Categoria: MUNDO

  • Trump escolhe viúva de Charlie Kirk como conselheira da Academia da Força Aérea dos EUA

    Trump escolhe viúva de Charlie Kirk como conselheira da Academia da Força Aérea dos EUA

    Charlie Kirk, que era conhecido por propagar discurso de ódio contra minorias, morreu depois de ser baleado no pescoço enquanto participava de um evento na Universidade de Utah Valley, em 10 de setembro de 2025

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou Erika Kirk como conselheira na Academia da Força Aérea. Ela é viúva do ativista de direita Charlie Kirk, morto em um atentado em setembro de 2025.

    O nome de Erika consta no site da Academia da Força Aérea dos EUA como parte do Conselho de Visitantes, um colegiado que analisa a moral e a disciplina dos alunos, o currículo e o ensino, a infraestrutura da instituição, seus assuntos fiscais, métodos acadêmicos e outras questões relacionadas à academia.

    A instituição militar de ensino superior forma oficiais para a Força Aérea e a Força Espacial do país. Os alunos passam por quatro anos de formação e, ao completar o curso, recebem o posto de segundo-tenente.

    Erika substitui o marido, que era membro do conselho. Também são parte do grupo nomeado por Trump Dina Powell, ex-assessora do presidente que é presidente da Meta desde janeiro de 2026, o palestrante Dan Clark, o coronel da Força Aérea aposentado Doug Nikolai e o senador republicano Tommy Tuberville.

    Além dos nomes designados por Trump, fazem parte do Conselho de Visitantes outras dez personalidades, escolhidas pelo Congresso americano.

    Desde a morte do marido, Erika Kirk tomou a frente da organização de mobilização jovem de direita fundada por ele, a Turning Point USA. Ex-Miss Arizona, ela apresenta um podcast e costumava participar de eventos ao lado do marido para discutir o papel da fé cristã em seu casamento e em sua família.

    Charlie Kirk morreu depois de ser baleado no pescoço enquanto participava de um evento na Universidade de Utah Valley, em 10 de setembro de 2025. Um mês depois, Trump lhe concedeu a Medalha Presidencial da Liberdade de maneira póstuma. Essa é a mais alta honraria civil do país, e sua outorga é prerrogativa única do presidente americano.

    Trump escolhe viúva de Charlie Kirk como conselheira da Academia da Força Aérea dos EUA

  • Lula cancela ida a posse de Kast no Chile após Flávio confirmar presença

    Lula cancela ida a posse de Kast no Chile após Flávio confirmar presença

    Presença do presidente foi requisitada pelo líder eleito após encontro amistoso no Panamá, em janeiro; ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vai representar o governo brasileiro

    BRASÍLIA, DF E BUENOS AIRES, ARGENTINA (CBS NEWS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a viagem que faria para a posse do novo presidente do Chile, José Antonio Kast, marcada para esta quarta-feira (11). O recuo ocorre um dia após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmar a presença no evento.

    A informação foi revelada pelo G1 e confirmada pela Folha de S.Paulo por pessoas ligadas ao presidente. A agenda de Lula, divulgada diariamente, não havia sido publicada até por volta das 13h, quando foi confirmado o cancelamento da viagem. Já a equipe do senador Flávio Bolsonaro confirmou que o político irá ao Chile. Ele deve chegar ao país na tarde desta terça-feira (10).

    Os motivos para a mudança de planos ainda não foram esclarecidos pelo governo brasileiro, que segue sem manifestação oficial. Na manhã desta terça, Lula recebeu o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, uma reunião de despachos que já estava prevista antes do cancelamento da viagem.

    O ministro foi designado para representar o governo brasileiro no evento.

    A previsão era de que Lula fosse ao Chile nesta terça para comparecer à posse e a demais compromissos oficiais na quarta.

