Categoria: ESPORTES

  • MP suspende por 10 jogos organizadas de Flamengo e Vasco após briga e morte

    MP suspende por 10 jogos organizadas de Flamengo e Vasco após briga e morte

    RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Grupo de Atuação Especializada em Desporto e Defesa do Torcedor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAEDEST/MPRJ) recomendou a suspensão por dez jogos das organizadas “Torcida Jovem do Flamengo” e “Força Jovem do Vasco” em função das brigas antes e depois do clássico no último dia 3, que resultaram na morte de Fabiano Miranda Lopes, de 42 anos.

    Portanto, neste período, os seguintes itens estão proibidos: faixas, bandeiras, instrumentos musicais, indumentárias de identificação ou alusivas às referidas torcidas. A determinação vale para todos os estádios do Estado do Rio de Janeiro e no perímetro de segurança das arenas esportivas.

    O MP-RJ alega que tais organizadas descumpriram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado por elas. Foi solicitado que o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe) envie ofício aos representantes das respectivas torcidas para que apresentem as relações nominais completas e atualizadas de seus integrantes bem como os esclarecimentos sobre os fatos.

    UM MORTO E UM COM PERDA DE VISÃO

    O clássico entre Flamengo e Vasco, no dia 3 de maio, pelo Campeonato Brasileiro, foi marcado por muita violência nas ruas do Rio de Janeiro. Além da morte de Fabiano Miranda Lopes, houve também o episódio onde o jovem Arthur Cortines Laxes, de 18 anos, levou um tiro de bala de borracha no rosto e perdeu a visão do olho direito.

    O Ministério Público (MP-RJ) alega já estar sob posse das imagens e investiga o caso. Até o momento, o agente não foi identificado e, após realizar depoimento na Polícia Civil, a família do estudante de Nutrição aguarda respostas do Estado e da Polícia Militar.

    MP suspende por 10 jogos organizadas de Flamengo e Vasco após briga e morte

  • Danilo é afastado pelo Botafogo após ausência contra o Corinthians

    Danilo é afastado pelo Botafogo após ausência contra o Corinthians

    RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Danilo foi afastado pelo Botafogo após ser desfalque na vitória por 3 a 1 contra o Corinthians por “motivos pessoais”.

    A situação do meio-campista não é irreversível, segundo apurou o UOL. O Botafogo tem quatro jogos – Ind. Petrolero, São Paulo, Caracas e Bahia – até a pausa para a Copa do Mundo.

    O técnico Franclim Carvalho afirmou, após a partida, que “não queria um atleta que não estava com cabeça para participar do jogo”. O Botafogo justificou o corte por “motivos pessoais”.

    Danilo nesta segunda-feira (18) teve uma conversa comigo no treino. Ele deu-me o ponto de vista dele, eu dei-lhe o meu. Foi relacionado. nesta terça-feira (19) de manhã, me comunicou que não estava com cabeça para participar da partida, e eu muito sinceramente comuniquei à diretoria que não queria um atleta presente dentro do meu grupo que não estava com cabeça para participar do jogo. Vocês sabem da importância que Danilo tem nesta equipe. Mas, para mim, é muito mais importante o coletivo que o individualFranclim Carvalho, treinador do Botafogo, em entrevista coletivaDanilo disputou 12 partidas com a camisa do Botafogo no Brasileirão. Se participasse da 13ª, não poderia mais ser inscrito por nenhum outro clube da mesma divisão nesta temporada, em caso de transferência.

    O jogador foi convocado pela seleção brasileira para a disputa da Copa do Mundo. O técnico Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira (18) os 26 nomes que estarão no Mundial.

    Danilo é afastado pelo Botafogo após ausência contra o Corinthians

  • Weverton diz que vive auge aos 38 e se apega a fala de Neymar em 2ª chance

    Weverton diz que vive auge aos 38 e se apega a fala de Neymar em 2ª chance

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Novidade na lista da seleção brasileira de Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo, o goleiro Weverton diz que vive o ápice da carreira aos 38 anos. O arqueiro vai para a sua segunda edição de Mundial, uma vez que jogou o torneio em 2022.

