Blog

  • Arrascaeta recebe alta após cirurgia e inicia nova etapa de recuperação antes da Copa

    Arrascaeta recebe alta após cirurgia e inicia nova etapa de recuperação antes da Copa

    Arrascaeta recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, um dia depois de passar por cirurgia para corrigir a fratura na clavícula direita. O procedimento, realizado pelo departamento médico do Flamengo, fixou o osso com placa e parafusos.

    Nos próximos dias, o meia uruguaio ficará em repouso em casa. A reapresentação está prevista para segunda-feira, no CT George Helal, onde dará sequência ao tratamento e ao acompanhamento médico do clube. Por conta da recuperação, o jogador ainda corre risco de perder a Copa do Mundo pela seleção do Uruguai.

    \”Após procedimento cirúrgico bem-sucedido para correção de fratura na clavícula direita, o meia recebeu alta hospitalar na manhã desta sexta-feira (1º). Os primeiros dias de recuperação serão de repouso em casa. A partir de segunda-feira (4), o jogador dará sequência ao cronograma de tratamento no CT George Helal\”, informou o Flamengo em boletim oficial.

    Horas depois da cirurgia, Arrascaeta apareceu nas redes sociais ao lado da esposa, Camila, já com o braço direito imobilizado por uma tipoia. Em mensagem publicada no X, o camisa 14 agradeceu o apoio recebido desde a lesão.

    \”Coisas que fazem a diferença. Muito obrigado a todos pelos mensagens de carinho. ‘Quem aprende a se levantar nunca teme a queda’\”, escreveu.

    A fratura aconteceu na última quarta-feira, no empate por 1 a 1 com o Estudiantes, em La Plata, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Arrascaeta se machucou ainda no primeiro tempo, em disputa de bola com Piovi, e precisou ser substituído por Carrascal.

    O uruguaio foi encaminhado a um hospital na Argentina, onde o exame inicial confirmou a fratura. Já de volta ao Rio de Janeiro com a delegação, passou por nova bateria de exames antes da cirurgia. Agora, o Flamengo acompanha a evolução clínica do meia antes de definir os próximos passos para o retorno aos gramados.

    Arrascaeta recebe alta após cirurgia e inicia nova etapa de recuperação antes da Copa

  • Irã diz que deve retomar guerra com os EUA após falta de acordo

    Irã diz que deve retomar guerra com os EUA após falta de acordo

    Militares acreditam que os Estados Unidos não estão comprometidos com nenhum acordo. A informação foi dada em uma declaração do vice-comandante do Estado-Maior das Forças Armadas, Mohammad Jafar Asadi, divulgada pela agência de notícias estatal Fars.

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – As Forças Armadas do Irã afirmaram na manhã deste sábado (2) que é “provável” que o embate entre os dois países seja retomado em breve. Os confrontos entre os dois lados foram suspensos há quase um mês após um cessar-fogo temporário.

    Militares acreditam que os Estados Unidos não estão comprometidos com nenhum acordo. A informação foi dada em uma declaração do vice-comandante do Estado-Maior das Forças Armadas, Mohammad Jafar Asadi, divulgada pela agência de notícias estatal Fars.

    Os Estados Unidos medem suas ações “motivadas pela mídia” e pensando no preço do petróleo, afirmou Asadi. Ele disse, ainda, que o país ocidental quer “se livrar do problema que criou”.

    “As Forças Armadas estão totalmente preparadas para quaisquer novas aventuras ou imprudências dos americanos”, disse Mohammad Jafar Asadi em comunicado.

    Oficialmente, os Estados Unidos não comentaram sobre o assunto até o momento. Em um evento na Flórida ontem, porém, Trump afirmou que “talvez seja melhor não fazer um acordo” com os iranianos.

