Categoria: ESPORTES

  • ‘Vamos dar a vida’, ‘que privilégio’ e ‘maior seleção do mundo’: jogadores celebram convocação para Copa do Mundo

    ‘Vamos dar a vida’, ‘que privilégio’ e ‘maior seleção do mundo’: jogadores celebram convocação para Copa do Mundo

    (FOLHAPRESS) – Nos minutos que se seguiram ao anúncio da lista de 26 convocados da seleção brasileira pelo treinador Carlo Ancelotti, uma série de jogadores incluídos na relação foi às redes sociais para celebrar a convocação.

    “Aquele menino que jogava descalço em São Gonçalo chegou de novo. Copa do Mundo é o auge da carreira de qualquer jogador e vou para minha segunda”, escreveu Vinicius Junior em publicação no Instagram.

    O carioca de 25 anos disputou sua primeira Copa em 2022, no Qatar. Em quatro jogos, marcou um gol, na goleada de 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, nas oitavas de final, e distribuiu duas assistências. O Brasil acabou eliminado nas quartas de final, na disputa de pênaltis, contra a Croácia.

    “Foram três anos e meio de muito trabalho para garantir um lugar entre os 26. Não foi fácil. Obrigado ao mister pela confiança, toda minha família, aos fãs pelo apoio de sempre. Vamos juntos! Somos o Brasil e vamos dar a vida para trazer a alegria para o nosso país”, assinalou Vini Jr na postagem.

    “Que a história seja diferente! Confiem no nosso grupo! O sonho está vivo!”, acrescentou o atleta.

    “Obrigado Deus. Que honra, que privilégio”, escreveu o atacante Raphinha, 29, campeão do Espanhol e um dos destaques do Barcelona na temporada.

    Raphinha também debutou em Copas do Mundo no Qatar, quando entrou em campo cinco vezes, sem balançar as redes ou dar assistências.

    Já o atacante Endrick, de 19 anos, festejou a convocação para a sua primeira Copa do Mundo.

    “Obrigado Deus, o Senhor é maravilhoso, a minha primeira Copa Do Mundo com a maior seleção do mundo, só tenho que agradecer a Deus por esse momento”, escreveu o atacante, que disputou a temporada pelo Lyon, mas deve retornar ao Real Madrid na volta do Mundial.

    “Agora é representar a nossa nação, vamos com tudo juntos sempre!”, acrescentou o jovem.

    Conheça os 26 jogadores que vão representar o Brasil no Mundial que acontecerá no Canadá, Estados Unidos e México. O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026; veja os adversários!

    Agência Brasil | 23:00 – 18/05/2026

    ‘Vamos dar a vida’, ‘que privilégio’ e ‘maior seleção do mundo’: jogadores celebram convocação para Copa do Mundo

  • Convocação de Neymar surpreende a imprensa internacional

    Convocação de Neymar surpreende a imprensa internacional

    (FOLHAPRESS) – A imprensa internacional repercutiu com surpresa a convocação de Neymar para a Copa do Mundo 2026. O técnico Carlo Ancelotti anunciou na tarde desta segunda-feira (18) os 26 jogadores que vão defender a seleção brasileira no mundial –entre eles, o atacante santista de 34 anos, que disputará o torneio pela quarta vez.

    O “The New York Times” contrapôs a escolha do técnico à ausência de Neymar em jogos da seleção brasileira desde outubro de 2023. O jornal classificou a exclusão do atacante João Pedro como a mais significante.

    O jornal espanhol “As” tratou a escolha de Ancelotti como uma “bomba mundial”, além de classificar a presença de Neymar e Endrick como uma recompensa para o presente e o futuro do Brasil. “A polêmica está servida”, escreveu.

    O conterrâneo “Marca” foi menos efusivo ao dizer que a incerteza chegou ao fim com o anúncio do atacante para defender a seleção brasileira.

    Na mesma linha, o português “A Bola” demonstrou surpresa com Neymar entre os 26 nomes de Ancelotti e destacou a ausência de Thiago Silva, do Porto -que não disputa uma partida pelo Brasil desde 2022.