    A agenda previa um encontro bilateral na manhã desta quarta-feira entre Lula e Kast no Palácio Presidencial Cerro Castillo, em Viña del Mar. Em seguida, Lula iria participar da cerimônia de posse no Congresso Nacional chileno, em Valparaíso.

    Entre os temas previstos estavam discussões sobre comércio exterior, investimentos e turismo. O Brasil também é um dos países que apoiam a candidatura da ex-presidente chilena Michelle Bachelet ao cargo de secretária-geral das Nações Unidas.

    A presença do brasileiro seria uma nova sinalização de que a relação com o líder da direita chilena seria pragmática e contrastaria com os atritos com Javier Milei, da Argentina, posse na qual Lula não compareceu, em dezembro de 2023.

    Kast é visto como o político mais à direita a comandar o Chile desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-90). Com sua posse, o país encerra um período de quatro anos da liderança esquerdista de Gabriel Boric, aliado de Lula na região.

    Além da questão diplomática, Chile e Brasil têm interesses em comum como o fluxo de turistas entre os dois países, a rota bioceânica do país andino e o setor aéreo, entre outros.

    A presença de Lula foi requisitada mais de uma vez pelo líder chileno, que se encontrou com Lula na última passagem dos dois pelo Panamá, no fim de janeiro deste ano. Em conversa de mais de uma hora, ambos haviam reiterado a importância de manter e aprofundar as relações bilaterais, com ênfase na ampliação da colaboração mútua em áreas como infraestrutura, energia renovável, comércio e turismo.

    Como mostrou a Folha, Lula saiu satisfeito do encontro, segundo pessoas a par da conversa. Na ocasião, ambos os líderes reconheceram representar correntes ideológicas distintas, mas defenderam que o relacionamento bilateral seja marcado por pragmatismo.

    Esta não é a primeira posse de um líder latino de direita a qual Lula não comparece. Antes, o presidente brasileiro não foi ao evento em La Paz (Bolívia) que marcou início do mandato de Rodrigo Paz, candidato que pôs fim ao domínio da esquerda no país vizinho. Na ocasião, o Brasil foi representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

    Lula chegou a participar da cerimônia de posse de Santiago Peña, presidente de direita do Paraguai.

    Lula cancela ida a posse de Kast no Chile após Flávio confirmar presença

  • Polícia encontra bolsa que seria de brasileira desaparecida na Inglaterra

    Polícia encontra bolsa que seria de brasileira desaparecida na Inglaterra

    Autoridades ampliam buscas encontrar bolsa que pode ser da brasileira desaparecida na última terça-feira (3); objeto de Vitória Figueiredo Barreto foi encontrado perto do porto de Brightlingsea

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – A Polícia de Essex informou hoje que considera novas pistas nas buscas pela psicóloga cearense Vitória Figueiredo Barreto, 30, que desapareceu em Brightlingsea, na Inglaterra, na última terça-feira (3).

    Uma bolsa que seria da brasileira foi encontrada na rua Copperas Road, perto do porto de Brightlingsea. Segundo a Polícia de Essex, o objeto foi encontrado por um morador da região na tarde de ontem. A bolsa tem a frase “People Over Profit” (Pessoas acima de lucro, em português), que corresponde à descrição do acessório usado pela brasileira.

    Câmeras de segurança também mostram uma pessoa pulando uma cerca e entrando em um estaleiro na madrugada de 4 de março. Imagens foram registradas perto de onde a bolsa foi encontrada. A polícia acredita que essa pessoa pode ser Vitória.

    “A descoberta da bolsa de ombro dela perto da Copperas Road é, naturalmente, agora o nosso foco, e cada equipe de busca está cobrindo a área com muita atenção aos detalhes, garantindo que nenhuma pista em potencial seja negligenciada”, disse a superintendente Anna Granger, da Polícia de Essex.

    As buscas continuam concentradas em Brightlingsea. Na região estão sendo mobilizadas equipes de busca a pé, drones, cães farejadores especializados e voluntários da equipe de Busca e Resgate de Essex.