    CESSAR-FOGO FRÁGIL

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em 7 de abril um cessar-fogo de duas semanas com o Irã. Os ataques foram suspensos por duas semanas e a trégua começou imediatamente, informou ele em publicação na Truth Social

    A declaração de cessar-fogo ocorreu após pedido do primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, que intermediava as conversas. O primeiro-ministro solicitou uma trégua de duas semanas na guerra no Oriente Médio.

    O Irã também aceitou a proposta apresentada pelo Paquistão e os dois países se encontraram pessoalmente para debater a paz permanente. A reunião aconteceu em Islamabade em 21 de abril, mas, após mais de 20 horas de conversa, ela foi finalizada sem um acordo.

    Trump ampliou de forma unilateral um cessar-fogo de duas semanas na terça-feira (21), dia final do cessar-fogo provisório. O objetivo é dar mais tempo para que os negociadores tentem um acordo no Paquistão, mas as repetidas tentativas de uma nova reunião entre os dois países não avançaram desde então.

    O norte-americano tem batido na tecla de que o Irã precisa desistir do seu projeto nuclear para as negociações avançarem. Anteontem, o líder supremo iraniano fez um pronunciamento informando que os cidadãos vão se empenhar em proteger as suas capacidades nucleares.

    Irã diz que deve retomar guerra com os EUA após falta de acordo

  • Corinthians avalia mercado de forma discreta e tem cautela com empresários

    Corinthians avalia mercado de forma discreta e tem cautela com empresários

    FÁBIO LÁZARO
    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Corinthians já iniciou o planejamento para a próxima janela de transferências, no meio do ano. A movimentação, no entanto, ocorre de forma discreta nos bastidores.

    O departamento de futebol atua em conjunto com o setor de análise de mercado para mapear alternativas, com foco especial no sistema ofensivo. O executivo Marcelo Paz mantém contato com empresários, mas ainda sem avançar para negociações formais.

    Em paralelo, o técnico Fernando Diniz segue avaliando o elenco, sobretudo em busca de jovens que possam ser potencializados dentro de sua metodologia.

    PRIORIDADE NO ATAQUE

    A principal carência identificada é no setor ofensivo. Internamente, há o entendimento de que o elenco precisa de ao menos mais um atacante. A leitura é semelhante à de Dorival Júnior, ex-treinador do clube, que já apontava a necessidade de um jogador de área e outro com capacidade de atacar espaços.

    Apesar disso, o modelo de contratação deve seguir o padrão adotado no início da temporada: reforços sem custos de transferência. A maior parte das sete contratações feitas na primeira janela ocorreu nesses moldes.

    O clube mantém o monitoramento de atletas que se encaixem na realidade financeira atual. Entre os perfis analisados estão jogadores disponíveis para empréstimo -desde que com salários compatíveis- e atletas em fim de contrato ou livres no mercado.

    CAUTELA COM AGENTES

    Ao mesmo tempo, o Corinthians recebe indicações de diversos nomes.
    Embora não descarte essas possibilidades, algumas abordagens de agentes têm causado incômodo à diretoria.

    Nos bastidores, há a percepção de que a situação financeira delicada do clube o torna alvo de empresários que utilizam o nome do Corinthians para valorizar atletas em negociações com outras equipes.

    Ainda assim, Marcelo Paz adota uma postura política: atende a maioria dos contatos e, em conjunto com o departamento de scout, filtra as opções mais viáveis para reforçar o elenco.

    Corinthians avalia mercado de forma discreta e tem cautela com empresários

  • Kinho do Rodo, cantor de pagode, morre após passar mal na Bahia

    Kinho do Rodo, cantor de pagode, morre após passar mal na Bahia

    Kinho do Rodo sentiu uma dor no peito enquanto visitava um amigo. A assessoria informou que ele estava sentado no sofá no momento em que passou mal, e a morte ocorreu por volta da 1h30 (de Brasília).

    SÃO PAULO, SP (UOL/CBS NEWS) – O cantor de pagode Marcos Santos Neves, o Kinho do Rodo, morreu, na madrugada deste sábado (2), após passar mal na Bahia. A infrmação foi confirmada pela equipe do artista.