    Na Itália, a “Gazzetta dello Sport” repercutiu a euforia e a festa que tomou conta do auditório onde o anúncio de Neymar foi realizado. Também enfatizou a entrada do atacante para o “grupo seleto” de nove jogadores que disputaram quatro Copas do Mundo com a camisa verde e amarelo.

    Conheça os 26 jogadores que vão representar o Brasil no Mundial que acontecerá no Canadá, Estados Unidos e México. O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026; veja os adversários!

    Agência Brasil | 23:00 – 18/05/2026

    Convocação de Neymar surpreende a imprensa internacional

  • Seleção de Ancelotti terá maior média de idade da história do Brasil em Copas

    Seleção de Ancelotti terá maior média de idade da história do Brasil em Copas

    (FOLHAPRESS) – Embora não seja o atleta com idade mais avançada convocado para defender a seleção brasileira em uma Copa do Mundo, o goleiro Weverton ajudou a elevar a média de idade da equipe definida por Carlo Ancelotti para representar o Brasil no Mundial sediado em conjunto por Estados Unidos, Canadá e México.

    Aos 38 anos, o jogador do Grêmio puxa para cima a média etária do grupo em cerca de cinco meses. Com 28,7 anos de média, a seleção canarinho terá sua maior média de idade na história do país em Mundiais.

    A convocação de Ancelotti indica uma seleção menos voltada à renovação e mais apoiada na experiência. Dos 26 nomes definidos pelo treinador, 42,3% tem 30 anos ou mais. São 11 jogadores nessa faixa. Depois de Weverton, os mais velhos são Alex Sandro, de 35, Casemiro, Neymar e Danilo, todos com 34.

    Apesar da média elevada nesta edição, o jogador mais velho a defender o Brasil em uma Copa foi Daniel Alves, em 2022, aos 39 anos.

    Embora tenha renovado seu contrato até com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) até a próxima Copa do Mundo, Ancelotti deu pouco espaço a jovens promessas que poderiam aproveitar a edição deste ano para ganhar mais bagagem. Em sua lista, os mais jovens são Rayan, do Bournemouth, da Inglaterra, e Endrick, do francês Lyon, ambos com 19 anos.

    Junto com Wesley, da Roma, de 22 anos, os garotos formam um trio curioso, de atletas que não eram nem nascidos quando o Brasil conquistou seu último título mundial, em 2002, na Coreia e no Japão.

    A garotada escolhida por Ancelotti vive uma época que pode igualar aquele que é o maior jejum do Brasil sem conquistar uma Copa. Caso volte da América do Norte sem o troféu, completará 24 anos sem ganhar o torneio.

    Na Copa de 1994, a seleção brasileira atravessava cenário semelhante, com 24 anos sem conquistar um título. Na ocasião, porém, apenas um jogador convocado não tinha nascido na última Copa em que op país levantou a taça: o atacante Ronaldo, que estreou na seleção com 17 anos.

    Embora o lateral Cafu, o meia Leonardo e o zagueiro Márcio Santos tivessem 24 anos, todos nasceram alguns dias ou meses antes da conquista de 1970.
    A média de idade da seleção em 1994 foi de 27 anos, sendo o goleiro Gilmar Rinaldi o mais velho, com 35 anos.

    Demografia

    O Rio de Janeiro é a cidade com mais convocados da seleção, com Bruno Guimarães, Lucas Paquetá e Rayan. Na sequência, aparecem três cidades com dois jogadores cada: São Paulo (Gabriel Magalhães e Marquinhos), Brasília (Endrick e Igor Thiago) e João Pessoa (Bremer e Matheus Cunha).

    Endrick nasceu em Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal, enquanto Lucas Paquetá é natural da Ilha de Paquetá, localizada na Baía de Guanabara. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entretanto, considera esses dois locais respectivamente como Brasília e Rio de Janeiro.

    Conheça os 26 jogadores que vão representar o Brasil no Mundial que acontecerá no Canadá, Estados Unidos e México. O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026; veja os adversários!

