Categoria: MUNDO

  • 'Hoje vai ser o dia de maiores ataques ao Irã', diz secretário de Defesa dos EUA

    'Hoje vai ser o dia de maiores ataques ao Irã', diz secretário de Defesa dos EUA

    Ao mesmo tempo, disse que nas últimas 24 horas o Irã lançou o menor número de mísseis desde o início do conflito, apesar de ter capacidade para disparar mais.Ele ainda ressaltou que “isso não é 2003”, em referência à Guerra do Iraque.

    (CBS NEWS) – O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmou que esta terça-feira (10) vai ser o dia com maiores ataques dentro do Irã.
    Hegseth afirmou que a operação conta com o maior número de caças, bombardeiros e ataques já mobilizados, além de um sistema de inteligência “mais refinado e eficaz do que nunca”. Ao mesmo tempo, disse que nas últimas 24 horas o Irã lançou o menor número de mísseis desde o início do conflito, apesar de ter capacidade para disparar mais.

    Ele ainda ressaltou que “isso não é 2003”, em referência à Guerra do Iraque. Segundo o secretário, a atual geração de militares não permitirá a repetição do conflito que levou anos, nem o presidente, que “fez campanha claramente contra missões intermináveis e sem objetivos definidos”. “Esses dias acabaram”, disse.

    'Hoje vai ser o dia de maiores ataques ao Irã', diz secretário de Defesa dos EUA

  • Mulher diz estar com medo antes de cair de tobogã e morrer na Colômbia

    Mulher diz estar com medo antes de cair de tobogã e morrer na Colômbia

    Camila García Manrique, de 28 anos, caiu de uma altura de cerca de 4,5 metros durante a descida em uma atração radical na cidade de Chinácota. Caso gerou repercussão nas redes sociais e levantou questionamentos sobre a segurança do brinquedo

    Uma jovem de 28 anos morreu após sofrer um grave acidente em uma atração de parque de diversões na cidade de Chinácota, no departamento de Norte de Santander, na Colômbia. A vítima, identificada como Camila García Manrique, utilizava um brinquedo conhecido como “tobogã radical”, que consiste em uma descida rápida feita sobre uma boia inflável.

    Imagens que passaram a circular nas redes sociais mostram Camila se preparando para iniciar o percurso. No vídeo, ela aparenta estar apreensiva e questiona se alguém estaria no final da estrutura para ajudá-la. Um funcionário do local responde que sim e tenta tranquilizá-la.

    Logo após iniciar a descida, a jovem ganha velocidade ao percorrer a estrutura. Durante uma das curvas do trajeto, no entanto, ela acaba sendo projetada para fora do tobogã.

    Segundo informações publicadas pelos jornais colombianos La Prensa e El Tiempo, Camila caiu de aproximadamente 4,5 metros de altura. Pessoas que estavam próximas ao local reagiram imediatamente ao acidente, e a vítima foi socorrida.

    Ela chegou a ser levada para um hospital da região, mas morreu antes de receber atendimento médico. De acordo com o El Tiempo, os ferimentos incluíam traumatismo craniano e lesões graves na região do tórax e do abdômen.

    O caso teve grande repercussão nas redes sociais e voltou a levantar debates sobre as condições de segurança em atrações radicais e parques de diversão no país.

    A empresa responsável pela atração informou que o brinquedo havia sido inaugurado em fevereiro deste ano e que passou por inspeções iniciais de segurança antes de começar a funcionar.

    A polícia local abriu uma investigação para esclarecer as circunstâncias do acidente e verificar se o equipamento atendia às normas exigidas para esse tipo de atividade.
     