    O QUE ACONTECEU

    Kinho do Rodo sentiu uma dor no peito enquanto visitava um amigo. A assessoria informou que ele estava sentado no sofá no momento em que passou mal, e a morte ocorreu por volta da 1h30 (de Brasília).

    A equipe do artista confirmou a notícia por meio das redes sociais. Os representantes aguardam o laudo do IML (Instituto Médico Legal) para atestar a causa do falecimento.

    A assessoria comentou a possibilidade de um ataque cardíaco. “Existem especulações que pode ter sido um infarto, mas iremos esperar o laudo do IML para dar a certeza para os amigos e fãs”, afirmou a equipe.

    Os detalhes sobre a despedida do cantor permanecem indefinidos. Ainda não há informações oficiais sobre o local e o horário do velório e do sepultamento.
    Marcos Santos Neves ganhou notoriedade ao liderar o grupo O Rodo da Bahia. O trabalho projetou o nome do artista no meio musical.

    O cantor mantinha uma base expressiva de fãs na internet. Nas redes sociais, ele era seguido por mais de 210 mil pessoas.

    Kinho do Rodo, cantor de pagode, morre após passar mal na Bahia

  • Morre Alex Zanardi, campeão paralímpico e ex-piloto de F1, aos 59 anos

    Morre Alex Zanardi, campeão paralímpico e ex-piloto de F1, aos 59 anos

    RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Alex Zanardi, ex-piloto de Fórmula 1 e campeão paralímpico, morreu na noite desta sexta-feira (1) (1º), aos 59 anos. A causa da morte não foi divulgada.

    Alex faleceu em paz, cercado pelo amor de sua família e amigos. A família gostaria de expressar seus sinceros agradecimentos a todos que estão demonstrando apoio neste momento e pede que seu luto e privacidade sejam respeitados durante este período de pesar Comunicado publicado pela família do italiano na manhã deste sábado (2)

    O QUE ACONTECEU

    Zanardi convivia, nos últimos anos, com sequelas de um grave acidente ocorrido em 2020, durante uma prova de handbike. À época, ele colidiu com um caminhão e sofreu diversos traumatismos faciais e cranianos.

    O italiano chegou à Fórmula 1 em 1991 e ficou até 1994, com passagens por Jordan, Minardi e Lotus. Ele retornou ao circuito em 1999, pela Williams.
    Zanardi foi para a Indy e conquistou os títulos de 1997 e 1998. Ele reapareceu no circuito oval após um hiato de poucas temporadas.

    Foi na Indy que ele sofreu um grave acidente em 2001, em episódio que mudou a vida dele. Após um pit-stop, Zanardi perdeu o controle, rodou e foi atingido pelo carro de Alex Tagliani. O impacto foi fortíssimo e o acidente fez com que perdesse as duas pernas.

    Zanardi sobreviveu e se tornou atleta paralímpico e atuava nas provas de handbike (bicicleta de mão). Ele disputou os Jogos Paralímpicos de Londres e foi ao pódio em três oportunidades, com duas medalhas de ouro e uma de prata.

    Ele conquistou medalhas nos Jogos do Rio de Janeiro. Zanardi levou mais dois ouros e uma prata, e chegou a seis medalhas paralímpicas.

    O italiano fundou o projeto “Obiettivo3”, um centro de aconselhamento e integração para esportes paralímpicos. “Seu desejo de compartilhar, de renascer, de poder proporcionar a outros a mesma emoção o motivou a dar oportunidade e apoiar aqueles que gostariam de praticar esportes, mas não têm condições”, diz parte do texto do site oficial.

    Em 2020, Zanardi sofreu mais um grave acidente. O episódio aconteceu durante uma das etapas do revezamento do “Obiettivo Tricolore”, uma maratona festiva que reunia atletas paralímpicos em handbikes e triciclos. Um relatório da investigação apontou que Alex perdeu o controle da sua handbike a 50km/h antes de se chocar com um caminhão que vinha no sentido contrário.

