.

    A ideia do treinador é que o grupo faça uma atividade no dia seguinte aos jogos e seja liberado, desde que tenha precaução e sem excessos.

    “As folgas estão definidas. Vamos ter folgas depois das partidas. Passar um tempo com a família também é muito importante. É um período longe que vamos passar, mas é um período importante na vida de cada um. Cada um tem de fazer um sacrifício também”, disse Carlo Ancelotti ao UOL.

    Um dos motivos para a flexibilização de Carlo Ancelotti é a preocupação com a parte mental dos atletas. Caso o Brasil chegue à final no dia 19 de julho, o elenco terá 53 dias de trabalho. A apresentação está marcada para o dia 27 de maio, mas nem todos os atletas estarão presentes. Gabriel Magalhães, Gabriel Martinelli e Marquinhos estão na final da Liga dos Campeões e só se juntarão ao grupo nos Estados Unidos, em junho.

    Conhecido historicamente por ser um bom administrador de elencos, Carlo Ancelotti entende que a folga faz parte da recuperação dos atletas e que isso ajudará na convivência entre eles durante a competição: “Se você tem harmonia, tudo fica mais fácil. O ambiente é muito importante para o sucesso de qualquer seleção na Copa do Mundo. A CBF está muito focada em criar um ambiente bom para que passemos todo esse tempo juntos”.

    “Temos de criar um ambiente limpo, que não tenha discussão, que tenha clareza. Que tenha regras claras e divisões entre todos do grupo. Todos precisam ter o sentimento de que eles são importantes para a equipe. Não só os jogadores, mas todo a comissão. Estamos trabalhando nisto. Encontramos um bom centro de treinamento, um hotel, uma cidade. Isso é um aspecto muito importante?, completou Ancelotti.

    Na última Copa do Mundo, em 2022, o técnico era Tite, que adotou um regime mais rígido. A equipe que foi eliminada nas quartas de final para a Croácia teve apenas algumas horas de folga no dia seguinte do jogo contra a Suíça, partida pela segunda rodada da fase de grupos. Os jogadores foram liberados após o jantar, mas tiveram de retornar para dormir no hotel no Catar.

    O veto a familiares na concentração da seleção brasileira, assim como nas últimas edições, segue como uma cartilha da CBF. A delegação ficará hospedada em Basking Ridge, em uma área que fica a cerca de 55 quilômetros do Metlife Stadium, estádio onde o time estreia no dia 13 de junho contra o Marrocos e que receberá a final. A base será a mesma durante toda a competição, com viagens para os jogos e retorno ao local.

    Contratado em maio do ano passado, Carlo Ancelotti vive a expectativa da primeira Copa do Mundo como treinador. O italiano disputou as edições de 1986 e 1990 como jogador e, em 1994, como assistente técnico. Sobre o período à frente do Brasil, ele se surpreendeu de forma positiva com o ambiente encontrado.

    “O que eu vi neste período na seleção é que o ambiente de trabalho é muito bom. Isso é uma coisa que eu gostei muito de trabalhar com a Seleção. Todos falam o mesmo idioma, têm a mesma cultura. Em clubes não é assim. Quando você tem esse ambiente como nós temos, o trabalho fica mais fácil para poder agregar todos os jogadores para que eles possam falar, brincar e fazer coisas juntos. Em um clube é muito mais difícil ter esse ambiente de união, de harmonia”, finalizou.

    Neymar chega à Copa do Mundo de 2026 vivendo seu pior ciclo pré-Mundial em números ofensivos. Convocado por Carlo Ancelotti, atacante soma apenas 19 participações em gols no último ano e ainda enfrenta desconfiança por causa de problemas físicos

    Folhapress | 06:30 – 20/05/2026

    Ancelotti contraria filosofia de Tite, e seleção terá mais folgas na Copa