     

     

    Mulher diz estar com medo antes de cair de tobogã e morrer na Colômbia

  • De robô a meteorito: itens em bagagens não reclamadas nos EUA

    De robô a meteorito: itens em bagagens não reclamadas nos EUA

    Relatório da empresa Unclaimed Baggage revela objetos curiosos encontrados em malas que nunca foram recuperadas por passageiros nos aeroportos dos Estados Unidos, incluindo robô, barra de ouro, espadas de samurai e até um fragmento de meteorito

    Todos os anos, milhares de passageiros ao redor do mundo acabam deixando para trás bagagens que nunca são recuperadas. Nos Estados Unidos, essas malas perdidas podem acabar nas mãos da empresa Unclaimed Baggage, a única autorizada a vender oficialmente objetos encontrados em bagagens não reclamadas. A empresa, sediada no estado do Alabama, divulgou um relatório com alguns dos itens mais curiosos encontrados nas malas esquecidas pelos viajantes.

    O documento mais recente, o terceiro relatório anual divulgado pela empresa, reúne objetos surpreendentes que apareceram dentro dessas bagagens. Entre os achados estão itens bastante inusitados, como um robô, um joelho biônico, uma dentadura decorada com diamantes, espadas de samurai e até um fragmento de meteorito.

    Segundo a Unclaimed Baggage, a equipe abre todos os anos milhares de malas que não foram recuperadas pelos donos e se depara com uma variedade impressionante de objetos.

    “Cada mala que chega até nós é como uma cápsula do tempo. Elas revelam um pouco da vida, dos hábitos e das histórias de quem viajou”, explica a empresa. “Alguns itens são luxuosos, outros são curiosos ou até engraçados, mas todos acabam contando uma história.”

    Entre os dez objetos mais curiosos encontrados nas bagagens estão:

    Robô
    Joelho biônico
    Dentadura com diamantes
    Fragmento de meteorito
    Par de fire poi (equipamento usado em apresentações com fogo)
    Barra de ouro da Austrália
    Espadas de samurai
    Roupa de apicultor
    Conjunto de tacos de golfe banhados a ouro
    Didgeridoo, instrumento musical tradicional australiano

    O relatório também destaca os itens de maior valor encontrados dentro das malas. No topo da lista aparecem um par de brincos de diamante, seguido por um relógio da marca Rolex, um clarinete e um casaco de pele da grife Balenciaga.

    Apesar dessas descobertas inusitadas, os objetos mais comuns encontrados nas bagagens são bem mais simples. De acordo com a empresa, camisetas lideram a lista, com mais de 209 mil unidades recuperadas. Em seguida aparecem calças, com mais de 128 mil peças, e joias, com cerca de 57 mil itens encontrados nas malas esquecidas pelos passageiros.

    Pode consultar o relatório na íntegra – através deste link.

    De robô a meteorito: itens em bagagens não reclamadas nos EUA

  • Trump sobre Cuba: “Pode ser uma tomada de poder amigável, pode não ser”

    Trump sobre Cuba: “Pode ser uma tomada de poder amigável, pode não ser”

    Presidente dos Estados Unidos afirmou que a ilha enfrenta uma grave crise humanitária e disse que o secretário de Estado, Marco Rubio, acompanha a situação. Trump também declarou que Cuba estaria sem recursos, energia e dinheiro

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (9) que Cuba enfrenta uma grave crise humanitária e sugeriu que o país pode passar por uma mudança de poder. A declaração foi feita durante uma entrevista coletiva na Flórida.

    Segundo Trump, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, está acompanhando a situação na ilha. O presidente afirmou que uma eventual mudança política poderia ocorrer de forma pacífica, embora não tenha descartado outros cenários.

    “Ele está lidando com isso e pode ser uma tomada de poder amigável, pode não ser. Não faria muita diferença, porque eles estão praticamente sem recursos. Não têm energia e não têm dinheiro”, declarou Trump.

    A fala ocorre em meio à grave crise econômica e energética enfrentada por Cuba. O país sofre com escassez de combustível, dificuldades para importar produtos básicos e forte pressão de sanções econômicas dos Estados Unidos, que se intensificaram nos últimos anos.

    Nos últimos dias, Trump também voltou a sugerir que o governo cubano pode enfrentar uma mudança política em breve. Segundo o presidente, Havana teria interesse em negociar com Washington.

    Em declarações anteriores, ele afirmou que Cuba pode “cair muito em breve” e indicou que Marco Rubio, que é filho de imigrantes cubanos, poderia conduzir eventuais negociações com autoridades da ilha.