    O ex-piloto recebeu diversas homenagens nas redes sociais. Stefano Domenicali, presidente da F-1, disse que Zanardi “foi verdadeiramente uma pessoa inspiradora, como ser humano e como atleta”. Bebe Vio, estrela italiana da esgrima em cadeira de rodas, lembrou de episódios que viveram juntos no esporte: “Nos tornamos colegas em 2009. Eu tinha 12 anos, estava muito ocupada e assustada. Você me deu forças para recomeçar, me convencendo de que, com ou sem pernas, eu poderia fazer qualquer coisa”.

    COMUNICADO DA FAMÍLIA

    “É com profundo pesar que a família anuncia o falecimento repentino de Alessandro Zanardi na noite de ontem, 1º de maio.

    Alex faleceu em paz, cercado pelo amor de seus entes queridos.

    A família expressa sua sincera gratidão a todos que manifestaram condolências neste momento e pede respeito à sua dor e privacidade neste período de luto.

    Informações sobre o funeral serão comunicadas posteriormente”

    Morre Alex Zanardi, campeão paralímpico e ex-piloto de F1, aos 59 anos

  • Não quero que tenham dó, diz MC Leozinho ZS, primeiro deficiente visual a liderar o Spotify Brasil

    Não quero que tenham dó, diz MC Leozinho ZS, primeiro deficiente visual a liderar o Spotify Brasil

    “Qualquer limitação que for imposta para nós não significa nada”, diz o funkeiro à reportagem. “O que importa de verdade é a nossa arte.”

    ANA CLARA COTTECCO
    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Da periferia de São Paulo ao topo do Spotify Brasil, MC Leozinho ZS trilhou um longo caminho. Aos 26 anos, ele emplacou um dos hits do ano –a canção “Famoso Imã”– e se tornou o primeiro artista com deficiência visual a liderar a principal parada do streaming de música no país.

    “Qualquer limitação que for imposta para nós não significa nada”, diz o funkeiro à reportagem. “O que importa de verdade é a nossa arte.”

    Por trás do top 1, há uma trajetória que começa longe dos números. Alex Oliveira Santos, o nome por trás do vulgo, nasceu em Itabuna (BA) e chegou ainda criança ao Capão Redondo (distrito periférico da zona sul da capital paulista). Foi lá que o funk entrou em seu radar ainda na infância, por meio dos CDs que ganhava.

    A decisão de seguir na música veio cedo. Segundo ele, por volta dos 12 anos resolveu virar músico e já pedia espaço para cantar em alguns bailes. Mas foi só em 2020 que ele passou a conseguir se sustentar apenas com o funk.

    O nome artístico também veio antes da carreira dar certo. Leozinho diz que a avó dizia que ele seria cantor, assim como o sertanejo Leonardo. O apelido ficou.

    Na época, o cantor já era deficiente visual -embora não tenha nascido com essa condição, ele não se lembra de como era a vida antes. Aos oito meses, um quadro de meningite levou à cegueira mesmo após duas cirurgias para tentar reverter o quadro. “Pra mim, é como se eu tivesse nascido assim”, afirma.

    Mas ele não tem tempo para lamentação ou autopiedade. Prefere falar de trabalho. “Eu não quero que ninguém tenha dó de mim”, comenta. Ao mesmo tempo, reconhece as dificuldades e preconceitos decorrentes da deficiência. “Eu sabia que precisava ser duas vezes melhor do que um MC que enxerga.”

    O reconhecimento se consolidou com “Famoso Imã”, lançada no fim de fevereiro com Lele JP, Poze do Rodo e produção de DJ Gordinho da VF. O refrão -justamente a parte cantada por ele- cresceu e dominou as plataformas, principalmente o TikTok.