    Vitória saiu na última terça-feira (3) para um passeio na cidade de Brightlingsea, a cerca de 130 km de Londres, quando desapareceu. Naquele momento, enviou um alerta de socorro emitido pelo celular, mostrando uma geolocalização de que estava no mar.

    A também psicóloga Fernanda Silvestre, 30, recebeu a notificação no mesmo dia. Além de amiga de Vitória, Fernanda divide a casa com ela em Fortaleza e contou ao UOL que as duas têm os celulares emparelhados. A notificação de socorro foi feita por meio de um dispositivo do iPhone que permite acionar contatos de emergência mostrando a localização do telefone via satélite.

    “Ela mandou um sinal de socorro do iPhone que é justamente bem já dentro do mar, na orla marítima. E pra chegar naquele ponto você precisa tá minimamente dentro de uma embarcação. Assim que eu olhei o telefone, fui ver a localização dela e era essa localização do mar. (…) A gente tem o hábito de falar todos os dias pela manhã. E a última vez que nos falamos foi normal”, disse Fernanda Silvestre, 30, amiga .

    Psicóloga estava hospedada na casa de uma amiga em Colchester. Segundo Fernanda, Vitória foi para um congresso no Marrocos. Nas redes sociais, a psicóloga compartilhou imagens do evento. Depois, ela seguiu viagem para a Inglaterra, onde tentaria um doutorado. Vitória é poliglota e está acostumada a fazer viagens internacionais.

    Na Inglaterra, vitória ficou hospedada na casa de uma amiga brasileira, que leciona em uma universidade no país. A cearense havia combinado de almoçar com essa amiga quando retornasse de Brightlingsea, mas não apareceu para o compromisso.

    “Vitória pegou um ônibus e foi para as docas de Brightlingsea. Ela disse para a amiga que, quando terminasse o passeio, ela voltaria para que elas almoçassem juntas. E ela não voltou. Na hora combinada, ela já nem tinha mais sinal de telefone”, disse Fernanda Silvestre, 30, amiga.

    Família diz que há imagens de Vitória nas docas. Fernanda conta que a polícia teria conseguido confirmar a presença da psicóloga no local, no entanto, a família não viu essas imagens até o momento. Segundo informações transmitidas à Fernanda, Vitória teria conversado com um casal e depois com uma mulher que estava acompanhada de um bebê.

    A psicóloga ainda teria entrado em uma igreja próxima às docas. “Chega um determinado ponto que não tem mais imagens dela”, diz Fernanda, ressaltando que a amiga é bastante comunicativa.

    Polícia divulgou imagens de Vitória no dia do desaparecimento. Em publicação feita nas redes sociais, a Polícia de Essex divulgou cenas de Vitória em um ônibus. “Acreditamos que, mais tarde naquela mesma noite, ela possa ter estado na área do porto de Brightlingsea. Estamos trabalhando arduamente para localizar Vitória. Estamos muito preocupados e precisamos encontrá-la para garantir que ela esteja bem”, diz comunicado das autoridades.

    Parte da família foi a Londres e está acompanhando as buscas. Fernanda diz que o namorado de Vitória e a mãe dela estão na capital inglesa. A amiga critica que ainda não houve buscas pelo mar, uma vez que a geolocalização mostrava que o celular estava nas águas. que desapareceu em Brightlingsea, na Inglaterra,

    “Estão fazendo buscas em terra e tudo o que foi feito foi graças à localização que mandei. Mas estou sentindo falta de buscas marítimas. O nosso apelo é que sejam utilizados todos os recursos disponíveis. E tudo isso está sendo feito com a esperança de que a minha amiga volte”, disse Fernanda.

    Itamaraty acompanha o caso. Em nota enviada ao UOL, o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Londres, informou que acompanha o caso e que está em contato com as autoridades locais e com a família da brasileira.