    Nos bastidores, relatos da imprensa internacional apontam que autoridades norte-americanas teriam mantido contatos informais com integrantes da família do ex-presidente cubano Raúl Castro, embora o governo de Cuba negue a existência de negociações oficiais de alto nível com Washington.

    As declarações de Trump ocorrem em um momento de grande tensão internacional, marcado também pelo conflito envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã, que tem dominado a agenda de política externa do governo norte-americano.

    Trump sobre Cuba: “Pode ser uma tomada de poder amigável, pode não ser”

  • Trump ameaça: "Se cometerem um erro, será o fim do Irã"

    Trump ameaça: "Se cometerem um erro, será o fim do Irã"

    Presidente dos Estados Unidos afirmou em entrevista que forças iranianas teriam sido fortemente enfraquecidas após ataques liderados por Washington e Israel. Conflito já deixou mais de mil mortos no Irã e sete soldados norte-americanos mortos

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que a guerra contra o Irã pode estar “praticamente concluída”. A declaração foi dada em entrevista por telefone à emissora norte-americana CBS.

    Segundo Trump, as forças militares iranianas teriam sido severamente enfraquecidas após os ataques realizados por Estados Unidos e Israel.

    “Acho que a guerra está praticamente concluída. Eles não têm marinha, não têm comunicações e não têm força aérea. Os mísseis estão espalhados por todos os lados. Os drones estão sendo destruídos em todo lugar, inclusive nas fábricas onde são produzidos”, afirmou.

    De acordo com o governo norte-americano, mais de três mil alvos iranianos já foram atingidos apenas na primeira semana desde o início do conflito.

    “Se você observar, eles não têm mais nada. Não resta praticamente nada em termos militares”, disse o presidente.

    Trump também declarou que a operação militar estaria avançando mais rapidamente do que o previsto. Inicialmente, segundo ele, a expectativa era que o conflito durasse cerca de um mês.

    Questionado sobre Mojtaba Khamenei, apontado como novo líder supremo do Irã após a morte de seu pai, o aiatolá Ali Khamenei, durante os primeiros ataques realizados por Israel e pelos Estados Unidos, Trump evitou comentar.

    “Não tenho nenhuma mensagem para ele. Absolutamente nenhuma”, afirmou.

    Em declarações anteriores, o presidente norte-americano já havia criticado a escolha do novo líder iraniano, afirmando estar “nada satisfeito” com a decisão e sugerindo que Khamenei “não deve permanecer muito tempo” no cargo.

    Durante a entrevista, Trump também comentou a situação no estreito de Ormuz, uma das rotas marítimas mais importantes para o transporte de petróleo no mundo, por onde passa cerca de 20% das exportações globais de petróleo.

    Desde o início do conflito, o número de navios que cruzam a região diminuiu significativamente.

    Trump afirmou que o estreito permanece aberto e que a navegação continua ocorrendo, mas disse estar avaliando a possibilidade de os Estados Unidos assumirem o controle da área.

    “Estamos pensando em assumir o controle da região. Os Estados Unidos podem fazer muita coisa em relação a isso”, declarou.

    O presidente também fez um alerta ao Irã sobre a possibilidade de fechamento do estreito.

    “Eles já dispararam tudo o que tinham para disparar, e é melhor não tentarem nada precipitado, ou será o fim daquele país. Se cometerem um erro, isso será o fim do Irã. Nunca mais se ouviria falar desse país”, disse.

    Os Estados Unidos e Israel iniciaram em 28 de fevereiro uma ofensiva militar contra o Irã, alegando o objetivo de eliminar ameaças consideradas iminentes do regime iraniano.

    Em resposta, o Irã realizou ataques contra alvos em Israel, bases militares norte-americanas e outras infraestruturas em países da região, como Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Kuwait, Líbano, Jordânia, Omã e Iraque. Também foram registrados incidentes envolvendo projéteis iranianos em países como Chipre, Azerbaijão e Turquia.

    Segundo estimativas divulgadas até agora, o conflito já deixou mais de mil mortos no Irã e sete soldados norte-americanos mortos.