    Agência Brasil | 23:00 – 18/05/2026

    Seleção de Ancelotti terá maior média de idade da história do Brasil em Copas

  • João Pedro lamenta corte da Seleção após volta de Neymar à Copa

    João Pedro lamenta corte da Seleção após volta de Neymar à Copa

    Carlo Ancelotti anunciou na noite desta segunda-feira os 26 jogadores convocados pela Seleção Brasileira de Futebol para a disputa da Copa do Mundo FIFA de 2026. Entre os nomes confirmados, chamou atenção o retorno de Neymar e a ausência do atacante João Pedro, destaque do Chelsea na temporada europeia.

    Após ficar fora da lista, João Pedro usou as redes sociais para comentar a decisão e lamentou não ter conseguido realizar o sonho de disputar a Copa do Mundo.

    “Procurei dar o meu melhor o tempo todo. Infelizmente, não foi possível realizar esse sonho de defender meu país em uma Copa do Mundo, mas sigo tranquilo e focado, como sempre procuro estar. Alegrias e frustrações fazem parte do futebol. A partir de agora, desejo boa sorte para todos que estão lá e serei mais um torcedor para trazerem o hexa para casa”, escreveu o atacante.

    Conheça os 26 jogadores que vão representar o Brasil no Mundial que acontecerá no Canadá, Estados Unidos e México. O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026; veja os adversários!

    Agência Brasil | 23:00 – 18/05/2026

    A convocação de Ancelotti foi anunciada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e surpreendeu parte da imprensa e dos torcedores, especialmente pela ausência do atacante do Chelsea, autor de 20 gols na atual temporada.

    Questionado sobre a decisão, o treinador italiano explicou os critérios utilizados para definir a lista final.

    “Existem características individuais em cada jogador. Obviamente ficamos tristes pelo João Pedro porque, pela temporada que fez na Europa, provavelmente merecia estar nesta lista. Mas, infelizmente, com toda a consciência, respeito e competência possíveis, escolhemos outros jogadores”, afirmou Ancelotti.

    A ausência de João Pedro chamou ainda mais atenção porque o atacante vinha sendo presença frequente nas listas da Seleção desde a chegada de Ancelotti ao comando da equipe, há cerca de um ano.

    O jogador de 24 anos havia participado de três das cinco convocações feitas pelo treinador italiano nesse período.

    Curiosamente, há pouco mais de uma semana, João Pedro havia defendido publicamente o retorno de Neymar à Seleção Brasileira.

    “Quero o Neymar na Copa. Neymar é o Neymar. Assim como o Messi é para a Argentina, o Neymar é para o Brasil. Ele é meu ídolo. Nunca tive a oportunidade de jogar ao lado dele”, declarou o atacante em entrevista à TNT Sports.

    Dez dias depois, Neymar voltou oficialmente à lista da Seleção após longo período afastado e acabou ocupando uma vaga no setor ofensivo que muitos acreditavam poder ficar com João Pedro.

    Sem a convocação, o atacante do Chelsea encerrará sua temporada no próximo domingo, na partida contra o Sunderland, pela última rodada da Premier League.

    Confira os convocados do Brasil para a Copa do Mundo de 2026:

    Goleiros: Alisson Becker (Liverpool), Ederson (Fenerbahçe) e Weverton (Grêmio);

    Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Bremer (Juventus), Danilo (Flamengo), Douglas Santos (Zenit), Gabriel Magalhães (Arsenal), Roger Ibañez (Al-Ahli), Léo Pereira (Flamengo), Marquinhos (Paris Saint-Germain) e Wesley (Roma);

    Meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastle United), Casemiro (Manchester United), Danilo (Botafogo), Fabinho (Al-Ittihad) e Lucas Paquetá (Flamengo);

    Atacantes: Endrick (Lyon), Gabriel Martinelli (Arsenal), Igor Thiago (Brentford), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Neymar (Santos), Raphinha (Barcelona), Rayan (Bournemouth) e Vinícius Júnior (Real Madrid).
     
