A Receita Federal ampliou para 173 os benefícios tributários que devem ser informados na Dirbi, incluindo 85 novos, principalmente ligados ao PIS/Pasep e à Cofins. A medida busca maior transparência e controle fiscal, além de atualizar regras após a perda de validade da MP sobre compensação de créditos.
A Receita Federal publicou uma instrução normativa nesta segunda-feira, 15, que amplia para 173 o número de benefícios tributários que precisam ser informados na Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi). São 85 novos benefícios que entram na conta.
“A medida tem como objetivo melhorar o controle, a transparência e a gestão dos benefícios fiscais e dos regimes especiais de tributação, conforme previsto na legislação vigente. Essas informações são fundamentais para aprimorar a gestão das políticas públicas e o acompanhamento do gasto tributário”, disse o órgão em nota.
Segundo a Receita, a maior parte desses novos benefícios que deverão ser informados são relacionados ao PIS/Pasep e à Cofins.
A nova norma também atualiza regras depois que a MP que previa condições para compensação de créditos relativos a tributos administrados pela Receita perdeu a validade.
Receita amplia a 173 número de benefícios tributários na Declaração de Incentivos e Renúncias
Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

Deixe um comentário