    Leozinho nega que a criação da música partiu de uma estratégia de viralização. Ele afirma que a intenção era fazer uma música que funcionasse em festas, no fone de ouvido e nas redes sociais. “Se a música for boa, ela vai ser top 1 de todas as plataformas”, diz.

    Após emplacar o maior hit da carreira, ele prepara um álbum e mantém a rotina de gravações, mas diz que mantém os pés no chão. “Sou músico. Vou fazer música no top 1, no top 100, com ninguém me ouvindo ou com muita gente escutando”, conta.

    Mas o resultado ultrapassou o hit. A liderança no Spotify Brasil reposiciona o nome o artista dentro e fora do funk. Ele fala em abrir espaço para quem vem depois. “Eu quero que tenha várias pessoas deficientes cantando, vários cegos chegando no top 1, não só eu. Quero que entendam que se você trabalhar, você vai chegar longe.”

    “Acho muito importante abrir essas portas para pessoas, que como eu, tem deficiência”, afirma. “Quero fazer elas entenderem que não é um bicho de sete cabeças, que é possível se a gente trabalhar da forma correta e chegar onde a gente quiser, no top 1, no top 10, na Billboard, no Grammy. Não é sobre deficiência, é sobre o cantar, sobre a forma que você trabalha, tá ligado?”

    Não quero que tenham dó, diz MC Leozinho ZS, primeiro deficiente visual a liderar o Spotify Brasil

  • Roger ‘ressuscita’ cria da base do São Paulo alvo da seleção da Suíça

    Roger ‘ressuscita’ cria da base do São Paulo alvo da seleção da Suíça

    VALENTIN FURLAN
    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Nicolas Bosshardt voltou a ter espaço no São Paulo -e a resposta foi imediata. Após período ‘encostado’, o lateral-esquerdo aproveitou a primeira chance como titular em uma competição internacional e pode reconquistar espaço no Morumbis.

    DE VOLTA AOS HOLOFOTES

    A primeira oportunidade veio no empate sem gols contra o Millonarios, na Colômbia, pela Copa Sul-Americana. Em um cenário adverso, com time alternativo e altitude, Nicolas começou entre os titulares, atuou por 62 minutos e somou mais de 20 ações entre desarmes, interceptações e cortes.

    A atuação ganha ainda mais peso pelo contexto: o jovem, agenciado por Giuliano Bertolucci, é monitorado pela seleção da Suíça e vive momento decisivo para definir seu futuro internacional.

    Com cidadania suíça e espanhola, Nicolas já teve três reuniões com representantes da federação suíça, que tentam convencê-lo a defender o país. O movimento acontece justamente quando o lateral volta a ganhar minutos no clube.

    A atuação foi suficiente para convencer Roger Machado, que já havia preparado o teste.

    “Chamei e disse que ele jogaria hoje, que penso que ele tem capacidade para ajudar nessa partida. Para o Wendell eu disse que oportunizaria chance para o Nicolas, para que a gente pudesse sentir ele num jogo internacional. E acho que ele foi muito bem”, disse Roger, após empate em Bogotá.

    DE PROMESSA ELOGIADA A OPÇÃO ESQUECIDA

    O bom desempenho contrasta com o momento anterior do lateral. Mesmo elogiado publicamente por Roger, que destacava sua capacidade de atuar também por dentro, Nicolas vinha perdendo espaço. Desde que subiu ao profissional, foi relacionado apenas nove vezes para o banco, menos que outros jovens do elenco.

    Antes mesmo de se firmar no profissional, Nicolas já chamava atenção fora do país. Ele foi eleito pelo jornal AS o melhor lateral-esquerdo sub-17 em 2024 e despertou interesse de clubes como Barcelona e Stuttgart, onde chegou a realizar um período de treinos.

