A GRU Airport foi a principal vencedora do leilão ao garantir 12 concessões e promete investir na modernização da infraestrutura. A Fraport também levou um terminal, enquanto seis aeroportos seguirão sob gestão estatal.
O Governo brasileiro concedeu, em um leilão realizado hoje, 13 dos 19 aeroportos de menor porte do país. A GRU Airport, atual administradora do Aeroporto Internacional de São Paulo, foi a principal vencedora ao garantir 12 dessas concessões. A outra ficou com a operadora alemã Fraport, que já administra os aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza.
As empresas vencedoras terão o direito de operar esses aeroportos por 30 anos e se comprometeram a investir 700 milhões de reais na modernização da infraestrutura. O leilão foi promovido pelo Ministério dos Portos e Aeroportos dentro do Projeto AmpliAr, iniciativa que pretende fortalecer a aviação regional por meio da ampliação e modernização de 100 pequenos aeroportos em todo o país com concessões à iniciativa privada.
A GRU Airport, controlada pelo grupo brasileiro de investimentos Invepar, assumirá os aeroportos de Lençóis, Paulo Afonso, Barreirinhas, Porto Alegre do Norte, Araripina, Garanhuns, Serra Talhada, São Raimundo Nonato, Canoa Quebrada, Cacoal, Vilhena e Araguaína.
São cidades pequenas, com menor demanda da aviação comercial, embora algumas já tenham voos regulares ou potencial turístico, como Lençóis e Canoa Quebrada, além de capacidade para ampliar o transporte de cargas. Sem concorrência em 12 dessas concessões, a GRU Airport ficou com todas elas pelo valor mínimo estabelecido pelo Governo.
O aeroporto de Jericoacoara foi o único que teve disputa, recebendo propostas da Fraport, da GRU Airport e da PRS Aeroportos. Por causa disso, a empresa alemã precisou aumentar sua oferta para vencer. Além do potencial turístico, Jericoacoara é estratégica para a Fraport por estar próxima ao aeroporto de Fortaleza, que a operadora já administra.
Seis dos 19 aeroportos oferecidos no leilão não despertaram interesse das empresas privadas e continuarão sob gestão estatal. São eles Tarauacá, Barcelos, Itacoatiara, Parintins, Itaituba e Guanambi.
Governo concede 13 aeroportos de pequeno porte em leilão nacional
Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

Deixe um comentário