    Trump ameaça: "Se cometerem um erro, será o fim do Irã"

  • Irmãos gêmeos viram pais no mesmo dia e no mesmo hospital nos EUA

    Irmãos gêmeos viram pais no mesmo dia e no mesmo hospital nos EUA

    Filhos de irmãos gêmeos nasceram com poucas horas de diferença no mesmo hospital, na Louisiana, e foram atendidos pelo mesmo médico. As famílias, que vivem próximas, pretendem criar os primos juntos para que cresçam praticamente como irmãos.

    A vida dos irmãos gêmeos Auston e Ashton Tureaud sempre foi marcada por coincidências. Eles nasceram no mesmo dia, cresceram juntos e se formaram na mesma data. Agora, voltaram a compartilhar um marco importante: ambos se tornaram pais no mesmo dia.

    Os filhos dos dois nasceram em 2 de março, no Hospital Baton Rouge, no estado da Louisiana, nos Estados Unidos, com poucas horas de diferença. O mais curioso é que os partos foram realizados pelo mesmo médico.

    Inicialmente, as famílias não imaginavam que os nascimentos aconteceriam tão próximos. A previsão era de que os bebês viessem ao mundo com nove dias de diferença.

    “Brincávamos dizendo: ‘E se os bebês nascerem no mesmo dia e ao mesmo tempo?’”, contou Auston à emissora WAFB. “Mas todos diziam que isso não iria acontecer.”

    A situação mudou quando a bolsa de uma das gestantes rompeu antes do esperado. Naquele momento, os irmãos perceberam que a coincidência poderia, de fato, se concretizar.

    Os dois casais foram para o mesmo hospital, onde acompanharam, quase simultaneamente, a chegada dos novos integrantes da família.

    O primeiro bebê a nascer foi Briggs, filho de Ashton, às 7h30 da manhã, pesando 2,89 quilos. Algumas horas depois, por volta das 14h, nasceu Tate, filho de Auston, com 2,92 quilos.

    Para Auston, a sequência de coincidências envolvendo a família é impressionante.

    Agora, os irmãos planejam criar os filhos praticamente como irmãos. Como moram próximos, os primos devem crescer juntos, compartilhando boa parte da infância lado a lado.

    “Espero que eles sejam como duas ervilhas na mesma vagem. Que sejam tão próximos quanto for possível”, disse.

    Irmãos gêmeos viram pais no mesmo dia e no mesmo hospital nos EUA

  • Pegadinha termina em tragédia: aluno atropela professor nos EUA

    Pegadinha termina em tragédia: aluno atropela professor nos EUA

    Professor de matemática morreu após ser atingido por um carro dirigido por um estudante que fugia depois de uma brincadeira em frente à casa do docente, na Geórgia. O adolescente foi acusado de homicídio pelas autoridades

    Um adolescente de 18 anos foi acusado de homicídio após atropelar o próprio professor de matemática na Geórgia, nos Estados Unidos. O caso ocorreu na noite de sexta-feira, 6 de março, quando um grupo de estudantes fez uma brincadeira em frente à casa do docente.

    Segundo as autoridades, Jayden Ryan Wallace estava acompanhado de outros quatro adolescentes. O grupo teria enrolado árvores próximas à residência do professor Jason Hughes, da escola North Hall High School, com papel higiênico, uma pegadinha relativamente comum entre estudantes nos Estados Unidos.

    Após a brincadeira, os jovens entraram em dois carros para deixar o local. No momento em que se preparavam para sair, foram surpreendidos pelo professor.

    De acordo com o departamento do xerife, Wallace começou a dirigir sua caminhonete pela rua North Gate Drive quando Hughes tropeçou ao sair de casa e caiu na via.

    “Quando Wallace começou a conduzir sua caminhonete na North Gate Drive, Hughes tropeçou e caiu na estrada, sendo atingido pelo veículo”, informou a polícia em comunicado.

    Os adolescentes pararam imediatamente após o acidente e prestaram socorro ao professor, além de acionar as autoridades.