    Polícia encontra bolsa que seria de brasileira desaparecida na Inglaterra

  • Governo Trump vê CV e PCC como ameaça regional, mas não confirma classificação de terrorista

    Governo Trump vê CV e PCC como ameaça regional, mas não confirma classificação de terrorista

    O governo dos Estados Unidos considera que as facções criminosas brasileiras Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital são ameaças significativas à segurança regional devido ao tráfico, a violência e o crime transnacional

    WASHINGTON, EUA (CBS NEWS) – O governo de Donald Trump considera que as facções criminosas brasileiras CV (Comando Vermelho) e PCC (Primeiro Comando da Capital) são ameaças significativas à segurança regional devido ao seu envolvimento com o tráfico de drogas, a violência e o crime transnacional.

    A descrição é de um porta-voz do Departamento de Estado, que tem função semelhante ao Ministério das Relações Exteriores. De acordo com uma reportagem do UOL, Washington já decidiu classificar as facções como terroristas.

    Em nota à Folha de S.Paulo, a pasta não descarta a possibilidade, mas afirma que não antecipa possíveis designações de terrorismo e nem deliberações “relacionadas a essas designações”. “Estamos plenamente comprometidos em tomar as medidas apropriadas contra grupos estrangeiros que se envolvam em atividades terroristas”, diz o departamento.

    O governo Lula (PT) trabalha para evitar esta classificação, que já vem sendo estudada desde o ano passado. À Folha de S.Paulo, uma autoridade brasileira que se encontrou com integrantes do governo Trump disse que os americanos estiveram no Brasil no ano passado para coletar informações sobre as facções.

    Segundo este funcionário, os americanos não deram espaço para o Brasil apresentar qual a sua interpretação em relação ao terrorismo e solicitaram informações a respeito do funcionamento das facções. Por isso, a mudança na classificação não é considerada uma surpresa na gestão Lula.

    Nos Estados Unidos, a reportagem conversou com três funcionários que trabalham na diplomacia brasileira e solicitaram anonimato. Eles disseram que, apesar de existir a presença de integrantes das facções em território americano, o objetivo dos criminosos é principalmente a lavagem de dinheiro, mas há registro de tráfico de drogas nos Estados Unidos.

    Flórida e Massachusetts são os estados com a maior presença de membros das duas facções -são também os que concentram a maior parcela da população brasileira em solo americano.

    Lula disse nas últimas semanas que pretende visitar Trump, em Washington, mas ainda não há data para que isso aconteça. A expectativa é que o tema possa ser debatido na conversa.

    O presidente brasileiro disse diversas vezes que quer negociar com o homólogo americano um projeto que apresentou ao Departamento do Estado para que os dois países combatam o crime organizado em parceria. De acordo com uma pessoa ligada ao governo americano, Washington recusou a proposta porque ela classifica as facções como narcoterroristas.

    Apesar dos esforços do governo federal, no ano passado, parlamentares e governadores da direita brasileiros solicitaram ao governo Trump a classificação do Comando Vermelho como grupo terrorista. O governo Cláudio Castro (PL) chegou a enviar um documento para Washington com o pedido. A facção tem origem no Rio de Janeiro.

    A possível decisão dos Estados Unidos de classificar as facções brasileiras como terroristas teria efeitos práticos limitados, segundo avaliação de Douglas Farah, especialista em crime transnacional, que assessorou o Departamento de Estado durante os governos de Barack Obama, Joe Biden (ambos democratas) e o primeiro mandato de Donald Trump (que é do Partido Republicano).

    Para ele, a medida ampliaria principalmente as ferramentas legais e de inteligência disponíveis para autoridades americanas, permitindo monitorar movimentações financeiras, rastrear integrantes e aplicar sanções. No entanto, o impacto direto sobre esses grupos seria restrito, já que eles não têm presença significativa nem estruturas financeiras formais dentro do território americano.

