Blog

  • Doente dos Cuidados Paliativos sai para cumprir sonho de ver neta dançar

    Doente dos Cuidados Paliativos sai para cumprir sonho de ver neta dançar

    Hospital espanhol preparou uma surpresa para Paula, para que pudesse ver a sua neta Claudia dançar, antes da jovem participar numa competição fora do país. Um momento especial para a família e para todos os profissionais de saúde

    Aos 82 anos, Paula, mulher internada nos Cuidados Paliativos do Hospital General Universitário Gregorio Marañón, na Espanha, realizou um dos seus mais antigos desejos: ver a sua neta dançar.

    Claudia é bailarina profissional de Pole Dance, e graças à ajuda dos profissionais de saúde deste hospital conseguiu protagonizar um espetáculo único para a sua avó, no terraço do edifício.

    Tudo aconteceu depois de os enfermeiros terem percebido que avó e neta têm uma relação muito próxima e que a idosa estaria se sentindo triste porque Claudia iria participar numa competição fora da Espanha e que não poderia estar presente para apoiá-la.

    Assim, o hospital organizou-se para tornar este momento possível, garantindo todas as condições a nível de segurança e de saúde para que a mulher pudesse sair do seu quarto para assistir a este espetáculo único.

    O encontro tornou-se um momento muito especial não só para Paula e para a sua família, mas também para os profissionais e outros doentes que puderam compartilhar a experiência. Médicos, enfermeiros e funcionários do centro uniram-se nesta iniciativa que, segundo os próprios, visa valorizar o papel do acompanhamento e da humanização nos cuidados de saúde.

    A Unidade de Cuidados Paliativos salienta que o seu trabalho não se limita a aliviar a dor e a controlar os sintomas físicos, mas inclui também o cuidado emocional e a preservação da identidade de cada paciente.

    “A doença pode tirar muitas coisas, mas não o que há de mais profundo na pessoa. Recuperar esses laços e aquilo que dá sentido à sua vida também faz parte do tratamento”, defende Celia Suárez, médica de cuidados paliativos do Marañón.

    Doente dos Cuidados Paliativos sai para cumprir sonho de ver neta dançar

  • Diretor de documentário sobre acusações contra Michael Jackson critica filme

    Diretor de documentário sobre acusações contra Michael Jackson critica filme

    Dan Reed falou de suposta pedofilia em ‘Deixando Neverland’. Nova biografia do artista já bateu recordes de bilheteria

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O diretor britânico Dan Reed, responsável pelo documentário “Leaving Neverland”, criticou duramente a cinebiografia “Michael” e afirmou que o longa funciona como uma “versão higienizada” da história de Michael Jackson, ao omitir completamente as acusações de abuso sexual infantil feitas contra o cantor.

    Em entrevista para a Variety, Reed disse que o filme produzido “vira a verdade de cabeça para baixo” ao retratar Jackson como uma figura excêntrica e infantilizada, sem enfrentar as denúncias relatadas em “Leaving Neverland” por Wade Robson e James Safechuck.

    “Estão dizendo que o motivo pelo qual Jackson gostava de crianças era porque ele era um anjo e só queria ser gentil com elas, não que ele quisesse ter relações sexuais com elas”, disse.

    No documentário lançado em 2019, Robson e Safechuck afirmam ter sido abusados sexualmente por Jackson quando tinham 7 e 10 anos, respectivamente, entre o fim dos anos 1980 e o início dos anos 1990. Para Reed, a cinebiografia evita deliberadamente esse debate ao encerrar a narrativa em 1988, cinco anos antes de as primeiras acusações públicas surgirem, no caso envolvendo Jordan Chandler.

    “O filme seria uma resposta a ‘Leaving Neverland’, e eles tentaram isso em um roteiro inicial, mas não deu certo. Então, criaram esse filme com músicas já conhecidas, mas não conseguiram desenvolver uma narrativa plausível que explique o carinho de Jackson por crianças”, afirmou.

    Reed disse ainda que o êxito comercial de “Michael” demonstra a dificuldade de a cultura pop incorporar as acusações ao legado artístico do cantor.

    A cinebiografia estreou no último fim de semana e arrecadou cerca de US$ 217 milhões mundialmente, impulsionando também o aumento nas reproduções das músicas de Jackson em plataformas digitais.

