Blog

  • Carro de Bortoleto pega fogo e brasileiro largará em último no GP de Miami

    Carro de Bortoleto pega fogo e brasileiro largará em último no GP de Miami

    JULIANNE CERASOLI E FÁBIO LÁZARO
    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Gabriel Bortoleto largará na última colocação no Grande Prêmio de Miami, neste domingo – Andrea Kimi Antonelli cravou a pole e largará na frente.

    O carro do brasileiro pegou fogo no fim de sua única volta no treino classificatório realizado neste sábado, após uma série de problemas nos boxes.
    O piloto já havia enfrentado dificuldades horas antes, na corrida sprint. Apesar de cruzar a linha de chegada na 11ª posição, acabou desclassificado por irregularidade na pressão do ar no motor. A punição, no entanto, não trouxe prejuízo esportivo, já que ele não pontuou.

    A Audi confirmou ao UOL que o incidente no classificatório não tem relação com a falha registrada durante a sprint. Ainda durante a volta, Bortoleto chegou a informar à equipe que o carro estava sem potência.

    Entre o fim da sprint e o início do treino classificatório, a equipe desmontou o carro do brasileiro, que só conseguiu ir à pista nos minutos finais do Q1. Como consequência, teve tempo para apenas uma tentativa, insuficiente para avançar à fase seguinte, terminando com a pior marca da sessão.

    “Tive uma volta no final, foi tudo muito corrido. Colocamos o carro na pista e fomos – era a única oportunidade. Durante a volta, tivemos muitos problemas, e um deles claramente foi o freio pegando fogo. Não tem muito o que fazer: é largar em último e dar o meu melhor para avançar. Não tem segredo correr nessa situação”, disse Gabriel Bortoleto, após o treino classificatório.

    Gabriel Bortoleto soma dois pontos nesta temporada do Mundial de Fórmula 1.

    GRID DE LARGADA DO GP DE MIAMI
    1. Andrea Kimi Antonelli
    2. Max Verstappen
    3. Charles Leclerc
    4. Lando Norris
    5. George Russell
    6. Lewis Hamilton
    7. Oscar Piastri
    8. Franco Colapinto
    9. Isack Hadjar
    10. Pirre Gasly
    11. Nico Hulkengerg
    12. Liam Lawson
    13. Oliver Bearman
    14. Carlos Sainz
    15. Esteban Ocon
    16. Alex Albon
    17. Arvid Lindblad
    18. Fernando Alonso
    19. Lance Stroll
    20. Valtteri Bottas
    21. Sergio Pérez
    22. Gabriel Bortoleto

    Carro de Bortoleto pega fogo e brasileiro largará em último no GP de Miami

  • Quem é William Mebarak Chadid, pai de Shakira que tem 94 anos e saúde frágil

    Quem é William Mebarak Chadid, pai de Shakira que tem 94 anos e saúde frágil

    William é responsável pela ascendência libanesa de Shakira: ele é filho de Alberto Mebarak Spath e Isabel Chadid Baize, imigrantes libaneses. A família se mudou para a Colômbia quando ele tinha cinco anos. Eles se estabeleceram em Barranquilla, cidade onde Shakira nasceu e cresceu.

    SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – O show grátis de Shakira no Rio de Janeiro atrasou mais de uma hora, neste sábado (2). O pai da cantora colombiana passou mal logo antes da performance, o que motivou a demora, segundo o Correio Braziliense. William Mebarak Chadid, que veio ao Brasil com ela, tem 94 anos e saúde fragilizada.

    William é responsável pela ascendência libanesa de Shakira: ele é filho de Alberto Mebarak Spath e Isabel Chadid Baize, imigrantes libaneses. A família se mudou para a Colômbia quando ele tinha cinco anos. Eles se estabeleceram em Barranquilla, cidade onde Shakira nasceu e cresceu.

    William teve oito filhos de um casamento antes de se casar com Nidia Ripoll Torrado, mãe da diva latina.

    O jornalista teve uma carreira multifacetada: foi joalheiro, comerciante, professor, trabalhou como locutor de rádio e em jornais e publicou livros –como o de memórias “Al Viento y al Azar”, em 2013. Sua paixão pela escrita inspirou Shakira a começar a compôr suas músicas.