     
     

    João Pedro lamenta corte da Seleção após volta de Neymar à Copa

  • Pep Guardiola deixará o Manchester City ao fim da temporada, diz jornal

    Pep Guardiola deixará o Manchester City ao fim da temporada, diz jornal

    A Premier League pode estar prestes a assistir ao fim de uma das parcerias mais vitoriosas da história recente do futebol. Segundo informações divulgadas pelo jornal britânico Daily Mail na noite desta segunda-feira, Pep Guardiola deixará o comando técnico do Manchester City ao término da atual temporada.

    De acordo com a publicação, o treinador espanhol comandará os Citizens pela última vez no próximo domingo, diante do Aston Villa, pela rodada final da Premier League. A partida será disputada no Etihad Stadium, em Manchester, e deve marcar uma despedida emocionante para Guardiola.

    Antes disso, o Manchester City ainda enfrenta o Bournemouth nesta terça-feira, fora de casa, em confronto considerado decisivo na luta pelo título inglês. Caso vença, a equipe chegará à rodada final com chances de conquistar mais uma Premier League sob o comando do técnico catalão.

    O Daily Mail afirma ainda que o clube já começou a avisar parceiros comerciais sobre a saída iminente do treinador.

    “Acredita-se que o City já tenha começado a informar seus patrocinadores de que o anúncio é iminente. A notícia também tem sido um segredo aberto entre algumas pessoas próximas de Guardiola. Espera-se que a confirmação aconteça ainda neste domingo, a tempo de o impacto extraordinário de Guardiola no futebol inglês ser celebrado em um desfile em ônibus aberto na segunda-feira”, publicou o jornal britânico.

    .

    A possível saída de Guardiola já movimenta os bastidores do mercado europeu. O jornalista italiano Fabrizio Romano informou que Enzo Maresca é atualmente o principal favorito para assumir o cargo. Maresca trabalhou anteriormente como auxiliar de Guardiola no Manchester City e também teve passagem pelo Chelsea.

    Caso a saída seja confirmada, Guardiola encerrará uma das eras mais vitoriosas da história do Manchester City. Desde que assumiu o clube, o espanhol conquistou 20 títulos, incluindo seis campeonatos da Premier League.

    Entre os feitos mais marcantes está a conquista inédita de quatro títulos consecutivos da liga inglesa, entre as temporadas 2020/21 e 2023/24.

    Sob seu comando, o Manchester City também venceu a primeira Liga dos Campeões da UEFA de sua história, em 2023.

    Nos últimos meses, Guardiola também passou a ser apontado como um dos possíveis candidatos ao cargo de técnico da Seleção Italiana de Futebol. Até o momento, porém, não há confirmação sobre qual será o próximo passo da carreira do treinador espanhol, hoje com 55 anos.
     
     

    Conheça os 26 jogadores que vão representar o Brasil no Mundial que acontecerá no Canadá, Estados Unidos e México. O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026; veja os adversários!

    Agência Brasil | 23:00 – 18/05/2026


    Pep Guardiola deixará o Manchester City ao fim da temporada, diz jornal

  • Veja datas e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo

    Veja datas e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo

    O técnico italiano Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira (18) a relação dos 26 convocados para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo. E a grande novidade foi a presença do nome do atacante Neymar

    O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026. A estreia será contra o Marrocos, no dia 13 de junho no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19h. 

    A seleção terá mais dois jogos na primeira fase da competição.