    Reed também atribuiu a dificuldade de circulação de “Leaving Neverland” na América do Norte a acordos jurídicos entre a HBO e o espólio do cantor. Desde 2020, o documentário original foi retirado das plataformas da emissora nos Estados Unidos e no Canadá após disputa arbitral envolvendo cláusulas contratuais.

    Diretor de documentário sobre acusações contra Michael Jackson critica filme

  • Fifa dribla opressão do Talibã e autoriza seleção feminina do Afeganistão

    Fifa dribla opressão do Talibã e autoriza seleção feminina do Afeganistão

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Fifa aprovou, na noite da última terça-feira (28), uma reforma no Regulamento de Governança que permite jogadoras afegãs representem o Afeganistão em competições oficiais internacionais. A medida dribla a proibição da federação local – nesta quarta-feira (29) sob o controle do governo fundamentalista Talibã.

    A nova determinação, costurada em coordenação com a Confederação Asiática de Futebol (AFC), reconhece o grupo Afghan Women United (Mulheres Afegãs Unidas, em tradução livre) como apto a representar a nação de origem. A equipe é formada por atletas que vivem atualmente na diáspora, em condição de exílio.

    A alteração permite que a Fifa registre seleções nacionais em “circunstâncias excepcionais”, mesmo quando a federação local do país não puder ou não quiser fazê-lo. O objetivo visa proteger atletas de situações políticas fora de seu controle, “garantindo os princípios de universalidade e não discriminação”.

    Entre as atletas e especialistas em direitos humanos, entende-se que houve morosidade da Fifa em apresentar uma resolução para o caso. A entidade, por sua vez, entende que a questão exigia um esforço em diferentes frentes e que não tinha uma solução simples a ser apresentada.

    Para Khalida Popal, ex-capitã e ativista que lidera a luta pelo reconhecimento da equipe, o anúncio em Vancouver, no Canadá, foi um marco.

    Embora a mudança tenha efeito imediato, haverá um período de transição administrativa de até dois anos. O time já tem um acampamento de treinamento agendado para junho de 2026, na Nova Zelândia, onde enfrentará as Ilhas Cook.

    Desde agosto de 2021, quando voltou ao poder, o Talibã impôs uma proibição total à prática de esportes por mulheres e meninas, incluindo o futebol. À época, a restrição provocou uma série de protestos em Cabul e outras cidades do país.

    Fifa dribla opressão do Talibã e autoriza seleção feminina do Afeganistão

  • Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta quinta-feira

    Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta quinta-feira

    Cerca de 415 mil contribuintes receberão R$ 592 milhões. Desse total, R$ 256,8 milhões irão para contribuintes com prioridade legal no reembolso

    Cerca de 415 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco vão acertar as contas com o Leão.

    Nesta quinta-feira (30), a Receita Federal paga o lote da malha fina de abril, que também contempla restituições residuais de anos anteriores.

    Ao todo, 415.277 contribuintes receberão R$ 592,2 milhões. Desse total, R$ 256,8 milhões irão para contribuintes com prioridade legal no reembolso.

    As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

    • 334.614 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
    • 32.231 contribuintes sem prioridade;
    • 28.572 contribuintes de 60 a 79 anos;
    • 10.521 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
    • 4.731 contribuintes acima de 80 anos;
    • 4.608 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

    A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet desde o último dia 23. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

    Pagamento

    O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

    Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

    Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

    Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo Solicitar Restituição Não Resgatada na Rede Bancária.

    Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta quinta-feira

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Prime Video inicia filmagens de 'Tremembé 2' com Ícaro Silva e João Vicente

    Prime Video inicia filmagens de 'Tremembé 2' com Ícaro Silva e João Vicente

    Marina Ruy Barbosa retorna como Suzane von Richthofen em busca de aceitação social. Primeira temporada foi a estreia de maior sucesso entre séries brasileiras do Prime Video

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O Prime Video iniciou as filmagens de “Tremembé 2”, trama que aborda a vida de criminosos rotulados como “celebridades” na penitenciária paulista. Ainda não há data para estreia.

    Gravada em São Paulo, a série terá nomes novos no elenco. Dentre eles Giovanna Antonelli, como a estelionatária Dominique Scharf; João Vicente de Castro na pele de Thiago Brennand, e Ícaro Silva como o ex-jogador Robinho, ambos condenados por estupro.