    Na avaliação do especialista, há também um risco de banalização do uso da categoria “terrorismo”. “Se tudo passa a ser classificado como organização terrorista, nada mais é de fato terrorismo”, afirma.

    Ele argumenta que facções como PCC e CV se enquadram mais claramente na lógica do crime organizado: utilizam violência para controlar mercados ilegais, mas não têm como objetivo central produzir terror com fins políticos ou atacar os Estados Unidos, como ocorreu com grupos como a Al-Qaeda, responsável pelo 11 de Setembro.

    Farah ressalta ainda que a designação não abriria automaticamente caminho para operações americanas em território brasileiro. Qualquer ação desse tipo dependeria da autorização do governo brasileiro, algo que ele considera improvável no atual contexto político.

    “Mesmo quando houve operações contra cartéis em outros países, os EUA fizeram questão de apresentá-las como ações conjuntas com os governos locais”, diz. No caso do Brasil, uma intervenção unilateral teria alto custo diplomático e econômico, dado o peso do país na região.

    Para ele, a tendência mais provável é que uma eventual designação gere repercussão política e midiática no curto prazo, mas com poucas mudanças concretas no combate às facções.

    O especialista também vê na atual política externa americana uma tentativa de militarizar novamente o combate ao narcotráfico, estratégia que ganhou força nos anos 1980 e que, segundo ele, produziu resultados limitados e efeitos colaterais graves, como violações de direitos humanos e aumento da influência política das Forças Armadas em países da região.

    Governo Trump vê CV e PCC como ameaça regional, mas não confirma classificação de terrorista

  • Deslizamento de lixo em aterro sanitário da Indonésia deixa sete mortos

    Deslizamento de lixo em aterro sanitário da Indonésia deixa sete mortos

    Um deslizamento de lixo matou sete pessoas depois de fortes chuvas durante a noite terem provocado o colapso do maior aterro sanitário da Indonésia, disseram as autoridades do país nesta segunda-feira (9)

    Mais de 300 equipes de busca e salvamento, com recurso de máquinas pesadas e cães farejadores, foram mobilizadas para o extenso aterro sanitário no final da noite de domingo, na Estação Integrada de Tratamento de Resíduos de Bantargebang, em Bekasi, uma cidade nos arredores de Jacarta.

    Agentes de resgate trabalharam com cautela no meio de montes instáveis de lixo, disse a chefe da Agência de Busca e Salvamento da capital, Desiana Kartika Bahari.

    Bahari disse que entre as vítimas estavam dois motoristas de caminhões, três funcionários da recolha do lixo e dois vendedores de comida que estavam trabalhando ou descansando perto do aterro, enquanto seis pessoas conseguiram escapar ao desastre.

    Nenhuma outra pessoa desaparecida foi relatada pelas famílias até à manhã desta terça-feira (10), acrescentou a agência, que suspendeu definitivamente as buscas.

    Fotos e vídeos divulgados pela Agência Nacional de Busca e Salvamento da Indonésia mostraram escavadoras trabalhando no monte de lixo que ruiu, onde ficaram soterrados vários caminhões de lixo e carrinhos de comida.

    O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, na sigla em indonésio), Abdul Muhari, tinha pedido protocolos de segurança rigorosos durante a busca, referindo que havia previsão de chuva na área e que novos movimentos nos montes de lixo poderiam colocar em risco as equipes de resgate.

    Segundo a imprensa local, o deslizamento de terras ocorreu após várias horas de chuvas fortes na região, em um período de chuvas particularmente intensas este ano.

    Para reduzir a intensidade das chuvas, a BNPB anunciou que iria utilizar helicópteros para semear nuvens com cloreto de sódio, provocando chuvas antecipadas no mar, em vez de sobre a capital.

    O desabamento fatal de domingo renovou críticas contra Bantargebang, um aterro sanitário crítico, sobrecarregado, que recebe a maior parte do lixo doméstico diário da Grande Jacarta.