    “O goleiro atinge o ápice dele depois dos 30, tem a maturidade para suportar qualquer coisa. Se pegar um jovem e uma pessoa de 60 anos, eles vão tomar decisões diferentes. O mesmo acontece com o jogador de futebol. Um goleiro com 30 anos já experimentou muitas coisas boas e ruins. Ele ainda tem vigor físico, se cuida mais, se dedica e colhe os frutos. Vivo o meu melhor momento com um todo hoje: atleta, homem, pai, marido… Todas essas coisas estão no mesmo pacote”, disse o jogador em entrevista coletiva.

    Na visão do goleiro, uma série de fatores se alinharam nos últimos dias para que o chamado viesse. Entre elas estão as atuações de destaque nos últimos jogos do Grêmio.

    “As coisas têm de se alinhar no futebol, nos últimos dias elas foram se alinhando a meu favor. Foram grandes jogos, defesas que me ajudaram a chegar a essa reta final com chance de ir à Copa. Quando vem a pré-convocação você começa a sonhar de outra maneira, vê uma chance real. A última semana, depois de bons jogos, criei expectativa. Vida de goleiro não é fácil, tem que estar todos os dias trabalhando e repetindo as mesmas coisas. Estou muito feliz, tudo se alinhou a meu favor”, afirma Weverton.

    Aos 38 anos, Weverton superou “rivais” mais jovens e ganhou a preferência pela experiência, segundo Carlo Ancelotti. Ele se vê útil de muitas maneiras para a seleção.

    “Existem várias maneiras de você ser útil. Copa é um campeonato curto, rápido e que nem todo mundo vai jogar. Todo mundo é importante. Você pode não jogar, mas quando você treina no seu melhor nível você ajuda quem vai jogar. Eu, treinando bem, posso motivar os batedores para conseguirem o gol, eles vão treinar no mais alto nível.

    No vestiário, posso ajudar alguém que está de cabeça baixa, erguer a moral. Esse é o papel de quem é mais experiente. Já joguei uma Copa e sei. Vivi um clima quando fomos eliminados que eu nunca mais quero viver, carrego isso comigo”, diz o goleiro.

    FALA MARCANTE DE NEYMAR

    Weverton foi campeão olímpico ao lado de Neymar nas Olimpíadas do Rio, em 2016. nesta terça-feira (19), 10 anos depois, ele compartilhou detalhes da conversa no vestiário antes da final contra a Alemanha. A fala mais marcante, para ele, foi a do camisa 10.

    “O que ele falou no dia da final olímpica eu nunca vou esquecer. Ele dizia que em 2012 ele tinha sido prata e ele tinha a segunda chance de tornar aquele sonho possível. Ele queria que ninguém precisasse de uma segunda chance, que aquela fosse a única para todo mundo e que fosse o momento de conquistar o ouro que faltava para nós. Aquilo me marcou muito”, afirma Weverton.

    O goleiro levou a mensagem e quer usá-la neste Copa do Mundo. Ele citou a presença de diversos nomes que devem fazer sua última participação em Mundiais neste ano.

    “Para essa geração e acho que para muito gente, será a última Copa. Danilo, Alex Sandro, Marquinhos… É a última chance. Essa vai ser a chance da minha vida e de muita gente. Nunca mais teremos essa oportunidade. Esse é o meu pensamento”, diz.

    O QUE MAIS ELE DISSE?

    Festa pela convocação

    “Nem sei o que aconteceu nesta segunda-feira (18). Tive um pequeno desmaio, acho. Já vi as imagens várias vezes e já agradeci o livramento do meu irmão não ter esmagado a minha cabeça. Não tinha melhor forma de expressar o que era aquele momento.”

    Crença no próprio trabalho

    “Óbvio que quando cheguei aqui sempre acreditei no meu potencial. É normal que às vezes as pessoas queiram tentar decidir o seu futuro, aquilo que você é ou o que já se encerrou. O bom da vida é poder se superar e mostrar a sua capacidade com trabalho, luta, renuncia e sacrifício. Coloquei a mão no meu bolso e achei meus comprimidos de suplemente que tomo e pensei: ‘talvez vocês tenham me ajudado’. É preciso pagar um grande preço, um sacrifício. Sou muito grato à minha família e não posse de deixar de agradecer o esforço que o Grêmio fez para me contratar, à torcida como me abraçou e me tratou desde que cheguei.”

    Histórico na seleção

    “A minha primeira convocação foi em 2016, faz 10 anos que vou para a seleção. Não me recordo se fiquei um ano inteiro sem ser convocado, fui com o Dorival no ano passado. O meu histórico, o meu caráter e profissionalismo… O Ancelotti não viu, mas deve ter ouvido das pessoas. Deve estar seguro da escolha que fez e quero honrar ela, a confiança que ele me deu. São 11 jogos pela seleção, campeão olímpico, 55 convocações. Acho que tudo isso me dá essa oportunidade.”