    Pai e filha sempre foram próximos. Ele sempre a incentivou a correr atrás da carreira, a levando para concursos de canto desde criança, e atuou como seu empresário informal.

    Em 2011, Shakira recebeu o prêmio de personalidade do ano pela Academia Latina de Gravação, por sua carreira musical e projetos filantrópicos. William subiu ao palco e cantou “Es mi niña bonita”, emocionando a cantora.

    O patriarca, no entanto, tem enfrentado problemas de saúde nos últimos anos. Entre eles, teve pneumonia e uma queda que resultou em traumatismo craniano e hidrocefalia. Por causa da situação fragilizada do pai, Shakira faz viagens frequentes à terra natal para ficar próxima à família.

    Quem é William Mebarak Chadid, pai de Shakira que tem 94 anos e saúde frágil

  • Google Tradutor acaba de ganhar uma das funcionalidades mais úteis

    Google Tradutor acaba de ganhar uma das funcionalidades mais úteis

    A ferramenta de tradução da Google completou o seu 20.º aniversário e, para marcar a data, a empresa decidiu integrar no Translate uma funcionalidade que permite analisar a pronúncia dos utilizadores com recurso da Inteligência Artificial.

    A ferramenta de tradução do Google, o Google Translate, completou esta semana seu 20º aniversário e, para celebrar, a empresa decidiu lançar uma nova funcionalidade que, mais do que ajudar a traduzir um idioma desconhecido, vai ajudar você a se comunicar melhor.

    A mais recente funcionalidade do Google Translate permite praticar a pronúncia de um idioma estrangeiro. Sabe-se que o recurso começará a ser disponibilizado nos Estados Unidos e na Índia e será compatível com inglês, espanhol e hindi.

    Naturalmente, essa funcionalidade utiliza Inteligência Artificial para avaliar a fala do usuário e, após analisar a pronúncia, fornecer feedback com dicas para melhorar.

    Você pode ver acima uma pequena demonstração que dá uma ideia de como essa novidade vai funcionar.

    No que diz respeito ao Google Translate, a empresa de Mountain View lembra que a ferramenta foi lançada no final de abril de 2006 e que, atualmente, suporta mais de 250 idiomas.

    Além disso, essa ferramenta de tradução conta com mais de um bilhão de usuários mensais e traduz mais de um trilhão de palavras todos os meses.

    Google Tradutor acaba de ganhar uma das funcionalidades mais úteis

  • Atlético-MG domina e vence Cruzeiro em clássico brigado com três expulsões

    Atlético-MG domina e vence Cruzeiro em clássico brigado com três expulsões

    SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Atlético-MG levou a melhor no clássico mineiro e venceu o Cruzeiro por 3 a 1 neste sábado (2), no Mineirão, pela 14ª rodada do Brasileirão.

    O Galo garantiu a vitória com gols de Minda, Maycon e Cassierra. O Cruzeiro ainda diminuiu em pênalti convertido por Kaio Jorge. O clássico ainda teve as expulsões de Arroyo e Kaiki pelo lado celeste, e Lyanco pelo lado atleticano.

    O resultado é uma resposta do Atlético, que vinha em má fase, sem vencer há dois jogos, e poupou no meio de semana. Com a vitória, o Galo chega aos 17 pontos no meio da tabela e deixa o rival Cruzeiro com 16, na parte de baixo e próximo da zona de rebaixamento

    Agora o Atlético viaja em compromisso pela Copa Sul-Americana. O Galo enfrenta o Juventud, em Montevidéu, na terça (5), às 19h (de Brasília). Enquanto isso, o Cruzeiro também viaja para a Libertadores, onde encara a Universidad Católica em Santiago, na quarta (6), às 23h (de Brasília).

    Lances importantes

    O primeiro susto. O Atlético-MG começou o clássico assustando o próprio torcedor. Isso porque, ainda frio em campo aos 9 minutos, Everson se atrapalhou com a bola e quase deixou Kaio Jorge em condições de marcar. O goleiro atleticano se recuperou no lance, mas Lyanco precisou cortar o chute de Christian para afastar de vez o perigo.