    Roger ‘ressuscita’ cria da base do São Paulo alvo da seleção da Suíça

  • Brasil, penta com Djalma, Nilton, Carlos, Cafu e Roberto, sofre nas laterais

    Brasil, penta com Djalma, Nilton, Carlos, Cafu e Roberto, sofre nas laterais

    MARCOS GUEDES
    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – No caminho para o primeiro de seus cinco títulos da Copa do Mundo, em 1958, o Brasil teve uma jogada emblemática na vitória por 3 a 0 sobre a Áustria. “Lembro até hoje”, disse, em 2013, Zagallo, ponta-esquerda daquela equipe. Nilton Santos era o lateral esquerdo, posição então eminentemente defensiva.

    “Ele arrancou para o ataque, e eu gritei: ‘Vai em frente que eu fico no seu lugar’”, recordou Zagallo. “O nosso técnico [Vicente Feola] se desesperou, mas acabou aplaudindo quando o Nilton surpreendeu toda a defesa adversária e fez o gol. A partir dali, os laterais nunca mais jogaram do mesmo jeito.”

    Foi o primeiro de uma série de grandes momentos dos laterais brasileiros na construção do pentacampeonato mundial.

    Em 1958 e em 1962, a direita e a esquerda eram dos históricos Djalma Santos e Nilton Santos. Em 1970, o mais belo gol do melhor time de todos os tempos foi de Carlos Alberto. Em 1994, o troféu não teria sido erguido sem uma bomba de Branco e um cruzamento de Jorginho. Em 2002, a dupla era formada pelos excepcionais Cafu e Roberto Carlos.

    Em 2026, na luta pelo hexa, os jogadores não são do mesmo nível. A seleção vive raro momento de escassez nas laterais, e o primeiro a admitir isso é o técnico Carlo Ancelotti, cujo trabalho ficou mais difícil nesta semana.

    Tudo indicava que ele utilizaria na direita o zagueiro Éder Militão, que foi seu atleta no Real Madrid e já executou a função. O beque de 28 anos, no entanto, teve de ser submetido a uma cirurgia na coxa esquerda e está fora da Copa.

    Se a opção inicial era um improviso, as alternativas, em certa medida, também o são. Wesley, 22, que surgiu como lateral direito, atua na Roma como ala esquerdo, em papel ofensivo. Danilo, 34, foi lateral em boa parte da carreira, porém hoje é zagueiro reserva do Flamengo.

    Ancelotti já confirmou, antes mesmo da lesão de Militão, o nome de Danilo na relação de 26 a ser anunciada no próximo dia 18. E deixou claro que a escolha é mais ligada à experiência e ao papel como líder silencioso do que à produção dentro das quatro linhas.

    “Danilo é um jogador muito importante, não só em campo. É seguro que estará na lista final porque eu gosto dele. Como caráter, como personalidade, também como jogo”, disse o italiano, em clara gradação na lista de qualidades. “Entre os defensores estará o Danilo.”

    Desde que assumiu a seleção, além dos já citados, o treinador convocou Vanderson, 24, do Monaco, que está em recuperação de lesão, Paulo Henrique, 29, do Vasco, e Vitinho, 26, do Botafogo. Ibañez, 27, zagueiro do Al Ahli que esteve no último chamado, também pode ser adaptado à lateral direita.

    Não é tão diferente a situação na esquerda. No cenário atual, pelas indicações do comandante, os escolhidos serão os defensivos Alex Sandro, 35, do Flamengo, e Douglas Santos, 32, do Zenit.

    Carletto chegou a demonstrar confiança em Caio Henrique, 28, do Monaco, outro que está em recuperação de lesão. Também testou Carlos Augusto, 27, da Inter de Milão, Luciano Juba, 26, do Bahia, e Kaiki, 23, do Cruzeiro. Há entre alvinegros um clamor por Matheus Bidu, 26, talentoso com a bola no pé e em ótima fase no Corinthians, mas parece altamente improvável que alguém seja levado à Copa sem nenhuma experiência anterior na seleção.