    A nova leva de episódios girará em torno da chegada de Dominique Scharf à detenção e de Suzane von Richthofen (Marina Ruy Barbosa), que tentará descobrir se será aceita pela sociedade na vida fora da prisão.

    Elize Matsunaga (Carol Garcia) também buscará recomeçar no regime aberto enquanto se arrisca em uma nova profissão.

    “‘Tremembé’ se tornou um fenômeno cultural, retratando histórias reais por meio de um trabalho de excelência exercido desde o roteiro até a pós-produção. É a série Original Prime brasileira com a melhor estreia da história do Prime Video no país, e a segunda temporada traz ainda mais histórias para o público que demonstrou um forte apetite por esta série”, diz Julia Priolli, Head of Creative para o Amazon MGM Studios no Brasil.

    Uma baixa é a atriz Letícia Rodrigues, que não retornará como Sandrão na segunda temporada. A decisão foi tomada após a artista ser informada de que a personagem não faria mais parte do núcleo principal da trama. Houve um convite para uma participação especial, que ela optou por recusar.

    Prime Video inicia filmagens de 'Tremembé 2' com Ícaro Silva e João Vicente

  • Derrubada de veto para aliviar pena de Bolsonaro pode beneficiar mais de 200 mil condenados

    Derrubada de veto para aliviar pena de Bolsonaro pode beneficiar mais de 200 mil condenados

    Políticos de direita e extrema-direita defendem o projeto de lei da dosimetria que poderá beneficiar mais de 200 mil condenados por diversos crimes

    RAPHAEL DI CUNTO
    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – A derrubada do veto presidencial ao projeto de lei da dosimetria, que reduz a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros incriminados pela tentativa de golpe de Estado, beneficiará mais de 200 mil condenados por outros crimes.

    Atualmente, quem está em regime de prisão domiciliar não pode diminuir sua pena por estudo ou trabalho, exceto em casos específicos, com autorização do juiz. O projeto amplia essa possibilidade de remição para todos que cumprem pena em casa.

    Cerca de 235 mil pessoas cumpriam pena em regime domiciliar em 30 de junho de 2025, dado mais recente disponível na Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça. O número de presos nessa modalidade tem crescido em velocidade acelerada, principalmente por causa da pandemia, e aumentou 3.812% em nove anos.

    Cada obra lida corresponde à remição de quatro dias de pena e exige comprovação com a apresentação de um relatório, que é avaliado por uma comissão. Os participantes do programa podem apresentar a resenha de até 12 livros por ano.

    Ou seja, é possível reduzir a pena em até 48 dias no período de 12 meses. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela trama golpista.

    No caso de trabalho, é possível abater um dia de pena a cada três dias em serviço.

    O dispositivo para autorizar os presos em regime domiciliar possam abater da pena os esforços com estudo e trabalho foi incluído pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto na Câmara.

    A mudança legislativa fazia parte de um acordo que envolvia Bolsonaro cumprir pena em casa por sua condição de saúde e idade. O ex-presidente, porém, tentou romper a tornozeleira eletrônica, foi enviado para o regime fechado em novembro e só voltou para casa em março por causa do agravamento dos problemas de saúde.

    A alteração é criticada por especialistas. Felippe Angeli, diretor da plataforma Justa, afirma que a redução da pena por trabalho ou estudo no regime domiciliar já é autorizada por alguns tribunais, embora não esteja prevista na legislação. Caso vire lei, o uso será ampliado, o que abre um potencial de fraudes.

    “Hoje tudo é organizado a partir da custódia pelo Estado. O preso sai do estabelecimento e retorna [após o trabalho/estudo] ou no regime fechado tem acesso a possibilidade trabalho e educação dentro do estabelecimento. Então, isso já fica registrado para fins da própria remição. No caso domiciliar, não se tem essa informação, vai precisar de uma prova muito robusta”, diz.

    Angeli destaca que a mudança exigirá uma regulamentação para evitar fraudes, considerando que o regime domiciliar dificulta a fiscalização pelo Estado sobre as vedações. “O problema é que por causa de uma pessoa [Bolsonaro], você está alterando todo um sistema que vai impactar centenas de milhares de pessoas sem saber como você vai fazer isso, sem um maior debate.”