    Gol do Atlético. Aos 12 minutos, Renan Lodi apareceu no setor de ataque pela esquerda e cruzou forte na grande área, ainda na primeira trave. O zagueiro Jonathan Jesus tentou afastar para o Cruzeiro, mas a bola ficou com Cassierra. De costas para o gol, o atacante colombiano serviu Minda, que chegou batendo e inaugurou o marcador do Mineirão.

    Pênalti para o Atlético. Com a vantagem no placar, o Galo apostou em descidas muito rápidas de contra-ataque. Aos 27 minutos, Cassierra voltou a acionar Minda. O equatoriano entrou em velocidade na área, foi interceptado por Kaiki e ficou pedindo pênalti. A arbitragem mandou o jogo seguir, mas o VAR entrou em ação e, depois de analisar no vídeo, o toque foi confirmado. Na conversão, Maycon tirou do goleiro e ampliou a vantagem no clássico.

    Pressão celeste. O Cruzeiro voltou para o segundo tempo com maior ímpeto ofensivo, mas ainda pecando muito nas ações. Aos 7 minutos, o cruzamento de Kaiki passou por Villarreal e ficou com Arroyo, que serviu Matheus Pereira. O meia tentou a finalização e viu a bola desviar, passando perto.

    Expulsão. Mais participativo, Arroyo passou do ponto aos 18 minutos, ao encarar o adversário Alan Franco. Como punição, o equatoriano recebeu cartão amarelo. Logo no lance seguinte, o jogador cruzeirense precisou matar a descida de Renan Lodi com falta e voltou a receber cartão, vendo o vermelho nas mãos do árbitro e desfalcando o time no restante do clássico.

    Gol do Atlético. Com a vantagem numérica dentro de campo, o Galo aproveitou o cenário para ampliar a vitória. Aos 25 minutos, Renan Lodi voltou a brilhar no ataque e cruzou na medida para Cassierra dentro da área. O atacante não perdoou e praticamente voou na bola para anotar o terceiro tento do Galo.

    Outra expulsão. Como se não bastasse a derrota parcial e a expulsão de Arroyo, foi a vez de Kaiki exagerar dentro de campo. O lateral chegou atrasado em Natanael e chutou forte a perna de apoio do adversário. O VAR recomendou a revisão do lance e mais uma vez o cartão vermelho apareceu, deixando o Cruzeiro com dois a menos.

    A terceira expulsão do clássico. O Atlético tinha o jogo sob controle, mas Lyanco ganhou protagonismo aos 33 minutos. Na ponta esquerda do campo, Bruno Rodrigues partiu para cima do defensor e aplicou uma caneta. O atleticano tentou tirar e levantou de mais o pé, acertando o rival. Sem titubear, a arbitragem mostrou vermelho direto. Lyanco ainda saiu de campo discutindo com o companheiro de equipe Renan Lodi.

    Pênalti e gol de honra. O placar já parecia bem encaminhado, mas o Cruzeiro ainda tinha lenha para queimar, ainda mais com ajuda do rival. Aos 40 minutos, Kaio Jorge foi derrubado por Júnior Alonso dentro da grande área e o pênalti foi confirmado no mesmo instante. Na conversão, o próprio atacante chamou a responsabilidade e garantiu pelo menos um tento na derrota.

    FICHA TÉCNICA

    Cruzeiro 1 x 3 Atlético-MG

    Campeonato Brasileiro – 14ª rodada

    Data: 2/5/2026 (sábado)
    Horário: 21h (de Brasília)
    Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
    Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
    Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Alex Ang Ribeiro (SP)
    VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
    Gols: Kaio Jorge, aos 40′ do 2T (CRU) Minda, aos 12′ do 1T; Maycon, aos 32 do 1T; Cassierra, aos 25 do 2T (CAM)
    Cartões amarelos: Christian, Arroyo, Matheus Pereira (CRU) Ruan, Alan Franco, Lyanco, Cassierra, Reinier (CAM)
    Cartão vermelho: Arroyo e Kaiki (CRU) Lyanco (CAM)

    Cruzeiro: Otávio; Kauã Moraes (Villarreal), Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero (Bruno Rodrigues) e Gerson (João Marcelo); Arroyo, Matheus Pereira (Matheus Henrique) e Christian (Wanderson); Kaio Jorge. Técnico: Artur Jorge.