    Neymar

    “Falar da qualidade do Neymar é perder tempo, é indiscutível o grande jogador e pessoa que ele é. Quem acompanha futebol pôde ver o esforço e a dedicação que ele fez para representar o país dele. Talvez possamos ver uma versão dele que gostamos de ver: motivado e que pode nos ajudar muito, um homem feliz e de bem consigo mesmo. Ele pode dar uma resposta muito boa e nos ajudar. Todo brasileiro que ama o futebol e o país vai torcer para ele estar no melhor nível possível assim como os outros jogadores.”

    Disputa aberta pela titularidade

    “O Bento, o Hugo, o John que não tiveram neste primeiro momento, não é que eles não mereçam, são escolhas com base no que o treinador entende que é melhor para a equipe. Dedico tempo estudando os outros goleiros e acho que se o Ancelotti e o Taffarel nos escolheram é porque entendem que estamos prontos e aptos para servirmos a seleção. A disputa é muito boa para todos. Quanto mais disputa, mais vai se exigir o alto nível. A disputa é necessária em qualquer fase da nossa vida. Chicote vai estralar, vamos dar o máximo todos os dias. Quem joga não joga só por si, mas por todos.”

    Desafio é maior por ser surpresa?

    “Encaro isso com naturalidade, faz parte. É cultural as pessoas enxergarem dessa maneira, não julgo elas. Para mim, só mostra o tamanho do feito de Deus na minha vida. Quando ninguém espera, ninguém acha, vem muito mais por aí. É gratidão.”

    Contestações

    “Entendo muito o torcedor. Assisto muito futebol e às vezes até eu fico chateado vendo jogos. É normal que xinguem, vaiem e fiquem descontentes. Se não fosse isso, não era paixão, amor. O lado bom de ser experiente é que você tem tranquilidade nessas horas, sabe quem é. Não é porque fui convocado que vou virar outros. Eu sou o mesmo.”

    Grêmio fundamental

    “O Grêmio foi fundamental. Foi uma decisão muito importante que eu tinha de tomar. Tenho muita coragem para tomar decisões, de pegar a minha família e sair de um lugar onde já estava adaptado. Foi uma atitude corajosa e porque eu vi o quanto o Grêmio me queria aqui. Vivemos nesta terça-feira (19) o fruto do trabalho de muitas pessoas, é o resultado de algumas decisões que tomamos e que valeram a pena.”

    Weverton diz que vive auge aos 38 e se apega a fala de Neymar em 2ª chance

  • Piquerez avança em recuperação no Palmeiras e mantém sonho da Copa vivo

    Piquerez avança em recuperação no Palmeiras e mantém sonho da Copa vivo

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Piquerez fez trabalho com bola à parte junto a jovens da base do Palmeiras e avançou na recuperação da cirurgia no tornozelo direito. O lateral esquerdo corre contra o tempo para estar à disposição de Marcelo Bielsa para a Copa do Mundo.

    O defensor está há sete semanas em recuperação da cirurgia e passou a treinar com bola nesta semana. No treino desta segunda-feira (18) ele fez trabalhos leves com a fisioterapia, e nesta terça-feira (19) fez um trabalho em separado com crias da Academia.

    Existe a possibilidade do lateral voltar a jogar ainda antes da Copa do Mundo. Piquerez quer mostrar para a seleção do Uruguai que está totalmente recuperado e pode fazer parte do grupo que vai ao Mundial.

    O Palmeiras tem apenas mais quatro jogos até a pausa para a Copa. Cerro Porteño, Flamengo, Junior Barranquilla e Chapecoense.

    É um sonho que eu tenho de participar da Copa do Mundo, mas com os pés no chão. Seguirei fazendo a minha recuperação, priorizando o meu corpo, conhecendo o meu corpo e com a esperança e a confiança de poder estar à disposição. Quero estar à disposição do elenco antes da parada da Copa e, depois, por que não sonhar com alguma vaga na Copa, que é o sonho de todo jogador? Piquerez, em entrevista à TV Palmeiras.

    No treino desta terça-feira (19), Abel Ferreira orientou uma atividade tática e, ao final, os jogadores disputaram um recreativo.