    O advogado Pierpaolo Bottini, que foi membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, afirma que é a favor do abatimento da pena, mas que o modo como está sendo instituída é um problema. “O instituto sozinho não é ruim, no fundo é um instrumento de ressocialização. A questão é que ele não pode ser casuística e vir num projeto que busca beneficiar um determinado grupo de pessoas”, afirmou.

    Ele diz que o texto exigirá uma regulamentação e um debate mais amplo sobre como ser aplicado. “Eu sei que é mais difícil [do que no regime fechado ou semiaberto], mas não é impossível. Ele vai precisar de um trabalho que ele consiga comprovar que efetivamente trabalhou ou, no caso de um curso, assistir com a câmera aberta”, opina.

    Procurado pela Folha de S.Paulo, Paulinho da Força afirmou que sua assessoria jurídica elaborou o texto e garantiu que o projeto só beneficiaria o caso de Bolsonaro, para permitir a diminuição da pena por estudo na prisão domiciliar, e que não terá um efeito mais amplo sobre o sistema prisional.

    O projeto foi aprovado pela Câmara por 291 votos a 148 e por 48 a 25 no Senado, mas foi vetado integralmente pelo presidente Lula (PT). O veto será votado nesta quinta (30) em sessão do Congresso Nacional e a tendência é de que seja derrubado, o que faz com que entrem em vigor as mudanças legislativas aprovadas inicialmente pelo Legislativo.

    Bolsonaro solicitou em janeiro ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) que pudesse abater a pena com leitura. Os relatórios do 19º Batalhão de Polícia Militar na Papuda, prédio conhecido como “Papudinha”, no entanto, mostram que ele não leu nenhum livro no período e, por isso, não teve nenhuma redução nos dias encarcerado.

    Derrubada de veto para aliviar pena de Bolsonaro pode beneficiar mais de 200 mil condenados

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Arrascaeta tem fratura na clavícula confirmada pelo Flamengo após exames

    Arrascaeta tem fratura na clavícula confirmada pelo Flamengo após exames

    RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Flamengo sofreu uma baixa importantíssima durante o empate em 1 a 1 com o Estudiantes, nesta quarta-feira, na Argentina, pela Libertadores. Após cair de mal jeito e deixar o campo de jogo, Arrascaeta teve confirmada uma fratura na clavícula direita.

    O lance aconteceu aos 16 minutos do primeiro tempo em dividida com Piovi. Ele caiu sobre o ombro direito e, imediatamente, levou a mão à clavícula sentindo muitas dores.

    Após exames preliminares, os médicos ordenaram a substituição do uruguaio. O colombiano Carrascal entrou em seu lugar.

    Arrascaeta foi levado imediatamente para um hospital de Buenos Aires. Por lá, foi submetido a um raio-X que confirmou a fratura.

    O Flamengo não deu prazo de recuperação. O meia é constantemente convocado para a seleção do Uruguai e considerado um nome certo para a Copa do Mundo.

    VEJA A NOTA OFICIAL DO FLAMENGO

    Após exame de imagem realizado em um hospital local, o meia teve confirmada fratura na clavícula direita. O jogador retornará ao Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira (30) juntamente com o restante da delegação.

    Arrascaeta tem fratura na clavícula confirmada pelo Flamengo após exames

  • Fátima Bernardes anuncia novo projeto com a filha Bia Bonemer

    Fátima Bernardes anuncia novo projeto com a filha Bia Bonemer

    ‘Cá entre nós’ estreia em 7 de maio com conversas sobre temas cotidianos e convidados. Videocast marca a primeira parceria profissional entre mãe e filha

    RIO DE JANEIRO, RJ (CBS NEWS) – A apresentadora Fátima Bernardes, 63 anunciou um novo projeto ao lado da filha, Beatriz Bonemer, 28. Pela primeira vez trabalhando juntas, as duas vão comandar o videocast “Cá entre nós”, que estreia na próxima quinta-feira, 7 de maio no canal da jornalista no YouTube.

    A novidade foi compartilhada nas redes sociais. “Agora eu e @biabonemer estamos trabalhando juntas pela primeira vez!”, escreveu Fátima. Segundo ela, o projeto será exibido ao longo do mês de maio e terá como proposta reunir conversas informais e convidadas com histórias para contar. “Um videocast cheio de conversa boa e convidadas com histórias para contar”, disse.