    Jacarta e as cidades vizinhas suportam 42 milhões de pessoas que produzem 14 mil toneladas de lixo por dia.

    Bantargebang, uma das maiores lixeiras a céu aberto do mundo, cobre mais de 110 hectares e contém cerca de 55 milhões de toneladas de lixo, segundo um responsável local.

    Os repetidos alertas sobre a capacidade do aterro levou a esforços para reformular o sistema de gestão de resíduos da Indonésia.

    No final de 2025, o Governo anunciou um prazo de dois anos para limpar Bantargebang através de um projeto acelerado de conversão de resíduos em energia, para reduzir a dependência excessiva crônica da eliminação a céu aberto.

    A iniciativa, apoiada por uma nova regulamentação presidencial destinada a simplificar o licenciamento e a incentivar o investimento, prevê a conversão de resíduos em energia elétrica ou térmica.

    Deslizamento de lixo em aterro sanitário da Indonésia deixa sete mortos

  • Tartaruga “foge” de instituto e mobiliza polícia nos EUA

    Tartaruga “foge” de instituto e mobiliza polícia nos EUA

    Animal percorreu uma distância considerada surpreendente após sair do Bradwell Institute, na Geórgia. Moradores acionaram o serviço de emergência e policiais precisaram trabalhar em equipe para devolver a tartaruga ao local onde vive

    Uma tartaruga virou personagem de uma história curiosa nos Estados Unidos após protagonizar uma “fuga” inesperada. O episódio foi compartilhado pelo Departamento de Polícia de Hinesville, no estado da Geórgia, que contou nas redes sociais a aventura do animal.

    Segundo a publicação feita no Facebook, a tartaruga que vive no Bradwell Institute decidiu aproveitar o clima agradável para sair do local e explorar a região.

    “Um pouco de humor de domingo para todos”, escreveu a polícia na postagem. “Hoje, a tartaruga residente de Bradwell decidiu que, com o tempo bom, era o dia perfeito para escapar.”

    De acordo com os agentes, o animal percorreu uma distância considerada surpreendente antes de ser notado por moradores da área, que acabaram acionando o número de emergência 911, equivalente ao 190 no Brasil.

    A polícia informou que foi necessário trabalho em equipe para conseguir devolver o animal ao local de origem. “Com um pouco de cooperação e muito esforço físico, os agentes da D-Watch conseguiram colocar o enorme, determinado e incrivelmente pesado ‘dinossauro’ de volta em segurança”, brincou a corporação.

    Mantendo o tom bem-humorado, os policiais disseram que garantiram que o portão do local estivesse bem fechado para evitar novas tentativas de fuga.

    “Também agradecemos pelo exercício inesperado. Da próxima vez, vamos alongar antes de levantar peso”, escreveram.

    A publicação foi acompanhada de fotos que mostram os policiais transportando a tartaruga de volta ao Bradwell Institute.
     

    Tartaruga “foge” de instituto e mobiliza polícia nos EUA

  • Polícia investiga disparos perto do consulado dos EUA em Toronto

    Polícia investiga disparos perto do consulado dos EUA em Toronto

    Polícia canadense foi acionada após relatos de tiros perto do consulado norte-americano. Agentes encontraram evidências de disparos no local, mas confirmaram que não houve feridos. Parte da avenida onde fica o prédio diplomático permanece interditada enquanto as autoridades investigam o caso

    A polícia de Toronto informou nesta terça-feira que investiga disparos de arma de fogo registrados nas proximidades do consulado dos Estados Unidos na cidade canadense. Apesar do incidente, não houve vítimas.

    O chamado foi registrado por volta das 5h29 da manhã no horário local. Agentes foram enviados ao local e encontraram indícios de que tiros foram disparados na área, mas confirmaram que ninguém ficou ferido.

    “Evidências de disparos de arma de fogo foram encontradas”, informou a polícia de Toronto em publicação na rede social X.