    Paulinho participou de toda a atividade e será relacionado para o jogo na Copa Libertadores. O Palmeiras joga nesta quarta-feira (20), às 21h30 (de Brasília), contra o Cerro Porteño, no Allianz Parque, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

    O Alviverde é líder do Grupo F com 8 pontos e pode encaminhar sua classificação. O Cerro Porteño é o segundo com 7, o Sporting Cristal o 3º com 6, e o Junior, o lanterna, com apenas 1.

    Piquerez avança em recuperação no Palmeiras e mantém sonho da Copa vivo

  • Técnico da Holanda diz que Memphis ‘precisa de minutos’

    Técnico da Holanda diz que Memphis ‘precisa de minutos’

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O técnico Ronald Koeman, da seleção holandesa, comentou a situação física de Memphis Depay faltando menos de um mês para o início da Copa do Mundo. O atacante do Corinthians ainda se recupera de uma lesão sofrida em março. A convocação da Holanda será no dia 27 de maio.

    “A chance de que Memphis esteja presente existe. Ele ainda terá três partidas pelo Corinthians até nos reunirmos na seleção holandesa. Nessas partidas, ele precisa ganhar minutos em campo. Eu creio que isso vai acontecer e, se tudo correr bem, ele jogue 90 minutos na última partida. Depois disso, ainda teremos duas semanas até o nosso primeiro jogo na Copa do Mundo”, disse Ronald Koeman, à TV Ziggo Sport, da Holanda.

    RECUPERAÇÃO LONGA

    Memphis sofreu uma lesão de grau 2 na coxa direita durante o empate entre Corinthians e Flamengo no dia 22 de março. Ele sentiu o problema ao dar o lançamento que iniciou o lance do gol de empate do Timão em Itaquera.

    O retorno tem demorado mais do que o esperado. Alguns problemas durante o tratamento afetaram a cicatrização da contusão e interferiram na evolução clínica do jogador, ampliando o prazo, previsto de quatro a seis semanas, para cerca de oito.

    Memphis voltou a fazer partes dos treinos com o restante do elenco somente na última semana, mas as métricas ainda estavam abaixo do ideal.

    O planejamento é de que ele possa voltar aos relacionados no jogo contra o Peñarol, na quinta-feira, pela Libertadores. Mesmo assim, não deve ser titular. Até a pausa para a Copa, o Corinthians ainda vai encarar Atlético-MG, Platense e Grêmio.

    O contrato de Memphis Depay com o Corinthians se encerra em 20 de junho de 2026, e a renovação do vínculo segue indefinida. O atacante deseja permanecer, enquanto o clube busca parceiros para viabilizar financeiramente a continuidade do jogador.

    EXPECTATIVA PELA TERCEIRA COPA

    Memphis está muito perto de disputar sua terceira Copa do Mundo com a seleção holandesa. O atacante do Corinthians disputou as edições de 2014 e 2022 e só ficou de fora de 2018 porque a Holanda não se classificou.

    Durante o ciclo para a Copa de 2026, Memphis se tornou o maior artilheiro da seleção holandesa. São 55 gols marcados pelo atacante contra 50 de Van Persie, que aparece na segunda colocação.

    A Holanda está no Grupo F e estreia na Copa do Mundo no dia 14 de junho, contra o Japão. Depois, a seleção vai encarar Suécia (20/6) e Tunísia (25/6) nos dois jogos restantes da primeira fase.

    Técnico da Holanda diz que Memphis ‘precisa de minutos’

  • Neymar agradece apoio de Raphinha e chora com convocação

    Neymar agradece apoio de Raphinha e chora com convocação

    Nesta segunda-feira (18), Neymar mostrou os bastidores da convocação para a Copa do Mundo em vídeo postado no seu canal no YouTube. O atacante do Santos ainda não tinha sido chamado desde a chegada de Carlo Ancelotti ao comando técnico canarinho e a sua presença no Campeonato do Mundo estava longe de estar garantida.

    No vídeo, Neymar celebra entre amigos, abraça o fisioterapeuta e conversa por vídeo com o colega de seleção Raphinha, jogador do Barcelona. 

    Edição começa mostrando acontecimentos de domingo (17), onde o jogador aparece chorando durante a execução do hino nacional, exibe também seus lances e a polêmica envolvendo a sua substituição, mas não informa sobre a derrota do Santos por 3 a 0.