    Ainda segundo a apresentadora, a ideia é apostar em um formato mais próximo do público, com trocas informais e temas do cotidiano: “Preparados? Lá no meu canal do YouTube! Nos vemos lá!”.

    A parceria marca um novo momento na carreira de Fátima, que tem investido em conteúdos digitais, e também reforça a presença de Beatriz Bonemer nas plataformas online. A expectativa é que o projeto una diferentes gerações em conversas informais e atuais.

    Fátima Bernardes anuncia novo projeto com a filha Bia Bonemer

  • Governo Lula mapeia traições em votação sobre Messias, vê rasteira do MDB e prevê exonerações

    Governo Lula mapeia traições em votação sobre Messias, vê rasteira do MDB e prevê exonerações

    Aliados citam conluio entre Alcolumbre, Moraes e Pacheco; presidente reuniu ministros para discutir estratégia após Senado ter rejeitado AGU como indicado ao STF

    BRASÍLIA, DF (CBS NEWS) – Horas depois da derrota no Senado, o presidente Lula (PT) e aliados mapearam traições na votação que culminou na rejeição do nome de Jorge Messias para o STF (Supremo Tribunal Federal) na noite de quarta-feira (29).

    Em reunião na residência oficial da Presidência, o Palácio da Alvorada, logo após o fim da votação, integrantes do governo e aliados identificaram dissidências no MDB e no PSD, em um conluio conduzido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

    Além da atuação de Alcolumbre, colaboradores do presidente apontam a participação do senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG) e do ministro Alexandre de Moraes, do STF, em um pacto para impedir a nomeação de Messias.

    Pacheco era o escolhido de Alcolumbre para pleitear a vaga no Supremo, enquanto Lula reiterava a intenção de ter o senador como seu candidato ao Governo de Minas Gerais, em busca de um palanque forte no estado. Lula acabou por indicar Messias após conversas com os envolvidos, mas ainda a contragosto do chefe do Senado.

    O acordo, segundo interlocutores de Lula, teria sido selado durante um jantar na noite de terça-feira (28), na residência oficial do presidente do Senado, com intuito de evitar nova correlação de forças na corte. Messias teria contrariado ministros ao manifestar simpatia pela adoção de um código de ética no tribunal.

    Entre aliados de Lula, suspeitas recaem sobre o ex-ministro dos Transportes Renan Filho e seu pai, o senador Renan Calheiros, ambos do MDB de Alagoas. A desconfiança é que teriam votado contra a indicação de Messias em solidariedade a Bruno Dantas, ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) que cobiçava a vaga do tribunal.

    Aliados do presidente apostam na exoneração de indicados de Alcolumbre, como os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira (Comunicações). Segundo participantes da reunião, Lula mostrava serenidade, enquanto buscava confortar Messias.

    O AGU teve 34 votos a favor da indicação (sete a menos que o necessário) e 42 votos contrários. Essa foi a primeira rejeição a um indicado do presidente da República ao STF desde 1894.

    Entre o fim da votação no Senado e convocação da reunião entre os membros do governo, Lula e Messias se falaram por telefone. Além da preocupação com o estado emocional de Messias, aliados do presidente contam que ele costuma repetir que “não se deve tomar decisões a 39 graus de febre”.

    Por conta disso, qualquer reação é esperada para a semana que vem, após o feriado e a identificação dos responsáveis pela derrota.

    Ainda durante o encontro, a agenda do presidente com a programação para esta quinta-feira (30) foi publicada informando uma reunião com o Ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, como primeiro compromisso do dia. Embora aliado de Hugo Motta (Republicanos-PB), Feliciano é um indicado do partido de Alcolumbre, o União Brasil.

    Na saída do Congresso, a caminho do Alvorada, o ministro José Guimarães (Relações Institucionais) afirmou que o momento é de agir com inteligência, não com fígado. Ainda durante a sabatina, Guimarães esteve no Palácio da Alvorada para conversar com o presidente. No Congresso, chegou a dar como certa a aprovação do AGU com mais de 41 votos, o mínimo necessário.