    Equipes de emergência chegaram ao local por volta das 23h40 e levaram Hughes ao hospital. O professor, de 40 anos, não resistiu aos ferimentos.

    Em entrevista ao jornal The New York Times, Laura Hughes, esposa do professor e também professora na mesma escola, afirmou que o marido tinha uma relação próxima com os estudantes envolvidos.

    Segundo ela, Hughes sabia da brincadeira e aguardava os alunos para flagrá-los.

    “Esta é uma tragédia terrível, e nossa família está determinada a evitar que outra tragédia aconteça, arruinando a vida desses estudantes”, disse Laura, acrescentando que a família apoia o arquivamento das acusações contra os jovens.

    As autoridades informaram que a investigação ainda está em andamento. Os outros quatro adolescentes envolvidos foram acusados de invasão de propriedade privada e descarte ilegal de lixo.

    Wallace, por sua vez, responde por homicídio em primeiro grau com uso de veículo, direção perigosa, invasão de propriedade privada e descarte ilegal de lixo.
     
     

     

     

    Pegadinha termina em tragédia: aluno atropela professor nos EUA

  • Trump acusa Irã de criar novo local para desenvolver armas nucleares

    Trump acusa Irã de criar novo local para desenvolver armas nucleares

    Presidente dos Estados Unidos afirmou que o país estaria construindo uma nova instalação para armas nucleares após ataques militares. Segundo ele, ofensiva de EUA e Israel evitou que Teerã ampliassse sua influência no Oriente Médio.

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (9), durante uma entrevista coletiva, que o Irã estaria desenvolvendo um novo local para a produção de armas nucleares protegido por granito, após as instalações anteriores terem sido bombardeadas pelos EUA no ano passado.

    “Mas eles estavam começando a trabalhar em outro local, um local diferente, um tipo diferente de instalação, e esse estava protegido por granito”, disse Trump aos jornalistas.

    Segundo o presidente norte-americano, o Irã também buscava ampliar sua capacidade militar com o avanço de mísseis balísticos, o que, na avaliação dele, dificultaria qualquer tentativa de impedir o país de obter uma arma nuclear.

    Trump afirmou ainda que o Irã poderia dominar o Oriente Médio caso os Estados Unidos e Israel não tivessem iniciado a atual campanha de ataques aéreos.

    “Se eu não os atacasse primeiro, eles atacariam nossos aliados primeiro. Eu acredito nisso com base em informações”, declarou. “Eles iriam tomar conta do Oriente Médio.”

    O republicano também comentou a escolha de Mojtaba Khamenei como novo líder supremo do Irã, após a morte de seu pai, o aiatolá Ali Khamenei, em ataques atribuídos aos Estados Unidos e a Israel. Trump disse estar decepcionado com a decisão e afirmou que a mudança representa “mais do mesmo” para o país.

    Apesar das críticas, o presidente afirmou que não seria apropriado comentar se o novo líder iraniano poderia ser alvo de um ataque semelhante ao que matou seu pai.

    Trump disse ainda que veria com bons olhos a escolha de um líder interino no Irã, selecionado entre figuras políticas locais. Ele citou como exemplo o caso da Venezuela, mencionando a atual liderança de Delcy Rodríguez após a captura de Nicolás Maduro por forças norte-americanas.

    “Acho que mostramos isso até agora na Venezuela. Temos uma mulher, Delcy Rodríguez, que é muito respeitada e está fazendo um grande trabalho”, afirmou.

    O presidente também disse que gostaria de ver no Irã um líder que fosse “interno e permanente”.

    Ainda nesta segunda-feira, Trump conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para discutir a guerra e outros temas internacionais. Segundo o Kremlin, os dois líderes tiveram uma conversa descrita como “franca e objetiva”, que durou cerca de uma hora.

    Os Estados Unidos e Israel iniciaram, em 28 de fevereiro, uma campanha de ataques militares contra o Irã. Em resposta, o governo iraniano lançou ataques contra alvos em Israel, bases militares norte-americanas e infraestruturas em países da região, incluindo Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Kuwait, Líbano, Jordânia, Omã e Iraque. Também foram registrados incidentes com projéteis iranianos em países como Chipre, Azerbaijão e Turquia.