    Atlético-MG: Everson; Natanael, Lyanco, Ruan, Júnior Alonso e Renan Lodi; Alan Franco e Maycon; Minda (Reinier), Bernard (Kauã Pascini) e Cassierra (Soares). Técnico: Eduardo Domínguez.

    Atlético-MG domina e vence Cruzeiro em clássico brigado com três expulsões

  • Boninho quebra silêncio sobre rixa com Ana Paula e chama rival de 'mala'

    Boninho quebra silêncio sobre rixa com Ana Paula e chama rival de 'mala'

    O diretor e ex-responsável pelo “Big Brother Brasil” decidiu se manifestar publicamente sobre a jornalista em uma publicação feita no antigo Twitter, onde saiu em defesa dela e afirmou que sempre teve apreço pela participante, atualmente campeã do programa.

    A suposta rivalidade entre Boninho e Ana Paula Renault parece ter sido deixada de lado após a madrugada deste sábado (2). O diretor e ex-responsável pelo “Big Brother Brasil” decidiu se manifestar publicamente sobre a jornalista em uma publicação feita no antigo Twitter, onde saiu em defesa dela e afirmou que sempre teve apreço pela participante, atualmente campeã do programa.

    Durante muito tempo, circularam rumores de que a relação entre os dois não era das melhores. O tema, inclusive, chegou a ser comentado dentro do “BBB 26”, com algumas indiretas da ex-sister direcionadas ao antigo “patrão”. No entanto, Boninho trouxe sua versão sobre o assunto ao relembrar um episódio marcante da passagem de Ana Paula pelo “BBB 16”, quando ela foi expulsa após agredir o participante Renan.

    Em resposta a um internauta na rede social X, o diretor revelou que chegou a procurar a “psicóloga” do programa pouco antes da eliminação da jornalista. “Eu sempre adorei a Ana Paula, ela iria ganhar na primeira vez, um dia antes dela ser eliminada, eu fui a ‘psicóloga’, rsrs, ela queria saber se estava bem, se o público estava gostando dela. Eu não podia falar, então tentei disfarçar. Acho que por isso ela se autoeliminou”, contou.

    Boninho também comentou sobre o episódio envolvendo Renan, fazendo uma crítica ao participante. “Eu até torci para o mala não pedir a expulsão dela, mas o pentelho pediu a cabeça dela. Ela nunca entendeu. Pena…”.

    Vale lembrar que a vencedora daquela edição foi Munik Nunes, que posteriormente se tornou desafeto de Ana Paula. Nas redes sociais, internautas também se posicionaram em defesa da jornalista, destacando críticas à forma como a campeã foi tratada: “Agora vem o Boninho confirmar mais uma vez o óbvio”.

    Boninho quebra silêncio sobre rixa com Ana Paula e chama rival de 'mala'

  • Spirit Airlines cancela todos os voos e anuncia encerramento das atividades

    Spirit Airlines cancela todos os voos e anuncia encerramento das atividades

    O presidente dos EUA, Donald Trump, havia manifestado interesse em oferecer ajuda econômica para salvar milhares de empregos na empresa, que havia declarado falência duas vezes em 2025.

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A companhia aérea de baixo custo Spirit Airlines, que atendia diversos destinos nos EUA e na América Latina, anunciou neste sábado (2) que cancelou todos os seus voos e iniciou o “encerramento ordenado de suas operações”, após o fracasso de um possível resgate financeiro por parte da Casa Branca.

    O presidente dos EUA, Donald Trump, havia manifestado interesse em oferecer ajuda econômica para salvar milhares de empregos na empresa, que havia declarado falência duas vezes em 2025.

    A companhia aérea conectava os Estados Unidos, especialmente o estado da Flórida, com mais de 20 destinos na América Latina e no Caribe, entre eles México, Colômbia, Costa Rica, Honduras, Peru, Porto Rico e República Dominicana.

    A empresa tinha 4.119 voos nos EUA entre 1° e 15 de maio, com capacidade para 809.638 passageiros, de acordo com a empresa de dados de aviação Cirium. Especialistas acreditam que JetBlue Airways e Frontier Airlines devem ser beneficiadas com a medida.