    Na sequência, o vídeo passa para a convocação, onde amigos e familiares de Neymar acompanham pela TV o evento da CBF, realizado no Rio de Janeiro.

    Antes da divulgação da lista, Neymar chega a demonstrar receio de não ser chamado. “Estou com uma tese aqui que se ele não me ligou até agora. Acho que ele ligaria. Estou até com medo de ficar olhando o telefone”, diz.

    Ao ver o nome confirmado pelo técnico Carlo Ancelotti, o jogador, que estava ao lado da mulher Bruna Biancardi, chora. Uma das primeiras pessoas com quem ele interage é o fisioterapeuta identificado apenas como Raphael, com quem chora abraçado.

    Na sequência, fala ao telefone com o jogador Raphinha. “Nós vamos ganhar essa porra.” Neymar fala ainda com a mãe, que estava no evento, e com o pai, remotamente.

    O vídeo de 15 minutos termina com uma mensagem direcionada ao espectador. “Dia de imensa felicidade. Consegui o meu objetivo que era voltar para a seleção, estar na Copa do Mundo. Agora é torcer pelo hexa.”

    Neymar agradece apoio de Raphinha e chora com convocação

  • Corinthians tem pacto por Brasileiro tranquilo comprometido antes da Copa

    Corinthians tem pacto por Brasileiro tranquilo comprometido antes da Copa

    (UOL/FOLHAPRESS) – O Corinthians voltou à zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro após a derrota para o Botafogo, neste domingo (17), e isso acendeu um alerta interno no clube. O cenário pode impactar um compromisso firmado entre o elenco ainda no início da temporada.

    A reportagem apurou que os jogadores do Timão estabeleceram, no começo do ano, um “pacto” para evitar a repetição de dois problemas enfrentados em 2025: o vexame na Libertadores e o sofrimento no Brasileirão.

    DERROTA AUMENTA PRESSÃO POR REAÇÃO NO BRASILEIRÃO

    Na competição continental, o objetivo vem sendo alcançado. O Corinthians já garantiu vaga nas oitavas de final com duas rodadas de antecedência e possui a melhor campanha da fase de grupos.

    No Campeonato Brasileiro, porém, o cenário é oposto. A derrota no Rio de Janeiro aumentou o senso de urgência dentro do clube justamente em um período tratado como decisivo para o planejamento do segundo semestre. A avaliação interna é que maio seria fundamental para acumular pontos e consolidar uma situação mais confortável na tabela antes da pausa para a Copa do Mundo.

    Além do tropeço diante do Botafogo, o Corinthians também não foi beneficiado pelos resultados dos concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento. A vitória sobre o São Paulo, na rodada anterior, era vista internamente como um passo importante para afastar o time do Z4. No entanto, a combinação de resultados deixou o clube apenas uma posição acima da zona de descenso, situação revertida novamente após os resultados seguintes e a derrota deste domingo.

    O acordo interno por um Brasileirão mais tranquilo foi firmado ainda durante a passagem de Dorival Júnior pelo comando técnico. A avaliação do treinador, compartilhada pelo elenco, era de que o Corinthians não poderia voltar a conviver com a parte de baixo da tabela, como ocorreu nas últimas duas temporadas, mesmo tendo as Copas como prioridade esportiva.

    JOGOS ANTES DA PAUSA VIRAM PRIORIDADE NO CORINTHIANS

    Mesmo após a saída de Dorival, o entendimento nos bastidores permanece semelhante.

    A definição sobre prioridades e estratégias para o segundo semestre deve ocorrer apenas durante a paralisação para a Copa do Mundo, mas a leitura atual é de que a principal chance de título está nos torneios mata-mata. Ainda assim, o objetivo no Brasileirão é, ao menos, disputar uma vaga na pré-Libertadores e evitar novo envolvimento na luta contra o rebaixamento.

    Internamente, as partidas contra Atlético-MG e Grêmio, as últimas do Corinthians no Brasileirão antes da pausa para a Copa, são consideradas fundamentais.

    A avaliação é que duas vitórias dariam mais tranquilidade ao ambiente durante a paralisação e permitiriam ao clube projetar um segundo semestre distante da disputa contra o descenso.

    Conheça os 26 jogadores que vão representar o Brasil no Mundial que acontecerá no Canadá, Estados Unidos e México. O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026; veja os adversários!