    Confira os jogos da seleção: 

    Brasil x Marrocos
    Data: 13 de junho
    Horário: 19h (horário de Brasília)
    Local: MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA)

    Brasil x Haiti
    Data: 19 de junho
    Horário: 21h30 (horário de Brasília)
    Local: Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA)

    Brasil x Escócia
    Data: 24 de junho
    Horário: 19h (horário de Brasília)
    Local: Hard Rock Stadium, em Miami (EUA)

    Convocados

    Goleiros 
    Alisson (Liverpool)
    Weverton (Grêmio)
    Ederson (Fenerbahçe)

    Defensores 
    Alex Sandro (Flamengo)
    Bremer (Juventus)
    Danilo (Flamengo)
    Douglas Santos (Zenit)
    Gabriel Magalhães (Arsenal)
    Ibañez (Al-Ahli)
    Léo Pereira (Flamengo)
    Marquinhos (PSG)
    Wesley (Roma)

    Meio-campistas
    Bruno Guimarães (Newcastle)
    Casemiro (Manchester United)
    Danilo (Botafogo)
    Fabinho (Al-Ittihad)
    Lucas Paquetá (Flamengo)

    Atacantes 
    Endrick (Lyon)
    Gabriel Martinelli (Arsenal)
    Igor Thiago (Brentford)
    Luiz Henrique (Zenit)
    Matheus Cunha (Manchester United)
    Neymar (Santos)
    Rayan (Bournemouth)
    Vinicius Júnior (Real Madrid)
    Raphinha (Barcelona)

    Veja datas e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo

  • Copa noturna e falta de interesse fazem Berlim cancelar fanfest

    Copa noturna e falta de interesse fazem Berlim cancelar fanfest

    BERLIM, ALEMANHA (FOLHAPRESS) – Cartão postal de Berlim, o Portão de Brandemburgo estava se preparando para receber uma fanfest da Copa-2026, que começa em menos de quatro semanas. Nesta segunda-feira (18), o site oficial da cidade trocou a postagem sobre o evento, afirmando que “nenhuma fanfest está programada”. De erro editorial a falta de patrocinadores, as versões se empilham na imprensa alemã. A mais singela, que aponta para um Mundial noturno, parece ser a razão mais provável.

    A diferença de fuso horário tornará a primeira Copa dividida em três países em um exercício às vezes ingrato para quem estiver assistindo aos jogos na Europa. A Alemanha, por exemplo, estreia contra Curaçao às 19h locais, mas enfrentará Costa do Marfim e Equador às 22h -não muito diferente da primeira fase do Brasil, pelo horário de Brasília.

    A França, na segunda rodada, enfrentará o Iraque às 23h, enquanto a Holanda fará seu último duelo da fase inicial contra a Tunísia às 2h. Também a Espanha jogará às 2h contra o Uruguai. Em uma prova de que a tabela da Fifa levou o poderio das seleções na hora de determinar os horários, a Áustria, longe de estar entre as potências do futebol europeu, fará duas partidas às 4h; a Turquia, ainda pior, jogará às 6h, às 5h e às 4h.

    Colônia e Dusseldorf, outros dois grandes centros urbanos no país, também abdicaram das fanfests devido ao horário e à falta de interessados em organizar os eventos. Restará ao torcedores que saírem de casa as áreas privadas e, a depender da legislação do lugar, bares e restaurantes.

    Diferentemente do que ocorre no Brasil, é raro um jogo de futebol começar depois das 21h na maior parte da Europa. Berlim, a despeito de ser conhecida por baladas e raves, tem uma lei do silêncio em vigor entre 22h e 6h. A administração da cidade aprovou uma exceção para o período da Copa, permitindo que bares e restaurantes com mesas na calçada exibam jogos que comecem até as 22h.

    O relógio tardio se soma ao mau humor generalizado dos europeus com Donald Trump. Principal palco da Copa, com 78 dos 104 jogos em seu território, os EUA assustam mais do que atraem por diversas razões: a truculência do ICE, a polícia de imigração, inclusive contra cidadãos alemães, os preços exorbitantes dos ingressos e, ameaça cada vez mais palpável, o custo das passagens aéreas.

    Se o custo dos ingressos é culpa da Fifa, a ponto de torcedores e associações de consumidores terem levado o caso à Comissão Europeia, a crise energética é responsabilidade direta da guerra no Irã, iniciada por EUA e Israel. A deterioração da imagem americana na Alemanha, embalada pelo tarifaço de Trump contra o maior exportador da Europa, no ano passado, contamina até o primeiro-ministro, Friedrich Merz.