    Em um comunicado, a dona da aérea, Spirit Aviation Holdings, anunciou “com pesar que a companhia iniciou o encerramento ordenado de suas operações, com efeito imediato. Os passageiros da Spirit não devem ir ao aeroporto”.
    O site da empresa exibe uma mensagem informando que “o serviço de atendimento ao cliente não está mais disponível”. A companhia aérea afirmou que processará os reembolsos dos voos já adquiridos.

    A empresa é conhecida por seus chamativos aviões amarelos, começou a oferecer voos em 1992 e se consolidou por seu baixo custo como uma forte concorrente das companhias aéreas tradicionais.

    Seu presidente e diretor executivo, Dave Davis, afirmou que em março havia chegado a um acordo com os credores para um plano de reestruturação que “teria permitido ressurgir como um negócio com futuro”.

    No entanto, o vertiginoso aumento dos preços do combustível desde a eclosão da guerra no Oriente Médio “nos deixou sem outra alternativa senão realizar um encerramento gradual da empresa”, afirmou no comunicado.

    Manter o negócio exigia centenas de milhões de dólares adicionais de liquidez que a Spirit simplesmente não tem e não conseguia obter. Isso é tremendamente decepcionante e não é o resultado que nenhum de nós desejava
    em comunicado

    FRACASSO EM FINANCIAMENTO

    Na sexta-feira (1°), Trump declarou que havia enviado uma “proposta final” de resgate à companhia aérea, que em 2024 empregava cerca de 11 mil pessoas. “Imagino que estamos analisando. Se pudermos fazer, faremos, mas apenas se for um bom negócio”, disse.

    Altos funcionários de sua administração criticaram o governo anterior de Joe Biden por ter bloqueado uma oferta de aquisição de US$ 3,8 bilhões por parte da JetBlue, argumentando que prejudicaria os consumidores.

    Em seu comunicado, a Spirit garantiu que houve “esforços amplos e exaustivos para reestruturar o negócio”, mas que a falta de financiamento adicional a deixava “sem outra opção senão empreender este encerramento”.
    Nas últimas semanas, a companhia vinha negociando uma linha de crédito emergencial de US$ 500 milhões com o governo Trump. Alguns dos investidores credores da Spirit se opuseram aos termos do resgate, segundo os quais o governo poderia acabar ficando com 90% da Spirit, porque isso os deixaria em uma situação financeira pior caso a companhia aérea eventualmente falisse. Alguns parlamentares republicanos também se opuseram a um resgate governamental da Spirit.

    Para Jan Brueckner, professor emérito de Economia da Universidade da Califórnia em Irvine, a alta do preço do combustível foi “a gota d’água”.

    AMERICAN E UNITED OFERECEM AJUDA A CLIENTES

    Após o anúncio do encerramento, American Airlines e United Airlines, duas das gigantes americanas do transporte aéreo, se ofereceram para ajudar os clientes da Spirit.

    A American garantiu que oferecia “tarifas de resgate” nas rotas da Spirit para “mitigar o impacto nas comunidades” e a United propôs “passagens só de ida com preço máximo a partir da maioria das cidades para onde voava” a empresa de baixo custo.

    A Associação de Comissários de Bordo, sindicato que representa cerca de 5.000 funcionários da Spirit, disse que estava em contato com outras companhias aéreas para apoiar o pessoal da Spirit.

    “A cada comissário de bordo em atividade será fornecido hotel e/ou um voo para retornar para casa”, acrescentou o sindicato. Este encerramento é “a notícia mais difícil de nossas vidas”, completou.

    REGULADOR DESCARTA RESGATE DE LOW COSTS

    O secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean Duffy, disse neste sábado que não acredita que o governo precise socorrer as companhias aéreas de baixo custo devido aos altos preços do combustível de aviação.

    “Eu diria que, neste momento, não acho que seja necessário. Elas têm acesso a dinheiro. Se quiserem recorrer ao governo dos EUA, seremos um credor de última instância. Se puderem encontrar dólares nos mercados privados, acho que será melhor para elas”, disse Duffy em uma coletiva de imprensa no aeroporto de Newark, após o colapso da companhia aérea de baixo custo Spirit Airlines.

    Ele afirmou ainda que a perspectiva de resgate da Spirit foi vista como uma oportunidade por algumas outras companhias aéreas de obter dinheiro “não necessariamente com base na necessidade, mas com base na oportunidade”.