    Trump acusa Irã de criar novo local para desenvolver armas nucleares

  • Rubio e Vieira conversam sobre encontro de Lula e Trump em Washington

    Rubio e Vieira conversam sobre encontro de Lula e Trump em Washington

    Preparativos para reunião entre presidentes avançam, mas ainda não há data confirmada; petista já afirmou em entrevistas que gostaria de discutir plano para combate ao crime organizado com o republicano

    WASHINGTON, EUA (CBS NEWS) – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, conversaram na noite deste domingo (8) para tratar sobre o encontro do presidente Lula (PT) com o presidente dos EUA, Donald Trump, que ainda não tem data confirmada.

    Uma pessoa com conhecimento das discussões ligada ao Planalto afirma que ainda é necessário encaixar as agendas dos presidentes, mas que a preparação para o encontro em Washington continua normalmente. Como a Folha de S.Paulo mostrou em uma reportagem publicada no último sábado (7), os ataques dos Estados Unidos e Israel contra o Irã devem dificultar os planos de Lula de visitar seu homólogo americano ainda neste mês. O brasileiro chegou a citar o dia 16 como uma data possível para a viagem.

    O Itamaraty tenta manter a previsão da viagem para o fim do mês, mas já admite a necessidade de postergar a agenda para abril, uma vez que a prioridade das lideranças em Washington passou a ser a guerra no Oriente Médio.

    Rubio e Vieira conversam sobre encontro de Lula e Trump em Washington

  • Ucrânia acusa Hungria de 'banditismo' após apreensão de dinheiro e ouro

    Ucrânia acusa Hungria de 'banditismo' após apreensão de dinheiro e ouro

    “Exigimos a devolução imediata e pedimos a toda Europa a condenar este ato sem precedentes de banditismo e extorsão por parte de um Estado”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – A Ucrânia exige a devolução imediata de milhões em dinheiro e ouro confiscados pela Hungria e acusa o país vizinho de banditismo e extorsão.

    O governo ucraniano cobrou a Europa para condenar a apreensão dos valores de seu banco estatal. O ministro das Relações Exteriores, Andrii Sybiha, classificou a atitude húngara como um ato sem precedentes de extorsão.

    Exigimos a devolução imediata e pedimos a toda a Europa a condenar este ato sem precedentes de banditismo e extorsão Andrii Sybiha, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia

    A Hungria reteve cerca de US$ 40 milhões, ? 35 milhões e 9 kg de ouro no dia 5 de março. O carregamento do banco estatal Oschadbank vinha da Áustria em dois carros blindados e passava por Budapeste.

    Sete funcionários do banco ucraniano chegaram a ser detidos pelas autoridades húngaras. A Hungria liberou os trabalhadores para voltarem à Ucrânia, mas manteve o montante confiscado para investigar suposta lavagem de dinheiro.

    O banco estatal ucraniano defende que o transporte seguiu todas as normas internacionais. A instituição financeira explicou que, por causa da guerra, envia dinheiro semanalmente e de forma exclusiva por vias terrestres.

    Kiev recomendou que os cidadãos ucranianos evitem viajar para o território húngaro. O governo afirmou que não consegue garantir a segurança da população diante das ações arbitrárias das autoridades da Hungria.

    O Banco Central da Ucrânia mandou as instituições financeiras mudarem as rotas de transporte. A orientação visa evitar países que apresentem risco de bloqueio das remessas de dinheiro.

    HISTÓRICO DE TENSÕES COM A HUNGRIA

    A crise diplomática entre os dois países piorou desde a invasão russa em 2022. O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, vetou novas sanções da União Europeia contra a Rússia e bloqueou empréstimos para a Ucrânia.

    Os países também trocam acusações sobre o fornecimento de petróleo. Hungria e Eslováquia dizem que a Ucrânia atrasa de propósito o fluxo pelo oleoduto Druzhba, enquanto Kiev afirma que precisa de tempo para consertar danos de ataques russos.

    Ucrânia acusa Hungria de 'banditismo' após apreensão de dinheiro e ouro