    Agência Brasil | 23:00 – 18/05/2026

    Corinthians tem pacto por Brasileiro tranquilo comprometido antes da Copa

  • Seleção brasileira repete goleiros em Copas pela primeira vez em 64 anos

    Seleção brasileira repete goleiros em Copas pela primeira vez em 64 anos

    (FOLHAPRESS) – Com a surpreendente inclusão do goleiro Weverton, do Grêmio, pelo treinador italiano Carlo Ancelotti na lista de convocados para a Copa do Mundo nesta segunda-feira (18), a seleção brasileira repetirá integralmente, pela primeira vez em 64 anos, os nomes de todos os seus arqueiros para a disputa do principal torneio de seleções.

    Até então, a única vez em que o Brasil havia repetido os goleiros para a disputa do Mundial foi nas edições de 1958 e 1962, quando a seleção venceu seus dois primeiros títulos.

    O titular Gilmar, primeiro no Corinthians e depois no Santos, e o reserva Castilho, do Fluminense, foram os jogadores convocados para o gol por Vicente Feola e Aymoré Moreira, respectivamente.

    Correndo por fora na briga para entrar na relação do mister, que também conta com Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Fenerbahçe, o experiente guarda-metas de 38 anos debutou em Copas na edição do Qatar, em 2022.

    Terceiro goleiro do time, ele chegou a entrar em campo na goleada por 4 a 1 contra a Coreia do Sul, em jogo válido pelas oitavas de final, substituindo o titular Alisson faltando cerca de dez minutos para o fim da partida.

    Ele superou a concorrência de nomes como do goleiro Bento, do Al Nassr, que atuou no último amistoso contra a Croácia, mas cometeu falhas recentes no Campeonato Saudita, e de Hugo Souza, do Corinthians, titular na derrota por 3 a 2 para o Japão –a primeira do Brasil para a seleção asiática.

    Relação de goleiros convocados pela seleção brasileira em Copas do Mundo

    1930
    Joel (America)
    Velloso (Fluminense)
    1934
    Germano (Flamengo)
    Roberto Gomes Pedrosa (Botafogo)
    1938
    Walter (Flamengo)
    Batatais (Fluminense)
    1950
    Barbosa (Vasco)
    Castilho (Fluminense)
    1954
    Castilho (Fluminense)
    Veludo (Fluminense)
    Cabeção (Corinthians)
    1958
    Gilmar (Corinthians)
    Castilho (Fluminense)
    1962
    Gilmar (Santos)
    Castilho (Fluminense)
    1966
    Gilmar (Santos)
    Manga (Botafogo)

    1970
    Félix (Fluminense)
    Ado (Corinthians)
    Leão (Palmeiras)

    1974
    Leão (Palmeiras)
    Valdir Peres (São Paulo)
    Renato (Flamengo)

    1978
    Leão (Palmeiras)
    Valdir Peres (São Paulo)
    Carlos (Ponte Preta)

    1982
    Valdir Peres (São Paulo)
    Paulo Sérgio (Botafogo)
    Carlos (Ponte Preta)

    1986
    Leão (Palmeiras)
    Carlos (Corinthians)
    Paulo Victor (Fluminense)

    1990
    Taffarel (Internacional)
    Zé Carlos (Flamengo)
    Acácio (Vasco)

    1994
    Taffarel (Reggiana)
    Zetti (São Paulo)
    Gilmar Rinaldi (Flamengo)

    \1998
    Taffarel (Atlético-MG)
    Dida (Cruzeiro)
    Carlos Germano (Vasco)

    2002
    Marcos (Palmeiras)
    Dida (Corinthians)
    Rogério Ceni (São Paulo)

    2006
    Júlio César (Inter de Milão)
    Dida (Milan)
    Rogério Ceni (São Paulo)

    2010
    Júlio César (Inter de Milão)
    Doni (Roma)
    Gomes (Tottenham)

    2014
    Júlio César (Toronto FC)
    Victor (Atlético-MG)
    Jefferson (Botafogo)

    2018
    Alisson (Liverpool)
    Cássio (Corinthians)
    Ederson (Manchester City)

    2022
    Alisson (Liverpool)
    Ederson (Manchester City)
    Weverton (Palmeiras)

    2026
    Alisson (Liverpool)
    Ederson (Fenerbahçe)
    Weverton (Grêmio)

    Seleção brasileira repete goleiros em Copas pela primeira vez em 64 anos

  • Mais novo na seleção em Copas desde Ronaldo, Rayan convenceu Ancelotti após 15 minutos em campo

    Mais novo na seleção em Copas desde Ronaldo, Rayan convenceu Ancelotti após 15 minutos em campo

    (FOLHAPRESS) – Uma das principais novidades da lista do técnico italiano Carlo Ancelotti, o atacante Rayan, de 19 anos, é o jogador mais jovem entre os 26 convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo.