    Um grupo de companhias aéreas de baixo custo dos EUA, incluindo a Frontier e a Avelo, disse na segunda-feira que havia proposto a troca de bônus de subscrição que poderiam ser convertidos em participações acionárias por US$ 2,5 bilhões em assistência do governo dos EUA.

    A Association of Value Airlines confirmou que solicitou ao governo do presidente Donald Trump a criação de um pacote de liquidez de US$ 2,5 bilhões, a ser usado exclusivamente para compensar os custos maiores de combustível, “como uma medida necessária e direcionada para estabilizar as operações e manter as tarifas aéreas acessíveis durante esse período de volatilidade”.

    As empresas também pediram que o Congresso suspenda o imposto federal de 7,5% sobre as passagens aéreas e o imposto de US$ 5,30 por trecho. A isenção dessas taxas compensaria cerca de um terço do aumento do combustível de aviação.

    A proposta destaca uma das consequências não intencionais da guerra de EUA e Israel contra o Irã: um aumento nos preços do combustível de aviação que praticamente dobrou os custos, reduzindo as margens e empurrando as companhias aéreas mais fracas para a beira do abismo.

    Spirit Airlines cancela todos os voos e anuncia encerramento das atividades

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Economia

  • Justiça nega retirada de post de Nikolas sobre Janja e Lula

    Justiça nega retirada de post de Nikolas sobre Janja e Lula

    Na postagem em questão, o parlamentar ironiza a reação de Janja ao ver Lula tirando uma foto com uma apoiadora. “E o medo de perder as viagens de luxo?”, escreveu Nikolas junto ao vídeo que mostra o momento do registro, destacando a expressão da primeira-dama. O episódio ocorreu em um período em que o presidente havia passado por uma cirurgia de catarata.

    A Justiça do Distrito Federal decidiu não acatar o pedido de remoção de uma publicação feita pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), na qual ele menciona o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja. A decisão foi tomada pelo 6º Juizado Especial Cível de Brasília, que analisou a solicitação apresentada no processo.

    Na postagem em questão, o parlamentar ironiza a reação de Janja ao ver Lula tirando uma foto com uma apoiadora. “E o medo de perder as viagens de luxo?”, escreveu Nikolas junto ao vídeo que mostra o momento do registro, destacando a expressão da primeira-dama. O episódio ocorreu em um período em que o presidente havia passado por uma cirurgia de catarata.

    O pedido para retirada do conteúdo foi apresentado por Manuella Tyler Araujo Medrado, pré-candidata a deputada federal pelo PSB, que aparece ao lado de Lula na publicação. A análise do juiz foi concluída em 24 de março e se limitou exclusivamente ao pedido de remoção do post, sem tratar do mérito completo da ação, que continua em andamento. Uma audiência de conciliação entre as partes já está marcada para o dia 25 de maio.

    Na decisão, o juiz Júlio César Lérias Ribeiro afirmou que não identificou elementos que caracterizassem discurso de ódio ou conteúdo transfóbico na publicação. Segundo ele, “Em análise à postagem objeto da lide, não se verifica qualquer referência do demandado à transexualidade da autora, ou incitação a discurso de ódio. Como qualquer postagem na internet, especialmente envolvendo pessoas públicas de expressão nacional, em uma época de extrema polarização política, o conteúdo é passível de gerar manifestações de desapreço ou que beirem o ilícito penal (o que deve ser combatido pela própria plataforma), sem que isso necessariamente configura ofensa a direito da personalidade pelo criador. O que se depreende do contexto é uma referência pejorativa à reação de uma esposa ao ver o marido ser abordado com admiração por uma mulher mais jovem e bonita (ou ao menos é o que se verifica da análise isolada da postagem)”, afirmou o magistrado.

    Justiça nega retirada de post de Nikolas sobre Janja e Lula

    Veja Também: Gazeta Mercantil – Política

  • Caso "trágico" na Austrália: Suspeito é acusado de morte de menina

    Caso "trágico" na Austrália: Suspeito é acusado de morte de menina

    A polícia australiana anunciou hoje a acusação do suspeito do homicídio de uma menina de uma comunidade aborígene, num caso que provocou grande comoção e foi marcado por confrontos com as forças policiais.