    Depois de provocar reação virulenta do próprio Trump ao afirmar que os EUA estavam sendo humilhados por Teerã, Merz, na semana passada, declarou que não recomendaria o país como destino para estudos ou trabalho a nenhum jovem. Em um encontro com um grupo católico, o premiê afirmou que a nação em que passou parte de suas duas décadas de mercado financeiro vivia um “determinado clima social” preocupante.

    “Sou um grande admirador dos EUA, mas no momento minha admiração não está aumentando.”

    Segundo pesquisa da SLC Manegement, 63% dos alemães que estariam interessados em viajar para a Copa alegaram que a situação do país era um impeditivo. No início do ano, inclusive, outro levantamento, publicado pelo jornal Bild, mostrou que 47% da população apoiaria a seleção alemã em caso de boicote. A crise entre EUA e Europa então vivia em seu auge devido à ameaça de Trump de invadir a Groenlândia.

    Especialistas e a imprensa, contudo, concordam que, quando a bola começar a rolar, em 11 de junho, com ou sem fanfest, boa parte dos pruridos serão colocados de lado. Assim como o relógio.

    Copa noturna e falta de interesse fazem Berlim cancelar fanfest

  • Neymar vai jogar se merecer jogar, diz Ancelotti

    Neymar vai jogar se merecer jogar, diz Ancelotti

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Carlo Ancelotti considerou diversos fatores para convocar Neymar para a Copa do Mundo e, entre eles, destacou a experiência do jogador. O italiano, no entanto, disse que o camisa 10 não tem vaga garantida na equipe titular e terá de brigar por seu espaço.

    “Quero ser claro, limpo e honesto. Ele vai jogar se merecer jogar. Temos treino, e o treino vai decidir quem vai jogar. Tenho uma ideia de qual pode ser a equipe titular neste momento, mas depois temos que ver como eles treinam, como estão preparados, se tem boa condição física e mental para estar no time titular”, afirmou o treinador.

    “Acho que é importante não fixar toda a expectativa em um jogador. Cada um tem que colocar as próprias qualidades para ajudar a seleção a ganhar a Copa”, acrescentou o comandante.

    Ancelotti também disse como espera utilizar o craque em sua equipe. “É um atacante mais centralizado. Temos o jogo contra o Panamá, jogo amistoso de despedida do povo brasileiro, vamos colocar mais jogadores possíveis, é um teste que serve para nos preparar bem”, explicou.

    Ainda de acordo com a comissão técnica, Neymar foi avaliado ao longo deste ano e, na avaliação do time liderado por Ancelotti, o atleta “jogou com continuidade e melhorou a condição física”.

    Longe do auge físico, porém, Neymar tem atuado com pouca regularidade praticamente desde a última edição do Mundial, no Qatar.

    No período, sofreu a lesão mais grave da carreira, em duelo pelas Eliminatórias contra o Uruguai, em outubro de 2023, no que seria sua última aparição com a camisa amarela até aqui.

    Neymar vai jogar se merecer jogar, diz Ancelotti

  • ‘Vamos dar a vida’: Vini Jr. celebra convocação para Copa do Mundo

    ‘Vamos dar a vida’: Vini Jr. celebra convocação para Copa do Mundo

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O atacante Vinicius Junior foi às redes sociais para celebrar a confirmação de seu nome entre os 26 convocados por Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo de 2026.

    “Aquele menino que jogava descalço em São Gonçalo chegou de novo. Copa do Mundo é o auge da carreira de qualquer jogador e vou para minha segunda”, escreveu o jogador do Real Madrid em publicação no Instagram.

    O carioca de 25 anos disputou sua primeira Copa em 2022, no Qatar, quando marcou um gol, na goleada de 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, nas oitavas de final, e distribuiu duas assistências. O Brasil acabou eliminado nas quartas de final, na disputa de pênaltis, contra a Croácia.