    Esse é o cenário nas laterais, frágeis para o padrão histórico do Brasil. A prioridade, pelo que aponta o comandante, será dada a jogadores defensivamente sólidos, capazes de fazer desarmes e iniciar contragolpes para os atacantes velozes do time, como Vinicius Junior.

    Não será com Djalma Santos e Nilton Santos que a equipe verde-amarela buscará o troféu de 2026, como fez em 1958 e em 1962. O pôster do hexa, se ele vier, poderá ter Douglas Santos.

    Brasil, penta com Djalma, Nilton, Carlos, Cafu e Roberto, sofre nas laterais

  • Pastores lamentam Messias fora do STF, mas colocam rejeição na conta de Lula

    Pastores lamentam Messias fora do STF, mas colocam rejeição na conta de Lula

    O advogado-geral da União não conseguiu, na quarta-feira (29), a quantidade de votos necessária para virar ministro da corte, após o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), opor-se à indicação.

    ANA GABRIELA OLIVEIRA LIMA
    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Lideranças evangélicas lamentaram a reprovação de Jorge Messias no STF (Supremo Tribunal Federal), mas colocaram o episódio na conta do presidente Lula (PT).

    O advogado-geral da União não conseguiu, na quarta-feira (29), a quantidade de votos necessária para virar ministro da corte, após o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), opor-se à indicação.
    Lideranças evangélicas haviam declarado apoio à nomeação, apesar de o nome do AGU dividir religiosos com mandato. A divergência vinha pelo fato de ele ser próximo a Lula e ser lido pelo segmento, majoritariamente à direita, como alinhado à esquerda.

    O bispo Robson Rodovalho, fundador da Igreja Sara Nossa Terra, afirma que Messias se saiu bem na sabatina, mas enfrentou contra si a insatisfação com o governo Lula. “Caíram no colo dele todas as insatisfações, todas as promessas não cumpridas do governo”, afirma Rodovalho.

    Ele diz entender que Messias “se explicou bastante durante a sabatina” sobre ações que tomou como advogado-geral. No encontro com os senadores, o indicado de Lula disse ser totalmente contra o aborto, tema levantado por conservadores em razão de um parecer da AGU contra uma norma do CFM (Conselho Federal de Medicina) que vetava um procedimento necessário para o aborto legal em gestações avançadas.

    Na sabatina, Messias também justificou pedidos de prisão durante ataques golpistas do 8 de Janeiro, assunto também levantado pela oposição. “Nunca vou me alegrar em adotar medidas constritivas de liberdade de alguém, eu fiz por obrigação, por dever de ofício. […] Não fiz com alegria, fiz com dor”, afirmou.
    Apesar de ter defendido a nomeação, Rodovalho diz que as lideranças evangélicas veem com tranquilidade a rejeição, pois “não obstante os méritos do Messias, ele é muito posicionado à esquerda”.

    “Agora surge a possibilidade de que o próximo presidente possa indicar essa vaga. E pode não ser o Lula”, afirmou Rodovalho, que também é presidente do Concepab (Conselho Nacional dos Conselhos de Pastores do Brasil).

    O apóstolo César Augusto, fundador da Igreja Fonte da Vida, diz lamentar a rejeição, por não levar a mais um evangélico ao STF, mas avalia que a derrota maior é do governo Lula.

    “Acho que as pessoas não votaram contra a capacidade jurídica ou a pessoa do Messias, ainda que ele tenha posicionamentos que alguns conservadores não entendem, mas votaram contra a ação do presidente Lula.”

    O pastor diz que mais um evangélico no Supremo seria importante para o segmento, mas que “a vida continua”.

    “Não deu, não deu. Agora é tocar o barco para frente. A derrota maior é do governo Lula, com certeza.”

    Para o pastor Silas Malafaia, presidente da ADVEC (Assembleia de Deus Vitória em Cristo), “a derrota de Messias não é propriamente dele, é a derrota acachapante de Lula”, porque a indicação é um direito do presidente.