    Investigadores encontraram, na quinta-feira, perto da cidade de Alice Springs, no centro da Austrália, o corpo de uma menina que foi identificado como sendo o de Kumanjayi Little Baby, de cinco anos, que estava desaparecida.

    Pouco depois, a polícia prendeu Jefferson Lewis, um australiano de 47 anos. O homem havia sido espancado até perder a consciência após se render a membros da comunidade indígena, sendo posteriormente levado ao hospital.

    Lewis agora responde a uma acusação de homicídio e duas de estupro, segundo informou a polícia do estado do Território do Norte.

    “Este é um caso profundamente comovente”, declarou o comissário de polícia Martin Dole, que também expressou condolências à família da vítima.

    Durante confrontos violentos nos arredores do hospital de Alice Springs — onde o suspeito foi internado no fim de semana — vários policiais, paramédicos e um bombeiro ficaram feridos.

    Imagens mostram nuvens de gás lacrimogêneo, uma viatura policial em chamas e uma multidão revoltada gritando contra agentes armados que tentavam conter a situação.

    Segundo a emissora pública ABC, os manifestantes exigiam que o homem fosse libertado para ser submetido a uma punição tradicional praticada por comunidades indígenas da região central do país.

    O desaparecimento da menina mobilizou grandes operações de busca, acompanhadas com apreensão por todo o país.

    “É o desfecho trágico que todos esperávamos evitar”, afirmou o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese.

    Já Robin Granites, porta-voz da família e membro do grupo indígena Warlpiri, fez um apelo por calma.

    “Este é o momento de fazer nosso luto, homenagear nossa família e nos permitir chorar e lembrar”, disse em comunicado.

    “Precisamos ser fortes uns pelos outros, respeitar a família e as práticas culturais”, concluiu.

    Caso "trágico" na Austrália: Suspeito é acusado de morte de menina

  • "Montanha-russa": Artemis II explica viagem à Lua a público curioso

    "Montanha-russa": Artemis II explica viagem à Lua a público curioso

    Os astronautas Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen, que fizeram parte da missão Artemis II, estiveram no programa “CBS Mornings”, onde explicaram como foi a viagem à Lua e as emoções que viveram.

    Os astronautas Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen, que participaram da missão Artemis II, estiveram no programa CBS Mornings, na última sexta-feira, onde contaram como foi a viagem à Lua e as emoções que viveram.

    Diante de uma plateia formada por crianças e jovens, Jeremy Hansen descreveu o retorno à Terra como “a melhor montanha-russa em que já esteve”.

    “A primeira coisa que você vê é como um plasma, as cores começam a aparecer. Uma bola de fogo se forma do lado de fora das janelas. Era vermelha e estava caindo. Depois ficou azul e verde. Era como se alguém estivesse soldando, soltando faíscas”, contou no especial “Artemis II: Uma Celebração de Heróis”.

    “É tudo muito emocionante”, completou.

    Já Christina Koch afirmou que a experiência foi “fenomenal”. “Fui tomada por uma euforia imensa”, disse.

    Os quatro astronautas partiram no dia 1º de abril, da Flórida, e viajaram mais longe no espaço do que qualquer outro ser humano antes deles. O retorno aconteceu em 10 de abril, após dez dias de missão.

    Durante o programa, eles conheceram Jack, um menino de cinco anos que sonha em ser astronauta e viralizou por sua empolgação ao assistir ao lançamento da cápsula Orion. Ele recebeu de presente um traje de astronauta semelhante ao usado na missão.

    Na conversa, os astronautas também compartilharam momentos curiosos, como o dia em que a cápsula pousou no Oceano Pacífico. Enquanto aguardavam o resgate, dividiram M&Ms.

    “Quando pousamos, caímos no Oceano Pacífico e, enquanto esperávamos a equipe de resgate abrir a cápsula, a Christina tirou M&Ms do bolso e perguntou: ‘Tenho alguns, vocês querem?’”, contou Wiseman.

    “E lá ficamos nós, encostados, recém-chegados, comendo M&Ms. Estávamos felizes”, completou.