    “Foram três anos e meio de muito trabalho para garantir um lugar entre os 26. Não foi fácil. Obrigado ao mister pela confiança, toda minha família, aos fãs pelo apoio de sempre. Vamos juntos! Somos o Brasil e vamos dar a vida para trazer a alegria para o nosso país”, assinalou Vini Jr na postagem.

    “Que a história seja diferente! Confiem no nosso grupo! O sonho está vivo!”, acrescentou o atleta.

    Conheça os 26 jogadores que vão representar o Brasil no Mundial que acontecerá no Canadá, Estados Unidos e México

    Rafael Damas | 18:12 – 18/05/2026

     

    ‘Vamos dar a vida’: Vini Jr. celebra convocação para Copa do Mundo

  • Morre Geovani Silva, ídolo do Vasco e ex-meia da seleção, aos 62 anos

    Morre Geovani Silva, ídolo do Vasco e ex-meia da seleção, aos 62 anos

    O futebol brasileiro amanheceu de luta nesta segunda-feira (18).  O ex-jogador capixaba Geovani Silva, ídolo do Vasco e ex-meia da seleção brasileira, morreu em Vitória, aos 62 anos. De acordo com nota publicada pela família nas redes sociais, ele passou mal de madrugada, chegou a ser levado a um hospital em Vila Velha (ES), mas não resistiu. Apelidado de “Pequeno Príncipe” pela torcida cruzmaltina nos anos de 1980, o ex-meia de 1,68 de altura sobressaía em campo por visão de jogo aguçada e dribles perfeitos.  

    “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do nosso guerreiro Geovani Silva. Na madrugada de hoje, ele passou mal de forma repentina e foi socorrido imediatamente ao hospital maiș próximo. Apesar de todos os esforços da equipe médica e das tentativas de reanimação, infelizmente ele não resistiu. Estamos todos muito abalados e tristes com essa partida tão inesperado”, disse a família em publicação no Instagram.

    Geovani ingressou na base do Vasco nos anos 1980, após iniciar a formação pela Desportiva Ferroviária-ES. Com o Cruzmaltino, colecionou os títulos estaduais de 1982, 1987, 1988 e 1993, nas três passagens pelo clube. Jogou ao lado de outros craques cruzmaltino, como Roberto Dinamite e Romário. Dono da camisa 8, o armador marcou 50 gols em 408 jogos.

     

    Com a seleção brasileira, Geovani Silva conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Seul (1988) e foi campeão da Copa América. Antes de ser titular na seleção principal, Giovani já sobressaíra na base da Amarelinha com dois títulos em 1983 com a equipe Sub-20: faturou a Copa do Mundo e o Campeonato Sul-Americano daquele ano. O ex-aramador também defendeu clubes do México, Alemanha e Itália antes de se aposentar dos gramados em 2002.

    “Neste momento de muita dor e tristeza, a CBF se solidariza com familiares, amigos e a legião de admiradores que se encantaram com o talento de Geovani, carinhosamente chamado pelos vascaínos de “O Pequeno Príncipe””, lamentou a entidade em nota de pesar.

    Ex-jogador e atual senador federal, Romário também recorreu às redes sociais para expressar o luto pela perda do amigo.


     

    De acordo com a família de Geovani, nos últimos anos ele passava por tratamento para a Síndrome de POEMS (doença multissistêmica rara causada por distúrbio de células plasmáticas) que afetava alguns de seus órgãos.  “Dentro do possível, vinha lutando bravamente e se mantendo bem”, relatou a família, em nota.

    Em fevereiro do ano passado, o ex-meia foi homenageado pelo ex-jogador e atual presidente do Vasco Pedrinho no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES).

    “Só não vou chorar, mas dá vontade. Pedrinho eu vi começando praticamente e fico feliz, né? Porque na vida, quando você é homenageado vivo é bem melhor, né? Tive problema de saúde, não pensei que ia passar desse ano, passei, então eu tô vivo é para comemorar”, disse o ídolo vascaíno na ocasião.


    Morre Geovani Silva, ídolo do Vasco e ex-meia da seleção, aos 62 anos