    Com apenas 13 dias de diferença para Endrick, também de 19 anos, os dois se tornaram os atletas mais jovens convocados pelo Brasil para uma Copa desde Ronaldo, que tinha 17 anos no Mundial de 1994.

    Rayan Vitor Simplício Rocha superou concorrentes mais experientes na disputa por uma vaga graças ao estilo de jogo veloz e versátil, capaz de atuar em diferentes posições do ataque.

    Em início promissor na Premier League pelo Bournemouth, o atacante canhoto de 1,85 metro, revelado pelo Vasco, ultrapassou nomes mais experientes e até mais cotados nas casas de apostas para integrar a lista final de Ancelotti, como João Pedro, de 24 anos, do Chelsea, e Pedro, de 28, do Flamengo.

    Antes da convocação definitiva para a Copa do Mundo, que começa em 11 de junho nos Estados Unidos, México e Canadá, Rayan havia sido chamado apenas uma vez por Ancelotti, para os amistosos contra França e Croácia, em março.

    “Muito potente, tem qualidade e boa atitude em campo. Se apresentou muito bem em uma liga difícil sendo tão jovem. Certamente tem futuro na seleção. Não sei se já na próxima Copa, mas, pelo que vem fazendo, merece estar aqui”, afirmou Ancelotti ao justificar a convocação.

    O atacante não entrou em campo na derrota para a França, mas ganhou oportunidade nos minutos finais do amistoso contra a Croácia, substituindo Luiz Henrique quando o placar ainda estava empatado em 1 a 1.

    A entrada de Rayan deu mais velocidade ao ataque pela ponta direita e, embora não tenha participado diretamente dos gols marcados por Igor Thiago e Gabriel Martinelli nos minutos finais, causou boa impressão à comissão técnica.

    Filho do ex-zagueiro Valkmar, que atuou pelo Vasco nos anos 1990, Rayan chegou ao clube carioca aos seis anos e rapidamente se destacou nas categorias de base pelos gols marcados.

    Após boas atuações nas divisões inferiores, assinou o primeiro contrato profissional em dezembro de 2022, com multa rescisória estipulada em cerca de 80 milhões de euros (R$ 476 milhões) para clubes do exterior.

    A estreia no time principal aconteceu em janeiro de 2023, contra o Audax, pelo Campeonato Carioca. Na ocasião, tornou-se o jogador mais jovem a atuar pelo Vasco no século 21, aos 16 anos, cinco meses e 16 dias, superando Andrey Santos, outro nome que chegou a ser cogitado na convocação, mas ficou fora da lista.

    O primeiro gol pelo clube veio cerca de cinco meses depois, na derrota por 2 a 1 para o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro. Com isso, também se tornou o jogador mais jovem a marcar pelo Vasco neste século.

    Rayan ganhou protagonismo a partir de meados de 2025, especialmente após a chegada do técnico Fernando Diniz. Na última temporada, marcou 20 gols em 57 partidas pelo Vasco, desempenho que despertou o interesse de clubes europeus.

    Em janeiro de 2026, foi anunciado pelo Bournemouth em uma negociação estimada em 35 milhões de euros (R$ 204 milhões), a maior venda da história do clube carioca.

    O primeiro gol pelo novo time saiu logo na segunda partida, garantindo um empate contra o Aston Villa. No jogo seguinte, voltou a marcar e ajudou na vitória de virada por 2 a 1 sobre o Everton, mesmo após cometer um pênalti no fim do primeiro tempo.

    O desempenho rendeu elogios do técnico do Bournemouth, o espanhol Andoni Iraola.

    “Existem erros que precisamos aceitar em jogadores jovens. Eles vão fazer coisas brilhantes e também cometer alguns erros. Isso faz parte do processo de desenvolvimento. Ele sabe que não pode cometer aquele tipo de falta dentro da área. Não acho que seja alguém afetado pela pressão. Rayan está acostumado a jogar sob pressão e foi muito bem no segundo tempo, fez um gol”, afirmou o treinador após a vitória sobre o Everton.