    Com a rejeição de Messias, Guimarães enfrenta uma derrota em uma de suas principais missões desde que assumiu a chefia da articulação política do governo no lugar de Gleisi Hoffmann (PT).

    Durante a sabatina, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) também visitou Lula. O presidente teria questionado ao senador como estaria o clima para a sabatina e para a aprovação, ao que Wagner informou que tudo corria bem.

    Governo Lula mapeia traições em votação sobre Messias, vê rasteira do MDB e prevê exonerações

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Europa esquenta mais rápido do que outros continentes; saiba o motivo

    Europa esquenta mais rápido do que outros continentes; saiba o motivo

    O continente esquenta aproximadamente 0,56°C por década nos últimos 30 anos

    A Europa enfrentou em 2025 ondas de calor recorde, incêndios florestais que queimaram a maior área já registrada no continente, redução das geleiras, incluindo a perda de 139 bilhões de toneladas de massa na Groenlândia e cobertura de neve 31% abaixo da média.

    O balanço produzido por cerca de 100 cientistas foi divulgado nesta quarta-feira, 29, no relatório Estado do Clima Europeu, pela Organização Meteorológica Mundial e o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo.

    Impactos da mudança do clima são visíveis em todo o planeta, mas o que acontece na Europa é um alerta, já que é o continente que está esquentando mais rápido.

    Desde a década de 1980, a Europa vem aquecendo mais de duas vezes mais rápido que a média global, conforme os dados do observatório climático Copernicus. O continente esquenta aproximadamente 0,56°C por década nos últimos 30 anos.

    Embora a temperatura média global continue aumentando, a taxa de aquecimento das diferentes regiões varia. O aquecimento mais rápido acontece nas altas latitudes do norte, principalmente no Ártico, na Europa Central e do Leste e no Oriente Médio, segundo a Organização Meteorológica Mundial. Áreas terrestres aquecem mais rápido que os oceanos.

    A razão para esse aquecimento diferenciado na Terra é essencialmente física, e tem relação com as leis da termodinâmica, segundo explicou ao Estadão o professor da USP Paulo Artaxo, membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU.

    Ele é influenciado pelas diferentes capacidades térmicas dos materiais (a água precisa de muito mais energia para aquecer do que a superfície terrestre, por exemplo) e pelos processos de convecção (transporte de calor) na atmosfera e nos oceanos.

    Quatro fatores que explicam o aquecimento mais rápido da Europa, segundo relatório

    – Proximidade com o Ártico: parte da Europa, como a Noruega, se estende até a região polar no extremo norte da Terra, que tem a maior taxa de aquecimento por conta de mudanças atmosféricas e redução da neve (leia abaixo).

    – Mudanças nos padrões meteorológicos: Alterações na circulação atmosférica têm favorecido ondas de calor mais frequentes e intensas.

    – Diminuição da cobertura de neve: reduz a quantidade de radiação solar refletida de volta para o espaço, levando a um aquecimento mais rápido.

    – Menos poluição do ar: nos últimos 40 anos, houve aumento no controle e queda das emissões de aerossóis, que pioram a qualidade do ar e prejudicam a saúde, mas resfriam o planeta ao reduzir a quantidade de radiação solar que atinge a superfície.

    O aquecimento mais rápido na Europa não significa que os outros continentes devem se preocupar menos ou podem levar mais tempo para agir. Globalmente, a temperatura média já aumentou 1,4ºC em relação aos níveis pré-industriais, da segunda metade do século 19, o que tem gerado efeitos severos em todo o planeta.

    Embora a taxa de aquecimento tenha relação com a incidência dos eventos climáticos extremos, os impactos nos diferentes países e regiões também estão ligados ao nível de adaptação climática local, e países europeus têm em geral maior capacidade financeira e tecnológica para investir nessas medidas.

    “A Holanda está há mais de 50 anos aumentando a altura dos seus diques para lidar com o aumento do nível do mar, em Veneza, estão fazendo projetos de bilhões de dólares (com esse mesmo fim). Isso mal começou a ser discutido no Brasil, que está extremamente atrasado na implementação de estratégias de adaptação ao novo clima”, compara o professor da USP Paulo Artaxo. “Todos sentirão impactos, mas de maneira diferenciada”.

    Europa esquenta mais rápido do que outros continentes; saiba o motivo