    Até o momento, nenhum suspeito foi preso. As autoridades continuam no local realizando diligências e recolhendo possíveis provas.

    Por causa da investigação, parte da Avenida University, em frente ao consulado norte-americano, permanece interditada.

    Incidente ocorre dias após explosão na Noruega
    O episódio acontece apenas três dias depois de uma explosão nas proximidades da embaixada dos Estados Unidos em Oslo, capital da Noruega.

    Segundo autoridades norueguesas, uma forte explosão foi registrada no local durante a madrugada de domingo. Equipes de segurança e serviços de emergência foram acionadas imediatamente.

    Assim como no caso ocorrido em Toronto, ninguém ficou ferido.

    Testemunhas relataram ter ouvido um forte estrondo seguido de uma coluna de fumaça próxima à área da representação diplomática.

    A polícia norueguesa informou que a investigação ainda está em andamento e que uma das hipóteses analisadas é a de ataque terrorista.

    “Temos uma grande mobilização de recursos para garantir a segurança na área da embaixada. Ainda não sabemos exatamente o que aconteceu nem quem pode estar envolvido”, afirmou Frode Larsen, chefe da unidade de investigação da polícia, em entrevista à emissora pública NRK.

    Os episódios ocorrem em meio ao aumento da tensão internacional após os Estados Unidos e Israel lançarem, em 28 de fevereiro, uma ofensiva militar contra o Irã.
     

     
     

    Polícia investiga disparos perto do consulado dos EUA em Toronto

  • Mulher é morta com 16 facadas; acusado diz que ela caiu sobre faca

    Mulher é morta com 16 facadas; acusado diz que ela caiu sobre faca

    Paula morreu em 2023 após ser atingida por 16 golpes de faca no apartamento onde vivia com o então namorado. Defesa afirma que a vítima caiu sobre a arma durante uma discussão, versão contestada pela acusação

    Começou nesta semana o julgamento de Marco, acusado de matar a então companheira, Paula, em maio de 2023. A jovem morreu dentro do apartamento que dividia com o réu após sofrer 16 golpes de faca.

    Durante a audiência, Marco reconheceu que foi responsável pela morte da mulher, mas afirmou que o caso não passou de um acidente ocorrido durante uma discussão entre os dois.

    Segundo o acusado, a própria Paula estaria com a faca nas mãos durante o conflito. Ele alegou que tentou retirar a arma da companheira e que, nesse momento, acabou se ferindo.

    O réu também afirmou que a discussão teria começado após um episódio de ciúmes da vítima. De acordo com seu relato, em determinado momento ele tentou imobilizar Paula segurando seu pescoço para retirar a faca. Durante a tentativa, os dois teriam tropeçado e caído.

    Ainda segundo Marco, foi nessa queda que Paula teria se ferido fatalmente ao cair sobre a arma branca.

    A versão apresentada pelo acusado gerou revolta entre familiares da vítima presentes no tribunal, que classificaram o relato como inverossímil.

    O laudo da autópsia indica que Paula morreu em decorrência de choque hipovolêmico, provocado por grande perda de sangue após os golpes de faca. Das 16 perfurações identificadas, duas foram consideradas fatais, uma nas costas e outra no lado direito do corpo.

    O Ministério Público sustenta que o crime foi intencional. Para a acusação, Marco matou a companheira após ela decidir encerrar o relacionamento.

    De acordo com as investigações, o casal tinha um filho e vivia uma relação marcada por episódios de violência. Seis dias antes da morte, Paula teria denunciado que o companheiro a ameaçou com uma faca de cozinha, a mesma arma que teria sido usada no crime.

    Durante o julgamento também foram lembrados outros episódios de comportamento agressivo do acusado. Testemunhas relataram que Marco controlava a vida da companheira e demonstrava atitudes possessivas, como impedir que ela saísse maquiada ou destruir a porta de um banheiro de bar onde ambos trabalhavam por suspeitar que ela estivesse com outro homem.