    Em 13 jogos pela Premier League, Rayan soma cinco gols e duas assistências.

    Após ter o nome confirmado na lista de Ancelotti, o atacante celebrou a convocação nas redes sociais.

    “Hoje realizo um dos maiores sonhos da minha vida: ser convocado pela primeira vez para uma Copa do Mundo para representar a seleção do meu país”, escreveu.

    “Vestir essa camisa é uma honra indescritível. Prometo dar o meu máximo e representar meu país com orgulho, humildade e coração”, completou.

    Neymar chega à Copa do Mundo de 2026 vivendo seu pior ciclo pré-Mundial em números ofensivos. Convocado por Carlo Ancelotti, atacante soma apenas 19 participações em gols no último ano e ainda enfrenta desconfiança por causa de problemas físicos

    Folhapress | 06:30 – 20/05/2026

    Mais novo na seleção em Copas desde Ronaldo, Rayan convenceu Ancelotti após 15 minutos em campo

  • Palmeiras vê cenário favorável na Libertadores e descarta senso de urgência

    Palmeiras vê cenário favorável na Libertadores e descarta senso de urgência

    (UOL/FOLHAPRESS) – Ainda que exista grande expectativa pelo confronto contra o Flamengo, no próximo sábado (23), pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras volta suas atenções primeiro para a Libertadores.

    Nesta quarta-feira (20), o Verdão recebe o Cerro Porteño, do Paraguai, pela quinta rodada da fase de grupos da competição continental.

    CENÁRIO POUCO TRANQUILO

    Embora lidere o Grupo F, o cenário alviverde está longe de ser confortável. Com duas vitórias e dois empates, o Palmeiras soma oito pontos e tem apenas dois de vantagem para o terceiro colocado, o Sporting Cristal, do Peru.

    Uma derrota para o Cerro pode até tirar o time da zona de classificação às oitavas de final antes da rodada derradeira da fase de grupos. Ainda assim, o UOL apurou que o elenco não encara o duelo desta semana com clima de decisão.

    Internamente, a avaliação é de que o clube segue dependendo apenas de si para avançar de fase -condição considerada ideal em qualquer circunstância. Além disso, há a convicção de que mais dois empates, por exemplo, seriam suficientes para garantir a vaga nas oitavas.

    O fator mando de campo também pesa para que o Palmeiras trate o confronto sem “senso de urgência”. As duas partidas restantes da equipe na fase de grupos serão disputadas no Nubank Parque, e a intenção é aproveitar esse cenário para somar seis pontos, assegurar a liderança da chave e ainda buscar uma das melhores campanhas gerais da Libertadores, garantindo vantagem de decidir em casa nos mata-matas.

    PALMEIRAS TEM CHANCE DE IR A EXTREMOS

    A trajetória palmeirense até aqui ajuda a explicar o alerta externo, mas sem excesso de preocupações internas. O time estreou com empate por 1 a 1 diante do Junior Barranquilla, na Colômbia. Depois, venceu o Sporting Cristal por 2 a 1, no Nubank Parque, em jogo com dificuldades. Na sequência, empatou novamente por 1 a 1, agora com o Cerro Porteño, em Assunção, antes de conquistar a primeira vitória fora de casa ao bater o Sporting Cristal por 2 a 0, em Lima.

    Com isso, o Grupo F tem o Palmeiras na liderança, com oito pontos, seguido pelo Cerro Porteño, com sete, Sporting Cristal, com seis, e Junior Barranquilla, com um. Caso seja derrotado pelo Cerro Porteño, o Palmeiras será ultrapassado pelos paraguaios e ainda corre o risco de perder posição para o Sporting Cristal, que encara o Junior Barranquilla, na Colômbia.

    Na última rodada da fase de grupos, marcada para 28 de maio, o Verdão recebe o Junior Barranquilla, no Nubank Parque. Já o Cerro enfrenta o Sporting Cristal, em Assunção.

    Por outro lado, o Palmeiras também pode garantir classificação antecipada às oitavas de final nesta rodada. Para isso, precisa vencer o Cerro Porteño e torcer para que o Sporting Cristal não derrote o Junior Barranquilla.

    Conheça os 26 jogadores que vão representar o Brasil no Mundial que acontecerá no Canadá, Estados Unidos e México. O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026; veja os adversários!

    Agência Brasil | 23:00 – 18/05/2026

    Palmeiras vê cenário favorável na Libertadores e descarta senso de urgência