    “Quem foi derrotado foi Lula, e com recado para o STF”, afirmou Malafaia à reportagem. O pastor disse acreditar que qualquer indicado do político seria derrotado. “Não tem nada a ver com Messias, tem tudo a ver com Lula, com esse momento político e de intromissão do Judiciário em tudo que é lugar, se tornando uma instituição terrivelmente política.”

    Antes da derrota, Malafaia havia criticado Messias, a quem chamou de “esquerdopata gospel”, mas não se contrapôs à indicação por, segundo ele, uma questão de coerência e respeito à prerrogativa do presidente.

    O pastor pentecostal William Douglas, por sua vez, que é juiz federal no TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) e professor de direito constitucional, se disse “profundamente triste” com o resultado.

    Apesar do perfil conservador, ele afirma não considerar correto misturar “divergência ideológica com avaliação de capacidade”.

    “Na minha avaliação, o Senado errou”, declarou em nota. “A Constituição confere ao presidente da República a prerrogativa de indicar ministros para o Supremo Tribunal Federal, cabendo ao Senado rejeitar apenas quando ausentes os requisitos constitucionais -e não por razões políticas, circunstanciais ou de conveniência.”

    William Douglas, que já foi cotado para uma vaga no Supremo na gestão de Jair Bolsonaro (PL), concorda que a rejeição não foi direcionada a Messias, mas ao contexto político envolvendo o presidente Lula.

    Segundo ele, decisões como a de quarta-feira “não atingem o nome de quem foi rejeitado, mas revelam os critérios que prevaleceram na sua rejeição -e isso deixa marcas no padrão de Justiça que a República escolhe para si”.

    Pastores lamentam Messias fora do STF, mas colocam rejeição na conta de Lula

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • À disposição no Santos, Gabigol tem números discretos no gramado sintético

    À disposição no Santos, Gabigol tem números discretos no gramado sintético

    BRUNO LIMA
    SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Ao contrário de Neymar, o centroavante Gabigol garantiu que está pronto para encarar o Palmeiras, sábado (2), no Allianz Parque. Após o empate com o San Lorenzo, o camisa 9 afastou os boatos de que teria restrições a atuar em gramados artificiais, mesmo com números discretos nesse tipo de piso.

    Desde que a tecnologia foi adotada por clubes brasileiros, em 2016, Gabigol participou de 15 jogos em gramados sintéticos e marcou cinco gols. Média de 0,33 gols por partida.

    SECA NO ALLIANZ PARQUE

    Apesar de o Palmeiras ser uma de suas maiores vítimas – com 14 gols marcados na carreira -, Gabigol vive um jejum curioso: ele nunca balançou a rede no sintético palmeirense.

    Considerando também a Arena Barueri, o centroavante jogou duas partidas contra o Palmeiras em grama artificial e teve desempenho discreto em ambas.
    Antes da adoção da tecnologia, porém, o atual camisa 9 do Santos castigou o Palmeiras três vezes. Uma pelo próprio Peixe, em 2016, e duas, no mesmo jogo, em 2019, com a camisa do Flamengo.

    À VONTADE NA ARENA, SECA EM BH

    O melhor aproveitamento do atacante no piso artificial é na Arena da Baixada, onde ele acumula 11 partidas disputadas.

    Na casa do Athletico-PR, Gabigol marcou todos os seus cinco gols feitos em gramados sintéticos.

    Por outro lado, na Arena MRV, o atacante passou em branco nas duas vezes em que enfrentou o Atlético-MG desde que a tecnologia foi instalada. É preciso ressaltar que essas duas participações se resumem a apenas 25 minutos em campo.

    O centroavante ainda não enfrentou Botafogo e Chapecoense desde que os clubes instalaram seus gramados artificiais.

    À disposição no Santos, Gabigol tem números discretos no gramado sintético