    Segundo o Ministério Público espanhol, Paula foi vítima de anos de maus-tratos que culminaram em sua morte. O julgamento segue em andamento.
     
     

    Mulher é morta com 16 facadas; acusado diz que ela caiu sobre faca

  • 'Hoje vai ser o dia de maiores ataques ao Irã', diz secretário de Defesa dos EUA

    'Hoje vai ser o dia de maiores ataques ao Irã', diz secretário de Defesa dos EUA

    Ao mesmo tempo, disse que nas últimas 24 horas o Irã lançou o menor número de mísseis desde o início do conflito, apesar de ter capacidade para disparar mais.Ele ainda ressaltou que “isso não é 2003”, em referência à Guerra do Iraque.

    (CBS NEWS) – O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmou que esta terça-feira (10) vai ser o dia com maiores ataques dentro do Irã.
    Hegseth afirmou que a operação conta com o maior número de caças, bombardeiros e ataques já mobilizados, além de um sistema de inteligência “mais refinado e eficaz do que nunca”. Ao mesmo tempo, disse que nas últimas 24 horas o Irã lançou o menor número de mísseis desde o início do conflito, apesar de ter capacidade para disparar mais.

    Ele ainda ressaltou que “isso não é 2003”, em referência à Guerra do Iraque. Segundo o secretário, a atual geração de militares não permitirá a repetição do conflito que levou anos, nem o presidente, que “fez campanha claramente contra missões intermináveis e sem objetivos definidos”. “Esses dias acabaram”, disse.

    'Hoje vai ser o dia de maiores ataques ao Irã', diz secretário de Defesa dos EUA

  • Mulher diz estar com medo antes de cair de tobogã e morrer na Colômbia

    Mulher diz estar com medo antes de cair de tobogã e morrer na Colômbia

    Camila García Manrique, de 28 anos, caiu de uma altura de cerca de 4,5 metros durante a descida em uma atração radical na cidade de Chinácota. Caso gerou repercussão nas redes sociais e levantou questionamentos sobre a segurança do brinquedo

    Uma jovem de 28 anos morreu após sofrer um grave acidente em uma atração de parque de diversões na cidade de Chinácota, no departamento de Norte de Santander, na Colômbia. A vítima, identificada como Camila García Manrique, utilizava um brinquedo conhecido como “tobogã radical”, que consiste em uma descida rápida feita sobre uma boia inflável.

    Imagens que passaram a circular nas redes sociais mostram Camila se preparando para iniciar o percurso. No vídeo, ela aparenta estar apreensiva e questiona se alguém estaria no final da estrutura para ajudá-la. Um funcionário do local responde que sim e tenta tranquilizá-la.

    Logo após iniciar a descida, a jovem ganha velocidade ao percorrer a estrutura. Durante uma das curvas do trajeto, no entanto, ela acaba sendo projetada para fora do tobogã.

    Segundo informações publicadas pelos jornais colombianos La Prensa e El Tiempo, Camila caiu de aproximadamente 4,5 metros de altura. Pessoas que estavam próximas ao local reagiram imediatamente ao acidente, e a vítima foi socorrida.

    Ela chegou a ser levada para um hospital da região, mas morreu antes de receber atendimento médico. De acordo com o El Tiempo, os ferimentos incluíam traumatismo craniano e lesões graves na região do tórax e do abdômen.

    O caso teve grande repercussão nas redes sociais e voltou a levantar debates sobre as condições de segurança em atrações radicais e parques de diversão no país.

    A empresa responsável pela atração informou que o brinquedo havia sido inaugurado em fevereiro deste ano e que passou por inspeções iniciais de segurança antes de começar a funcionar.

    A polícia local abriu uma investigação para esclarecer as circunstâncias do acidente e verificar se o equipamento atendia às normas exigidas para esse tipo de atividade.
     
     

     

    Mulher diz estar com medo antes de cair de tobogã e morrer na Colômbia