    Um estudante de 18 anos perguntou qual foi a coisa de que mais sentiram falta em relação à gravidade. Hansen respondeu que não sentiu falta de nada: “Se tiver a chance de experimentar a microgravidade, não perca. É muito divertido”, disse, embora tenha admitido que tarefas simples, como ir ao banheiro, ficam mais difíceis.

    Em outro momento, Christina Koch falou sobre a readaptação à gravidade. “O corpo precisa de tempo para se acostumar novamente. É preciso reaprender a andar e recuperar o equilíbrio”, explicou.

    Questionado sobre a decisão mais difícil da missão, Wiseman lembrou de um momento de tensão, quando a tripulação foi acordada por um alarme indicando possível vazamento de combustível.

    “Era a primeira vez que humanos pilotavam aquela nave. Estávamos testando tudo e não sabíamos que também estávamos testando o sistema de alerta. Estávamos dormindo, flutuando nos sacos de dormir, quando vi o monitor e pensei: ‘Acho que é um aviso grave’. Isso chamou a atenção de todos”, relatou.

    Sobre trabalho em equipe, Christina Koch destacou que os verdadeiros heróis não eram apenas os astronautas, mas também as equipes em terra que trabalharam por anos para tornar a missão possível.

    Os quatro fizeram história ao superar o recorde de distância da Apollo 13, que era de 400.171 quilômetros. A nova marca foi estabelecida a 406.777 quilômetros da Terra.

    A NASA prevê uma nova missão para 2027 que não chegará à Lua, antes de enviar astronautas à superfície lunar em 2028, na quarta missão Artemis — possivelmente antes da China, que planeja levar seus astronautas ao satélite natural em 2030.

    "Montanha-russa": Artemis II explica viagem à Lua a público curioso

  • Seguro por 150 milhões: A jóia do Real Madrid que Luís Campos quer no PSG

    Seguro por 150 milhões: A jóia do Real Madrid que Luís Campos quer no PSG

    Já ficaram para trás os tempos em que o Paris Saint-Germain fazia de tudo para contratar as maiores estrelas do futebol mundial, como Lionel Messi, Neymar, Kylian Mbappé, Ángel Di María ou Sergio Ramos. Agora, o projeto esportivo do clube aposta em jovens talentos — e o próximo alvo já está no radar.

    De acordo com o jornal Marca, o diretor esportivo de Nasser Al-Khelaifi, Luís Campos, vem acompanhando de perto a evolução de Joan Martínez, zagueiro de 18 anos que ainda aguarda a oportunidade de estrear pelo time principal do Real Madrid.

    O dirigente português esteve presente há cerca de duas semanas no Stade de la Tuilière, em Lausanne, onde assistiu à derrota do PSG nos pênaltis para o Real Madrid nas semifinais da UEFA Youth League. Joan Martínez foi titular e atuou durante os 90 minutos.

    Na defesa também esteve Jesús Fortea, jogador que já despertou interesse de clubes como Sporting CP, Bayer Leverkusen, Ajax e Como.

    Apesar disso, a contratação de Joan Martínez é considerada difícil. O jogador renovou contrato com o Real Madrid em setembro de 2025 até junho de 2029, com uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros. A diretoria liderada por Florentino Pérez vê grande potencial no defensor e pretende integrá-lo ao elenco principal já na temporada 2026/27, sem interesse em negociar.

    Problemas na defesa do Real Madrid complicam planos do PSG

    Outro fator que dificulta uma possível saída é a situação da defesa do clube espanhol, afetada por lesões recentes. A mais preocupante envolve Éder Militão, ex-jogador do FC Porto, que passou por cirurgia e deve perder o Mundial e o início da próxima temporada.

    O plano do Real Madrid era formar uma dupla sólida com Militão e Dean Huijsen, mas o imprevisto forçou mudanças. Além disso, David Alaba deve deixar o clube, enquanto Antonio Rüdiger ainda não renovou contrato.

    O jovem Raúl Asencio chegou a ganhar espaço, mas perdeu protagonismo após atuações abaixo do esperado.

    Diante desse cenário, Joan Martínez aparece como principal candidato a ganhar espaço no time principal em breve — o que pode frustrar os planos do PSG de contratá-lo.

    Seguro por 150 milhões: A jóia do Real Madrid que Luís Campos quer no PSG